73% dos moradores do Rio apoiam novas operações em favelas, aponta pesquisa
02/11/2025

Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Uma pesquisa Genial/Quaest mostra que 73% dos moradores do estado do Rio de Janeiro defendem que a polícia continue realizando operações em comunidades, morros e favelas. O apoio vem mesmo após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, que terminou com mais de 100 mortos na última terça-feira (28).
O levantamento aponta que a aprovação é ampla entre diferentes grupos sociais, mas cresce entre eleitores de direita e centro, além de pessoas com renda superior a cinco salários mínimos. Já entre os que se identificam com a esquerda, a adesão é menor, por preocupações com abusos e o uso excessivo da força.
De acordo com a pesquisa, 64% dos entrevistados aprovam a ação no Alemão e na Penha, e 58% a consideram um sucesso. Ao todo, 1,5 mil pessoas foram ouvidas, com margem de erro de três pontos percentuais.
A operação mobilizou 2,5 mil agentes e resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais, além de 81 presos e 93 fuzis apreendidos. O governo do Rio classificou a ação como “estratégica e indispensável”, enquanto entidades de direitos humanos denunciaram letalidade recorde.
Com informações do Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Álvaro Dias: “Precisamos estirpar essa ferida. Ninguém suporta mais o PT governando o RN”
01/11/2025

Na corrida eleitoral para o cargo de governador em 2026, figura entre os nomes mais cotados da oposição o do ex-prefeito de Natal. Mas ele também é citado em pesquisas para o Senado. Afinal de contas qual cargo será disputado pelo presidente estadual do Republicanos? Em entrevista exclusiva à redação do BNews Natal, Álavaro Dias afirma que sua disposição é disputar o Governo do Rio Grande do Norte.
A intenção é clara, mas Álvaro é cuidadoso e reforça que o grupo de oposição — formado por ele, o senador Rogério Marinho (PL) – que também é pré-camndidato ao governo, o senador Styvenson Valentim (Podemos) e o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil) — chegará unido à definição do nome que representará o bloco nas urnas.
“Nós fazemos parte de um grupo. Paulinho Freire, prefeito da capital, faz parte do nosso grupo, sempre está conversando comigo, com Rogério e com Styvenson Valentim. Vamos caminhar juntos. Não vai haver divisão, porque temos a certeza de que ninguém suporta mais o PT governando o Rio Grande do Norte. Precisamos estirpar essa ferida, precisamos mudar o Estado. Essa mudança só será possível tirando o PT do governo.
Tanto eu, como Rogério e Styvenson, temos essa consciência. Quando chegar o momento adequado, acredito que em janeiro ou fevereiro do próximo ano, vamos nos reunir. O projeto que se desenhar melhor, aquele que possa conquistar o governo do Estado e tirar definitivamente o PT, será o escolhido. No momento certo, veremos quem está melhor posicionado para o Governo e quem disputará o Senado. Vamos trabalhar juntos, não há dúvida”, declarou Álvaro.
Essa publicação é um oferecimento
Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
01/11/2025

As novas regras que limitam a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entram em vigor neste sábado (1º). A mudança, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS e implementada pela Caixa Econômica Federal, altera o funcionamento dos empréstimos que permitem ao trabalhador antecipar valores futuros do fundo.
Segundo o Ministério do Trabalho, o objetivo é evitar que trabalhadores fiquem desamparados em caso de demissão e reduzir o impacto da modalidade sobre os recursos do FGTS, que também financiam programas habitacionais e obras de infraestrutura.
Atualmente, 21,5 milhões de trabalhadores, o equivalente a 51% das contas ativas do FGTS, aderiram ao saque-aniversário, e cerca de 70% deles já fizeram operações de antecipação junto a bancos.
O que é o saque-aniversário?
Criada em 2019, a modalidade permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário.
A adesão é opcional e pode ser feita pelo aplicativo FGTS, no site da Caixa ou nas agências.
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa – mantendo apenas o direito à multa rescisória de 40%.
Como funciona a antecipação?
A antecipação do saque-aniversário funciona como um empréstimo bancário: o trabalhador pede ao banco o adiantamento dos valores que teria direito a sacar nos próximos anos;
Em troca, o banco cobra juros e usa o saldo do FGTS como garantia da operação;
Até agora, não havia limite de parcelas, valor ou número de operações.
Era possível antecipar até 10 anos de saques e contratar mais de uma operação ao mesmo tempo.
O que muda a partir deste sábado?
Com a nova regra, o governo impõe limites de valor, número de parcelas e prazo de contratação.
Veja as principais mudanças:
Regras antigasRegras novas
Sem limite de parcelas ou valor antecipadoMáximo de cinco parcelas no primeiro ano e três parcelas a partir de 2026
Sem valor máximo por saqueCada parcela deve ser entre R$ 100 e R$ 500
Possibilidade de várias operações simultâneasApenas uma antecipação por ano
Sem prazo mínimo após adesãoPrazo mínimo de 90 dias (carência) entre a adesão ao saque-aniversário e a contratação do empréstimo
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Lula assina Projeto de Lei Antifacção
01/11/2025

