Religião

Religião

Um dia após incêndio, homem tem alta e acha Bíblia intacta em carro queimado: “É fé em Deus. Isso é um milagre”

17/03/2024


                                               Foto: Videopress Produtora

 

 A primeira coisa que o mecânico Josué da Rocha Filho, de 44 anos, fez nesta sexta-feira (15), – um dia depois de ter tido o carro queimado em função do incêndio de um caminhão onde ele estava estacionado-, foi verificar o que tinha sobrado inteiro dentro do veículo. E lá estava, do lado do banco do motorista, a Bíblia que ele carrega para o abençoar totalmente intacta.

“É fé em Deus. Isso é um milagre”, disse o homem muito emocionado, segurando o objeto de devoção com as mãos feridas. Ele recebeu alta do hospital João XXIII, onde precisou ser encaminhado devido as queimaduras nas mãos e a lesão no tornozelo, nesta manhã.

“Quando o fogo começou, não tinha como sair pela porta. Comecei a gritar para as pessoas saírem. Tive que abrir a janela, mas estava muito quente, daí queimei”, relembrou.  Após abrir a janela, ele precisou pular de uma altura de aproximadamente cinco metros.

Apesar de morar no primeiro andar do imóvel, naquela noite, ele estava na casa da irmã Cátia Lucia, que mora no segundo pavimento. “É uma cena esquisita demais ver isso e relembrar que aconteceu. Só Deus sabe o que a gente passou aqui”, relatou.

O fogo começou por volta de 2h30 da madrugada de quinta-feira (14), quando parte do combustível do caminhão escorreu até o imóvel onde moram cerca de 80 pessoas. Nove ficaram feridas, incluindo o Josué e a irmã dele, Cátia Lucia, de 40 anos. A filha dela, Angélica de Souza, de 16 anos, não teve ferimentos, mas passou a noite com a mãe. “Ela está bem, sentido dores, mas consciente, conversando, um pouco sonolenta por causa da morfina. Deve receber alta amanhã ou depois”, disse a adolescente.

 

 

 

O Tempo

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Religião

Agenda de março da cantora evangélica Messiane Araújo

14/03/2024


 

Após se apresentar na cidade de Taipu nesta quarta-feira (13), a cantora evangélica camarense, Messiane Araújo segue com sua agenda de apresentações dividida entre os estados do Rio Grande do Norte e a Paraíba.

As próximas apresentações estão programadas para: Patos/PB no próximo dia 20 no evento religioso “Cruzada Quero Almas”; dia 21 na cidade de Souza/PB e 22 em São Bento/PB.

Messiane encerra a agenda de março em Galinhos/RN em evento alusivo as festividades do aniversário de Emancipação Política do município.

 

BLOG DO ASSIS SILVA

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Religião

É HOJE: LANÇAMENTO OFICIAL DO VIDEOCLIPE POR QUE DUVIDAS!

15/02/2024

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Religião

Quarta-feira de cinzas marca início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2024

14/02/2024


                                Foto: reprodução Arquidiocese de Natal

 

A Igreja Católica celebra a quarta-feira de cinzas, marcando a abertura da Quaresma, tempo de oração e penitência para os cristãos, em preparação para a Páscoa. Durante  as celebrações haverá o rito de imposição das cinzas, momento em que o padre proclama ao fiel “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Também, nest quarta-feira de cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançará a Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O tema é inspirado na encíclica Fratelii Tutti, escrita pelo Papa Francisco e publicada em outubro de 2020.

O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da CF em todo o Brasil. A primeira experiência aconteceu no território da Arquidiocese de Natal, mais precisamente na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, no município de Nísia Floresta.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Religião

Arquidiocese de São Paulo decide receber denúncia contra Júlio Lancellotti

22/01/2024


                                                       Foto: Reprodução

 

Na manhã desta segunda-feira, 22, a Arquidiocese de São Paulo deve receber o vídeo que mostra o padre Júlio Lancellotti se masturbando para um menor de idade. Anexada ao vídeo estará a análise dos peritos forenses Reginaldo Tirotti e Jacqueline Tirotti, que comprovaram a veracidade das cenas em 81 páginas.

