Saúde
Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol e 8 mortes
18/10/2025
Foto: Reprodução
O Brasil já soma 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (17). Além disso, 87 ocorrências seguem em investigação.
São Paulo concentra a maior parte dos casos: 38 confirmados e 44 suspeitos. O Paraná tem quatro confirmados, Pernambuco três, e o Rio Grande do Sul um. Ao todo, 528 suspeitas foram descartadas.
Outros estados com casos em investigação incluem Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2), Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba e Tocantins, todos com uma notificação cada.
Mortes
Até agora, o número de óbitos permanece em oito: seis em São Paulo e duas em Pernambuco. Outros oito casos de mortes estão sob investigação, com suspeitas em São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará. 26 mortes suspeitas já foram descartadas.
Essa publicação é um oferecimento
Rio do Fogo: Secretária de Saúde Municipal informa que tem vacina contra Dengue todas às terças-feiras, na Unidade Básica de Saúde.
17/10/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Dia “D” da Multivacinação é neste sábado (18)
15/10/2025
Foto: Divulgação/Sesap-RN
No sábado (18) todos os municípios do Rio Grande do Norte participam da Campanha Nacional de Multivacinação. Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Saúde, a ação é voltada para crianças e adolescentes de até 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encaminhou nota técnica aos municípios do RN com todas as orientações necessárias à execução da campanha. Cada gestão municipal deverá elaborar suas próprias estratégias, de acordo com o perfil populacional e as áreas de risco, priorizando locais com menor adesão e espaços estratégicos para vacinação, com base na estratégia do microplanejamento. A campanha seguirá até o dia 31 de outubro.
Estarão disponíveis, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo. Cada criança ou adolescente será avaliado individualmente e receberá as vacinas necessárias de acordo com sua situação vacinal. É preciso levar documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Essa publicação é um oferecimento
Médicos da alta e média complexidade de Natal anunciam paralisação total a partir desta terça
14/10/2025
De acordo com a nota, a medida é motivada pela ausência de contratualização formal. O hospital Varela Santiago é um dos hospitais afetados - Foto: Reprodução
Médicos da alta e média Complexidade prestadores de Natal comunicaram, em nota conjunta, a paralisação total dos atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas a partir desta terça-feira (14).
Pelo menos 120 profissionais aderiram ao movimento. Com isso, os serviços no Hospital do Coração, Liga Contra o Câncer e o Instituto do Coração de Natal (Incor) serão afetados, além de parte das atividades do Hospital Varela Santiago.
De acordo com a nota, a medida é motivada pela ausência de contratualização formal, tanto com as empresas vencedoras da Dispensa de Licitação nº 003/2025, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quanto com o próprio Município. Eles não possuem vínculo empregatício com os hospitais.
Os profissionais alegam que o novo contrato entrou em vigor em 01/09/2025, sem que as empresas apresentassem equipes médicas habilitadas, ou que houvesse tempo hábil para a formalização de novos vínculos.
“Passados mais de 40 dias dessa mudança de empresa, esses médicos não foram formalmente contratados, nem houve assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde para regularizar a situação”, diz a nota.
Ainda de acordo com a nota, os médicos justificam que “diante da insegurança jurídica e administrativa, torna-se impossível a continuidade das atividades”.
Procurada pela reportagem da 98 FM para prestar esclarecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) não respondeu as tentativas de contato, até a publicação desta matéria.
Essa publicação é um oferecimento
Hospital Walfredo Gurgel está há quase 30 dias sem tomografia; pacientes relatam transtornos
13/10/2025
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel está funcionando sem tomógrafo. Os dois aparelhos de tomografia da maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte estão quebrados desde o dia 16 de setembro, e até agora, nenhum deles voltaram a funcionar.
Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a previsão é de que um deles volte a funcionar ainda nesta segunda-feira (13). Já o outro equipamento ainda aguarda a avaliação da empresa responsável pela manutenção, que já foi acionada durante o final de semana.
