Mundo

Mundo

Bebê em Gaza é salvo do útero da mãe morta em ataque israelense

22/04/2024


 

Uma menina foi retirada do útero de uma mulher palestina morta junto com seu marido e filha por um ataque israelense em Rafah. No total, 19 pessoas foram mortas durante a noite em ataques israelenses intensificados, disseram autoridades de saúde palestinas.

As vítimas, mortas em ataques a duas casas, incluíam 13 crianças de uma mesma família, disseram.

O bebê, pesando 1,4 kg e retirado via cesárea de emergência, estava em uma condição estável e melhorando gradualmente, disse Mohammed Salama, médico que cuida dela. A mãe, Sabreen Al-Sakani, estava na trigésima semana de gestação quando foi morta em um ataque a um dos lares.

Essa publicação é um oferecimento

LOJAS MG

Mundo

Homem ateia fogo ao próprio corpo em frente a tribunal onde Donald Trump é julgado; Vídeo

20/04/2024


 

Um homem ateou fogo ao próprio corpo, nesta sexta-feira (19), em frente à corte de Nova York onde Donald Trump está sendo julgado, por razões ainda desconhecidas, segundo a polícia local.

O homem se tornou uma tocha humana antes de a polícia chegar e tentar conter as chamas com um extintor de incêndio, segundo a emissora CNN.

“Um homem ateou fogo em si mesmo do lado de fora da Suprema Corte. Ainda estamos reunindo detalhes no local”, disse um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York.

Essa publicação é um oferecimento

LOJAS MG

Mundo

Google demite funcionários que participaram de protesto

18/04/2024


 

O Google demitiu 28 funcionários que protestaram na 3ª feira (16.abr.2024) devido ao contrato da empresa com o governo de Israel. O desligamento dos trabalhadores foi informado pelo vice-presidente de Segurança Global, Chris Rackow, em um e-mail enviado a toda a companhia. O jornal The Wall Street Journal teve acesso ao comunicado.

Os protestos foram liderados pela organização No Tech for Apartheid. Foram realizados nos escritórios do Google nas cidades norte-americanas de Nova York, Seattle e Sunnyvale. No e-mail, Rackow disse que os atos foram “inaceitáveis, extremamente perturbadores e fizeram os colegas de trabalho se sentirem ameaçados”.

Segundo o The Wall Street Journal, Google e Amazon assinaram em 2021 um contrato, conhecido como Nimbus, para fornecer serviços em nuvem ao governo israelense.

Os manifestantes disseram que planejavam ocupar os escritórios do Google até serem presos ou até que a empresa cancelasse o contrato com Israel. Na 3ª feira (16.abr), 9 trabalhadores da big tech foram presos em Sunnyvale. Eles ocuparam um escritório usado pelo CEO do Google Cloud, Thomas Kurian.

Um porta-voz do No Tech for Apartheid contestou que todos os 28 funcionários demitidos tenham participado do protesto. “Este ato flagrante de retaliação é uma indicação clara de que o Google valoriza mais o seu contrato de US$ 1,2 bilhão com o governo genocida e os militares israelenses do que seus próprios trabalhadores –aqueles que criam valor real para executivos e acionistas”, lê-se em comunicado citado pela publicação norte-americana.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Presidente do Irã diz que qualquer ação contra os interesses do país receberá resposta severa

16/04/2024


 

Durante uma conversa com o emir do Catar, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que qualquer ação contra os interesses do país receberá uma resposta severa. As informações foram publicadas pela agência iraniana ISNA, nesta terça-feira (16).

A afirmação de Raisi acontece após Israel afirmar que vai responder ao ataque iraniano contra o país, lançado no sábado (13). Naquele dia, mais de 300 mísseis e drones do Irã foram enviados ao território israelense.

Raisi conversou com o emir Tamim bin Hamad al-Thani por telefone. Segundo a ISNA, o presidente iraniano enfatizou a necessidade de tomar medidas dissuasivas contra o conflito na Faixa de Gaza. Ele também criticou o apoio de alguns países do Ocidente a Israel.

“Declaramos categoricamente que a menor ação contra os interesses iranianos certamente será recebida com uma resposta severa, generalizada e dolorosa contra qualquer perpetrador”, disse.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

LOJAS MG

Mundo

Depois de responder ao Congresso dos EUA, Musk diz que Moraes exige ‘corrupção’ da empresa

16/04/2024


 

O dono da rede social X, Elon Musk, afirmou nesta segunda-feira (15) que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes está “exigindo” que a empresa pratique corrupção.

