Cidadania

Cidadania

Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda

08/04/2024


 

Eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até esta segunda-feira 8. Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro.  

Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do TSE. 

O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais.

 

Primeiro título

Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral. 

A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos. 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Cidadania

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO: Prefeito assina OS para pavimentação do Morro dos Martins e entrega novos veículos ao município

08/04/2024







 

O prefeito Renato de Doquinha participou, na tarde do último sábado, dia 06 de abril de 2024, da cerimônia de entrega de novos veículos para a Saúde e a Assistência Social do município. Durante o evento que aconteceu no distrito do Morro dos Martins também houve o ato solene de assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação daquela comunidade. Os benefícios são frutos de emendas do vereador Jean Ribeiro e do deputado federal Benes Leocádio, presentes na cerimônia.

A população do Morro dos Martins se reuniu para prestigiar o ato de formalização do documento de execução para a pavimentação do distrito, assinada pelo deputado Benes e o prefeito Renato. A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso disponibilizou contrapartida com recursos próprios oriundos do IPTU para as obras que iniciam em breve. A emenda parlamentar do mandato do deputado federal destinou o montante de R$ 250 mil ao município para este fim.

O ensejo ainda teve como objetivo a oficialização da chegada de dois veículos para a frota municipal. Os carros da fabricante Fiat modelo Mobi chegam para ajudar a atender as demandas da Saúde e da Assistência Social do município, através de emenda impositiva do vereador Jean Ribeiro, dos quais os recursos são destinados pelo município. A fonte de custeio mais uma vez é proveniente do IPTU municipal.

Emenda impositiva é um instrumento por meio do qual 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) prevista no Projeto de Lei do Orçamento Anual para o exercício de 2024 e para os exercícios seguintes tem sua destinação definida pelos vereadores do município. “Estamos sempre investindo na melhoria estrutural e qualidade de vida em nossa cidade. A participação dos vereadores é muito importante para destinarmos recursos para onde mais precisa”, explica o prefeito Renato.

As chaves dos novos veículos foram entregues ao secretário de Saúde, Hugo Vieira, e ao secretário de Assistência Social, Paulo César Martiniano. Estavam presentes na cerimônia também a primeira-dama, Geovania Santana, o vice-prefeito, João Eudes, os secretários municipais, Leonardo Teixeira (Esportes), Belchior Morais (Tributação), Janielle Linhares (Turismo e Comunicação), o presidente da Câmara, Ednaldo Coutinho, e o vereador Neuzivan Clemente.

 

ACESSORIA: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Cidadania

Curso gratuito no setor de energia eólica oferece vagas no interior do Rio Grande do Norte

03/04/2024


 

O Senai e duas empresas da área de energias renováveis lançaram um processo seletivo com 56 vagas para o curso gratuito de “Assistente operacional de energia eólica”, distribuídas entre os municípios de Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno.

Segundo o Senai, a região foi contemplada pelo Programa Keep it Local por abranger inúmeros projetos eólicos em desenvolvimento, construção e operação.

As inscrições são presenciais e sem custos em todos os locais e, dependendo da área, podem ser realizadas até 4 de abril. O curso será ministrado entre os dias 15 de abril e 19 de junho, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do Senai do Rio Grande do Norte, principal centro de formação profissional da instituição voltado ao setor eólico.

A iniciativa é promovida por meio da parceria entre o Senai, a EDP Renováveis (EDPR), empresa de energias renováveis; e a Vestas, empresa de fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas.

Segundo o Senai, o programa oferece bolsas de estudos no Rio Grande do Norte para impulsionar a formação profissional e ampliar as oportunidades de emprego aos moradores que vivem em zonas de baixa densidade populacional.

 

Veja o edital aqui

 

Inscrições

Para concorrer a uma vaga no Programa, é preciso ter 18 anos ou mais e ensino médio completo. Outros pré-requisitos estão detalhados no edital. A formação terá duração de 180 horas e será realizada de forma presencial em Jandaíra, com aulas transmitidas online, ao vivo, para Guamaré.