Sendo assim, os pacientes que necessitam do serviço estão sendo transferidos para o Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, na região Metropolitana de Natal.
Cerca de 180 procedimentos de tomografia são realizados diariamente no Walfredo Gurgel.
A situação tem causado transtornos para pacientes e familiares. Uma mulher denunciou nas redes sociais a morte do sogro pela demora no atendimento.
“O dia inteiro correndo pra bater a tomografia fez com que meu sogro perdesse muito sangue e visse a óbito”, escreveu Aryedna Lima em seus stories no instagram.
BLOG DO ROBSON PIRES
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: VACINA CONTRA DENGUE TODAS ÁS TERÇAS FEIRAS
13/10/2025
Essa publicação é um oferecimento
Dengue em alta: casos prováveis e já confirmados disparam no RN
12/10/2025
Os casos de dengue no Rio Grande do Norte estão em alta. A disparada evidencia a fragilidade do sistema de saúde, uma vez que a prevenção também deve ser estimulada e executada pelo poder público.
O salto foi de 2.459 casos notificados nos meses de julho, agosto e setembro de 2024 para 3.487 casos comunicados no mesmo trimestre de 2025, um aumento de 41,8%.
Quanto aos casos definitivamente confirmados, o aumento também foi considerável. Foram 990 casos positivos de dengue entre os meses de julho, agosto e setembro de 2024 contra 1.272 casos comprovados no mesmo período deste ano, o que significa um crescimento de 28,4%.
Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.
No ano
No acumulado de 2025, ainda segundo os dados do painel, 8.751 casos de dengue foram notificados no Rio Grande do Norte este ano. Deste total, 5.763 foram descartados e 2.988 definitivamente confirmados.
Uma pessoa morreu vítima de dengue. O caso aparece como confirmado pelo Ministério da Saúde.
Essa publicação é um oferecimento
Adolescente potiguar recebe medula óssea de doador da Polônia e inicia recuperação
12/10/2025
O adolescente potiguar Bernardo Barreto de Oliveira, de 14 anos, recebeu com sucesso um transplante de medula óssea no Real Hospital Português, em Recife, na última terça-feira (7). O doador, 100% compatível, é da Polônia. Bernardo se recupera bem, cercado pelo amor dos familiares, após meses de espera por uma chance de cura da leucemia aguda, diagnosticada no início de 2023.
"Um momento de muita fé, de muita esperança, um momento que trouxe alívio e alegria aos nossos corações", comemorou a mãe de Bernardo, a professora Monalisa Barreto.
Desde março, quando souberam da necessidade do transplante, a família iniciou uma intensa campanha nas redes sociais para encontrar um doador e incentivar outras pessoas a se cadastrarem no Redome, o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. No Rio Grande do Norte, são 86 mil pessoas cadastradas.
O transplante foi realizado na última semana, após a doação do polonês. "Ele não nos conhece, nem nós o conhecemos, mas ele aceitou e fez essa doação no dia 6 de outubro pela manhã e Bernardo recebeu a sua nova medula no dia 7”
Agora, a família segue com os cuidados médicos para garantir a plena recuperação pós-transplante.
A história de Bernardo reforça a importância da doação de medula óssea: quanto mais pessoas cadastradas no Redome, maiores são as chances de pacientes no Brasil e no mundo encontrarem doadores compatíveis.
"Que outras pessoas encontrem seu doador compatível e que muitas pessoas possam dizer sim à vida, sim à doação de medula óssea", concluiu Monalisa.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Bebida adulterada: Brasil já tem 29 casos de intoxicação por metanol — e RN entra na lista de suspeitas
11/10/2025
Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (10) que o Brasil já soma 29 casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O número representa cinco casos a mais que o registrado na última quarta-feira (8), e acende o alerta para o risco de produtos falsificados circulando no país.
A maioria das ocorrências — 25 casos — foi registrada em São Paulo, seguido por três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, 217 notificações seguem em investigação em diferentes estados. O Rio Grande do Norte também aparece na lista, com um caso suspeito sendo analisado.
O levantamento mostra que São Paulo concentra 73% das suspeitas, com 160 notificações. Pernambuco vem em seguida (31), e outros estados, como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás, também investigam possíveis casos.
Até agora, cinco mortes foram confirmadas, todas em São Paulo. Outras 12 estão sob investigação, incluindo óbitos em Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O metanol é um tipo de álcool altamente tóxico e usado em combustíveis e produtos industriais — não deve jamais ser ingerido. Mesmo pequenas quantidades podem causar cegueira, falência de órgãos e morte.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil recebe primeiro lote de antídoto contra intoxicação por metanol
09/10/2025
Foto: Governo de SP
O Ministério da Saúde recebe nesta quinta-feira (9) o primeiro lote de fomepizol, antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol — substância tóxica presente em bebidas alcoólicas adulteradas. Ao todo, chegaram 2,5 mil unidades, adquiridas de forma inédita pelo país por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O medicamento será incorporado ao estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega ocorreu em cerimônia com a presença de representantes da pasta, da Anvisa e da Opas. O fomepizol é considerado um dos tratamentos mais eficazes para intoxicações causadas pelo consumo de bebidas falsificadas ou adulteradas.
Além do antídoto, a Anvisa autorizou a produção nacional de álcool etílico injetável (etanol), também usado no tratamento de intoxicação por metanol. A medida deve ampliar a oferta de etanol de grau farmacêutico no país.
Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado na quarta-feira (8), o Brasil registrou 259 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Desses, 24 foram confirmados e 5 resultaram em morte.
O estado de São Paulo concentra a maioria dos registros, com 201 casos — sendo 20 confirmados. Há ainda 11 mortes em investigação em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo e Paraíba.
Essa publicação é um oferecimento
Maternidade Januário Cicco promove mutirão de prevenção ao câncer de mama
08/10/2025
Campanha será marcada por mutirão de atendimentos e atividades voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce, principais aliados na redução da mortalidade. Foto: MEJC- UFRN/Ebserh
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh) realiza, a partir desta quinta-feira (9), às 7h30, um mutirão de atendimentos até o dia 15. Entre os atendimentos estão: preventivos, palestras educativas, rodas de conversa, orientações sobre hábitos saudáveis e cuidados com a saúde da mulher. A expectativa é atender cerca de 300 mulheres ao longo da programação. A iniciativa faz parte da campanha nacional do Outubro Rosa.
O mutirão é destinado a mulheres a partir dos 40 anos, residentes em qualquer município do Rio Grande do Norte. Serão oferecidas consultas e exames de mamografia, mediante pré-agendamento pelo WhatsApp, no número (84) 99689-3735.
Leia também:
Pesquisa da UFRN testa moléculas com potencial de bloquear avanço do melanoma
Cientistas da UFRN criam equipamento que auxilia no tratamento de enxaqueca
Pesquisadores da UFRN criam catalisador de casca de tangerina para biodiesel
De acordo com Samuel Nobrega de Aquino, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem da MEJC-UFRN, a campanha tem como objetivo reforçar a importância do autocuidado e do acompanhamento médico regular, ampliando o acesso à informação e aos serviços de saúde, com foco na redução dos índices da doença.
No dia do atendimento, as pacientes devem apresentar RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de endereço e, se disponíveis, exames anteriores, como mamografias, ultrassonografias mamárias, punções ou biópsias.
Leia mais:
Pesquisa da UFRN resulta em tecnologia inovadora para atender pessoas com cegueira
Pesquisadores da UFRN descobrem nova espécie de circovírus capaz de infectar humanos
UFRN cria tecnologia que transforma água salina em hidrogênio limpo e água sanitária
Além dos atendimentos, haverá ações educativas sobre as principais estratégias de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, com palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos.
Por que falar sobre o câncer de mama?
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 30% dos novos casos anuais. Apesar da alta incidência, quando diagnosticado precocemente, o tratamento pode alcançar índices de cura superiores a 90%.
A médica ginecologista Uianê da Câmara Pinto Azevedo destaca que a educação em saúde será um dos pilares da campanha. Entre os temas abordados estão: Autoexame das mamas – como e quando realizar; Mamografia – por que é fundamental e em que idade deve ser feita; Fatores de risco e hábitos saudáveis – alimentação equilibrada, prática de atividade física e controle de peso; e Sinais de alerta – alterações na pele, secreção no mamilo, caroços e ínguas.
“Entre os principais benefícios do diagnóstico precoce estão as maiores chances de cura, tratamentos menos agressivos e melhora na qualidade de vida durante e após o tratamento”, explica Uianê Azevedo.
A campanha também reforça a importância do tratamento personalizado, que considera as características individuais de cada paciente, garantindo maior eficácia e menor impacto na saúde geral.
Como parte da mobilização, a MEJC promoverá ainda a iluminação especial em rosa em suas fachadas, além de ações digitais nas redes sociais e nos canais internos da Instituição, com vídeos educativos e depoimentos de profissionais e pacientes sobre prevenção e cuidado com a saúde da mulher.
98 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: A VACINA CONTRA A DENGUE CHEGOU EM NOSSA CIDADE,vacinação acontece às terças-feiras.
07/10/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Casos suspeitos de intoxicação por metanol sobem para 209 no Brasil; 16 são confirmados
06/10/2025
O Ministério da Saúde divulgou, neste domingo (5), que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no país chegou a 209. Desse total, 16 já foram confirmados. As informações são de O Globo.
A maior parte das notificações está em São Paulo, que concentra 192 casos — 14 confirmados e 178 em investigação. O boletim também registra 15 mortes: duas confirmadas em São Paulo e 13 ainda em apuração (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 na PB e 1 no CE).
Até a manhã de domingo, eram 181 casos suspeitos no país, com 14 confirmações.
Para reforçar o atendimento, o ministério anunciou a chegada de 4.300 ampolas de etanol farmacêutico — antídoto utilizado em casos de intoxicação por metanol. O estoque será distribuído para todo o Brasil nos próximos dias.
Situação por estado
Casos foram registrados em 13 estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.
Distrito Federal: 1 suspeito
Goiás: 2 suspeitos
Mato Grosso do Sul: 5 suspeitos
Mato Grosso: 1 suspeito
Pernambuco: 10 suspeitos
Paraná: 2 suspeitos e 2 confirmados
Rondônia: 1 suspeito
São Paulo: 178 suspeitos e 14 confirmados
Piauí: 2 suspeitos
Rio Grande do Sul: 2 suspeitos
Rio de Janeiro: 1 suspeito
Paraíba: 1 suspeito
Ceará: 3 suspeitos
Essa publicação é um oferecimento
Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol
04/10/2025
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
No último balanço divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (3), 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica haviam sido registrados em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta começou a divulgar um boletim diário dos casos, com base nos dados enviados pelos estados.
Ao todo, são 11 casos confirmados e 102 em investigação. Na divisão por estados, São Paulo lidera com 101 registros (11 confirmados e 90 em investigação).
Também há casos suspeitos nos seguintes estados:
6 em Pernambuco;
2 na Bahia;
2 no Distrito Federal;
1 no Paraná;
1 no Mato Grosso do Sul.
Do total de casos notificados, 12 resultaram em morte, das quais uma está confirmada no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigadas.
Os óbitos investigados estão divididos pelos seguintes estados:
8 em São Paulo;
1 em Pernambuco;
1 na Bahia;
1 no Mato Grosso do Sul.
Informadas pelos Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs) estaduais, as notificações de intoxicação por metanol foram repassadas ao Cievs nacional, que consolida os dados.
Antídoto
Para reduzir o impacto das intoxicações provocadas pelo metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, o Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) comprou 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antidoto para esse tipo de intoxicação. A pasta está comprando mais 150 mil ampolas (5 mil tratamentos), para garantir o estoque do Sistema Único de Saúde.
O Ministério da Saúde também pediu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faça um chamamento internacional das 10 maiores agências reguladoras nos seguintes países: Argentina, México, Comunidade Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, China, Suíça e Austrália.
A pasta também enviou ofício para empresas e instituições da Índia, Estados Unidos e Portugal em que pede doação e cotação de compra para outro antídoto, o fomepizol. Atualmente, poucos países têm o produto em estoque.
O ministério também oficializou pedido a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a doação imediata de 100 tratamentos de fomepizol e manifestou intenção de adquirir outras 1 mil do medicamento por meio da linha de crédito do Fundo Estratégico da Opas, ampliando o estoque nacional.
Orientações
Na quarta (1º), o Ministério da Saúde orientou que os estados e os municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol. A medida pretende fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta rápida e eficaz aos casos suspeitos.
No mesmo dia, foi instalada uma sala de situação para monitorar os casos. De caráter extraordinário, essa estrutura permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário e necessidade de monitoramento e resposta nacional.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
SUS fará cirurgia de câncer de próstata por robô
04/10/2025
O Ministério da Saúde, por meio de portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Sectics), incorporou no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a prostatectomia radical assistida por robô para o tratamento de pacientes com câncer de próstata clinicamente avançado.A prostatectomia radical é uma cirurgia para remover a próstata e as vesículas seminais, sendo um tratamento curativo para o câncer de próstata, principalmente em estágios iniciais. Nesse procedimento, a próstata é removida completamente, juntamente com os tecidos ao seu redor, como as vesículas seminais e, em alguns casos, os linfonodos pélvicos, para eliminar o tumor e reduzir o risco de recorrência.
De acordo com a portaria, as áreas técnicas terão o prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS. Deverá constar também o relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre essa tecnologia.
A Conitec aprovou, em parecer final, a incorporação da prostatectomia radical robótica para pacientes com câncer de próstata clinicamente localizado ou localmente avançado.
“Reconhecemos que há um esforço por parte da equipe técnica em promover equidade no tratamento e assegurar que mais pacientes possam se beneficiar dos melhores cuidados disponíveis”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Rodrigo Nascimento Pinheiro.
Pinheiro explicou que “os próximos passos para que a cirurgia robótica esteja amplamente disponível nos hospitais conveniados ao SUS incluem a definição de protocolos, de centros de referência e treinamento das equipes com foco na garantia de segurança e qualidade dos procedimentos. Segundo ele, a técnica robótica tem mostrado sua eficácia na formação de novos profissionais, reduzindo a curva de aprendizado ao permitir treinamentos em ambientes controlados e supervisionados.
Essa publicação é um oferecimento
Homem morre na Bahia sob suspeita de intoxicação por metanol
03/10/2025
A morte de um homem de 56 anos com suspeita de intoxicação por metanol foi confirmada nesta sexta-feira 3 pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.
O paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, mas morreu durante a madrugada, conforme nota da Sesab.
Amostras biológicas foram coletadas e serão enviadas para análise laboratorial, sendo este resultado determinante para confirmar ou descartar a intoxicação por metanol como causa da morte. A previsão é que o resultado seja liberado em até sete dias.
Contexto da situação na Bahia
Até a última quinta-feira 2, a Sesab havia informado que não tinham sido registrados casos de intoxicação por metanol no estado.
Como medida de precaução, a Sesab orientou as unidades de saúde da rede privada e os serviços de urgência e emergência da rede pública a manterem atenção a sintomas clínicos compatíveis e a notificar imediatamente qualquer caso suspeito.