“As leis dos Estados Unidos impedem o X de participar de corrupção que viole as leis de outros países, que é o que Alexandre está exigindo que façamos”, postou o bilionário americano.

A banca jurídica da rede social X/antigo Twitter encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um ofício com o pedido do Congresso dos Estados Unidos para ter acesso aos e-mails com ordens judiciais emitidas por ele direcionadas à X Corp, responsável pela gestão da plataforma.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Mundo

Gabinete de Israel volta a se reunir após 1º encontro terminar sem resposta definida ao Irã

15/04/2024


 

Uma nova reunião do gabinete de guerra de Israel está marcada para esta segunda-feira (15), após o primeiro encontro entre o alto escalão do governo e do exército israelenses, no domingo (14), terminar sem uma decisão sobre como o país responderá ao ataque do Irã.

O gabinete está determinado a responder – mas ainda não decidiu o momento e o âmbito. O funcionário disse que os militares israelenses foram encarregados de apresentar opções adicionais de resposta.

Separadamente, um alto funcionário do governo Biden informou aos repórteres que um funcionário israelense disse aos Estados Unidos que não pretende intensificar significativamente o confronto com o Irã.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Mundo

Milei se encontra com Elon Musk e oferece ajuda para o X no conflito com o STF no Brasil

12/04/2024


Foto: Reprodução/redes sociais

 

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o dono da rede social X (antigo Twitter), Elon Musk, se encontraram no Texas, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (12).

Milei ofereceu apoio a Musk nos processos da Justiça brasileira em que o bilionário está sendo investigado, disse o porta-voz do presidente argentino, Manuel Adorni.

Não ficou claro como esse apoio de Milei a Elon Musk poderia acontecer. Segundo Adorni, os dois também prometeram trabalhar juntos para promover soluções de livre mercado.

Nos últimos dias, Elon Musk teve desavenças com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nas redes sociais.

No curso das apurações dos inquéritos, ao longo dos últimos anos, Moraes determinou que as redes sociais bloqueassem a conta de alguns investigados. De acordo com o ministro, eles usavam as plataformas para o cometimento das práticas irregulares, que estão sendo investigadas.

 

Fonte: G1

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Mundo

Taiwan: terremoto mais forte em 25 anos deixa 821 feridos e 9 mortos

03/04/2024


 

O terremoto que atingiu o litoral leste de Taiwan nesta quarta-feira (3/4) deixou pelo menos nove mortos e 821 feridos, informou a autoridade nacional de proteção civil do país. Os dados sobre sua magnitude variam de 7,2 a 7,5, de acordo com a fonte.

O sismo ocorreu por volta de 9h (22h da terça-feira em Brasília). Seu epicentro situou-se cerca de 25 quilômetros a sudeste de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilômetros, segundo a Administração Central de Meteorologia (CWA) taiwanesa.

O Corpo de Bombeiros do país registrou a queda de pelo menos 26 edifícios, mais da metade dos quais na região de Hualien, no leste. As autoridades relataram que dois cidadãos alemães estariam presos num túnel, no parque nacional de Taroko, sem mais detalhes sobre o estado de saúde deles.

O diretor do Centro Sismológico de Taipei, Wu Chien-fu, explicou tratar-se do “terremoto mais forte dos últimos 25 anos” que atingiu a ilha “próximo da terra e pouco profundo”, sendo “sentido em todo o país e nas ilhas próximas”.

“O público deve prestar atenção às advertências e mensagens relevantes, e estar preparado para evacuação sismológica”, aconselhou.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Mundo

Morre aos 114 anos o homem mais velho do mundo

03/04/2024


 

O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, certificado em 2022 pelo Guinness como o homem mais velho do mundo, morreu nesta terça-feira (02) aos 114 anos, confirmaram autoridades e familiares.

“Juan Vicente Pérez Mora transcendeu para a eternidade aos 114 anos […] Ele deu à Venezuela o Recorde Guinness por ser o homem mais velho do mundo”, disse o presidente Nicolás Maduro.

Ele foi oficialmente confirmado como o homem mais velho vivo em 4 de fevereiro de 2022, quando tinha 112 anos e 253 dias, de acordo com o site www.guinnessworldrecords.com.

Pai de 11 filhos, em 2022 ele tinha 41 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos.

O agricultor conhecido como “Tio Vicente” nasceu em El Cobre, estado de Táchira (oeste), em 27 de maio de 1909, e foi o nono filho de dez irmãos.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Maduro chama de “circo” preocupação internacional com eleições

02/04/2024


 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na segunda-feira (1º.abr.2024) que seu país “tem o sistema eleitoral mais confiável, transparente e auditado do mundo”. O chefe do Executivo venezuelano classificou as preocupações internacionais sobre a não confirmação da candidatura da opositora Corina Yoris para as eleições de julho como um “circo” da direita.

“Começou o circo, começou a campanha, há nervosismo em Washington, há nervosismo nos sobrenomes da oligarquia, há nervosismo na direita regional. Deixem de ser nervosos”, disse o presidente venezuelano no programa “Con Maduro+”, transmitido pela TV estatal venezuelana.

“A Venezuela tem o sistema eleitoral mais confiável, transparente e auditado do mundo”, completou, acusando os Estados Unidos de liderarem uma “campanha” contra o sistema eleitoral do país.

Em 25 de março, a opositora de Maduro declarou que estava sem acesso ao sistema do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) e não conseguia realizar sua inscrição para o pleito de 28 de julho. No dia seguinte, em 26 de março, o Itamaraty divulgou uma nota em que expressa preocupação com o processo eleitoral do país.

 

Poder360

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Mundo

Após 6 meses de guerra, Hamas pede desculpas aos palestinos

01/04/2024


 

Em um longo texto publicado no Telegram, no domingo (31/3), o Hamas pediu desculpas pelo sofrimento causado aos palestinos no confronto contra o exército de Israel. Apesar do pedido, o Hamas reforça o desejo de continuar com a guerra, pois acredita que permitirá a “vitória e a liberdade”.

No texto, o movimento agradeceu os moradores da Faixa de Gaza, admitindo que a população está “exausta”. Segundo informações da CBN, o Hamas pretende controlar os preços durante a guerra para tentar melhorar a situação no decorrer da guerra.

Em resposta, Israel prometeu “aniquilar” o Hamas e lançou uma ofensiva que já fez mais de 32 mil mortos, segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde do Hamas, na sexta-feira (29/3).

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Parlamento da Tailândia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

27/03/2024


 

O parlamento da Tailândia aprovou por ampla maioria um projeto de lei de igualdade de casamento nesta quarta-feira (27), um passo histórico que move um dos países mais liberais da Ásia mais perto de se tornar o terceiro do continente a legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

O projeto teve o apoio de todos os principais partidos da Tailândia e foi mais de uma década em desenvolvimento. Ainda requer aprovação do Senado e aprovação do Rei antes de se tornar lei para entrar em vigor 120 dias depois.

A legislação foi aprovada por 400 dos 415 parlamentares presentes, com apenas 10 votando contra. Com isso, a Tailândia pode se juntar a Taiwan e ao Nepal em permitir uniões entre pessoas do mesmo sexo.

“Fizemos isso para todos os tailandeses para reduzir a disparidade na sociedade e começar a criar igualdade”, disse Danuphorn Punnakanta, presidente do comitê parlamentar sobre o projeto de lei, aos parlamentares antes da leitura.

“Eu quero convidar todos vocês a fazer história.”

A passagem do projeto de lei marca um passo significativo para consolidar a posição da Tailândia como um dos países mais liberais da Ásia em questões lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, com abertura e atitudes progressistas coexistindo na sociedade ao lado do tradicional, valores budistas conservadores.

A Tailândia tem sido um atrativo para casais do mesmo sexo, com uma cena social LGBT vibrante e visível para moradores e expatriados, e campanhas direcionadas para atrair viajantes LGBT.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Mundo

VÍDEO: Ponte desaba e deixa pelo menos 20 pessoas desaparecidas nos EUA

26/03/2024


 

A ponte Francis Scott Key, localizada em Baltimore/EUA, desabou na madrugada desta terça-feira (26) após um navio de carga colidir contra um dos pilares da estrutura. Equipes de resgate estão procurando por, pelo menos 20 pessoas, no rio Patapsco depois que vários veículos caíram na água. Embarcação que colidiu com a estrutura tem bandeira de Singapura e saiu com destino a Colombo, no Sri Lanka.

