Mundo

Mundo

Centro-direita vence eleições em Portugal e esquerda tem derrota histórica

11/03/2024


                                                Foto: Reuters/Pedro Nunes

 

Após oito anos de governo socialista, Portugal caminha para a direita.

Com quase 100% dos votos apurados, a coalizão conservadora Aliança Democrática (AD) aparece com 29,54% da preferência, enquanto o partido de extrema direita Chega, que entrou no Parlamento há apenas quatro anos, alcança 18%.

Por sua vez, o Partido Socialista (PS), do premiê demissionário António Costa, viu seu eleitorado ser enxugado de 41% para 28,67%, logo atrás da AD, que, apesar da vitória, não terá maioria na Assembleia da República para governar sem precisar de alianças.

Durante a campanha eleitoral, o líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro, assegurou que manteria o Chega longe do governo; dessa forma, a única alternativa seria uma coligação com os socialistas de Pedro Nuno Santos, tido como símbolo da mudança geracional no partido e que já fala em comandar a oposição.

Enquanto isso, o Chega já atua para tentar remover a AD de uma aliança com a centro-esquerda. “Os portugueses nos querem no governo, querem um Executivo formado por nós e pela Aliança Democrática. Acabou em nosso país a temporada do bipartidarismo”, disse André Ventura, líder da legenda de extrema direita, que dobrou seus votos em relação às eleições passadas.

 

Terra

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Mundo

Equipe desmente morte de Daniel Alves após boato circular nas redes

10/03/2024


 

O jogador Daniel Alves, condenado a 4 anos e meio de prisão na Espanha por agr3ssão s3xual, foi alvo de uma fake news que movimentou o X, antigo Twitter, neste sábado (9/3). Rumores de que o atleta havia tirado a própria vida se espalharam, alçando Daniel Alves ao topo dos assuntos mais comentados na plataforma.

Apesar do alarde, a notícia foi negada pelo estafe e por familiares do atleta, que creditaram a “trolagem” a um perfil isolado do X.

À Radio Itatiaia o assessor de imprensa de Daniel Alves, o jornalista Acaz Fellegger, desmentiu o boato. “A informação foi plantada no Twitter pelo perfil de Paulo Albuquerque, do Rio de Janeiro. Sem nenhum fundamento. Nenhuma veracidade. Falei com a advogada, e ela deve processar esse irresponsável”, afirmou.

No Instagram, Ney Alves, um dos irmãos do jogador, esclareceu que tudo não passava de especulação. Ele postou uma foto nos Stories, ao lado de Daniel Alves, com a legenda: “Que Deus te dê muita saúde e sabedoria, meu mano velho, para superar e suportar a crueldade dos seres humanos, que Deus tenha misericórdia”.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Mundo

Portugal faz eleições legislativas ‘antecipadas’ neste domingo, e extrema-direita tem chance de integrar novo governo

10/03/2024


 

Há apenas um ano, Portugal tinha um dos governos mais sólidos e estáveis da Europa, formado por maioria absoluta, uma raridade nos sistemas parlamentaristas do continente. Os anos de crise financeira profunda e da chamada “geringonça” –o pacto inédito entre socialistas, comunistas e esquerda radical em 2015 – haviam ficado para trás.

Bastaram alguns meses, no entanto, para a instabilidade voltar a tomar conta do país: em novembro, o primeiro-ministro António Costa, do Partido Socialista, renunciou —após o Ministério Público anunciar que ele era investigado em um caso de corrupção. Só que, semana depois, o próprio MP reconheceu que havia errado; o acusado não era o primeiro-ministro, mas sim um homônimo. A renúncia fez Portugal antecipar as eleições, que só aconteceriam em 2026.

É nesse cenário que, neste domingo (10), cerca de 10,8 milhões de eleitores de Portugal voltam às urnas nas eleições legislativas —em meio à possibilidade de que a extrema direita passe a fazer parte pela primeira vez de um novo governo no país.

