Religião
Vaticano busca acalmar bispos sobre aprovação de bênçãos para casais do mesmo sexo
05/01/2024
Foto: reprodução
O Vaticano tentou nesta quinta-feira (04) acalmar os bispos católicos de alguns países que reagiram negativamente à aprovação, no mês passado, de bênçãos para casais do mesmo sexo, dizendo-lhes que a medida não é “herética” ou “blasfêmia”.
Em uma declaração de cinco páginas, o escritório doutrinário do Vaticano também reconheceu que tais bênçãos poderiam ser “imprudentes” em alguns países onde as pessoas que as recebem podem se tornar alvos de violência, ou correr o risco de serem presas ou até mesmo mortas.
Bispos católicos de alguns países, especialmente na África, expressaram perplexidade e vários graus de discordância em relação ao comunicado de 18 de dezembro, conhecido por seu título em latim Fiducia Supplicans (Confiança Suplicante).
O fato de o Vaticano ter precisado emitir um esclarecimento de cinco páginas sobre um documento de oito páginas, pouco mais de duas semanas após a sua publicação, parece ressaltar a extensão da confusão que causou em muitos países.
Depois que a declaração original foi divulgada, várias conferências episcopais católicas emitiram declarações enfatizando que as bênçãos não equivaliam a uma aprovação oficial do sexo gay ou a um sacramento de casamento para casais do mesmo sexo.
O escritório doutrinário, conhecido como Dicastério para a Doutrina da Fé, ressaltou esses aspectos em sua declaração nesta quinta-feira, dizendo que as bênçãos para casais do mesmo sexo não devem ser vistas como “uma justificativa de todas as suas ações, e não são um endosso da vida que eles levam”.
O escritório disse que queria “esclarecer a recepção da Fiducia Supplicans enquanto recomenda, ao mesmo tempo, uma leitura completa e calma” da declaração de 18 de dezembro.
“Evidentemente, não há espaço para nos distanciarmos doutrinariamente dessa declaração ou para considerá-la herética, contrária à Tradição da Igreja ou blasfema”, informou a nota de quinta-feira.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Papa diz que crianças vítimas das guerras são os “meninos Jesus de hoje”
25/12/2023
O Papa Francisco disse que as crianças vítimas das guerras pelo mundo “são os meninos Jesus de hoje”. O pontífice leu a mensagem e bênção Urbi et Orbi da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta 2ª feira (25.dez).
“Quantas matanças de inocentes no mundo! No ventre materno, nas rotas dos desesperados à procura de esperança, nas vidas de muitas crianças cuja infância é devastada pela guerra. São os meninos Jesus de hoje”, disse o papa.
Francisco destacou que toda a guerra é viagem sem destino, derrota sem vencedores, loucura indesculpável. “Mas, para dizer ‘não’ à guerra, é preciso dizer ‘não’ às armas. Com efeito, se o homem, cujo coração é instável e está ferido, encontrar instrumentos de morte nas mãos, mais cedo ou mais tarde usá-los-á. E como se pode falar de paz, se cresce a produção, a venda e o comércio das armas?”
“Hoje, como no tempo de Herodes, as conspirações do mal, que se opõem à luz divina, movem-se à sombra da hipocrisia e do escondimento. Quantos massacres armados acontecem num silêncio ensurdecedor, ignorados de tantos! O povo, que não quer armas mas pão, que tem dificuldade em acudir às despesas quotidianas, ignora quanto dinheiro público é destinado a armamentos. E, contudo, devia sabê-lo!”
“Aproxime-se em Israel e na Palestina, onde a guerra abala a vida daquelas populações. A todas abraço, em particular às comunidades cristãs de Gaza e de toda a Terra Santa. Trago no coração a dor pelas vítimas do execrável atentado de 7 de outubro passado, e renovo um premente apelo pela libertação de quantos se encontram ainda reféns. Suplico que cessem as operações militares, com o seu espaventoso rasto de vítimas civis inocentes, que se ponha remédio à desesperada situação humanitária, possibilitando a entrada das ajudas.”
Ele também pediu o fim da guerra na Ucrânia, Arménia e Azerbaijão; na região do Sahel, Sudão, Camarões, República Democrática do Congo e Sudão do Sul, na África.
