Política

Política

No RN, 59,3% dos prefeitos estão aptos à reeleição

09/04/2024


                                                           Foto: Reprodução

 

Salvo algum impedimento no decorrer dos pedidos de registros de candidaturas na Justiça Eleitoral em agosto, levantamento da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) aponta que 59,3% dos 167 prefeitos atualmente no exercício do cargo têm direito à reeleição. Ou seja, 99 dos atuais gestores, caso saiam vitoriosos nas urnas em 6 de outubro, terão mais quatro anos de mandato a partir de 1º de janeiro de 2025. Outros 68 prefeitos que estão no segundo mandato, já foram eleitos em 2016 e reeleitos em 2020.

A menos de quatro meses das convenções partidárias, a acomodação política na reta final do prazo para filiações partidárias, encerrado no sábado (6), levou oito prefeitos que buscarão a reeleição, a trocarem de partidos: Cássio Fernandes (Riacho de Santana), deixou o PL pelo PP e Lidiane Marques (Tibau) migrou do PSDB para o União Brasil.

Já em Santa Maria, Raniere Câmara trocou o PP pelo PT, enquanto em Guamaré, Arthur Teixeira saiu do PSB para o PSDB, que também recebeu Renan Carvalho (Campo Redondo), que se desligou do PROS. Ainda trocaram de legendas a prefeita de Japi, Simone Silva (ex-PL), que ingressou no MDB e em Macaiba, Emidio Júnior desligou-se do PL e se filiou ao PP. Já em Baia Formosa, Camila Melo deixou o Republicanos pelo MDB.

O movimento dos prefeitos praticamente não alterou a correlação de forças entre os partidos, com predominância para o MDB, PSDB, PL e União Brasil, enquanto no bloco intermediário aparecem PP, PSD, Republicanos e PT.

Os partidos políticos com maior número de prefeitos que poderão oficializar candidaturas nas convenções partidárias entre 20 de julho e 5 de agosto, são o MDB, com 27 e PSDB, 15 e PL, 12, seguidos de União Brasil, 11; Progressistas e PSD oito e Republicanos, cinco.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Lula recebe Haddad no Planalto, e situação na Petrobras segue indefinida

09/04/2024


 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não definiu o que fará sobre o comando da Petrobras, dizem auxiliares do mandatário. Enquanto isso, Jean Paul Prates ganha tempo na tentativa de permanecer no cargo.

Nesta segunda-feira (8), Lula se reuniu com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) em meio à crise na petroleira. O encontro estava previsto em agenda oficial e durou cerca de 40 minutos, segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social).

As discussões continuam. Colaboradores de Lula dizem que e o presidente ainda terá conversas antes de bater o martelo sobre a situação de Prates. Pesa para a decisão o impacto que a substituição teria no mercado.

 

Folha de S. Paulo

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Política

TRE abre terceiro dia de julgamento que pode cassar Moro

08/04/2024


 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná retoma nesta segunda-feira (8) o julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato. Será a terceira sessão para analisar o caso, que está prevista para começar às 14h. 

Se for cassado pelo TRE, Moro não deixará o cargo imediatamente porque a defesa poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a eventual cassação for confirmada pelo TSE, novas eleições serão convocadas no Paraná para preencher a vaga do senador. Ele também poderá ficar inelegível por oito anos.

Até o momento, o julgamento está empatado em 1 a 1. Na segunda-feira (1º), primeiro dia do julgamento, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza votou contra a cassação. Na quarta-feira (3), o desembargador José Rodrigo Sade se manifestou a favor da cassação.

No mesmo dia, após o empate na votação, a desembargadora Claudia Cristina Cristofani pediu vista do processo (mais tempo para analisar) e suspendeu o julgamento. Faltam os votos de cinco magistrados.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Karol de Lourenço junto com Kelly Cristina estão mostrando que vão ter candidatos nas cidades vizinhas.

