Moraes analisará nos próximos dias se mantém prisão domiciliar de Bolsonaro
24/06/2026

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou, nesta terça-feira (23), um novo pedido ao ministro Alexandre de Moraes para prorrogar a prisão domiciliar humanitária que vem sendo cumprida desde março.
O prazo atual da medida se encerra nesta quinta-feira (25), o que coloca a decisão novamente nas mãos do STF em um cenário de definição iminente sobre a continuidade ou não do regime domiciliar.
No pedido, os advogados alegam que o quadro de saúde de Bolsonaro ainda exige acompanhamento médico contínuo, com uso de medicação, fisioterapia e monitoramento constante. A defesa afirma que, apesar de evolução clínica, persistem condições que justificariam a manutenção da medida.
Também foram citados exames complementares solicitados pela equipe médica, como tomografias e endoscopia, além de avaliações relacionadas a questões gastrointestinais e respiratórias. Segundo a petição, o ambiente domiciliar seria o mais adequado para garantir estabilidade no tratamento.
A defesa ainda aponta fatores de risco como possibilidade de quedas, alterações cardiovasculares e necessidade de vigilância permanente, além de mencionar uma cirurgia ortopédica recente e o processo de reabilitação ainda em andamento.
Agora, o caso volta à análise de Moraes, que deve decidir se mantém ou não a prisão domiciliar humanitária nos próximos dias. O ministro já havia estabelecido que a situação seria reavaliada após o período inicial de 90 dias. Blog do BG.
Essa publicação é um oferecimento
Flávio se inscreve em audiência nos EUA para falar contra tarifaço
24/06/2026

O senador Flávio Bolsonaro, apontado como possível candidato à Presidência da República em 2026, solicitou participação na audiência pública que será realizada pelo governo dos Estados Unidos para discutir a proposta de aplicação de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros.
Segundo informações divulgadas pelo jornalista Paulo Figueiredo, o parlamentar pretende utilizar o espaço para defender a suspensão da medida e sugerir a abertura de uma negociação entre os dois países. A proposta, segundo ele, seria buscar uma solução consensual antes da decisão definitiva da administração americana.
Essa publicação é um oferecimento
Copa 2026 com Brasil em campo: veja as partidas desta quarta-feira
24/06/2026

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo começa nesta quarta-feira 24, com seis partidas distribuídas entre os grupos A, B e C. O destaque da rodada é para a partida entre Brasil e Escócia, às 19h pelo Grupo C, em Miami.Copa 2026 com Brasil em campo: veja as partidas desta quarta-feira - Agora RNCopa 2026 com Brasil em campo: veja as partidas desta quarta-feira - Agora RN
No mesmo horário, será disputada a outra partida da chave, entre Marrocos e Haiti, em Atlanta. Como previsto pelo regulamento, os jogos de cada chave ocorrem de forma simultânea na última rodada da fase de grupos, de forma a evitar favorecimento a alguma seleção.
As primeiras partidas do dia serão pelo Grupo B, às 16h. Suíça e Canadá se enfrentam em Vancouver, enquanto a equipe de Bósnia e Herzegovina encara o Catar, em Seattle.
A rodada do dia encerra às 22h com as partidas do Grupo A. O México enfrenta a República Tcheca, na Cidade do México; e a Coreia do Sul joga contra a África do Sul, em Monterrey.
Jogos desta quarta-feira, 24 de junho
16h – Suíça x Canadá (Grupo B)
16h – Bósnia e Herzegovina x Catar (Grupo B)
19h – Escócia x Brasil (Grupo C)
19h – Marrocos x Haiti (Grupo C)
22h – República Tcheca x México (Grupo A)
22h – África do Sul x Coreia do Sul (Grupo A)
Classificação nos grupos
Grupo C
Brasil – 4 pontos; saldo de gols: 3
Marrocos – 4 pontos; saldo de gols: 1
Escócia – 3 pontos; saldo de gols: 0
Haiti – 0 ponto; saldo de gols: -4
Resultados das duas primeiras rodadas
1ª rodada
Brasil 1 x 1 Marrocos
Haiti 0 x 1 Escócia
2ª rodada
Escócia 0 x 1 Marrocos
Brasil 3 x 0 Haiti
Brasil e Marrocos chegam à última rodada com quatro pontos cada, ocupando as duas primeiras posições da chave. A Escócia aparece na sequência, ainda com chances de classificação, enquanto o Haiti precisa de vitória e combinação de resultados para avançar entre as melhores terceiras colocadas nos 12 grupos.
O confronto entre Brasil e Escócia é direto na disputa por vaga, enquanto Marrocos tenta confirmar a classificação diante do Haiti.
– Grupo A
México – 6 pontos; saldo de gols: 3
Coreia do Sul – 3 pontos; saldo de gols: 0
República Tcheca – 1 ponto; saldo de gols: -1
África do Sul – 1 ponto; saldo de gols: -2
Resultados das duas primeiras rodadas
1ª rodada
México 2 x 0 África do Sul
Coreia do Sul 2 x 1 República Tcheca
2ª rodada
República Tcheca 1 x 1 África do Sul
México 1 x 0 Coreia do Sul
México chega à rodada final já classificado, com seis pontos obtidos nas duas primeiras rodadas.
Sua adversária, a República Tcheca, entra em campo na busca de pontos que podem garantir a classificação – em uma disputa direta com as duas equipes que se enfrentarão na outra partida do grupo: África do Sul e Coreia do Sul.
Com três pontos nas duas primeiras rodadas, a Coreia do Sul depende apenas de si para garantir vaga.
– Grupo B
Canadá – 4 pontos; saldo de gols: 6
Suíça – 4 pontos; saldo de gols: 3
Bósnia e Herzegovina – 1 ponto; saldo de gols: -3
Catar – 1 ponto; saldo de gols: -6
Resultados das duas primeiras rodadas
1ª rodada
Canadá 1 x 1 Bósnia e Herzegovina
Catar 1 x 1 Suíça
2ª rodada
Suíça 4 x 1 Bósnia e Herzegovina
Canadá 6 x 0 Catar
O principal confronto do Grupo B será entre as duas equipes que lideram a chave: Canadá e Suíça, com quatro pontos cada. A liderança da chave, portanto, será decidida nesta partida de hoje, o que garante ainda mais emoção para o confronto.
Com um ponto cada, Bósnia e Catar também entram em campo precisando de vitória para, em uma combinação de resultados, manter chances de classificação.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
Diretório do Psol no RN confirma a pré-candidatura de Sônia Godeiro ao Senado nas eleições 2026
24/06/2026