Oeste apurou que o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), deve se encontrar com o cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, para apresentar a denúncia contra Júlio Lancellotti.

Depois de apresentado à arquidiocese, o vídeo deve ser exibido a portas fechadas para a plateia formada por integrantes do colégio de líderes da Câmara Municipal. Como se reúnem sempre às terças-feiras, o próximo encontro será em 23 de janeiro.

O material que ampara a denúncia foi resgatado por parlamentares empenhados em instaurar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs. Conforme o autor da proposta, Rubinho Nunes, o objetivo é investigar os grupos que atuam no centro da capital paulista, no qual se distribui a cracolândia.

O vereador acusa as ONGs de formarem uma espécie de “máfia da miséria” para “explorar os dependentes químicos”. De acordo com Nunes, essas organizações recebem dinheiro público para distribuir alimentos, kits de higiene e itens para o uso de drogas — prática conhecida como “política de redução de danos”.

Leia também: “Perito dos vídeos de Júlio Lancellotti já foi contratado por Folha e Veja para analisar casos de Russomano, Magno Malta e Adélio”

Apresentado no fim do ano passado, o requerimento para a instauração da CPI das ONGs teve 25 assinaturas. A comissão pretende investigar com especial rigor duas instituições: o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecida como Bompar, e a Craco Resiste. Ambas miram a população de rua e dependentes químicos no centro da capital. É o que faz Júlio Lancellotti, ex-conselheiro do Bompar.

“Os dependentes químicos precisam de programas de tratamento de alta qualidade para ajudar a superar o vício”, justifica Rubinho, no pedido de abertura da comissão. “Uma CPI pode avaliar a eficácia dos programas oferecidos pelas ONGs.”

Em dezembro, o padre garantiu que não tem poderes para influenciar tais entidades nem tem projetos conjuntos com as organizações. Em relação à Bombar, especificamente, afirmou que ocupa uma posição sem remuneração no conselho deliberativo da instituição, do qual se desligou oficialmente há 17 anos.

 

Revista Oeste

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Religião

‘Prazer sexual é um presente de Deus’, diz Papa Francisco

18/01/2024


 

Durante uma audiência geral na manhã desta quarta-feira, o Papa Francisco afirmou que o prazer sexual é um “presente de Deus”. O pontífice falou com fiéis na sala Paulo Vl sobre o vício da luxúria.

Ele diz que no cristianismo não há “condenação do instinto sexual”. Para o argentino, o prazer sexual deve ser valorizado, mas é “minado pela pornografia”, já que a “satisfação sem relacionamento” pode gerar “formas de dependência”.

— Vencer a batalha contra a luxúria, contra a “objetificação” do outro, pode ser uma empreitada ao longo da vida. O verdadeiro amor não possui, ele se doa; servir é melhor do que conquistar. Porque se não há amor, a vida é triste, é uma solidão triste.

O Papa ainda falou que castidade e abstinência sexual não são a mesma coisa. Ele explicou que esta virtude deve estar “ligada à vontade de nunca possuir o outro”. O pontífice ainda classificou a luxúria como um “vício perigoso”.

— Quantos relacionamentos que começaram da melhor maneira possível acabaram se tornando relações tóxicas, de posse do outro, carentes de respeito e senso de limites? Devemos defender o amor, o amor do coração, da mente, do corpo, o amor puro no ato de se entregar ao outro. E esta é a beleza da relação sexual.

 

Vaticano autorizou que casais do mesmo sexo recebam bênçãos não litúrgicas

Num documento publicado em 18 de dezembro e aprovado pelo Papa Francisco, o Dicastério para a Doutrina da Fé autorizou a bênção de casais “irregulares” aos olhos da Igreja, incluindo casais que contraíram matrimônio mais de uma vez ??e casais do mesmo sexo, desde que essa bênção fosse realizada fora dos rituais litúrgicos.

A Igreja entendeu que “as pessoas que procuram o amor e a misericórdia de Deus” não devem ser sujeitas a “uma análise moral exaustiva”.