08/04/2024



 

Karol de Lourenço a menina da saúde que é pré candidata a vereadora em jardim de Angicos junto com vereadora Kelly Cristina que vai pra reeleição mostram os seus candidatos na cidade vizinha Pureza o candidato é Isais dos santos  que é pré candidato a vereador e em Touros Margarete Viana candidata a pré vereadora estão formando no time Karol de Lourenço que é liderança em jardim de Angicos do deputado estadual Dr Bernardo Isais que também é liderança em pureza do deputado estadual Dr Bernardo.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Em Touros, ato de filiação do REPUBLICANOS empresário Djailson MG se torna presidente da legenda e apresenta a nominata de pré candidatos a vereadores

08/04/2024




 

Na última sexta-feira 5 de Abril, ocorreu na cidade de Touros o ATO DE FILIAÇÃO DO REPUBLICANOS, onde no mesmo evento o empresário Djailson MG se tornou presidente da legenda municipal e apresentou a nominata de pré candidatos a vereadores.

O sucesso do evento contou com a presença do Prefeito de Touros Pedro Filho, Victor Hugo representante do REPUBLICANOS NACIONAL, Tiago Assessor do Deputado Adjunto Dias, o ex prefeito de Rio do fogo Túlio!

Djailson agradeceu a participação de toda a população e convidados presente e afirmou que está junto para da continuidade ao trabalho feito pelo atual prefeito Pedro Filho.

 

BLOG DO MOISÉS ARAÚJO

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Bolsonaro diz que Musk está lutando pela liberdade no Brasil

08/04/2024


 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo (7.abr.2024), que o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, está lutando pela liberdade do Brasil. Em live ao lado dos filhos Eduardo (PL-SP) (deputado federal) e Carlos (PL-RJ) (vereador), o ex-chefe do Executivo disse que o bilionárioé “de falar pouco”, mas é “bala na agulha”. A declaração se deu depois da escalada das tensões entre o empresário e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

“A nossa liberdade, em grande parte, está nas mãos deles. A ação que ele está exercendo. O que tem falado. Não tem se intimidado. Tem dito que vai botar para frente essa ideia de lutar por liberdade, por nosso país. Ainda bem, né?”, disse Bolsonaro.

Durante a transmissão, o ex-presidente também afirmou que a democracia no Brasil está ameaçada e disse que tomará providências para garantir a liberdade de expressão no país.

 

Poder360

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Política

Filiação a partido, afastamento de cargos, registro de federações: prazos eleitorais que terminam neste sábado

06/04/2024


 

As eleições municipais deste ano estão marcadas para ocorrer daqui a seis meses. Eleitores dos mais de 5,5 mil municípios do Brasil irão às urnas, no dia 6 de outubro, para escolher prefeitos e vereadores.

Pelo calendário eleitoral, em razão desse intervalo de seis meses até o pleito, este sábado (6) é uma data importante para partidos e candidatos, já que vencem prazos com efeito direto na validade das candidaturas.

Afastamento de cargos e funções

Termina neste sábado um dos prazos da chamada desincompatibilização, ou seja, do afastamento das funções de algumas autoridades e ocupantes de cargos públicos que pretendem disputar a eleição.

Os prazos de desincompatibilização variam de 3 a 6 meses antes do pleito – dependem do cargo ocupado atualmente por quem pretende concorrer e a vaga que a pessoa busca na eleição.

O afastamento da atuação no Poder Público é uma forma de evitar abuso de poder econômico ou político nas eleições, o que pode desequilibrar o pleito.

Renúncia para concorrer a outros cargos

Também neste sábado (6) quem ocupa a chefia do Poder Executivo – no caso das eleições deste ano, os prefeitos – deverá renunciar ao mandato se quiser concorrer a vereador.

Filiação a partidos políticos

Candidatos às câmaras municipais e às prefeituras devem estar filiados a partidos políticos até seis meses antes das eleições. Este prazo também se encerra neste sábado.

A legislação eleitoral exige, para que uma pessoa concorra a cargo eletivo, a filiação a algum partido. O Brasil não admite candidaturas avulsas, ou seja, de pessoas sem ligação com uma legenda.