Dois partidos despontam como favoritos para conquistar o maior número de cadeiras no Parlamento, mas nenhum tem maioria absoluta.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Líder da direita em Portugal diz que irá impedir entrada de Lula no país caso eleito

08/03/2024


 

Em Portugal, o líder do partido de direita Chega, André Ventura, disse que se eleito vai impedir a entrada do presidente Lula no país. Ventura é candidato a primeiro-ministro nas eleições legislativas que acontecem no próximo domingo 10.

“Se o Chega vencer as eleições legislativas no próximo domingo, em 25 de abril de 2024, eu quero dizer uma coisa: o senhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não vai entrar em Portugal”, disse durante discurso a apoiadores.

Ventura fez referência a uma possível viagem do líder brasileiro a Portugal para a comemoração do dia da Revolução dos Cravos. A data celebra o episódio histórico de deposição da ditadura salazarista em 1974. O evento costuma contar com a participação de diversos chefes de Estado.

“Desses todos que estão para vir neste 25 de abril, eu aconselhava prudência na compra das viagens. Porque eu não estou brincando. Eles não vão entrar mesmo”, diz Ventura.

O líder do Chega afirmou ainda que Lula seria barrado já no aeroporto de Lisboa. “Se insistir, vai para uma cadeia, mas ele sabe o que é isso, então não será uma grande novidade para ele”, complementa.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Governo de Cuba precisa desligar 75% da energia elétrica do país para evitar apagão

07/03/2024


 

O governo de Cuba precisou desligar 75% da energia elétrica do país para evitar um apagão. A medida foi tomada durante o horário de pico para lidar com a escassez de energia cada vez maior. O país sofre há anos com problemas de energia.

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Mundo

Polícia da Índia prende todos os sete suspeitos de estuprar brasileira

05/03/2024


 

A polícia da Índia prendeu todos os sete suspeitos de estuprar uma turista brasileira, disseram as autoridades, nesta terça-feira (5), em um caso que lançou novos holofotes sobre o problema endêmico da violência sexual contra as mulheres no país.

No sábado, a polícia anunciou que três homens tinham sido presos em conexão com o caso e que procuravam mais quatro suspeitos.

A vice-comissária do distrito de Dumka, Anjaneyulu Dodde, confirmou à CNN nesta terça-feira que os outros quatro suspeitos já haviam sido detidos.

O casal, que viajava de motocicleta do estado de Bengala Ocidental para o país vizinho Nepal, foi encontrado na noite de sexta-feira por policiais em patrulha, disse Pitambar Singh Kherwar, superintendente da polícia distrital de Dumka, no estado de Jharkhand.

Eles foram levados ao hospital, onde a mulher contou ao médico que havia sido estuprada.

A polícia identificou os suspeitos procurados e formou uma equipe especial de investigação, disse Kherwar.

A Comissão Nacional para Mulheres da Índia (NCW) condenou o episódio.

A presidente da NCW, Rekha Sharma, falou com a vítima e estendeu toda a assistência necessária, postou a organização no X (antigo Twitter) no sábado.

O ministro de Jharkhand, Mithilesh Kumar Thakur, chamou de um “incidente condenável”.

“Se um crime foi cometido, os culpados não serão poupados”, disse ele no sábado.

A Índia tem lutado durante anos para combater os elevados índices de violência contra as mulheres, com uma série de casos de violação de grande repercussão envolvendo visitantes estrangeiros que chamaram a atenção internacional para a questão.

Em 2018, uma mulher britânica foi alegadamente violada enquanto caminhava para o seu hotel no estado ocidental de Goa, um destino turístico popular; dois anos antes, uma mulher americana teria sido drogada e estuprada por um grupo de homens em seu quarto de hotel cinco estrelas em Nova Delhi. E em 2013, seis homens foram condenados à prisão perpétua pelo estupro coletivo de uma turista suíça.

De acordo com o National Crime Records Bureau da Índia, um total de 31.516 casos de estupro foram registrados em 2022, uma média de 86 casos por dia.

