Geral

Geral

Crianças e adolescentes representam quase 30% dos desaparecimentos no Brasil em 2025

01/02/2026


Na prática, os números indicam que delegacias de polícia registraram, em média, 66 boletins de ocorrência por dia. Foto: Instituto do Câncer Infantil/Divulgação

 

Os registros de desaparecimento no Brasil em 2025 revelam um dado preocupante: crianças e adolescentes correspondem a 28% das ocorrências notificadas no país. De acordo com informações do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), 23.919 dos 84.760 casos contabilizados ao longo do ano envolveram vítimas com menos de 18 anos.

Na prática, os números indicam que delegacias de polícia registraram, em média, 66 boletins de ocorrência por dia relacionados ao sumiço de pessoas nessa faixa etária. O volume representa um aumento de 8% em relação a 2024, quando foram notificadas 22.092 ocorrências envolvendo crianças e adolescentes. O crescimento é o dobro do registrado nos casos gerais, que tiveram alta de 4%, passando de 81.406 para 84.760 registros no mesmo intervalo.

Apesar do avanço recente, o total de desaparecimentos em 2025 ainda é quase 14% inferior ao registrado em 2019, ano em que a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas entrou em vigor, quando houve 27.730 ocorrências. Ainda assim, os dados confirmam a tendência de crescimento gradual iniciada em 2023, período que somou 20.445 denúncias.

Outro aspecto que chama atenção é o perfil das vítimas. Embora os homens representem 64% do total de pessoas desaparecidas, no recorte infantojuvenil a maioria dos casos envolve meninas, que correspondem a 62% das ocorrências.

Desde 2019, a legislação brasileira considera como desaparecida qualquer pessoa cujo paradeiro seja desconhecido, independentemente da causa, até que haja confirmação de recuperação e identificação por meios físicos ou científicos.

 

Classificação dos desaparecimentos

Especialistas destacam a importância de distinguir as circunstâncias do desaparecimento. Entre as classificações mais comuns estão o desaparecimento voluntário, o involuntário — quando não há uso de violência —, e o forçado.

Há ainda uma categoria menos difundida. Segundo Simone Rodrigues, coordenadora do Observatório de Desaparecimento de Pessoas no Brasil (ObDes), da Universidade de Brasília (UnB), existe o chamado “desaparecimento estratégico”, que ocorre quando a pessoa some como forma de sobrevivência. “É o caso de uma mulher que foge de um companheiro abusivo ou de uma criança vítima de maus-tratos”, afirmou à Agência Brasil, ressaltando que as causas do fenômeno são “complexas e diversas”.

Levantamento do Mapa dos Desaparecidos no Brasil, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta ainda que a maioria dos casos ocorre entre sexta-feira e domingo.

 

Com informações da Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Operação Zero Álcool registrou 66 prisões por embriaguez ao volante em janeiro de 2026

01/02/2026


                                                      foto: Divulgação/PMRN

 

A OPERAÇÃO ZERO ÁLCOOL do CPRE/Batalhão Rodoviário contabilizou, no mês de janeiro, 66 prisões de condutores por dirigir sob a influência de álcool. 

O número já representa 16% de todas as prisões consignadas pela Unidade em 2025, ano este em que já tinha sido registrado o maior quantitativo de flagrantes da última década no Rio Grande do Norte.Turismo Rio Grande

 

Descobrir mais

Cursos de primeiros socorros

Serviços de consultoria política

Blog notícias gerais

As autuações criminais ocorreram em Natal e Grande Natal, sendo:

17 – Natal 

07 – São Gonçalo do Amarante

10 – Macaíba

04 – São José de Mipibu

08 – Nísia Floresta

14 – Parnamirim

06 – Extremoz

 

As prisões por embriaguez ocorrem quando os testes de alcoolemia apontam valores superiores a 0.33mg/l ou, mesmo diante da recusa ao etilômetro, o condutor apresenta sinais de alteração da capacidade psicomotora.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Na volta do recesso, Senado acumula 45 pedidos de impeachment contra Moraes

01/02/2026


                                                     Foto: Rosinei Coutinho/STF

 

Com a abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (2), o Senado retoma a análise de 45 pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. As representações aguardam despacho desde 2021.

O número deve crescer nos próximos dias, com um novo pedido articulado pela oposição na Câmara dos Deputados. A proposta não exige número mínimo de assinaturas, mas os parlamentares buscam reunir apoio recorde.

O pedido mais recente foi apresentado em 20 de janeiro, durante o recesso, por iniciativa popular. Levantamento aponta que quatro pedidos também citam outros ministros da Corte. Outros 14 pedidos já foram arquivados, incluindo um apresentado por Jair Bolsonaro em 2021.

Moraes lidera o ranking de representações no Senado, seguido por Luís Roberto Barroso (20 pedidos) e Gilmar Mendes (13). O ministro é alvo preferencial da oposição por sua atuação como relator do inquérito da trama golpista, que resultou na condenação de Bolsonaro.

O novo pedido questiona a atuação de Moraes e supostas relações com o Banco Master. O ministro confirmou ter conversado com Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, mas negou tratar de assuntos ligados à instituição.

 

Como funciona o impeachment de ministros do STF

 

Cabe ao Senado Federal processar e julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade. Qualquer cidadão pode apresentar pedido, mas o avanço depende do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

O rito pode mudar. Senadores pretendem retomar neste ano a discussão sobre a atualização da Lei do Impeachment. Em dezembro, uma decisão de Gilmar Mendes restringiu temporariamente os pedidos à PGR, mas o ministro recuou após reação do Senado.

Permaneceu, porém, a regra que exige dois terços dos votos (54 senadores) para aprovar o afastamento e a vedação ao uso do mérito de decisões judiciais como fundamento para impeachment.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Ministros do STF defendem prisão domiciliar para Bolsonaro

30/01/2026


 

A articulação para Jair Bolsonaro ir para a prisão domiciliar envolve não apenas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas também conta com o apoio de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) que nos bastidores têm manifestado apoio à transferência do ex-presidente.

Segundo relatos obtidos pela equipe da coluna, o ministro Gilmar Mendes ajudou a convencer o relator da trama golpista, Alexandre de Moraes, a receber Michelle em seu gabinete no último dia 15.

E o próprio Gilmar, que também conversou com Michelle, tem expressado reservadamente apoio à prisão domiciliar por conta dos problemas de saúde de Bolsonaro – ainda que sempre frise que a decisão cabe a Moraes, de quem é próximo.

Indicado ao cargo pelo ex-presidente, o ministro Kassio Nunes Marques também já disse a Moraes que apoia a prisão domiciliar.

Gilmar e Nunes Marques são da Segunda Turma do STF e não da Primeira, portanto não votaram pela condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por articular um golpe de Estado.

“Se o Bolsonaro morrer na cadeia, o Supremo fica mais no sal ainda”, disse ao blog um interlocutor do ex-presidente ouvido em caráter reservado, em referência ao desgaste provocado na imagem da Corte com as decisões esdrúxulas tomadas pelo ministro Dias Toffoli no caso Banco Master.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Presidente Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta (30)

30/01/2026


 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30), em Brasília. A Presidência informou que os exames pré-operatórios foram concluídos nesta quinta-feira (29), e que o presidente manteve sua rotina de trabalho na Granja do Torto durante o dia.

Lula já passou por cirurgias oculares anteriormente. Em 2020, ele operou o olho direito. Além disso, desde que retornou à Presidência em 2023, realizou pelo menos quatro procedimentos médicos, incluindo cirurgia no quadril, blefaroplastia e intervenções de emergência após uma hemorragia interna no cérebro. Segundo especialistas, todos os procedimentos foram bem-sucedidos e contribuíram para a manutenção da saúde do presidente.

A catarata surge naturalmente com o envelhecimento e deixa o cristalino — a lente natural do olho — opaco, prejudicando a visão. Quem sofre da condição enxerga como se olhasse através de vidro embaçado.

Na cirurgia, o médico substitui a lente natural por uma lente artificial transparente. O procedimento é rápido, dura apenas alguns minutos, e geralmente melhora significativamente a visão. Além disso, apresenta baixo risco de complicações, sendo considerado seguro por especialistas.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Adolescente de 13 anos morre após ataque de tubarão em Olinda

30/01/2026


Foto: Reprodução/Instagram

Agência Brasil

 

Deivison Rocha Dantas, de 13 anos, morreu nesta quinta-feira (29) após ser atacado por um tubarão na praia Del Chifre, em Olinda, Pernambuco. O adolescente brincava com amigos no mar quando sofreu uma mordida na parte de trás da coxa direita, por volta das 14h20.

O adolescente foi retirado da água e recebeu os primeiros socorros de pessoas que estavam no local. Em seguida, foi levado para o Hospital Tricentenário.

De acordo com a equipe médica, o adolescente teve uma parada cardiorrespiratória e já chegou sem vida ao serviço médico.

“Ele tinha uma lesão bastante extensa na coxa direita, local de artérias que irrigam os membros inferiores, e como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue”, explicou o médico que atendeu o garoto, Levi Dailton.

A região é conhecida pelo histórico de ataques de tubarão. Com esse caso, já são seis incidentes registrados nesse trecho. Com a morte de Deivison, Pernambuco chega a 27 mortes de vítimas de tubarão, em um total de 82 ocorrências registradas desde 1992.

Há quase três anos não havia registro de ataques na orla do estado. Atualmente, a área está sem monitoramento. No início deste ano, o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões lançou um edital para retomar esse trabalho.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

RN cria 15,8 mil empregos em 2025, menor saldo desde a pandemia

30/01/2026


                                                              Foto: Adriano Abreu

 

O Rio Grande do Norte encerrou 2025 com saldo positivo de 15.870 empregos formais, segundo dados do Novo Caged, resultado de 257.414 admissões e 241.544 demissões ao longo do ano. Apesar de manter o mercado de trabalho no campo positivo, o desempenho representa uma forte desaceleração na geração de vagas e configura o menor saldo anual desde a pandemia da covid-19, quando o estado terminou 2020 com resultado negativo de 3.146 desligamentos a mais que o número de contratações.

Em comparação com 2024, quando o RN havia registrado saldo de 34.156 postos, a queda foi de mais de 53%. O resultado de 2025 também ficou abaixo dos saldos observados em 2023 (22.496 vagas), 2022 (21.030) e 2021 (32.692), evidenciando um ritmo mais fraco de expansão do emprego formal no estado.

Ainda assim, o RN acompanhou a tendência nacional de crescimento do emprego ao longo do ano. Em 2025, o Brasil fechou o período com saldo positivo de 1.279.498 vagas com carteira assinada, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Todas as unidades da federação tiveram resultado positivo no acumulado do ano, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia em números absolutos, e Amapá, Paraíba e Piauí nas taxas proporcionais de crescimento.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Seca: RN é o estado do Nordeste com mais cidades em emergência

29/01/2026


 

O Rio Grande do Norte tem 131 municípios (ou 78,4% do total) em situação de seca grave ou extrema, de acordo com dados da Defesa Civil estadual com base em informações da Agência Nacional das Águas (ANA). Desse total, 126 estão com emergência reconhecida pelo Governo Federal. A razão para isso, segundo o tenente-coronel Alexandre Fonseca, coordenador da Defesa Civil do RN, é que parte dos municípios em condições críticas deixou de solicitar o reconhecimento federal. O Estado é o primeiro do Nordeste e o segundo do País com mais cidades em decreto emergencial pela Secretaria Nacional de Proteção por causa da seca.

No Brasil, Minas Gerais é o estado com maior número de cidades em emergência pela seca com reconhecimento pelo Governo Federal: 136. No Nordeste, o Piauí contabiliza a segunda maior quantidade: 103 municípios. Os dados estão disponíveis no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O tenente-coronel Alexandre Fonseca, da Defesa Civil do RN, detalhou que o reconhecimento pode ocorrer também por parte de estados e municípios.

Ele lembra que em outubro do ano passado, o Governo do Estado reconheceu emergência em 147 cidades potiguares, quando o cenário era um pouco mais confortável. O decreto estadual tem prazo de vigência de 180 dias – até abril, portanto. “À época, nenhum município estava em situação de seca extrema, mas já havia alguns com seca grave. O decreto foi feito com base em prejuízos da agricultura, necessidade de investimentos, questões relacionadas a recursos hídricos”, diz.

“Mas hoje, com base nos dados da ANA, há um grande número de cidades potiguares com seca extrema”, acrescenta coronel Fonseca. Segundo o monitor da Agência Nacional das Águas, são 88 municípios (52,6% do total) no RN com seca extrema, outros 43 (ou 25% dos 167 municípios) estão em situação de seca grave. Os números, referentes a dezembro passado, são atualizados mensalmente. Os dados de janeiro ainda não estão disponíveis.

“Nem todos têm emergência reconhecida pelo Governo Federal porque deixaram de preencher o formulário que pede tal reconhecimento”, explica coronel Fonseca. O decreto de emergência pela Secretaria Nacional de Proteção é importante para viabilizar ações de enfrentamento à crise junto a órgãos nacionais.

No último dia 19, por exemplo, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) disponibilizou o primeiro pagamento do Programa Bolsa Família (PBF) em um calendário unificado de transferência para 176 municípios de nove estados afetados de maneira crítica pela condição climática em questão.

O investimento é de R$ 266,7 milhões, destinados a atender 389,58 mil famílias no País em situação de emergência ou calamidade pública. No RN, o benefício, cujo volume total é de R$ 166,72 milhões, foi disponibilizado para 250,45 mil famílias de 120 cidades com decreto emergencial por conta da seca. Na esfera local, segundo a Defesa Civil do RN, as ações têm se concentrado na articulação junto aos municípios para a Operação Carro-Pipa e distribuição de cestas básicas para o combate à insegurança alimentar.

“Desde novembro do ano passado, foram atendidas mais de 40 mil famílias com a distribuição de cestas. O investimento é de quase R$ 8 milhões, com recursos oriundos do MDS. Em relação à Operação Carro-Pipa, são 82 municípios contemplados, com atendimento a mais de 88 mil pessoas na zona rural. Temos 225 carros-pipa em operação”, descreve o coordenador da Defesa Civil do RN.

 

Outras medidas

 

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, aponta que uma série de outras medidas foi adotada para amenizar a crise, como a distribuição de feno para os animais de áreas afetadas, além de perfuração e instalação de poços. “Tivemos também obras estruturantes, como a transposição das águas do São Francisco, o Ramal do Apodi e a Barragem de Oiticica. Sem falar que a Emater e as prefeituras têm consolidado apoio aos agricultores com máquinas e equipamentos”, falou o secretário.

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), por sua vez, informou que cabe ao órgão a gestão dos recursos hídricos. Segundo o Igarn, uma das medidas adotadas nesse sentido é a “alocação das águas”, que consiste no uso definido do recurso hídrico de acordo com a necessidade de cada reservatório.

“Para entender essa necessidade, são realizadas reuniões com órgãos federais, estaduais e municipais, usuários, sindicatos, associações e a sociedade civil em geral, com o objetivo de definir o uso das águas em determinado período”, disse o Igarn. Desde o ano passado, as alocações já foram realizadas em nove reservatórios, dentre eles a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, e os açudes Itans e Gargalheiras.

 

Medidas insuficientes

 

Para a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado (Fetarn), as ações implementadas são insuficientes para combater a crise, classificada como grave. “As ações são paliativas, ao mesmo tempo em que algumas obras, como a da transposição, ainda não atendem às necessidades da agricultura. E instalações e perfurações de poços são iniciativas que, até hoje, se desenham de forma muito lenta. Falta um planejamento ao Estado”, avalia Erivam do Carmo, presidente da Fetarn.

Para José Vieira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), o enfrentamento da seca nos municípios tem sido conduzido essencialmente pelas prefeituras, pela Defesa Civil e pelos governos estadual e federal, com foco em ações emergenciais. Mas, segundo ele, “apesar dos esforços locais, o enfrentamento ainda é reativo e insuficiente diante da recorrência do fenômeno”.

De acordo com Vieira, no curto prazo, é fundamental garantir que os municípios com reconhecimento federal vigente consigam acessar, sem demora, os instrumentos de apoio ao produtor, especialmente crédito emergencial e renegociação de dívidas. “No médio e longo prazos, é indispensável avançar em uma agenda estruturante de segurança hídrica, reduzindo a dependência de medidas emergenciais”, falou o presidente da Faern, ao comentar que a crise tem provocado quebra de safra e perda de produtividade na agricultura e falta de pasto e água na agropecuária, com reflexos também no custo da alimentação animal.

O vice-presidente da Federação dos Municípios do RN, Fernando Bezerra, solicitou apoio, via ofício, à Bancada Federal do RN em Brasília para tratar de ações emergenciais. Dentre as ações, o ofício sugere reunião urgente da Bancada com representantes do Ministério da Agricultura, Conab, Ministério do Desenvolvimento Regional, Femurn e Governo do RN. Outra proposta, em ofício, pede o início das operações plenas dos polos da Conab, contratação/execução das perfurações prioritárias de poços e instalação/reativação de dessalinizadores no Estado.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

“Se agiu como adulto para cometer o crime, tem que ser considerado adulto para ser punido”, afirma Coronel Hélio

29/01/2026



 

O debate sobre a redução da maioridade penal voltou ao centro das discussões nacionais após o crime de extrema crueldade cometido por adolescentes contra o cão comunitário em Florianópolis, conhecido como Orelha.

Para o Coronel Hélio, pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, o Brasil chegou a um ponto de esgotamento.

“Se agiu como um adulto para cometer o crime, tem que ser considerado adulto para ser punido.”

A afirmação sintetiza um posicionamento que vem ganhando cada vez mais apoio popular: crimes extremos exigem respostas firmes, proporcionais e responsáveis por parte do Estado.

 

Crimes cruéis não podem ser tratados como atos leves

 

Segundo Coronel Hélio, o problema não está na proteção da juventude — princípio que deve ser preservado —, mas sim no uso distorcido da legislação para garantir impunidade em casos de extrema gravidade.

Casos de crueldade animal, como o que chocou o país recentemente, ou crimes hediondos praticados por adolescentes que envolvem assassinatos, estupros e latrocínios, revelam uma realidade dura:

em muitos desses episódios, os autores agem com plena consciência, planejamento e total desprezo pela vida, seja ela humana ou animal. 

“Não estamos falando de erro juvenil ou imaturidade. Estamos falando de crimes praticados com clareza de intenção”, afirma.

 

Responsabilização com rigor e justiça

 

Para o Coronel Hélio, não é aceitável que crimes cruéis sejam relativizados ou que seus autores se escondam atrás de um sistema que falha em punir, educar e ressocializar.

Ele defende a redução da maioridade penal para que crimes cruéis e extremos como esse e tantos outros que vemos sendo cometidos por adolescentes não passem impunes. E deixa claro:

“Quem comete crime cruel deve ser julgado com o rigor que a gravidade do ato exige.”

 

 

BLOG DO MONTORIL

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Aniversariante do Dia: Meu Pai José Araújo

28/01/2026


Aniversariante do dia, meu pai, José Araújo, 89 anos de idade (Foto: arquivo familiar) 

 

 

 

Parabéns, meu pai José Araújo! 

 

Hoje comemoramos 89 anos de uma vida cheia de histórias, ensinamentos e amor.

 

Sua presença é um presente para todos nós.

 

Que este novo ano venha com muita saúde, serenidade e carinho ao seu redor.

 

 

 

Te amo pai, do filho amigo sempre: Marco Montoril

 

 

BLOG DO MONTORIL

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Grávida perde o bebê, a mãe e o filho de 7 anos em acidente de carro no RN

28/01/2026


 

Um acidente de carro registrado na RN-288, em Acari, nesta terça-feira 27, resultou na morte de três pessoas da mesma família. Uma mulher grávida de sete meses perdeu o bebê, a mãe e o filho de 7 anos de idade. O veículo caiu em um barranco e capotou várias vezes. As informações são do g1 RN.

De acordo com o delegado Roney Nóbrega, seis pessoas estavam no carro, que era conduzido pelo cunhado da mulher grávida. “Fazendo uma análise preliminar do cenário, tudo indica que ele teria perdido o controle do veículo, subido parte do acostamento, resultando nessa queda da barreira”, disse o delegado.

Um acidente de carro registrado na RN-288, em Acari, nesta terça-feira 27, resultou na morte de três pessoas da mesma família. Uma mulher grávida de sete meses perdeu o bebê, a mãe e o filho de 7 anos de idade. O veículo caiu em um barranco e capotou várias vezes. As informações são do g1 RN.

De acordo com o delegado Roney Nóbrega, seis pessoas estavam no carro, que era conduzido pelo cunhado da mulher grávida. “Fazendo uma análise preliminar do cenário, tudo indica que ele teria perdido o controle do veículo, subido parte do acostamento, resultando nessa queda da barreira”, disse o delegado.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Lula se aconselha com Alexandre de Moraes sobre segurança pública

28/01/2026


                                                          Foto: Joedson Alves

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consultou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre políticas de segurança pública para a atual gestão.

Os dois almoçaram há duas semanas, a pedido de Lula, em meio à preocupação do petista de viabilizar uma bandeira eleitoral sobre o assunto.

Antes de ter sido indicado para a Suprema Corte, Moraes foi ministro da Justiça e secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo.

Segundo relatos feitos à CNN por assessores do governo, o presidente queria saber a opinião do ministro sobre a recriação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no rastro da PEC da Segurança Pública.

Além disso, Lula procurava a sugestão de nomes que poderiam conduzir a pasta com postura técnica, mas com discurso firme.

Em reunião nesta terça-feira (27), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou a PEC da Segurança e o PL Antifacção como prioridades no retorno do processo legislativo.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Prefeito de Ielmo Marinho é preso em operação policial; arremessou dinheiro e celular durante a ação

28/01/2026


 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (28), a Operação Securitas, para dar cumprimento a mandados judiciais de busca e apreensão no âmbito de investigação que apura a atuação de organização criminosa, com participação de agente político e integrante das forças de segurança. As diligências ocorreram nos municípios de Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim.

As investigações tiveram início em 2023 e indicam que o grupo criminoso estaria estruturado para a intimidação de adversários políticos e a prática de outros ilícitos, contando com núcleo armado e capilaridade político-administrativa. De acordo com a apuração, o prefeito investigado, do município de Ielmo Marinho, é apontado como líder da organização criminosa. Há ainda investigados ocupantes de mandato legislativo e um policial militar.

Os fatos que impulsionaram a investigação incluem ocorrência registrada em Ielmo Marinho, quando houve notícia de que homens fortemente armados estariam no interior da Câmara Municipal, supostamente para fazer segurança privada de parlamentar e intimidar opositores. Na ocasião, foi apreendido um arsenal, com armas e munições, inclusive de calibres restritos (.40 e .45), além de outros materiais.

A operação tem como objetivo reunir novos elementos probatórios para esclarecer, principalmente, a prática de porte ilegal de arma de fogo, constituição de milícia privada e organização criminosa, além de identificar eventuais outros envolvidos. Os mandados visam à apreensão de documentos, valores, armas e dispositivos eletrônicos, incluindo aparelhos celulares.

Durante o cumprimento das medidas judiciais, o prefeito investigado foi preso em flagrante por embaraçar investigação de organização criminosa, ao arremessar para fora de sua residência valores em dinheiro e um aparelho celular, na tentativa de ocultar provas.

As apurações contam com a atuação integrada do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) e o apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN). Durante a ação, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

O nome “Securitas” tem origem no latim e significa segurança, fazendo referência ao objetivo central da ação policial, que é restabelecer a ordem pública, coibir a atuação de grupos armados e proteger as instituições democráticas, especialmente diante do uso da violência e da intimidação no ambiente político-administrativo.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Allyson confirma apreensão de celular, notebook e HDs durante ação da PF em Mossoró

27/01/2026


                                               Foto: José Aldenir/Agora RN

 

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, confirmou que agentes da Polícia Federal apreenderam um telefone celular, um notebook e dois HDs pessoais durante diligência realizada na manhã desta terça-feira 27, em sua residência. A ação integra uma investigação iniciada em 2023, que apura possíveis irregularidades no fornecimento de medicamentos no município.

A confirmação foi feita pelo próprio prefeito, em vídeo publicado nas redes sociais. Segundo Allyson, os policiais foram recebidos de forma cordial e tiveram acesso a todos os ambientes da casa.

“Ao final, foi levado o meu celular, o meu notebook e dois HDs pessoais onde guardo recordações e memórias de toda a minha vida”, afirmou.

No pronunciamento, o gestor declarou estar tranquilo, em casa com a família, e afirmou confiar na Justiça. Ele também disse que está à disposição para apresentar documentos e colaborar com a investigação.

 

“Não tenho compromisso com o erro. Acredito na Justiça e por ela lutarei todos os dias da minha vida”, disse.

 

Allyson afirmou ainda que a investigação tem origem em um processo de 2023 e ressaltou que, naquele ano, editou um decreto determinando que todos os medicamentos distribuídos à população passassem por um sistema federal de transparência. De acordo com ele, a medida foi comunicada aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Até o momento, a Polícia Federal não divulgou detalhes oficiais sobre a investigação nem informou se há outros investigados.

 

Operação

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram, nesta terça-feira 27, uma operação conjunta com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado ao desvio de recursos públicos e a fraudes em procedimentos licitatórios.

Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão no estado, além da adoção de medidas cautelares e patrimoniais determinadas no âmbito da investigação.

A PF cumpre mandados nas cidades: Mossoró, Natal, Parau, São Miguel, Upanema, Serra do Mel, Pau dos Ferroa e José da Penha.

Segundo as apurações, há indícios de irregularidades em contratos de fornecimento de insumos para a rede pública de saúde. As investigações envolvem empresas sediadas no Rio Grande do Norte que atuavam junto a administrações municipais de diversos estados.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Deputado Ubaldo articula projeto habitacional que prevê 300 casas para municípios do Seridó

27/01/2026


 

Na manhã desta segunda-feira (26 de janeiro), o deputado estadual Ubaldo Fernandes articulou uma importante reunião na Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) com foco na viabilização de um projeto habitacional estratégico para a região do Seridó.

O encontro contou com a presença do vereador João Alexandre, de Cerro Corá, do superintendente habitacional da Caixa Econômica Federal, Raimundo, além da equipe técnica da Seplan. A pauta principal foi dar celeridade ao projeto junto ao Governo Federal para a liberação de recursos para a área habitacional.

O projeto prevê a construção de 300 unidades habitacionais, beneficiando diretamente os municípios de Acari, Cerro Corá, Currais Novos e Tenente Laurentino, contribuindo de forma significativa para o enfrentamento do déficit habitacional nesrs região do Rio Grande do Norte.

De acordo com o deputado Ubaldo, a reunião representa mais um passo concreto na articulação entre Estado, municípios e Governo Federal. “Nosso objetivo é garantir que os projetos avancem com rapidez e eficiência, levando moradia digna para quem mais precisa”, destacou.

O vereador João Alexandre reforçou a importância da parceria e agradeceu o empenho do parlamentar: “Só temos a agradecer ao deputado Ubaldo, que mais uma vez demonstra compromisso com o povo do Seridó”. A iniciativa reafirma o papel do mandato do deputado na articulação por soluções efetivas para o desenvolvimento social e habitacional do estado.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Esquerda comanda 8 dos 10 Estados com mais mortes do Brasil

26/01/2026


                                                            Foto: Ricardo Stuckert

 

Governadores com perfis mais à esquerda comandam 8 dos 10 Estados com mais mortes violentas em 2025. O levantamento é do Poder360 e leva em conta dados oficiais do Ministério da Justiça. Considera registros de homicídios, feminicídios, latrocínios e mortes pós-lesões corporais.

O Ceará, de Elmano de Freitas (PT), lidera o ranking das unidades da Federação mais violentas. Teve no ano passado 32,6 mortes a cada 100 mil habitantes. Em Pernambuco, de Raquel Lyra (PSD, mais de centro), que ocupa o 2º lugar, foram 31,6. Em Alagoas, de Paulo Dantas (que é do MDB, mas tem visões mais à esquerda), foram 29,4, assumindo a 3ª posição.

A média de mortes em Estados comandados por políticos mais à esquerda é maior: 23,4 a cada 100 mil habitantes. Nas unidades da Federação chefiadas pela direita, essa média é de 14,8.

Os números de mortes por intervenção policial não entraram na conta por não estarem estratificados por cidade até agora. Esses dados, quando forem atualizados, não mudarão a leitura geral dos quadros apresentados nesta reportagem.

Como o ano ainda está começando, é possível que os números fechados tenham leves variações caso correções mínimas sejam feitas nos próximos dias.

São Paulo, por exemplo, não enviou as informações referentes a dezembro. Isso não interferirá nos números apresentados acima nem no ranking geral porque historicamente o Estado sempre fica mais bem posicionado por causa do tamanho da sua população (46,1 milhões de pessoas).

O Ceará, que aparece como a unidade da Federação mais perigosa do Brasil, disse ao Poder360 que –apesar do número ainda alto de mortes– houve uma redução na comparação do 2024. Destacou ações que resultaram no aumento de prisões e redução de crimes específicos, como o latrocínio.

 

DIREITA TEM MAIORES MELHORAS

 

De 2022 até agora, 24 unidades da Federação registraram queda nas mortes a cada 100 mil habitantes. Nos 10 Estados com as melhoras mais significativas, 6 são governados pela direita, 3 pela esquerda e 1 pelo centro.

 

Esse recorte foi escolhido porque em 2022 foi quando teve a última eleição geral. Os governadores eleitos àquela época assumiram o poder no ano seguinte. Essas autoridades organizam as forças de segurança de seus Estados e são responsáveis pela elaboração da maioria das políticas públicas voltadas a essa área.

 

A classificação ideológica dos governadores levou em conta apoios dados a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou a Jair Bolsonaro (PL) em 2022 e posições históricas de cada político.

 

ESQUERDA COBRADA

 

A esquerda é sempre cobrada para dar mais atenção à pauta de segurança pública. Políticos da oposição atribuem a esse grupo político o aumento da violência no Brasil neste século.

Esse tema será um dos mais explorados nas eleições de outubro. Enquanto o Planalto visa a enfrentar a questão com a apresentação de projetos como o PL (projeto de lei) Antifacção e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública, a alta taxa de mortes em Estados comandados pelo PT e pela esquerda em geral pode ser explorada pelos adversários.

Levantamento da Ipsos, divulgado em 7 de janeiro, mostrou que 45% dos brasileiros afirmam que o crime e a violência são os temas que mais os preocupam no país. Já uma pesquisa Datafolha, divulgada em 13 de dezembro, mostrou que a segurança se tornou o 2º tema que mais preocupa os brasileiros –só perde para saúde.

O debate sobre a violência ganhou ainda mais espaço tanto na mídia quanto na política depois da megaoperação no Complexo da Penha (RJ), em 28 de outubro de 2025, que deixou 122 mortos.

A ação, comandada pelo governo de Cláudio Castro (PL, de direita), foi questionada pelo governo federal e por parte da esquerda brasileira. Além disso, órgãos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), repudiaram a ação da polícia fluminense.

 

Poder360

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Pedro Filho amplia agenda pelo RN com fé, serviço e compromisso social

25/01/2026


 

Nos últimos dias, o vereador de Assú e pré-candidato a deputado federal, Pedro Filho, tem intensificado sua caminhada pelo Rio Grande do Norte, cumprindo uma agenda marcada pela fé, pelo serviço ao próximo e pela proximidade com as comunidades.

Em Natal, Pedro Filho participou do Culto de Celebração ao Senhor pelos 68 anos do bairro de Mãe Luiza, um momento de gratidão, oração e comunhão que reuniu moradores e lideranças locais em um ambiente de fé e esperança.

Já no município de Santa Maria/RN, esteve presente em uma Ação Social voltada ao cuidado com a saúde visual da população, oferecendo exames de vista e óculos de grau. A iniciativa aconteceu em parceria com o vereador Geninho, reforçando o compromisso com ações concretas que impactam positivamente a vida das pessoas.

Pedro Filho também prestigiou a posse do pastor José Luiz no campo eclesiástico de Patu/RN, demonstrando respeito e apoio ao trabalho desenvolvido pelas igrejas e lideranças cristãs no interior do estado.

A presença constante em diferentes regiões do RN reafirma o propósito de Pedro Filho de seguir ampliando sua caminhada, levando a Palavra de Deus, promovendo boas ações e fortalecendo laços com quem acredita que fé e responsabilidade social caminham juntas.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Próxima Última página