O texto também prevê a criação de um banco nacional de dados de organizações criminosas - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o projeto de lei “antifacção”, que agora segue para a Câmara. A proposta prevê mudanças nas normas penais do Brasil, como a Lei de Execuções Penais e a Lei de Organizações Criminosas.
O texto foi finalizado na tarde desta sexta-feira (31) em uma reunião que contou com a participação dos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social).
Um dos pontos da proposta é a criação de empresas jurídicas fictícias para infiltração no crime organizado com objetivo de coletar informações em relação ao fluxo operacional da facção alvo da investigação.
O projeto também propõe o monitoramento de conversas entre presos e advogados. Isso já existe nos cinco presídios federais do Brasil, mas a ideia é ampliar a todas as penitenciárias do país quando houver indício de envolvimento de crime das lideranças repassando informações para fora da prisão.
O texto também prevê a criação de um banco nacional de dados de organizações criminosas, que abrangeria nomes de todos os integrantes das facções espalhadas pelo Brasil, fora e dentro dos presídios.
Essa publicação é um oferecimento
Aneel mantém bandeira para vermelha 1 na conta de luz em novembro
01/11/2025

Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Em agosto e setembro, a Aneel havia acionado a bandeira vermelha patamar 2, com adicional de R$ 7,87 por 100 kWh. Em outubro, a bandeira foi reduzida para o patamar 1.
De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.
“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1”, informou a agência.
A agência reguladora de energia elétrica acrescentou “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro”. “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Maduro busca apoio militar de Rússia, China e Irã em meio à pressão dos EUA
01/11/2025

Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, teria solicitado ajuda militar da Rússia, China e Irã em meio ao aumento da presença dos Estados Unidos no Caribe, segundo documentos obtidos pelo Washington Post. As cartas pedem apoio aéreo, manutenção de aeronaves, aquisição de mísseis e sistemas de detecção por radar.
Em Moscou, Maduro solicitou a restauração de aviões Sukhoi, revisão de motores e radares, aquisição de mísseis e um plano de financiamento de três anos via conglomerado estatal russo Rostec. O Kremlin afirmou apoiar a defesa da soberania venezuelana, mas não detalhou respostas às solicitações.
A China também foi acionada pelo líder venezuelano, que pediu reforço na cooperação militar e aceleração da produção de radares. Maduro classificou a ação dos EUA como agressão ideológica, afetando não apenas Caracas, mas também Pequim. Não há resposta oficial chinesa até o momento.
A mobilização ocorre em meio ao aumento da presença militar americana na região, com navios, aviões e tropas, que Washington diz visar o combate ao narcotráfico. Caracas interpreta a movimentação como ameaça de mudança de regime, e Maduro ordenou exercícios militares em resposta às tensões.
Com informações da CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
SBT vai transmitir a Copa do Mundo FIFA de 2026 com narração de Galvão Bueno
31/10/2025

