Política
Encontro entre Álvaro Dias e Nina Souza rende afagos e expectativas
19/07/2025
A visita do ex-prefeito e pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias, à secretária municipal e vereadora licenciada Nina Souza, foi marcada por sorrisos, afagos públicos e discursos recheados de elogios mútuos. Álvaro destacou o trabalho “eficaz e transformador” que Nina vem desenvolvendo à frente da Secretaria de Assistência Social de Natal. Já Nina o chamou de “amigo”, em tom afetuoso, e retribuiu os elogios com simpatia.
Nos bastidores, o encontro despertou expectativas políticas. Embora a conversa tenha sido institucional, a cordialidade entre os dois chamou atenção e gerou especulações sobre uma possível aliança futura. Para muitos, foi mais do que uma visita de cortesia.
Essa publicação é um oferecimento
Sargento Gonçalves chama Moraes de “Rei do Brasil”
18/07/2025
No plenário da Câmara Federal, o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN) expressou sua indignação ao saber da decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o aumento de tarifa do IOF.
“O rei do Brasil, Alexandre de Moraes derrubou a decisão do Congresso Nacional, ou seja, são 513 Deputados, 81 Senadores da República, para, no final, apenas um homem decidir os rumos do Brasil. Então, fecha o Congresso”, disse o deputado.
Gonçalves seguiu o seu discurso dizendo: “Na verdade, não sei nem para que serve nós estarmos, aqui, votando um projeto se o STF decide tudo”.
Para Gonçalves “se é só o ministro Alexandre de Moraes que decide os rumos do Brasil, não sei para que estarmos aqui, como de ontem para hoje até 1 hora da madrugada, trabalhando em vão, porque, no final, quem decide é ministro do STF”.
Gonçalves estava inconformo como o fato de Moraes determinar o restabelecimento do decreto do governo federal que eleva as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), contrariando uma decisão da Câmara dos Deputados, que havia derrubado o aumento por ampla maioria: 383 votos contra e apenas 98 a favor da manutenção.
Insegurança
O líder da oposição ao governo Lula, senador Rogério Marinho (PL-RN) reagiu contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o decreto presidencial de elevar a alíquota do IOF: “Quando um ministro do STF transforma um imposto de natureza regulatória em uma cobrança meramente arrecadatória — e, pior, de forma retroativa, mesmo após ter anteriormente suspendido sua eficácia —, fica evidente que a segurança jurídica no Brasil está em colapso”.
Para o senador Rogério Marinho, “o que está em jogo não é apenas a interpretação de uma norma tributária, mas o próprio princípio da previsibilidade das decisões judiciais”.
“Vivemos um cenário em que as fronteiras entre os Poderes se confundem: o STF legisla, investiga crime e arrecada como se fosse uma coletoria de impostos em pleno Império Romano”, alertou o líder oposicionista.
Marinho afirma que “é urgente uma reforma profunda do Poder Judiciário. As disputas políticas devem ser resolvidas no ambiente próprio: Executivo e Legislativo”.
No entanto, o senador reconhece a importância da Corte Superior para o país: “O Supremo é um pilar da democracia brasileira, mas não pode continuar funcionando como instância decisória para cada impasse político, fiscal ou administrativo que surja”.
Por fim, Marinho assinalou que “pela independência e harmonia dos Poderes, pela celeridade e racionalidade do sistema judicial, e sobretudo pela recuperação da segurança jurídica, o STF precisa reencontrar sua vocação: ser uma verdadeira Corte Constitucional — guardiã da Constituição, e não protagonista das crises”.
“Desmoralização”, diz vice da Câmara sobre IOF
O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), disse nesta quarta-feira (16/7) que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de manter, com ajustes, o decreto do governo que reajustou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma “desmoralização do Congresso brasileiro”.
Altineu deu a declaração enquanto presidia a sessão do plenário da Câmara no lugar do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
“Nunca tive postura agressiva e nem terei a nenhuma decisão do STF, mas, como 1º vice-presidente, é uma desmoralização do Congresso brasileiro. […] Quando estiver presidindo a Câmara, não posso aceitar que o povo brasileiro tenha uma decisão, uma falta de respeito ao Congresso Nacional. Nós precisamos tomar atitudes não contra o STF, mas para defender as prerrogativas do Congresso”, declarou.
O vice da Câmara concluiu a fala afirmando que a decisão de Moraes é “lamentável”.