 

Registro de federações

 

Este sábado é ainda a data-limite para que os partidos políticos e as federações partidárias estejam com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Política

Até 8 de maio, eleitores do RN têm a oportunidade de regularizar sua situação eleitoral

06/04/2024


 

Até o dia 8 de maio, eleitores do Rio Grande do Norte têm a oportunidade de regularizar sua situação eleitoral, transferir o domicílio e atualizar seus dados cadastrais. Este prazo também é crucial para jovens entre 16 e 18 anos que desejam participar das eleições municipais. Após essa data, o cadastro eleitoral será encerrado em preparação para as eleições municipais deste ano.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o calendário eleitoral para as eleições municipais de 2024. As eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador serão realizadas em outubro, determinando os representantes municipais pelos próximos quatro anos.

Eleitores que não possuem dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral ainda poderão votar normalmente no pleito de 2024. No entanto, para aqueles que estão tirando o primeiro título, o cadastro biométrico é obrigatório.

Para realizar o alistamento eleitoral, os jovens podem utilizar o sistema de autoatendimento TítuloNet pela internet. Ao acessar o sistema, é necessário selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados. Após solicitar pelo Autoatendimento

Eleitoral, o futuro eleitor tem um prazo de até 30 dias para fazer seu cadastramento biométrico no cartório eleitoral mais próximo.

É importante ressaltar que o Distrito Federal é a única unidade da federação onde não haverá eleições em 2024, por não ter representação municipal.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Rafael Motta muda de partido para ser candidato

05/04/2024


 

O ex-deputado federal Rafael Motta, então presidente estadual do PSB, anunciou a saída da sigla.

Motivo: não teve do partido, em nível de executiva estadual, garantia para disputar à prefeitura de Natal.

Rafael anunciou que será candidato pelo seu novo partido: o Avante, presidido no estado pelo engenheiro mossoroense Jorge do Rosário.

 

Confira a nota.

 

Rio Grande do Norte,

 

Coragem, respeito e liberdade são pilares da nossa caminhada na vida pública, iniciada em 2012, quando eleito vereador em Natal. E foi assim, especialmente em 2022, quando disputamos o Senado contra todas as forças e sistemas políticos, obtendo um total de 385.275 norte-rio-grandenses acreditando no nosso projeto.

Por insegurança decisória para as eleições de 2024, encerro o meu ciclo no Partido Socialista Brasileiro (PSB). À sigla que tem em suas origens o fortalecimento da democracia, agradeço o companheirismo e o convívio nesse período, especialmente ao presidente Carlos Siqueira.

Seguimos uma nova caminhada para o Avante e assim construirmos um projeto para Natal com a nossa pré-candidatura a prefeito.

Um partido que nos deu total autonomia através do amigo de oito anos de Câmara dos Deputados e presidente nacional, Luís Tibé, que também integra o arco de apoio ao Governo Federal. Chegamos para somar e fortalecer a legenda junto ao presidente estadual Jorge do Rosário.

 

ANNA RUTH DANTAS

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Mato Grande: PSDB recebe sete novos vereadores em Pedra Grande

05/04/2024



 

Continuando o trabalho de crescimento e fortalecimento do PSDB no interior, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira abonou a filiação de sete vereadores do município de Pedra Grande, na região do Mato Grande.

“O prefeito Pedro Henrique entra para a história como o maior gestor da cidade. É um líder nato e faz o PSDB de orgulho. Agora, teremos a maior bancada tucana da história da cidade”, comentou Ezequiel.

Agora, além do presidente da Câmara Municipal, Fabinho o PSDB terá os vereadores Madson, Pedro Neto, Jair Martins, Alesson Designer, Rangel Lopes e Ana de Manuca. Também assinaram a ficha do partido, Tancredo e Viviana Martins.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Período de mudança de partido de vereadores termina nesta sexta-feira (5)

05/04/2024


 

A Janela Partidária, lei que cria intervalo para troca de partidos políticos antes das eleições, chega ao fim nesta sexta-feira (5). Apenas os parlamentares eleitos por pleitos proporcionais cujo mandato chega ao fim neste ano se beneficiam do prazo – neste caso, vereadores.

A janela partidária não é o único momento em que um político pode mudar de partido – é apenas o espaço em que alterações são permitidas sem a necessidade de uma justificativa formal.

Fora de época, qualquer político ocupando um cargo eletivo pode pedir a saída da legenda por justa causa, precisando enquadrar o caso como desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Desrespeitar esse regulamento é considerado infidelidade partidária e pode custar o mandato.

 

Diário de Pernambuco

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Prefeito Manoel Bernardo anuncia pré candidatura da professora Jany na chapa com Maurício Caetano

04/04/2024


 

O prefeito da cidade de João Câmara, Manoel Bernardo ao participar do programa Verdade em Foco, aproveitou pra convidar os amigos para o ato de filiação ao PP que ocorrerá na AABB às 17h. Manoel anunciou a pré candidatura da professora Jany Monte (PP) na chapa como vice, ao lado do pré candidato Maurício Caetano (União Brasil).

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Política

Desvio na BR-304 ficará pronto em 15 dias, anunciam governadora e ministro

04/04/2024


 

A governadora Fátima Bezerra gravou um vídeo na tarde desta quarta-feira (3) ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), no qual ele informa que o desvio na BR-304 já começou a ser construído e será concluído em 15 dias.

A rodovia está interditada desde domingo (31) quando as águas do Rio da Serra levaram a ponte que existia no km 204 da estrada.

“Pessoal, estou aqui em Brasília com o ministro Renan, filho, tratando especialmente das providências relacionadas à reconstrução da ponte na BR-304, bem como da ação mais imediata, que é exatamente o desvio. Graças a Deus, temos boas notícias: o ministro acaba de me informar que as máquinas já chegaram e o trabalho começou”, disse a governadora.

O ministro complementou: “Governadora, eu queria agradecer sua dedicação e presteza nas reuniões que realizou com a Polícia Rodoviária Federal e DNIT. Essa interlocução com o governo federal foi muito importante, e é isso que o presidente Lula tem defendido: a atuação conjunta entre governadores e ministros. Já começamos o desvio. Em 15 dias, estaremos com o desvio pronto”.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Política

Vereador leva garrafadas ao ser hostilizado por servidores na Câmara de Salvador

04/04/2024


 

O vereador Duda Sanches, do União Brasil, foi hostilizado na frente da Câmara de Salvador nesta quarta-feira (3). O caso aconteceu após a votação do reajuste dos servidores.

O edil acabou recebendo garrafadas na saída do prédio.

Professores e sindicalistas estiveram no local para pressionar pela aprovação do projeto, que acabou passando por unanimidade.

 

Fonte: BNews

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Negociação com governo não anda e servidores param atividades nesta 4ª

03/04/2024


 

Com as negociações com o governo federal por reajuste salarial em 2024 se arrastando, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convocou para esta quarta-feira (3/4) uma paralisação. O Fonasefe representa os cargos do chamado “carreirão”, o que inclui universidades federais, áreas de saúde e outras.

Algumas categorias já se encontram em greve e são esperadas novas adesões ao movimento ao longo do mês de abril, quando estão previstas várias mobilizações.

O movimento desta quarta é focado nos servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica, que entram em greve nacional por tempo indeterminado. Os técnicos administrativos em educação deflagraram sua paralisação no dia 11 de março. Já no dia 15 de abril, será a vez dos docentes das instituições de ensino superior.

Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a paralisação marcada para ser iniciada nesta quarta contará com a adesão de mais de 230 unidades de ensino em pelo menos 18 unidades federativas.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Política

Fim da janela eleitoral mobiliza parlamentares e esvazia Congresso

02/04/2024


 

O Congresso terá uma semana pós Páscoa esvaziada com os parlamentares em suas respectivas bases eleitorais às vésperas do fim da janela partidária.

A janela partidária é o período de um mês em que deputados e vereadores podem trocar de partido sem perderem o mandato.Este ano, o prazo vai de 07 de março até o dia 5 de abril (veja mais abaixo)

Este prazo é aberto em anos eleitorais, sete meses antes da votação, e só vale para candidatos eleitos em eleições proporcionais, ou seja, deputados (federais, distritais e estaduais) e vereadores, que estejam no último ano do mandato.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Jaime Calado deixa governo do PT para enfrentar partido em São Gonçalo

02/04/2024


 

Seguindo regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado (PSD), deverá se desincompatibilizar de seu cargo até sexta-feira 5 para poder concorrer à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante nas Eleições 2024, em oposição ao atual prefeito Eraldo Paiva (PT).