As inscrições começam nesta quarta-feira (3) em Guamaré, no Centro Tecnológico do município. O processo seletivo inclui inscrição presencial, entrega de documentos que comprovam o cumprimento dos pré-requisitos; teste de conhecimentos gerais em energia eólica e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 5 de abril e as aulas estão programadas para o período de 15 de abril a 19 de junho, das 18h às 22h.

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Cidadania

Cursos gratuitos de computação e uso de celular para idosos abrem inscrições em Natal

02/04/2024


 

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai abrir inscrições no próximo dia 6 de abril para novas turmas em cursos de inclusão digital para idosos. Serão ofertadas 54 vagas em cursos de computação e smartphones para pessoas com 60 anos ou mais, tanto para o público interno como externo à UFRN. Os cursos são gratuitos.

Os interessados devem realizar a inscrição presencialmente no dia 6 de abril, a partir das 8h, na sede do IMD. A seleção será feita por ordem de chegada. Será necessário a apresentação de um documento oficial com foto para comprovação da idade. As aulas acontecerão aos sábados, no próprio IMD, em Natal, a partir do dia 13 abril.

A iniciativa vai contar com dois cursos: Computador e Smartphone Básico. Para o primeiro, são disponibilizadas 18 vagas e os participantes irão aprender o passo a passo do uso do computador, da internet e do Google Drive, dentre outras ferramentas virtuais do dia a dia.

Já o curso de Smartphone contará com 36 vagas, com aulas focadas em assuntos como o uso do WhatsApp, Instagram e central de controle do celular. Ambos os cursos serão ministrados ao longo de nove encontros.

 

Serviço

Cursos de inclusão digital para idosos

 

Inscrições: dia 6 de abril, presencialmente, no IMD

Público: pessoas com 60 anos ou mais

Mais informações: envie sua dúvida por meio do endereço eletrônico inclusaodigital@imd.ufrn.b

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas, incluindo Natal

29/03/2024


 

A Petrobras vai lançar a maior edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, com número recorde de vagas disponíveis. Serão mais de mil vagas em 13 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do Brasil. As inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril, neste link.ebcebc

As vagas serão destinadas a Natal, Manaus, Salvador, São Sebastião do Passé (BA), Fortaleza, Brasília, Vitória, Betim (MG), Três Lagoas (MS), Ipojuca (PE), Recife, Curitiba, Canoas (RS), Aracaju, Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo, Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ).

Segundo a companhia, um diferencial desta edição é oferecer duas modalidades de aprendizado: a aprendizagem profissional básica, que tem duração de 15 meses, ou o curso técnico, com duração de 20 meses, ambas realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com aulas teóricas e práticas. A iniciativa também inclui vivências de aprendizagem em unidades da Petrobras. Assim, os jovens aprendizes podem obter, ao final do programa, um diploma de formação técnico-profissional, podendo concorrer a vagas de nível técnico no mercado de trabalho.

O programa tem cota de 10% para pessoas com deficiência (PCD), 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil, e 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional, como abrigos, casas de passagem e residências inclusivas. Em caráter experimental, também serão contemplados 20 aprendizes cumprindo medidas socioeducativas.

O programa oferece oportunidades para jovens aprendizes em diversos cursos de aprendizagem, como assistente administrativo, auxiliar de caldeireiro, assistente de operações logísticas, mecânico de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, encanador hidráulico, instrumentação, eletricista industrial, eletricista predial, mecânico industrial, operador de suporte técnico em tecnologia da informação, técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, soldador, entre outros.

Também inclui, pela primeira vez, um curso técnico em sistemas de energias renováveis, buscando preparar jovens para as novas demandas que surgem com a transição energética.

Os aprendizes contratados pela Petrobras terão como benefícios salário mínimo, vale-transporte, décimo terceiro salário, férias, recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e possibilidade de adesão ao benefício de saúde (Gympass).

Para se candidatarem ao curso de aprendizagem básica, os jovens devem ter idade entre 14 anos e 22 anos e 8 meses. Já para o curso de técnico, a idade exigida vai de 14 anos até 22 anos e 3 meses. A idade máxima não se aplica aos candidatos PCD.

