Policiais Militares do GTO de Touros prendem suspeitos com droga no distrito Vila Assis
04/11/2025

Foto: reprodução/Touros Urgente
Na manhã do último domingo (02/11), policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) da cidade de Touros realizaram a prisão de suspeitos por tráfico de drogas no distrito de Vila Assis.
Durante patrulhamento de rotina, a equipe abordou indivíduos em atitude suspeita e, durante a revista, encontrou certa quantidade de substâncias semelhantes à maconha, além de porções de cocaína e crack.
Todo o material apreendido, juntamente com os suspeitos, foi encaminhado à Delegacia de Plantão para a realização dos procedimentos cabíveis.
Com informações do tourosurgentern
Essa publicação é um oferecimento
McLaren pilotada por Senna em vitória épica será leiloada
04/11/2025

Um dos carros pilotados por Ayrton Senna durante a conquista do tricampeonato de Fórmula 1 em 1991 será leiloado. O modelo McLaren MP4/6 foi anunciado em uma casa de leilão com lance inicial de US$ 12 milhões (cerca de R$ 64,6 na cotação atual).
A informação é do portal Metrópoles. O carro foi utilizado por Senna no Grande Prêmio do Brasil, disputado em março de 1991. O piloto venceu a corrida de forma épica naquela ocasião: com problemas em todas as marchas, ele conquistou a vitória mesmo sob forte chuva.
O MP4/6 ficou mais de 30 anos sob posse da McLaren até ser vendido em 2020. Quem adquirir o modelo, receberá um certificado de autenticidade do veículo como uma peça histórica.
Essa publicação é um oferecimento
Presidente da Confederação da Pesca e Aquicultura preso na CPMI do INSS chama decisão de injusta e diz ter sido liberado após depoimento
04/11/2025

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, afirmou, por meio de nota, que considera “injusta e desnecessária” a decisão que determinou sua prisão em flagrante na madrugada desta terça-feira (4), após prestar depoimento à CPMI do INSS. Segundo a assessoria jurídica da entidade, ele foi liberado logo em seguida.
Abraão foi detido por ordem do presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que o acusou de falso testemunho durante a sessão. O parlamentar alegou que o depoente “mentiu reiteradas vezes” e tentou esconder irregularidades envolvendo a confederação, uma das entidades investigadas por aplicar descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
Na nota divulgada nesta terça, a defesa afirma que Abraão respondeu aos questionamentos dentro das garantias constitucionais e que possuía direito de permanecer em silêncio, conforme habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal. O texto diz ainda que o dirigente “se comportou colaborativamente” e prestou todos os esclarecimentos solicitados pela CPMI.
O presidente da CBPA reiterou que continua à disposição da Justiça e das autoridades competentes e prometeu entregar documentos que comprovariam “a plena regularidade da atuação da confederação e de sua gestão”. A entidade, segundo investigações da Polícia Federal e da CGU, movimentou mais de R$ 220 milhões em valores considerados indevidos entre 2023 e 2025.
Confira a nota
O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln, informa que como testemunha, prestou os esclarecimentos requeridos sob orientação jurídica à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), mesmo possuindo o direito constitucional de permanecer em silêncio, conforme Habeas Corpus deferido pelo STF.
Diante disso, Abraão Lincoln recebeu com profunda indignação e perplexidade a decisão que determinou sua prisão em flagrante, medida que considera injusta, desnecessária, e afronta princípios básicos de justiça. Abraão Lincoln, ressalte-se, se comportou colaborativamente dentro de suas garantias constitucionais, durante a exaustiva sessão de depoimento. Cumpre-se informar que mesmo diante de flagrante injustiça, foi liberado imediatamente, demonstrando o reconhecimento de que não houve qualquer prática ilícita.
O presidente da CBPA reafirma e ressalta que permanece à disposição da Justiça e das autoridades competentes, e que, como declarou na CPMI, coloca à disposição toda a documentação pertinente capaz de comprovar a plena regularidade da atuação da CBPA e de sua gestão à frente da Confederação.
Acrescenta que acredita na manutenção da verdade e na justiça praticada com equilíbrio e respeito às normas legais.
Brasília/DF, 04 de novembro de 2025.
Assessoria Jurídica
Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura – CBPA
BG
Essa publicação é um oferecimento
RN tem quase 3.200 pessoas em situação de rua, sendo quase 2.000 só em Natal
04/11/2025

Reprodução
O Rio Grande do Norte tem 3.193 pessoas em situação de rua. Desse total, 1.978 estão em Natal – o equivalente a 62%. Em números absolutos, o Rio Grande do Norte é o 5º estado do Nordeste com maior contingente de pessoas vivendo na rua. Em todo o País, está na 18ª colocação. Considerando apenas capitais, Natal está na 17ª posição no País e em 6º lugar em âmbito regional.
O número vem crescendo desde o início da pandemia de Covid-19. Em 2020, o RN tinha 1.597 pessoas em situação de rua, enquanto Natal possuía 898, segundo os registros oficiais. Ou seja, em cinco anos, a quantidade de pessoas sem lugar para morar dobrou no Estado e mais que dobrou na capital potiguar (120%).
Os números foram divulgados no último sábado 1º e fazem parte de um levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os dados mais recentes se referem a outubro de 2025 e foram coletados no Cadastro Único (CadÚnico), que centraliza os registros de assistência social a partir dos municípios.
Em todo o País, o levantamento mostra que, em outubro, eram 358.553 pessoas vivendo na rua. O número representa um aumento de 8,5% em relação ao total registrado em 2024, que era de 327.925. A cidade de São Paulo lidera o ranking, com mais de 99 mil pessoas em situação de rua. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com mais de 23 mil, e Belo Horizonte, com cerca de 15.300.
Em nota, o Observatório destacou a necessidade de ampliar políticas públicas voltadas à moradia, alimentação e acesso a direitos básicos. A entidade também cobrou maior transparência dos governos locais e federal na divulgação dos dados. “O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população”, afirma o comunicado.
Em entrevista à rádio CBN, o coordenador do Observatório da UFMG, André Luiz Freitas Dias, disse que, entre os fatores que explicam esse cenário, estão a precarização do trabalho e da moradia.
“Compreendemos que esse crescimento precisa ser analisado a partir da ausência e insuficiência histórica de políticas públicas estruturantes, como a moradia, a precarização das condições de vida e de trabalho, mas também a partir de uma análise das emergências climáticas e dos deslocamentos forçados em curso no Brasil, na América Latina e em outros continentes”, afirma.
Natal vai contratar novos profissionais para ampliar assistência
Em outubro, a Prefeitura do Natal abriu uma seleção pública para contratar uma organização da sociedade civil (OSC) que vai atuar na área de assistência social. De acordo com a gestão municipal, o objetivo com a contratação é reforçar o quadro de funcionários e assim ampliar as ações de assistência – especialmente a pessoas em situação de rua.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Nina Souza, a nova equipe permitirá atuação 24 horas, com foco em abordagens noturnas e enfrentamento da exploração infantil em regiões como a praia de Ponta Negra.
Segundo o edital de chamamento, publicado no Diário Oficial do Município, a OSC contratada terá que disponibilizar 79 profissionais para atuar em equipamentos da assistência social de alta e média complexidade. A demanda é por auxiliares de cuidadores, motoristas, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais e supervisores de campo.
A Prefeitura prevê investir R$ 3,2 milhões na contratação – que terá validade de um ano, podendo ser prorrogada. A expectativa é que o contrato seja firmado em dezembro, após o cumprimento de etapas burocráticas.
Estrutura de acolhimento
Atualmente, a Prefeitura do Natal disponibiliza uma ampla rede de serviços voltados à população em situação de rua, assegurando assistência, acolhimento e oportunidades de reintegração social.
Entre os serviços oferecidos, está o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, são oferecidas refeições, serviços de banho, lavagem de roupas, orientação jurídica, encaminhamento para a rede de saúde, atendimento psicossocial, encaminhamento para emissão de documentos pessoais e inclusão em programas como o Bolsa Família.No ano passado, o Centro Pop realizou uma média de quase 300 atendimentos por mês.
Outro importante serviço é o Albergue Noturno, que funciona diariamente das 18h às 6h, oferecendo acolhimento e alimentação para quem busca um lugar seguro para dormir. Já a Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua, que funciona 24 horas, proporciona abrigo e atendimento especializado.
Outro diferencial da atuação da Prefeitura, segundo a gestão municipal, é o foco na qualificação profissional. Por meio do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), pessoas em situação de rua têm acesso a cursos que abrem portas para novas oportunidades.
Além disso, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) monitoram diariamente as quatro regiões da cidade, mapeando as demandas e encaminhando as pessoas em situação de vulnerabilidade para os serviços disponíveis.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Seleção Brasileira: veja a lista de convocados para jogos contra Senegal e Tunísia
03/11/2025

O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira (3), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro, a lista de convocados do Brasil para os amistosos contra Senegal e Tunísia.
A informação é da CNN. A Seleção Brasileira enfrenta os senegaleses no próximo dia 15, no Emirates Stadium, em Londres, e os tunisianos no dia 18, na Decathlon Arena, em Lille.
Estas serão as duas últimas partidas da equipe nacional em 2025.
Desde que estreou em junho deste ano, o técnico italiano esteve à frente da Seleção em seis jogos, com 3 vitórias, 2 derrotas e 1 empate — aproveitamento de 55,5%.
Na última Data Fifa, o Brasil goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, em Seul, mas foi derrotado pelo Japão por 3 a 2, de virada, em Tóquio, na primeira derrota brasileira para os nipônicos na história.
Veja os convocados para os amistosos contra Senegal e Tunísia
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Fenerbahçe) e Hugo Souza (Corinthians)
- Laterais: Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Monaco), Luciano Juba (Bahia), Danilo (Flamengo), Wesley (Roma) e Paulo Henrique (Vasco)
- Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG)
- Meios-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (West Ham)
- Atacantes: Estevão (Chelsea), João Pedro (Chelsea), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Vitor Roque (Palmeiras)
Essa publicação é um oferecimento
Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina
03/11/2025

Foto: Reprodução
Lô Borges, um dos nomes mais importantes da MPB e um dos fundadores do Clube da Esquina, morreu nesse domingo (2/11), aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Unimed, de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (3/11), em nota enviada à imprensa.
O músico foi internado em 17 de outubro após passar por intoxicação de medicamentos em casa. Ele precisou ser levado ao hospital às pressas.
Carreira
Com mais de 20 álbuns lançados ao longo da carreira de mais de 50 anos, Lô Borges foi responsável por compor músicas como Trem Azul, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, Para Lennon e McCartney, Trem de Doido e muitos outros sucessos que marcaram o gênero.
Ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, do irmão, Márcio Borges, e outros artistas mineiros, Lô Borges fundou o movimento que revolucionou a MPB à época. Ele também foi um dos principais compositores dos álbuns Clube da Esquina (1972), considerado em 2022 como o melhor álbum brasileiro da história; e Clube da Esquina 2 (1978).
Nascido em 1952, em Belo Horizonte, Salomão Borges Filho começou a tocar violão depois de conhecer os sucessos dos Beatles e deu início à carreira musical após incentivo do parceiro de composição, Milton Nascimento. Com o sucesso do primeiro álbum do Clube da Esquina, partiu para a carreira solo.
Em 1972, lançou o primeiro projeto, Disco do Tênis, e depois Via Láctea, que fez sucesso entre os críticos. Foram desses trabalhos que vieram alguns de seus maiores sucessos, como Equatorial e Ventos de Maio.
Dedicado à música e às composições, Lô Borges nunca se casou e não teve filhos. O artista, no entanto, conquistou o carinho dos fãs e o respeito dos demais músicos do gênero ao longo dos anos.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Lula assina decreto de GLO para Forças Armadas atuarem na segurança no Pará durante a COP30
03/11/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para os municípios de Belém, Altamira e Tucuruí (PA). A medida, solicitada pelo governador Helder Barbalho (MDB), será válida de 2 a 23 de novembro.
Operação integrará quase 20 mil agentes de segurança
7 mil militares das Forças Armadas,
2.500 policiais Federal e Rodoviária Federal,
e 10 mil agentes das forças estaduais e municipais.
O monitoramento será feito em tempo real pelo Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR) e pela Central de Escolta, sediados na Secretaria de Segurança Pública do Pará.
Objetivo é proteger estruturas e eventos da COP30
Segundo o governo estadual, a medida não tem relação com a operação no Rio de Janeiro, mas com os preparativos para a COP30 e a Cúpula de Líderes, que acontecerão em Belém e devem reunir mais de 50 chefes de Estado e 140 delegações estrangeiras.
Altamira e Tucuruí foram incluídas por abrigarem infraestruturas críticas, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos e estações de tratamento de água.
Essa publicação é um oferecimento
Daniel Rocha é o novo técnico do Santa Cruz de Natal para a temporada 2026
03/11/2025

Foto: Comunicação- Floresta
O Santa Cruz de Natal acertou a contratação do técnico Daniel Rocha para comandar a equipe na temporada 2026. O treinador chega ao Tricolor após passagem pelo Foz do Iguaçu, do Paraná.
Daniel Rocha, que também possui experiências em clubes do Nordeste, assume o Santa com a missão de conduzir o projeto de reestruturação e competitividade do clube para o Campeonato Potiguar 2026. O novo comandante chega acompanhado de parte de sua comissão técnica e deve iniciar os trabalhos de pré-temporada ainda neste mês, em Natal.
A diretoria do Santa Cruz de Natal aposta na escolha de Daniel com atributos de um perfil jovem, estudioso e identificado com a metodologia moderna de futebol. O clube pretende fortalecer o elenco e buscar uma campanha sólida no estadual, mirando o retorno às competições nacionais.
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Coronel Hélio pré-candidato ao Senado em 2026, visita São Gonçalo do Amarante ao lado de Gabi, pré-candidata a deputada federal e o dep. estadual Dr. Kerginaldo
03/11/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Nova ambulância reforça atendimento de saúde em Ipanguaçu graças à emenda de Ubaldo
03/11/2025

.jpeg)

.jpeg)
O município de Ipanguaçu recebeu, no último sábado (1º), uma nova ambulância que irá reforçar o atendimento de urgência e emergência na rede municipal de saúde. A conquista é resultado da emenda parlamentar do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB).
O novo veículo chega para garantir mais agilidade, segurança e dignidade aos pacientes, fortalecendo a estrutura da saúde municipal e ampliando a capacidade de resposta em situações que exigem rapidez e eficiência e é fruto de solicitação do vice-prefeito Dr. Thales Marinho e do vereador Paulinho, demonstrando o compromisso conjunto com a melhoria dos serviços públicos e o bem-estar da população desta cidade.
Durante a solenidade de entrega, o deputado Ubaldo Fernandes destacou a importância de ver o resultado concreto do seu trabalho chegando à população: “Cada entrega como essa representa muito mais do que um veículo. Representa vidas que serão salvas, famílias que terão um atendimento mais digno e uma gestão pública que passa a contar com mais estrutura para cuidar do seu povo. É esse o sentido do nosso mandato: trabalhar com diálogo, união e compromisso para melhorar a vida das pessoas”.
Ubaldo reforçou ainda que continuará destinando recursos e fortalecendo parcerias com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o Rio Grande do Norte, para que mais cidades possam receber investimentos em saúde, infraestrutura e qualidade de vida. A entrega da ambulância em Ipanguaçu simboliza mais um passo importante de um mandato que segue presente nos municípios e comprometido com o desenvolvimento do Estado.
Essa publicação é um oferecimento
Pedro Filho participa do 42º Congresso de Mulheres da Igreja de Cristo em Parnamirim
03/11/2025

O vereador de Assu, Pedro Filho participou, na noite deste sábado (1º), do 42º Congresso de Mulheres da Igreja de Cristo, realizado na cidade de Parnamirim, sob organização do Pastor Joel. O evento contou com a presença de diversas caravanas e líderes religiosos vindos de várias cidades do Rio Grande do Norte, em uma celebração marcada pela comunhão, louvor e renovação espiritual.
Durante a programação, Pedro Filho teve a oportunidade de ministrar a palavra, compartilhando uma mensagem de fé, esperança e compromisso com os valores cristãos. A mensagem foi recebida com entusiasmo pelos presentes, fortalecendo o propósito do congresso de inspirar mulheres a viverem segundo os princípios do Evangelho.
“Foi uma noite abençoada na presença do Senhor, onde sentimos o mover de Deus entre o Seu povo. Também foi uma oportunidade de renovarmos nossa fé na busca por dias melhores para nossas famílias e nosso Estado”, destacou Pedro, que é pré-candidato a deputado federal.
Além da participação de Pedro Filho, o evento reuniu pastores e missionários de diversas congregações do estado, reforçando o espírito de fraternidade e a importância do papel da mulher nas atividades ministeriais.
Essa publicação é um oferecimento
Homem é preso após tentar levar menina de 9 anos para matagal
03/11/2025

Um homem foi preso na sexta-feira (31) em Tauá, no interior do Ceará, suspeito de tentar manter uma menina de 9 anos em cárcere privado após abordá-la na rua.
Menina pediu socorro em via pública e foi ajudada pela população local. De acordo com a Polícia Militar do Ceará, por volta das 11h40 um agente da PM foi informado de que uma menina pedia socorro em uma rua do Loteamento São Geraldo.
A menina relatou que, ao descer do ônibus escolar, foi abordada por um motociclista que tentou conduzi-la a uma área de vegetação e chegou a tentar tocá-la.
Ela conseguiu escapar e foi socorrida por pessoas que estavam próximas. Policiais foram até o local e encontraram a vítima em estado de “abalo emocional”.
Imagens de câmeras ajudaram a identificar o suspeito. Com base nas filmagens de segurança, os policiais visualizaram uma moto Honda Fan azul e um homem com as mesmas características descritas pela vítima. O nome dele não foi divulgado.
Suspeito foi localizado e preso no dia seguinte. Por volta das 11h de ontem, durante patrulhamento na BR-020, no bairro Alto Brilhante, os agentes encontraram o homem. Ele tentou resistir à abordagem, mas foi contido. O veículo usado no crime era o mesmo visto nas imagens.
Essa publicação é um oferecimento
Moraes conduz audiência com Cláudio Castro sobre megaoperação nesta segunda (03)
03/11/2025

Fotos: Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) para uma audiência com o governador Cláudio Castro (PL), em meio à repercussão da megaoperação policial que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão. O encontro ocorre às 11h, no Centro Integrado de Comando e Controle, e contará com a presença de autoridades da segurança estadual.
Moraes assumiu temporariamente a relatoria da ADPF das Favelas — ação que impõe regras às operações policiais em comunidades — após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Ele cobra um relatório completo da operação, com justificativas para o uso da força, número de agentes e armamentos empregados, além de informações sobre mortos, feridos e detidos.
O ministro também quer saber se o governo fluminense adotou medidas para prevenir abusos e garantir assistência às vítimas, como o uso de câmeras corporais, atuação pericial e envio de ambulâncias. A cobrança acontece após denúncias de letalidade e violações durante a ação, considerada a mais violenta da história recente do Rio.
De acordo com a CNN, Cláudio Castro afirmou a parlamentares que o encontro com Moraes será “técnico” e não “político”. Às 18h, o ministro também deve se reunir com o prefeito Eduardo Paes (PSD).
Com informações da CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Senac-RN abre curso gratuito para comerciantes em preparação para vendas de fim de ano; veja como participar
03/11/2025

O Senac Vendas abriu inscrições para o curso on-line "Tendências na Negociação em Vendas", uma capacitação gratuita voltada para comerciantes, microempreendedores e prestadores de serviços que desejam se preparar para o período de final de ano.
As inscrições ficam abertas até o dia 7 de novembro e são feitas no site www.rn.senac.br. A carga horária é de 15 horas.
O curso é uma das primeiras ações do Brilha Natal 2025, iniciativa do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac.
O curso será realizado no período de 10 a 14 de novembro na modalidade on-line e ao vivo, sempre no turno da noite.
A iniciativa, segundo o Senac, visa preparar os participantes para melhor entrega de seus produtos e serviços.
Como resultado, o Senac Vendas busca contribuir com a melhoria da qualidade e lucratividade, potencializando o comércio local, em especial durante o período de maior movimento na cidade, como os festejos de final de ano.
Senac Vendas - Capacitação online
Curso: "Tendências na Negociação em Vendas"
Modalidade: Online
Período: 10/11 a 14/11
Carga horária: 15 horas
Horário: 18h30 às 21h30, de segunda à sexta
Inscrições: de 30/10 à 07/11
Onde se inscrever: rn.senac.br
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Terremoto de magnitude 6,3 no Afeganistão deixa ao menos 20 mortos
03/11/2025

Foto: Afghan Red Crescent/Reuters
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região de Mazar-e Sharif, no Afeganistão, na manhã desta segunda-feira (3), deixando ao menos 20 mortos e cerca de 320 feridos. O tremor ocorreu a 28 km de profundidade, afetando principalmente as províncias de Balkh e Samangan.
Equipes de resgate e militares foram mobilizadas rapidamente para auxiliar feridos, remover pessoas presas sob os escombros e prestar atendimento às famílias. Hospitais da região foram colocados em alerta, e autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.
O tremor provocou danos significativos a construções, incluindo a destruição parcial do santuário sagrado Mesquita Azul em Mazar-e Sharif. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram socorristas retirando vítimas de prédios desabados e tentando salvar moradores presos nos escombros.
O Afeganistão é vulnerável a terremotos devido à presença de falhas geológicas ativas. Em agosto, outro tremor de magnitude elevada na região sudeste do país matou mais de 2.200 pessoas, reforçando a necessidade de pronta resposta a desastres naturais na área.
Com informações da Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Quais aparelhos mais gastam energia e fazem a conta de luz subir?
02/11/2025

Mesmo sem grandes mudanças na rotina, muitos brasileiros notam que a conta de energia parece não parar de aumentar. Parte dessa sensação vem de algo que vai além do consumo: o sistema de bandeiras tarifárias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A informação é do G1.
Desde setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária está vermelha, o que significa que a conta de luz está chegando nas residências com cobrança extra.
Em outubro, o país estava sob a bandeira vermelha nível 1 – mais barato que no mês anterior, mas ainda com custo adicional de cerca de R$ 4,46 a cada 100 quilowatt-hora (kWh).
Com as bandeiras em vigor, cada pingo de energia economizado faz diferença e entender quais hábitos e aparelhos mais consomem é o primeiro passo para evitar surpresas no fim do mês.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), nem todos os equipamentos têm o mesmo peso na conta.
Segundo a EPE, um estudo mostrou que um número relativamente pequeno de equipamentos é responsável pela maior parte do consumo: somente 11 dos 51 aparelhos analisados representam 80% do consumo total.
Saiba quais são e veja dicas para economizar na conta de luz.
Os vilões do consumo: chuveiro, geladeira e ar-condicionado
O chuveiro elétrico lidera a lista da EPE como o principal vilão, consumindo 1.609 kWh por domicílio/ano, seguido da geladeira (368 kWh/ano) e do ar-condicionado (106 kWh/ano).
“Os equipamentos que mais consomem energia nas casas dos brasileiros são, em geral, os que ficam ligados por longos períodos”, corrobora o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).
No geral, o Idec chama atenção aos equipamentos que têm o efeito de aquecer ou resfriar, como também os ferros de passar roupas, os fornos elétricos e as lava-louças.
Também vale ficar de olho em aparelhos com alto consumo agregado, ou seja, aqueles que gastam pouca energia por unidade, mas que, em abundância, acumulam o consumo. É o caso das lâmpadas, especialmente as que não são de LED.
Pequenos hábitos que pesam no bolso
Muitos dos erros que fazem a conta de luz aumentar estão ligados ao mau uso dos equipamentos. Segundo o Idec, alguns erros frequentes são:
Para a geladeira, que tem destaque no consumo de energia, o Idec dá dicas mais específicas:
Por fim, o alerta vai para um detalhe muitas vezes esquecido: “é fundamental verificar as condições da vedação das portas, substituindo borrachas ressecadas ou danificadas para impedir a fuga de ar frio”, diz o Idec.
Troque os aparelhos muito antigos
Aparelhos antigos também podem ser responsáveis por aumentos desnecessários na conta de luz.
“Os principais eletrodomésticos usados pelos brasileiros fazem parte de programas de eficiência energética”, afirma o Idec.
“Os níveis de exigência são revisados periodicamente, o que estimula a adoção de tecnologias mais modernas e econômicas”, conclui o órgão.
Sendo assim, os modelos mais novos são projetados para consumir menos energia.
Essa publicação é um oferecimento
Moraes se reúne com prefeito do Rio na segunda-feira 3
02/11/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima segunda-feira 3, às 18h, uma reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.Moraes se reúne com prefeito do Rio na segunda-feira 3 - Agora RNMoraes se reúne com prefeito do Rio na segunda-feira 3 - Agora RN
O encontro será após as reuniões agendadas com o governador do estado, Cláudio Castro, e outras autoridades, para tratar da Operação Contenção, que deixou mais de 120 mortos na capital fluminense.
A reunião com Castro está prevista para as 11h. Durante o encontro, o governador deve apresentar os 18 esclarecimentos solicitados pelo ministro sobre a operação.
Em seguida, o ministro se encontrará com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro; o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, e representantes da Defensoria Pública do estado.
Alexandre de Moraes é relator temporário do processo conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual a Corte já determinou medidas para combater a letalidade policial na capital fluminense.
O ministro foi escolhido para tomar decisões urgentes envolvendo o processo, diante da ausência de um relator para o caso. A ação era comandada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou.
Essa publicação é um oferecimento
Noite de Bruno Henrique e gol à la Zico: Flamengo bate Sport e dorme em 1º
02/11/2025

Rubro-negro vence com gols no segundo tempo, chega à liderança do Brasileiro e seca o Palmeiras na rodada - Foto: Reprodução
Com show de Bruno Henrique, o Flamengo venceu o lanterna Sport por 3 a 0 neste sábado (1) no Maracanã, em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão.
Com os dois gols marcados no duelo, o camisa 27 colocou um ponto final na seca de gols. Bruno Henrique não marcava desde o dia 31 de agosto, na goleada de 8 a 0 sobre o Vitória.
Quem também deixou o dele, de forma magistral, foi o uruguaio Arrascaeta. O camisa 10 marcou um gol à la Zico, e o Flamengo voltou a marcar de falta após mais de seis meses, quando De la Cruz anotou pela Libertadores.
Com o resultado, o Flamengo chega a 64 pontos na tabela, dorme na liderança do Brasileiro e vai secar o Palmeiras, que visita o Juventude neste domingo (2). O Sport, por sua vez, segue em último lugar com 17 pontos e vê a Série B cada vez mais perto.
Como foi Flamengo 3 x 0 Sport
O Flamengo foi dominante nos primeiros 45 minutos, mas não conseguiu converter a superioridade em gols. A grande chance aconteceu aos 39 minutos em chutaço de De la Cruz, obrigando o goleiro Gabriel a fazer uma grande defesa.
Se no primeiro tempo faltou gol, o rubro-negro carioca manteve sua força dentro de campo e conseguiu balançar as redes do Sport logo no início do segundo tempo com Bruno Henrique, que não marcava desde agosto.
Em linda jogada construída por Samuel Lino, o camisa 27 recebeu um passe açucarado do companheiro, invadiu a área e chutou com força, aos 5 minutos, marcando o primeiro da partida.
O segundo gol do Flamengo veio aos 14 minutos, novamente com Bruno Henrique. Após cabeceio de Danilo, o goleiro Gabriel fez grande defesa e a bola sobrou para BH, que só escorou e saiu para comemorar com a torcida.
Com a porteira aberta, o Flamengo chegou ao terceiro com facilidade sete minutos depois. Em cobrança de falta magistral, Arrascaeta colocou a bola no ângulo, aos 21, sem chances para o goleiro Gabriel.
Nos minutos finais, o rubro-negro carioca perdeu o volante Evertton Araújo, expulso após entrada perigosa em Ramon e intervenção do VAR.
Próximos jogos
Na quarta-feira (5), às 21h30, o Flamengo vai até a Vila Belmiro enfrentar o São Paulo, já que o MorumBis ficará fechado para receber diversos shows.
No mesmo dia, às 19h, o Sport recebe o Juventude na Ilha do Retiro, no duelo de duas equipes que estão na zona de rebaixamento.
Fonte: CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Idoso é morto a tijoladas no interior do RN, diz polícia
02/11/2025

Um idoso foi morto a tijoladas na madrugada deste sábado (1º) na cidade de Caraúbas, na região Oeste potiguar, segundo confirmou a Polícia Militar.
O crime foi registrado por volta de 1h30, no bairro Alto de São Severino. A vítima foi identificada como José Leandro de Oliveira, de 62 anos.
Testemunhas relataram aos policiais que o homem estava sentado em uma cadeira quando outro indivíduo se aproximou, iniciou uma conversa e, em seguida, o arrastou para o lado da casa, onde cometeu o homicídio.
A PM foi acionada por meio de mensagem no celular funcional da corporação e, ao chegar ao local, encontrou o corpo da vítima com ferimentos na cabeça.
Os militares isolaram a área até a chegada da Polícia Científica, responsável pela perícia e pelo recolhimento do corpo.
O autor do homicídio fugiu após o crime. Segundo a polícia, nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta reportagem.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento








.jpeg)






