Mundo

Megaoperação contra o CV deixa países da América do Sul em alerta com fronteiras

30/10/2025


 

A megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro nesta terça-feira (28) provocou uma onda de repercussões em toda a América do Sul. Com mais de 120 mortos confirmados, o ataque das forças de segurança contra o Comando Vermelho (CV) gerou medidas emergenciais nos países vizinhos, que temem uma fuga em massa de criminosos brasileiros.

Argentina, Paraguai e Uruguai reforçaram as fiscalizações e colocaram em alerta os principais pontos de fronteira com o Brasil.

Na Argentina, o governo de Javier Milei reagiu rapidamente. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, anunciou “alerta máximo” nas fronteiras e determinou inspeções rigorosas em cidadãos brasileiros que ingressarem no país. “Significa olhar com quatro olhos para os brasileiros que chegam”, afirmou.

Bullrich também informou que o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) foram incluídos no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet), passando a ser oficialmente reconhecidos como organizações narcoterroristas.

 

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Boi é encontrado dentro de piscina em casa no interior do RN

30/10/2025


 

Um boi caiu dentro da piscina de uma residência em Grossos, na região da Costa Branca potiguar, no final da manhã desta quarta-feira (29). O caso inusitado aconteceu depois que o portão da casa ficou aberto por alguns minutos.

De acordo com o morador Fabyellyson Gomes, o incidente aconteceu por volta das 11h, logo após ele receber um amigo.

“Eu estava na sala trabalhando, quando chegou um amigo. O portão ficou aberto cerca de cinco minutos. A piscina é coberta por uma lona de proteção por causa do meu filho, que tem 1 ano e 8 meses. Quando escutei o barulho, saí correndo. Pensei que pudesse ser meu filho. Na hora tive medo, mas quando cheguei era um boi, e comecei a rir”, contou.

Com o peso do animal, a lona de proteção acabou rasgando. Segundo o proprietário da casa, a piscina tem 1,5 de profundidade e o animal chegou a ficar boiando. Para retirar o boi, foram necessárias quatro pessoas, que utilizaram cordas durante o resgate.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O animal saiu da piscina aparentemente sem ferimentos e foi tirado de dentro do terreno da casa.

 

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Álvaro Dias lidera no segundo voto e se consolida entre os favoritos ao Senado

30/10/2025


 

A nova pesquisa Consult sobre a disputa para o Senado no Rio Grande do Norte mostra que o senador Styvenson Valentim mantém a dianteira na soma do primeiro e segundo votos, com 24,3% das intenções. Logo em seguida aparece o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, com 12,32%, consolidando-se como o nome mais lembrado no segundo voto dos eleitores potiguares.

O levantamento indica que, enquanto Styvenson segue com uma base sólida e bem definida, Álvaro Dias cresce de forma expressiva quando o eleitor é estimulado a indicar uma segunda opção, revelando um potencial importante de expansão e diálogo com diferentes grupos políticos.

A pesquisa reforça a percepção de que Álvaro tem conquistado espaço entre os indecisos e entre eleitores que tendem a dividir o voto entre figuras conhecidas da política potiguar. Com isso, o ex-prefeito se posiciona como um nome competitivo na corrida pelo Senado.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Metanol: sobe para 59 casos confirmados de intoxicação após consumo de bebidas alcoólicas

30/10/2025


                                             Foto: reprodução/agência Gvo

 

O Ministério da Saúde atualiza, nesta quarta-feira (29), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 103 notificações, sendo 59 casos confirmados e 44 em investigação. Outras 662 notificações foram descartadas.Compre vitaminas e suplementos

O estado de São Paulo segue com o maior número de notificações, com 46 casos confirmados e 7 em investigação. O estado já descartou outras 446 notificações.

Além de São Paulo, há casos confirmados em Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).

Em relação aos casos em investigação, São Paulo analisa 7; Pernambuco, 21; Rio de Janeiro, 2; Piauí, 5; Mato Grosso, 2; Mato Grosso do Sul, 1; Paraná, 4; e Tocantins, 1.

Dos casos confirmados, 15 evoluíram para óbito: 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Outros 9 óbitos seguem em investigação — sendo 3 em PE, 2 no PR, 1 em MG, 1 no MS e 2 em SP. Outras 35 notificações de óbitos foram descartadas.

 

Atualização

A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, após as 17h.

 

Fonte: Agência Gov | Via Ministério da Saúde

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Relatório do processo de cassação de Brisa Bracchi é adiado para novembro

30/10/2025


                                                   Foto:  Francisco de Assis

 

O relatório final do processo que pode levar à cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT) será apresentado apenas na primeira semana útil de novembro. A previsão inicial era de que o documento fosse concluído ainda em outubro, mas o cronograma precisou ser ajustado após novas manifestações da defesa e a juntada de documentos ao processo.

De acordo com o relator da Comissão Especial Processante, vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), a vereadora apresentou uma nova manifestação em resposta à inclusão de documentos feita pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil) durante a fase de instrução.

“A vereadora Brisa, na semana passada, apresentou manifestação acerca da nova juntada de documentos que Faustino fez durante a fase de instrução, solicitando algumas diligências que, segundo o regimento, devem ser analisadas pela comissão, que se reunirá amanhã [sexta-feira] para deliberar as questões e eventualmente abrir o prazo para alegações finais, se assim entender”, explicou.

Segundo o relator, o relatório final será elaborado apenas após a entrega das alegações finais da defesa. “O relatório final será dado após a apresentação das alegações finais da defesa. A expectativa é que o relatório seja dado na primeira semana útil de novembro, atendendo todos os prazos regimentais”, afirmou.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Economia

MARÉ MÓVEIS EM GOIANINHA É AMANHÃ A INAUGURAÇÃO

29/10/2025


Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Policial

VÍDEO: ‘De vítimas lá, só tivemos os policiais’, diz Cláudio Castro, governador do RJ

29/10/2025

 

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro disse nesta quarta-feira (29) que a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, a mais letal da história do Rio, foi um “sucesso”.

 

“Temos muita tranquilidade de defendermos tudo que fizemos ontem. Queria me solidarizar com a família dos quatro guerreiros que deram a vida para salvar a população. De vítima ontem lá, só tivemos esses policiais”, afirmou Castro.

 

Sobre a contagem de mortos na operação Castro disse:

 

“Temos que ser muitos responsáveis. A nossa contabilidade conta a partir do momento que os corpos entram no IML. A Polícia Civil tem a responsabilidade enorme de identificar quem eram aquelas pessoas. Eu não posso fazer balanço antes de todos entrarem. Daqui a pouco vira uma guerra de número. Nós não vamos trabalhar assim”, explicou.

 

Com informações de Jovem Pan e g1

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

PARANÁ PESQUISAS: 45,8% dizem que segurança pública piorou sob Lula

29/10/2025

 

Levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado nesta 4ª feira (29.out.2025), mostra que 45,8% dos brasileiros dizem que à situação da segurança pública no Brasil “piorou” durante o 3º governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Só 17,2% avaliam que a situação “melhorou” desde a posse do petista. Os que declaram não ter percebido diferenças somam 33,9%. Outros 3,1% não souberam responder.

O estudo entrevistou 2.020 eleitores de 21 a 24 de outubro de 2025, portanto, antes da operação policial realizada no Rio na 3ª feira (28.out.2025), que matou 64 pessoas e é considerada a mais letal da história do Estado.

A Paraná Pesquisas fez a seguinte pergunta: “Com o presidente Lula no governo, a situação da segurança pública no Brasil melhorou, piorou ou permaneceu igual?”.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Esporte

Atlético-MG vence o Independiente del Valle e vai à final inédita da Copa Sul-Americana

29/10/2025


 

Atlético-MG vence o Independiente del Valle por 3 a 1, nesta terça-feira 28, na Arena MRV, em Belo Horizonte, e garantiu vaga na final da Copa Sul-Americana de 2025. Os gols do time mineiro foram marcados por Guilherme Arana, Bernard e Hulk, enquanto Claudio Spinelli descontou para o clube equatoriano.

Com o resultado, o Atlético-MG venceu o placar agregado por 4 a 2, já que o jogo de ida, no Equador, terminou empatado em 1 a 1. A partida teve público de 40.185 torcedores.

O lateral Dudu teve participação direta nos dois primeiros gols, com assistências para Arana e Bernard. A classificação coloca o Atlético em uma final continental pela segunda vez em dois anos — em 2024, o time foi vice-campeão da Libertadores diante do Botafogo.

 

Como foram os gols

O primeiro gol saiu aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Guilherme Arana aproveitou rebote na área após sequência de finalizações e passe de Dudu.

Aos 43 minutos, Bernard ampliou o placar após jogada individual de Dudu e finalização por cobertura.

O Independiente del Valle diminuiu aos 18 minutos do segundo tempo, com Claudio Spinelli, que marcou no rebote após falha do goleiro Everson.

Aos 28 minutos, Hulk encerrou um jejum de 15 partidas sem marcar e garantiu a vitória com chute no canto esquerdo do goleiro Guido Villar.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Economia

Preço do garrafão de água de 20 litros vai subir até 20% no RN a partir de sábado, diz sindicato

29/10/2025


 

O preço do garrafão de 20 litros de água mineral e adicionada de sais vai ficar mais caro em todo o Rio Grande do Norte a partir do próximo sábado (1º). O reajuste, que deve variar entre 10% e 20%, foi anunciado pelo Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (Sicramirn).

De acordo com o consultor executivo do sindicato, Daniel Penteado, o aumento é uma “medida de sobrevivência de toda uma cadeia produtiva”, diante do crescimento dos custos de produção. Com o reajuste, o preço ao consumidor deve passar a variar entre R$ 9 e R$ 15, dependendo da cidade e do bairro.

Penteado explicou que o novo valor reflete o impacto da inflação acumulada, além do aumento dos preços de insumos utilizados na produção e no envase.

“A inflação do ano, acumulada, é de 5%. Tem custo de matéria-prima — do garrafão, plásticos, lacre, tampa, rótulo — que são derivados de petróleo, são resinas termoplásticas. Existe o custo de importação, que o dólar oscila, o custo da resina em si, do transporte marítimo, da energia elétrica, da mão de obra”, detalhou.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 35 indústrias envasadoras, responsáveis pela venda de cerca de 3,5 milhões de garrafões por mês. Segundo o consultor, o setor tentou adiar o aumento, mas não havia mais como absorver os custos.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Policial

Homem embriagado é flagrado transportando bebê de nove meses em moto durante operação da PM em Parnamirim

29/10/2025


                                                     Foto: Divulgação/PMRN

 

Um homem de 35 anos foi autuado por dirigir sob efeito de álcool na madrugada desta quarta-feira (29) durante uma blitz da Operação Zero Álcool, realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, na estrada de Japecanga, em Parnamirim, na Grande Natal.

De acordo com a Polícia Militar, o condutor pilotava uma motocicleta carregando duas pessoas — entre elas um bebê de apenas nove meses — e ainda tentou fugir ao perceber a barreira policial. Ele foi contido logo em seguida pela equipe.

O homem foi submetido ao teste de alcoolemia, que apontou 0,23 mg/l de álcool no ar expelido pelos pulmões. O veículo foi recolhido ao depósito e o motorista autuado por embriaguez ao volante, conforme a legislação de trânsito vigente.

A Operação Zero Álcool é uma ação contínua do CPRE que visa coibir a condução de veículos sob influência de álcool e garantir mais segurança nas rodovias estaduais do Rio Grande do Norte.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Mundo

Trump diz que Israel agiu corretamente ao retaliar o Hamas

29/10/2025


 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (29) que Israel fez bem em atacar a Faixa de Gaza em retaliação à morte de um soldado israelense pelo Hamas. As declarações foram dadas a jornalistas em Gyeongju (Coreia do Sul onde Trump participa da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

“Eles mataram um soldado israelense. Eles devem revidar quando isso acontece”, disse Trump, ao justificar a resposta militar ordenada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, após a violação do cessar-fogo firmado com o grupo palestino.

O republicano acrescentou que o acordo de trégua, estabelecido para permitir a devolução de reféns dos ataques de 7 de outubro de 2023, tem mostrado “sinais de desgaste”, e também procurou minimizar o peso do Hamas nas negociações, ao afirmar que o grupo “é uma parte muito pequena do processo geral de paz no Oriente Médio”. Fonte: Associated Press*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

 

fonte: Estadão Conteudo

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Câmara aprova licença-menstrual de até 2 dias por mês

29/10/2025


 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira 28 um projeto que permite que trabalhadoras se afastem, sem prejuízo salarial, por condições associadas ao período menstrual. O texto prevê que a “licença-menstrual” poderá ser de até dois dias consecutivos por mês e valerá para funcionárias do setor privado, estagiárias e empregadas domésticas.

Para ter direito ao afastamento, será necessário apresentar um laudo médico que comprove “condições clínicas decorrentes de sintomas debilitantes associados ao ciclo menstrual que impeçam, temporariamente, o exercício da atividade profissional”. Uma norma futura do governo federal definirá os critérios para a comprovação médica.

A relatora do projeto, deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), afirmou que o texto “não cria um privilégio” e reconhece que as trabalhadoras podem ter dificuldades para desempenhar funções devido a cólicas, enxaquecas ou fadiga intensa. Segundo a parlamentar, a medida busca assegurar igualdade de gênero e saúde ocupacional, argumentando que “a presença forçada no ambiente de trabalho, em tais condições, pode implicar queda de produtividade, aumento de erros e até risco de acidentes”.

Além da licença-menstrual, os deputados aprovaram projetos que ampliam a oferta de exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos textos prevê que cidades com 180 mil habitantes ou mais disponham de pelo menos um mamógrafo e estabelece medidas para reduzir o tempo de espera para exames preventivos. Outro projeto aprovado garante que o SUS disponibilize exames genéticos para detecção do câncer de mama.

Todos os projetos seguem agora para votação no Senado e dependem de sanção presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para entrar em vigor.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

Governo do RN confirma pagamento do décimo terceiro até janeiro

29/10/2025


                                       Foto: Foto: Allan Taffarel/Ponta Negra News

 

O Governo do Rio Grande do Norte vai concluir o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores até o mês de janeiro, conforme anúncio feito pelo secretário da Fazenda, Cadu Xavier, na noite desta terça-feira (28), durante o programa Radar 95, da 95 Mais FM

Segundo Cadu Xavier, a equipe econômica do Estado segue um planejamento estratégico para garantir o cumprimento do calendário sem comprometer as finanças públicas.

O secretário reforçou o compromisso da governadora Fátima Bezerra com o funcionalismo e assegurou que os pagamentos estão garantidos dentro do prazo.

“Estamos trabalhando com muita responsabilidade. O compromisso da governadora Fátima com o funcionalismo é prioridade e será cumprido integralmente”, destacou o secretário.

 

Fonte: Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Esporte

FNF apresenta proposta para Campeonato Potiguar 2026

28/10/2025


 

O Campeonato Potiguar 2026 começou a ganhar contornos. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) organizou, nesta terça-feira (28), a primeira reunião do Conselho Técnico para organização da competição. O presidente em exercício da FNF, Paulo Tarcísio Lopes, conduziu a mesa acompanhado do vice-presidente da CBF, José Vanildo da Silva e auxiliado pelo diretor executivo da FNF, Erick Dias, no auditório da FNF.

Representantes de ABC, América, Globo, Laguna, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal, participantes da Primeira Divisão estadual, estiveram presentes na reunião. Os clubes disputantes da Segunda Divisão foram convidados e puderam acompanhar as discussões. Os jogos da categoria estão em andamento e dois clubes ascenderão para a elite estadual em 2026.

A proposta apresentada pela FNF é manter o formato utilizado em 2025. Neste ano, o sistema de disputa consistiu na formação de um grupo único, todos jogando contra todos em jogos de ida na primeira fase. Os dois primeiros colocados se classificam direto para a semifinal, enquanto 3° ao 6° colocados participam de um mata-mata classificatório para definição das duas outras vagas, em jogos de ida e volta. O terceiro colocado disputa vaga contra o sexto colocado, enquanto o quarto colocado disputa contra o quinto colocado por outra vaga. As fases semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. O sétimo e oitavo colocados sofrem descenso direto.

A sugestão apresentada para início da competição é dia 10 de janeiro, com final em 21 de março, em um formato com 13 datas. O calendário foi apreciado e aprovado pela diretoria de competições da CBF e apresentado aos clubes na reunião.

“O calendário melhorou. Com o fim das eliminatórias da Copa do Nordeste, isso dá uma folga maior aos clubes. Os jogos não vão confrontar com os jogos da Série D e Copa do Brasil. Isso traz uma tranquilidade aos clubes, evitando acúmulo de jogos e desequilíbrio técnico das equipes. Ao meu entender, o calendário ficou excelente sem nenhum empecilho ao desempenho e melhor qualidade técnica do certame”, elogiou José Vanildo.

 

Estádios

 

Para a disputa, os participantes devem indicar um estádio principal e um alternativo. A Arena das Dunas é considerado neutro, opção a todos os clubes. O prazo para indicação dos estádios é 7 de novembro. Em 23 de novembro deverão ser apresentados os laudos dos equipamentos. A FNF reitera a necessidade de estádios com laudos em dia, aptos a receber público. A condição será reforçada em regulamento.

A segunda reunião do Conselho Técnico será em 11 de novembro, ocasião em que será apresentada tabela e definições para regulamento. Uma minuta do regulamento será enviada aos clubes para sugestões e aprimoramentos.

“Vamos torcer por um grande campeonato, com grandes atuações e que nossos representantes cresçam nas competições nacionais”, finalizou o presidente em exercício, Paulo Tarcísio.

“Quando chegamos aqui, encontramos ótimos profissionais. Agradecemos ao presidente e equipe pelo apoio que tem nos dado a gente vê que as portas estão sempre abertas e o trabalho está sendo bem feito. A ideia é que nós estejamos cada vez mais unidos, que o futebol potiguar se torne cada vez mais profissional, e que evolua. É o que dá sentido ao nosso trabalho”, declarou Vitor Arteiro, CEO do América SAF.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Policial

Polícia “Operação Herdeiro Oculto”: Polícia mira família e herança no assassinato do ex-prefeito Miguel Cabral”

28/10/2025


                                                                  Foto: Reprodução

 

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (28), a Operação Herdeiro Oculto, em investigação sobre o assassinato do ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral, morto em 3 de fevereiro no Largo do Atheneu, bairro de Petrópolis, em Natal. O objetivo da ação é reunir provas sobre o possível mandante do crime e localizar o arsenal do ex-prefeito, desaparecido desde o homicídio.

Durante a operação, a 2ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu mandados de busca e apreensão em diferentes endereços da capital potiguar. Um deles foi na casa da viúva de Cabral, suspeita de tentar negociar as armas desaparecidas com um enteado — atualmente preso — em troca da renúncia a parte da herança. Outro mandado foi cumprido na residência de um empresário apontado como possuidor do armamento.

Ao final da operação, foram apreendidos celulares, R$ 130 mil em dinheiro, substância semelhante à maconha, um fuzil, uma carabina, uma espingarda e duas pistolas. Fases anteriores já haviam levado à prisão dos quatro executores do homicídio, localizados em Pernambuco e Ceará, que seguem à disposição da Justiça.

O nome da operação, “Herdeiro Oculto”, reflete o foco da investigação: a disputa por herança e a ocultação de bens como elementos centrais do crime. A DHPP busca esclarecer como a dinâmica familiar e patrimonial pode ter motivado o assassinato do ex-prefeito.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

RIO DO FOGO: AULA DE FUNCIONAL EM PITITINGA

28/10/2025


 

Todas as quartas-feiras, a Saúde Municipal realiza aula de funcional em Pititinga.

O grupo de participantes é dividido em duas turmas nos períodos da manhã e da tarde.

Os benefícios do treinamento funcional estão ligados a uma melhora significativa na qualidade de vida, já que o treino pode ajudar em várias áreas do corpo e da vida.

 

Participe!

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Policial

Complexos do Alemão e da Penha: megaoperação contra o CV deixa 64 mortos e 81 presos

28/10/2025


 

A megaoperação da polícia nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28), deixou 64 mortos, entre eles estão quatro policiais — dois civis e dois do Bope. A ação também prendeu 81 supostos traficantes e apreendeu 75 fuzis e 9 motos. Esta é a ação mais letal da história no estado.

O agente Marcos Vinícius, da 53ª DP (Mesquita), conhecido como Máskara, e o agente Rodrigo, da 39ª DP (Pavuna), foram atingidos por disparos de arma de fogo e não resistiram aos ferimentos. Além deles, outros nove agentes de segurança e três inocentes foram baleados.

A Operação Contenção, que mobiliza 2.500 policiais civis e militares, busca capturar lideranças criminosas do Rio de Janeiro e de outros estados, além de impedir a expansão territorial da maior facção do estado. Os dois complexos abrigam 26 comunidades.

A ação, que também conta com promotores do Ministério Público Estadual, foi iniciada a partir de mais de um ano de investigação e mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes).

Participam da Operação Contenção policiais militares do Comando de Operações Especiais e das unidades operacionais da PM da capital e região metropolitana. A Polícia Civil mobilizou agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da Core, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.

 

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

CCJR aprova PL de Ubaldo que proíbe fabricação, distribuição, comercialização e uso de armas de bolas de gel no RN

28/10/2025



 

Na manhã desta terça-feira (28), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, aprovou importantes projetos de lei de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que seguem agora para tramitação e posterior sanção pelo Governo do Estado.

Entre as matérias aprovadas, destaca-se o Projeto de Lei nº 545/2024, que proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e uso de armas que utilizem bolas de gel como munição no Estado do Rio Grande do Norte. A proposta tem como objetivo preservar a segurança pública e prevenir acidentes envolvendo esses dispositivos, popularmente conhecidos como gel blasters, que apresentam grande semelhança visual com armas de fogo reais e podem causar confusões em abordagens policiais, além de representar riscos à integridade física de crianças e adolescentes.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 377/2025, que reconhece como Patrimônio Material, Cultural, Religioso e Histórico do Estado a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de São Tomé. O reconhecimento valoriza a importância histórica e religiosa do templo, cuja origem remonta ao final do século XIX e que se tornou símbolo de fé e identidade do povo são-tomeense.

Outro projeto de destaque é o PL nº 458/2025, que reconhece a Noite Especial Gospel do Seridó, de Currais Novos, como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado. O evento, criado em 2004, reúne anualmente milhares de fiéis e artistas evangélicos em uma grande celebração de fé, música e solidariedade, consolidando-se como uma das manifestações mais significativas da cultura cristã potiguar.

A CCJR também aprovou o PL nº 454/2025, que reconhece como de Utilidade Pública Estadual a Associação Desportiva do Agreste Potiguar (ADAP), sediada em Santo Antônio. A entidade atua na promoção do esporte e inclusão social na região do Agreste, fomentando o desenvolvimento humano e o protagonismo de jovens atletas. E, por fim, foi aprovado o PL nº 392/2025, que denomina a futura Central do Cidadão da Ribeira, em Natal, como “Central do Cidadão Presidente Café Filho”, em homenagem ao potiguar que chegou à Presidência da República e marcou a história política do país.

“Essas matérias refletem o compromisso do nosso mandato com a segurança pública, a valorização do patrimônio cultural e religioso, e o fomento ao esporte e à cidadania. São iniciativas que fortalecem nossa identidade e promovem o bem-estar coletivo do povo potiguar”, destacou o deputado Ubaldo.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página