Foto: reprodução
O SBT e a N Sports confirmaram parceria para transmitir a Copa do Mundo da FIFA 2026™, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. As emissoras exibirão 32 jogos, incluindo todas as partidas da Seleção Brasileira, em um modelo de simulcast, com a mesma equipe na TV aberta e na TV por assinatura.
O narrador Galvão Bueno estará de volta para comandar os jogos do Brasil, marcando sua 14ª Copa consecutiva. Ele comemorou o retorno:
“É uma emoção que se renova a cada Copa. Estar novamente com a Seleção e agora ao lado da N Sports e do SBT é um privilégio e uma responsabilidade imensa.”
O projeto também contará com Tiago Leifert, que dividirá a cobertura do maior evento esportivo do planeta.
Essa será a quinta Copa transmitida pelo SBT — as anteriores foram em 1986, 1990, 1994 e 1998. O retorno acontece 28 anos depois da última exibição.
A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, destacou o simbolismo do momento:
“Ter a Copa no SBT em 2026, narrada por Galvão Bueno e Tiago Leifert, é histórico. Vamos oferecer uma cobertura leve, emocionante e com o DNA da nossa emissora.”
Com informações de SBT
Essa publicação é um oferecimento
Polícia já identificou histórico de 78 dos “117 narcoterroristas neutralizados”
31/10/2025

O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi (foto), afirmou nesta sexta-feira, 31, que 117 “narcoterroristas” foram neutralizados na megaoperação de combate à expansão territorial do Comando Vermelho (CV) nos complexos da Penha e do Alemão, deflagrada na terça (28). A informação é do O Antagonista.
Desses 117, pelo menos 78 mortos tinham acusações de homicídio e tráfico de drogas.
Em entrevista coletiva da Cúpula da Segurança Pública do Rio, o secretário disse que 99 corpos já foram identificados. Ao menos 42 deles contavam com mandados de prisão pendentes.
Dos 113 presos pela polícia na Operação Contenção, 33 são de outros estados e 54 já possuíam anotações criminais.
“[Foram] 180 mandados de busca e apreensão, mais cerca de 100 mandados de prisão, sendo 70 de uma investigação da Divisão de Repressão de Entorpecentes, aqui da Polícia Civil; e mais 30 mandados de prisão da Polícia Civil do Pará.
Então, o objetivo da operação era esse [de cumprir os mandados]. Foi cerca de um ano de investigação, cerca de 60 dias de intenso planejamento, e até que achamos o dia ideal pra fazer a operação, na última terça-feira.
Então, só recapitulando aqui, foram 113 presos, sendo 33 presos de outros estados, 10 adolescentes infratores, sendo que, desse total, 54 possuíam anotações criminais.
É bom ressaltar que todos os presos, até o momento, que a gente tem notícia, tiveram a prisão preventiva decretada na audiência de custódia, ou seja, foram mantidos presos, o que mostra que as prisões realizadas durante a operação foram regulares, todas as prisões dentro da legalidade.
Com relação aos narcoterroristas que foram neutralizados: 117 narcoterroristas neutralizados. Nós temos, até o momento, 99 identificados. Desse total, 42 contavam com mandados de prisão pendentes. Pelo menos 78 apresentavam relevante histórico criminal por vários crimes graves, homicídio, tráfico de drogas, roubos, organização criminosa, entre outros. Esses 78 representam cerca de 80% dos que foram neutralizados; 40 são de outros estados. Até agora, 13 do Pará, 7 do Amazonas, 6 da Bahia, 4 do Ceará, 1 da Paraíba, 4 de Goiás, 1 de Mato Grosso e 3 do Espírito Santo.”
Centros de treinamentos do CV
Curi também afirmou que as restrições a operações policiais nas “comunidades” –impostas pelo STF na ADPF 635, a ADPF das Favelas, solicitada pelo PSB– transformaram os complexos cariocas em centros de treinamento do CV.
Com o advento das restrições e limitações às operações policiais, há cinco anos atrás (sic), em junho de 2020, a Polícia Civil fez dois relatórios, que coincidentemente foram subscritos por mim –a época eu era subsecretário operacional da Polícia Civil–, onde nós alertamos que essas restrições implicariam no fortalecimento do crime organizado, no aumento das disputas territoriais, no aumento das barricadas e do raio de abrangência dessas barricadas. Além disso, as favelas se tornariam bases operacionais do crime organizado e se tornariam o local convidativo para que lideranças de outros estados viessem para cá. Nós alertamos, nós avisamos e hoje está aqui o que a constatação disso. Essa constatação de hoje aqui mostra que os complexos da Penha e do Alemão passaram a ser o QG do Comando Vermelho em nível nacional.
São desses complexos que partem todas as ordens, decisões e diretrizes da facção para todos os outros estados onde o Comando Vermelho tem atuação, praticamente em todos os estados do Brasil. A investigação e os dados de inteligência comprovam que são nos complexos da Penha e do Alemão que são feitos treinamentos para de tiro, tática de guerrilha, manuseio de armamento, cooptação desses marginais que vêm de fora do estado para serem, entre aspas, formados aqui e depois retornarem aos seus estados de origem para a implementação da cultura da facção nesses estados de origem.
É público e notório o que está acontecendo, por exemplo, na Bahia, no Ceará, no Mato Grosso, no Pará, em Manaus, em várias outras cidades e estados, Brasil afora. Isso até então, há 5 anos atrás, isso não existia ou existia de uma forma muito tímida. Então, essas restrições e limitações às operações tornaram algumas comunidades aqui do Rio de Janeiro, principalmente os grandes complexos de favela, centros de treinamento e de locais de onde partem as decisões para a expansão do Comando Vermelho para todo o país.”
Essa publicação é um oferecimento
Doca, Pedro Bala, BMW e Gardenal: veja quem são os criminosos mais procurados do Comando Vermelho
31/10/2025