Após decisão tomada pela militância e pela direção do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Rio Grande do Norte, em reunião realizada na última quarta-feira (17), a médica pediatra, sindicalista e servidora pública Sônia Godeiro teve o nome confirmado como segunda pré-candidata ao Senado para as eleições de 2026, ao lado do presidente estadual do partido no estado e pré-candidato, Sandro Pimentel.
A formação da chapa majoritária do Psol no RN – complementada pela pré-candidatura de Robério Paulino ao Governo – se apresenta como uma opção à esquerda para os eleitores progressistas ou sem voto definido. A adição de Sônia Godeiro ao pleito também é reforçada pela importância que o Psol confere à participação feminina nos espaços de tomada de decisão e poder.
Com foco na luta contra as pautas conservadoras e da extrema-direita, a médica é uma da fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN) e pretende conduzir sua jornada de pré-campanha trazendo uma extensa bagagem de dedicação às lutas dos profissionais de saúde.
“Em um momento crucial da nossa política, tanto no estado como nacionalmente, coloco meu nome disponível para contribuir com o Psol/RN nas eleições de 2026. Acredito que as mulheres são parte fundamental da construção democrática e o processo eleitoral ganha cada vez mais com nossa presença e protagonismo”, destacou Godeiro.
Pela sua afinidade com a área da saúde, a pré-candidata espera poder levar o debate das necessidades da categoria para mais perto da sociedade, assim como as pautas das mulheres, que também estão entre suas prioridades.
Essa publicação é um oferecimento
Homem acusado de espancar namorada com 61 socos em Natal vai a júri popular
24/06/2026

Foto: Reprodução
Igor Eduardo Pereira Cabral, acusado de agredir a então namorada dentro de um elevador com 61 socos, em julho de 2025, na zona Sul da capital potiguar, vai a júri popular após decisão da 1ª Vara Criminal de Natal.
Na decisão, o juiz manteve a prisão preventiva e entendeu que o réu deve responder por tentativa de feminicídio com duas qualificadoras. O magistrado destacou a gravidade das agressões e as consequências para a vítima.
De acordo com o processo, a vítima, Juliana Soares, sofreu fraturas graves no rosto, precisou passar por cirurgia reconstrutiva e teve placas de titânio e parafusos implantados. Ela também ficou com sequelas neurológicas, incluindo paralisia facial.
As imagens do circuito interno do elevador foram consideradas fundamentais no caso. Segundo a decisão, elas mostram o acusado desferindo uma sequência de socos contra a vítima dentro do espaço fechado.
A defesa alegou que não houve risco imediato de morte, mas o juiz entendeu que isso não afasta a acusação de tentativa de homicídio, destacando o potencial letal da conduta. Com a decisão, o processo agora aguarda a definição da data para o julgamento pelo júri popular em Natal.
98 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
Deputado Ubaldo entrega emenda de R$ 150 mil para construção de praça em Afonso Bezerra
23/06/2026