E os especialistas alertam que o número de casos registados é apenas uma pequena fração do que pode ser o número real, em um país profundamente patriarcal onde a vergonha e o estigma cercam as vítimas de violação e as suas famílias.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Mundo

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

05/03/2024


                                                        Foto: Dimitar Dilkoff/AFP

 

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna foi aprovada em uma sessão conjunta das duas Casas legislativas, a Assembleia Nacional e o Senado, e deve ser promulgada pelo presidente Emmanuel Macron na próxima sexta (8) —Dia Internacional da Mulher.

Assim como a votação, também o placar foi histórico. O texto recebeu 780 votos a favor, ante apenas 72 contra. Segundo o jornal Le Monde, “uma explosão de alegria saudou o anúncio em frente à Torre Eiffel”. No local, havia um telão gigante, iniciativa da Câmara Municipal e da Fundação da Mulher, onde se podia acompanhar os trabalhos do Parlamento. Às 18h49, no horário local, as luzes da torre brilharam e foram detonadas bombas de fumaça roxa, acompanhadas por centenas de pessoas comemorando o resultado.

Os alto falantes tocavam a música “Run the World (Girls)”, de Beyoncé, algo como “dominem o mundo (garotas)”. A administradora da torre informou à agência de notícias AFP que a comemoração seguiria pela noite, com um show de luzes de cinco minutos sendo acionado a cada hora cheia.

 

Folha de S. Paulo

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Mundo

Mulher é presa na Áustria por colocar filho em caixa de transporte para cães e deixá-lo à beira da morte

04/03/2024


 

Um tribunal austríaco condenou na noite de quinta-feira (29), a 20 anos de prisão, uma mulher que manteve seu filho de 12 anos trancado em uma caixa de transporte para cachorros no apartamento onde moravam, em Viena.

A mulher de 33 anos foi considerada culpada por tentativa de homicídio, tortura de menor e confinamento ilegal após sete horas de deliberações dos jurados.

Sua cúmplice de 40 anos, que acabou pedindo ajuda para socorrer o menino que estava à beira da morte, foi condenada a 14 anos de prisão por incentivar o “uso contínuo de violência” contra a criança, durante conversas virtuais e telefonemas. Quando foi resgatada, a vítima pesava 40 quilos.

As duas mulheres foram internadas em um hospital psiquiátrico para detentos, já que o relatório da perícia constatou que ambas tinham “distúrbios psicológicos graves”, apesar de ainda terem uma certa “capacidade de discernimento”. 

A criança, hoje com 13 anos, está “completamente destruída”, disse o presidente do Tribunal de Justiça. Durante a audiência, a mulher declarou que apenas queria “disciplinar” o filho e que estava “extremamente arrependida pelo que aconteceu”, segundo a agência de notícias APA.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Mundo

Suprema Corte pode anunciar ao menos um parecer sobre inelegibilidade de Trump nesta segunda

04/03/2024


 

A Suprema Corte dos Estados Unidos poderá emitir pelo menos um parecer na segunda-feira (4), de acordo com nova postagem no site do tribunal.

O anúncio certamente gerará especulações de que os juízes estão preparados para decidir se o ex-presidente Donald Trump pode participar das eleições presidenciais no Colorado.

O tribunal nunca divulga antecipadamente quais pareceres emitirá. No entanto, os juízes podem querer decidir a questão Trump antes que os eleitores do Colorado compareçam às urnas esta semana para as primárias da Superterça.

O nome de Trump aparecerá nas cédulas do Colorado de qualquer maneira – as cédulas foram impressas semanas atrás. Mas sem uma decisão da Suprema Corte, não havia garantia de que os eleitores que escolheram o ex-presidente teriam a sua escolha considerada se os juízes decidissem que ele era inelegível.

Também está em jogo se o nome de Trump poderá aparecer nas cédulas das eleições gerais em novembro.

A decisão também pode decidir a questão para outros estados que tenham desafios semelhantes pendentes. Um juiz de Illinois retirou Trump da votação naquele estado na quarta-feira — embora a decisão tenha sido suspensa para dar ao ex-presidente tempo para apelar.

A Suprema Corte ouviu argumentos em 8 de fevereiro contra a elegibilidade de Trump, com base na “cláusula insurreccionista” da 14ª Emenda. Seis eleitores do Colorado alegaram que ele se desqualificou por causa de seus comentários em 6 de janeiro de 2021, que antecederam o ataque ao Capitólio dos EUA.

A maioria dos juízes – tanto conservadores como liberais – pareciam estar preocupados com a afirmação durante esses argumentos e pareciam apoiar a posição de Trump.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Mundo

Trump vence primárias na Carolina do Sul e se aproxima de indicação republicana à Casa Branca

25/02/2024


                                                  Foto: REUTERS/Mike Segar

 

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu as primárias presidenciais republicanas da Carolina do Sul neste sábado (24), reforçando ainda mais seu controle sobre a indicação à Casa Branca e deixando sua última grande rival, Nikki Haley, com opções cada vez menores.

O ex-presidente venceu todas as disputas de nomeação do Partido Republicano até o momento, primeiro vencendo por larga margem em Iowa e New Hampshire, antes da vitória em Nevada, onde Haley não apareceu nas urnas, e nas Ilhas Virgens dos EUA.

Mas a sua aventura na Carolina do Sul, que elegeu Haley duas vezes como governadora, pode ser a mais impressionante desta campanha.

“Isto foi um pouco mais cedo do que prevíamos e uma vitória ainda maior do que prevíamos”, disse Trump a uma multidão na sua festa de observação eleitoral em Columbia, pouco depois de ser considerado o vencedor.

Ladeado no palco por líderes políticos do estado de Palmetto, incluindo o governador Henry McMaster e o senador Tim Scott, Trump declarou: “Nunca vi o Partido Republicano tão unificado como está agora”.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Mundo

Guerra na Ucrânia completa dois anos sem perspectiva de acabar

24/02/2024


                                   Foto: Evgeniy Maloletk/Associated Press

 

O futuro da guerra na Ucrânia, que completa dois anos neste sábado (24), será decidido não só nas batalhas, mas também nas capitais dos países do Ocidente e em outros locais distantes das linhas inimigas.

O conflito não tem previsão de acabar. As forças ucranianas estão em posição defensiva, com pouca munição e foram obrigadas a recuar em algumas regiões do país. A capacidade do governo da Ucrânia de expulsar os invasores russos depende muito da ajuda militar, financeira e política de países do Ocidente.

A guerra começou em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e fez ataques pela terra, pelo ar e pelo mar. Embora não haja estatísticas fiéis, estima-se que pelo menos 500 mil pessoas morreram nos dois lados das trincheiras. O conflito expulsou de suas casas mais de 14 milhões de ucranianos — um terço da população — e mandou 6,5 milhões de refugiados para países vizinhos, de acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Governo Lula cogita expulsar embaixador de Israel no Brasil

22/02/2024


 

O presidente Lula e seus principais assessores na crise com Israel cogitam expulsar o embaixador Daniel Zonshine, que representa o governo de Benjamin Netanyahu no Brasil.

A medida, embora considerada “drástica e indesejável” pelo Itamaraty, foi discutida na segunda-feira 19 pelo presidente Lula com o assessor especial Celso Amorim em uma reunião no Palácio da Alvorada.

“Essa é uma das opções à mesa”, disseram ao jornal O Globo um auxiliar palaciano e um integrante da cúpula do Ministério das Relações Exteriores. Seria, ainda, a próxima reação possível no protocolo diplomático em caso de recrudescimento das agressões.

De acordo com as fontes do Itamaraty, a possibilidade da expulsão foi sugerida em linguagem diplomática ao próprio Zonshine na reunião entre ele e o chanceler Mauro Vieira, na segunda-feira.

No encontro, ocorrido a portas fechadas, Vieira afirmou que não interessa ao Brasil uma escalada da crise, mas que os movimentos do governo israelense — de declarar o presidente Lula persona non grata em Israel e de submeter a constrangimento o embaixador brasileiro, Frederico Meyer, eram “inaceitáveis”.

De acordo com essas fontes do Itamaraty, no protocolo diplomático tal expressão deveria significar um limite, como se tivesse sido traçado uma linha que não deve ser cruzada.

Depois disso, porém, o ministro de Relações Exteriores Israel Katz fez uma postagem nas redes sociais em que cobrou de Lula um pedido de desculpas a “milhões de judeus em todo o mundo”. “Como ousa comparar Israel a Hitler?”, escreveu Katz, que classificou as declarações de Lula no último domingo um “cuspe no rosto dos judeus brasileiros”. A seguir, o perfil oficial do governo israelense chamou Lula de “negador do Holocausto”. 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Mundo

Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses por estupro na Espanha

22/02/2024


                                          Foto: Alberto Estevez/Pool via Reuters

 

Nesta quinta-feira (22), Daniel Alves foi condenado por estupro a quatro anos e seis meses de prisão. Ele terá ainda que pagar 150 mil euros para a vítima.

O julgamento

O julgamento do lateral-direito Daniel Alves, acusado de agredir sexualmente uma mulher em uma boate de Barcelona, em dezembro de 2022, chegou ao fim no dia 7 de fevereiro e durou três dias. Foram ouvidas testemunhas, a vítima, peritos e o acusado.

Em depoimento, o jogador chorou, alegou uso excessivo de bebida alcóolica e negou que tenha praticado estupro. Na época, a vítima tinha 23 anos. Ela acusa o jogador de agressão sexual dentro de uma boate, em Barcelona.

 

Como fica?

 

Daniel Alves ainda pode apelar a outro tribunal. A esta sentença cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça de Catalunha, e teria a última apelação ao Tribunal Supremo, em Madrid.

O jogador deve cumprir a pena na Espanha, pelo crime ter acontecido e sido julgado em território espanhol. Caso o brasileiro queira cumprir a sentença em seu país, deveria fazer uma petição à justiça, que provavelmente seria acatada.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Mundo

Presidente de Israel pede para líderes mundiais condenarem a fala de Lula que compara ação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto

19/02/2024


                                      Foto: DIVULGAÇÃO/ISAAC HERZOG

 

O presidente de Israel, Isaac Herzog, foi às redes sociais para dizer que condena veementemente a declaração em que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, compara a ação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto. Herzog disse que há uma “distorção imoral da história” e apela “a todos os líderes mundiais para que se juntem a mim na condenação inequívoca de tais ações”.

Lula deu a declaração na Etiópia antes de embarcar de volta para o Brasil. Horas depois, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu à fala do petista e disse que convocaria o embaixador brasileiro no país para uma reprimenda.

“Soldados israelenses estão lutando contra uma organização terrorista cruel que tem como objetivo declarado a aniquilação do Estado judeu e defende a supressão de outras religiões e comunidades”, disse. “Continua brutalmente a manter 134 bebês, mulheres e homens como reféns nas masmorras de Gaza”, afirmou o presidente de Israel.

Herzog cita que mesmo assim ainda existem lideranças políticas mundiais acusando o Estado-nação do povo judeu das “maldades dos feitos de Hitler”. “Ainda ontem, apresentei ao mundo, na Conferência de Segurança de Munique, um livro encontrado em Gaza elogiando e glorificando a ideologia de Hitler e o Holocausto.”

A declaração de Lula foi feita em entrevista coletiva neste domingo (18), depois da participação do presidente na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Adeba, capital da Etiópia. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse. O portal R7 informou que procurou o Palácio do Planalto e o Itamaraty, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Mundo

Juiz ordena que Trump e suas empresas paguem R$ 1,7 bilhão em caso de fraude civil

18/02/2024


 

O juiz Arthur Engoron ordenou que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e suas empresas pagassem quase US$ 355 milhões (R$ 1,7 bilhão).

Espera-se que Trump recorra da decisão e busque uma suspensão da decisão enquanto o recurso estiver sendo considerado.