A reportagem do AGORA RN tentou contato com lideranças do PT no RN nesta segunda-feira 1º, para que comentassem sobre a oposição de Jaime Calado ao candidato do partido em São Gonçalo do Amarante, o prefeito Eraldo Paiva, que busca a reeleição. Questionado sobre o assunto, o vice-presidente estadual do PT, Daniel Valença, disse que “precisa avaliar questões” sobre o caso.

Além do vice-presidente do PT no RN, a reportagem procurou o presidente estadual do partido, Júnior Souto, e a presidente do PT em Natal, Divaneide Basílio, para falarem sobre o fato. Mas, até o fechamento desta edição, nenhum dos dois retornou às tentativas de contato.

Jaime é ex-prefeito do município, tendo sido eleito pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012 para o poder executivo da quarta maior cidade do Rio Grande do Norte, com cerca de 116 mil habitantes – ficando atrás apenas de Natal, Mossoró e Parnamirim.

A pré-candidatura de Jaime contra o Partido dos Trabalhadores no quarto maior colégio eleitoral do Estado, no entanto, levanta dúvidas sobre a manutenção da relação de apoio mantida entre o PSD potiguar e o partido da governadora Fátima Bezerra, que poderá perder não apenas o seu secretário, mas também o seu aliado político.

A situação se complica um pouco mais porque o PT conta com apoio da esposa de Jaime, a senadora e presidente do diretório do PSD no RN, Zenaide Maia, que é também vice-líder do governo do presidente Lula no Senado.

Além disso, a legenda de Jaime e de Zenaide já deverá enfrentar a sigla da governadora em Natal com a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves à Prefeitura da capital potiguar, para onde o PT busca viabilizar candidatura própria por meio da deputada federal Natália Bonavides.

 

Procurado, Jaime não retornou às tentativas de contato.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Karol de Lourenço conhecida como A menina da Saúde declara apoio a pré candidata vereadora em Touros Margareth Viana.

01/04/2024




 

Nesse sábado na convenção do PSD a menina da saúde como é conhecida Karol de Lourenço pré candidata em jardim de Angicos Declara apoio em Touros a pré candidata vereadora Magareth Viana juntas a senadora Zenaide Maia ir vereadora Kelly Cristina que mostra sua força no município de João Câmara elas vem se unir na região do Mato Grande Karol Lourenço que é liderança do Deputado Estadual Dr Bernardo.

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Política

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato do senador Moro

01/04/2024


 

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) começarão a ser julgadas às 14h desta segunda-feira (1º), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba, presencialmente.

Além desta segunda, o TRE também reservou a quarta (3) e o dia 8 de abril para o julgamento dos processos. A data exata da conclusão vai depender da velocidade dos votos da corte, ou seja, o julgamento tanto pode durar os três dias, como pode terminar antes.

Moro, que entrou na política após ganhar projeção nacional sendo o juiz responsável pelos processos da Lava Jato, responde por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Ele foi eleito com 1,9 milhão de votos.

As ações contra Moro possuem teor similar e serão julgadas em conjunto pela corte. O julgamento ocorre após pelo menos duas mudanças de data.

Os processos foram movidos pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (PT/PCDOB/PV) em novembro e dezembro de 2022.

 

 

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Paraná Pesquisas: Lula tem 20,8% de intenção de voto; Bolsonaro, 15,9%

28/03/2024


 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 20,8% das intenções de voto para presidente da República, ante 15,9% do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL), segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (28/3).

Os números da pesquisa se referem à pergunta espontânea sobre em quem os eleitores votariam para presidente se as eleições fossem hoje. Nesse cenário, não são apresentadas ao eleitor opções de voto.

Metade dos entrevistados não soube ou não respondeu, enquanto 9,5% disseram que não votariam em ninguém ou marcariam branco ou nulo na urna eletrônica. Os demais nomes citados não alcançaram 1%, cada.

A coleta de dados para a pesquisa foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 18 e 22 de março de 2024, em 26 estados e no Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi condenado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022. O TSE entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Primeira páginaAnterior Próxima Última página