SBT News
Essa publicação é um oferecimento
Dia do Evangélico em Ipanguaçu será celebrado com shows de Alice Maciel e Messiane Araújo
22/12/2023
A Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com as igrejas evangélicas locais, realiza nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, o Dia Municipal dos Evangélicos na cidade. Para comemorar a data, a festividade vai contar com os shows das cantoras gospel, Alice Maciel e Messiane Araújo.
O evento vai começar às 19h na Praça de Eventos e deve reunir inúmeros fiéis da cidade e de toda a região. No sábado, a cidade de Ipanguaçu vai completar 75 anos de emancipação política.
Essa publicação é um oferecimento
Papa Francisco celebra aniversário de 87 anos com crianças no Vaticano
18/12/2023
O papa Francisco comemora seus 87 anos neste domingo, 17, após um ano de 2023 agitado que o viu "acelerar" o ritmo, apesar do declínio de sua saúde e das crescentes críticas contra ele. O dia especial foi celebrado ao lado de crianças de uma clínica pediátrica administrada pelo Vaticano, que cantaram para o papa e lhe deram um buquê de girassóis.
Mais tarde, num evento tradicional de Natal na Praça de São Pedro, ele abençoou pequenas estátuas do menino Jesus erguidas por crianças, para serem colocadas em seus presépios em casa.
O Papa também fez uma oração pela paz e citou as guerras entre Israel e Hamas e Rússia e Ucrânia.
Papado em risco?
Um sínodo, cinco viagens, 10 anos de pontificado: em 12 meses, o argentino, que agora se locomove com cadeira de rodas, não diminuiu o seu ritmo intenso apesar de vários sustos na saúde, como uma infecção respiratória em março e uma operação abdominal em junho.
Nos corredores do Vaticano, muitos relatam um clima de "fim de reinado". "Sua saúde está piorando, é um homem cansado", mas "tem a cabeça intacta. Está mais no comando do que nunca", declarou à AFP uma fonte do Vaticano sob condição de anonimato.
Embora tenha admitido que viajar se tornou "mais difícil", o pontífice continua abordando assuntos representativos para o mundo, como as migrações em Marselha, as "periferias" na Mongólia e os danos da guerra na República Democrática do Congo.
Seu ano de 2023 será lembrado como o primeiro sem a sombra de seu antecessor, Bento XVI, que faleceu em 31 de dezembro de 2022.
"Francisco está liberto da sombra de Bento XVI e, ao mesmo tempo, isolado dos seus inimigos porque de certa forma Bento XVI o protegeu", disse à AFP Michel Kubler, sacerdote em Roma e ex-editor-chefe religioso do jornal francês La Croix.
Aumento das críticas
Tanto fora quanto dentro do Vaticano, as críticas aumentaram desde sua eleição, como comprovam as inúmeras declarações contra sua gestão, especialmente por parte dos ultraconservadores americanos.
"Os que não gostam de Francisco estão se contendo cada vez menos. Estamos em uma espiral de endurecimento das relações entre Francisco e certa oposição católica", constatou Kubler.
"Os ataques são mais virulentos e a 360º. Também há um cansaço geral", sinalizou uma fonte do Vaticano, enfatizando a personalidade "polarizadora" do pontífice.
As questões mais criticadas são a gestão do papa, considerada muito pessoal, e as dificuldades em concluir a reforma da Cúria, o governo central da Igreja, para o qual foi eleito.
Em resposta, Francisco agiu com firmeza, eliminando os privilégios, o salário e as acomodações oficiais de um dos seus adversários mais famosos, o cardeal americano Raymond Burke.
O ano de 2023 também foi marcado pela evolução na luta contra a violência sexual na Igreja, assim como a acusação de um padre jesuíta esloveno acusado de violência sexual e psicológica contra mulheres.
Já 2024 será marcado, sobretudo, pela segunda etapa do Sínodo sobre o futuro da Igreja, que colocou em pauta questões como o diaconado feminino. E o papa, que revelou recentemente ter escolhido Roma como seu local de sepultamento, disse que quer continuar viajando.