Confira nota na íntegra
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana informam que foi registrado um caso suspeito de intoxicação por metanol no município. O paciente, um homem de 56 anos, deu entrada na UPA da Queimadinha e evoluiu a óbito na madrugada desta sexta-feira (3). Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, a fim de confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
Como medida preventiva, a Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias.
O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação.
As secretarias reforçam que mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados.
O Governo da Bahia e a Prefeitura de Feira de Santana seguem vigilantes, garantindo transparência das informações e preparados para adotar todas as providências cabíveis para proteger a saúde da população.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
Brasil tem 59 notificações de intoxicação por metanol, alerta governo
03/10/2025
reprodução
O Brasil registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2). O balanço foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, em entrevista à imprensa na Sala de Situação, instalada pelo governo para monitorar os casos e coordenar as medidas de resposta.
Dessas 59, 11 já tem a detecção laboratorial da presença do metanol por um Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Há ainda um 12º caso, do rapper Hungria, em que a presença do metanol foi detectada em exame feito no hospital onde o paciente está internado, em Brasília.
“Tem um 12º, que é um caso aqui de Brasília. Nossa equipe está acompanhando desde o início da internação este caso, nós já temos a informação que foi detectada a presença do metanol no exame feito no hospital onde esse paciente está internado. Então, a gente já pode colocar que são 12 confirmados”, afirmou Padilha.
Apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais sete óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e os outros cinco também em São Paulo.
Essa publicação é um oferecimento
Sesap orienta municípios do RN sobre manejo de intoxicação por metanol
03/10/2025
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou nesta quinta-feira 2, por meio de nota, que não há registro de casos confirmados ou suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Norte até o fim da tarde. Segundo a pasta, toda a estrutura de vigilância, incluindo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), segue em monitoramento.
A Sesap emitiu a primeira nota técnica de orientação aos municípios potiguares, em alinhamento ao Ministério da Saúde. O documento trata da detecção precoce, manejo clínico e notificação imediata de casos suspeitos e confirmados.
A nota é direcionada aos serviços de saúde e aborda desde a definição de casos suspeitos a partir da avaliação clínica até as condutas de tratamento e exames, além da forma de notificação oficial às autoridades sanitárias.
O metanol é um solvente altamente tóxico. A ingestão, frequentemente ligada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, pode causar intoxicações graves. Entre os principais sintomas estão dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea, que podem surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão.
Segundo a Sesap, diante desses sinais, o paciente deve procurar atendimento médico no serviço de emergência mais próximo. O profissional de saúde deve entrar em contato com o CIATox da sua região para que seja feita a notificação e a investigação do caso.
O Ministério da Saúde classificou a situação como Evento de Saúde Pública, em razão do aumento de casos registrados, especialmente em São Paulo. Para acompanhar o cenário, foi instalada uma Sala de Situação na quarta-feira 1º, com o objetivo de monitorar os registros em todo o país.
Intoxição por metanol: Brasil tem 48 casos em investigação
O país registrou, até o momento, 48 casos em investigação relacionados à intoxicação por metanol. Esse balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, em entrevista à imprensa na Sala de Situação, instalada pelo governo federal para monitorar os casos e coordenar as medidas de resposta.
Ao todo, já foram confirmados 11 casos por meio de detecção laboratorial da presença do metanol por um Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs).
Apenas uma morte decorrente da intoxicação por metanol foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Outros sete óbitos estão em investigação, sendo dois em Pernambuco e mais cinco em São Paulo.
Dicas para identificar bebidas falsificadas
Verifique a caixa: confira se as grafias estão corretas e se não há erros de impressão.
Observe o rótulo da garrafa: ele deve estar intacto e com a grafia perfeita.
Examine o lacre da tampa: normalmente é físico, mais duro, soldado ponto a ponto; confira se os pontos estão alinhados.