A decisão de Moraes sobre o IOF Moraes determinou que o decreto do governo tem validade, com exceção do trecho que trata da tributação de operações do risco sacado, revogado pelo ministro. Essa parte do texto já vinha sendo alvo de negociação entre governo e Congresso, e tinha revogação prevista, conforme mencionado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na terça (15).
O risco sacado é um adiantamento que os bancos concedem a empresários, e que têm essas grandes companhias como garantidoras da operação. A tributação dessa modalidade gerou uma reação negativa do mercado financeiro e do Congresso Nacional.
Essa publicação é um oferecimento
PESQUISA FUTURA: Lula é avaliado negativamente por 50,4% e positivamente por 26%
18/07/2025
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado negativamente por 50,5% dos brasileiros, segundo pesquisa Futura divulgada nesta quinta-feira (17). Outros 26% manifestam uma percepção positiva do petista.
Pesquisas realizadas em junho apontavam Lula com uma avaliação negativa de 46,7% e 51%, em duas ocasiões. Já a avaliação positiva nos levantamentos do mês passado foi de 31,8% e 24,3%.
Tendo em vista a margem de erro do levantamento, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a avaliação negativa de Lula tem oscilado no intervalo.
Lula é avaliado mais negativamente por:
Homens (57,2%)
Pessoas entre 25 e 34 anos (56,1%)
Quem ganha mais de 20 salários mínimos (79,4%)
Evangélicos (64%)
E quem vive no Centro-Oeste (63,9%)
E mais positivamente por:
Mulheres (28,4%)
Pessoas com 60 anos ou mais (35,3%)
Quem ganha até um salário mínimo (31,9%)
Católicos (32,7%)
E quem vive no Nordeste (36,2%)
Nenhum grupo apresenta uma avaliação positiva que supere a negativa.
O cômputo da avaliação negativa junta quem avalia Lula como “ruim” ou “péssimo”. Já o da avaliação positiva, mescla “ótimo” ou “bom”.
O levantamento também constatou uma avaliação regular de 22,2%. Em junho, ela foi de 20,2% e 23,9%, nas duas pesquisas realizadas.
A pesquisa Futura ouviu 2.001 brasileiros aptos a votar (com 16 anos ou mais) por telefone entre 9 e 14 de julho. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
MP pede reabertura de investigação contra o prefeito de Mossoró por abuso de poder político
17/07/2025
Foto: reprodução
A Procuradoria Regional Eleitoral pediu à Justiça a anulação de uma sentença que encerrou um processo de investigação por abuso de poder político, econômico e midiático contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).
Com esse pedido, o processo vai a julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
A Corte vai julgar se anula a sentença do juiz da primeira instância e reabre o processo de investigação contra o prefeito, ou se mantém a decisão do magistrado. A informação é do g1RN
Essa publicação é um oferecimento
Lula decide VETAR aumento de 18 novos deputados federais aprovado pelo Congresso Nacional
17/07/2025
VETADO – O presidente Lula bateu o martelo nesta quarta-feira (16) e decidiu vetar o aumento de 18 deputados aprovado pelo Congresso. A medida deve ser publicada no Diário Oficial Extra ainda hoje, dentro do prazo limite para o presidente decidir sobre o tema.
Auxiliares de Lula já confirmaram a decisão, que deverá ser oficializada nas próximas horas. Segundo assessores do presidente, a reação do Congresso pode ser intensa, mas o governo não acredita que o veto será derrubado pelos parlamentares.
Essa publicação é um oferecimento
Edivan assume vaga na Câmara de Bento Fernandes após cassação de vereador do PSOL
17/07/2025
Foto: Divulgação
O cenário político de Bento Fernandes passou por uma importante reviravolta nesta semana. Na terça-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou a retotalização dos votos das eleições municipais, após a cassação do mandato do vereador Deca do Sindicato, do PSOL.
A cassação foi motivada por fraude à cota de gênero, um requisito legal que obriga os partidos a reservarem o mínimo de 30% de candidaturas de um dos sexos nas eleições proporcionais. O PSOL foi acusado de descumprir essa regra ao lançar candidaturas femininas fictícias, o que levou à anulação dos votos da legenda.
Com essa decisão, o TRE-RN redefiniu a composição da Câmara Municipal e confirmou que a vaga deixada por Deca será ocupada por Josivan Gouveia, mais conhecido como Edivan, filiado ao PSDB. Ele recebeu 129 votos nas eleições de 2024, número que, com a nova contagem, foi suficiente para garantir sua entrada no Legislativo municipal.
BLOG DO ASSIS SILVA
Essa publicação é um oferecimento
Rota 22 promoveu 20 eventos no RN e já passou por todos municípios
16/07/2025
Ainda neste mês de julho, serão realizadas as oficinas na região Agreste - Foto: Reprodução
O projeto Rota 22, uma iniciativa do Partido Liberal (PL) em parceria com o Instituto Álvaro Valle, fechou o primeiro semestre com 20 eventos realizados no Estado, sendo 16 oficinas e quatro seminários abrangendo todas as regiões do estado. E agora em julho tem atividades nas regiões Agreste, Trairí, Potengi e Metropolitana.
“O modelo adotado no Rio Grande do Norte, com dezenas de encontros realizados em diferentes regiões, além das equipes precursoras que visitaram todos os 167 municípios, será replicado em outros estados do país nos próximos meses”, destaca Rogério Marinho, secretário-geral do PL nacional e presidente estadual da legenda, ressaltando que o Rota 22 tem sempre o foco em levantar os principais gargalos locais e propor soluções com base em evidências, diálogo e experiência administrativa.
Com o propósito de fortalecer os laços entre a sociedade civil e o partido, valorizando o diálogo e a construção coletiva de propostas; o projeto possibilitou um diagnóstico detalhado das dificuldades do Estado, por região. “É uma base sólida de informações que eleverá o debate em torno de ações concretas que irão impactar na vida de quem mais precisa de políticas públicas”, disse Rogério Marinho.
Agenda
Fique conectado com o Rota 22 — acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.
Ainda neste mês de julho, serão realizadas as oficinas na região Agreste no dia 22, em Passa e Fica, e no dia 23, em Goianinha. No dia 2 de agosto haverá o grande Seminário, em Santo Antônio, reunindo lideranças do Agreste, Trairí e Potengi.
Na agenda do Projeto Rota 22, ainda tem oficina em Parnamirim, no dia 6 de agosto, em Extremoz, no dia 7 de agosto, e Seminário da Região Metropolitana, em Natal, no dia 16 de agosto.
Essa publicação é um oferecimento
Ubaldo aponta que Ezequiel tem “bancada” de deputados para acompanhá-lo caso ele saia do PSDB
16/07/2025
O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) afirmou que o deputado estadual Ezequiel Ferreira conta com outros parlamentares aliados para o acompanhar caso ele saia do partido que ambos integram.
Além do compromisso firmado com Ubaldo, Ezequiel também conta com Hermano Morais (PV), Dr. Bernardo (PSDB) e Kleber Rodrigues (PSDB).
“Esses deputados são muito ligados às posições de Ezequiel. Como presidente do PSDB, ele tem sido muito correto. Mas o cenário hoje é outro, diferente porque ele não tem domínio mais do partido. A tendência hoje é nós acompanharmos a decisão de Ezequiel”, disse.
Apesar de declarar o seu apoio a Ezequiel, Ubaldo também pontuou que os parlamentares precisam realizar uma escolha sensata ao mudar de partido, considerando o potencial de elegibilidade da legenda a ser escolhida. Como exemplo, ele citou o MDB, do vice-governador Walter Alves.
“Nós também temos que ser muito sensatos no sentido de fazer as contas. Se o MDB for o partido que possa eleger o maior número de deputados, então esse seria o caminho natural. Mas é preciso que façamos contas, para não poder errar”, disse.
98 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
Conselho de Ética da Câmara suspende mandato de André Janones por 90 dias por ofender Nikolas Ferreira
15/07/2025
O deputado André Janones (Avante-MG) teve seu mandato como deputado federal suspenso por 90 dias depois de ter proferido ofensas homofóbicas contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão no plenário da Casa na última semana. A notícia é do G1. Assista um trecho da reunião do Conselho de Ética no link abaixo:
A suspensão do mandato é cautelar e ocorre em ritmo mais célere do que as representações comuns no Conselho de Ética. A representação contra Janones foi apresentada pela direção da Câmara dos Deputados, da mesma forma como ocorreu com o deputado Gilvan da Federal (PL-ES), após ofender a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann (PT).
Durante sessão na Câmara no dia 9 de julho, Janones provocou Nikolas, seguido de bate-boca entre ele e deputados do PL.