"Muito dependerá de seu estado de saúde e de sua capacidade de manter o rumo apesar das hostilidades", resumiu a mesma fonte do Vaticano.
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Festa da Padroeira será aberta hoje com procissão e Missa Solene
28/11/2023
Com o tema: “Sem ser filho ninguém é irmão” e lema: ”Vós sois todos irmãos”, a Paróquia de João Câmara abre oficialmente nesta terça-feira, 28 de novembro, a Festa da Padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens, cuja programação religiosa segue até o dia 08 de dezembro.
A programação religiosa deste primeiro dia começa com uma concentração seguida de procissão (carreata) da capela de Nossa Senhora da Assunção até a matriz, às 18h conduzindo a imagem primitiva da padroeira.
No mesmo horário acontece procissão com estandarte saindo da residência da família de Solange Xavier na rua Ariamiro de Almeida no Bela Vista com destino a Matriz. Às 18h30 hasteamento do estandarte da festa da padroeira em frente a matriz e em seguida a celebração da Missa Solene de abertura presidida pelo padre Josino Raimundo.
Após a celebração haverá a Feira Gastronômica no largo da matriz.
Por Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
MULTIDÃO: Fiéis participam de missa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal
21/11/2023
Uma multidão de fiéis participou, na manhã desta terça-feira (21), na Praça das Mães, localizada na Avenida Câmara Cascudo, na Cidade Alta, de celebração de missa, em homenagem a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal.
De acordo com a Arquidiocese de Natal, a programação começou às 0h00, com a Solenidade da Meia Noite, marcando o início da Vigília da Apresentação, na Praça das Mães. Às 3h30, as águas foram palco da Procissão fluvial, partindo do Iate Clube.
O dia continua com eventos solenes, começando às 7h30, com a celebração da Missa solene de Nossa Senhora da Apresentação, na antiga Catedral. Já às 10h, a Catedral Metropolitana recebe sua a Missa solene em homenagem à padroeira.
De acordo com a Arquidiocese de Natal, à tarde, às 16h, uma acontece procissão partindo da antiga Catedral, percorrendo as ruas de Natal. O ápice das festividades ocorreu às 18h, com a emocionante Missa de encerramento, realizada em frente à Catedral Metropolitana. Para coroar a celebração, às 19h30, está previsto um espetáculo pirotécnico de encerramento.
Os festejos tiveram início no sábado (11), na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral, onde o Padre Bianor Júnior presidiu uma missa. Durante a cerimônia, ocorreu a recepção das capelinhas contendo a imagem da padroeira, que haviam percorrido os lares dos fiéis em peregrinação.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Dia de Finados: entenda a origem e as celebrações em torno da data
02/11/2023
Nesta quinta-feira (2/11), no Brasil e em diversos países, é celebrado o Dia de Finados, um ritual religioso que faz parte da tradição cristã católica, mas é celebrado por várias culturas diferentes. A data tem como objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos que já se foram, e também tem aspectos culturais que são aplicados em diversas partes do mundo.
De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório, passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Assim, desde o Império Romano, há o costume de se rezar pelos mortos, e houve uma pessoa responsável por instituir a data específica dedicada à essas almas, ele foi o abade Odilon, de Cluny, na França, por volta de 1030.
De acordo com o professor Luiz Eduardo de Lacerda Abreu, do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB), em todas as sociedades, a morte, o corpo e o luto são tratados por meio de rituais. A razão disso são as propriedades destes. “Os rituais são uma forma de comunicação: eles não apenas dizem algo, como também dialogam com as crenças sobre a morte e os mortos”, diz o antropólogo.
Nesse contexto, o Dia dos Mortos era conhecido desde a Idade Média, como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” — comemorado no dia 1º de novembro.
Foi a partir do século 21 que a data se popularizou pelo mundo, como o Dia de Finados. “Para a antropologia, a forma como a sociedade brasileira trata a morte, o cadáver e os rituais é, em grande medida, parte da nossa herança ibérica. Mas ela se consolidou em algo parecido ao que vemos hoje apenas recentemente”, complementa Luiz Eduardo.
Atualmente a data reúne milhares de pessoas para irem até os cemitérios para entregar flores em memória dos que se foram, ou até mesmo velas e orações como homenagem. “Ter um dia próprio para celebrar a memória dos mortos, é a expressão da importância dos laços familiares e a afirmação de uma identidade: pertenço a uma família ou essas pessoas fizeram parte da minha história, daquilo que me moldou naquilo que sou hoje”, complementa o professor.
Fonte: Correio Braziliense
Essa publicação é um oferecimento
Padres são ameaçados de morte e impedidos de celebrar missa
19/10/2023
Um padre e outros quatro sacerdotes foram ameaçados de morte e impedidos de praticar uma missa em Tauá, no interior do Ceará. A denúncia foi feita por um outro líder religioso que presidia o culto católico, durante a festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município.
Ao vivo em uma transmissão nas redes sociais, o padre Géu fez a denúncia, afirmando que o padre Dom Ailton e outros quatro católicos foram ameaçados de morte e, por isso, não poderiam ir ao evento. As vítimas já são ameaçadas há um ano, impedindo que os sacerdotes frequentem os cultos. Dom Ailton Menegussi é bispo da diocese de Crateús, também no Ceará.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da cidade, a Polícia Civil investiga a denúncia de ameaças contra os líderes religiosos. Em nota, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, repudiou o caso e pediu justiça.
Ponta Negra News.
Essa publicação é um oferecimento
Arcebispo metropolitano de Natal celebra sua primeira missa na capital
13/10/2023
O arcebispo metropolitano de Natal celebrou sua primeira missa solene na capital durante a missa de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Neópolis.
No sábado passado 7 de outubro, se tornou o sétimo Arcebispo da cidade, Dom João Santos Cardoso sucede Dom Jaime Vieira Rocha. A solenidade de posse do novo Arcebispo, ocorreu na Catedral Metropolitana da cidade.
Mais de 29 bispos, 200 padres, 150 diáconos e cerca de 5.000 fiéis estiveram presentes na posse de Dom João Cardoso. A cerimônia também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves, além de parlamentares da bancada estadual e federal.
Nesta quinta-feira 12, Dom João fez sua primeira visita a Santa Cruz, terra que abriga a maior imagem católica do mundo, Santa Rita de Cássia. A visita aconteceu durante o evento Romaria da Gratidão.
O novo Arcebispo Metropolitano de Natal mostrou-se gratificado não só com as demonstrações de fé, como também pelo acolhimento que recebeu dos fiéis católicos.
Essa publicação é um oferecimento
“Estou me sentindo em casa”, afirma Dom João Santos, novo arcebispo de Natal
06/10/2023
Durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira 6 na Catedral Metropolitana de Natal, Dom João Santos, novo arcebispo da cidade, afirmou que foi muito bem recebido apesar de uma de suas preocupações após a nomeação para a arquidiocese ter sido o fato dele não ser potiguar.
“Eu tenho percebido o povo muito hospitaleiro e acolhedor, de um modo que estou me sentindo em casa”, disse.
Dom João, natural da Bahia, ainda relatou sua preocupação inicial em relação a ter sido nomeado como arcebispo, mas que se sentiu mais tranquilo devido ao histórico do clero da capital potiguar. “Na igreja de Natal há quase 70 anos, os arcebispos são nomeados no clero da cidade ou no clero potiguar. Agora depois de 70 anos veio um baiano. Mas o que me deu tranquilidade foi saber que um baiano também foi o primeiro arcebispo, Dom Marcolino, e deixou uma memória marcada. Então isso me dá uma certa serenidade.”
E continuou: “sendo acolhido por bons colaboradores, não só de dentro da igreja, mas da sociedade como um todo, nós podemos fazer um trabalho somando àquilo que já tem nessa cidade”
Posse de Dom João Santos
O evento de posse do novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, acontecerá no próximo sábado 7, na Catedral Metropolitana da capital.
A programação terá início às 8h30, com o hasteamento das bandeiras e a entrega da chave da cidade ao novo arcebispo pelo prefeito municipal, Álvaro Dias. Em seguida, Dom João adentrará a Catedral, aspergindo água benta no público presente.
A celebração da missa terá início às 9h. Após a procissão de entrada, o chanceler da cúria metropolitana, Padre Francisco de Assis Melo, fará a leitura da bula do Papa Francisco, nomeando Dom João como arcebispo.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
GOVERNO DE PEDRA GRANDE
05/10/2023
Que alegria poder compartilhar de momentos únicos e abençoados como esses. Nosso coração se encheu de felicidade em ver o largo da Igreja São Francisco de Assis tomado por uma multidão louvando e rezando.
Momentos únicos, emocionantes e que nos revelam que estamos escrevendo uma nova história em nosso município. Agradeço imensamente aos queridos Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta - Exército de Deus, pelo show incrível. Que Deus continue abençoando o ministério desse casal.
Agradeço a toda nossa equipe de governo pelo trabalho, ao nosso querido Padre Rogério e toda a igreja. A todos os visitantes que estiveram conosco, foi um prazer recebê-los sejam sempre bem-vindos. Que São Francisco seja com todos, Deus nos abençoe.
Essa publicação é um oferecimento
PEDRA GRANDE: É HOJE SHOW CATÓLICO
03/10/2023
Está chegando mais uma noite de muito louvor em Pedra Grande. Temos a honra de apresentar o grande Show Católico em praça pública com Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta - Exército de Deus.
Dia 03/10 (terça-feira), a partir das 19hrs no Largo da Igreja de São Francisco de Assis. Traga a caravana da sua paróquia, venha com sua família.
Participe do grande show católico em Pedra Grande, esperamos por você. Mais uma realização:
Governo de Pedra Grande.
O futuro que a gente quer.
Essa publicação é um oferecimento
Papa Francisco sugere, pela primeira vez, que casais de pessoas do mesmo sexo possam ganhar a bênção
03/10/2023
O papa Francisco sugeriu, pela primeira vez, que as casais de pessoas do mesmo sexo poderiam ganhar a bênção de padres católicos “caso a caso” e que, embora fosse uma possibilidade remota, a ordenação de mulheres ao sacerdócio deveria ser estudada.
O pontífice fez a sugestão em uma carta aos seus mais duros críticos dentro das fileiras católicas, escrita em resposta a cinco cardeais conservadores que o questionaram formalmente a respeito desses temas antes de um encontro no Vaticano.
Os cardeais Walter Brandmuller, Raymond Leo Burke, Juan Sandoval Íñiguez, Robert Sarah e Joseph Zen Ze-kiun enviaram a carta a Francisco em 10 de julho, e foram respondidos no dia seguinte. Essa resposta porém, não estava de acordo com o protocolo, segundo o qual o papa deve responder “sim” ou “não” a perguntas ou dúvidas.
A carta centrava-se no próximo Sínodo, uma convenção mundial de bispos que atuam como conselho consultivo do pontífice, de 4 a 29 de outubro, e no impacto que as decisões dessa convenção podem ter para o futuro do catolicismo, bem como em questões sobre a intenção do papa de abençoar uniões do mesmo sexo e se pretende abrir a porta às mulheres sacerdotes.
Insatisfeitos com a resposta, de acordo com uma publicação no blog do cardeal norte-americano Raymond Burke, os cinco cardeais reformularam a carta “dubia” e enviaram-na novamente em 21 de agosto.
Em 25 de setembro, o Vaticano publicou uma carta assinada pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, novo chefe de doutrina da instituição, que incluía as respostas do papa à carta, embora não na forma devida. Essa parte da carta estava assinada “Francisco”.
Porta aberta
Sobre a questão das uniões homossexuais, o pontífice reiterou que a Igreja só reconhece o casamento como uma união entre um homem e uma mulher, mas abriu a porta para abençoar indivíduos em uniões do mesmo sexo.
“Quando você pede uma bênção, você expressa um pedido de ajuda de Deus, uma oração para poder viver melhor, uma confiança num pai que pode ajudá-lo a viver melhor”, escreveu o papa, acrescentando que um clero deve mostrar “prudência pastoral” para discernir adequadamente se existem formas de bênção, solicitadas por uma ou mais pessoas, que não transmitem uma concepção errônea de
Essa publicação é um oferecimento
Celebração do Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu tem show do padre Fabio de Melo
30/09/2023
A Igreja Católica celebra, na próxima terça-feira (3) a memória dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
A data é feriado estadual no Rio Grande do Norte e contará com programações religiosas em São Gonçalo do Amarante e em Natal. Uma das principais atrações é o show do Padre Fábio de Melo.
Na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, a festa teve início dia 24 de setembro e termina na terça-feira, 3 de outubro, com diversas atividades – entre elas o show do Padre Fábio.
Confira a programação de encerramento, em Uruaçu:
5h – Missa, presidida pelo Pe. Alexsandro de Lima Freitas, transmitida pela TV Canção Nova;
5h – Caminhada, saindo de Macaíba até Uruaçu;
5h30 – Caminhada, partindo da Igreja Matriz de São Gonçalo para Uruaçu;
6h - Concentração da 3ª Meia Maratona e Caminhada dos Santos Mártires, com largada e chegada no Santuário;
7h – Missa, presidida pelo Pe. André Martins;
9h - Missa, na Capela de Uruaçu, presidida Pe. Valberto Messias da Cruz;
9h – Missa, presidida pelo Pe. Matheus Marques;
10h – Missa, presidida pelo Pe. Thiago Barbosa Dias;
12h – Adoração e benção do Santíssimo Sacramento;
14h30 – Terço da Misericórdia, conduzido pelo Pe. Murilo Paiva, Pe. Alexsandro Freitas e Missionários da Comunidade Canção Nova;
16h - Missa solene, presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, transmitida pela TV Canção Nova;
18h - Show com o Padre Fabio de Melo.
Festa no bairro de Nazaré
Na Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, na zona oeste de Natal, a festa dos padroeiros acontece no período de 2 a 12 de outubro, refletindo o tema: “Vocação e missão, testemunho de amor”.
Conheça a história do Mártires
A programação diária tem caminhada penitencial e missa, às 5h, e novena, às 19 horas. Na próxima terça-feira (3) haverá missa solene, às 9 horas, presidida pelo administrador apostólico, Dom Jaime Vieira Rocha. Essa missa também será em ação de graças pelos 14 anos da dedicação do Santuário.
No dia 12, encerrando a programação da festa, a partir das 8 horas, haverá Cenáculo com Maria; e às 16h, missa, seguida de procissão pelas ruas do bairro.
Mártires canonizados
Os Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Do g1RN
Essa publicação é um oferecimento
É HOJE: Lançamento da Música Por Que Duvidas da Cantora Messiane Araujo
29/09/2023
Pela gravadora W Music,Cantora MESSIANE ARAÚJO Lançará á Música por que Duvidas.
HORÁRIO: (18:30h).
FONTE: Messias Araújo
Essa publicação é um oferecimento
GOVERNO DE PEDRA GRANDE TRARÁ SHOW CATÓLICO
25/09/2023
Está chegando mais uma noite de muito louvor em Pedra Grande. Temos a honra de apresentar o grande Show Católico em praça pública com Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta - Exército de Deus.
Dia 03/10 (terça-feira), a partir das 19hrs no Largo da Igreja de São Francisco de Assis. Traga a caravana da sua paróquia, venha com sua família.
Participe do grande show católico em Pedra Grande, esperamos por você. Mais uma realização:
Governo de Pedra Grande.
O futuro que a gente quer.
Essa publicação é um oferecimento
Cruzeiro cai de alto de igreja e deixa duas pessoas feridas no interior do RN
04/09/2023
Um cruzeiro caiu do alto de igreja de Nossa Senhora das Dores e deixou duas pessoas feridas, na manhã deste domingo (3), em São Fernando, no Seridó potiguar. O acidente aconteceu por volta das 8h.
Segundo o Padre Ronneyvingli Edley, administrador paroquial, as vítimas são duas mulheres que colaboram com as atividades na paróquia.
Elas foram socorridas ao hospital regional de Caicó, também no Seridó potiguar e, segundo o padre, passam bem. Uma delas terá que fazer exames de radiografia.
Ainda de acordo com o padre, a comunidade local celebra desde o dia 24 de agosto a festa da co-padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores, marcada para se encerrar neste domingo (3).
Para a festa, foram instaladas bandeirinhas em uma haste de ferro localizada atrás do cruzeiro, no alto da igreja.
Ainda de acordo com o padre, a princípio, a suspeita é de que a estrutura tenha sido derrubada pela força de uma ventania que tomou a cidade, na manhã deste domingo (3)
Segundo o secretário de Administração do município, Caio Medeiros, a igreja é antiga, foi construída em 1884, e uma das possibilidades é que a estrutura do cruzeiro estivesse comprometida.
De acordo com ele, as pacientes já receberam os cuidados de saúde em Caicó e os entulhos da estrutura que caiu foram retirados do local pelo município.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Comissão Episcopal para Bispos Eméritos do Brasil nomeia Dom Jaime como membro
25/08/2023
Dom Jaime Vieira Rocha, à frente da Arquidiocese de Natal, foi selecionado como membro da Comissão Episcopal para os Bispos Eméritos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A nomeação decorreu por meio de um decreto assinado por Dom Jaime Spengler, OFM, Presidente da CNBB, em 20 de julho de 2023.
A Comissão, liderada pelo Bispo Emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), Dom Francesco Biasin, é constituída por seis membros, incluindo Dom Jaime Vieira Rocha, com um mandato de quatro anos.
Criada em 2012, a Comissão para os Bispos Eméritos da CNBB opera em consonância com as diretrizes do Código de Direito Canônico. Este código estabelece que a Conferência Episcopal “deve garantir a adequada e digna sustentação dos bispos que renunciam, considerando a responsabilidade primordial da diocese à qual prestaram serviço”.
Atualmente, o Brasil possui mais de 160 arcebispos e bispos eméritos. A Arquidiocese de Natal se destaca ao abrigar três arcebispos eméritos: Dom Heitor de Araújo Sales, Dom Matias Patrício de Macêdo e o próprio Dom Jaime Vieira Rocha.
Essa publicação é um oferecimento
Papa Francisco nomeia novo arcebispo para a Arquidiocese de Natal
05/07/2023
O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira (5) o pedido de renúncia apresentado por Dom Jaime Vieira Rocha e nomeou, como novo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, até então bispo da Diocese do Bom Jesus da Lapa (BA).
Ao completar 75 anos de idade, em 30 de março de 2022, Dom Jaime encaminhou o pedido de renúncia ao Papa Francisco. Desde então, aguardava a nomeação de um sucessor.
"A partir de agora, ele prossegue como administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, até a posse do seu sucessor", informou a Arquidiocese.
O primeiro arcebispo metropolitano de Natal, Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, também era baiano. Desde a sucessão dele, por mais de 60 anos, todos os arcebispos de Natal eram potiguares - pessoas nascidas no Rio Grande do Norte.
Novo Arcebispo
Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961, no município de Dário Meira (BA). O ciclo inicial de sua formação ocorreu na cidade natal. Concluiu o bacharelado em Filosofia, no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG) e concluiu o bacharelado em Teologia, no Instituto de Ilhéus (BA). Fez mestrado e doutorado, em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
O religioso foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato (PI), no dia 14 de dezembro de 2011. Como lema episcopal escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece).
Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco nomeou Dom João como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), função que exerceu até agora, quando foi transferido para a Arquidiocese de Natal.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Corpus Christi: servidores estaduais do RN terão ponto facultativo na quinta e na sexta-feira
02/06/2023
O Governo do RN decretou ponto facultativo no dia 9 de junho, sexta-feira. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (2).
No dia 8 de junho, dia de Corpus Christi, também é ponto facultativo para os servidores do estado. A definição está presente no decreto de calendário anual de feriados publicado pelo Estado em dezembro de 2022 para todo o ano de 2023.
Já em Natal, é feriado municipal no dia de Corpus Christi. O município ainda não definiu se na sexta-feira, dia 9, será ponto facultativo.
Feriado?
O dia de Corpus Christi, que neste ano é comemorado na próxima quinta-feira, 8 de junho, não é um feriado nacional. Corpus Christi só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. Em Natal, a data é feriado municipal.
Em latim, Corpus Christi significa "Corpo de Cristo", e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta data.
A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão à Quinta-feira Santa, que acontece três dias antes da Páscoa, e remete à eucaristia, feita por Jesus exatamente naquele dia da semana.
Essa publicação é um oferecimento