O deputado estadual Ubaldo Fernandes esteve neste domingo (21) em Afonso Bezerra para realizar a entrega oficial de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil destinada à construção de uma praça pública no município. O recurso foi recebido pelo prefeito Haroldo de Jango e atende a uma solicitação do ex-vereador Josemberg, que apresentou a demanda ao parlamentar.
A emenda tem como objetivo viabilizar a construção de um novo espaço de convivência, lazer e integração social para a população, contribuindo para a valorização urbana e o bem-estar dos moradores.
Durante o ato, Ubaldo destacou a importância de atender aos pleitos apresentados pelas lideranças locais e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Norte. “Fico muito feliz em concretizar mais esse compromisso com Afonso Bezerra. Esse é um pedido do amigo e ex-vereador Josemberg, que conhece de perto as necessidades da população e nos apresentou essa importante demanda. Nosso mandato segue trabalhando para levar investimentos que melhorem a vida das pessoas”, afirmou.
O prefeito Haroldo de Jango agradeceu a parceria e ressaltou a relevância do investimento para o município, destacando que a futura praça será um espaço importante para o lazer e a convivência das famílias afonso-bezerrenses.
Essa publicação é um oferecimento
Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
23/06/2026

A defesa do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (22), um recurso para anular a decisão do ministro André Mendonça que autorizou a busca e apreensão em sua residência. O advogado Pablo Domingues diz, em nota, que aponta no recurso erros graves que comprometem a medida. A informação é do O Antagonista.
Segundo a peça, a medida está equivocada porque o senador nunca atuou no Congresso Nacional para favorecer o Banco Master.
Prova disso seria que a única emenda de sua autoria sobre o tema, apresentada à Medida Provisória 1106/2022, propunha limitar juros e proteger os consumidores, o contrário dos interesses do Master.
A defesa argumenta ainda que Wagner se posicionou contra a chamada “emenda Master”, apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da autonomia orçamentária do Banco Central, para ampliar a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de 250 mil para 1 milhão de reais por depositante.
“Todos esses posicionamentos e atuações do senador Jaques Wagner são públicos. O próprio relator da PEC, senador Plínio Valério (PSDB-AM), reforçou em nota jamais ter sido procurado pelo líder do governo para tratar do assunto”, diz Pablo Domingues, na nota divulgada.
Em relação aos valores em espécie encontrados pela Polícia Federal durante a busca e apreensão na última quinta-feira, 18, a defesa aponta que todos têm origem lícita e comprovada.
Parte seria proveniente de diárias publicamente declaradas pagas pelo Senado para missões no exterior, e outra parte teria sido adquirida por meio de operações oficiais junto a instituição financeira, com registro regular.
“Não há nada a ocultar. O próprio Ministério Público Federal já havia considerado prematura a apreensão desses bens. A defesa confia que o Supremo Tribunal Federal corrigirá os equívocos e reafirma a tranquilidade do senador quanto à sua conduta“, conclui Domingues.
Operação contra Jaques Wagner
A Polícia Federal deflagrou na quinta uma nova fase da operação Compliance Zero, desta vez mirando Jaques Wagner.
Ao todo, buscou-se cumprir 18 mandados de busca e apreensão que foram autorizados pelo ministro André Mendonça, do STF, na Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. Um dos locais da busca foi o hotel Brasília Palace, na capital federal, onde Wagner reside.
Segundo a Polícia Federal, também buscou-se cumprir medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de contato entre os investigados e suspensão de passaporte.
“Os fatos investigados podem caracterizar, em tese, os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro”, informou a PF.
Também foi alvo da PF o empresário Augusto Lima, aliado de Vorcaro. A corporação suspeita que Wagner atuou em favor de Lima no Senado e que, em contrapartida, teria recebido propina da ordem de 3,5 milhões de reais por meio de um imóvel registrado em nome de parentes, entre outras formas de pagamento. Wagner também teria recebido ingressos para shows e feito viagens em jatinhos bancados por Vorcaro.
A PF sustenta que Wagner atuou em favor do Master tanto na chamada “emenda Master” quando em outra proposta para ampliar os limites de concessão de crédito consignado.
Essa publicação é um oferecimento
Menino de 7 anos morre após se afogar em rio na zona rural de Pilões
23/06/2026

Um menino de 7 anos morreu após se afogar em um rio temporário na zona rural de Pilões, no Alto Oeste potiguar. O caso aconteceu no início da tarde desta segunda-feira 22, no Sítio Almas, e mobilizou moradores, equipes de socorro e a Polícia Militar.
A vítima foi identificada como Arthur Moreira Ferreira. Segundo informações da Polícia Militar, o menino estava acompanhado de outras três crianças quando ocorreu o afogamento.
Segundo apuração do G1 RN,as crianças brincavam de caçar, pescar e nadar no local quando Arthur se afogou. Ao perceber a situação, uma das crianças correu para pedir ajuda ao pai.
Moradores e pessoas que estavam nas proximidades iniciaram os primeiros socorros ainda no local. Um médico também prestou atendimento à criança antes de ela ser colocada em uma ambulância e encaminhada ao hospital municipal.
Apesar das tentativas de reanimação realizadas pelas equipes de atendimento, Arthur não resistiu.
Ainda segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu em um rio temporário localizado no Sítio Almas, área que acumula água durante o período chuvoso e costuma atrair moradores da região.
As circunstâncias do afogamento deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito de Umarizal sofre acidente em rodovia no Oeste Potiguar
23/06/2026

Foto: Reprodução
O prefeito de Umarizal e presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (Amop), Raimundo Pezão (União Brasil), se envolveu em um acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22), nas proximidades de Olho D’Água do Borges, no Oeste potiguar. O grupo retornava de uma agenda administrativa em Natal quando o veículo em que estava colidiu com outro automóvel.
Informações preliminares apontam que o condutor do outro veículo envolvido na colisão não teria resistido aos ferimentos. No entanto, até a publicação desta matéria, não havia confirmação oficial sobre a morte.
Em nota publicada nas redes sociais, a assessoria informou que Raimundo Pezão estava acompanhado dos assessores Paulo Henrique e Ítalo Rodrigues. Após o acidente, Ítalo recebeu atendimento médico em Olho D’Água do Borges, enquanto o prefeito e Paulo Henrique foram encaminhados ao Centro de Saúde de Umarizal.
Segundo o comunicado, os três foram transferidos posteriormente para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, onde realizaram exames por precaução. A assessoria informou que todos passam bem.
Essa publicação é um oferecimento
ELEIÇÃO NO PERU: Candidato da esquerda perde por 40 mil votos e tenta anular urnas do exterior
23/06/2026

Foto: Reprodução
A disputa presidencial no Peru ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (22), após o candidato da esquerda Roberto Sánchez solicitar a anulação dos votos do exterior ao Jurado Nacional de Elecciones.
O pedido, segundo a campanha, se baseia em supostas irregularidades no processo de votação fora do país. Até o momento, não foram apresentadas provas públicas que sustentem a alegação.
O ponto central da disputa está justamente nesses votos internacionais. Caso a solicitação seja aceita, mais de 300 mil votos podem ser anulados — um volume capaz de alterar o resultado final da eleição.
Nos votos do exterior, a candidata da direita Keiko Fujimori aparece com ampla vantagem, somando cerca de 63,2% da preferência. Esse desempenho ajuda a sustentar a liderança apertada no cenário geral.
Com 99,725% das urnas apuradas, Fujimori aparece com cerca de 81 mil votos de vantagem no total, registrando aproximadamente 50,111% dos votos válidos.
A disputa segue indefinida e marcada por forte polarização. O partido de Sánchez já sinalizou que não reconhece integralmente o resultado, ampliando a tensão política no país enquanto a apuração final ainda não é oficialmente encerrada.
Eleito será o 9º presidente do país em 10 anos
Quem vencer o pleito, se tornará o 9º presidente do Peru em 10 anos. Diante de uma forte instabilidade política, na última década, nenhum presidente conseguiu finalizar o mandato, foram quatro destituições, duas renúncias e dois mandatos-tampões.
O sistema unicameral facilita processos de impeachment e de destituições. Mas, a partir desta eleição, o Peru voltará a ser bicameral, com Câmara e Senado, similar ao sistema brasileiro.
Veja a lista de presidentes recentes do Peru:
Pedro Pablo Kuczynski – 2016 a 2018 (renunciou)
Martín Vizcarra – 2018 a 2020 (destituído)
Manuel Merino – 2020 (ficou no cargo por cinco dias e renunciou)
Francisco Sagasti – 2020 a 2021 (mandato temporário)
Pedro Castillo – 2021 a 2022 (destituído)
Dina Boluarte – 2022 a 2025 (destituído)
José Jerí – 2025 a 2026 (destituído)
José María Balcázar – 2026 até o momento (mandato temporário)
Essa publicação é um oferecimento
Tráfico já tem seus candidatos escolhidos, e não são da direita, diz Coronel Hélio
23/06/2026

Coronel Hélio (Foto: reprodução)
O pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Coronel Hélio (PL), defendeu nesta segunda-feira (22), durante entrevista à 96 FM, uma maior integração entre as forças de segurança pública e criticou o avanço das facções criminosas no país. Segundo ele, o enfrentamento ao crime organizado exige uma atuação conjunta entre polícias e forças militares.
Ao falar sobre a influência do crime organizado na política, o pré-candidato afirmou que "o tráfico quer poder e já tem seus candidatos escolhidos". Para Hélio, "está faltando a direita conservadora escolher seus candidatos para poder ser representada no Congresso”, afirmou.
“Estamos em guerra contra o tráfico. Nós temos que convocar, nesse momento crítico que o país passa, a integração das forças policiais e militares para poder dar sufocamento ao tráfico”, disse.
Durante a entrevista, Coronel Hélio questionou a atual estratégia de combate às organizações criminosas e defendeu uma atuação mais ampla nos estados onde há presença de facções.
“Como combater as facções se não tiver integração das forças de segurança? Por que não patrulhar os estados que estão dominados por facções?”, declarou.
Na avaliação do pré-candidato, a segurança pública deve ser uma das principais pautas do debate eleitoral de 2026. Ele afirmou que o crescimento das facções representa uma ameaça que precisa ser enfrentada com planejamento, integração e fortalecimento das instituições.
Essa publicação é um oferecimento
Abelardo de la Espriella vence eleição presidencial e leva a direita ao poder na Colômbia
22/06/2026

A Colômbia elegeu neste domingo (21) o advogado Abelardo de la Espriella como novo presidente do país. Com 99,58% das urnas apuradas, o candidato da direita obteve 49,66% dos votos, contra 48,69% de Iván Cepeda, candidato da esquerda apoiado pelo presidente Gustavo Petro.
A vitória coloca a Colômbia entre os países da região que elegeram governos de direita nos últimos anos, como El Salvador, Argentina, Equador e Chile.
Aos 47 anos, Espriella assumirá seu primeiro cargo público à frente do segundo país mais populoso da América do Sul, com cerca de 53 milhões de habitantes.
Durante a campanha, o presidente eleito adotou um discurso de crítica à classe política tradicional, apresentando-se como alternativa aos “de sempre”. Também apostou em pautas nacionalistas e em promessas de endurecimento na segurança pública, tema que voltou ao centro do debate político colombiano.
Essa publicação é um oferecimento
Defesa de Vorcaro tenta evitar volta de ex-banqueiro para presídio comum
22/06/2026

A defesa do ex-banqueiro Daniel Vorcaro aguarda uma decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), para definir onde ele continuará preso. Atualmente custodiado na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, Vorcaro teme ser transferido para uma prisão comum após ter a segunda proposta de delação premiada rejeitada pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na última semana, os advogados protocolaram um pedido de prisão domiciliar. Caso a solicitação seja negada, a defesa espera que o ex-banqueiro permaneça sob custódia da PF. Segundo informações divulgadas pela CNN, Mendonça tende a manter Vorcaro na Superintendência para preservar sua integridade física e evitar contato com outros investigados que possam colaborar com as autoridades.
Outro fator considerado pelo ministro é a preparação de uma terceira proposta de colaboração premiada. Pessoas próximas ao empresário afirmam que a possibilidade de retorno ao Complexo Penitenciário da Papuda motivou a elaboração de um material considerado mais consistente para negociação com os investigadores.
Daniel Vorcaro foi preso preventivamente em 4 de março, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero. A medida foi autorizada por André Mendonça com base em indícios de organização criminosa, crimes financeiros e ameaças a jornalistas e adversários.
Inicialmente detido em São Paulo, Vorcaro foi transferido para Brasília e, posteriormente, passou a cumprir prisão na Superintendência da PF após assinar um termo de confidencialidade relacionado às negociações para um possível acordo de delação premiada.
Com informações da CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Mais de 2,7 mil municípios solicitam adesão ao programa de atendimento domiciliar para idosos
22/06/2026

Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde- DF
Brasil 61
Mais de 2,7 mil municípios brasileiros já solicitaram adesão ao Programa de Atenção Domiciliar à Pessoa Idosa (Padi Brasil), lançado pelo Ministério da Saúde para ampliar o atendimento de idosos com limitações funcionais diretamente em suas residências.
De acordo com a pasta, 2.733 municípios manifestaram interesse em participar da iniciativa, que representa a primeira estratégia nacional com cofinanciamento federal voltada exclusivamente ao cuidado domiciliar da população idosa no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
O programa prevê investimento de aproximadamente R$ 500 milhões até 2027. Os recursos serão destinados à ampliação das Equipes Multiprofissionais (eMulti), compostas por profissionais de diferentes áreas da saúde, como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
A proposta é garantir um acompanhamento mais próximo dos idosos que enfrentam dificuldades de locomoção ou dependem de cuidados contínuos, reduzindo a necessidade de deslocamentos frequentes para unidades de saúde e contribuindo para a prevenção de internações evitáveis.
Como funcionará o repasse financeiro para os municípios
Com o incremento financeiro do governo federal, as administrações municipais podem contratar mais profissionais, incluir médicos especialistas e aumentar a carga horária do atendimento local.
Os valores dos repasses mensais são distribuídos da seguinte forma:
Incremento mensal: até R$ 10 mil por equipe, a depender da modalidade (Ampliada, Complementar ou Estratégica);
Custeio total: o valor pode alcançar até R$ 57,5 mil por mês por equipe multiprofissional;
Parcela única: repasse inicial de implantação para a estruturação das ações no município, equivalente ao valor do incremento.
Impacto na Atenção Primária e envelhecimento saudável
Segundo o Ministério da Saúde, o envelhecimento da população brasileira exige novas estratégias de cuidado. Atualmente, cerca de 80% dos idosos dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do atendimento aos pacientes, o Padi Brasil também prevê apoio e orientação a familiares e cuidadores.
A expectativa do governo federal é fortalecer a rede de atenção à saúde da pessoa idosa, promovendo mais qualidade de vida, autonomia e acesso aos serviços de saúde para essa parcela da população.
Fonte: Brasil 61
Essa publicação é um oferecimento
Coronel Hélio participa de atos culturais, religiosos e políticos em Parnamirim, Natal e São José de Mipibu
22/06/2026


O pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL), cumpriu neste sábado (20) uma extensa agenda com participação em eventos culturais, religiosos e políticos em municípios da Grande Natal e do Agreste potiguar.
A programação começou em Parnamirim para acompanhar o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do vereador Michael Diniz. Ato que também contou com a presença do pré-candidato a governador Álvaro Dias.
Em seguida, em Natal, o pré-candidato participou da Festa da Colheita, realizada pela Igreja Sara Nossa Terra, momento de celebração religiosa que reuniu fiéis e lideranças da comunidade.
O sábado foi encerrado em São José de Mipibu, onde Coronel Hélio participou das festividades do São João do município, em uma agenda que reuniu manifestações culturais, tradição popular e a presença de lideranças políticas da região.
Durante a passagem por São José de Mipibu, Coronel Hélio esteve acompanhado do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, da vereadora Nina Souza e do vice-prefeito de São José de Mipibu, Bruno Dantas.
“É importante participar das celebrações culturais e religiosas e também acompanhar os movimentos políticos que fazem parte da construção do futuro do nosso estado. O diálogo permanente com as pessoas é o caminho para construir um projeto conectado com a realidade do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Essa publicação é um oferecimento
Neymar treina com o grupo e se aproxima de estreia na Copa do Mundo
22/06/2026

Foto: Rafael Ribeiro e Nelson Terme/CBF
Neymar voltou a treinar com o elenco da seleção brasileira neste domingo, no campo do Columbia Park, em Morristown, e avançou na preparação para uma possível estreia na Copa do Mundo, conforme informações do Estadão.
O atacante participou da atividade junto com os companheiros que foram ao gramado, em mais uma etapa do processo de recuperação de uma lesão na panturrilha.
Esta foi a terceira vez que Neymar treinou no campo com o grupo desde o início da preparação para o Mundial. A tendência é que ele fique à disposição no banco de reservas na partida contra a Escócia, na próxima quarta-feira, em Miami, pela última rodada do Grupo C.
Durante parte do treino aberto à imprensa, não houve esboço de equipe. Sete jogadores considerados titulares fizeram atividades na academia, entre eles Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha.
A comissão técnica trabalha com a possibilidade de utilização gradual do atacante, dependendo do andamento da partida.
O Brasil precisa de uma vitória com boa margem de gols para tentar a primeira colocação do grupo, já que a disputa segue equilibrada na tabela.
Outro desfalque confirmado é Raphinha, que trata uma lesão muscular na coxa direita. Ele já iniciou o processo de recuperação e pode voltar apenas nas fases finais da competição, caso a seleção avance.
Com isso, Luiz Henrique surge como principal opção para a vaga, enquanto Rayan também aparece como alternativa no setor ofensivo.
Essa publicação é um oferecimento
Juventude do PDT/RN declara apoio ao deputado Ubaldo Fernandes
22/06/2026


O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu, neste domingo (21), uma importante manifestação de apoio da Juventude do PDT do Rio Grande do Norte durante o Encontro Estadual da Juventude PDTista, realizado no município de Afonso Bezerra.
O evento reuniu representantes e militantes de diversas regiões do estado e contou com a participação do presidente estadual da Juventude do PDT, Lucas Fellipe, além dos dirigentes Leandro Cavalcante, Reobé Costa, Brenno Nelson e Dr. Samir Aquino. Na ocasião, eles afirmaram apoio ao projeto político do parlamentar, destacando sua atuação em defesa das causas sociais, da participação popular e do desenvolvimento dos municípios potiguares.
Para Ubaldo Fernandes, o reconhecimento da juventude partidária fortalece ainda mais o compromisso do seu mandato com a construção de políticas públicas voltadas para as novas gerações. "Receber o apoio da Juventude do PDT do Rio Grande do Norte é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade. Os jovens têm papel fundamental na construção do presente e do futuro do nosso estado. Nosso mandato continuará aberto ao diálogo, à escuta e à construção coletiva de soluções que contribuam para melhorar a vida da população potiguar", afirmou.
O Encontro Estadual da Juventude PDTista reuniu jovens de várias regiões do Rio Grande do Norte para debater propostas, fortalecer a organização partidária e ampliar a participação da juventude nos espaços de decisão política. A manifestação de apoio reforça a sintonia entre o mandato de Ubaldo Fernandes e a juventude potiguar, consolidando uma parceria voltada para a construção de um Rio Grande do Norte mais inclusivo, participativo e com mais oportunidades para as novas gerações.
Essa publicação é um oferecimento
CONFÉ 2026: Pedro Filho participa de um dos maiores eventos evangélicos do RN
20/06/2026

O pré-candidato a deputado federal Pedro Filho esteve entre os destaques dos dois primeiros dias do CONFÉ 2026, um dos maiores encontros evangélicos do Rio Grande do Norte. Além de participar da programação, Pedro integra a equipe organizadora do evento, que reúne milhares de fiéis, pastores, lideranças religiosas e representantes de diversas igrejas do estado.
A abertura do congresso contou com a presença de importantes lideranças políticas do Rio Grande do Norte, recepcionadas por Pedro Filho, entre elas o pré-candidato a governador Álvaro Dias e o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio, além dos deputados Sargento Gonçalves e Coronel Azevedo.
Consolidado como uma das principais referências do calendário evangélico potiguar, o CONFÉ tem se destacado ao longo dos anos por promover momentos de comunhão, fortalecimento espiritual, adoração e reflexão bíblica. A edição de 2026 reúne participantes de diversas regiões do estado, reforçando a relevância do segmento evangélico na vida social, cultural e comunitária do Rio Grande do Norte.
A participação de Pedro Filho no evento vai além da atuação política. Nascido em uma família cristã e criado dentro da igreja evangélica, ele possui uma trajetória diretamente ligada ao segmento, onde desenvolveu atividades ministeriais e construiu relações com lideranças religiosas em diferentes regiões do estado.
“Participar do CONFÉ é algo muito especial para mim. Nasci e fui criado dentro da igreja, e tenho uma profunda gratidão por tudo que aprendi através da fé cristã. Ver tantas pessoas reunidas para adorar a Deus e fortalecer seus valores é motivo de alegria e renovação da nossa esperança. O CONFÉ representa a força da igreja, da família e dos princípios que ajudam a transformar vidas”, disse Pedro Filho.
Atualmente vereador em Assú e pré-candidato a deputado federal, Pedro é reconhecido como uma das jovens lideranças evangélicas em ascensão no RN. Sua atuação tem sido marcada pela defesa da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos, pautas que também estão presentes na essência do CONFÉ.
Essa publicação é um oferecimento
Neymar estará à disposição do Brasil contra a Escócia, confirma Ancelotti
20/06/2026

Recuperado de lesão na panturrilha direita, Neymar estará à disposição da seleção brasileira para o duelo com a Escócia, o último da equipe na fase de grupos da Copa do Mundo, confirmou o técnico Carlo Ancelotti.
Ancelotti afirmou em entrevista coletiva após a vitória sobre o Haiti que o atacante fará ainda mais uma atividade separada do elenco antes de retornar aos treinos com o grupo.
"Neymar vai treinar amanhã de forma individual, depois na segunda-feira estará com a equipe preparado para jogar contra a Escócia", afirmou o treinador.
De boné e tênis, o atacante se limitou a orientar os companheiros no primeiro jogo com o Marrocos. No segundo, sequer viajou a Filadélfia. Permaneceu na base da seleção, em Nova Jersey, para concluir o seu processo de recuperação da lesão na panturrilha. É esperado que esteja no banco contra os escoceses
O treinador italiano disse ter gostado do desempenho de seus atletas. A apresentação e o resultado estão dentro de suas expectativas.
"Era o que esperava", disse. "Um jogo com menos erros, mais efetividade na frente, mais controle atrás. A nível defensivo também foi um bom jogo. Temos melhorado e vamos melhorar no próximo jogo", projetou.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
RN atribui queda do analfabetismo a políticas de alfabetização e EJA
20/06/2026


A redução da taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte para 9,3% em 2025 — a primeira vez que o indicador fica abaixo de 10% na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE — é resultado de políticas de alfabetização desenvolvidas nos últimos anos, segundo o Governo do Estado. Entre as ações apontadas estão programas voltados à alfabetização infantil, a ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a articulação entre Estado, municípios e Governo Federal.
O índice representa uma redução de 4,6 pontos percentuais em relação a 2016, quando a taxa era de 13,9%, e de 1,2 ponto percentual na comparação com 2024, quando o percentual foi de 10,5%. Ao comentar o resultado, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que os números refletem investimentos realizados em diferentes etapas da educação pública.
“Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte reduz sua taxa de analfabetismo para menos de 10%, um marco que demonstra que investir em educação pública, com planejamento, compromisso e parceria com os municípios, produz resultados concretos na vida das pessoas. Esses números refletem o trabalho diário de professores, gestores, servidores, estudantes e famílias, além dos investimentos que estamos realizando desde a alfabetização das crianças até a Educação de Jovens e Adultos. Avançamos na permanência dos estudantes na escola, ampliamos o acesso à educação e fortalecemos políticas que garantem o direito de aprender em todas as etapas da vida. Ainda temos desafios importantes pela frente, mas os dados do IBGE confirmam que o RN está no caminho certo: construindo uma educação mais inclusiva, democrática e transformadora”, declarou.
A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, também relacionou a queda do analfabetismo à continuidade das políticas públicas e ao trabalho desenvolvido em parceria com os municípios. “Os resultados divulgados pelo IBGE refletem um trabalho permanente realizado em todo o território potiguar. Estamos investindo na alfabetização das crianças, mas também garantindo oportunidades para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação em etapas anteriores da vida”, afirmou.
Entre as principais iniciativas destacadas pelo governo está a Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN), desenvolvida em regime de colaboração entre Estado, municípios e Governo Federal. Um dos marcos da política foi a adesão de 100% dos municípios potiguares ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A estratégia conta com uma rede de articuladores estaduais, regionais e municipais responsáveis pelo acompanhamento das ações pedagógicas. Entre as medidas implementadas estão a distribuição de materiais complementares para mais de 190 mil estudantes, a implantação de Cantinhos de Leitura nas escolas e a concessão de bolsas voltadas à formação continuada de profissionais da educação e à mobilização educacional nos municípios.
Outro instrumento citado pela Secretaria de Educação é o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS), utilizado para acompanhar o desempenho dos estudantes e subsidiar intervenções pedagógicas. Além da alfabetização infantil, o enfrentamento ao analfabetismo tem sido realizado por meio da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, a modalidade atende cerca de 24 mil estudantes em 202 escolas da rede estadual.
Desde 2021, o Estado desenvolve a Política de Superação do Analfabetismo (PSA/RN), financiada com recursos próprios e articulada com programas federais. Segundo o governo, a iniciativa já alfabetizou mais de 10 mil pessoas em 113 municípios potiguares. A experiência levou o Ministério da Educação a escolher o Rio Grande do Norte como sede do lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste, realizado em 2025.
Os dados da Pnad Contínua também apontam avanços em outros indicadores educacionais. Entre as crianças de 6 a 14 anos, a taxa de frequência escolar chegou a 99,3%. Já o percentual de estudantes dessa faixa etária matriculados no ensino fundamental adequado à idade alcançou 96,3%, acima da meta de 95% prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
A pesquisa também registrou redução no percentual de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham. O índice caiu para 21,4%, o menor da série recente, representando redução de 2,5 pontos percentuais em relação a 2024. Entre as mulheres, o percentual passou para 25,2%.
Como parte das ações voltadas à educação de jovens e adultos, o Governo do Estado lançou nesta semana a Comissão Permanente de Avaliação Digital (CPA Digital), plataforma destinada à certificação da EJA. A ferramenta envolve aproximadamente 150 unidades da rede estadual, entre Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), escolas certificadoras e escolas aplicadoras.
Com a implantação da plataforma, pessoas a partir dos 15 anos que não concluíram a educação básica poderão realizar avaliações para certificação em formato digital. Segundo o governo, a medida busca ampliar o acesso aos processos de certificação e tornar os procedimentos mais ágeis.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento











