Cidadania

Cartórios eleitorais iniciam convocação de mesários para as eleições de outubro

10/07/2024


  TRE-RN deve convocar 31.372 mesários para as eleições deste ano (Foto: Reprodução)

 

Os cartórios eleitorais começaram a nomear mesárias e mesários de todo o Estado, a partir desta terça-feira, dia 9 de julho. As nomeações poderão ser realizadas até o dia 7 de agosto, por meio de carta convocatória, enviada via whatsapp, Correios ou oficial de justiça.

As datas foram estabelecidas em edital, segundo a Resolução TSE 23.737/2024. No entanto, caso haja necessidade, as convocações ainda podem ocorrer até a véspera do pleito.

No Rio Grande do Norte, 31.372 mesários devem ser convocados para atuar nas 7.843 seções eleitorais. Cada seção tem até 4 mesários, onde um atua como presidente de mesa, outro como secretário e outros dois como mesários 1 e 2.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

MARÉ MÓVEIS TOUROS - OPERAÇÃO TÁ COM TUDO

10/07/2024


Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Educação

Câmara aprova Novo Ensino Médio e agora espera sanção de Lula

10/07/2024


                                          Foto: Getty Images/ Junior Pereira

 

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (9/7), em votação simbólica, o Projeto de Lei (PL) nº 5.230/2023, que trata das diretrizes do Novo Ensino Médio. A proposta já foi aprovada no Senado Federal e agora segue para sanção presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No Senado, a relatora da proposta, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), incorporou o espanhol como disciplina obrigatória. No entanto, o relator na Câmara, Mendonça Filho (União Brasil-PE), retirou a exigência do estudo da língua espanhola no ensino médio.

Para Mendonça Filho, é necessária uma adequação orçamentária nas escolas públicas para tal medida. Diante da dificuldade financeira, a língua espanhola é inserida como adicional, a depender da disponibilidade da instituição de ensino.

Inicialmente, a Professora Dorinha definiu em 2,2 mil horas a carga horária para disciplinas obrigatórias. Todavia, depois de articulação com o Ministério da Educação (MEC), a carga horária retornou para 2,4 mil horas divididas entre os três anos do ensino médio, assim como foi aprovada na Câmara dos Deputados.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Prefeito de João Câmara anuncia construção do segundo galpão do Polo Textil do município

10/07/2024


             Obra de construção dos galpões do Polo Têxtil – Fotos: reprodução

 

O prefeito Manoel Bernardo esteve realizando visita as obras de construção dos galpões que farão parte do ‘Polo Têxtil‘ de João Câmara que está sendo erguido no terreno da antiga Associação Cultural e Desportiva Baixaverdense – ACDB. A obra está orçada em R$ 277.290,19 com prazo de conclusão de 120 dias

Na ocasião o prefeito Manoel Bernardo anunciou o início da construção do segundo galpão do Polo Têxtil. O primeiro já está com sua parte de alvenaria bastante adiantada. “Estamos empolgados em anunciar a construção do segundo galpão têxtil. Este é mais um passo significativo no fortalecimento de nossa economia local e na geração de empregos para nossa comunidade”, disse o prefeito Manoel.

“Este projeto representa um grande avanço para nossa cidade, trazendo novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Estamos comprometidos em continuar investindo na infraestrutura e na capacitação de nossos trabalhadores, transformando nosso polo têxtil em uma referência no setor”, concluiu.

Essa publicação é um oferecimento

LOJAS MG

Esporte

Dorival projeta Seleção Brasileira com Neymar e Estêvão em próxima convocação

09/07/2024


 

Dorival Júnior já pensa na próxima convocação da Seleção Brasileira, e os nomes de Neymar e Estêvão podem pintar como novidades em relação à equipe da Copa América. Em entrevista ao portal ge, o técnico do Brasil projetou a próxima lista de convocados e comentou a situação dos atacantes de Al-Hilal e Palmeiras, respectivamente.

"Olha, é tudo que nós estamos trabalhando. Para que o protagonismo se divida. Estamos procurando fazer com que todos nós chamemos um pouco mais da responsabilidade para que ali na frente o Neymar possa complementar ou completar tudo isso. Nós precisamos fazer com que o Neymar tenha tranquilidade para poder jogar dentro das suas melhores condições. Que ele busque ser mais uma peça, naturalmente, porque é um jogador muito importante, diferenciado, acima da média", disse Dorival.

A expectativa é que Neymar já esteja de volta aos gramados e atuando pelo Al-Hilal na data da próxima convocação da Seleção Brasileira, que enfrentará Equador e Paraguai em setembro, em jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Quem também pode ganhar oportunidade com Dorival Júnior é o jovem Estêvão, destaque do Palmeiras no Brasileirão.

"O Estevão é um menino que no momento da convocação ainda não era titular da Sociedade Esportiva Palmeiras, hoje já vive um momento diferente. Todos serão observados, todo jogador brasileiro, em qualquer parte do mundo, vem sendo observado. Nós não paramos. Esse trabalho é um trabalho contínuo. É um trabalho delicado, minucioso, para que ele não erre. Eu acho que a maioria dos jogadores que foram convocados aí tiveram a aceitação de um modo do público. Nós estamos sendo bem criteriosos em tudo isso. Saímos de uma Copa América fortalecido, eu garanto isso - comentou o treinador do Brasil.

Dorival Júnior assumiu o comando da Seleção Brasileira em janeiro deste ano e fez sua estreia em março, com amistosos na Europa. Desde então, são oito partidas do técnico à frente da equipe, com três vitórias e cinco empates - o último deles contra o Uruguai, que terminou em eliminação nos pênaltis nas quartas de final da Copa América.

 

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Cidadania

31 mil mesários devem ser convocados hoje para eleições municipais em todo o RN

09/07/2024


 

Os cartórios eleitorais começarão a nomear mesárias e mesários de todo o Estado, a partir desta terça-feira, dia 9 de julho. As nomeações poderão ser realizadas até o dia 7 de agosto, por meio de carta convocatória, enviada via whatsapp, Correios ou oficial de justiça. As datas foram estabelecidas em edital, segundo a Resolução TSE 23.737/2024. No entanto, caso haja necessidade, as convocações ainda podem ocorrer até a véspera do pleito.

No Rio Grande do Norte, 31.372 mesários devem ser convocados para atuar nas 7.843 seções eleitorais. Cada seção tem até 4 mesários, onde um atua como presidente de mesa, outro como secretário e outros dois como mesários 1 e 2. Os eleitores chamados para trabalhar no pleito deverão confirmar a recepção da mensagem e terão cinco dias para aceitar ou contestar a chamada. Por se tratar de serviço obrigatório, a dispensa só poderá ser concedida em casos excepcionais.

 

Treinamento 

 

Cada uma das 60 zonas eleitorais estabelece suas datas e modalidades de treinamento, escolhendo fazer ou não, o treinamento com todos os mesários. Na carta convocatória os mesários receberão as informações referentes ao treinamento. 

É importante, portanto, que o eleitor verifique se o seu endereço está atualizado no cartório eleitoral para que a convocação seja efetivada. No caso dos voluntários, a nomeação será enviada para os canais de contato informados no momento da inscrição.

 

Funções do mesário 

 

Nas eleições, o voluntário mesário fica encarregado de desenvolver algumas funções para o bom funcionamento das eleições, como:

 

Orientar os eleitores na fila e verificar se pertencem àquela seção, conferindo seus documentos.

Controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção.

Verificar o correto preenchimento do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Verificar se o eleitor, ao sair, recebeu o documento de identificação e o comprovante de votação.

Distribuir aos eleitores, às 17 horas, as senhas de entrada.

Cumprir as demais obrigações que lhe forem atribuídas.

O mesário também possui alguns benefícios pela sua participação e contribuição nas eleições como vale refeição no valor de R$60,00, prioridade em concursos públicos (quando previsto em edital) e dias de folga no trabalho. 

Todo eleitor com mais de 18 anos pode se candidatar, desde que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Essa consulta pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após se inscrever para atuar como mesária ou mesário, a pessoa passa a fazer parte de uma lista. Assim, quando houver necessidade, quem se candidatou será convocada ou convocado pela respectiva zona eleitoral.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

João Câmara: Em questão de minutos o vereador Amistrong mostra a verdade sobre os assadores de castanha na RN120

09/07/2024


             Vereador Amistrong Bezerra – foto: reprodução/blognetinhofaustinojc

 

João Câmara: Dando um exemplo de boa oratória e de um grande desmonte de narrativa, o vereador amistroing desmontou na sessão desta segunda-feira(08) uma narrativa criada pelos opositores.

Em vários grupos de whatsapp o assunto tomou conta das redes sociais, a narrativa levantada por meia dúzia de pessoas desinformadas. Falava-se que o prefeito Manoel tinha MANDADO perserguir os assadores de castanhas que ficam as margens da RN 120, até o vereador líder da situação trazer um documento a tona que não era do conhecimento da população.

O requerimento de autoria da vereadora da aposição Lana Leite solicita que o prefeito mande os orgãos competentes fiscalizar os trabalhadores. veja o que diz:

 

Requerimento: Nº 628_2023

 

Exm° Senhor Presidente da Câmara Municipal – Vereador Gilberto Honorato

 

A vereadora que abaixo subscreve no desempenho de seu mandato e de acordo com as prerrogativas que lhe são pertinentes no art. 83 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requer que o presente requerimento após a tramitação regimental e ouvido o Plenário seja encaminhado ao Ilm.®? Sr. Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambien-te, Pecuária e Recursos Hídricos para a seguinte providência:

Que seja realizada uma vistoria nas imediações do Abatedouro Público, onde está havendo queima de castanha com frequência, provocando, assim, problemas de saúde (respiratórios) para populares do bairro Vila Verde.

 

JUSTIFICATIVA EM PLENÁRIO

Sala das Sessões “Severino Honorato”, da Câmara Municipal de João Câmara, aos 18 dias de setembro de 2023.

 

Parlamentar proponente:

LANA LEITE

VEREADORA/PSB

 

Clique no link abaixo e veja o vídeo

 

https://www.instagram.com/reel/C9M1_UpxV5o/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

Fonte: Blog Netinho Faustino

Essa publicação é um oferecimento

LOJAS MG

Política

Isenção do Imposto de Renda sobre pensão alimentícia deve ser votada no Senado

09/07/2024


 

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado deve votar nesta terça-feira (9) o projeto de lei que isenta o imposto de renda sobre pensão alimentícia. O objetivo é pacificar a questão após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que considerou inconstitucional a cobrança. A proposta é discutida em caráter terminativo no colegiado e, portanto, caso seja aprovada e não haja recurso, vai direto para análise da Câmara dos Deputados.

O autor da proposta, senador Fabiano Contarato (PT-ES), justifica que cabe ao Congresso “conformar a legislação do IR à nova realidade”, referindo-se à decisão do STF. O ministro da Suprema Corte Dias Toffoli relatou o caso e interpretou que o recebimento de renda ou de provento de qualquer natureza pelo alimentante, dos quais ele retira a parcela a ser paga ao credor dos alimentos, já configura, por si só, fato gerador do imposto de renda.

“Desse modo, submeter os valores recebidos pelo alimentado a título de alimentos ou de pensão alimentícia ao imposto de renda representa nova incidência do mesmo tributo sobre a mesma realidade”, completou o magistrado.

A proposta recebeu parecer favorável do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). “A matéria é meritória, pois, como bem argumentou o senador Fabiano Contarato, trata-se de atualizar a legislação do imposto de renda e coibir qualquer possibilidade de interpretação equivocada sobre o tema”, alegou.

 

 

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Lula se reúne com Luis Arce nesta terça em Santa Cruz de la Sierra

09/07/2024


 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira (9) com o presidente da Bolívia, Luis Arce. O encontro está previsto para as 10h (horário local) na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, onde Lula desembarcou na noite dessa segunda-feira (9).  Antes, os dois presidentes participaram da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, onde Arce formalizou a adesão da Bolívia ao bloco.

Esta é a primeira vez que Lula visita o país vizinho neste terceiro mandato. Já o presidente da Bolívia esteve no Brasil quatro vezes ao longo do último ano. A reunião restrita entre Lula e Arce será seguida de reunião ampliada com autoridades e parte da delegação brasileira que está na Bolívia. Depois, Lula participa de cerimônia de assinatura de atos e faz declaração conjunta à imprensa.

Entre os temas a serem tratados nos encontros, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), estão o combate ao tráfico de pessoas e ao narcotráfico; o acesso de brasileiros que vivem no país vizinho aos serviços de saúde pública; uma possível mudança de cota na usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira; e a construção de uma ponte binacional em Guajará-Mirim (RO).

Na parte da tarde, o presidente brasileiro participa de encontro com empresários. “A visita reforça a proximidade de laços entre os dois países e faz parte do esforço brasileiro na reconstrução das relações bilaterais”, destacou a Secom.

“Depois de participar da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, cheguei a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde fui recebido por lideranças de movimentos sociais. Queremos fortalecer as relações entre nossos países e também a integração regional”, escreveu Lula em seu perfil na rede social X.

Essa publicação é um oferecimento

LOJAS MG

Luto

Filho do cantor Zé Vaqueiro morre aos 11 meses

09/07/2024


 

Arthur, terceiro filho de Zé Vaqueiro e sua mulher, Ingra Soares, morreu aos 11 meses de idade. A notícia foi divulgada pelo casal em seus respectivos Stories do Instagram, na madrugada desta terça-feira (9). O menino nasceu com uma malformação congênita causada pela síndrome da trissomia do cromossomo 13, também chamada de síndrome de Patau.

“Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós. Ingra e José Jacson”, dizia o comunicado.

Arthur ficou internado na UTI de um hospital em Fortaleza (CE) desde o parto, no dia 23 de julho, até 16 de maio, quando foi para casa pela primeira vez. No dia seguinte (17), a influencer contou que ele tinha voltado para a UTI, após sofrer uma parada cardíaca.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Policial

Morador de rua é morto a pedradas no Alecrim, em Natal

09/07/2024


                                                     Foto: Vinicius Marinho

 

Um morador de rua foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (9) na frente de uma loja na Avenida Presidente Bandeira, no Alecrim, na Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi morta a pedradas.

O homem foi encontrado morto por volta das 5h30 por populares que passavam pela via, que fica em um dos principais centros comerciais da cidade.

Um outro morador de rua foi detido por policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar suspeito de ter cometido o crime. A vítima apresentava ferimentos na cabeça.O homem morto não havia sido identificado pelas autoridades até a atualização mais recente desta reportagem. Ele teve o corpo levado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para necropsia.

O caso vai ser investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Natal (DHPP).

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Esporte

Após polêmica nos pênaltis contra o Uruguai, Dorival rebate críticos

09/07/2024


 

A eliminação do Brasil para o Uruguai, pelas quartas da Copa América segue repercutindo. O treinador da Seleção Brasileira, Dorival Júnior falou, em entrevista ao GE, sobre a questão que fez com que as redes sociais caíssem em peso sobre o técnico: ter ficado fora da roda de jogadores, antes dos pênaltis.

“Achei um absurdo tudo o que fizeram. Em momento algum me questionaram a respeito de maneira mais direta… Nem sabia daquele assunto. Por uma foto, interpretaram de tal forma que parecia um absurdo de outro mundo. Então, eu preciso ter uma prancheta na mão com os nomes para passar um sentido de organização em cima de um grupo? Me desculpem, mas foi um absurdo o que fizeram, todas as polêmicas em cima de uma simples foto”, disse Dorival.

De acordo com Dorival, faltou respeito por parte de quem o criticou. O treinador reafirma que interpretaram as imagens de forma “leviana”.

“Aqueles que emitiram opinião deveriam pensar muito para falar de um profissional. Se não existe um respeito neste sentido, que me vejam como pai de família, profissional acima de tudo, que respeita tudo e todos, e aqueles que se dizem não me respeitaram. Lamento a situação, fico chateado, mas é uma situação passageira em cima de um profissional que já viveu muitos casos”.

O treinador da Seleção Brasileira garante que os jogadores estavam treinados, e para ele, aquele momento antes da disputa de pênaltis são para os jogadores. Por isso, ele se mantém afastado nesses momentos.

“Em todas as cobranças que eu participei, eu nunca entro naquela roda. […] No minuto final da partida, já definimos quais seriam os batedores. Geralmente, eu fico bem afastado. Se pegar imagem de outros jogos, podem acompanhar que não entro ali. O momento é do jogador. Dele para com ele. Eu não gosto de participar e evito, por ser o momento de tranquilidade e de lembrar tudo aquilo que você fez”, garante Dorival.

 

Com informações do Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Policial

Jovem acusado de matar a própria mãe por herança é preso após três anos foragido

09/07/2024


 

O jovem Bruno Eustáquio Vieira, acusado de matar a própria mãe, Márcia Lanzane foi preso nesta segunda-feira, 8, três anos após o crime, que aconteceu na casa da família em Guaruja, no litoral de São Paulo.

O assassinato foi cometido por interesse na herança e, desde então, ele estava foragido. Márcia foi morta em 21 de dezembro de 2020.

Segundo a Polícia Civil, a mãe e o filho entraram em luta corporal. Os dois chegaram a cair no chão, e o jovem ficou em cima dela. Ele apertou o pescoço da mãe e, em seguida, começou a dar socos nela.

Márcia parou de reagir, e Bruno a deixou no quarto. Na manha seguinte, o jovem acionou a polícia dizendo ter encontrado a mãe morta.

O caso foi investigado pela Delegacia Sede de Guarujá. O inquérito policial com o indiciamento foi concluído em 31 de maio de 2021 e encaminhado à Justiça. A prisão temporária de Bruno foi determinada pouco depois.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Educação

Governo do RN e Ministério das Comunicações entregam mais de 7 mil chips para estudantes

09/07/2024


 

A rede estadual de ensino recebeu nesta segunda-feira (8) mais de 7 mil chips de internet durante o lançamento do Programa Internet Brasil no Rio Grande do Norte. A cerimônia contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário nacional de telecomunicações, Hermano Tercius, e da secretária de Educação do estado, Socorro Batista, além de estudantes e escolas beneficiadas.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, a ação representa um importante passo para a democratização do acesso à internet e fortalecimento das ferramentas para os estudos. Ela ressaltou que a iniciativa fortalece o processo de modernização da rede estadual iniciado com o programa Geração Conectada.

“O programa Internet Brasil está chegando às escolas do Rio Grande do Norte, com mais de vinte e dois mil chips destinados este ano para as escolas da rede estadual. Nessa primeira etapa, mais de vinte escolas serão beneficiadas, com mais de sete mil chips sendo distribuídos. Isso significa garantir internet gratuita para vocês, não só na sala de aula, mas também em casa e onde quer que estejam. A inclusão digital é um pilar essencial para o desenvolvimento educacional, social e cultural dos nossos estudantes”, disse a chefe do Executivo estadual.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre os Ministérios das Comunicações (MCom), da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). O programa é destinado a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que estejam cursando o ensino fundamental ou médio.

A chefe do Executivo estadual ainda destacou a importância do diálogo entre os governos estadual e federal para a concepção de projetos na área digital. “Estou muito feliz com isso, porque nos tempos de hoje, a escola não pode prescindir da inclusão digital. Não é mais possível viver sem acesso à internet. E na escola, o acesso à internet é fundamental”, detalhou.

Na solenidade de entrega de chips, que aconteceu em um hotel da Zona Sul de Natal, gestores e estudantes estiveram reunidos para receber os chips, que beneficiam 24 escolas estaduais, totalizando 7.158 chips distribuídos na primeira etapa. Até o final do programa, 89 escolas serão beneficiadas, totalizando 22 mil chips.

O secretário nacional de telecomunicações, Hermano Tercius, enfatizou a missão prioritária do Governo Federal em garantir que todos os estudantes tenham acesso à internet. “A importância desse chip é bem conhecida pelos professores, pois o aprendizado não se restringe à sala de aula. Precisamos fortalecer e consolidar o conhecimento adquirido na escola, em casa. Com esses chips, vocês poderão continuar os estudos em casa e fortalecer o aprendizado”, explicou.

A secretária estadual de Educação, professora Socorro Batista, destacou a importância do programa. “Esta iniciativa não apenas democratiza o acesso à informação, mas também proporciona aos nossos estudantes a oportunidade de se conectarem ao mundo digital de forma plena e igualitária. Estamos comprometidos em garantir que todos os estudantes tenham as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos. A inclusão digital é um passo essencial para a inclusão social, e estamos orgulhosos de fazer parte desta transformação”, pontuou a secretária.

Os chips de internet oferecem pacotes de dados de 20GB mensais, permitindo que os alunos acessem a internet fora do ambiente escolar. Este acesso contínuo possibilita um aprendizado mais amplo e o uso de recursos educacionais online, fortalecendo a educação digital e reduzindo a desigualdade no acesso à informação.

Segundo Hermano Tercius, o programa Internet Brasil vai distribuir 150 mil chips em todo o Brasil. “O programa incentiva essa inclusão digital para toda a família, permitindo acesso a serviços públicos, como telemedicina, além da educação. Usem o chip da melhor maneira possível e aproveitem essa oportunidade”, asseverou.

Além da entrega dos chips, os gestores das escolas participaram, na última semana, de um workshop promovido pela SEEC com técnicos do Ministério das Comunicações, que teve como objetivo orientar sobre a distribuição e a operacionalização dos chips nas escolas.

Os alunos beneficiados comemoraram o acesso aos chips de internet. “É uma ação fantástica, pois permite que tenhamos acesso à internet e continuemos estudando de onde estivermos. Vai fazer muita diferença em nosso dia a dia”, disse Karolaine Silva, estudante da escola estadual João Tibúrcio. Para Alice Kelli Souza, aluna da escola Senador Dinarte Mariz, o instrumento vai permitir que ela amplie as pesquisas escolares e o conhecimento. “Gosto muito de biologia, de ciência, e o chip vai me ajudar a fazer pesquisas, ler e estudar mais. É uma ferramenta essencial para a vida do estudante”, comentou.

 

Geração Conectada

 

Com investimento de R$ 77 milhões pelo Governo do Rio Grande do Norte, o projeto Geração Conectada está inserido no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e abrange a implantação de internet na rede estadual de educação e a distribuição de equipamentos, como os Chromebooks.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o programa visa levar 100% de conectividade para todas as escolas da rede estadual. “Nós levamos o Wi-Fi e a internet para todas as escolas da rede estadual. A inclusão digital, sem dúvida nenhuma, é um pilar fundamental e essencial para o desenvolvimento educacional, social e cultural dos nossos estudantes”, pontuou.

Por meio do programa, o Governo do RN instalou internet banda larga em 586 unidades escolares, contemplando a prestação dos serviços contínuos de telecomunicações, incluindo implantação, operacionalização, gestão e manutenção da rede Wi-Fi, fornecendo equipamentos, capacitação para professores, gerenciamento e suporte.

Participaram da solenidade de lançamento do Programa Internet Brasil no Rio Grande do Norte diversas autoridades, incluindo Hermano Tercius, secretário nacional de telecomunicações; Olga Aguiar, da Secretaria de Mulheres, Juventude, Igualdade e Direitos Humanos; Irís Oliveira, da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social; Cleonice Kozerski, secretária adjunta da SEEC; Flaubert Torquato, subsecretário da SEEC; Márcia Maia, presidente da AGN; Gabriel Medeiros, subsecretário da Juventude; a deputada Divaneide Basílio; Henrique Paim, diretor da Fundação Getúlio Vargas; Adriana Torquato, representante da PGE; Coronel Soraya, representando a Patrulha Maria da Penha; Lilian Mireli, presidente da UMES; e o professor José Firmino, coordenador do Internet Brasil na SEEC.

 

ANNA RUTH DANTAS

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Luto

Ciclista de 87 anos morre atropelado por um carro no Oeste do RN

09/07/2024



 

Um ciclista de 87 anos morreu atropelado na RN 015, que liga os municípios de Mossoró e Baraúna. O caso foi registrado nas primeiras horas dessa segunda-feira (8). O motorista do carro envolvido no acidente fugiu sem prestar socorro.

A vitima foi identificada como Francisco Alves de Assis e o corpo dele foi encontrado por populares às margens da rodovia estadual.

Informações do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) dão conta que o acidente foi registrado por volta das 6h30.

O corpo foi levado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que confirmou que o idoso sofreu múltiplas fraturas no corpo, além de traumatismo craniano. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Economia

Gasolina deve ficar R$ 0,15 mais cara nos postos após reajuste nas refinarias

09/07/2024


 

O litro da gasolina poderá ficar R$ 0,15 mais caro nos postos do país, com reajuste do combustível nas refinarias anunciado pela Petrobras, após 11 meses sem aumento. A estimativa é da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).

O valor para as distribuidoras teve aumento de R$ 0,20 (7,12%) a partir desta terça-feira (9). O gás de cozinha também teve reajuste de R$ 3,10 (9,81%). Com isso o litro do combustível passa para R$ 3,01 nas refinarias e o do botijão de 13 kg, R$ 34,70 para as distribuidoras.

Mas o aumento para os consumidores da gasolina, que tem 27% de etanol em sua composição, não é imediato, dependendo de cada posto de combustível. De acordo com o último levantamento publicado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil), realizado na última semana de junho, o preço médio da gasolina na bomba era de R 5,86. Com o aumento, deverá atingir R$ 6,01.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Cidadania

Senac abre mais de 3.500 vagas para bolsas em cursos EAD

09/07/2024


 

O Senac abre inscrições nesta terça-feira (09) para bolsas de estudo em cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância – EAD. São 86 cursos disponíveis, totalizando 3.598 vagas em diversas áreas. As capacitações possuem carga horária que pode variar de 20 até 240 horas.

Interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro acessando o site do Senac RN (www.rn.senac.br). As inscrições são limitadas ao número de vagas disponíveis para cada capacitação.

Os cursos de aperfeiçoamento são de início imediato, em que o candidato realiza a inscrição e já pode iniciar o curso. Já as capacitações voltadas para qualificação possuem cronograma de oferta com data de início a ser informada após processo de inscrição.

Essa publicação é um oferecimento

LOJAS MG

Política

Saiba prazo para registro de candidaturas nas eleições municipais

08/07/2024


 

Com a proximidade das eleições municipais, os partidos políticos poderão realizar as suas convenções a partir do dia 20 de julho. Na ocasião, os pré-candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em cada um dos municípios brasileiros.

As legendas terão até o dia 5 de agosto para concluir suas escolhas dentro das convenções, podendo registrar os nomes na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto, sem prorrogações.

Já a propaganda eleitoral terá início no dia 16 de agosto nas ruas e nas redes sociais. Antes disso, o candidato que realizar qualquer tipo de publicidade para ganho político no pleito poderá ser punido, conforme legislação.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

Governo anuncia ‘pente-fino’ em 800 mil benefícios temporários do INSS

08/07/2024


 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (5) que o governo fará um “pente-fino” em benefícios previdenciários temporários, como o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), a partir de agosto deste ano.

Segundo ele, há uma previsão de que esse tipo de revisão aconteça a cada dois anos. Entretanto, no caso dos benefícios temporários, o processo não era realizado desde 2019.

A meta é checar a validade dos benefícios que estão vigentes há mais tempo.

O ministro explicou, posteriormente, que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial, pois alguns casos serão resolvidos somente com o cruzamento de dados cadastrais. De acordo com ele, não haverá uma convocação automática de todos os beneficiários para essa revisão, o que, se implementado, geraria filas nos postos de atendimento. Ele explicou que o processo será gradativo.

 O objetivo do governo é abrir espaço no orçamento para os gastos livres dos ministérios, pressionados por conta do limite do arcabouço fiscal, a nova regra para as contas públicas, e também tentar cumprir a meta de zerar o rombo das contas do governo neste ano.

Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que, por conta do arcabouço fiscal, a regra para as contas públicas, será necessário fazer um bloqueio de R$ 25,9 bilhões em gastos.

1,36 milhão de benefícios temporários

Em maio deste ano, segundo números do Ministério da Previdência Social, o estoque (número total) de benefícios temporários (incapacidade administrativa e análise administrativa) em vigor somava 1,36 milhão.

A iniciativa se soma a outras revisões de cadastro que o governo vem fazendo nos últimos meses, como a de beneficiários do Bolsa Família e de benefícios permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Com informações do G1

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Economia

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões

08/07/2024


 

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2746 da Mega-Sena, sorteadas em São Paulo neste sábado (06/07). O próximo sorteio ocorre na quarta-feira (10) e o prêmio estimado é de R$ 9 milhões.

 

As dezenas sorteadas foram: 22 – 27 – 30 – 43 – 51 – 56

 

Trinta e cinco apostas acertaram cinco dezenas e recebem prêmio de R$ 63.470,58. Já 2.485 apostas acertaram quatro dezenas e receberão R$ 1.277,07.

A Milionária não teve acertador e seu prêmio, acumulado, chegou a R$ 239 milhões. O sorteio também será na próxima quarta-feira.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Primeira páginaAnterior Próxima Última página