Cheire a bebida ao abrir: o metanol tem odor muito forte, diferente das bebidas alcoólicas originais.
Prove com cuidado: o sabor da bebida adulterada é intragável e totalmente diferente do original.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
Casos de câncer crescem quase 50% no RN em cinco anos, aponta boletim
03/10/2025
A taxa de incidência de câncer no Rio Grande do Norte cresceu cerca de 50% entre 2020 e 2024, segundo o Boletim Epidemiológico do Câncer 2025, elaborado pela Secretária Estadual de Saúde Pública do Rio Grando do Norte (Sesap).
Entre os homens, o índice passou de 250 para 375 casos por 100 mil habitantes — aumento de 50%. Entre as mulheres, o salto foi de 301 para 449 casos por 100 mil, alta de 49%.
No período, foram registrados 57.660 novos diagnósticos no estado, sendo 25.102 em homens (44%) e 32.558 em mulheres (56%). No mesmo intervalo, 18.519 pessoas morreram em decorrência da doença — 9.204 homens e 9.315 mulheres. O câncer segue como a segunda principal causa de morte no RN.
Segundo a Sesap, parte do crescimento se deve à retomada dos serviços de saúde após a pandemia de Covid-19, que impactou diagnósticos e registros.
“Os dados reforçam a urgência de fortalecer políticas públicas de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce. O desafio é grande, mas é possível reduzir o impacto do câncer no estado com ações integradas de saúde e conscientização da população”, afirmou Aline Delgado, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria.
Entre os homens, o câncer de próstata e o de estômago lideram a incidência, com 14% dos casos cada um. Em seguida aparecem tumores nos tecidos conjuntivos e moles (9%), cólon e reto (7%) e pulmão (5%).
Entre as mulheres, o câncer de mama concentra 30% dos registros, seguido por colo do útero (7%), tecidos conjuntivos e moles (5%) e cólon e reto (7%).
O câncer de pulmão foi o que mais matou no RN entre 2020 e 2024, com 12% dos óbitos. Na sequência estão mama (8%), próstata (7%), cólon e reto (7%) e estômago (6%).
A maioria das mortes ocorreu em pessoas com 60 anos ou mais, que representaram 72% dos óbitos registrados no período.
A Região Metropolitana (7ª Região de Saúde) apresentou as maiores taxas de incidência em 2024, com 488 casos por 100 mil habitantes — 52% a mais do que em 2020. Já a Região do Alto Oeste (6ª Região de Saúde) concentrou as maiores taxas de mortalidade nos cinco anos analisados.
De acordo com a Sesap, cerca de um terço dos casos de câncer pode ser prevenido com mudanças no estilo de vida, como a redução do tabagismo e do consumo de álcool, alimentação saudável, prática de atividade física, rastreamento por exames como mamografia e colonoscopia e vacinação contra HPV e hepatite B.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Milton Nascimento é diagnosticado com demência, revela filho
02/10/2025
O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, uma das formas mais comuns da doença. A informação foi revelada por seu filho, Augusto Nascimento, em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) pela revista Piauí.
Segundo Augusto, os primeiros sinais apareceram quando percebeu o pai com dificuldade de memória, olhar fixo e repetição de histórias em curtos intervalos. A situação gerou preocupação e levou a uma consulta com o clínico geral Weverton Siqueira, médico que acompanha Milton há cerca de dez anos. Após uma bateria de exames em abril, veio a confirmação do diagnóstico.
Antes da conclusão, pai e filho decidiram fazer uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos. “Milton falou para todos como se tivesse sido a melhor coisa da vida dele”, contou Augusto. O médico chegou a afirmar que aquele era o momento certo para realizar a experiência.
A demência por corpos de Lewy provoca a morte de células nervosas no cérebro, com sintomas semelhantes aos do Alzheimer e do Parkinson. Inicialmente, o diagnóstico de Milton havia sido confundido com Parkinson.
Essa publicação é um oferecimento