Entretanto, duas semanas depois, o Vaticano esclareceu que as bênçãos para os homossexuais “não são ritualizadas” e que se caracterizam “pela simplicidade e brevidade da sua forma” porque “não pretendem justificar algo que não é moralmente aceitável”.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Religião

João Câmara: Senadora Zenaide prestigia novenário do co-padroeiro São Sebastião

17/01/2024


 

A convite do prefeito Manoel Bernardo, a senadora Zenaide Maia esteve prestigiando o novenário do co-padroeiro do município de João câmara, São Sebastião na noite desta terça-feira (16).

Sexta noite de novena da Festa de São Sebastião. O celebrante foi o Pe. Gentil Pereira do Nascimento Neto, pároco da Paróquia de São José – Cidade Nova, Natal/RN.

Em seguida foi realiza um Show Louvor no Largo da Matriz com o cantor Emanoel Stênio

 

BLOG ASSIS SILVA

Essa publicação é um oferecimento

MEDICINA INTERATIVA

Religião

Papa defende decisão do Vaticano de aprovar bênçãos a homossexuais

15/01/2024


 

O papa Francisco defendeu no domingo (14.jan.2024) a decisão histórica do Vaticano que aprovou bênçãos para casais do mesmo sexo. O pontífice afirmou que a decisão foi mal compreendida e que quem resiste em realizar a prática tira “conclusões feias”.

“Na maioria dos casos, quando as decisões não são aceitas, é porque elas não são compreendidas”, disse Francisco em entrevista ao programa televisivo Che Tempo Che Fa, do Canal 9, da Itália.

Segundo o papa, a Igreja Católica deve pegar os homossexuais “pela mão” e não “condená-los desde o início”.

“O Senhor abençoa a todos”, afirmou o líder religioso.

O documento do Escritório de Doutrina do Vaticano que aprova a benção a homossexuais foi publicado em 18 de dezembro. A prática não pode ser realizada durante liturgias regulares da Igreja e nem terem semelhança com uma cerimônia de casamento.

Em comunicado (PDF – 115 kB), o Vaticano afirmou que a concessão de bênçãos a casais do mesmo sexo “não é uma ratificação, menos ainda uma absolvição da vida que levam”.

A aprovação suscitou críticas por representantes conservadores da igreja. O pastor Silas Malafaia criticou o Vaticano e afirmou que o papa Francisco é um “hipócrita” que “envergonha os católicos”.

 

 

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Religião

Saúde do papa Francisco volta a preocupar após não conseguir completar discurso

14/01/2024


 

A saúde do papa Francisco voltou a gerar preocupação. Nesta sexta-feira (12), o pontífice não conseguiu completar um discurso no Vaticano. Ao reclamar de dificuldades para respirar, disse que está com bronquite.

Mais cedo, o papa já tinha cancelado um encontro por não estar se sentindo bem. Com 87 anos, Francisco passou por internações recentes para tratar problemas respiratórios.

Quando tinha 20 anos, Francisco precisou tirar parte de um pulmão por causa de uma doença. A saúde do papa se deteriorou nos últimos anos, e ele teve que começar a se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas.

 

Band Jornalismo

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Religião

Vaticano busca acalmar bispos sobre aprovação de bênçãos para casais do mesmo sexo

05/01/2024


                                                        Foto: reprodução

 

O Vaticano tentou nesta quinta-feira (04) acalmar os bispos católicos de alguns países que reagiram negativamente à aprovação, no mês passado, de bênçãos para casais do mesmo sexo, dizendo-lhes que a medida não é “herética” ou “blasfêmia”.

Em uma declaração de cinco páginas, o escritório doutrinário do Vaticano também reconheceu que tais bênçãos poderiam ser “imprudentes” em alguns países onde as pessoas que as recebem podem se tornar alvos de violência, ou correr o risco de serem presas ou até mesmo mortas.

Bispos católicos de alguns países, especialmente na África, expressaram perplexidade e vários graus de discordância em relação ao comunicado de 18 de dezembro, conhecido por seu título em latim Fiducia Supplicans (Confiança Suplicante).

O fato de o Vaticano ter precisado emitir um esclarecimento de cinco páginas sobre um documento de oito páginas, pouco mais de duas semanas após a sua publicação, parece ressaltar a extensão da confusão que causou em muitos países.

