Vini Jr faz golaço, denuncia racismo e aciona protocolo na Liga dos Campeões
18/02/2026

Foto: Antonio Villalba y María Jiménez/Real Madrid
O atacante Vini Jr. marcou um golaço na vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Benfica, nesta terça-feira (17), pelo mata-mata da Liga dos Campeões da UEFA. Após o gol, o brasileiro denunciou ter sido vítima de racismo.
Aos quatro minutos do segundo tempo, Vini Jr recebeu passe de Kylian Mbappé pela esquerda, avançou e finalizou da entrada da área. A bola fez uma curva e acertou o ângulo do goleiro Anatoliy Trubin, garantindo o único gol da partida.
Na comemoração, o camisa 7 dançou próximo à bandeira de escanteio, diante de torcedores do Benfica. Jogadores da equipe portuguesa se aproximaram para reclamar, e o árbitro François Letexier aplicou cartão amarelo ao brasileiro.
Denúncia e paralisação do jogo
Após a confusão, Vini Jr procurou o árbitro e afirmou ter sido chamado de “mono” — termo usado em espanhol para “macaco”. O atacante havia discutido com Gianluca Prestianni momentos antes. Imagens da transmissão mostraram o argentino levando a camisa à boca durante o desentendimento.
Diante da denúncia, o árbitro fez o gesto de “X” com os braços, acionando o protocolo antirracismo da Uefa. A partida ficou interrompida por cerca de dez minutos. Jogadores do Real Madrid chegaram a cogitar deixar o gramado, mas o duelo foi retomado sem punição imediata. Depois da paralisação, Vini Jr passou a ser vaiado pela torcida do Benfica sempre que tocava na bola.
Marca histórica na Champions
Com o gol marcado, o atacante chegou a 31 gols na Liga dos Campeões e se tornou o segundo brasileiro com mais gols na história da competição.
Ele superou Kaká, que marcou 30 vezes por Real Madrid e Milan. O líder entre os brasileiros é Neymar, com 42 gols anotados por Barcelona e Paris Saint-Germain.
Com a vitória por 1 a 0 fora de casa, o Real Madrid joga pelo empate na partida de volta para avançar às oitavas de final. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (25), às 17h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madri.
Essa publicação é um oferecimento






