Geral

Geral

Mais de 84% dos municípios do RN tiveram seca em junho; veja regiões mais afetadas

19/07/2025


                                                             Imagem: reprodução

 

 Mais de 84% dos municípios potiguares apresentaram algum nível de seca no mês de junho, de acordo com os dados do Monitor da Seca, da Agência Nacional de Águas.

A seca moderada atingiu 34,1% dos municípios potiguares. Já a seca grave alcançou 30,5% das cidades do estado, principalmente nas regiões do Seridó e Alto Oeste.

A seca fraca foi observada em 19,8% dos municípios, com foco maior no Agreste. Segundo o monitor, apenas 15,6% dos municípios ficaram classificados como sem seca relativa, no Litoral Leste.

No período, a seca grave avançou no extremo oeste e a seca moderada avançou no centro-norte e oeste potiguar. Não houve registros de Seca Extrema ou Excepcional no estado.

Segundo o monitor, os dados indicariam um “cenário de atenção”. A situação é mais desafiadora que as registradas no mesmo período dos anteriores. Em junho de 2024, não houve seca registrada em nenhuma região o estado.

No mesmo mês dos anos de 2022 e 2023, apenas secas fracas e moderadas foram registradas e em áreas menores.

Os dados locais são levantados e divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

 

Classificação dos tipos seca

 

Seca fraca: Veranico de curto prazo diminuindo o plantio, crescimento de culturas ou pastagem.

 

Seca moderada: Alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos; algumas faltas de água em desenvolvimento de atividades; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.

 

Seca grave: Perdas de culturas ou pastagens prováveis; escassez de água comum; restrições de água impostas.

 

Seca extrema: Grandes perdas de culturas/pastagem; escassez de água generalizada ou restrições.

 

Seca excepcional: Perdas de culturas/pastagens excepcionais e generalizadas; escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

 

Classificação de secas no RN em junho de 2025

 

Sem Seca Relativa

 

Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Jundiá, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedro Velho, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vila Flor, Arez;

 

Seca Fraca (S0)

 

Bento Fernandes, Boa Saúde, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, João Câmara, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Parazinho, Passa-e-Fica, Passagem, Pedra Grande, Poço Branco, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Tangará, Vera Cruz

 

Seca Moderada (S1)

 

Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Baraúna, Barcelona, Bodó, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, Jardim de Angicos, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Mossoró, Parelhas, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santana do Matos, São Bento do Trairí, São Fernando, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Serra do Mel, Severiano Melo, Sítio Novo, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Upanema, Venha-Ver;

 

Seca Grave (S2)

 

Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Cruzeta, Encanto, Equador, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho-d’Água do Borges, Ouro Branco, Parnamirim, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Viçosa

 

Seca Extrema (S3) e Seca Excepcional (S4)

 

Sem municípios enquadrados

 

 

 

g1-RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Apenas três ministros do STF não perderam seus vistos; saiba quais

19/07/2025


 

Dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), apenas Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça não tiveram os vistos para os Estados Unidos revogados. A informação foi apurada pela coluna de Mariana Sanches, do UOL, e divulgada nessa sexta-feira (18).

A medida foi anunciada pelo secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, que afirmou que os vistos de Alexandre de Moraes, seus aliados no STF e seus familiares foram cancelados com efeito imediato. Segundo Rubio, trata-se de uma resposta às ações do tribunal que estariam violando direitos fundamentais.

– A perseguição política do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não só viola direitos básicos dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos – escreveu Rubio na rede social X.

A sanção do governo norte-americano ocorreu no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes determinou medidas restritivas contra Jair Bolsonaro (PL), como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de uso de redes sociais, e impedimento de se aproximar de embaixadas. O ex-presidente também foi proibido de se comunicar com outros investigados, incluindo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro nesta sexta.

 

Os oito ministros que, segundo a apuração, tiveram seus vistos revogados são:

 

Alexandre de Moraes

Luís Roberto Barroso

Gilmar Mendes

Cármen Lúcia

Dias Toffoli

Edson Fachin

Cristiano Zanin

Flávio Dino

As revogações atingem também familiares dos magistrados. O governo Trump declarou que pretende responsabilizar estrangeiros que promovam ações consideradas como censura à liberdade de expressão, inclusive fora dos EUA.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Moraes decreta prisão de potiguar envolvido no 8 de janeiro

19/07/2025


                                          Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão de Maxwell Guedes de Araújo, potiguar que participou dos atos do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Ele cumpria medidas cautelares, que foram descumpridas ao longo dos últimos meses, o que resultou no novo mandado de prisão, expedido nesta quinta-feira (17).

Maxwell Araújo, que estava em monitoramento através de tornolezeleira eletrônica, já havia sido intimado, através de sua defesa, a esclarecer o motivo de 18 episódios de descumprimento das medidas cautelares, respondendo que o aparelho de monitoramento apresentou problemas técnicos.

De acordo com a decisão, as violações foram informadas ao STF pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) do RN, que elencou violação de área de inclusão – quando o indivíduo sair da área geográfica delimitada pela justiça -, e esgotamento da bateria do aparelho.

 

Fonte: Novo Noticias

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Trump não vai recuar, diz Eduardo Bolsonaro

19/07/2025


                                                     Foto: Saul Loeb/AFP

 

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) expressou forte oposição à recente decisão judicial que o impede de manter contato com seu pai, classificando a medida como “repugnante”. Durante entrevista ao CNN Arena, o deputado licenciado também abordou as tensões nas relações entre Brasil e Estados Unidos.

Sobre a decisão judicial, Bolsonaro argumentou que a situação imposta é similar a um regime semiaberto, onde uma pessoa pode sair de casa apenas para trabalhar. Ele enfatizou que a proibição de contato entre pai e filho representa uma tentativa de humilhação.

 

Relações Brasil-EUA

 

O deputado federal licenciado afirmou categoricamente que Donald Trump não recuará em sua posição sobre as tarifas impostas aos produtos brasileiros. Ele criticou a atual condução da política externa brasileira, apontando ausências significativas de representantes diplomáticos em momentos cruciais.

Durante a entrevista, Eduardo Bolsonaro relatou ter participado de uma reunião no Departamento de Estado americano com oito integrantes de alto nível, onde, segundo ele, ficou evidente o desconhecimento sobre a representação diplomática brasileira nos Estados Unidos. O deputado argumentou que esta situação reflete o que considera ser a atual insignificância do Brasil no cenário internacional.

Eduardo Bolsonaro também criticou as tentativas de negociação com o governo norte-americano, afirmando que o Brasil não estabeleceu canais adequados de comunicação. Ele argumentou que o país está vivendo um momento crucial na diplomacia brasileira, mas não tem conseguido estabelecer um diálogo efetivo com as autoridades americanas.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Mais de 19 mil aposentados e pensionistas no RN já aderiram ao acordo de ressarcimento

18/07/2025


 

No Rio Grande do Norte, 19.059 aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal, o que corresponde a 33,4% do total de 57.030 beneficiários aptos no estado. No país, o índice de adesão está em 30,4%, com mais de 582 mil acordos assinados.

O pagamento será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta em que o beneficiário recebe o pagamento do INSS. Os depósitos começam na quinta-feira, 24 de julho de 2025, obedecendo à ordem de adesão — quem aderiu primeiro recebe primeiro.

A adesão não exige envio de documentos e permite que beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam os valores de volta por via administrativa, sem necessidade de ação na Justiça.

 

Quem pode aderir

Podem aderir beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis.

Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos ultrapassaram esse prazo. Eles correspondem a 1,9 milhão de pessoas, porque um mesmo beneficiário pode ter feito mais de uma contestação.

 

Canais de adesão

A adesão é gratuita e pode ser feita exclusivamente por:

 

Aplicativo Meu INSS (site ou app).

Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios.

A Central 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza a adesão ao acordo.

 

Como aceitar o acordo pelo Meu INSS

Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.

Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).

Role até o último comentário, leia e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.

Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

PF faz buscas na casa de Jair Bolsonaro, que terá que usar tornozeleira eletrônica

18/07/2025


 

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (18) dois mandados de buscas na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-SP) e enderços ligados ao PL (Partido Liberal).

Além disso, o ex-chefe do Executivo terá que usar uma tornozeleira eletrônica e não poderá sair de casa entre às 19h e 7h e finais de semana.

Bolsonaro também não pode ser contato com embaixadores e diplomatas estrangeiros, além de não poder se aproximar de embaixadas.

Também está proibido o contato com os outros réus e acesso às redes sociais.

Todas as ações foram autorizadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), no âmbito da PET n.º 14129. A representação foi da PF com parecer favorável da PGR, pelos crimes de coação no curso do processo, obstrução a Justiça e ataque a soberania nacional.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Bolsonaro afirma que pode negociar com Donald Trump para conter tarifa contra produtos brasileiros

17/07/2025


                                         Foto: Mark Wilson/Getty Images

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (17/7), que pode negociar com Donald Trump para conter tarifas contra produtos brasileiros. Em entrevista a jornalistas no Senado, Bolsonaro se colocou à disposição para mediar uma negociação com o presidente norte-americano, Donald Trump, em busca de um acordo para conter o aumento de tarifas contra produtos brasileiros.

Jair reafirmou seu desejo em agir como “mediador”, dizendo que poderia ajudar o Brasil a evitar as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a partir de agosto.

“Acho que teria sucesso numa audiência com presidente Trump. Estou à disposição. Se me derem um passaporte, eu negocio”, disse.

Bolsonaro teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal em fevereiro deste ano, no contexto da investigação sobre tentativa de golpe de Estado.

 

Metrópoles

 

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Terceirizados da Saúde do RN entram em greve por atraso salarial

17/07/2025


Os trabalhadores terceirizados da Saúde que atuam na rede pública do Rio Grande do Norte iniciaram uma greve nesta quarta-feira (16). Foto: Reprodução

 

Os trabalhadores terceirizados da Saúde que atuam na rede pública do Rio Grande do Norte iniciaram uma greve nesta quarta-feira (16), devido ao atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de junho. Contratados por empresas que prestam serviço à Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), os profissionais afirmam que não retornarão às atividades enquanto não houver o pagamento integral dos seus vencimentos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RN (SIPERN), Domingos Ferreira, a situação é recorrente e tem gerado insegurança entre os trabalhadores. Segundo ele, todos os meses há atraso no repasse dos salários, o que fere o acordo firmado no Ministério do Trabalho que determina que o pagamento deve ser realizado até o dia 15.

O dirigente sindical afirmou que o impasse costuma envolver troca de responsabilidades entre as empresas terceirizadas e a SESAP, o que acaba prejudicando diretamente os trabalhadores.

“Então nosso trabalho é defender esses trabalhadores, vamos continuar defendendo, vamos continuar lutando e nós só voltamos a trabalhar quando o dinheiro desse trabalhador estiver no bolso”, declarou.

Além dos salários, os trabalhadores também reclamam da ausência de benefícios como vale-transporte, vale-alimentação e fardamento. O funcionário terceirizado Francisco Clemilson relatou a precariedade da situação, afirmando que desde novembro os problemas vêm se acumulando.

“A gente não tem direito ao almoço sabendo que a gente está com o valor atrasado, no caso, eles estão sendo melhores do que a gente, que é a gente que está dando o gás e eles não olham nada para a gente sobre isso aí não.”, desabafou.

Durante assembleia, foi decidido manter 30% do efetivo em atividade para garantir o funcionamento dos serviços essenciais.

Em nota oficial, a Secretaria Estadual de Saúde informou que os pagamentos devem ser realizados até sexta-feira (18), e que está em diálogo com as empresas contratadas e com os representantes dos trabalhadores para garantir a retomada plena dos serviços.

 

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Janones desiste de recorrer após Câmara ameaçar elevar suspensão do mandato

17/07/2025


                                               Foto: Ranier Bragon/Folhapress

 

O deputado André Janones (Avante-MG) não apresentou nesta quarta-feira (16) recurso contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara que decidiu suspender por três meses o seu mandato devido à confusão que ele se envolveu durante um discurso do adversário Nikolas Ferreira (PL-MG).

Após a decisão do conselho, tomada nesta terça, Janones havia dito que iria recorrer ao plenário da Casa, mas teria que fazer isso, pela regra, até esta quarta.

De acordo com parlamentares, havia um entendimento de que, se isso ocorresse, haveria apoio majoritário no plenário para aprovar emenda elevando a punição de três para seis meses. Isso teria levado o parlamentar de Minas a desistir do recurso.

“Eu utilizarei de todos os meios de defesa disponível. Minha equipe jurídica já está a postos e vamos ingressar imediatamente com um recurso para o plenário para que essa decisão possa ser revista”, disse Janones na tarde de terça, logo após a decisão do conselho.

O órgão aprovou a suspensão por 15 votos a 3, seguindo um rito sumaríssimo aprovado em 2024 e que, em teoria, visa coibir cenas de baixaria na Casa.

A punição tem efeito imediato e implica a suspensão do recebimento de salários (R$ 46,6 mil ao mês) e verbas por esse período. Além disso, o conselho abrirá agora um processo de cassação, que seguirá o rito normal.

Janones e Nikolas são espécies de pontas de lança do lulismo e do bolsonarismo, respectivamente, nas redes sociais.

Eles já promoveram outros episódios de enfrentamento na Câmara. No mais barulhento deles, quase se atracaram fisicamente na sessão do Conselho de Ética que livrou Janones da acusação de promover “rachadinha” em seu gabinete, em 2024.

A suspensão de Janones se deu mesmo com vídeos mostrando que, na confusão no plenário, ele foi agredido e ofendido por aliados de Nikolas.

O deputado do Avante, aliado de Lula, é conhecido por promover embates públicos com colegas e pautar seu mandato pela atuação nas redes sociais. Nas últimas semanas, chegou a andar pelos corredores da Casa trajando camisa com a inscrição “Congresso inimigo do povo”.

Janones negou ter provocado a confusão durante o discurso de Nikolas e disse que foi agredido. O entrevero teve como pano de fundo a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma sobretaxa de 50% ao Brasil.

Quando Nikolas estava na tribuna, ele teve o discurso interrompido algumas vezes pela movimentação e empurra-empurra, a poucos metros, em torno de Janones.

O bolsonarista fazia discurso na linha de outros colegas da oposição, a de afirmar que Lula e o STF (Supremo Tribunal Federal) eram culpados pela decisão de Trump.

Janones fazia gravações com o celular na linha oposta, da esquerda, classificando a oposição como traidora.

Em alguns momentos, aliados de Nikolas bateram boca com o deputado do Avante, fazendo coro de “vagabundo” e de “rachadinha”, em referência à investigação que foi realizada contra o aliado de Lula. Há vídeo indicando que o deputado do Avante foi agredido durante a confusão.

Em vídeo reproduzido na sessão do Conselho, Janones aparece chamando Nikolas de “cadelinha” em determinados momentos. O relator, deputado Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM), destacou esse trecho para apontar caráter homofóbico contra Nikolas.

 

Folha de S.Paulo

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Dois servidores do Detran são afastados suspeitos de esquema de propina em Mossoró

16/07/2025


 

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (16) uma operação contra um esquema de propina envolvendo servidores e despachantes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Dois servidores do Detran foram afastados das funções. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pelas autoridades.

A operação "Agrado" cumpriu ainda nove mandados de busca e apreensão - inclusive na sede do órgão em Mossoró - e cinco medidas cautelares diversas da prisão. Além dos servidores, três despachantes são investigados.

A investigação aponta que o esquema de corrupção favoreceria o andamento de processos administrativos no Detran.

Segundo o delegado Jomário Montenegro, da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Mossoró (Deprov), a investigação indicou que cerca de R$ 20 mil eram arrecadados por semana no esquema.

"Nós estamos ainda em investigação, mas, provavelmente, o que a gente o que a gente já tem notícia é que semanalmente eram cerca de R$ 20 mil. Inclusive há um despachante que girou em torno de R$ 1 milhão em 3 meses", disse.

"Existia uma caixinha semanal que os servidores solicitavam de todos os despachantes para dar andamento aos serviços", falou.

Os suspeitos recebiam vantagens indevidas para viabilizar ou acelerar trâmites internos, aprovando procedimentos administrativos de forma irregular, informou a polícia.

O g1 procurou o Detran para tratar do tema, mas não recebeu nenhum retorno até a atualização mais recente desta reportagem.

A Polícia Civil informou que o Detran-RN "é parceiro estratégico da instituição em diversas frentes de atuação, especialmente no combate a fraudes, clonagens de veículos e crimes contra a administração pública" e que "a autarquia tem contribuído com o trabalho da Polícia Civil, demonstrando seu compromisso com a transparência e o interesse público".

"Os dois servidores públicos do Detran estão afastados, sem prazo determinado. Eles não podem, voltar ao Detran, não podem comparecer ao Detran, não podem se comunicar com outros servidores ou outros despachadores e não podem sair da comarca de Mossoró", explicou o delegado.

 

Como funcionava o esquema?

Segundo o delegado Jomário Montenegro, os suspeitos cobravam tanto para realização de serviços simples no Detran, como imprimir papéis, como para aprovar veículos em fiscalizações do órgão.

"Conseguimos identificar os servidores que estariam pedindo propina até para serviço mais simples, como impressão de papel, que eles estavam pedindo por volta de R$ 50 para imprimir papel na sede do Detran", disse.

"Então, qualquer serviço, do mais simples possível até o o mais complexo, era mediante de propina,. Ele já solicitava propina do despachante ou até dos clientes que chegavam lá no Detran", falou.

As investigações tiveram início há oito meses, após um flagra de um caminhão adulterado na Deprov.

 

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Terceirizados que prestam serviço para a saúde no Estado vão parar por tempo indeterminado

16/07/2025

 

Trabalhadores terceirizados que atuam na rede pública estadual de saúde do Rio Grande do Norte decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado a partir dessa quarta-feira, 16 de julho, por não receberem os salários referentes ao mês de junho até o dia 15. A paralisação atinge profissionais vinculados à empresa JMT Service Locação de Mão de Obra Ltda., que presta serviços à Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN).

A decisão foi tomada em assembleia realizada com o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RN (SIPERN), que denunciou os constantes atrasos nos pagamentos de salários e do vale alimentação.

Segundo o sindicato, a greve será suspensa somente caso os pagamentos sejam efetuados até a próxima terça-feira. Ainda de acordo com o SIPERN, durante o movimento serão mantidos 30% do efetivo, em escala mínima, para garantir os serviços essenciais à população.

 

Confira abaixo o ofício enviado pelo SIPERN à JMT:

 

SIPERN

 

Natal/RN, 11 de julho de 2025.

 

OFÍCIO N.º 0033/2025

Prezado Senhor Sócio Administrador da

JMT Service Locação de Mão de Obra Ltda.

R. dos Potiguares, 2300 – Lagoa Nova, Natal – RN

 

Prezado Senhor,

 

Diante do O ATRASO NO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DE JUNHO DE 2025, dos trabalhadores terceirizados que prestam serviços à Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN), os trabalhadores desta empresa, reunidos em Assembleia com o Sindicato, deliberaram pelo indicativo de greve permanente em face dos constantes atrasos no pagamento dos salários e Vale Alimentação.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Para 55% dos brasileiros, Lula provocou Trump ao criticá-lo no Brics, aponta pesquisa Quaest

16/07/2025


                                               Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

A maioria dos brasileiros acredita que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao criticá-lo durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro. É o que mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16).

Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados consideram que houve provocação por parte de Lula. Outros 31% discordam e 14% não souberam ou não quiseram responder.

A fala de Lula aconteceu durante o encerramento da Cúpula, em meio às ameaças de Trump de aumentar tarifas de países do grupo.

Em seu discurso, Lula afirmou que acha “muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais”.

“Têm outras coisas e outros fóruns para um presidente do país do tamanho dos Estados Unidos falar com outros países”, concluiu o presidente da República.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Trump volta a defender Bolsonaro e chama julgamento no STF de ‘caça às bruxas’

15/07/2025


 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira 15 que o ex-presidente Jair Bolsonaro “não é um homem desonesto” e classificou como “caça às bruxas” o julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração foi dada na Casa Branca após o norte-americano ser informado por jornalistas sobre o pedido de condenação apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro.

“O presidente Bolsonaro é um bom homem. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e sei que sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo brasileiro. Ele lutou muito pelo povo brasileiro”, disse Trump.

“Ele negociou acordos comerciais contra mim em nome do povo brasileiro, e foi muito duro, porque queria fazer um bom negócio para seu país. Ele não era um homem desonesto. Acredito que isso seja uma caça às bruxas e que não deveria estar acontecendo. Eu sei disso”, completou.

“Veja, ele não é como se fosse meu amigo. Ele é alguém que eu conheço. Sei que ele representa milhões de brasileiros, são ótimas pessoas, ele ama o país e lutou muito por essas pessoas. E eles querem prendê-lo. Acho que isso é uma caça às bruxas e acho muito lamentável”, disse Trump.

As declarações ocorrem após o envio de uma carta pelo governo norte-americano ao presidente Lula, no último dia 9 de julho, informando sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto. No documento, Trump relaciona diretamente a decisão aos processos que Bolsonaro enfrenta no Brasil, afirmando que a medida foi tomada “em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

Na segunda-feira 14, a Procuradoria-Geral da República pediu ao STF a condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. As acusações constam das alegações finais apresentadas na ação penal que investiga a trama golpista planejada por aliados do ex-presidente.

Segundo a PGR, Bolsonaro liderou uma organização criminosa voltada a desacreditar o sistema eleitoral, incitar ataques a instituições democráticas e articular medidas de exceção. Em interrogatório no STF em junho, o ex-presidente negou qualquer envolvimento na suposta articulação golpista.

A carta enviada por Trump também cita supostos motivos econômicos para o tarifaço, como um alegado déficit dos EUA na balança comercial com o Brasil. Dados oficiais, no entanto, mostram que desde 2009 os Estados Unidos exportam mais do que importam do Brasil.

A decisão foi criticada por entidades da indústria e do agronegócio. A Confederação Nacional da Indústria afirmou que não há justificativa econômica para a tarifa e alertou para o impacto sobre empregos e exportações.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Motoristas do transporte intermunicipal do RN aprovam indicativo de greve; movimento pode começar na quarta

15/07/2025


              Movimento grevista pode iniciar nesta quarta-feira (16) - Foto: Reprodução

 

Motoristas do transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte aprovaram, em assembleia, um indicativo de greve. De acordo com informações do presidente do Sindicato dos Rodoviários do RN (Sintro-RN), Júnior Rodoviário, o movimento grevista pode iniciar nesta quarta-feira (16), caso as reivindicações não sejam atendidas.

“Nós estamos querendo que os empresários aceitem as mesmas condições que pedimos no (transporte) urbano, mas eles não estão querendo. Amanhã teremos a última rodada. Se eles não assinarem a nossa compensão, vamos fazer a greve na quarta-feira”, disse. 

De acordo com o diretor-executivo do Sintro, Gilvan Silva, as reinvindicações são iguais às que foram acordadas com os motoristas do transporte público de Natal, o que abrange a melhoria do salário da categoria e do vale alimentação. 

O edital lançado pelo sindicato prevê que o cancelamento da greve depende do aceite do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do RN (Setrans) sobre o dissídio econômico da categoria e cláusulas sociais da negociação da data-base 2025/2026.

Segundo Gilvan, a greve afetaria o sistema de transporte intermunicipal no estado como um todo, desde os ônibus que fazem itinerário entre cidades da Grande Natal, como também no interior.

 

98 FM NATAL

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Embaixada dos EUA diz que STF é “Supremo Tribunal de Moraes”

15/07/2025


                                                 Foto: Gustavo Moreno/STF

 

A Embaixada dos EUA no Brasil chamou o STF (Supremo Tribunal Federal) de “Supremo Tribunal de Moraes”, em referência ao ministro da Corte Alexandre de Moraes. A declaração foi feita em publicação no X, na 2ª feira (14.jul.2025), na qual o órgão comentou a mensagem do subsecretário do Departamento de Estado norte-americano, responsável pela área de Diplomacia Pública, Darren Beattie, sobre a imposição de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

A mensagem da Embaixada norte-americana foi escrita em português. Não está claro se a ideia era dizer “Supremo Tribunal de Moraes” ou se foi um erro de tradução e o sentido era, possivelmente, citar “a Suprema Corte da qual Moraes é integrante”.

Segundo Beattie, o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), impôs a tarifa como uma “consequência” por ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao comentar a mensagem de Beattie, a Embaixada disse: “Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas ao Supremo Tribunal de Moraes e ao governo Lula, em resposta aos ataques a Jair Bolsonaro [PL], à liberdade de expressão e ao comércio dos EUA. Esses ataques são vergonhosos e desrespeitam as tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estamos acompanhando de perto a situação”.

 

ENTENDA

 

Em carta destinada ao presidente Lula, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil. Ele justificou o aumento pelo tratamento que o governo brasileiro dispensou a Bolsonaro, a quem disse respeitar “profundamente”. O presidente norte-americano citou o julgamento ao qual Bolsonaro está sendo submetido no STF.

“A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, disse Trump. “Esse julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve terminar imediatamente!”, declarou.

O presidente dos EUA afirmou que o aumento das tarifas é, em parte, por causa dos ataques do Brasil às “eleições livres e ao direito fundamental à liberdade de expressão”.

Trump declarou que o STF emitiu “centenas de ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas de mídia dos EUA. Afirmou que a Corte ameaçou as empresas com multas em “milhões de dólares” e expulsão do mercado brasileiro.

As tarifas de 50% entram em vigor em 1º de agosto de 2025. A medida vale para todos os produtos brasileiros enviados para os EUA.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Metade dos proprietários de motos no RN não possui CNH, diz Detran

14/07/2025


Foto ilustrativa: motociclitas trafegando na rua em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

 

Metade dos proprietários de motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos no Rio Grande do Norte não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foi o que apontou um levantamento divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).

De acordo com o Detran, 49,7% dos proprietários não possuem CNH na categoria A, ou seja, não têm autorização legal para pilotar os próprios veículos. É importante lembrar que a compra do veículo sem a CNH é permitida - o que é proibido é conduzi-lo sem carteira.

Segundo o Detran, são 342.296 pessoas nessa situação, de um total de 688.894 veículos que exigem habilitação na categoria A - que permite a condução de veículos motorizados de duas ou três rodas.

 

"Por isso, é fundamental que apenas condutores habilitados conduzam veículos, sempre seguindo as normas de segurança”.

LEIA TAMBÉM

 

PRIMEIRA VEZ: Número de motocicletas ultrapassa o de carros no RN

MEIO MILHÃO: Mais de 500 mil novos veículos entraram em circulação no RN em 10 anos

SECRETARIA DE SEGURANÇA: 61% das mortes em acidentes de trânsito no RN em 2024 envolveram motocicletas

Primeira Habilitação

Para iniciar o processo de Primeira Habilitação ou Permissão para Dirigir, o candidato deve ter 18 anos completos, saber ler e escrever, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

 

A abertura do processo é feita presencialmente em uma unidade do Detran.

 

Para agendar o atendimento é através do Portal de Serviços. Veja os passos seguintes:

 

O usuário visita o Portal, faz o cadastro e aguarda no e-mail informado a autorização de acesso.

Depois, entra no portal e segue o caminho: “Agendamento > Habilitação > Atendimento CNH > Atendimento (Abertura de Processo) > Selecione Local de Atendimento > Data”.

Outra opção é abrir o processo de Primeira Habilitação diretamente no Centro de Formação de Condutores (CFC) da escolha do usuário.

Após o pagamento das taxas, o candidato realiza os exames médico e psicológico. Se aprovado, deve fazer o curso teórico em um CFC e, em seguida, a prova teórica.

Com a aprovação, são iniciadas as aulas práticas, e por fim, o candidato faz o exame de direção. Aprovado em todas as etapas, ele recebe a Permissão para Dirigir (PPD).

 

 

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Transporte Intermunicipal no RN pode parar a partir desta terça-feira (15)

14/07/2025


                                                               Foto: SintroRN

 

Os moradores do Rio Grande do Norte devem ficar atentos: o transporte intermunicipal pode ser paralisado já nesta terça-feira, dia 15 de julho. A possível greve será decidida após uma reunião marcada para esta segunda-feira (14) entre o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do RN (Sintro-RN) e os empresários do setor.

A categoria dos motoristas apresentou uma série de reivindicações, incluindo: reajuste salarial de 6,23%, aumento do vale-alimentação para valores entre R$ 500 e R$ 550, manutenção do direito a até três dias de atestado médico sem desconto e redução do desconto do plano de saúde, atualmente em 15,5%.

Segundo o Sintro-RN, caso os empresários não aceitem as propostas, a greve será iniciada já no dia seguinte. A paralisação afetaria todas as linhas entre cidades do estado, com exceção do transporte urbano de Natal e Mossoró, que seguem operando normalmente.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Lula convoca Alckmin para tratar de tarifaço; medidas saem até terça-feira

14/07/2025


 

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesse domingo (13), em São Paulo, que o decreto de regulamentação da reciprocidade às tarifas impostas pelos Estados Unidos deve ser publicado até terça-feira (15). A declaração ocorre após o governo norte-americano anunciar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, em medida que gerou forte reação do Planalto.

Alckmin também informou que foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma reunião em Brasília. O encontro vai tratar dos últimos ajustes no decreto de retaliação aos Estados Unidos, que deve ser publicado até terça-feira (15).

Ele participou na manhã deste domingo da inauguração de um viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo, e planejava viajar para Brasília apenas na segunda-feira (14). Com a convocação de Lula, ele antecipou a agenda e embarca ainda hoje.

A avaliação no Planalto é de que o texto do decreto de resposta às tarifas impostas pelos EUA ao aço e ao alumínio brasileiros pode incluir “outros adendos”, além da aplicação direta das novas alíquotas. Os detalhes estão sendo fechados sob sigilo para evitar reações antecipadas de empresas ou países atingidos.

“O Congresso Nacional aprovou a Lei da Reciprocidade, que determina: se houver tarifa lá, haverá tarifa aqui. A regulamentação, que é por decreto, sai amanhã ou até terça-feira”, afirmou Alckmin. “O governo vai trabalhar porque entendemos que essa medida é inadequada, não se justifica e vamos recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio).”

Segundo o vice-presidente, os Estados Unidos mantêm um superávit comercial com o Brasil, tanto na balança de bens quanto de serviços, e não há justificativa econômica para o chamado “tarifaço”.

“Em reação às tarifas americanas, o Brasil não é problema para os EUA. Os EUA têm um superávit conosco, tanto de serviços quanto de bens. O déficit comercial deles no ano passado foi de US$ 1,2 trilhão, mas não com o Brasil. O Brasil é superavitário para eles”, disse.

Alckmin ainda criticou a decisão unilateral do governo norte-americano, destacando que oito dos dez principais produtos exportados pelos EUA ao Brasil já são isentos de impostos.

“Vamos trabalhar para reverter isso porque não tem sentido. Essa medida, inclusive, prejudica o consumidor norte-americano.”

A retaliação anunciada pelos EUA tem sido interpretada pelo governo como motivada por razões políticas, já que o anúncio foi feito por Donald Trump, ex-presidente norte-americano e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu no STF por tentativa de golpe de Estado.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Idoso de 63 anos morre afogado em lagoa na zona rural de Touros

14/07/2025


                                                      Foto: tourosurgentern

 

Na tarde deste domingo (13/07), um homem de 63 anos identificado como Francisco Pedro da Cruz, conhecido popularmente como “Tio”, faleceu após se afogar na Lagoa do Olé, localizada na comunidade de Souza do Padre, zona rural do município de Touros, no Rio Grande do Norte.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que realizou os procedimentos de perícia e remoção do corpo.

De acordo com informações de moradores, Francisco era uma pessoa bastante conhecida e querida na cidade, reconhecido por sua generosidade e por sempre ajudar quem precisava.

As circunstâncias do afogamento ainda não foram oficialmente esclarecidas. Com informações do tourosurgentern

 

 

BLOG DO ASSIS SILVA

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Próxima Última página