Policial penal federal é preso após matar a companheira em Mossoró
29/08/2025

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um policial penal federal foi preso em flagrante na madrugada desta sexta-feira (29) após matar a companheira, Maria Cláudia de Medeiros Conforte, de 29 anos, em Mossoró. O suspeito foi identificado como Rafael Gonçalves Barbosa.
De acordo com relato registrado pela Polícia Militar, o casal estava em casa, em um condomínio fechado, no bairro Sumaré, quando Rafael pegou a arma de fogo registrada pela instituição federal e, ao manuseá-la, efetuou um disparo que atingiu o peito da vítima, entre os seios.
O policial alegou que o tiro foi acidental. Após o disparo, ele tentou socorrer Maria Cláudia, colocando-a no carro para levá-la ao hospital, mas foi surpreendido pela chegada da PM no condomínio, sendo detido em flagrante.
Ainda durante a prisão, Rafael afirmou que iria tirar a própria vida. Ele foi conduzido à delegacia e deve passar por audiência de custódia ainda nesta manhã.
As investigações vão apurar as circunstâncias do crime.
PORTAL DA TROPICAL
Essa publicação é um oferecimento
Rafael Motta segue em coma induzido após cirurgia em SP: ‘evoluindo satisfatoriamente’
28/08/2025

Rafael Motta é ex-deputado federal | Foto: Reprodução/Instagram
Um boletim médico divulgado no início da tarde desta quinta-feira (28) aponta que o estado clínico do ex-deputado federal Rafael Motta é considerado estável e que ele está evoluindo satisfatoriamente no pós-operatório. As informações foram atualizadas pelo Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde o político está internado para tratar lesões ocasionadas em um acidente de kitesurfe ocorrido na última sexta-feira (22) em Natal.
Rafael Motta passou por uma cirurgia nessa quarta-feira (27) para correção de fraturas de coluna e do esterno. Ele deu entrada no hospital em São Paulo na manhã da segunda-feira (25) depois de ter sido atendido, inicialmente, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde foi submetido a uma cirurgia torácica para correção de uma lesão no brônquio.
Rafael Motta passa por cirurgia na coluna: ‘tudo leva a crer que ele vai andar normalmente’, diz médico
Rafael Motta passa por cirurgia após sofrer acidente em Natal, diz boletim médico
“No momento, o paciente encontra-se intubado e em coma induzido, em acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional”, disse o boletim médico desta quinta.
Em decorrência do acidente, foram diagnosticadas lesão brônquica, tratada em Natal, e fraturas de coluna, de esterno e do antebraço. Novo boletim será emitido conforme a evolução do quadro do ex-deputado.
Confira Boletim Médico – São Paulo, 28/08/2025
“O paciente Rafael Huete da Motta deu entrada no Hospital Vila Nova Star na manhã do dia 25 de agosto de 2025, em decorrência de um acidente com kitesurf.
Foram diagnosticadas lesão brônquica, esta já tratada na cidade de origem, e fraturas de coluna, de esterno e do antebraço. Ontem, o paciente foi submetido a cirurgia para correção de fraturas de coluna e do esterno, evoluindo satisfatoriamente no pós-operatório.
No momento, o paciente encontra-se intubado e em coma induzido, em acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional.
O estado clínico é considerado estável.
Novo boletim será emitido conforme a evolução do quadro.
Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar – Coordenadora da Equipe Médica
Cardiologista e Intensivista
Prof. Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff
Diretor Clínico
Dr. Daniel Favarão Del Negro
Diretor Geral“
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador em Parnamirim por fraude à cota de gênero no partido
28/08/2025

Foto: CMP / Reprodução
A primeira instância da Justiça Eleitoral cassou o mandato de Prof. Diego Américo, vereador eleito pelo Democracia Cristã (DC) em Parnamirim.
Em decisão proferida nesta quinta-feira 28, a juíza Ilná Rosado Motta, da 50ª Zona Eleitoral, concluiu que o partido fraudou a cota de gênero nas eleições de 2024.
Por se tratar de fraude à cota de gênero, a juíza decretou a nulidade de todos os votos recebidos pela legenda – o que inclui a cassação do mandato do único vereador eleito pelo partido: o vereador Prof. Diego Américo, que obteve 1.413 votos.
Como se trata de decisão de primeira instância, Diego Américo segue no cargo até o julgamento dos recursos. A informação é do portal AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
Homem invade casa, agride ex-companheira e é preso por tentativa de feminicídio em Ceará-Mirim
28/08/2025

Segundo as investigações, o suspeito já havia descumprido medidas protetivas de urgência e, em sua última investida, tentou matar a ex-companheira, de 21 anos - Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil prendeu, na noite dessa quarta-feira (27), um homem de 24 anos suspeito de tentativa de feminicídio e de descumprimento de medida protetiva em Ceará-Mirim. Segundo as investigações, o suspeito já havia descumprido medidas protetivas de urgência e, em sua última investida, tentou matar a ex-companheira, de 21 anos.
De acordo com a Polícia Civil, ele invadiu a casa da jovem, a agrediu com socos e enforcamento, chegando a pressionar seu pescoço contra o chão. Ainda teria mordido a mão da vítima para forçá-la a desbloquear o celular. “O crime só não terminou em tragédia maior porque vizinhos ouviram os gritos de socorro e intervieram”, disse a polícia
Após diligências, o homem foi localizado na Fazenda São José, zona rural do município, em uma área de difícil acesso cercada por obstáculos naturais. Ele foi conduzido à delegacia, autuado e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A ação contou com o trabalho da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da 22ª Delegacia de Polícia, do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
A operação integra a Shamar, iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio, promovida em agosto como parte do mês de conscientização e combate às violências contra grupos vulnerabilizados.
A Polícia Civil destacou a importância da colaboração popular e reforçou que denúncias anônimas podem ser feitas pelo número 181.
Essa publicação é um oferecimento
PESQUISA ATLASINTEL: Tarcísio tem 48,4% e Lula, 46,6%, em segundo turno em 2026
28/08/2025

Fotos: Fernando Nascimento/Governo de SP e Ricardo Stuckert/PR/Divulgação
Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira, 28, aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições de 2026. O governador tem 48,4% das intenções de voto contra 46,6% do presidente, resultado que configura empate técnico no limite da margem de erro do instituto, de um ponto porcentual.
Lula x Bolsonaro
O levantamento indica ainda que Lula empata numericamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos com 48,3%. O instituto ainda questionou em quem os entrevistados votariam se as eleições de 2022 fossem hoje e nesse caso, Bolsonaro estaria numericamente à frente do presidente: 45,4% a 44,6%. Já em relação a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), o petista aparece levemente à frente, com 48,8% contra 47,9%.
Nos demais cenários de segundo turno, Lula venceria com margem confortável. Contra o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), teria 46,9% das intenções de voto ante 41,1%. No embate com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), registraria 47,1% contra 40,9%.
O presidente também superaria o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por 46,7% a 40,3%. Já contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), abriria a maior vantagem: 47,2% a 24,9%.
Já em uma disputa em que a principal adversária é Michelle, Lula mantém a dianteira com 44,2%, seguido pela ex-primeira-dama, que registra 29,7%. Na sequência, estão Zema (7,1%), Ratinho Jr. (5,2%) e Ciro (4,5%).
Foram entrevistadas 6.238 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 20 e 25 de agosto, de forma aleatória e online. A margem de erro é de um ponto porcentual, com nível de confiança de 95%.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
Estudo afirma: celular antes dos 13 anos acarreta doenças mentais
28/08/2025

Dar o celular nas mãos de uma criança, como se fosse um brinquedo, que distrai por horas a fio, pode resolver a vida atribulada dos pais, mas tem um alto preço para a saúde dos pequenos. Uma pesquisa, publicada na revista britânica Journal of Human Development and Capabilities, comprovou que o acesso precoce aos aparelhos, antes dos 13 anos, traz um pacote de consequências psíquicas ao futuro adulto, entre elas, maiores índices de ideais suicidas, agressividade, dissociação da realidade, alucinações e baixa autoestima.
Liderado pela neurocientista Tara Thiagarajan, foram analisados mais de 100 mil jovens adultos, de 18 a 24 anos, usando o instrumento Mind Health Quotient (MHQ), que é uma ferramenta de avaliação da saúde mental, que vai de crítica a ótima. Quem adquiriu um celular aos 5 anos, por exemplo, obteve nota 1, enquanto os que receberam o aparelho aos 13 anos atingiram alcançaram 29 pontos a mais.
Fora o pacote de distúrbios, a pesquisadora alerta para outros perigos, como o cyberbullying, o distúrbio do sono e problemas de relacionamento com os familiares, ainda na infância e na adolescência. Quanto menor a idade, maior o despreparo para enfrentar o excesso de exposição provocada pelos algoritmos, que trazem grandes armadilhas para quem ainda não tem malícia nem estrutura emocional.
Os autores ainda avisam que as mudanças psíquicas provocadas pelo uso do celular podem passar despercebidas pelos pais e até mesmo pela triagem de exames tradicionais de consultórios, pois os sintomas são menos usuais. O distanciamento do mundo real e hostilidade emocional estão entre alguns dos relacionados pelo estudo. Diante dos resultados, os pesquisadores são claros e enfáticos: recomendam ação política imediata — sugerindo restrições ao acesso de crianças menores de 13 anos a smartphones, formação em literacia digital e responsabilização das empresas de tecnologia, de forma análoga a regulamentações sobre tabaco e álcool. Mas enquanto isso não chega, cabe aos pais o primeiro passo de não dar o celular antes dos 13 anos ao filho, mesmo que os amigos da escola tenham.
VEJA
Essa publicação é um oferecimento
Justiça da Itália mantém Carla Zambelli presa
28/08/2025

Foto: Câmara dos Deputados
A Justiça da Itália decidiu nesta quinta-feira (28) que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) continuará presa em Rebibbia, na Itália.
A parlamentar tentava responder ao processo em prisão domiciliar, em um apartamento nos arredores de Roma.
O sistema judiciário italiano avaliou que há “alto perigo de fuga” e definiu que o processo de extradição da brasileira, que pode durar ainda meses, terá prosseguimento.
Com a manutenção da prisão, a parlamentar segue respondendo ao processo de extradição que pode trazê-la de volta ao Brasil. Atualmente, o processo está no Ministério do Interior, equivalente ao Ministério da Justiça do Brasil.
Uma audiência na manhã de quarta-feira (27) foi realizada por um juiz italiano. Participaram a defesa de Zambelli e um representante do governo brasileiro, responsável pelo pedido de extradição.
Na audiência de quarta-feira (27), os advogados de Zambelli alegaram fragilidade de saúde da parlamentar e afirmaram que ela é alvo de um processo de perseguição política.
Laudo médico
O laudo médico encomendado pela Justiça da Itália, na visão de diplomatas brasileiros, foi determinante para a manutenção da prisão.O documento de 19 páginas foi obtido pela CNN.
Nele, a especialista italiana em medicina legal e ciências forenses Edy Febi faz uma análise do estado de saúde da brasileira.
A médica leva em consideração os estados de saúde físico e mental da deputada licenciada e conclui que Zambelli tem condições de seguir seu tratamento médico dentro da penitenciária de Rebibbia, em Roma.
“Com o regime prisional, incluindo a possibilidade de receber as terapias de que necessita dentro do estabelecimento prisional, não surgem elementos que excluam a possibilidade de a pessoa ser mantida detida”, afirma.
A especialista italiana leva em consideração um quadro de transtorno depressivo de Zambelli, mas ressalta que “desde o início de sua detenção até a avaliação pericial, nenhuma indicação de automutilação ou comportamento anticonservador foi relatada.
”Durante a entrevista, a paciente parecia geralmente lúcida, apropriada e adequada às circunstâncias, embora com humor deprimido e distúrbios do sono. Essas condições foram tratadas especificamente e são constantemente revisadas durante visitas psiquiátricas periódicas”, atesta.
A médica também faz referência à Síndrome de Ehlers-Danlos, uma doença rara que causa frouxidão nos músculos e articulações.
Ela observa, no entanto, que o quadro clínico da brasileira “não parece ser, no momento, potencialmente fatal”.
O laudo também especifica que a greve de fome realizada pela parlamentar licenciada “não parece constituir obstáculo ao regime prisional, tendo em vista o comportamento consciente do paciente, a administração adequada da medicação e a hidratação adequada”.
“Por fim, concluímos que não há provas de que o estado de saúde seja incompatível com o regime prisional, incluindo suas necessidades terapêuticas demonstradas, todas as quais podem ser atendidas dentro do centro de detenção”, afirma.
A médica italiana ainda afirma não identificar complicações no estado de saúde de Zambelli que a impeçam de viajar de avião caso seja extraditada ao Brasil, mas atesta que seria recomendado que fossem adotadas medidas de saúde para evitar efeitos adversos.
Zambelli está presa desde 29 de julho. Na última audiência, foi autorizado o acesso a medicamentos na prisão feminina de Rebibbia, em Roma.Em maio deste ano, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) junto ao hacker Walter Delgatti.
Fonte: CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
NOVIDADE CHEGANDO NA CIDADE DE TOUROS! O PAP Cursos
28/08/2025