A Operação Contenção, deflagrada em 28 de outubro de 2025, é considerada a mais letal já registrada no Rio de Janeiro. A ação teve como principal alvo Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, apontado pela polícia como o maior líder do Comando Vermelho em liberdade. Ele conseguiu escapar do cerco policial realizado nos complexos da Penha e do Alemão. Desde então, o Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por informações que levem à sua prisão.
Doca
Nascido em 1970, Doca tem mais de 20 anos de envolvimento com o crime. Foi preso em 2007 por tráfico e porte ilegal de arma e, após progressão de pena, voltou a atuar nas ruas. Segundo as investigações, assumiu posição de comando no Comando Vermelho, com influência sobre o controle de territórios e o financiamento de atividades ilícitas. Sua ficha criminal tem 189 páginas e reúne 176 anotações por crimes como tráfico de drogas, associação criminosa, homicídios, tortura e porte de armas. Durante a Operação Contenção, segundo a polícia, integrantes da facção formaram uma barreira armada para impedir sua captura.
Pedro Bala
Pedro Paulo Guedes, o Pedro Bala, é apontado como braço operacional do grupo e um dos principais líderes ao lado de Doca. Ele é tratado como “chefe” em comunicações internas da facção, com ordens de ataques atribuídas a ele. Segundo as investigações, exerce função de gerente-geral e atua no controle e na expansão do tráfico em diferentes regiões.
BMW
Outro alvo da operação é Juan Breno Ramos, o BMW. De acordo com a polícia, ele é um dos 67 investigados com mandado de prisão expedido na Operação Contenção e usava a região da Pedreira, no alto do Complexo da Penha, para treinar novos integrantes no uso de fuzis. Em vídeos obtidos pela polícia, BMW aparece orientando um jovem durante o disparo de arma de fogo. Ele também é investigado por envolvimento no assassinato de três médicos na Barra da Tijuca, em 2023, e na morte de três crianças em Belford Roxo, em 2020.
Gardenal
Carlos da Costa Neves, conhecido como Gardenal, é identificado como gerente-geral do tráfico no Complexo da Penha e responsável pela expansão da facção na Grande Jacarepaguá. Segundo as investigações, ele controla a segurança da casa de Doca e define quem entra e sai do local. Em mensagens usadas como prova, Gardenal afirma que “ninguém deve entrar armado na casa de Doca, nem os próprios traficantes”.
Pezão
Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, está foragido há 15 anos e é apontado como um dos chefes do tráfico no Complexo do Alemão. Ele foi preso em 2005 pelo Departamento de Repressão a Entorpecentes (DRE) quando chefiava a venda de drogas na favela da Grota, mas foi solto em 2008. Tornou-se foragido novamente em 2010, quando o Alemão foi ocupado pelas forças de segurança. Segundo a polícia, ele fugiu para o Paraguai e retornou ao Brasil em 2022.
Abelha
Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, é apontado como um dos líderes do Comando Vermelho e o principal articulador da facção dentro do sistema prisional do Rio de Janeiro. Ele ganhou notoriedade em 2021, quando deixou o presídio Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu, pela porta da frente, mesmo com mandado de prisão em aberto. Segundo a polícia, Abelha está foragido desde então.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
Sesap divulga resultado de concurso com 565 vagas no Rio Grande do Norte; veja lista
31/10/2025

