Mundo

Abelardo de la Espriella vence eleição presidencial e leva a direita ao poder na Colômbia

22/06/2026


 

A Colômbia elegeu neste domingo (21) o advogado Abelardo de la Espriella como novo presidente do país. Com 99,58% das urnas apuradas, o candidato da direita obteve 49,66% dos votos, contra 48,69% de Iván Cepeda, candidato da esquerda apoiado pelo presidente Gustavo Petro.

A vitória coloca a Colômbia entre os países da região que elegeram governos de direita nos últimos anos, como El Salvador, Argentina, Equador e Chile.

Aos 47 anos, Espriella assumirá seu primeiro cargo público à frente do segundo país mais populoso da América do Sul, com cerca de 53 milhões de habitantes.

Durante a campanha, o presidente eleito adotou um discurso de crítica à classe política tradicional, apresentando-se como alternativa aos “de sempre”. Também apostou em pautas nacionalistas e em promessas de endurecimento na segurança pública, tema que voltou ao centro do debate político colombiano.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Defesa de Vorcaro tenta evitar volta de ex-banqueiro para presídio comum

22/06/2026


 

A defesa do ex-banqueiro Daniel Vorcaro aguarda uma decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), para definir onde ele continuará preso. Atualmente custodiado na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, Vorcaro teme ser transferido para uma prisão comum após ter a segunda proposta de delação premiada rejeitada pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na última semana, os advogados protocolaram um pedido de prisão domiciliar. Caso a solicitação seja negada, a defesa espera que o ex-banqueiro permaneça sob custódia da PF. Segundo informações divulgadas pela CNN, Mendonça tende a manter Vorcaro na Superintendência para preservar sua integridade física e evitar contato com outros investigados que possam colaborar com as autoridades.

Outro fator considerado pelo ministro é a preparação de uma terceira proposta de colaboração premiada. Pessoas próximas ao empresário afirmam que a possibilidade de retorno ao Complexo Penitenciário da Papuda motivou a elaboração de um material considerado mais consistente para negociação com os investigadores.

Daniel Vorcaro foi preso preventivamente em 4 de março, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero. A medida foi autorizada por André Mendonça com base em indícios de organização criminosa, crimes financeiros e ameaças a jornalistas e adversários.

Inicialmente detido em São Paulo, Vorcaro foi transferido para Brasília e, posteriormente, passou a cumprir prisão na Superintendência da PF após assinar um termo de confidencialidade relacionado às negociações para um possível acordo de delação premiada.

 

Com informações da CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

Mais de 2,7 mil municípios solicitam adesão ao programa de atendimento domiciliar para idosos

22/06/2026


                                       Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde- DF

                                        Brasil 61

 

Mais de 2,7 mil municípios brasileiros já solicitaram adesão ao Programa de Atenção Domiciliar à Pessoa Idosa (Padi Brasil), lançado pelo Ministério da Saúde para ampliar o atendimento de idosos com limitações funcionais diretamente em suas residências.

De acordo com a pasta, 2.733 municípios manifestaram interesse em participar da iniciativa, que representa a primeira estratégia nacional com cofinanciamento federal voltada exclusivamente ao cuidado domiciliar da população idosa no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

O programa prevê investimento de aproximadamente R$ 500 milhões até 2027. Os recursos serão destinados à ampliação das Equipes Multiprofissionais (eMulti), compostas por profissionais de diferentes áreas da saúde, como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

A proposta é garantir um acompanhamento mais próximo dos idosos que enfrentam dificuldades de locomoção ou dependem de cuidados contínuos, reduzindo a necessidade de deslocamentos frequentes para unidades de saúde e contribuindo para a prevenção de internações evitáveis.

Como funcionará o repasse financeiro para os municípios

Com o incremento financeiro do governo federal, as administrações municipais podem contratar mais profissionais, incluir médicos especialistas e aumentar a carga horária do atendimento local.

 

Os valores dos repasses mensais são distribuídos da seguinte forma:

 

Incremento mensal: até R$ 10 mil por equipe, a depender da modalidade (Ampliada, Complementar ou Estratégica);

Custeio total: o valor pode alcançar até R$ 57,5 mil por mês por equipe multiprofissional;

Parcela única: repasse inicial de implantação para a estruturação das ações no município, equivalente ao valor do incremento.

Impacto na Atenção Primária e envelhecimento saudável 

Segundo o Ministério da Saúde, o envelhecimento da população brasileira exige novas estratégias de cuidado. Atualmente, cerca de 80% dos idosos dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do atendimento aos pacientes, o Padi Brasil também prevê apoio e orientação a familiares e cuidadores.

A expectativa do governo federal é fortalecer a rede de atenção à saúde da pessoa idosa, promovendo mais qualidade de vida, autonomia e acesso aos serviços de saúde para essa parcela da população.

 

Fonte: Brasil 61

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Coronel Hélio participa de atos culturais, religiosos e políticos em Parnamirim, Natal e São José de Mipibu

22/06/2026



 

O pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL), cumpriu neste sábado (20) uma extensa agenda com participação em eventos culturais, religiosos e políticos em municípios da Grande Natal e do Agreste potiguar.

A programação começou em Parnamirim para acompanhar o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do vereador Michael Diniz. Ato que também contou com a presença do pré-candidato a governador Álvaro Dias.

Em seguida, em Natal, o pré-candidato participou da Festa da Colheita, realizada pela Igreja Sara Nossa Terra, momento de celebração religiosa que reuniu fiéis e lideranças da comunidade.

O sábado foi encerrado em São José de Mipibu, onde Coronel Hélio participou das festividades do São João do município, em uma agenda que reuniu manifestações culturais, tradição popular e a presença de lideranças políticas da região.

Durante a passagem por São José de Mipibu, Coronel Hélio esteve acompanhado do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, da vereadora Nina Souza e do vice-prefeito de São José de Mipibu, Bruno Dantas.

“É importante participar das celebrações culturais e religiosas e também acompanhar os movimentos políticos que fazem parte da construção do futuro do nosso estado. O diálogo permanente com as pessoas é o caminho para construir um projeto conectado com a realidade do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Esporte

Neymar treina com o grupo e se aproxima de estreia na Copa do Mundo

22/06/2026


                                         Foto: Rafael Ribeiro e Nelson Terme/CBF

 

Neymar voltou a treinar com o elenco da seleção brasileira neste domingo, no campo do Columbia Park, em Morristown, e avançou na preparação para uma possível estreia na Copa do Mundo, conforme informações do Estadão.

O atacante participou da atividade junto com os companheiros que foram ao gramado, em mais uma etapa do processo de recuperação de uma lesão na panturrilha.

Esta foi a terceira vez que Neymar treinou no campo com o grupo desde o início da preparação para o Mundial. A tendência é que ele fique à disposição no banco de reservas na partida contra a Escócia, na próxima quarta-feira, em Miami, pela última rodada do Grupo C.

Durante parte do treino aberto à imprensa, não houve esboço de equipe. Sete jogadores considerados titulares fizeram atividades na academia, entre eles Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha.

A comissão técnica trabalha com a possibilidade de utilização gradual do atacante, dependendo do andamento da partida.

O Brasil precisa de uma vitória com boa margem de gols para tentar a primeira colocação do grupo, já que a disputa segue equilibrada na tabela.

Outro desfalque confirmado é Raphinha, que trata uma lesão muscular na coxa direita. Ele já iniciou o processo de recuperação e pode voltar apenas nas fases finais da competição, caso a seleção avance.

Com isso, Luiz Henrique surge como principal opção para a vaga, enquanto Rayan também aparece como alternativa no setor ofensivo.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Juventude do PDT/RN declara apoio ao deputado Ubaldo Fernandes

22/06/2026



 

O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu, neste domingo (21), uma importante manifestação de apoio da Juventude do PDT do Rio Grande do Norte durante o Encontro Estadual da Juventude PDTista, realizado no município de Afonso Bezerra.

O evento reuniu representantes e militantes de diversas regiões do estado e contou com a participação do presidente estadual da Juventude do PDT, Lucas Fellipe, além dos dirigentes Leandro Cavalcante, Reobé Costa, Brenno Nelson e Dr. Samir Aquino. Na ocasião, eles afirmaram apoio ao projeto político do parlamentar, destacando sua atuação em defesa das causas sociais, da participação popular e do desenvolvimento dos municípios potiguares.

Para Ubaldo Fernandes, o reconhecimento da juventude partidária fortalece ainda mais o compromisso do seu mandato com a construção de políticas públicas voltadas para as novas gerações. "Receber o apoio da Juventude do PDT do Rio Grande do Norte é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade. Os jovens têm papel fundamental na construção do presente e do futuro do nosso estado. Nosso mandato continuará aberto ao diálogo, à escuta e à construção coletiva de soluções que contribuam para melhorar a vida da população potiguar", afirmou.

O Encontro Estadual da Juventude PDTista reuniu jovens de várias regiões do Rio Grande do Norte para debater propostas, fortalecer a organização partidária e ampliar a participação da juventude nos espaços de decisão política. A manifestação de apoio reforça a sintonia entre o mandato de Ubaldo Fernandes e a juventude potiguar, consolidando uma parceria voltada para a construção de um Rio Grande do Norte mais inclusivo, participativo e com mais oportunidades para as novas gerações.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

CONFÉ 2026: Pedro Filho participa de um dos maiores eventos evangélicos do RN

20/06/2026


 

O pré-candidato a deputado federal Pedro Filho esteve entre os destaques dos dois primeiros dias do CONFÉ 2026, um dos maiores encontros evangélicos do Rio Grande do Norte. Além de participar da programação, Pedro integra a equipe organizadora do evento, que reúne milhares de fiéis, pastores, lideranças religiosas e representantes de diversas igrejas do estado.

A abertura do congresso contou com a presença de importantes lideranças políticas do Rio Grande do Norte, recepcionadas por Pedro Filho, entre elas o pré-candidato a governador Álvaro Dias e o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio, além dos deputados Sargento Gonçalves e Coronel Azevedo.

Consolidado como uma das principais referências do calendário evangélico potiguar, o CONFÉ tem se destacado ao longo dos anos por promover momentos de comunhão, fortalecimento espiritual, adoração e reflexão bíblica. A edição de 2026 reúne participantes de diversas regiões do estado, reforçando a relevância do segmento evangélico na vida social, cultural e comunitária do Rio Grande do Norte.

A participação de Pedro Filho no evento vai além da atuação política. Nascido em uma família cristã e criado dentro da igreja evangélica, ele possui uma trajetória diretamente ligada ao segmento, onde desenvolveu atividades ministeriais e construiu relações com lideranças religiosas em diferentes regiões do estado.

“Participar do CONFÉ é algo muito especial para mim. Nasci e fui criado dentro da igreja, e tenho uma profunda gratidão por tudo que aprendi através da fé cristã. Ver tantas pessoas reunidas para adorar a Deus e fortalecer seus valores é motivo de alegria e renovação da nossa esperança. O CONFÉ representa a força da igreja, da família e dos princípios que ajudam a transformar vidas”, disse Pedro Filho.

Atualmente vereador em Assú e pré-candidato a deputado federal, Pedro é reconhecido como uma das jovens lideranças evangélicas em ascensão no RN. Sua atuação tem sido marcada pela defesa da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos, pautas que também estão presentes na essência do CONFÉ.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Esporte

Neymar estará à disposição do Brasil contra a Escócia, confirma Ancelotti

20/06/2026


 

Recuperado de lesão na panturrilha direita, Neymar estará à disposição da seleção brasileira para o duelo com a Escócia, o último da equipe na fase de grupos da Copa do Mundo, confirmou o técnico Carlo Ancelotti.

Ancelotti afirmou em entrevista coletiva após a vitória sobre o Haiti que o atacante fará ainda mais uma atividade separada do elenco antes de retornar aos treinos com o grupo.

"Neymar vai treinar amanhã de forma individual, depois na segunda-feira estará com a equipe preparado para jogar contra a Escócia", afirmou o treinador.

De boné e tênis, o atacante se limitou a orientar os companheiros no primeiro jogo com o Marrocos. No segundo, sequer viajou a Filadélfia. Permaneceu na base da seleção, em Nova Jersey, para concluir o seu processo de recuperação da lesão na panturrilha. É esperado que esteja no banco contra os escoceses

O treinador italiano disse ter gostado do desempenho de seus atletas. A apresentação e o resultado estão dentro de suas expectativas.

"Era o que esperava", disse. "Um jogo com menos erros, mais efetividade na frente, mais controle atrás. A nível defensivo também foi um bom jogo. Temos melhorado e vamos melhorar no próximo jogo", projetou.

 

Estadão Conteúdo

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Educação

RN atribui queda do analfabetismo a políticas de alfabetização e EJA

20/06/2026



 

A redução da taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte para 9,3% em 2025 — a primeira vez que o indicador fica abaixo de 10% na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE — é resultado de políticas de alfabetização desenvolvidas nos últimos anos, segundo o Governo do Estado. Entre as ações apontadas estão programas voltados à alfabetização infantil, a ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a articulação entre Estado, municípios e Governo Federal.

O índice representa uma redução de 4,6 pontos percentuais em relação a 2016, quando a taxa era de 13,9%, e de 1,2 ponto percentual na comparação com 2024, quando o percentual foi de 10,5%. Ao comentar o resultado, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que os números refletem investimentos realizados em diferentes etapas da educação pública.

“Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte reduz sua taxa de analfabetismo para menos de 10%, um marco que demonstra que investir em educação pública, com planejamento, compromisso e parceria com os municípios, produz resultados concretos na vida das pessoas. Esses números refletem o trabalho diário de professores, gestores, servidores, estudantes e famílias, além dos investimentos que estamos realizando desde a alfabetização das crianças até a Educação de Jovens e Adultos. Avançamos na permanência dos estudantes na escola, ampliamos o acesso à educação e fortalecemos políticas que garantem o direito de aprender em todas as etapas da vida. Ainda temos desafios importantes pela frente, mas os dados do IBGE confirmam que o RN está no caminho certo: construindo uma educação mais inclusiva, democrática e transformadora”, declarou.

A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, também relacionou a queda do analfabetismo à continuidade das políticas públicas e ao trabalho desenvolvido em parceria com os municípios. “Os resultados divulgados pelo IBGE refletem um trabalho permanente realizado em todo o território potiguar. Estamos investindo na alfabetização das crianças, mas também garantindo oportunidades para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação em etapas anteriores da vida”, afirmou.

Entre as principais iniciativas destacadas pelo governo está a Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN), desenvolvida em regime de colaboração entre Estado, municípios e Governo Federal. Um dos marcos da política foi a adesão de 100% dos municípios potiguares ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

A estratégia conta com uma rede de articuladores estaduais, regionais e municipais responsáveis pelo acompanhamento das ações pedagógicas. Entre as medidas implementadas estão a distribuição de materiais complementares para mais de 190 mil estudantes, a implantação de Cantinhos de Leitura nas escolas e a concessão de bolsas voltadas à formação continuada de profissionais da educação e à mobilização educacional nos municípios.

Outro instrumento citado pela Secretaria de Educação é o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS), utilizado para acompanhar o desempenho dos estudantes e subsidiar intervenções pedagógicas. Além da alfabetização infantil, o enfrentamento ao analfabetismo tem sido realizado por meio da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, a modalidade atende cerca de 24 mil estudantes em 202 escolas da rede estadual.

Desde 2021, o Estado desenvolve a Política de Superação do Analfabetismo (PSA/RN), financiada com recursos próprios e articulada com programas federais. Segundo o governo, a iniciativa já alfabetizou mais de 10 mil pessoas em 113 municípios potiguares. A experiência levou o Ministério da Educação a escolher o Rio Grande do Norte como sede do lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste, realizado em 2025.

Os dados da Pnad Contínua também apontam avanços em outros indicadores educacionais. Entre as crianças de 6 a 14 anos, a taxa de frequência escolar chegou a 99,3%. Já o percentual de estudantes dessa faixa etária matriculados no ensino fundamental adequado à idade alcançou 96,3%, acima da meta de 95% prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

A pesquisa também registrou redução no percentual de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham. O índice caiu para 21,4%, o menor da série recente, representando redução de 2,5 pontos percentuais em relação a 2024. Entre as mulheres, o percentual passou para 25,2%.

Como parte das ações voltadas à educação de jovens e adultos, o Governo do Estado lançou nesta semana a Comissão Permanente de Avaliação Digital (CPA Digital), plataforma destinada à certificação da EJA. A ferramenta envolve aproximadamente 150 unidades da rede estadual, entre Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), escolas certificadoras e escolas aplicadoras.

Com a implantação da plataforma, pessoas a partir dos 15 anos que não concluíram a educação básica poderão realizar avaliações para certificação em formato digital. Segundo o governo, a medida busca ampliar o acesso aos processos de certificação e tornar os procedimentos mais ágeis.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

É preço bão demais no Arraiá de Ofertas Maré Móveis!

20/06/2026



 

Venha conferir as melhores ofertas e saia com sua casa ainda mais completa.

#MaréMóveis #ArraiáDeOfertas #Liquidação #VemPraMaré #PromoçãoEspecial

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Esporte

Brasil vence o Haiti, retoma liderança e recupera posto histórico na Copa do Mundo

20/06/2026


                                                            Foto: Reprodução

 

O Brasil enfim conquistou sua primeira vitória na Copa do Mundo de 2026 e ainda recuperou um lugar que faz parte da sua própria história. Nesta sexta-feira (19), a Seleção Brasileira derrotou o Haiti pela segunda rodada do Grupo C, chegou aos quatro pontos e reassumiu a liderança da chave, ultrapassando Marrocos pelos critérios de desempate.

Além do resultado que encaminha a classificação para a segunda fase, a equipe comandada por Carlo Ancelotti também retomou um recorde histórico da competição. Com os gols marcados por Matheus Cunha e Vini Jr., o Brasil alcançou 241 gols em Copas do Mundo e voltou a ocupar, de forma isolada, o posto de maior artilharia da história dos Mundiais.

A marca havia sido perdida temporariamente para a Alemanha na rodada anterior. Após golear Curaçao por 7 a 1, os alemães chegaram aos 239 gols e ultrapassaram a Seleção, que havia iniciado a competição com 238 tentos.

Contra o Haiti, Matheus Cunha marcou duas vezes e recolocou o Brasil na disputa pela liderança da estatística. Na sequência, Vini Jr. ampliou o placar e fez a Seleção abrir vantagem novamente sobre os tetracampeões mundiais.

 

Vitória dá tranquilidade antes da rodada decisiva

Depois do empate diante do Marrocos na estreia, o Brasil entrou pressionado para conquistar os três pontos e evitar que a classificação ficasse ameaçada na última rodada.

A equipe respondeu com uma atuação segura e eficiente ofensivamente, construindo uma vitória importante que recoloca a Seleção na liderança do Grupo C e deixa o cenário favorável para confirmar a vaga nas oitavas de final diante da Escócia.

O resultado também foi uma resposta após a vitória marroquina sobre os escoceses horas antes. Com o triunfo por 1 a 0, os africanos haviam assumido momentaneamente a ponta da chave.

 

Brasil amplia vantagem histórica

Mais do que liderar o grupo, a Seleção voltou a ocupar um lugar simbólico na história da Copa do Mundo.

 

Com 241 gols marcados em 116 partidas disputadas em Mundiais, o Brasil ampliou sua média ofensiva para 2,08 gols por jogo e retomou a liderança isolada do ranking de seleções que mais balançaram as redes na história da competição.

A Alemanha aparece logo atrás, com 239 gols, enquanto a Argentina ocupa a terceira colocação, agora com 155.

 

A disputa, no entanto, promete seguir ao longo do torneio, já que brasileiros e alemães permanecem vivos na competição.

 

Classificação encaminhada

Com a vitória, o Brasil chega à última rodada dependendo apenas de si para confirmar a vaga na próxima fase e também garantir a liderança do Grupo C.

A Seleção volta a campo diante da Escócia, enquanto Marrocos enfrenta o Haiti na rodada que definirá os classificados da chave.

Além da classificação, o time de Carlo Ancelotti terá a oportunidade de ampliar ainda mais sua vantagem como maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Coronel Hélio e Styvenson cumprem agenda juntos e anunciam revitalização de Hangar construído na 2ª Guerra

20/06/2026



 

Pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL) visitou nesta sexta-feira (19) a Base Aérea de Natal ao lado do senador Styvenson Valentim (Podemos). A agenda marcou o retorno de Coronel Hélio a um local que faz parte de sua trajetória profissional e pessoal, onde construiu uma história de dedicação e serviço ao longo dos anos.

Durante a visita, Coronel Hélio acompanhou o início da obra de recuperação total do Hangar Tenente França, uma estrutura histórica da Base Aérea de Natal. O projeto foi viabilizado por emenda apresentada por Styvenson. O espaço será revitalizado para garantir melhores condições de funcionamento, especialmente no apoio à manutenção dos helicópteros e na segurança das operações realizadas pelos policiais.

Ex-comandante do Grupo de Serviço de Base (GSB), Coronel Hélio destacou a emoção de retornar ao local onde atuou durante sua carreira e ressaltou a importância da preservação da estrutura.

“Tenho uma história muito bonita construída aqui na Base Aérea de Natal. Foi um lugar onde trabalhei, servi e cuidei de cada espaço com muito orgulho. Voltar hoje e acompanhar uma obra tão importante é motivo de muita satisfação”, afirmou.

Ao lado de Styvenson Valentim, Coronel Hélio conversou com os comandantes da unidade sobre a importância da revitalização do hangar e dos impactos positivos da obra para as atividades operacionais.

A recuperação do Hangar Tenente França tem previsão de conclusão para março do próximo ano. A estrutura possui valor histórico para o Rio Grande do Norte e para o Brasil, tendo sido construída durante a Segunda Guerra Mundial. O local também carrega relevância para a aviação nacional, por ter abrigado o primeiro aeroclube do país, em 1928, onde eram formados pilotos civis.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Pedro Filho amplia base no Agreste e recebe apoio de prefeitável em Goianinha

19/06/2026


                                                         Foto: Divulgação

 

A pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal segue ganhando força em diferentes regiões do Rio Grande do Norte. Desta vez, o reforço vem de Goianinha, no Agreste potiguar, com o anúncio do apoio do empresário Renato Galvão, uma das principais lideranças políticas do município.

Renato Galvão foi candidato a vice-prefeito nas últimas eleições municipais e integra um grupo político que obteve expressiva votação na cidade. Com forte atuação junto à população e presença constante nos debates sobre o futuro de Goianinha, ele é apontado nos bastidores como um dos nomes mais lembrados para a disputa da Prefeitura nas próximas eleições municipais.

A adesão de Renato Galvão fortalece ainda mais a presença de Pedro Filho no Agreste potiguar e amplia a articulação da pré-candidatura em uma região estratégica para o cenário eleitoral do estado.

Nos últimos meses, Pedro Filho tem consolidado apoios em diversas cidades do Rio Grande do Norte, reunindo lideranças políticas, comunitárias e religiosas em torno de um projeto voltado ao fortalecimento dos municípios e da representação potiguar na Câmara dos Deputados.

Vereador em Assú, líder evangélico e defensor de pautas ligadas à família, à liberdade e ao desenvolvimento regional, Pedro Filho vem ampliando sua presença em todas as regiões do estado e consolidando sua pré-candidatura entre as mais competitivas da nova geração política potiguar.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Policial

Mulher que torturava e matava animais para vender vídeos na internet é presa no RN

19/06/2026


 

Uma mulher suspeita de torturar, matar animais, gravar e vender os vídeos na internet no município de potiguar de Marcelino Vieira foi presa nesta quinta-feira 19. De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a suspeita administrava canais na internet nos quais publicava conteúdos relacionados à vida rural e em áreas restritas a assinantes, ela disponibilizava vídeos com cenas de violência explícita contra animais.

A apuração teve início após o Ministério Público requisitar a abertura de inquérito policial para averiguar denúncias envolvendo maus-tratos e mortes de animais divulgados em plataformas digitais. Durante a apuração, foram identificados registros que mostravam o abate cruel de aves por meio de torção de pescoço e pisoteamento. Os vídeos indicavam que os animais permaneciam se debatendo e apresentando sinais de sofrimento após as agressões.

As investigações também apontaram episódios de tortura e morte de gatos, além de agressões contra cães, preás e capivaras. De acordo com a Polícia Civil e o MPRN, a mulher utilizava as redes sociais para vender vídeos personalizados com diferentes níveis de crueldade, produzidos conforme solicitações e pagamentos realizados por seguidores. Os assinantes pagavam mensalidades para acessar o conteúdo e sugerir as formas de execução dos animais.

A análise conduzida pelo MPRN e pela Polícia Civil indicou ainda que a investigada demonstrava satisfação durante a prática dos atos de violência, circunstância que, segundo os investigadores, poderia ter relação com comportamentos descritos na literatura psicológica e psiquiátrica sob a denominação de zoosadismo

Na ação, foram realizadas mandados de bsucas e apreensão além de quebra de sigilo de dados vinculados às contas virtuais utilizadas pela suspeita. Durante a operação, foram apreendidos celulares e dispositivos de armazenamento de dados que serão analisados para obtenção das mídias originais.

O MPRN informou que participará da extração e análise das informações armazenadas nos equipamentos eletrônicos e em perfis de redes sociais por meio de seu grupo especializado. As empresas responsáveis pelas plataformas digitais foram notificadas para fornecer registros de acesso, publicações e informações relacionadas aos pagamentos realizados pelos usuários.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Lei cria campanha permanente contra casamento infantil no RN

19/06/2026


                                              Foto: Unicef/Bridal Musings

 

O Rio Grande do Norte conta com uma lei que cria a Campanha Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Casamento Infantil e às Uniões Precoces.

O documento foi sancionado por meio da lei nº 12.782, que está em vigor na data de sua publicação. Com isso, a campanha prevê fiscalização do cumprimento da legislação que proíbe o casamento de menores de 16 anos. O texto também determina orientação às famílias sobre riscos e violações de direitos ligados a essas uniões.

Entre os objetivos da lei está a sensibilização sobre prejuízos emocionais, sociais e educacionais decorrentes do tema. A norma busca ainda prevenir situações de violência sexual, vulnerabilidade e evasão escolar.

A execução das ações cabe a órgãos públicos, escolas, conselhos de direitos e organizações da sociedade civil. A lei cria, no calendário oficial do estado, a semana estadual de mobilização sobre o tema e ocorrerá todos os anos na primeira semana de outubro. Para este evento, a lei prevê palestras, debates, oficinas e seminários voltados ao tema. As atividades devem envolver as áreas de educação, saúde e assistência social.

 

 

98 FM NATAL

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Esporte

Confira quais são os jogos desta sexta-feira (19) pela Copa do Mundo 2026

19/06/2026


 

A Copa do Mundo de 2026 terá mais um dia importante nesta sexta-feira (19), quando será disputada a segunda rodada dos grupos C e D. Os quatro confrontos previstos na programação podem alterar a configuração das chaves e aproximar algumas seleções da classificação para as oitavas de final.

O primeiro jogo do dia acontece às 16h, em Seattle, entre Estados Unidos e Austrália. As duas equipes venceram na estreia e chegam embaladas para o confronto direto pela liderança do Grupo D. Quem conquistar os três pontos ficará em situação confortável na disputa por uma vaga na próxima fase.

Pelo Grupo C, Escócia e Marrocos medem forças às 19h, em Boston. Os escoceses começaram a campanha com vitória sobre o Haiti, enquanto os marroquinos somaram um ponto ao empatarem com o Brasil. O resultado do duelo pode ter impacto direto na classificação da chave.

A Seleção Brasileira volta a campo às 21h30, na Filadélfia, para enfrentar o Haiti. Após estrear com empate diante do Marrocos, a equipe de Carlo Ancelotti busca o primeiro triunfo no torneio e a chance de se aproximar da vaga no mata-mata. Os haitianos, derrotados na rodada inicial, também entram pressionados pela necessidade de pontuar.

O encerramento da rodada será à meia-noite de sábado (20), quando Turquia e Paraguai se enfrentam em Santa Clara. Os turcos iniciaram a competição com vitória sobre a Austrália e podem encaminhar a classificação em caso de novo resultado positivo. Já os paraguaios tentam reagir após a derrota para os Estados Unidos.

 

Programação desta sexta-feira (19)

Estados Unidos x Austrália – 16h

Escócia x Marrocos – 19h

Brasil x Haiti – 21h30

Turquia x Paraguai – 0h (sábado)

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

ALERTA NO PT: Operação da PF contra Jaques Wagner ameaça estratégia de Lula para 2026

19/06/2026


                                                     Foto: Reprodução

 

A operação da Polícia Federal contra o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ligou o sinal de alerta na campanha de reeleição do presidente Lula (PT). Nos bastidores, aliados temem que a investigação provoque desgaste político e atrapalhe a estratégia eleitoral do PT para 2026.

Segundo informações publicadas pelo Metrópoles, integrantes da campanha avaliam que o caso pode enfraquecer uma das principais linhas de ataque ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como possível adversário na disputa presidencial.

A preocupação aumentou devido à proximidade entre Lula e Jaques Wagner. Fundador do PT e um dos principais aliados do presidente, o senador baiano é considerado uma das figuras mais influentes do partido e já ocupou cargos estratégicos nos governos petistas.

A investigação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF. De acordo com a decisão, a Polícia Federal apura suspeitas de que Jaques Wagner tenha recebido vantagens econômicas para defender interesses ligados ao Banco Master no Congresso Nacional.

Entre os benefícios apontados pelos investigadores estão um apartamento avaliado em R$ 2,45 milhões, em Salvador, e repasses que somariam R$ 3,5 milhões para pessoas ligadas ao senador. A PF aponta o empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, como elo entre Wagner e o banco.

Jaques Wagner nega qualquer irregularidade. Em entrevista à BandNews TV, o senador afirmou que nunca recebeu dinheiro do Banco Master nem de Augusto Lima. Em nota, sua defesa declarou que acompanha as investigações com tranquilidade e mantém confiança no esclarecimento dos fatos.

Apesar das manifestações públicas de apoio do PT, integrantes do governo defendem reservadamente uma postura de cautela para evitar que a crise aumente. Há também preocupação de que o avanço das investigações possa atingir outras lideranças petistas ligadas ao caso.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Ubaldo reafirma prioridade de Currais Novos em extensa agenda de entregas e anúncios de novos investimentos

19/06/2026





 

A cidade de Currais Novos recebeu, nesta quarta-feira (17), mais uma demonstração da parceria construída ao longo dos anos com o deputado estadual Ubaldo Fernandes. Em uma extensa agenda de compromissos, o parlamentar realizou entregas, anunciou novos investimentos e participou de ações voltadas às áreas da saúde, esporte, cultura e comunicação comunitária. A visita reforçou o compromisso de um mandato que já destinou quase R$ 750 mil em emendas parlamentares para o município.

A programação começou na UBS Radir Pereira, onde foi assinada a solicitação de uma emenda parlamentar destinada ao custeio e à melhoria da unidade básica de saúde. A iniciativa visa fortalecer a atenção primária e contribuir para a ampliação da qualidade dos serviços prestados à população, uma das prioridades do mandato em todo o Rio Grande do Norte.

Na área da cultura e da fé, Ubaldo realizou a entrega da placa que simboliza o reconhecimento da Noite Especial Gospel do Seridó como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte. O deputado também visitou a RPTV, projeto de comunicação educativa e cultural que desempenha relevante papel social no município. Durante o encontro, ouviu representantes da iniciativa, conheceu demandas da instituição e discutiu formas de apoio para fortalecer um trabalho que contribui para a formação cidadã, a disseminação da cultura e a democratização da informação.

Outro momento de destaque foi a entrega de materiais esportivos à Escolinha de Futebol do Ninha, contemplada com uma emenda parlamentar de R$ 56 mil. Os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos e para o fortalecimento das atividades desenvolvidas pela entidade, incluindo alimentação dos alunos, inscrições em campeonatos, reforço escolar e outras ações que promovem inclusão social e oportunidades para crianças e adolescentes.

Os novos investimentos se somam a uma trajetória de ações concretas em favor de Currais Novos. Desde 2020, o mandato destinou recursos para implantação de academia da terceira idade, aquisição de ambulância, compra de computadores para a Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Seridó, apoio à Associação Curraisnovense dos Deficientes Físicos, projetos voltados a pessoas com TEA, agricultura familiar, proteção animal e incentivo ao esporte, além de recursos para construção de um galpão destinado à geração de emprego e renda.

Ubaldo também contemplou a cidade com recursos destinados aos festejos de Sant’Ana, apoio ao São Pedro da Othon Filho e novos investimentos voltados ao esporte local, incluindo recursos para custeio de atividades esportivas e apoio ao Clube Potiguares. E, além disso, tem atuado no fortalecimento institucional de entidades locais por meio da concessão de títulos de utilidade pública estadual e da aprovação de leis que reconhecem eventos e manifestações culturais como patrimônios do Rio Grande do Norte.

“Currais Novos é uma cidade pela qual temos muito carinho e compromisso. Nosso trabalho tem sido permanente, ouvindo as demandas da população e buscando resultados concretos nas mais diversas áreas. Os investimentos realizados e os reconhecimentos conquistados demonstram que o município continuará sendo uma prioridade do nosso mandato”, destacou Ubaldo.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

PF aponta que Vorcaro pagou hospedagem de Hugo Motta e Ciro Nogueira em Lisboa

17/06/2026


 

O empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, custeou a hospedagem do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do senador Ciro Nogueira (PP-PI) em Lisboa, Portugal, durante viagem realizada no fim de junho de 2024. A informação consta em análise de mensagens e áudios apreendidos pela Polícia Federal.

Na mesma época, a capital portuguesa sediava o Fórum Jurídico de Lisboa, conhecido como “Gilmarpalooza” por ter entre seus organizadores o ministro do STF Gilmar Mendes.

Segundo a investigação, em 18 de junho Vorcaro informou a um auxiliar que precisaria de reservas para o período de 24 a 30 de junho, incluindo sua própria hospedagem e mais dois quartos destinados a “Ciro e Hugo”.

As reservas foram feitas no hotel Four Seasons. Conforme relatório da Polícia Federal, o empresário demonstrou “acentuada preocupação com a privacidade do evento”, pedindo inclusive que a área em frente ao restaurante fosse isolada para impedir a visualização do ambiente.

Em um dos áudios apreendidos, Vorcaro afirmou: “Preciso muito que você dê uma atenção na questão de segurança. Cidade está lotada, eu tive lá no lugar agora. Tive uma reunião lá no clube. Tem que ter certeza que o lugar em frente ao restaurante também esteja privatizado porque senão dá pra ver tudo lá dentro”.

 

Na sequência, reforçou: “Pode ser o papa que não pode entrar ninguém que não esteja na lista.”

 

Questionado sobre o episódio em entrevista coletiva nesta terça-feira (16), Hugo Motta afirmou que não vê qualquer irregularidade no pagamento das hospedagens. “É um evento corporativo, um encontro jurídico que inclusive participei esse ano como presidente da Câmara, então não vejo problema algum”, declarou.

O parlamentar acrescentou ainda: “Os órgãos de fiscalização estão trabalhando, eu tenho tranquilidade sobre as minhas relações e defendo que as investigações possam acontecer.”

Até o fechamento desta edição, Ciro Nogueira não havia se manifestado sobre o caso.

As informações fazem parte da Operação Compliance Zero. Em maio, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em endereços ligados ao senador, que preside o PP. Entre as suspeitas investigadas está o recebimento de recursos repassados por Felipe Vorcaro, primo de Daniel Vorcaro, além do pagamento de despesas pessoais, incluindo viagens em aeronaves particulares.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Economia

Começou as Ofertas de São João nas Lojas Maré Móveis

17/06/2026


Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Próxima Última página