 

Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros da cidade de Baltimore, disse à CNN que as equipes estão trabalhando junto à Guarda Costeira dos EUA e mergulhadores estão no rio para operações de busca e resgate, com temperaturas ao redor do porto em torno de -1ºC.

 

O vídeo que flagrou a colisão mostra um navio de carga indo em direção a uma das colunas de suporte da ponte. Em seguida, a embarcação colide com a estrutura e provoca o desabamento de grande trecho da ponte em poucos segundos. O impacto provocou imediatamente o colapso de partes adjacentes da ponte. 

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Mundo

Com mandato marcado por corte de gastos, Milei vê inflação despencar na Argentina

21/03/2024


 

Fevereiro veio com um respiro para o presidente da Argentina, Javier Milei, que comemorou uma inflação de 13% no mês passado.

O número ficou abaixo dos 15% esperados e representa uma desaceleração significativa em relação aos meses de dezembro e janeiro.

A Casa Rosada divulgou um comunicado afirmando que o novo índice “é resultado do trabalho do governo para impor uma forte disciplina fiscal”.

De acordo com o professor Roberto Luis Troster, doutor em economia pela USP (Universidade de São Paulo), nos cem dias de governo do atual presidente da Argentina, Javier Milei — completados na terça-feira (19) — os indicadores econômicos apresentaram melhoras.

Segundo a análise do especialista, a inflação, que reduziu de 25% em dezembro para 13,5% em fevereiro, deve continuar caindo.

 

Com informações de Folha de S. Paulo e R7

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Mundo

Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva; Brasil sobe 5 posições

20/03/2024


 

A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva, segundo um relatório patrocinado pela ONU e divulgado nesta quarta-feira. Os países nórdicos ocupam os primeiros lugares e Dinamarca, Islândia e Suécia aparecem abaixo da Finlândia.

O Brasil subiu cinco posições desde o ano passado, quando estava em 49º lugar, indo agora para 44º, segundo destacou a Forbes. Em último lugar, na lista de 143 países, aparece o Afeganistão, afetado por uma catástrofe humanitária após o retorno dos talibãs ao poder, em 2020.

Pela primeira vez em mais de 10 anos, Estados Unidos e Alemanha não aparecem entre os 20 países mais felizes, e ocupam as posições 23 e 24. Já Costa Rica e Kuwait entraram no top 20 e ocupam as posições 12 e 13.

Nenhum dos países mais populosos do mundo aparece entre os 20 primeiros. “Entre os dez primeiros, apenas Holanda e Austrália têm mais de 15 milhões de habitantes. Entre os 20 primeiros, apenas o Canadá e o Reino Unido têm mais de 30 milhões de habitantes”, destaca o relatório.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Mundo

Putin vence eleições na Rússia e segue no poder até 2030

18/03/2024


 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu sua permanência no poder até 2030 ao vencer as eleições, conforme anunciado pela TV estatal Russia-24, neste domingo, 17. Segundo a Comissão Eleitoral Central, Putin obteve aproximadamente 87% dos votos, com cerca de 60% dos distritos eleitorais apurados até as 17h52 de hoje. Esses resultados já estavam em linha com as pesquisas de boca de urna divulgadas logo após o encerramento da votação.

O favoritismo de Putin foi evidente após três dias de votação, iniciada na sexta-feira, 15, e encerrada neste domingo por volta das 15h (horário de Brasília). Mais de 8 milhões de pessoas votaram online, de acordo com o órgão eleitoral.

Não havia concorrentes com chances reais de vitória, além de Putin. Os outros três candidatos, todos deputados, são amplamente considerados fantoches, tendo votado a favor da guerra na Ucrânia no Parlamento e expressado publicamente seu apoio a Putin.

A Rússia, o maior país do mundo em área territorial, com uma população de 141 milhões de habitantes, optou por um período de votação de três dias para abranger regiões com 11 fusos horários diferentes. Cerca de 114 milhões de eleitores, incluindo ucranianos convocados a votar nos territórios ocupados por tropas russas, estavam aptos a votar.

Putin está no poder há 24 anos, tornando-se o presidente mais duradouro da Rússia desde Josef Stalin, da época da União Soviética. Com a reeleição praticamente garantida, ele terá a oportunidade de superar os quase 30 anos de Stalin no comando, uma vez que em 2020 alterou a Constituição para estender seu mandato até 2036.

 

PORTAL A TARDE

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Mundo

Sob Milei, Argentina registra 2º superavit consecutivo em 2024

17/03/2024


                                                    Foto: Reprodução/@OPEArg

 

A Argentina registrou superavit de 338,1 bilhões de pesos argentinos em fevereiro de 2024. Na cotação atual, a quantia equivale a US$ 397,6 milhões.

O saldo positivo é o 1º para o mês desde 2012, quanto teve superavit de 95,5 milhões de pesos (aproximadamente US$ 110 mil). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia.

É o 2º superavit consecutivo durante a Presidência de Javier Milei, que assumiu a Casa Rosada em 10 de dezembro de 2023. Houve deficit de 485,6 bilhões de pesos (rombo de US$ 571,1 milhões) em fevereiro de 2023, de acordo com dados do governo argentino.

O resultado já considera o pagamento dos juros da dívida. É dessa forma que o governo argentino tem apresentado os dados.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Mundo

Israel aprova plano para atacar Rafah, no sul de Gaza

16/03/2024


 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) divulgou nesta sexta-feira (15) o segundo balanço da Operação Átria – deflagrada nacionalmente no início do mês, e cuja missão é combater os crimes de violência contra a mulher. Somente no Rio Grande do Norte, 2.576 diligências já foram realizadas, com 70 pessoas presas, cinco armas brancas e uma arma de fogo apreendidas até o momento.

Pelo menos 160 policiais, agentes e servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Técnico-Científico de Perícia participam das atividades em território potiguar. Ainda durante as ações, 497 mulheres, vítimas de violência física e/ou psicológica, foram atendidas, 12 resgatadas e 137 medidas protetivas de urgência solicitadas.

Também foram realizadas 144 ações educativas, sendo 84 panfletagens e 60 palestras em escolas e unidades de saúde.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Mundo

Russos vão às urnas hoje para reeleger Putin até 2030

15/03/2024


                                                      Foto: Stringer / AFP

 

Os russos começam nesta sexta-feira a votar em uma eleição presidencial cujo resultado parece definido antes mesmo do fechamento das urnas. Sem concorrentes viáveis ou que ameacem seu favoritismo, Vladimir Putin deve garantir ainda no primeiro turno mais um mandato, e permanecer no cargo até 2030, pelo menos. A votação começou, de maneira antecipada, em algumas áreas isoladas e em territórios ocupados na Ucrânia, e segue até o domingo.

A confiança em uma nova vitória — que seria a quinta desde 2000 — foi tanta que o presidente sequer fez campanha ou participou de debates. Em agosto do ano passado, antes da confirmação da candidatura, o secretário de Imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, disse em uma sincera entrevista ao New York Times que, além de esperar uma reeleição fácil, considerava que a disputa “não era realmente uma democracia, mas sim uma custosa burocracia”.

Pouco depois, Peskov afirmou ao site RBK ter sido mal interpretado pelo jornal americano, mas completou afirmando que “teoricamente” a votação não era necessária porque “era óbvio que Putin será reeleito”. Com frequência também são citados os números de aprovação do presidente: na sondagem mais recente, de fevereiro, o instituto independente Levada estimou que a popularidade dele é de 86%.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Mundo

Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode proibir TikTok no país

14/03/2024


 

A Câmara dos Estados Unidos votou nesta quarta-feira 13 a favor de um projeto de lei que poderia resultar na proibição nacional do TikTok – um importante desafio para um dos aplicativos de rede social mais populares do mundo.

A votação foi de 352 a 65, com 15 republicanos e 50 democratas se opondo à medida.

O futuro do projeto ainda não está claro, pois agora segue para o Senado americano.

O projeto de lei proposto proibiria o TikTok de estar disponível nas lojas de aplicativos dos EUA, a menos que a plataforma – utilizada por cerca de 170 milhões de americanos – fosse separada de sua controladora chinesa, a ByteDance.

 

Os legisladores que apoiam a medida argumentam que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional, pois o governo chinês poderia usar suas leis de inteligência para obrigar a ByteDance a entregar os dados dos usuários americanos.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Próxima Última página