 

Mais detalhes sobre o edital, vagas disponíveis e cidades atendidas podem ser consultadas aqui.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Cidadania

19 cidades do RN registraram mais divórcios do que casamentos em 2022, aponta IBGE; veja lista

28/03/2024


 

Pelo menos 19 cidades do Rio Grande do Norte tiveram mais divórcios do que casamentos ao longo de 2022, segundo dados da Pesquisa de Registros Civis, divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Veja a lista de cidades mais abaixo).

A maior diferença registrada foi na cidade de Pendências, que teve 39 divórcios a mais que casamentos – foram 63 contra 24. São Paulo do Potengi ficou logo atrás, com 31 separações a mais que matrimônios.

A cidade potiguar que teve o maior número de divórcios em 2022 foi Mossoró, com 676. O município, no entanto, registrou um número maior de casamentos (1.225) e, por isso, não consta na lista mais abaixo.

A mesma situação ocorreu em Parnamirim, segunda cidade com o maior número absoluto de divórcios no RN, com 571.

Já a capital Natal teve 179 divórcios, segundo a pesquisa, número também abaixo dos 3.250 casamentos – o maior número absoluto no estado.

 

Cidades com mais divórcios que casamentos no RN

 

Areia Branca – 88 divórcios e 77 casamentos

 

Apodi – 112 divórcios e 84 casamentos

 

Alexandria – 49 divórcios e 30 casamentos

 

Almino Afonso – 30 divórcios e 10 casamentos

 

Acari – 29 divórcios e 19 casamentos

 

Assu – 193 divórcios e 188 casamentos

 

Campo Grande – 25 divórcios e 13 casamentos

 

Cruzeta – 25 divórcios e 9 casamentos

 

Florânia – 26 divórcios e 14 casamentos

 

Jardim de Piranhas – 29 divórcios e 16 casamentos

 

João Câmara – 142 divórcios e 117 casamentos

 

Lajes – 30 divórcios e 9 casamentos

 

Martins – 34 divórcios e 19 casamentos

 

Monte Alegre – 71 divórcios e 63 casamentos

 

Parelhas – 54 divórcios e 49 casamentos

 

Pendências – 63 divórcios e 24 casamentos

 

Pau dos Ferros – 122 divórcios e 109 casamentos

 

São Paulo do Potengi – 58 divórcios e 27 casamentos

 

Upanema – 24 divórcios e 17 casamentos

 

 

 

Do g1/RN

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Cidadania

RN tem a terceira maior queda no número de nascimentos do país, diz IBGE

27/03/2024


 

O Rio Grande do Norte registrou 39,9 mil nascimentos em 2022, uma queda de 7,2% na comparação com 2021, quando o número foi de 43 mil. O registro foi a terceira maior recuo entre as unidades da federação, segundo os dados da estatísticas do Registro Civil, divulgadas hoje (27) pelo IBGE, cuja série histórica foi iniciada em 1974.

O registro potiguar segue a tendência nacional, que configura o quarto recuo consecutivo no total de nascimentos do país — o menor nível desde 1977. Nordeste (-6,7%) e Norte (-3,8%) tiveram os recuos mais intensos.

Em 2018, o Brasil havia registrado 2,89 milhões de nascimentos. Em comparação com a média dos cinco anos anteriores à pandemia de COVID-19 (2015 a 2019), há uma diminuição de 326,18 mil nascimentos, ou 11,4%.

“A redução da natalidade e da fecundidade no país, já sinalizada pelos últimos Censos Demográficos, somada, em alguma medida, aos efeitos da pandemia, são elementos a serem considerados no estudo sobre a evolução dos nascimentos ocorridos no Brasil nos últimos anos”, explica a gerente da pesquisa, Klívia Brayner.

Essa publicação é um oferecimento

POTIGUAR HONDA - TOUROS/RN

Cidadania

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO:DISTRIBUIÇÃO 2024 PEIXE DA SEMANA SANTA

26/03/2024


Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

Prefeitura de João Câmara inicia entrega do tradicional peixe e arroz da Semana Santa

26/03/2024


 

A Prefeitura Municipal de João Câmara deu início a tradicional entrega do peixe e arroz as famílias carentes de nosso município. Todos os anos, o prefeito Manoel Bernardo promove a entrega beneficente para a população mais carentes, fato que foi celebrado com uma bela mensagem nas redes sociais oficiais do município.

“A Prefeitura Municipal de João Câmara através da Secretaria Municipal de Assistência Social está orgulhosamente iniciando a tradicional entrega de peixe e arroz para as famílias mais necessitadas de nosso município, marcando o início da Semana Santa que é mais um momento de uma celebração de solidariedade e partilha.

Cada pacote de peixe e arroz entregue é mais do que alimento, é um gesto de cuidado e solidariedade que fortalece o espírito comunitário de nossa cidade.

Entendemos que o verdadeiro significado desta época vai além das tradições religiosas, é sobre estender a mão ao próximo, compartilhando a esperança e renovando os laços comunitários. E é com essa convicção que a Prefeitura de João Câmara se empenha em proporcionar um pouco mais de conforto e dignidade às famílias que mais precisam.

Que este gesto de amor inspire a todos a continuarem ajudando e compartilhando, não apenas nesta Semana Santa, mas em todos os dias do ano”.

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Cidadania

Inscrições para concurso da Caixa terminam hoje; RN oferta mais de 40 vagas

25/03/2024


 

Os interessados em participar do Concurso da Caixa Econômica Federal têm até esta segunda-feira (25) para realizar a inscrição por meio do site da Fundação Cesgranrio. Para o Rio Grande do Norte são oferecidas 41 oportunidades para técnico bancário, sendo 33 para o polo Natal e oito para o polo Mossoró. Já em relação aos cargos de nível superior, o certame oferta uma vaga para médico do trabalho no Estado.

Ao todo, são mais de 4 mil vagas para todo o Brasil, incluindo cadastro reserva. O valor da inscrição é de R$ 50 para cargos de nível técnico e de R$ 65 para cargos de nível superior. Entre as oportunidades para o país, 2 mil são para Técnico Bancário Novo (TBN), para encarreiramento geral no banco, e 2 mil vagas para TBN na área de Tecnologia da Informação (TI), todas de nível médio. Além destas, há 50 vagas de nível superior, sendo 28 para médicos do trabalho e 22 para engenheiros de segurança do trabalho.

 

Remuneração

 

Para as vagas de nível médio, no cargo de técnico bancário novo, a remuneração inicial é de R$ 3.762. Já para as vagas de nível superior, os salários iniciais são de R$ 11.186,00 (médico do trabalho) e R$ 14.915,00 (engenheiro de segurança do trabalho). Somado a isso, os aprovados receberão auxílio alimentação e refeição, direito à assistência médica, previdência complementar, vale-transporte, auxílio creche, entre outros.

 

Inscrição

 

A taxa de inscrição é de R$ 50 para nível médio e R$ 65 para nível superior. O pedido da taxa de isenção deve ser feito até 7 de março já passou do prazo.

 

Confira os editais

 

Edital para nível médio

Edital para nível superior

 

Confira unidades de lotação em cada polo do RN:

 

Mossoró

 

Açu, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Caicó, Currais Novos, Guamaré, Lagoa Nova, Macau, Mossoró, Parelhas, Pau dos Ferros, São Miguel.

Natal

 

Ceara-Mirim, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Macaíba, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Touros.

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Cidadania

Governo do RN decreta ponto facultativo na quinta-feira, véspera do feriado de Páscoa

25/03/2024


 

O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para os servidores públicos do Estado na próxima quinta-feira, 28, véspera do feriado de Páscoa.

O decreto foi publicado no sábado, 23, no Diário Oficial do Estado e é assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT).

O ponto facultativo estadual abrange órgãos da administração direta e indireta do Estado, além de autarquias e fundações ligadas ao governo.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

Prefeitura de João Câmara propõem uso consciente da água em alusão ao Dia Mundial da Água

22/03/2024


 

A Prefeitura Municipal de João Câmara divagou em suas redes sociais uma iniciativa de uso consciente da água.