Os filhos adultos de Donald Trump, Don Jr. e Eric, foram condenados a pagar US$ 4 milhões (R$ 19,8 milhões) cada um, após serem considerados responsáveis por múltiplas acusações de fraude.

“Para pedir mais empréstimos e a taxas mais baixas, os réus apresentaram dados financeiros flagrantemente falsos aos contabilistas, resultando em demonstrações financeiras fraudulentas”, escreveu Engoron.

“Quando confrontados no julgamento com as declarações, os fatos [apresentados] dos réus e as testemunhas especializadas simplesmente negaram a realidade, e os réus não aceitaram a responsabilidade ou não impuseram controlos internos para evitar futuras recorrências”, complementou.

Ele acrescentou: “Conforme detalhado aqui, este tribunal agora considera os réus responsáveis, continua a nomeação de um monitor Independente, ordena a instalação de um diretor independente de conformidade e limita o direito dos réus de conduzir negócios em Nova York por alguns anos”.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Mundo

Governo Lula busca solução para Cuba pagar dívidas atrasadas

16/02/2024


                                               Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a conversar com Cuba sobre as dívidas do país da América Central com o Brasil. Há um passivo acumulado com projetos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de US$ 671,7 milhões – R$ 3,3 bilhões na cotação atual–, de acordo com o Ministério da Fazenda.

Essa quantia diz respeito à dívida vencida até 31 de dezembro de 2023 e inclui juros de mora (taxa aplicada sobre o valor do débito por não ter sido pago na data acordada).

Houve um encontro na quinta-feira (8.fev.2024), em Brasília, coordenado pela Secretaria de Assuntos Internacionais da Fazenda, com integrantes do Comitê de Avaliação e Renegociação de Créditos ao Exterior e autoridades do governo cubano para discutir o tema e buscar uma solução para as pendências do país caribenho com o Brasil.

“O objetivo do diálogo bilateral sobre a dívida é conciliar valores, discutir a resolução dos montantes em atraso e buscar formas de viabilizar a retomada do fluxo de pagamentos”, afirmou a Fazenda em nota.

 

Poder360

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Recordista mundial na maratona, queniano Kelvin Kiptum morre aos 24 anos

12/02/2024


                                     Imagem da notícia© Lance! Media Group

 

O queniano Kelvin Kiptum, recordista mundial na maratona, morreu neste domingo (11), aos 24 anos de idade. O atleta sofreu um acidente de carro quando fazia o trajeto entre as cidades quenianas de Eldoret e Kaptagat. Ele estava acompanhado do seu treinador, o ruandês Garvais Hakizaman, que também foi vítima fatal.

As informações foram confirmadas pela família do maratonista e pela polícia do país africano.

Kiptum se tornou recordista mundial em outubro de 2023, ao terminar a Maratona de Chicago em duas horas e 35 segundos. Com esse tempo, o queniano superou em 34 segundos a marca do compatriota Eliud Kipchoge.

Kelvin Kiptum era um prodígio da maratona e ainda tinha um futuro brilhante pela frente. A maratona em que o queniano bateu o recorde mundial foi apenas a terceira disputada na vida. Na primeira, em 2022, obteve o terceiro melhor tempo da história na prova de Valência, na Espanha. Em 2023, alcançou a segunda melhor marca de todos os tempos na Maratona de Londres.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Brasileira que deu à luz em Gaza recebe autorização para deixar território; bebê nasceu na noite de Natal

08/02/2024


 

Uma brasileira que tentava deixar a Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas conseguiu autorização para deixar o território nesta quarta-feira (7) após dar à luz seu terceiro filho, segundo a Embaixada do Brasil na Palestina.

De acordo com a embaixada, ela deixará o território com o bebê, que nasceu na noite de Natal, e seus outros dois filhos, de 2 e de 4 anos. A mulher estava sozinha com as crianças porque seu marido, que vivia em Gaza, viajava a trabalho quando a guerra estourou e, desde então, não conseguiu retornar, segundo disse ao g1 o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

A família, que tem dupla nacionalidade brasileira e palestina, residia no território quando a guerra começou.

A brasileira, ainda segundo Candeas, não conseguiu viajar com o terceiro e último grupo de brasileiros que a embaixada havia conseguido retirar de Gaza por conta do estágio avançado da gravidez.

Ela deu à luz apenas um dia depois de o grupo chegar ao Brasil, na noite de Natal e em um dos poucos hospitais que ainda funcionam em Gaza, sob risco de bombardeios.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Mundo

Rei Charles III é diagnosticado com câncer, diz palácio de Buckingham

06/02/2024


 

O rei Charles III, de 75 anos, está com câncer, informou nesta segunda-feira, 5, o Palácio de Buckingham. O tipo de tumor não é na próstata, mas segundo a BBC, foi descoberto enquanto o monarca britânico passava por um tratamento no local.

O tipo do tumor não foi revelado. Não há detalhes sobre o estágio ou prognósticos sobre a doença.

Ainda de acordo com o Palácio, o tratamento começou na segunda-feira. O rei, diz a nota da Casa Real, está otimista com o tratamento e pretende retomar suas funções em breve. Nesse ínterim, outros membros da família real, entre eles o príncipe William, herdeiro do trono, devem substituí-lo. O rei manterá suas funções de chefe de Estado.

A última aparição pública de Charles III foi registrada no domingo, quando ele foi à missa em Sandringham. Na ocasião, ele acenou para os súditos.

Em janeiro ele passou por uma cirurgia para tratar um inchaço na próstata que, segundo os médicos, era benigno.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Mundo

Começa julgamento de Daniel Alves por acusação de estupro na Espanha

05/02/2024


                                                          Foto: Europa Press

 

O lateral-direito Dani Alves começou a ser julgado nesta segunda-feira (5) acusado de agredir sexualmente uma mulher no banheiro de uma boate em Barcelona, em dezembro de 2022.

O defensor de 40 anos foi preso em janeiro do ano passado e está em prisão preventiva na cidade desde então.

Alves inicialmente negou qualquer encontro sexual com a mulher que ele disse não conhecer. Mais tarde, ele disse que fez sexo consensual com a acusadora, acrescentando que inicialmente negou isso para proteger seu casamento.

O caso atraiu atenção significativa não apenas por causa do perfil de Alves, mas porque a agressão sexual é um tema político dominante na Espanha, mais notavelmente ainda após o suposto beijo não consensual que o chefe da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, deu nos lábios de uma jogadora após o título na Copa do Mundo Feminina em agosto passado.

Na Espanha, uma denúncia de violação é investigada sob a acusação geral de agressão sexual e as condenações podem levar a penas de prisão entre quatro e 15 anos.

Um procurador público espanhol pede uma pena de prisão de nove anos e que Alves pague uma indemnização no valor de 150.000 euros (cerca de R$ 800 mil) à mulher.

A mãe e o irmão do jogador foram vistos chegando ao tribunal, enquanto o advogado dele e o advogado da vítima também foram vistos entrando no prédio.

Um painel de três juízes supervisionará o julgamento, que deverá durar três dias no mais alto tribunal de Barcelona e incluirá o depoimento de Alves, a suposta vítima e de cerca de outras 30 pessoas.

A suposta vítima testemunhará atrás de uma tela e na gravação do julgamento sua voz e imagem serão distorcidas para proteger a identidade dela.

A violação coletiva de uma adolescente em 2016, durante o festival de corridas de touros de San Fermin, levou ao endurecimento das leis sobre violência sexual na Espanha e desencadeou um exame de consciência nacional sobre o tema, que continua até hoje, uma vez que as taxas de violência de gênero permanecem elevadas.

Alves é um dos jogadores de futebol de maior sucesso da história, tendo conquistado mais de 40 troféus pela Seleção Brasileira e por clubes como o Barcelona. Após a prisão, ele foi demitido pelo Pumas, do México.

 

 

 

CNN 

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página