Reprodução
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte divulgou o resultado final do concurso público para cargos efetivos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O resultado foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira 30.
Ao todo, o concurso oferece 565 vagas, com salários iniciais que variam de R$ 1.647,77 a R$ 4.270,05. A aplicação das provas ocorreu em nove cidades: Natal, Caicó, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, São José de Mipibu e Santa Cruz.
Do total de vagas, 306 são para cargos de nível superior e 259 para cargos de nível médio e técnico, além de formação de cadastro de reserva. Entre os cargos, 205 são para médicos em 44 especialidades diferentes, 54 para enfermeiros e 47 para outras funções de nível superior. Já entre os cargos de nível médio, 204 vagas são para técnicos de enfermagem, enquanto 55 estão distribuídas em 11 categorias distintas.
Convocações
Durante um evento no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que está em diálogo com o Ministério Público e a Justiça para que as nomeações dos aprovados ocorra em breve.
“Fazendo todo esforço para que, em dezembro ainda, nosso governo possa fazer a maior nomeação de servidores para a saúde do estado do Rio Grande do Norte”, declarou Fátima.
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: OUTUBRO ROSA | UBS RIO DO FOGO
31/10/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
É HOJE GRANDE PROMOÇÃO NA DROGARIA POUPE JÁ Fraldas Capricho Shortinho comprando 2 pacotes, o 3º sai de GRAÇA
31/10/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Saeb 2025 avalia mais de 115 mil estudantes no Rio Grande do Norte
31/10/2025

Foto: Matheus Nascimento
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta semana, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. No Rio Grande do Norte, a avaliação mobiliza 115 mil estudantes de 1.679 escolas, abrangendo 5.325 turmas das redes estadual, municipal, federal e privada.
Ao todo, são 545 escolas estaduais, 893 municipais, 23 federais e 221 privadas, distribuídas em 45 polos de aplicação em todas as regiões do estado.
Aplicado em todo o país, o Saeb é o principal instrumento de diagnóstico da educação básica brasileira. Desde 1990, o sistema coleta dados sobre o desempenho dos estudantes e o contexto das escolas por meio de testes cognitivos e questionários respondidos por alunos, professores, diretores e gestores públicos.
Os resultados subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e orientam políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
A secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, destaca a importância da participação das escolas e do engajamento das equipes pedagógicas. “O Saeb é uma ferramenta essencial para compreendermos os avanços e desafios da aprendizagem em nossa rede. Cada estudante que participa está contribuindo para que possamos aprimorar as políticas públicas e fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas do Rio Grande do Norte”, afirmou.Vestuário desportivo
Durante o período de aplicação, que segue até 7 de novembro, professores e equipes escolares se mobilizam para garantir o bom andamento das provas e criar um ambiente acolhedor e motivador para os estudantes. A participação envolve desde reuniões com famílias e preparação socioemocional dos alunos até o acompanhamento técnico dos aplicadores, profissionais responsáveis por garantir o sigilo e a lisura do processo.
Fonte: SEEC RN
Essa publicação é um oferecimento
IML do Rio já identificou 100 mortos na megaoperação, mas famílias seguem sem acesso aos corpos
31/10/2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro confirmou a identificação de 100 dos 121 mortos durante a megaoperação desta terça-feira (28). Todos passaram por necropsia — exame que detalha a causa e as circunstâncias da morte —, mas os laudos só devem ser divulgados em 10 a 15 dias úteis. Até agora, 60 corpos foram liberados para sepultamento.
Deputados federais e estaduais que vistoriaram o IML nesta quinta (30) reclamaram da falta de transparência. “Se já há número de identificados e liberados, por que não é público? A decisão cabe à Secretaria de Polícia Civil”, afirmou o deputado Henrique Vieira. Segundo ele, a divulgação depende de autorização do secretário.
A deputada Talíria Petroni questionou a postura da polícia. “Disseram que a operação faz parte de uma investigação, então não podem identificar os mortos. Mas isso mostra que já há pré-caracterização deles e suspeita de envolvimento em crimes”. A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o caso.
Parlamentares também pediram que familiares tenham acesso aos corpos antes da entrega às funerárias. Jandira Feghali relatou casos dramáticos, como o de um casal que encontrou o filho decapitado em cima de uma árvore e não pôde reconhecer o corpo. “O argumento é técnico, por DNA ou radiografia, mas a dor das famílias é enorme. É um direito constitucional”.
Essa publicação é um oferecimento
Número de presos do Comando Vermelho no RN cresce 222%
31/10/2025

Dados da Secretaria de Administração Penitenciária mostram que o número de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho nos presídios potiguares cresceu 220% somente neste ano. No mês de outubro, há 251 presos que se declaram membros do CV nas cadeias do RN. Em janeiro, eram 71 faccionados. Segundo a Seap, a facção vem aumentando sua presença no estado desde 2023 e voltou a disputar territórios com o grupo rival, o Sindicato do Crime. O Comando Vermelho voltou a ser motivo de debate no Brasil após operação realizada no Rio de Janeiro. A facção também tem atuado no Nodeste.
Em ofício enviado ao Tribunal de Justiça, ao qual a TRIBUNA DO NORTE teve acesso, o secretário estadual da Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier, afirma que as ações do CV no RN cresceram junto com a disputa de poder com os grupos criminosos locais. Essa rivalidade ocorre “tanto no ambiente intramuros quanto fora das unidades prisionais, refletindo-se no aumento do número de homicídios vinculados à referida disputa de facções”.
O Comando Vermelho tem 251 custodiados no RN. Há 14.179 pessoas privadas de liberdade no estado, distribuídas entre todos os regimes prisionais. A presença de membros de facções rivais nos presídios acende um alerta para o risco de conflitos, que podem ser fatais.
Conforme a Seap/RN, apesar da superlotação e do aumento da presença do CV nas unidades prisionais, “a situação encontra-se sob controle, inexistindo qualquer indício que aponte para a possibilidade de repetição do cenário de rebelião ocorrido em 2017”.
No RN, disputas entre organizações criminosas impulsionaram o aumento do número de homicídios em 2025. Dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), consolidados pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), apontam que o mês de setembro teve 68 vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), mais que o dobro das 31 registradas no mesmo período de 2024.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo, afirmou, em entrevista à TRIBUNA nesta semana, que o aumento dos crimes tem relação direta com o avanço e o confronto entre facções que disputam o controle de territórios. Segundo ele, as forças de segurança têm intensificado as ações de enfrentamento, o que também gera confrontos com criminosos.
Em nota, a Seap/RN afirma que “o crescimento da população carcerária está diretamente relacionado à forte atuação das forças de segurança pública e ao intensivo combate ao crime organizado no estado”. Em 2025, a Polícia Civil já deflagrou 260 operações voltadas ao enfrentamento de crimes de organização e associação criminosa. Do total de ações, 122 tiveram como alvo exclusivo facções criminosas.
Paulo Pinheiro, presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Carcerária da OAB/RN, frisa que o crescimento do CV é uma realidade não apenas local, mas nacional. “Existe uma tendência de ramificação dessas facções. A partir do momento em que essas facções procuram se instalar em determinado território, começa a haver conflitos.”
O Rio de Janeiro teve, no início desta semana, a megaoperação mais letal de sua história. A Operação Contenção, que deixou ao menos 121 mortos, visou enfrentar a expansão do Comando Vermelho pelo País.
Conflitos
Para a Seap/RN, as operações já mencionadas “refletem o reforço na integração entre os órgãos de segurança e a efetividade das políticas de enfrentamento às facções, resultando em mais prisões, investigações qualificadas e fortalecimento do sistema penitenciário estadual”.
A Seap/RN afirma que tomou providências para evitar conflitos e resguardar a integridade física dos internos. A pasta realiza, por exemplo, o levantamento dos detentos com indícios de envolvimento com o CV, especialmente aqueles que coabitam com integrantes do Sindicato do Crime. Nesse sentido, já removeu 20 apenados para locais seguros, para evitar a morte deles.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Palmeiras faz 4 a 0 na LDU, vira confronto e reedita final da Libertadores com o Flamengo
31/10/2025