Hoje, 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água, uma data que nos convida a refletir sobre a importância vital desse recurso precioso para a nossa existência e para o equilíbrio de nosso planeta. É uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com a preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos em nosso município.

Em João Câmara, a água não é só vital para a população, como também impulsionam nossa agricultura, nossa indústria e toda a nossa economia. A escassez de água e a degradação dos recursos hídricos são desafios que também nos afetam e é por isso que é fundamental que cada um de nós assuma a responsabilidade de proteger nossos mananciais, rios, lagos e aquíferos. Essa responsabilidade não recai apenas sobre os ombros dos governantes, mas de cada indivíduo, cada família e cada comunidade.

Neste Dia Mundial da Água, convido todos os cidadãos de João Câmara a se unirem em prol da preservação de nossos recursos hídricos. Vamos trabalhar juntos para garantir que todas as pessoas nos dias de hoje e as gerações futuras possam desfrutar da água para sua subsistência.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

Governo inicia Projeto RN Capacita para formação profissional em João Câmara, Poço Branco, Taipu e Ceará-Mirim

21/03/2024


 

O projeto RN Capacita contempla 35 municípios – Foto: Assecom Sethas

A SETHAS iniciou este mês o Projeto RN Capacita, um investimento de R$ 250 mil por meio de emenda do então senador Jean-Paul Prates para cursos de capacitação profissional e inclusão produtiva em diversas áreas.

O Projeto RN Capacita é uma parceria da SETHAS com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com execução da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN.

 

21/03/2024 6:00 am

 

 

O projeto RN Capacita contempla 35 municípios – Foto: Assecom Sethas

A SETHAS iniciou este mês o Projeto RN Capacita, um investimento de R$ 250 mil por meio de emenda do então senador Jean-Paul Prates para cursos de capacitação profissional e inclusão produtiva em diversas áreas.

O Projeto RN Capacita é uma parceria da SETHAS com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com execução da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN.

O projeto contempla 35 municípios que estão com metas a serem alcançadas do Programa Acessuas Trabalho.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Cidadania

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

21/03/2024


                                       Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil 

 

 O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31 de dezembro de 2024, a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não vai acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício. A portaria já foi publicada no Diário Oficial da União.

Devem fazer a prova de vida quem recebe benefícios como aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade.

Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final desse prazo, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação. Ao invés de a contagem valer a partir da data de aniversário do segurado, ela passa a contar a partir da data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida.

A comprovação da prova de vida pode ser feita de forma presencial – no balcão de atendimento do órgão pagador ou nos terminais de autoatendimento do banco pagador –; e também de forma digital pelo aplicativo Gov.br, através do reconhecimento facial.

De acordo com as novas regras, para evitar a suspensão de benefícios de forma indevida, o INSS receberá dados de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricos. Essas informações são cruzadas com outras que constam na base do governo.

Em fevereiro, o instituto informou que mais de 4 milhões de beneficiários estavam sendo convocados para realizar a prova de vida.

 

 

 

Agência Brasil 

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Cidadania

Prefeitura de João Câmara realiza Oficinas para elaboração do Plano Diretor

14/03/2024


 

A prefeitura de João Câmara, através da Secretaria Municipal de Administração realizará nos dias 18 e 19 de março, oficinas para a elaboração do PLANO DIRETOR da cidade. As oficinas serão realizadas: dia 18 na ACAPORD às 9h e no auditório da Secretaria de Saúde, às 14h. No dia 19 as Oficinas serão realizadas na Câmara Municipal, às 9h e no Ginásio Poliesportivo de Queimadas às 14h.

O Plano Diretor de João Câmara é um instrumento fundamental para orientar o desenvolvimento urbano do município, e as oficinas desempenham um papel crucial nesse processo. Esses espaços de participação e discussão permitem que os cidadãos e os diversos setores da sociedade contribuam com ideias, sugestões e críticas para a construção de um plano que reflita as necessidades e aspirações da comunidade.

Por meio dessas oficinas, é possível identificar demandas específicas, discutir soluções para os desafios urbanos e garantir que o plano seja verdadeiramente inclusivo e democrático. Em resumo, as oficinas do Plano Diretor de João Câmara são uma ferramenta essencial para promover o desenvolvimento sustentável, a participação cidadã e a construção de uma cidade mais justa e equitativa para todos os seus habitantes.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Cidadania

Prefeitura de João Câmara celebra parceria com a empresa Goal Projetos para implantação de 20 turmas de música instrumental

12/03/2024


 

A prefeitura de João Câmara celebrou celebrou parceria com a Empresa Goal Projetos, sob financiamento da Empresa CPFL Energias, para a implantação de 20 turmas de música instrumental no território camarense.

Presidida pelo Técnico Articulador de Projetos Artístico-culturais e Educacionais, Edu Martins, a reunião contou com a presença do Secretário municipal Administração, Júnior Miranda, da Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ligia Bandeira, do Musicista Indígena Fernando Batista e dos representantes da Goal Projetos e CPFL Energias, nas pessoas do Evandro Luiz Silveira e Tatila Martins.

Em breve, serão mais de 360 crianças atendidas pelo projeto Energia Sonora, em todo o Território Indígena Mendonça e em duas sedes da Pastoral da Criança.

A articulação do projeto é fruto da parceria entre as Secretárias do Gabinete Cívil; Cultura, Turismo e Juventude; Educação e SEMTHAS, juntamente com a Pastoral da Criança e da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, nas pessoas do Pároco Josino Raimundo e da Líder Maria José.

 

Blog de Assis

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cidadania

Nova onda de calor sufocante deve atingir o Brasil entre 11 e 15 de março

08/03/2024


 

O Brasil se prepara para mais uma onda de calor em 2024, a terceira do ano. Com o evento climático, que deve acontecer entre os dias 11 e 15 de março, as temperaturas podem ficar até 5ºC graus acima da média em algumas regiões do país.

Segundo a Climatempo, um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente, e dificulta a formação de nuvens carregadas, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.

No sul do país, em Mato Grosso do Sul, parte sul de Mato Grosso, triângulo mineiro, sul do Rio de Janeiro e grande parte de São Paulo, os termômetros podem registrar temperaturas entre 3ºC e 5ºC graus acima da média, que não se caracteriza necessariamente como uma onda de calor, mas exibe características.

A onda de calor acontece na região oeste do sul do Brasil, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, onde as temperaturas devem superar os 5ºC acima da média. Para a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor se configura quando as temperaturas permanecem acima de 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Cidadania

Mensagem da Prefeitura de João Câmara alusiva ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2024


 

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de João Câmara se une a todos os cidadãos para celebrar e homenagear as mulheres que desempenham um papel vital em nossas vidas, comunidade e sociedade.

Hoje, prestamos uma homenagem especial às mulheres de João Câmara, cuja dedicação, força e resiliência inspiram a todos nós diariamente. São mães, esposas, filhas, profissionais, líderes e muito mais, desempenhando múltiplos papéis com graça e determinação.

Reconhecemos os desafios enfrentados pelas mulheres em nossa sociedade e reafirmamos nosso compromisso em promover a igualdade de gênero, proporcionando oportunidades iguais para todas. Juntos, continuaremos trabalhando para criar um ambiente onde todas as mulheres possam prosperar, alcançar seus sonhos e contribuir para um futuro melhor para nossa cidade.

Essa publicação é um oferecimento

MG ENERGIA SOLAR

Cidadania

João Câmara: Prefeitura realiza evento: ‘Mulheres que empreendem, transformam’

08/03/2024


 

A prefeitura municipal de João Câmara, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, deu início ao evento alusivo ao dia das Mulheres: Empodere-se.

O primeiro encontro teve a importante contribuição da psicóloga Liege Barbosa que conduziu um diálogo pautado no ‘Poder Interior da Mulher’.

Um grupo forte de mulheres empreendedoras, puderam refletir, compartilhar e se permitir estar como protagonistas da sua própria história em diferentes áreas da sua vida.

O prefeito Manoel Bernardo esteve presente e reafirmou o compromisso do seu governo com as mulheres empreendedoras.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Primeira páginaAnterior Próxima Última página