Cidadania
Saiba como solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil
17/10/2025
Foto: MEC/Divulgação
Os professores em exercício das redes pública e privada de todo o país, inclusive os profissionais contratados temporariamente, já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) no site do programa Mais Professores para o Brasil.
A carteira é destinada a profissionais de todos os níveis e etapas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) estima que 2,7 milhões de carteiras podem ser emitidas voluntariamente no Brasil.
Com validade em todo o território nacional por dez anos após sua expedição, o documento oficial terá a data expressa na própria carteira.
A iniciativa do governo federal tem o objetivo de identificar os professores e facilitar o acesso a descontos de meia-entrada em eventos culturais e a novos benefícios em algumas lojas parceiras do programa.
Na quarta-feira (15), cerca de 1,5 mil professores da ativa foram os primeiros a receber a CNDB, em todo o país, em um evento de celebração do Dia dos Professores, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que, após a primeira etapa, os docentes aposentados também terão direito à carteira.
Passo a passo da solicitação
A Carteira Nacional Docente do Brasil não é obrigatória para o exercício da função.?
Para obter o documento, o professor precisa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em situação regular na Receita Federal e estar em exercício da atividade docente em uma instituição de ensino cadastrada no MEC.
O link para solicitação, disponibilizado ontem pelo Ministério da Educação no site do Programa Mais Professores para o Brasil, exige acesso por meio de login na conta da plataforma Gov.br.
Na página virtual do Mais Professores, o sistema trará, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre vínculo com instituições de ensino, conforme registrado nas bases do governo federal e das redes de ensino.
O profissional interessado deverá verificar os dados do formulário, confirmar as informações, preencher o endereço completo e os contatos (e-mail e telefone) e enviar digitalmente uma foto 3x4, no padrão estabelecido pelo Ministério da Educação.
Nesse momento, o docente poderá visualizar a versão digital da futura CNDB com foto e dados completos.
Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão. O professor terá a opção de download do documento para uso imediato, que já lhe dará acesso aos benefícios do programa Mais Professores.
A versão impressa chegará somente a partir do próximo ano, avisa o Ministério da Educação.?
Problemas
Caso o vínculo de professor não tenha sido reconhecido pelo sistema ou algum dado esteja incorreto, será preciso que o professor entre em contato com a instituição de ensino que o emprega. O objetivo é certificar que o vínculo do profissional está com o código correto na base de dados.?
Se a foto do cadastro for rejeitada na solicitação da carteira, o professor deve verificar se a imagem encaminhada está de acordo com o padrão solicitado.
Outras situações
Pela Lei nº 15.202/2025, que criou a Carteira Nacional Docente, somente os professores em exercício têm direito a ela.?Dessa forma, os professores autônomos não têm direito à CNDB, porque não estão vinculados a uma instituição educacional.?
Toda pessoa licenciada, mas com vínculo empregatício em uma unidade de ensino terá direito à nova identificação.?Da mesma forma, os professores que estão na gestão escolar, desde que o vínculo com a instituição educacional seja como docente.??
Se a pessoa perder o emprego, a carteira nacional continua sendo válida como identificação dentro do prazo de validade do documento. Seu uso para acessar benefícios profissionais enquanto docente, perderá a validade após três meses da data do último pagamento.?
Para confirmar se a Carteira Nacional Docente de uma pessoa é válida, basta acessar o QR Code impresso no documento e, em seguida, verificar se ela continua com algum contrato de emprego como docente válido.?
Benefícios
O Mais Professores já conta com benefícios fornecidos pelas empresas parceiras. O MEC assinou convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) para dar descontos de 15% em hotéis.
Os portares da CNDB terão um cartão de crédito emitido pela Caixa Econômica Federal com anuidade gratuita.
A lista atualizada, com os respectivos descontos dados aos detentores do documento, está disponível em página específica no site do programa.
O Ministério da Educação quer mobilizar outras empresas para reconhecer e valorizar o magistério brasileiro por meio do programa e selo #TôComProf .
O edital voltado a empresas interessadas em oferecer produtos e serviços com descontos aos professores foi lançado em setembro.
O chamamento público ficará aberto até 30 de novembro. As pessoas jurídicas interessadas podem preencher o formulário de inscrição.
Para participar do programa, os estabelecimentos devem ter abrangência nacional ou regional e regularidade perante a administração pública.
As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação, cultura e lazer, higiene e limpeza, moradia, saúde e transporte entre outros.
O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral.
As propostas habilitadas terão validade de até 12 meses.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola
17/10/2025
Foto: Lidiane Cuiabano/Detran-MT
O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito. Esses profissionais poderão oferecer serviço de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola.
A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro.
Curso
Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico. Essa capacitação incluirá aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Haverá uma prova de avaliação, e os aprovados irão receber certificado de conclusão.
O instrutor autônomo deve estar apto a garantir que o aluno observe as normas de mobilidade urbana, condições de segurança, reforçar os conceitos abordados nas aulas teóricas durante a prática, monitorar seu comportamento e oferecer feedback construtivo sobre o desempenho.
Autorização
Depois de realizar o curso de formação, o instrutor deverá receber autorização do Detran para exercer a atividade.
A partir daí, o nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista dos instrutores habilitados.
Veículo
O veículo (carro ou moto) usado nas aulas poderá ser do aluno ou do instrutor e deverá cumprir as condições de segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como estar dentro do limite de anos de fabricação permitido para a frota.
É necessário ter uma identificação (como um adesivo, por exemplo) de que o veículo é de ensino.
As aulas ministradas pelo instrutor devem ser informadas ao Detran da região.
Contratação
O modelo permite diferentes opções de contratação para os instrutores.
Aqueles que atuam hoje junto à uma autoescola poderão seguir as atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.
Os profissionais serão fiscalizados pelo Detran. Durantes as aulas práticas, devem portar CNH, Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente; Licença de Aprendizagem Veicular e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
A Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo será disponibilizada, de forma gratuita, no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde que o profissional tenha cumprido todos os requisitos necessários.
Novas regras para a CNH
A proposta do governo federal de mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que desobriga o candidato de frequentar aulas em autoescola e cria a figura do instrutor autônomo, visa modernizar o processo e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).
O governo estima que o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%.
Os exames teórico e prático continuarão obrigatórios para a emissão da CNH.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Sesc RN abre 200 vagas para cursos gratuitos em novembro
14/10/2025
Foto: Divulgação
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, oferece 200 vagas para os cursos gratuitos de valorização social no mês de novembro. Das dez turmas que estarão abertas, nove terão temática natalina, época importante e de grande movimentação para o comércio. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 17, nas Centrais de Relacionamento do Sesc ou pelo site sescrn.com.br.
Os cursos oferecidos em novembro irão ocorrer nas unidades Sesc Cidade Alta, Caicó, Mossoró, Nova Cruz, Macaíba e São Paulo do Potengi. Serão 200 vagas disponíveis, distribuídas nos cursos gratuitos de Guirlanda natalina, Montagem de árvore de Natal, Salgados, Panetones e Frutas cristalizadas, e Ceia natalina e mesa posta. Todas as turmas têm 20 horas e duram uma semana.
Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à Central de Relacionamento de alguma unidade Sesc ou realizar a inscrição de forma online pelo site sescrn.com.br/cursos. É preciso apresentar documento de identidade (RG ou certidão de nascimento), CPF do candidato ou do responsável legal, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e comprovante de renda.
O resultado com a confirmação de quem fará parte das primeiras turmas será divulgado no dia 24 de outubro, com as aulas previstas para 03 a 21 de novembro, a depender da turma. Para os cursos dos próximos meses, os cronogramas serão divulgados no site do Sesc RN (www.sescrn.com.br).
Todos os cursos são regidos pelo edital de Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), por isso o público-alvo são pessoas matriculadas ou egressas da Educação Básica e que possuem renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos. Além disso, o projeto dá preferência a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.
Essa publicação é um oferecimento
A Ouvidoria da Prefeitura de São Miguel do Gostoso é o seu canal direto de comunicação com a gestão municipal. Queremos ouvir você!
10/10/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
RN tem mais de 300 vagas de emprego abertas; confira
07/10/2025
Nessa matéria você confere as vagas de emprego oferecidas pelo Sine em várias cidades do Rio Grande do Norte.
Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deverá comparecer presencialmente nos postos de atendimento do SINE RN: unidade central na Rua Nossa Senhora da Candelária, bairro Candelária, s/n, ou nas Centrais do Cidadão. Contato do Sine pelo WhatsApp (84) 9 8140-8390.
Ajudante de obras - 04 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Passador de tecidos - 01 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Pedreiro - 09 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Auxiliar de linha de produção - 03 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo | Localidade: Macaíba
Confeiteiro - 03 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo
Consultor de vendas - 02 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo | CNH necessária - 6 meses
Encarregado de obras - 04 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo | CNH necessária - 6 meses
Motorista de caminhão - 04 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo | CNH necessária - 6 meses
Técnico orçamentista de obras na construção civil - 02 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo | CNH necessária - 6 meses
Mossoró e Região - 15 vagas
Encanador - 03 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Incompleto | CNH necessária - 6 meses
Social Media - 01 | Não exige experiência | Escolaridade: Ensino Médio Completo
Assistente de vendas - 03 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo
Operador de caixa - 01 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo
Vendedor de comércio varejista - 01 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo
Secretário escolar (tecnólogo) - 03 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Superior Incompleto | Curso: Pedagogia (a partir do 3º período)
Currais Novos e Região - 300 vagas
Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas - 01 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Não exigida | Disponibilidade para realizar viagens
Carpinteiro - 08 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto | Disponibilidade para realizar viagens
Motorista de caminhão - 20 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto | CNH necessária - 12 meses | Disponibilidade para realizar viagens
Motorista de ônibus urbano - 08 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações - 15 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Não exigida
Operador de escavadeira - 06 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto | CNH necessária - 12 meses
Operador de motoniveladora - 03 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto | CNH necessária - 12 meses | Disponibilidade para realizar viagens
Operador de motosserra - 20 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto | Disponibilidade para realizar viagens
Operador de rolo compressor - 05 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto | CNH necessária - 12 meses | Disponibilidade para realizar viagens
Operador de trator (minas e pedreiras) - 08 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto | CNH necessária - 6 meses | Disponibilidade para realizar viagens
Pedreiro - 20 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
Servente de obras - 120 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
Sinaleiro de campo nas operações de máquinas e equipamentos de elevações - 55 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
Vendedor pracista - 01 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Médio Completo | CNH necessária - 12 meses | Disponibilidade para dormir e realizar viagens
Analista de laboratório químico - 01 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Superior Completo | Curso: Química
Analista financeiro (economista) - 01 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Superior Completo | Curso: Finanças | Conclusão: 2020
Assistente de compras - 01 | Experiência profissional exigida de 6 meses | Escolaridade: Ensino Superior Completo | Curso: Administração | Conclusão: 2020
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Calendário 2026: nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis; confira
06/10/2025
José Aldenir / AgoraRN
O calendário de 2026 será um dos mais favoráveis dos últimos anos para quem pretende planejar folgas prolongadas. Dos dez feriados nacionais, nove cairão em dias úteis, e sete deles ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriadões sem a necessidade de folgas extras.
Entre as datas que coincidem com o início ou o fim da semana estão o Dia do Trabalho (sexta-feira, 1º de maio) e a Independência do Brasil (segunda-feira, 7 de setembro). Outras datas, como a Confraternização Universal (quinta-feira, 1º de janeiro) e Tiradentes (terça-feira, 21 de abril), podem ser prolongadas com um dia de folga adicional. Se houver essa possibilidade, o número de feriados que poderão ser emendados chegará a nove.
Ao incluir os pontos facultativos, como o Carnaval e o Corpus Christi, o total de dias com chance de folga ou emenda ultrapassa dez. No caso do Carnaval, o período de três dias consecutivos — segunda, terça e quarta-feira de Cinzas — foi considerado um único feriadão, já que as datas se sucedem e costumam ser tratadas em conjunto como ponto facultativo.
Feriados estaduais e municipais, como aniversários de cidades ou celebrações religiosas, também podem tornar o calendário mais favorável, dependendo da região.
O governo federal ainda não divulgou a portaria oficial com os pontos facultativos de 2026, mas as datas citadas costumam ser tradicionalmente adotadas na administração pública.
Fonte: Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
IFRN: Inscrições para 3,7 mil vagas em cursos integrados do ensino médio terminam nesta segunda (6)
06/10/2025
As inscrições no processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) terminam na próxima segunda-feira (6).
Ao todo, são ofertadas 3.756 vagas, distribuídas em 21 campi da instituição espalhados pelo estado. O ingresso é previsto para 2026.
O quadro de vagas contempla cursos em áreas como Informática, Eletrotécnica, Química, Edificações, Agropecuária, Alimentos, Mineração, entre outras formações que integram ensino médio e técnico. A oferta está distribuída de acordo com o perfil de cada campus.
As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas na página da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) - AQUI - responsável por todas as etapas da seleção.
Sobre a seleção
As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 26 de outubro.
O processo seletivo será composto por provas de Língua Portuguesa, Matemática e uma Produção Textual Escrita, abrangendo conteúdos do Ensino Fundamental.
As avaliações terão duração de quatro horas e serão aplicadas nos municípios onde funcionam os cursos. Os candidatos deverão comparecer ao local de prova com documento oficial de identificação e o cartão de inscrição impresso.
Além da ampla concorrência, o edital prevê reserva de vagas por meio da política de cotas, contemplando estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência, candidatos de baixa renda, quilombolas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme a legislação vigente.
A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 22 de dezembro nos portais do IFRN e da Funcern.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
CNU 2025, maior concurso público do país, acontece neste domingo
05/10/2025
As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas neste domingo (5). Mais de 760 mil candidatos estão inscritos para participar da primeira fase.
O g1 terá cobertura ao vivo durante a realização do processo seletivo. À noite, professores especializados corrigem as provas e montam os gabaritos extraoficiais.
Os gabaritos oficiais serão divulgados nesta segunda-feira (6).
Diferentemente da edição anterior, que contou com oito editais, um para cada bloco temático, o processo seletivo será regido por um único edital. O documento traz informações detalhadas sobre as vagas, salários, conteúdo programático das provas, critérios de classificação e composição das notas finais.
Nesta edição, os cargos estão distribuídos em nove blocos temáticos, que agrupam as vagas por áreas de atuação semelhantes. São eles:
Bloco 1: Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social)
Bloco 2: Cultura e Educação
Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
Bloco 4: Engenharias e Arquitetura
Bloco 5: Administração
Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
Bloco 7: Justiça e Defesa
Bloco 8: Intermediário – Saúde
Bloco 9: Intermediário – Regulação
Esse formato permite que o candidato concorra a várias vagas dentro de um mesmo bloco, com apenas uma inscrição.
Embora a maior parte das vagas esteja concentrada em órgãos com sede em Brasília (DF), também há postos disponíveis em diversos estados do país.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Detran/RN promove treinamento gratuito para motoristas por aplicativo
01/10/2025
Detran/RN abriu inscrições para novo ciclo de treinamento gratuito voltado a motociclistas que atuam por aplicativos; curso inclui kit de segurança - Foto: Detran/RN
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) abriu nesta terça-feira (30) as inscrições gratuitas para o segundo ciclo de treinamento de motociclistas que atuam por aplicativo. A iniciativa integra as ações do Programa Vida no Trânsito (PVT), com apoio do Governo do Estado, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público do RN (MPRN).
As inscrições devem ser feitas no site do Detran/RN, clicando no banner da Escola Pública de Trânsito (EPT/RN) na página principal; pelo link disponível na bio do Instagram do Detran/RN; ou diretamente no link de inscrições. O primeiro ciclo de capacitação contemplou 120 profissionais. Ao todo, serão treinados 600 motociclistas que trabalham no transporte de pessoas (mototáxi) e mercadorias (motofrete), especialmente aqueles que utilizam aplicativos digitais.
A nova turma terá início na segunda quinzena de outubro. Assim que o grupo for formado, a Coordenação da EPT/RN entrará em contato com os inscritos para confirmar a participação. “No site do Detran divulgamos todos os inscritos do primeiro ciclo com a informação dos deferidos e dos indeferidos. Aqueles que tiveram suas inscrições indeferidas podem agora fazer nova inscrição, anexando a documentação que faltou”, explicou o coordenador da EPT/RN, Luiz Felipe Silva.
O treinamento terá carga horária de 10h, sendo 6h de aulas teóricas e 4h práticas. Cada turma contará com até 60 participantes, em horários pela manhã (8h às 11h30) ou à tarde (14h às 17h), com atividades realizadas na Zona Norte e na Zona Oeste de Natal. Ao final da capacitação, os motociclistas que concluírem o curso com êxito receberão um kit de segurança composto por capacete, colete reflexivo, manguito e luvas.
Requisitos para inscrição:
Ter mais de 18 anos;
Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “A” válida;
Preencher corretamente o formulário de inscrição anexando a documentação solicitada;
Deixar contato de WhatsApp (importante);
Atuar como motociclista por aplicativo no transporte de pessoas ou mercadorias há, pelo menos, seis meses;
Utilizar a motocicleta como principal meio de trabalho;
Ter disponibilidade para cumprir a carga horária do treinamento;
Concordar com os termos do Edital
Essa publicação é um oferecimento
Lei prorroga licença-maternidade em até 120 dias
30/09/2025
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o texto que altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e prorroga a licença-maternidade em até 120 dias depois da alta hospitalar do recém-nascido e da mãe em caso de complicações no parto e amplia o prazo de recebimento do salário-maternidade.
A Lei nº 15.222 foi publicada na edição desta 3ª feira (30.set.2025) do DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra (PDF – 263 kB).
Segundo o documento, a ampliação do tempo da licença-maternidade aplica-se nos casos em que a mãe ou o bebê fiquem internados por mais de duas semanas por complicações depois do parto.
O tempo de afastamento pode ser prorrogado, “descontado o tempo de repouso anterior ao parto”. Nesses casos, “o salário-maternidade será devido durante o período de internação” e por mais 120 dias depois da alta, “descontado o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto”.
Lula assinou a sanção do texto na 2ª feira (29.set) ao participar da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres), em Brasília (DF).
O presidente citou iniciativas de sua gestão, como a criação do Ministério das Mulheres, o Programa de Dignidade Menstrual e a aprovação da Lei de Igualdade Salarial.
Segundo ele, tais avanços foram resultado direto da mobilização social: “Nada disso nasce de geração espontânea. Vocês nunca receberam nada de mão beijada. Toda conquista é fruto de muita luta”.
Lula também sancionou outras leis voltadas a políticas sociais e à proteção das mulheres:
PL nº 1086 de 2023 – Cria a Semana Nacional de Conscientização sobre o Cuidado com Gestantes e Mães. Dá ênfase aos primeiros 1.000 dias (gestação até os 2 anos de idade) para estimular o desenvolvimento integral da primeira infância;
PL nº 15.220 de 2025 – Institui o Sistema Nacional de Informação sobre o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. Altera o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257 de 2016) para integrar saúde, educação, assistência social e proteção, permitindo diagnósticos mais precisos sobre serviços como creches e unidades de saúde.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Detran/RN divulga lista de classificados no CNH Popular 2025. Confira
26/09/2025
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulga nesta sexta-feira (26) a lista dos classificados no CNH Popular 2025. A publicação com os nomes dos contemplados pode ser consultada em portal.detran.rn.gov.br, na aba Publicações e também está disponível em: cnhpopular.detran.rn.gov.br. A partir de segunda-feira (29) até o dia 28 de outubro, os classificados precisam apresentar a documentação exigida em edital para garantir a continuidade no Programa.
Verifique a Lista com os Classificados e o Edital do Programa CNH Popular 2025.
A entrega da documentação comprobatória dos contemplados pode ser feita presencialmente em qualquer unidade do Detran/RN, mediante agendamento prévio; ou enviada de forma online, pelo Portal de Serviços do Detran, na aba Protocolo. Para as duas formas de entrega, será necessário estar cadastrado no Portal para ter acesso com login e senha. Caso o contemplado ainda não possua cadastro, deve acessar portal.detran.rn.gov.br, clicar em “Criar uma conta” e preencher as informações solicitadas.
Os classificados possuem 30 dias para apresentar a documentação exigida e a não entrega dos documentos terá desclassificação imediata. A Análise Documental será de 29 de outubro a 27 de novembro e o Resultado Final será divulgado dia 28 de novembro deste ano.
A lista publicada no Diário Oficial traz os contemplados nas seguintes categorias: 500 para Primeira Habilitação Categoria “A”, 350 para Primeira Habilitação Categoria “B”, 50 para Mudança para Categoria “C”, 50 vagas para Mudança para Categoria “D” e 50 para Mudança para Categoria “E”. Em caso de vagas remanescentes, o Detran fará novas chamadas com a convocação dos classificados, seguindo os critérios previstos no decreto nº 30.277, de 15 de dezembro de 2020.
Entrega presencial de Documentos:
Acesse portal.detran.rn.gov.br, faça login digitando CPF e senha;
No botão AGENDAMENTOS, selecione a opção “ENTREGA DE DOCUMENTOS CNH POPULAR” e escolha local e data de preferência.
Compareça no dia e local marcados com os documentos exigidos no edital.
Entrega online de Documentos:
Acesse portal.detran.rn.gov.br, faça login digitando CPF e senha;
No botão PROTOCOLO, selecione a opção “ENTREGA DE DOCUMENTOS CNH POPULAR”, preencha as informações solicitadas e anexe todos os documentos exigidos no edital;
Confira se anexou todos os documentos na lista do edital e clique na opção “Enviar”. Você receberá o número do protocolo para acompanhamento do seu processo.
Essa publicação é um oferecimento
145 mil eleitores no RN ainda não cadastraram a biometria; saiba como regularizar
24/09/2025
TRE retoma coleta da biometria em atendimento aos eleitores — Foto: Site TRE
Cerca de 145 mil eleitores no Rio Grande do Norte ainda não realizaram a coleta de digitais e começaram a ser notificados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) a partir desta segunda-feira (22).
Como regularizar
Para regularizar o cadastro da biometria, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral responsável pelo seu título (no município onde você vota). O cadastro eleitoral permanecerá aberto para alterações até 6 de maio de 2026.
A coleta tem que ser presencial.
“A biometria não é obrigatória para votar, mas ela pode agilizar o processo de votação. Ainda mais pensando que em 2026 teremos uma votação mais longa, com 6 telas nas urnas: 1 deputado federal, 1 deputado estadual, 2 senadores, 1 governador e vice e 1 presidente e vice”, ressaltou a desembargadora Maria de Lourdes Azevêdo.
Confira aqui os contatos e endereços dos cartórios eleitorais
Envio de mensagens
O TRE-RN informou que as mensagens que serão enviadas via whatsapp não contêm links nem solicitam dados ou pagamento.
"O próprio sistema envia mensagens personalizadas por WhatsApp, informando sobre a situação do seu título e indicando o cartório eleitoral de seu município”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia.
O eleitor receberá, no número informado em seu cadastro, a seguinte mensagem:
“Olá, NOME DO ELEITOR
Notamos que seu cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral ainda está pendente.
Esse processo é obrigatório e totalmente gratuito. Além de garantir sua identificação na urna eletrônica durante as eleições, ele também ajuda no acesso a vários serviços e benefícios do governo.
? Vá ao cartório eleitoral da sua zona o quanto antes, levando um documento oficial com foto e o comprovante de residência.
? O endereço e o contato do seu cartório estão disponíveis na página principal do TRE/RN na internet."
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Ubaldo realiza sessão solene em homenagem às Rocas
24/09/2025
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai realizar, nesta quarta-feira (24), às 14h, uma sessão solene em homenagem ao bairro das Rocas, em Natal, que celebra mais um aniversário neste mês de setembro. A iniciativa é do deputado estadual Ubaldo Fernandes e faz parte da programação festiva em alusão à data.
O evento vai reunir autoridades, lideranças comunitárias, representantes culturais, sociais e religiosos, além de moradores que ajudaram a construir a história do bairro. Durante a solenidade, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento das Rocas serão homenageadas.
“Essa é uma justa homenagem a um dos bairros mais tradicionais da nossa capital, que carrega em sua história a força do povo trabalhador, da cultura, da pesca e de tantas manifestações que fazem parte da identidade natalense”, destacou o deputado Ubaldo Fernandes.
A sessão é aberta ao público e acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa do RN.
Serviço:
? Local: Plenário da Assembleia Legislativa do RN
? Data: Quarta-feira, 24 de setembro
? Horário: 14h
? Aberto ao público
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: ATENDIMENTO ITINERANTE DE 23 A 25 DE SETEMBRO
21/09/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens
15/09/2025
Nos dias 23 e 24 de setembro, mais de 20 empresas estarão disponíveis durante a Feira de Empregabilidade 2025 para oferecer mais de 8 mil vagas de emprego para jovens brasileiros de 18 a 29 anos. O CIEE também participa com a oferta de mais de 4 mil vagas de estágios. As vagas disponibilizadas durante a feira, que é online, contemplam as cadeiras de aprendiz, estágio, trainee e demais posições de entrada, como analistas e assistentes.
As inscrições podem ser feitas pelo site das 15h às 19h. As pessoas inscritas na 4 Feira de Empregabilidade receberão notificações por e-mail e WhatsApp nos dias que antecedem o evento.
Neste ano, um dos destaques da programação é a trilha Inspiração. No dia 23, às 15h , as pessoas inscritas poderão acompanhar uma apresentação da educadora financeira, empresária e comunicadora Nath Finanças com a palestra Caminhos trilhados para torna-me educadora e empresária no mundo das finanças. A diretora de RH da L’oréal Brasil, Anne Jacobson, também fará uma apresentação.
A programação inclui ainda orientação para os aspirantes a uma vaga de emprego ou estágio sobre como se comportar nos processos seletivos, como construir e aprimorar um perfil no LinkedIn, solução de problemas, criação de marca pessoal e como planejar os caminhos de carreira.
Recrutadores de todas as empresas participantes participam da feira vão apresentar as vagas em suas empresas, explicando as oportunidades na carreira, além de estarem disponíveis para agendar entrevistas com os participantes na plataforma do evento.
Segundo a vice-presidente de recursos humanos da Nestlé Brasil, Martha Uribe, a Feira de Empregabilidade tem como objetivo fortalecer a juventude brasileira com capacitação e oportunidades de emprego.
“Reunir as empresas que compõem a Aliança pelos Jovens em um único evento é uma chance valiosa para quem está começando ou quer avançar no mercado de trabalho. Neste ano investimos ainda mais na grade de conteúdo para entregar uma experiência completa”, disse.
A Nestlé é a empresa líder da Aliança pelos Jovens e do Movimento pela Equidade Racial (Mover), uma das 100 empresas que se propõem a trabalhar juntas para acelerar a empregabilidade dos jovens brasileiros e dar suporte ao desenvolvimento e à geração de oportunidades de emprego nos mais diferentes níveis. O Mover é uma coalizão dedicada a promover equidade racial, educação e combate ao racismo.
Segundo a organização, em 2024, a Feira de Empregabilidade impactou mais de 78 mil inscritos com ofertas de vagas e capacitação profissional.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Programa CNH Popular recebe mais de 65 mil inscrições no RN
12/09/2025
Reprodução
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta quinta-feira 11 o balanço das inscrições da 3ª edição do Programa CNH Popular, que registrou um total de 65.996 candidatos. A primeira etapa, de recebimento das inscrições, foi concluída na quarta-feira 10.
Seguindo o cronograma do Programa, a próxima etapa será a seleção dos candidatos de acordo com os critérios previstos em edital, que acontece até 25 de setembro. As informações sobre o CNH Popular 2025 estão concentradas no endereço: cnhpopular.detran.rn.gov.br, onde será publicada a lista com os classificados, no dia 26 deste mês.
Nesta etapa de seleção, será observado por meio de sistema eletrônico, se os candidatos seguem os requisitos de ser maior de 18 anos, saber ler e escrever; comprovar moradia no RN nos últimos 12 meses; não estar judicialmente impedido de obter a CNH; não estar com CNH suspensa ou cassada; não ter cometido infração penal na direção de veículos, não ter cometido infração de trânsito grave ou gravíssima ou ser reincidente em leve ou média, nos últimos 12 meses; e possuir os demais requisitos para obtenção da CNH.
De acordo com normas previstas em edital, a Comissão organizadora do CNH Popular informou que, caso haja necessidade, o Programa utiliza alguns critérios de desempate. A começar pela ordem da menor renda por pessoa, maior número de dependentes no grupo familiar; estar desempregado por mais tempo; quem tiver maior idade; data e hora da inscrição e, por fim, sorteio.
O programa inclui a gratuidade total de taxas relativas a exames e licença de aprendizagem e direção veicular; custos de confecção da primeira CNH ou, em caso de mudança, para a categoria C, D e E, e também das aulas nos Centros de Formação de Condutores.
Os candidatos selecionados deverão se atentar ao prazo para entrega da documentação exigida no edital, que será de 29 deste mês a 28 de outubro, para tanto o agendamento pode ser feito para qualquer unidade do Detran. A Comissão organizadora do Programa vai fazer a análise dos documentos de 29 de outubro a 27 de novembro e o resultado final com os nomes dos selecionados será divulgado em 28 de novembro.
Essa publicação é um oferecimento
Janja interrompe discurso de Lula e se declara durante lançamento do programa “Gás do Povo”
05/09/2025
Na tarde desta quinta-feira (4), durante o lançamento do programa “Gás do Povo”, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, a primeira-dama Janja da Silva protagonizou um momento de emoção ao interromper o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para se declarar.
“Tenho muito orgulho de você. Atrás de cada botijão existe uma dona de casa, uma mãe de família, muitas vezes uma mãe solo. Em nome dessas famílias, agradeço, porque não teremos mais que presenciar tragédias como a de alguns meses atrás, quando uma criança perdeu a vida porque a mãe cozinhava com álcool”, afirmou.
O gesto foi recebido com aplausos do público presente e reforçou o tom de proximidade e sensibilidade social que o governo busca dar ao novo programa, voltado para ampliar o acesso ao gás de cozinha a famílias de baixa renda.
O “Gás do Povo” é uma das apostas do Palácio do Planalto para aliviar o peso da inflação sobre a população mais vulnerável, reduzindo riscos domésticos e ampliando a segurança alimentar.
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: MÊS DA PÁTRIA,FOGO SIMBÓLICO!
04/09/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Governadora Fátima anuncia e autoriza realização de concurso público para o Detran com 80 vagas
04/09/2025
Foto: Carmem Felix
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) terá novos servidores em breve, graças à autorização para a realização de concurso público assinada nesta quarta-feira (3) pela governadora Fátima Bezerra, na sede da autarquia.CIOPAER RN
O concurso para provimento de vagas no Detran atende uma demanda da categoria dos servidores públicos estaduais que, desde 2022, através do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN), negociam com o Governo do Estado a realização do certame.
O edital deve ser publicado até o fim deste ano e a previsão é de 80 vagas disponíveis para variados cargos, além da formação de cadastro de reserva. O próximo passo é a formação da comissão, que contará com representação do Governo do Estado, através da Sead-RN, do Detran, e do sindicato que representa os servidores da autarquia.
Essa publicação é um oferecimento
Auxílio Gás será ampliado para botijão ser acessível em todo o país
28/08/2025
O governo federal lançará, na semana que vem, um programa para reformular o Auxílio Gás. A ideia é garantir, às famílias de baixa renda, o acesso ao botijão de gás de cozinha (GLP), em vez de apenas transferir um valor baseado no preço médio nacional.
A proposta foi adiantada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (27), durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“O programa está pronto e será lançado na semana que vem. Ele vai crescer gradualmente. Em março, chegará a 15,5 milhões de famílias [mais de 46 milhões de pessoas]”, disse o ministro. A informação é da Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento