Educação

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Governo do RN sanciona lei que institui plano de carreira dos servidores administrativos da Educação

08/10/2025


 

O governo do Rio Grande do Norte sancionou, nesta terça-feira (7), a lei que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores administrativos da Educação.

A pauta havia sido aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa no mês passado. A lei foi sancionada sem alterações no projeto.

Com a aprovação, os trabalhadores administrativos da Educação passam a ter garantias de progressão na carreira e reajuste salarial.

 

Entre os principais pontos aprovados no projeto estão:

 

progressão baseada na formação profissional e no tempo de serviço;

redução do prazo para mudança de letras de três para dois anos;

inclusão de uma nova letra remuneratória a partir de 2028;

valorização pela formação, com ganhos salariais para graduação e pós-graduação;

definição da data-base em abril, com correção anual pelo IPCA.

 

O plano abrange cerca de 3 mil profissionais, entre merendeiras, secretários de escola, vigias e auxiliares de serviços gerais.

A cerimônia de sanção foi realizada no Auditório Angélica Moura, na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), e contou com a presença de servidores, representantes sindicais e autoridades do Executivo e do Legislativo estadual.

De acordo com a Secretaria de Administração, o impacto financeiro do plano será de cerca de R$ 3 milhões por mês a partir de março de 2026.

O percentual de ganho vai variar conforme a formação do servidor, mas o aumento médio mínimo será de 10%, garantindo o enquadramento correto de cada trabalhador na carreira.

 

 

G1 RN

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DROGARIA POUPE JÁ

Educação

Regra de celular esbarra em resistência de pais e alunos e falta de estrutura escolar

16/09/2025


 

A lei que proíbe o uso de celulares em escolas brasileiras, sancionada no início deste ano, enfrenta resistência de pais e alunos, além de revelar a fragilidade da infraestrutura escolar para sua implementação. A medida, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes em sala de aula, recreio e intervalos, visa combater a distração, mas esbarra em realidades complexas do cotidiano escolar e social.

Válida para todas as etapas da educação básica, a decisão tem exceções como o uso para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, seguindo orientação dos profissionais de educação. Para o gestor escolar Fernando Francelino, contudo, ainda falta infraestrutura adequada para a implementação da lei.

Diretor da Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, em Natal, ele observa que a norma para não usar celular em sala já existia, mas agora a restrição é ainda maior. Ele opina que a restrição é “inconcebível”, porque os estudantes têm os equipamentos eletrônicos como parte de seu ciclo social.

Ao comentar a lei, o presidente Lula (PT) defendeu a proposta e exemplificou: “Imagina uma professora dando aula e, quando ela olha para os alunos, está cada um olhando para o celular, um tá na China, outro tá na Suécia, outro tá no Japão, outro está em outro estado conversando com gente que não tem nada a ver com a aula que ela está recebendo”, disse.

 

Resistência e dificuldade de adaptação

A medida enfrenta resistência até dos pais de alunos, diz Francelino, pois “[o celular] é uma forma de eles manterem contato com os filhos”. A norma amplia a restrição ao uso dos equipamentos em contexto escolar e traz à tona uma série de questões práticas.

“É infrutífero imaginar discutir qualquer atividade pedagógica, qualquer desenvolvimento cognitivo e educacional dos meninos sem contar com a ferramenta que faz parte do dia a dia deles de uma forma muito mais intensa e atrelada do que o que a gente pode trabalhar dentro da sala de aula com os recursos que nós temos”, afirma Francelino.

A falta de infraestrutura adequada é o ponto mais crítico para a aplicação da lei, segundo Francelino. Ele aponta a ausência de dispositivos de apoio estatal para as escolas, como locais seguros para o armazenamento dos celulares recolhidos. Essa situação sobrecarrega os professores, que acabam sendo designados como “garantidores” de uma regra de difícil cumprimento, sem os recursos necessários.

 

Telefone é “dispersivo”

Por outro lado, o uso inadequado do telefone em sala de aula é reconhecido como prejudicial. “O telefone é um dispersivo sensacional. Neste quesito, o ponto negativo até justifica a necessidade de controle. Mas como controla? Quem controla? Por quais meios? Quais as garantias?”, Francelino questiona.

 

A questão ganha contornos específicos nas escolas de tempo integral, que atendem adolescentes em jornada estendida e com atividades para além das disciplinas tradicionais. “A educação em tempo integral preenche o dia dos jovens, mas ela se dispõe a ser uma educação que abranja um pouco mais do que somente o científico.”

 

Nesse contexto, o celular é apontado como um recurso importante também nos momentos de intervalo, como no horário de almoço. “O horário do almoço é um intervalo que tem uma hora e vinte de duração, que é para dar tempo de os estudantes almoçarem e descansarem. Neste período, eles devem ficar dentro da escola”.

 

Limitações de infraestrutura

As limitações de infraestrutura das escolas também são citadas como um obstáculo para oferecer alternativas ao celular nesses períodos. “Não conseguimos garantir todos os recursos que acreditamos que devessem existir nas escolas, como espaços mais amplos ou melhor equipados de tecnologia e de jogos de um modo geral. Não são todas as escolas que conseguem dispor de alguma coisa [que sirva como alternativa ao celular]”.

A visão sobre o papel do celular na aprendizagem também está presente no debate. “É necessário o controle para que eles não se percam da aula ao mexer no telefone, mas ao mesmo tempo não se pode desmerecer que o telefone é uma ferramenta que faz parte do dia a dia deles”, conclui o educador.

A reportagem perguntou ao gestor escolar se é possível analisar o impacto da medida no desempenho escolar dos alunos, por exemplo, alguma melhoria nas notas. Ele informou que essa avaliação ainda não é possível, uma vez que a medida ainda está em vias de implementação, “sem uma orientação clara”.

Enquanto a implementação da lei no contexto geral ainda carece de dados claros sobre impacto no desempenho escolar, o exemplo do Rio de Janeiro (RJ), onde a medida foi aplicada um ano antes de virar lei federal, oferece uma perspectiva promissora.

Após um ano da aplicação da medida, o município registrou avanços mensuráveis no desempenho de alunos do ensino fundamental em matemática (25,7%) e português (13,5%), de acordo com a Agência Brasil. Esses resultados, validados por métodos estatísticos que isolaram outros fatores, sugerem que a proibição, quando apoiada por uma estrutura adequada, pode gerar benefícios educacionais significativos.

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Educação

RN registra aumento de estudantes idosos no Enem e na UFRN

13/09/2025


Francisca ingressou em Química após se surpreender positivamente com o curso de Turismo e considera retornar à primeira escolha – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

 

O Rio Grande do Norte registrou um crescimento de estudantes idosos. No Enem 2025, o número de inscritos com 60 anos ou mais passou de 9.950 em 2024 para 17.192, aumento de 72,7% em apenas um ano. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o ingresso de alunos com mais de 60 anos passou de 9 em 2004 para 94 em 2024. O número de estudantes que completam 60 anos durante o curso também aumentou, de 37 para 125 no mesmo período.

O aumento reflete o envelhecimento populacional do estado. Segundo o Censo 2022, o RN tem o maior índice de envelhecimento do Nordeste, com 53 pessoas de 65 anos ou mais para cada 100 crianças de até 14 anos. A tendência é resultado da maior expectativa de vida e da redução da taxa de natalidade.

Nos cursos universitários, História, Filosofia e Ciências e Tecnologia lideram entre os estudantes mais velhos. Fabiano do Espírito Santo Gomes, procurador educacional da UFRN, explica que muitos escolhem essas áreas por interesse pessoal, hobbies ou curiosidade sobre novas tecnologias.

Histórias de estudantes mostram essa mudança. Antonio Tavares formou-se em Engenharia Elétrica aos 67 anos e, aos 81, continua se dedicando a cursos de informática. Francisca Ferreira retornou à graduação em Química após se aposentar, depois de já ter cursado Turismo.

José Donato, de 65 anos, escolheu Serviço Social para aprimorar seu trabalho voluntário e vivenciar uma experiência acadêmica completa, mesmo enfrentando preconceito etário. Magna Costa, da geração 50+, descreve o retorno aos estudos como forma de autonomia e desenvolvimento do pensamento crítico.

A UFRN adotou iniciativas para receber esse público, incluindo acessibilidade digital, ações de promoção à saúde e pesquisas em parceria com o Instituto Envelhecer, com foco em ampliar o acesso e garantir a permanência de estudantes idosos na universidade.

 

Com informações do Portal da UFRN

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Educação

51% dos brasileiros que entram na faculdade não se formam nem 3 anos após o prazo previsto

09/09/2025


 

Suponha que 100 alunos brasileiros tenham começado, em janeiro de 2021, uma graduação de quatro anos de duração. Em tese, eles deveriam ter se formado em dezembro de 2024, certo?

Mas, pelo que indicam dados divulgados nesta terça-feira (9), a tendência é que, mesmo em 2027, três anos após a data esperada para a formatura, 51 desses estudantes NÃO tenham terminado o curso. Boa parte (25 deles) terá desistido ainda no 1º ano da faculdade.

Esses números foram comparados aos de nações que são referência em desenvolvimento humano, como Luxemburgo, Suíça e Noruega, na edição de 2025 do estudo “Education at a Glance”, produzido anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

Veja:

 

No Brasil, 25% dos alunos abandonam o bacharelado ainda no 1º ano. Na média da OCDE, o índice é de 13%, também considerado alto no relatório.

Entre os brasileiros, apenas 38% terminam a graduação dentro do prazo esperado (versus 43% na OCDE).

Três anos após a data em que, em tese, todos deveriam ter concluído o curso, 51% dos alunos no Brasil continuam sem o diploma. Na OCDE, a média é de 30%.

Essas baixas taxas de permanência e de conclusão explicam por que apenas 24% dos jovens adultos (25 a 34 anos) têm ensino superior completo no Brasil (versus 49% na OCDE).

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101 FM

Educação

Matrículas para projeto de alfabetização nas periferias do RN seguem abertas em setembro para compor turmas

01/09/2025


 

São 75 turmas espalhadas pelo estado; expectativa é que 1,5 mil pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa

Seguem abertas, durante todo o mês de setembro, as inscrições para compor turmas da Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias do Rio Grande do Norte. As aulas começaram em agosto com 75 turmas distribuídas pelas comunidades de Natal, Parnamirim, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Com o método “Sim, Eu Posso!”, já aplicado com sucesso em diversos países que superaram o analfabetismo, a previsão é de que a alfabetização aconteça em até cinco meses. A expectativa é que 1,5 mil pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa. As aulas, com duração de 2h, são realizadas em horários flexíveis, definidos junto com as comunidades, sendo pela manhã em algumas turmas, tarde ou noite em outras.

Voltado para pessoas a partir dos 15 anos que não sabem ler e escrever ou que enfrentam dificuldades na leitura e na escrita, o projeto oferece ao final do curso, um certificado de alfabetização, abrindo portas para novas oportunidades de estudo, trabalho e realização pessoal.

A ação é desenvolvida pelo Mãos Solidárias, iniciativa que já atua com apoio em alimentação e educação popular e que agora também se dedica ao combate ao analfabetismo no estado.

Vinculada ao Decreto nº 12.048 de 2024, que instituiu o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, a Jornada é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com o Ministério da Educação (MEC).

 

Para participar ou indicar alguém, basta entrar em contato com os coordenadores do projeto, que irão encaminhar para a turma mais próxima de sua casa.

 

Coordenadores de Turmas:

Zona Norte de Natal – Veridiano [84 98734-5592]

Zona Sul de Natal -Rafael [84 98826-8961]

Zona Leste de Natal – Hortencia [84 99980-8989]

Zona Oeste de Natal – Mara [84 99207-2103]

Parnamirim – Cínthia [84 99822-4373]

Mossoró – Cumpadi Caboco: (84) 98875-4874 / Luis Henrique: (84) 99917-8137

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RÁDIO FAROL - TOUROS

Educação

RN chega a 78,4% de escolas conectadas à internet

30/08/2025


 

O Rio Grande do Norte é um dos estados da Região Nordeste que apresentou maior evolução no número de escolas do ensino básico conectadas. Das 2.733 instituições de educação básica do estado, 2.145 estão ligadas à internet, o que representa 78,4% do total. A média supera os 59,65% registrados no Brasil como um todo. Os dados constam em um relatório referente ao programa Escolas Conectadas do Governo Federal divulgado nesta semana. Segundo o documento, 82,2 mil escolas públicas de ensino básico em todo o país estão conectadas nas cinco regiões do país.

O programa prevê atender todas as 137,8 mil instituições de ensino básico do país com internet de banda larga e wi-fi aberto na estratégia nacional de conectividade escolar, voltada para garantir acesso de qualidade ao mundo digital a alunos e professores da rede pública. O relatório indica que o Brasil avançou em relação ao observado no fim de 2024, quando tinha 73,1 mil escolas conectadas, ou 53% do total. No Rio Grande do Norte, eram 2.022 escolas conectadas no fim do ano passado (73,9%).

“Conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não estava. Nenhuma escola ficará para trás, essa é a nossa missão até 2026”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho (Comunicações).

 

Índices

 

A Região Sul apresenta o maior percentual de escolas conectadas. Ao todo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina registram 13.889 escolas conectadas de um total de 19.837, o equivalente a 70%. Em seguida aparecem as regiões Centro-Oeste, com 7.857 escolas, das quais 5.472 estão conectadas (69,64%), Nordeste (49.275 escolas, 32.775 conectadas – 61,86%), Sudeste (40.535 escolas, 24.073 conectadas – 59,38%) e Norte (20.343 escolas, 8.310 conectadas – 40,84%).

Entre as Unidades da Federação, o Mato Grosso do Sul é o que apresenta o maior percentual de escolas conectadas. Das 1.367 do estado, 1.084 estão conectadas, o que equivale a 79,30%. Em seguida, aparecem Rio Grande do Norte, com 2.145 escolas conectadas das 2.733 do estado (78,49%) e Goiás, com 2.719 conectadas das 3.528 do estado (77,07%). Em números absolutos, São Paulo é o estado com mais escolas conectadas (10.787), seguido por Bahia (7.644) e Minas Gerais (7.236).

 

 

TRIBUNA DO NORTE

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Educação

ATENÇÃO: 2° DIA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO PAP CURSOS,NA ESCOLA ESTADUAL TABELIÃO JÚLIO MARIA DAS 08:00 ÁS 17:00!

29/08/2025


 

O PAP Cursos, uma das maiores empresas de cursos do país, está chegando com Cursos profissionalizantes na cidade de Touros.

Cursos que vão acontecer na Escola Tabelião Júlio Maria com aulas presenciais e somente no sábado (manhã, tarde e noite)

Serão 4 meses de curso, e já se inicia neste sábado (30/08), as inscrições já foram abertas!

 

Inscrições acontecem hoje e amanhã na escola Tabelião de 8h da manhã até às 17h da tarde.

 

 

 

Os cursos são de: 

 

- Atendimento ao cliente e Marketing 

 

- Operador de Caixa e Atendente Bancário

 

- Atendente de Farmácia e Noções de Medicamentos

 

- Rotinas Administrativas e Secretariado

 

 

 

Nos 4 meses de curso o aluno irá fazer todos os 8 cursos e no final o aluno ganha Certificado e Carta de Estágio.

 

 

 

E atenção, Os 30 primeiros inscritos presenciais estarão garantindo uma SUPER promoção por apenas 5 parcelas de 70 reais, não deixe pra última hora!

 

 

 

Entre em contato:

 

(84)99183-9892

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Educação

NOVIDADE CHEGANDO NA CIDADE DE TOUROS! O PAP Cursos

28/08/2025


 

O PAP Cursos, uma das maiores empresas de cursos do país, está chegando com Cursos profissionalizantes na cidade de Touros.

Cursos que vão acontecer na Escola Tabelião Júlio Maria com aulas presenciais e somente no sábado (manhã, tarde e noite)

Serão 4 meses de curso, e já se inicia neste sábado (30/08), as inscrições já foram abertas!

 

Inscrições acontecem hoje e amanhã na escola Tabelião de 8h da manhã até às 17h da tarde.

 

Os cursos são de: 

- Atendimento ao cliente e Marketing 

- Operador de Caixa e Atendente Bancário

- Atendente de Farmácia e Noções de Medicamentos

- Rotinas Administrativas e Secretariado

 

Nos 4 meses de curso o aluno irá fazer todos os 8 cursos e no final o aluno ganha Certificado e Carta de Estágio.

 

E atenção, Os 30 primeiros inscritos presenciais estarão garantindo uma SUPER promoção por apenas 5 parcelas de 70 reais, não deixe pra última hora!

 

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RÁDIO FAROL - TOUROS

Educação

UERN abre inscrições para cursos gratuitos voltados para pessoas acima de 60 anos

19/08/2025


 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) abriu inscrições para novas turmas do Programa UERN 60+, iniciativa destinada a pessoas com idade a partir de 60 anos. Ao todo, estão sendo ofertadas 310 vagas gratuitas em sete cursos distribuídos entre os campi de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

As inscrições seguem abertas até 25 de agosto de 2025 e podem ser realizadas por formulário eletrônico ou QR-Code. As atividades terão início no mesmo dia e seguem até 11 de novembro, correspondendo ao semestre letivo 2025.2, com carga horária total de 60 horas.

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MARE MOVEIS TOUROS

Educação

Irmãs de escola municipal do RN se classificam para final da Olimpíada de Robótica

06/08/2025


 

Duas irmãs, alunas da rede municipal de ensino de Natal, representaram o Rio Grande do Norte na final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025. Larissa Victor Ferreira, de 10 anos, e Lara Regina Victor Ferreira, de 12, participaram da competição nos dias 5 e 6 de agosto, após avançarem nas fases anteriores. A previsão é que os resultados sejam divulgados em setembro.

As duas são estudantes da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, localizada no bairro Potengi, na Zona Norte da capital. A unidade teve 13 alunos inscritos na prova do Nível 2, destinada a estudantes do 4º e 5º ano. Larissa, aluna do 5º ano, foi a única da turma a avançar.

“Foi um pouco difícil em algumas questões, mas foi bem divertido fazer”, disse Larissa. “Estudei principalmente Matemática e Português, principalmente interpretação de textos, e acho que me saí bem na prova. Estou confiante.”

Lara Regina, aluna do 6º ano, também avançou na competição após participar da prova do Nível 3, voltada a alunos do 6º e 7º ano. Nessa etapa, 25 estudantes da escola participaram.

“Estudei bastante em casa, revisando todo o conteúdo que o professor Nelson Barros passou. Acho que me preparei bem e estou ansiosa para saber o resultado final”, afirmou Lara.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das principais competições da área no país e busca estimular o interesse de estudantes pelas áreas de ciência e tecnologia. As provas envolvem conteúdos de robótica e inteligência artificial aplicados a disciplinas do currículo escolar, como Matemática, Ciências e Linguagens. Os participantes recebem certificado e, dependendo do desempenho, podem conquistar medalhas de ouro, prata ou bronze.

A coordenadora da SesiTec, Semidia Lopes de Oliveira Teixeira, acompanhou a preparação das alunas junto ao professor Nelson Rodrigues de Barros, responsável pela disciplina de robótica na escola. Para ela, a experiência amplia as possibilidades de aprendizado dos alunos.

“As provas contemplam questões na temática de robótica que podem ser resolvidas a partir dos conceitos aprendidos no currículo escolar básico, como Matemática, Ciências e Linguagens. Trata-se de uma área em constante evolução, e é fundamental estimular o interesse dos jovens. Estamos muito orgulhosos de nossas alunas e esperamos que elas se destaquem na competição”, afirmou a coordenadora.

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MARE MOVEIS TOUROS

Educação

Touros Investe na Educação: Escolas da Rede Municipal recebem novos equipamentos

31/07/2025


                                           Escolas recebem novos equipamentos

 

A Prefeitura de Touros segue avançando no compromisso com a melhoria da educação pública. Esta semana as escolas da rede municipal receberam novos equipamentos que irão reforçar a infraestrutura escolar e criar um ambiente mais acolhedor e produtivo para alunos e professores.

Entre os materiais entregues estão cadeiras, mesas e diversos itens escolares que vão contribuir diretamente para o dia a dia nas salas de aula. Esses investimentos refletem o cuidado com o bem-estar dos estudantes e a valorização dos profissionais da educação, que agora contam com melhores condições para desempenhar seu trabalho.

Com essa iniciativa, a gestão municipal reafirma que educação de qualidade se faz com planejamento, compromisso e, sobretudo, investimento. A renovação dos espaços escolares não apenas melhora o aprendizado, mas também motiva alunos e professores a construírem juntos um futuro com mais oportunidades.

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Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Educação

Enem 2025: RN tem mais de 113 mil inscritos confirmados

27/07/2025


O Rio Grande do Norte registrou 113.229 inscritos confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas desta edição do Enem tem data marcada para os dias 9 e 16 de novembro no RN e em quase todo o Brasil - cidades da região metropolitana de Belém terão datas alternativas por causa da COP30.

O número de estudantes do RN no exame neste ano é 10,9% superior ao número de inscritos confirmados no Enem do ano passado, quando 102.090 estudantes potiguares se inscreveram.

Uma novidade desta edição foi a inscrição pré-preenchida de 32.363 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. Desse total, 23.631 confirmaram a participação, representando 73,02% dos concluintes.

O Inep informou ainda que 78.389 estudantes potiguares inscritos no Enem ficaram isentos da inscrição e 34.840 pagaram.

 

Brasil: mais de 4 milhões

O Enem 2025 teve 4.811.338 inscritos confirmados em todo o país, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Educação e pelo Inep. O número representa um aumento de 11,2% em relação a 2024 e de 38% quando comparado a 2022.

Nesta edição, 72,6% dos estudantes concluintes do ensino médio da rede pública com inscrição pré-preenchida confirmaram participação — um total de 1.390.815 alunos.

 

São Paulo lidera entre os estados com mais candidatos

O estado com o maior número de inscritos é São Paulo, com 751.648 candidatos, seguido por Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019). Os dados foram compilados a partir das inscrições confirmadas até o fim do prazo regular.

 

Orientações estão disponíveis no portal do Inep

O portal do Inep oferece uma página com orientações aos participantes (https://enem.inep.gov.br/participante/), além de uma seção de perguntas frequentes sobre o exame. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, por meio do Sisu, Prouni e Fies. As notas também podem ser utilizadas em instituições de Portugal conveniadas com o Inep.

 

 

G1 RN

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Educação

Enem 2025: Rio Grande do Norte contabiliza mais de 113 mil inscritos

24/07/2025


                                                     Imagem: MEC/Divulgação

 

O Estado do Rio Grande do Norte contabilizou 113.229 inscritos confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Uma novidade dessa edição foi a inscrição pré-preenchida de 32.363 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, dos quais 23.631 confirmaram a participação (73,02%). Do total de inscritos no estado, 78.389 são isentos e 34.840, pagantes.Agricultural machinery

Os números correspondem ao balanço, divulgado nesta quarta-feira, 23 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

Brasil – De acordo com o levantamento, o exame registrou 4,8 milhões de inscritos no país, um aumento de 38% em relação a 2022 e de 11,22% em comparação com 2024.

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DROGARIA POUPE JÁ

Educação

RN ainda não usou 60% dos recursos para escolas em tempo integral e pode perder verba federal

23/07/2025


 

Faltando pouco mais de três meses para o prazo final de uso dos recursos do Programa Escola em Tempo Integral, o Rio Grande do Norte executou apenas 41% do total recebido. Dos R$ 80,9 milhões repassados ao Estado e aos municípios potiguares, apenas R$ 33,1 milhões foram aplicados até agora. Restam R$ 47,8 milhões em caixa, que devem ser usados até 31 de outubro — sob risco de devolução até o fim do ano.

A preocupação levou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC) a promoverem capacitações para orientar os gestores. No Rio Grande do Norte, o encontro ocorreu na última quarta-feira (16). A ação foi feita em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime-RN), que acompanha a execução dos recursos.

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DROGARIA POUPE JÁ

Educação

RN tem terceira pior taxa de alfabetização do país

13/07/2025


                                            Foto: reprodução/portal96FM

 

O Rio Grande do Norte ficou na antepenúltima posição do ranking nacional de alfabetização de crianças da rede pública, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo governo federal. 

Governado pela professora Fátima Bezerra (PT), o RN tem apenas 39% das crianças potiguares estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental em 2024.A meta definida para 2024 era de 43,8%, de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada.

O levantamento apontou que a média nacional foi de 59,2%, com 17 estados ficando acima desse percentual. O RN aparece à frente apenas de Sergipe (38%) e Bahia (35,96%). No topo da lista estão Ceará (85,31%), Goiás (73%) e Minas Gerais (72%). A informação é do portal 96FM

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DROGARIA POUPE JÁ

Educação

Brasil não alcança meta de alfabetização infantil em 2024, diz MEC

11/07/2025


                                                           Foto: Kid Júnior

 

O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta sexta-feira (11), que o Brasil não conseguiu atingir a meta de alfabetização estipulada para 2024. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 59,2% das crianças sabiam ler e escrever no ano passado. O índice ficou abaixo da meta de 60%, embora tenha superado o resultado de 2023, que foi de 56%.

Onze estados brasileiros atingiram o percentual esperado, entre eles Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Já estados como Amazonas, Bahia, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul apresentaram desempenho inferior ao do ano anterior.

Segundo o MEC, as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024 influenciaram negativamente os resultados. No estado, o índice caiu de 63,4% para 44,7%. “Foi uma situação atípica. As crianças não tinham como frequentar as salas de aula”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

 

Governo quer 80% de crianças alfabetizadas até 2030

A meta do governo é que, até 2030, pelo menos 80% das crianças estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental. Esse objetivo integra o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023.

Até agora, o programa recebeu R$ 1,4 bilhão em investimentos e todos os estados, além de quase todos os municípios, aderiram à iniciativa. As ações incluem melhorias em gestão, infraestrutura, formação de profissionais e avaliação educacional. Para 2025, mais R$ 800 milhões devem ser investidos.

“O Brasil precisa colocar a educação acima de qualquer questão política ou partidária”, reforçou o ministro.

 

SBT News

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Educação

Inscrições do Fies para este semestre começam na segunda-feira

10/07/2025


 

As inscrições para o processo seletivo deste semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (14). O prazo termina às 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília.Inscrições do Fies para este semestre começam na segunda-feira - Agora RNInscrições do Fies para este semestre começam na segunda-feira - Agora RN

As datas estão previstas em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (9).

As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Desde 2001, o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com o objetivo de promover a inclusão educacional.

Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 vagas, no primeiro semestre; e 44.867, na segunda metade do ano.

 

Quem tem direito:

Os candidatos em obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos:

 

Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;

Nas cinco provas do Enem, ter conquistado média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação;

Ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Fies Social

O edital do processo seletivo reserva 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024. Para concorrer, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759, em 2025).

A nova modalidade lançada pelo MEC permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

 

Classificação

A classificação no processo seletivo do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

 

A ordem de prioridades considera os que candidatos que:

 

Não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo financiamento estudantil;

Foram beneficiados pelo financiamento estudantil, mas não o quitaram;

Concluíram o ensino superior sem financiamento estudantil;

Concluíram o ensino superior com financiamento estudantil e o quitaram.

Resultados

O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado no dia 29 de julho.

 

Aqueles estudantes de graduação que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

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MARE MOVEIS TOUROS

Educação

Educação de Touros amplia frota com a aquisição de mais uma van escolar

10/07/2025


 

O município de Touros segue avançando com importantes investimentos na área da educação. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação recebeu mais uma van escolar, ampliando a frota de veículos dedicados ao transporte dos alunos da rede pública.Melhores cursos online

A nova aquisição reforça o compromisso da atual gestão com a segurança, o conforto e o acesso à educação de qualidade para todos os estudantes, especialmente aqueles que vivem nas comunidades mais distantes do centro urbano.

Com a chegada do novo veículo, o transporte escolar se torna ainda mais eficiente, garantindo que crianças e adolescentes possam se deslocar até suas escolas com pontualidade e dignidade. Essa iniciativa também contribui para a redução da evasão escolar, já que o transporte adequado é um fator decisivo para a permanência dos alunos na escola.

“Nosso objetivo é proporcionar condições cada vez melhores para que os estudantes tenham acesso ao ensino de forma segura e confortável. A educação é uma prioridade em nossa gestão”, destacou a Secretaria Municipal de Educação.

 

 

BLOG DO ASSIS SILVA

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MARE MOVEIS TOUROS

Educação

Prouni 2025: Rio Grande do Norte tem oferta de 1.882 bolsas no segundo semestre

07/07/2025


                                                       Imagem: Divulgação

 

O Ministério da Educação (MEC) está oferecendo, no Rio Grande do Norte, 1.882 bolsas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025.

Dessas, 1.276 são integrais (100%, de graça) e 606são parciais (50%, pagando metade da mensalidade). A oferta de bolsas por município pode ser acessada na página do Prouni, em “Consulta de bolsas”.    

Cursos – O curso de graduação com o maior quantitativo de bolsas ofertadas no estado é Educação Física, com 118 bolsas, sendo 86 integrais e 32 parciais. Depois dele, os dois cursos com as maiores ofertas são: Direito, com 105 bolsas (63 integrais e 42 parciais), e Administração, com 105 bolsas (85 integrais e 20 parciais). 

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DROGARIA POUPE JÁ

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