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images
O Palmeiras protagonizou uma noite histórica no Allianz Parque nesta quinta-feira (30). Após perder por 3 a 0 na altitude de Quito, o Verdão aplicou uma goleada por 4 a 0 na LDU e garantiu vaga na final da Copa Libertadores da América de 2025. O adversário será o Flamengo, repetindo a decisão de 2021, em Montevidéu.
Com uma postura dominante desde o início, o time de Abel Ferreira abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Ramón Sosa e Bruno Fuchs. A pressão seguiu intensa na etapa final, e Raphael Veiga, que entrou aos 19 minutos, comandou a virada com dois gols decisivos. O jovem Allan também brilhou, sendo um dos destaques da partida.
O Palmeiras teve um primeiro tempo de pura intensidade e controle. A equipe pressionou a saída de bola da LDU e foi recompensada com gols em momentos cruciais. Sosa marcou de cabeça após cruzamento preciso de Allan, e Fuchs ampliou nos acréscimos, aproveitando sobra dentro da área.
Na volta do intervalo, o Verdão manteve o ritmo e encontrou forças para a virada completa. Veiga mostrou faro de decisão ao marcar duas vezes, a segunda delas em cobrança de pênalti, selando o resultado e a classificação heroica. Agora, Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar em uma final de Libertadores — e o palco será o estádio Monumental de Lima, no Peru, no dia 29 de novembro.
Com informações da CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
MARÉ MÓVEIS: Um dia histórico para o varejo! A grande inauguração da Maré Móveis em Goianinha/RN foi um verdadeiro sucesso!
30/10/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Estudante descobre ser mãe cinco dias após parto em Natal: “Um choque”
30/10/2025

A estudante universitária Annalice Nascimento de Melo, de 21 anos, descobriu que era mãe cinco dias após dar à luz a Levi Emanuel, em junho de 2025, em Natal. O bebê nasceu prematuro, com 34 semanas de gestação, pesando 1,2 kg e medindo 38 cm.
Segundo Annalice, a gravidez passou despercebida porque ela manteve rotina normal de aulas, estágios, trabalho como assistente terapêutica, projetos na faculdade e presidência do centro acadêmico. “Trabalho com crianças pequenas, então me abaixava muito. Fui pra festas, tomei energéticos durante toda a madrugada, comi sushi, tomava chá de camomila para dormir, tudo que uma grávida não pode fazer eu fiz”, relatou.
No dia 16 de junho, Annalice teve uma forte dor de cabeça e foi levada à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal, onde recebeu medicação e voltou para casa. Durante a madrugada do dia 17, ela sofreu uma convulsão e foi encaminhada ao Hospital Santa Catarina, apresentando pressão arterial de 19 por 9.
A estudante relata que não lembra dos acontecimentos após a primeira convulsão. “Eu abria os olhos, respondia algumas coisas, falava alguma coisa curta, como ‘sim’, ‘não’, mas nada além disso. Só lembro de ter deitado na cama dos meus pais”, afirmou.
No dia 21 de junho, ao acordar na UTI, Annalice foi informada por uma psicóloga e uma assistente social que havia dado à luz. “Elas começaram contando que eu tive eclâmpsia e síndrome de Hellp. Por estudar na área da saúde, eu sabia um pouco e pensei comigo que não poderia ter tido isso, porque são problemas de quem está grávida. Foi aí que elas me contaram que eu tinha tido um filho. Foi um choque. Acho que nem dormi naquela noite”, disse.
Após suspeitas iniciais de tumor ou sangramento no cérebro, exames confirmaram a gravidez. O parto ocorreu com a jovem amarrada e os olhos vendados devido ao risco de novas convulsões. Levi nasceu às 12h40 e passou por complicações, incluindo parada cardíaca, infecções e anemia. Annalice só recobrou plenamente a consciência cinco dias depois, no dia 26 de junho, quando mãe e filho se conheceram.
Segundo a jovem, o corpo atlético e o útero alto fizeram com que a gestação fosse pouco perceptível. Ela relata ter tido sangramentos durante a gestação, atribuídos à menstruação. Levi segue recebendo acompanhamento médico frequente por ser prematuro. “Como ele é prematuro, precisa estar sendo acompanhado com mais frequência que os outros bebês”, disse Annalice.
“É gratificante descobrir ser mãe e ainda mais ser mãe de um milagre”, concluiu.
*com informações do g1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Mais de 3,6 mil idosos já renovaram a CNH com isenção de taxas no RN
30/10/2025

Foto: Detran RN
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) realizou um levantamento que aponta o número de cidadãos com 65 anos ou mais beneficiados com a isenção da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos primeiros 100 dias de vigência da Lei Estadual nº 10.157/2017.
De acordo com os dados, 3.665 pessoas já usufruíram do benefício concedido pelo Governo do Estado.
Neste primeiro momento, considerando apenas as taxas de renovação da CNH (R$ 90,00) e de Exame de Aptidão Física e Mental (R$ 75,00), o Detran/RN investe cerca de R$ 550 mil para garantir a isenção aos condutores potiguares com 65 anos ou mais.
A taxa referente à Avaliação Psicológica (R$ 85,00) também é isenta, mas essa modalidade é exigida apenas dos condutores que possuem a anotação de Atividade Remunerada na CNH.
Todas as taxas de renovação sob responsabilidade do Detran/RN estão isentas para esse grupo, com exceção da taxa dos Correios, no valor de R$ 12,00. Nesse caso, o cidadão pode optar por pagar a taxa, recebendo o documento em seu endereço cadastrado, ou não pagar a taxa e retirá-lo presencialmente em uma unidade do Detran/RN. O benefício, instituído pelo Governo do Estado por meio do Detran/RN, passou a vigorar no final de julho e contempla todas as categorias de habilitação (A, B, C, D e E).
O processo de renovação da CNH para os condutores beneficiados segue o mesmo procedimento aplicado aos demais motoristas. A única diferença é a isenção das taxas. Para dar início, o condutor deve acessar o Portal de Serviços do Detran (https://portal.detran.rn.gov.br), fazer login e seguir o caminho: Habilitação > Renovação CNH > Iniciar Processo de Renovação > + Renovação CNH. O usuário deve preencher as informações solicitadas e será encaminhado a uma clínica médica credenciada, onde realizará os exames exigidos e a coleta de dados biométricos.
Normalmente, a renovação da CNH ocorre a cada cinco anos para motoristas de 65 a 69 anos, e a cada três anos para aqueles com 70 anos ou mais. Atualmente, a taxa de renovação da CNH sem atividade remunerada é de R$ 177,00, enquanto para condutores com atividade remunerada o valor é de R$ 262,00.
Fonte: Detran RN
Essa publicação é um oferecimento
Miopia explode entre crianças: Telas viram vilãs da nova geração pós-pandemia
30/10/2025

Foto: Reprodução
O uso exagerado de celulares, tablets e computadores está cobrando caro da nova geração. Desde a pandemia, o número de crianças com miopia disparou no Brasil — e os médicos já tratam o caso como uma epidemia silenciosa. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), quase 60 milhões de brasileiros têm o problema, que antes era mais comum entre adultos.
A pequena Júlia, de 8 anos, é um retrato dessa nova realidade. Mesmo sentando na frente da sala, já não enxergava o quadro com nitidez, conforme informações da TV Ponta Negra. Em seis meses, o grau da miopia saltou para 2,75, um avanço considerado rápido pelos especialistas. O drama se repete em famílias inteiras, preocupadas com a dependência de telas e a falta de tempo das crianças ao ar livre.
De acordo com o Instituto Internacional de Miopia, 30% da população mundial já apresentava o distúrbio em 2020, e a previsão é assustadora: até 2050, uma em cada duas pessoas deve ter miopia. O excesso de tempo diante das telas e o confinamento dentro de casa são os principais vilões.
O alerta é claro: quanto mais cedo o diagnóstico, melhor. Médicos recomendam reduzir o uso de dispositivos eletrônicos, incentivar brincadeiras fora de casa e manter as consultas oftalmológicas em dia. A alta miopia (acima de 6 graus) pode causar sérias complicações, como descolamento de retina, glaucoma e até cegueira.
Essa publicação é um oferecimento