Depois que a declaração original foi divulgada, várias conferências episcopais católicas emitiram declarações enfatizando que as bênçãos não equivaliam a uma aprovação oficial do sexo gay ou a um sacramento de casamento para casais do mesmo sexo.

O escritório doutrinário, conhecido como Dicastério para a Doutrina da Fé, ressaltou esses aspectos em sua declaração nesta quinta-feira, dizendo que as bênçãos para casais do mesmo sexo não devem ser vistas como “uma justificativa de todas as suas ações, e não são um endosso da vida que eles levam”.

O escritório disse que queria “esclarecer a recepção da Fiducia Supplicans enquanto recomenda, ao mesmo tempo, uma leitura completa e calma” da declaração de 18 de dezembro.

“Evidentemente, não há espaço para nos distanciarmos doutrinariamente dessa declaração ou para considerá-la herética, contrária à Tradição da Igreja ou blasfema”, informou a nota de quinta-feira.

 

 

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Religião

Papa diz que crianças vítimas das guerras são os “meninos Jesus de hoje”

25/12/2023


 

O Papa Francisco disse que as crianças vítimas das guerras pelo mundo “são os meninos Jesus de hoje”. O pontífice leu a mensagem e bênção Urbi et Orbi da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta 2ª feira (25.dez).

“Quantas matanças de inocentes no mundo! No ventre materno, nas rotas dos desesperados à procura de esperança, nas vidas de muitas crianças cuja infância é devastada pela guerra. São os meninos Jesus de hoje”, disse o papa.

Francisco destacou que toda a guerra é viagem sem destino, derrota sem vencedores, loucura indesculpável. “Mas, para dizer ‘não’ à guerra, é preciso dizer ‘não’ às armas. Com efeito, se o homem, cujo coração é instável e está ferido, encontrar instrumentos de morte nas mãos, mais cedo ou mais tarde usá-los-á. E como se pode falar de paz, se cresce a produção, a venda e o comércio das armas?”

“Hoje, como no tempo de Herodes, as conspirações do mal, que se opõem à luz divina, movem-se à sombra da hipocrisia e do escondimento. Quantos massacres armados acontecem num silêncio ensurdecedor, ignorados de tantos! O povo, que não quer armas mas pão, que tem dificuldade em acudir às despesas quotidianas, ignora quanto dinheiro público é destinado a armamentos. E, contudo, devia sabê-lo!”

“Aproxime-se em Israel e na Palestina, onde a guerra abala a vida daquelas populações. A todas abraço, em particular às comunidades cristãs de Gaza e de toda a Terra Santa. Trago no coração a dor pelas vítimas do execrável atentado de 7 de outubro passado, e renovo um premente apelo pela libertação de quantos se encontram ainda reféns. Suplico que cessem as operações militares, com o seu espaventoso rasto de vítimas civis inocentes, que se ponha remédio à desesperada situação humanitária, possibilitando a entrada das ajudas.”

Ele também pediu o fim da guerra na Ucrânia, Arménia e Azerbaijão; na região do Sahel, Sudão, Camarões, República Democrática do Congo e Sudão do Sul, na África.

 

SBT News

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Religião

Dia do Evangélico em Ipanguaçu será celebrado com shows de Alice Maciel e Messiane Araújo

22/12/2023


 

A Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com as igrejas evangélicas locais, realiza nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, o Dia Municipal dos Evangélicos na cidade. Para comemorar a data, a festividade vai contar com os shows das cantoras gospel, Alice Maciel e Messiane Araújo.

O evento vai começar às 19h na Praça de Eventos e deve reunir inúmeros fiéis da cidade e de toda a região. No sábado, a cidade de Ipanguaçu vai completar 75 anos de emancipação política.

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Religião

Papa Francisco celebra aniversário de 87 anos com crianças no Vaticano

18/12/2023


 

O papa Francisco comemora seus 87 anos neste domingo, 17, após um ano de 2023 agitado que o viu "acelerar" o ritmo, apesar do declínio de sua saúde e das crescentes críticas contra ele. O dia especial foi celebrado ao lado de crianças de uma clínica pediátrica administrada pelo Vaticano, que cantaram para o papa e lhe deram um buquê de girassóis.