Janones se justificou afirmando não se tratar de homofobia. De maneira irônica, ele afirmou que trata Nikolas como Nikole para atender pedido do próprio deputado. Janones fazia referência a discurso de Nikolas na tribuna da Câmara em 2023, no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, com falas transfóbicas.
Na ocasião, Nikolas afirmou que, em tom de deboche, que tinha “lugar de fala” para tratar do Dia Internacional da Mulher por estar usando uma peruca. “Hoje, me sinto mulher. Deputada, Nikole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”, disse.
Essa publicação é um oferecimento
PGR pede condenação (prisão) de Bolsonaro
15/07/2025
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao STF a condenação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é acusado de liderar uma organização criminosa armada, tentar abolir o Estado Democrático de Direito, articular um golpe de Estado e provocar danos qualificados com violência contra patrimônio da União, incluindo bem tombado.
As penas podem ultrapassar 40 anos de prisão. O pedido agora será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
Essa publicação é um oferecimento
TRE-RN realiza retotalização de votos para Câmara de Bento Fernandes nesta terça-feira (15) após cassação de vereador
15/07/2025
reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) realizará nesta terça-feira (15), às 14h, a retotalização de votos para uma vaga na Câmara Municipal de Bento Fernandes. Este reprocessamento ocorre após a cassação dos mandatos da Federação PSOL/REDE, devido a fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. A decisão foi tomada por unanimidade durante a sessão plenária da última terça (8).
O vereador “Deca do Sindicato”, eleito pela coligação PSOL/REDE, teve seu mandato cassado pelo TRE-RN. O julgamento foi baseado no Recurso Eleitoral interposto pela Coligação “O Trabalho não pode parar Bento Fernandes/RN”, que contestou uma sentença anterior do Juízo da 62ª Zona Eleitoral. Esta sentença havia julgado improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral que alegava abuso de poder devido à fraude à cota de gênero nas candidaturas do PSOL.
De acordo com os autos, foi identificado que pelo menos duas candidatas do PSOL não realizaram campanha, não apresentaram material de divulgação e obtiveram votação inexpressiva, evidenciando indícios de candidaturas fictícias. Com os votos do PSOL anulados, a Justiça Eleitoral procederá com a redistribuição das vagas na Câmara Municipal.
O presidente da Junta Totalizadora da 62ª zona eleitoral, juiz Gustavo Henrique Silveira Silva, convocou candidatos, partidos políticos, coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público para acompanhar o processo de retotalização, que será realizado virtualmente através da plataforma Google Meet.
Diário do RN
Essa publicação é um oferecimento
Governistas pedem repúdio à taxa de Trump; oposição quer convocar ministros
14/07/2025
O tarifaço a produtos brasileiros anunciado pelo governo dos Estados Unidos motivou a apresentação na Câmara dos Deputados de pedidos sobre o caso. Congressistas governistas defendem que a Casa repudie o posicionamento dos norte-americanos, enquanto a oposição mira convocar ministros para ouvir esclarecimentos da atuação do Executivo.
O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), e o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentaram requerimentos de moção de repúdio ao governo dos EUA.
Os pedidos foram também motivados pela aprovação nesta semana de uma moção de louvor na Comissão de Relações Exteriores ao presidente Donald Trump – pedido que foi patrocinado pela oposição e votado antes do anúncio das novas tarifas.
“A posição oficial que se tem da Casa até o momento, qual é? A moção de louvor a Trump. Vai ter que ser votado alguma coisa no plenário. Eu não tenho dúvidas disso. A gente vai forçar. E isso é diferente da posição oficial do presidente da Câmara e do presidente do Senado”, disse Lindbergh em entrevista coletiva na Câmara.
No entanto, líderes avaliam que um requerimento de repúdio não deve ser pautado no plenário pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem adotado tom morno sobre o caso do tarifaço.
Na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, três deputados do PT, Ivoneide Caetano (BA), Jack Rocha (ES) e Alexandre Lindenmeyer (RS), também apresentaram pedidos de moção de repúdio contra Trump.
Essa publicação é um oferecimento
TSE já se prepara para as eleições presidenciais do ano que vem
13/07/2025
As próximas eleições só ocorrerão em 4 de outubro de 2026, mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já tem se preparado para o pleito. A Corte começou a agilizar o TPS (Teste Público de Segurança) dos Sistemas Eleitorais, que vai acontecer entre os dias 1º e 5 de dezembro.
O processo de checagem das urnas eletrônicas envolve a participação dos chamados investigadores, que são representantes da sociedade civil, universidades e órgãos públicos.
O objetivo é testar e encontrar eventuais vulnerabilidades no sistema de votação brasileiro para “fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança” do processo eleitoral, segundo o TSE. Pessoas interessadas devem se inscrever até 18 de julho.
Após o teste, o tribunal chamará os colaboradores para mostrar as melhorias realizadas. Em seguida, sugestões e implementações serão compartilhadas.
Na prática, serão submetidas à avaliação dos investigadores as urnas eletrônicas modelos 2022 e 2020, com os respectivos firmwares (programas que fazem tarefas de controle do hardware) e mídias eletrônicas. Também poderão ser testados o gerenciador de dados, aplicativos e interface com a urna eletrônica (Gedai-UE), software de carga, software de votação, sistema de apuração e kit JE-Connect, entre outros sistemas.
De acordo com o TSE, “o teste é parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio aos processos de auditoria da urna eletrônica”.
Sem fraude
Conforme a corte, desde que o sistema de votação eletrônica foi implementado no Brasil, há 25 anos, nunca ocorreu fraude de nenhum tipo. O procedimento de teste das urnas é realizado desde 2009.
Para a execução do Teste Público da Urna, haverá uma estrutura própria para receber os participantes nos dias de realização do evento. O TSE vai fornecer os materiais e os recursos humanos de apoio necessários para facilitar o trabalho dos investigadores (individuais e em grupo), que terão acesso à urna e aos sistemas eleitorais e colocarão em prática uma série de planos, previamente aprovados.
Essa publicação é um oferecimento
Álvaro poderá apoiar Joanna para a Câmara dos deputados
13/07/2025
É possível que o ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao governo do Estado, Álvaro Dias, apoie o nome de Joanna Guerra para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. Joanna, que foi candidata a vice-prefeita na chapa de Paulinho Freire em 2024, já é um nome praticamente definido pelo grupo de Álvaro.
BLOG DO ROBSON PIRES
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: O Prefeito Márcio de Cici foi conferir de perto o serviço da estrada da Cotia que já foi iniciado pelo Governo do Estado.
13/07/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Após ser chamado de “aquela coisa covarde”, Bolsonaro rebate Lula: “Ladrão”
12/07/2025
Após ser chamado de “aquela coisa covarde” por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento oficial no Espírito Santo, nesta sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para responder.
Em publicação feita no X (antigo Twitter), Bolsonaro escreveu: “Ladrão, é você de novo comigo na sua boca?”, em referência às declarações de Lula.
No palanque, o atual presidente acusou Bolsonaro de tentar um golpe, não ter tido coragem de levá-lo adiante e de ter enviado o próprio filho aos EUA para pedir ameaças a Donald Trump.
A resposta veio horas depois de o atual presidente se referir a Bolsonaro como “aquela coisa covarde” em um discurso no interior capixaba.
“Aquela coisa covarde, que preparou um golpe nesse país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado e mandou o filho dele para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça”, afirmou Lula no palanque.
Essa publicação é um oferecimento
Reprovação de Lula ultrapassa 60% e supera desgaste de Fátima
12/07/2025
Depois da resposta atravessada de Donald Trump, veio o golpe das pesquisas. Um levantamento divulgado poucas horas após o embate com o ex-presidente americano mostrou que o governo Lula enfrenta mais de 60% de reprovação popular. E o dado é ainda mais simbólico quando comparado ao cenário local.
A gestão Lula conseguiu um feito que poucos acreditavam ser possível: ultrapassar, em rejeição, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, conhecida por sua própria queda de popularidade. Se antes o Planalto tentava disfarçar a crise, agora os números escancaram o desgaste.
Essa publicação é um oferecimento
João Maia e Rogério Marinho não devem caminhar juntos em 2026
12/07/2025
A relação entre o deputado federal João Maia (PP) e o senador Rogério Marinho (PL) parece ter chegado a um ponto sem volta no Rio Grande do Norte. Aliados próximos garantem que é praticamente impossível que Maia apoie uma eventual candidatura de Marinho ao governo do estado em 2026. O estopim para o racha foi a articulação de Rogério para tomar o comando do PL potiguar, então sob liderança de João, deixando uma mágoa profunda que até hoje não cicatrizou.
Desde esse episódio, João Maia mantém uma distância estratégica do senador, evitando qualquer sinal de reaproximação. Nos bastidores, a leitura é de que a ruptura foi sentida como uma traição pessoal e política — e o perdão, ao que tudo indica, não virá tão cedo. A tensão entre os dois líderes aprofunda a fragmentação no campo conservador do estado, que já se movimenta para viabilizar alternativas à candidatura de Marinho.
Com a disputa de 2026 no radar, João Maia deve buscar alianças em outras frentes e fortalecer seu grupo político para garantir influência no cenário estadual. A expectativa é de que o deputado invista em parcerias que ampliem sua base eleitoral e consolidem sua posição, deixando claro que a antiga parceria com Rogério Marinho é, definitivamente, página virada.
Essa publicação é um oferecimento
Com Zenaide Maia prestes a romper, PT cogita Rosalba como 2ª opção ao Senado
11/07/2025
Reprodução
A ex-governadora, ex-senadora e ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini pode ser o 2º nome do PT para o Senado na disputa eleitoral de 2026 no Rio Grande do Norte. A ideia que vem sendo avaliada em hostes petistas é que Rosalba se filie a um partido de centro-esquerda, como PDT ou PSB, e faça dobradinha com a governadora Fátima Bezerra (PT). Em 2026, serão duas vagas em disputa para o Senado.
Pessoas que conversaram recentemente com a “Rosa” dizem que ela não descarta um possível retorno à política e que pode tentar voltar ao cargo que ocupou de 2007 a 2010, antes de assumir o Governo do Estado. Ela está sem mandato desde o fim de 2020, quando era prefeita de Mossoró e perdeu a tentativa de reeleição para Allyson Bezerra.
Fontes do PT dizem que a possível formação de chapa com Rosalba está em estágio embrionário, mas que a possibilidade é avaliada com seriedade. Um integrante da legenda disse à reportagem, sem se identificar, que a aliança com Rosalba “não é uma má ideia”, registrando que a ex-governadora tem uma trajetória política vitoriosa e que apoiou o PT em 2022. Sobre o histórico de divergências políticas, a avaliação atual é que, em Mossoró, a maior dificuldade do PT seria em uma eventual aproximação com o prefeito Allyson Bezerra (União), o que é considerado totalmente descartado. Neste caso, Rosalba surge como uma opção.
Segundo interlocutores, a ideia de Fátima Bezerra é buscar um nome que tenha condições de formar um palanque competitivo em Mossoró, de onde Allyson Bezerra tem a perspectiva de sair com grande votação. A governadora veria em Rosalba um nome com potencial para sustentar um discurso na “Capital do Oeste”. Além disso, a ex-governadora é tida como um nome que transita bem no centro e à direita, o que pode ajudar Fátima a reduzir a rejeição ao PT neste público.
Em 2022, dois anos após deixar a Prefeitura de Mossoró, Rosalba ensaiou disputar a eleição como candidata a deputada, mas acabou ficando fora das chapas do PP tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados. Como resultado, sua família ficou sem mandato relevante pela 1ª vez em décadas. Para deputado federal, ela apoiou a candidatura à reeleição de Beto Rosado, que foi derrotado.
Foi naquela eleição que Rosalba se aproximou mais do PT, após anos de rivalidade com o partido. Na reta final da campanha, ela declarou apoio à reeleição da governadora Fátima Bezerra, embora a maior parte de seu partido, o PP, estivesse na oposição.
“Ela recuperou o Estado, pagou quatro folhas salariais deixadas pelo governo anterior e fez o dever de casa. Agora está pronta para avançar as ações de desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse Rosalba ao jornal De Fato em setembro de 2022.
Agora em 2025, Rosalba voltou ao radar do PT depois que o partido dela, o PP, intensificou a aproximação com Allyson Bezerra, que é virtual candidato ao Governo do Estado. Na última semana, a presidente do PP Mulher, Shirley Targino, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mossoró. Allyson e Rosalba são adversários políticos.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa: governo Lula é desaprovado por 62,4% em SP; aprovação é de 34,5%
10/07/2025
Foto: Marcelo Camargo
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 62,4% dos eleitores de São Paulo, de acordo com um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (10).
Por outro lado, a gestão do petista é aprovada por 34,5% das pessoas. Outros 3,1% não souberam responder ou não opinaram.
Foram ouvidos 1.680 eleitores paulistas entre os dias 4 e 8 de julho. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%
CNN
Essa publicação é um oferecimento