Mais tarde, num evento tradicional de Natal na Praça de São Pedro, ele abençoou pequenas estátuas do menino Jesus erguidas por crianças, para serem colocadas em seus presépios em casa.

O Papa também fez uma oração pela paz e citou as guerras entre Israel e Hamas e Rússia e Ucrânia.

 

Papado em risco?

 

Um sínodo, cinco viagens, 10 anos de pontificado: em 12 meses, o argentino, que agora se locomove com cadeira de rodas, não diminuiu o seu ritmo intenso apesar de vários sustos na saúde, como uma infecção respiratória em março e uma operação abdominal em junho.

Nos corredores do Vaticano, muitos relatam um clima de "fim de reinado". "Sua saúde está piorando, é um homem cansado", mas "tem a cabeça intacta. Está mais no comando do que nunca", declarou à AFP uma fonte do Vaticano sob condição de anonimato.

Embora tenha admitido que viajar se tornou "mais difícil", o pontífice continua abordando assuntos representativos para o mundo, como as migrações em Marselha, as "periferias" na Mongólia e os danos da guerra na República Democrática do Congo.

Seu ano de 2023 será lembrado como o primeiro sem a sombra de seu antecessor, Bento XVI, que faleceu em 31 de dezembro de 2022.

"Francisco está liberto da sombra de Bento XVI e, ao mesmo tempo, isolado dos seus inimigos porque de certa forma Bento XVI o protegeu", disse à AFP Michel Kubler, sacerdote em Roma e ex-editor-chefe religioso do jornal francês La Croix.

 

Aumento das críticas

 

Tanto fora quanto dentro do Vaticano, as críticas aumentaram desde sua eleição, como comprovam as inúmeras declarações contra sua gestão, especialmente por parte dos ultraconservadores americanos.

"Os que não gostam de Francisco estão se contendo cada vez menos. Estamos em uma espiral de endurecimento das relações entre Francisco e certa oposição católica", constatou Kubler.

"Os ataques são mais virulentos e a 360º. Também há um cansaço geral", sinalizou uma fonte do Vaticano, enfatizando a personalidade "polarizadora" do pontífice.

As questões mais criticadas são a gestão do papa, considerada muito pessoal, e as dificuldades em concluir a reforma da Cúria, o governo central da Igreja, para o qual foi eleito.

Em resposta, Francisco agiu com firmeza, eliminando os privilégios, o salário e as acomodações oficiais de um dos seus adversários mais famosos, o cardeal americano Raymond Burke.

O ano de 2023 também foi marcado pela evolução na luta contra a violência sexual na Igreja, assim como a acusação de um padre jesuíta esloveno acusado de violência sexual e psicológica contra mulheres.

Já 2024 será marcado, sobretudo, pela segunda etapa do Sínodo sobre o futuro da Igreja, que colocou em pauta questões como o diaconado feminino. E o papa, que revelou recentemente ter escolhido Roma como seu local de sepultamento, disse que quer continuar viajando.

"Muito dependerá de seu estado de saúde e de sua capacidade de manter o rumo apesar das hostilidades", resumiu a mesma fonte do Vaticano.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Religião

João Câmara: Festa da Padroeira será aberta hoje com procissão e Missa Solene

28/11/2023


 

Com o tema: “Sem ser filho ninguém é irmão” e lema: ”Vós sois todos irmãos”, a Paróquia de João Câmara abre oficialmente nesta terça-feira, 28 de novembro, a Festa da Padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens, cuja programação religiosa segue até o dia 08 de dezembro.

A programação religiosa deste primeiro dia começa com uma concentração seguida de procissão (carreata) da capela de Nossa Senhora da Assunção até a matriz, às 18h conduzindo a imagem primitiva da padroeira.

No mesmo horário acontece procissão com estandarte saindo da residência da família de Solange Xavier na rua Ariamiro de Almeida no Bela Vista com destino a Matriz. Às 18h30 hasteamento do estandarte da festa da padroeira em frente a matriz e em seguida a celebração da Missa Solene de abertura presidida pelo padre Josino Raimundo.

 

Após a celebração haverá a Feira Gastronômica no largo da matriz.

 

 

 

Por Assis Silva

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Religião

MULTIDÃO: Fiéis participam de missa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal

21/11/2023


 

Uma multidão de fiéis participou, na manhã desta terça-feira (21), na Praça das Mães, localizada na Avenida Câmara Cascudo, na Cidade Alta, de celebração de missa, em homenagem a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal.

De acordo com a Arquidiocese de Natal, a programação começou às 0h00, com a Solenidade da Meia Noite, marcando o início da Vigília da Apresentação, na Praça das Mães. Às 3h30, as águas foram palco da Procissão fluvial, partindo do Iate Clube.

O dia continua com eventos solenes, começando às 7h30, com a celebração da Missa solene de Nossa Senhora da Apresentação, na antiga Catedral. Já às 10h, a Catedral Metropolitana recebe sua a Missa solene em homenagem à padroeira.

De acordo com a Arquidiocese de Natal, à tarde, às 16h, uma acontece procissão partindo da antiga Catedral, percorrendo as ruas de Natal. O ápice das festividades ocorreu às 18h, com a emocionante Missa de encerramento, realizada em frente à Catedral Metropolitana. Para coroar a celebração, às 19h30, está previsto um espetáculo pirotécnico de encerramento.

Os festejos tiveram início no sábado (11), na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral, onde o Padre Bianor Júnior presidiu uma missa. Durante a cerimônia, ocorreu a recepção das capelinhas contendo a imagem da padroeira, que haviam percorrido os lares dos fiéis em peregrinação.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

Óticas Mary - O cuidado que você merece!

Religião

Dia de Finados: entenda a origem e as celebrações em torno da data

02/11/2023


 

Nesta quinta-feira (2/11), no Brasil e em diversos países, é celebrado o Dia de Finados, um ritual religioso que faz parte da tradição cristã católica, mas é celebrado por várias culturas diferentes. A data tem como objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos que já se foram, e também tem aspectos culturais que são aplicados em diversas partes do mundo.

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório, passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Assim, desde o Império Romano, há o costume de se rezar pelos mortos, e houve uma pessoa responsável por instituir a data específica dedicada à essas almas, ele foi o abade Odilon, de Cluny, na França, por volta de 1030.

De acordo com o professor Luiz Eduardo de Lacerda Abreu, do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB), em todas as sociedades, a morte, o corpo e o luto são tratados por meio de rituais. A razão disso são as propriedades destes. “Os rituais são uma forma de comunicação: eles não apenas dizem algo, como também dialogam com as crenças sobre a morte e os mortos”, diz o antropólogo.

Nesse contexto, o Dia dos Mortos era conhecido desde a Idade Média, como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” — comemorado no dia 1º de novembro. 

Foi a partir do século 21 que a data se popularizou pelo mundo, como o Dia de Finados. “Para a antropologia, a forma como a sociedade brasileira trata a morte, o cadáver e os rituais é, em grande medida, parte da nossa herança ibérica. Mas ela se consolidou em algo parecido ao que vemos hoje apenas recentemente”, complementa Luiz Eduardo.

Atualmente a data reúne milhares de pessoas para irem até os cemitérios para entregar flores em memória dos que se foram, ou até mesmo velas e orações como homenagem. “Ter um dia próprio para celebrar a memória dos mortos, é a expressão da importância dos laços familiares e a afirmação de uma identidade: pertenço a uma família ou essas pessoas fizeram parte da minha história, daquilo que me moldou naquilo que sou hoje”, complementa o professor.

 

Fonte: Correio Braziliense

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Religião

Padres são ameaçados de morte e impedidos de celebrar missa

19/10/2023


 

Um padre e outros quatro sacerdotes foram ameaçados de morte e impedidos de praticar uma missa em Tauá, no interior do Ceará. A denúncia foi feita por um outro líder religioso que presidia o culto católico, durante a festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município.

Ao vivo em uma transmissão nas redes sociais, o padre Géu fez a denúncia, afirmando que o padre Dom Ailton e outros quatro católicos foram ameaçados de morte e, por isso, não poderiam ir ao evento. As vítimas já são ameaçadas há um ano, impedindo que os sacerdotes frequentem os cultos. Dom Ailton Menegussi é bispo da diocese de Crateús, também no Ceará.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da cidade, a Polícia Civil investiga a denúncia de ameaças contra os líderes religiosos. Em nota, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, repudiou o caso e pediu justiça.

 

Ponta Negra News.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Religião

Arcebispo metropolitano de Natal celebra sua primeira missa na capital

13/10/2023


 

O arcebispo metropolitano de Natal celebrou sua primeira missa solene na capital durante a missa de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Neópolis.

No sábado passado 7 de outubro, se tornou o sétimo Arcebispo da cidade, Dom João Santos Cardoso sucede Dom Jaime Vieira Rocha. A solenidade de posse do novo Arcebispo, ocorreu na Catedral Metropolitana da cidade.

Mais de 29 bispos, 200 padres, 150 diáconos e cerca de 5.000 fiéis estiveram presentes na posse de Dom João Cardoso. A cerimônia também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves, além de parlamentares da bancada estadual e federal.

Nesta quinta-feira 12, Dom João fez sua primeira visita a Santa Cruz, terra que abriga a maior imagem católica do mundo, Santa Rita de Cássia. A visita aconteceu durante o evento Romaria da Gratidão.

O novo Arcebispo Metropolitano de Natal mostrou-se gratificado não só com as demonstrações de fé, como também pelo acolhimento que recebeu dos fiéis católicos.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Religião

“Estou me sentindo em casa”, afirma Dom João Santos, novo arcebispo de Natal

06/10/2023


 

Durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira 6 na Catedral Metropolitana de Natal, Dom João Santos, novo arcebispo da cidade, afirmou que foi muito bem recebido apesar de uma de suas preocupações após a nomeação para a arquidiocese ter sido o fato dele não ser potiguar.

“Eu tenho percebido o povo muito hospitaleiro e acolhedor, de um modo que estou me sentindo em casa”, disse.

Dom João, natural da Bahia, ainda relatou sua preocupação inicial em relação a ter sido nomeado como arcebispo, mas que se sentiu mais tranquilo devido ao histórico do clero da capital potiguar. “Na igreja de Natal há quase 70 anos, os arcebispos são nomeados no clero da cidade ou no clero potiguar. Agora depois de 70 anos veio um baiano. Mas o que me deu tranquilidade foi saber que um baiano também foi o primeiro arcebispo, Dom Marcolino, e deixou uma memória marcada. Então isso me dá uma certa serenidade.”

 

E continuou: “sendo acolhido por bons colaboradores, não só de dentro da igreja, mas da sociedade como um todo, nós podemos fazer um trabalho somando àquilo que já tem nessa cidade”

 

Posse de Dom João Santos

 

O evento de posse do novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, acontecerá no próximo sábado 7, na Catedral Metropolitana da capital.

A programação terá início às 8h30, com o hasteamento das bandeiras e a entrega da chave da cidade ao novo arcebispo pelo prefeito municipal, Álvaro Dias. Em seguida, Dom João adentrará a Catedral, aspergindo água benta no público presente.

A celebração da missa terá início às 9h. Após a procissão de entrada, o chanceler da cúria metropolitana, Padre Francisco de Assis Melo, fará a leitura da bula do Papa Francisco, nomeando Dom João como arcebispo.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

Óticas Mary - O cuidado que você merece!

Religião

GOVERNO DE PEDRA GRANDE

05/10/2023




 

Que alegria poder compartilhar de momentos únicos e abençoados como esses. Nosso coração se encheu de felicidade em ver o largo da Igreja São Francisco de Assis tomado por uma multidão louvando e rezando.

Momentos únicos, emocionantes e que nos revelam que estamos escrevendo uma nova história em nosso município. Agradeço imensamente aos queridos Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta - Exército de Deus, pelo show incrível. Que Deus continue abençoando o ministério desse casal.

Agradeço a toda nossa equipe de governo pelo trabalho, ao nosso querido Padre Rogério e toda a igreja. A todos os visitantes que estiveram conosco, foi um prazer recebê-los sejam sempre bem-vindos. Que São Francisco seja com todos, Deus nos abençoe.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Próxima Última página