O PAP Cursos, uma das maiores empresas de cursos do país, está chegando com Cursos profissionalizantes na cidade de Touros.
Cursos que vão acontecer na Escola Tabelião Júlio Maria com aulas presenciais e somente no sábado (manhã, tarde e noite)
Serão 4 meses de curso, e já se inicia neste sábado (30/08), as inscrições já foram abertas!
Inscrições acontecem hoje e amanhã na escola Tabelião de 8h da manhã até às 17h da tarde.
Os cursos são de:
- Atendimento ao cliente e Marketing
- Operador de Caixa e Atendente Bancário
- Atendente de Farmácia e Noções de Medicamentos
- Rotinas Administrativas e Secretariado
Nos 4 meses de curso o aluno irá fazer todos os 8 cursos e no final o aluno ganha Certificado e Carta de Estágio.
E atenção, Os 30 primeiros inscritos presenciais estarão garantindo uma SUPER promoção por apenas 5 parcelas de 70 reais, não deixe pra última hora!
Entre em contato:
(84)99183-9892
Essa publicação é um oferecimento
RN registra saldo de 3.438 empregos em julho
28/08/2025

O Rio Grande do Norte registrou saldo positivo de empregos em julho deste ano, com 3.438 empregos de carteira assinada. Foram 23.756 admissões e 20.318 desligamentos em julho. O saldo é o melhor do Estado desde setembro de 2024, quando foram gerados 5.088 empregos.
Os números foram divulgados pelo Novo Caged do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (27). Apesar do aumento, os dados referentes a julho são menores em relação a julho de 2024, que registrou 6.015 empregos, redução de 42%.
Essa publicação é um oferecimento
PUREZA: Evento de Conscientização Super Especial para o Agosto Lilás
28/08/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Senado aprova projeto sobre adultização; texto segue para sanção de Lula
28/08/2025

O Senado aprovou nesta quarta-feira 27 o projeto de lei que cria regras para combater a adultização de crianças no ambiente digital, seja por redes sociais, sites, programas e aplicativos, jogos eletrônicos ou plataformas específicas. O texto, que tem origem no Senado, voltou após modificações da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O projeto estabelece uma série de obrigações aos provedores de serviços digitais, como garantir a vinculação das redes sociais de crianças e adolescentes a um responsável e remover conteúdos considerados abusivos. A lei se aplicará a todo produto ou serviço de tecnologia da informação quando houver possibilidade de uso por esse público.
O descumprimento das medidas pode levar a multas de R$ 10 por usuário cadastrado até o limite de R$ 50 milhões, dependendo da infração. As empresas também poderão ter suas atividades suspensas temporária ou definitivamente em caso de descumprimento.
A votação ocorreu de maneira simbólica. Foram contrários os senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE), Jaime Bagatolli (PL-RO) e Luis Carlos Heinze (PP-RS).
Segundo o texto, em casos de identificação de conteúdos de abuso sexual, sequestro, aliciamento e exploração, as empresas deverão comunicar imediatamente às autoridades nacionais e internacionais. Também devem disponibilizar meios para denúncias de conteúdos que violem direitos de crianças e adolescentes e repassar as informações às autoridades para instauração de investigações.
Na Câmara, o escopo de denunciantes foi limitado para vítimas, responsáveis legais, Ministério Público ou entidades de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, independentemente de ordem judicial.
Para retirada de conteúdo, o usuário que publicou deve ser notificado previamente, com explicação do motivo, indicando se a análise foi feita por pessoa ou por processo automatizado. Os autores terão direito a recorrer por meio de mecanismo disponível na plataforma.
São considerados impróprios ou inadequados: exploração e abuso sexual; violência física; intimidação sistemática virtual e assédio; indução ou auxílio a práticas que causem danos à saúde física ou mental, como automutilação e uso de substâncias que causem dependência; promoção e comercialização de jogos de azar, apostas, loterias, tabaco, bebidas alcoólicas, narcóticos ou produtos proibidos para menores; práticas publicitárias predatórias, injustas ou enganosas; e conteúdo pornográfico.
Denúncias arbitrárias também podem gerar sanções, incluindo suspensão temporária ou perda da conta em caso de reincidência.
Os fornecedores de produtos com conteúdo impróprio para menores de 18 anos deverão impedir o acesso por meio de “mecanismos confiáveis de verificação de idade a cada acesso do usuário”. O projeto proíbe a autodeclaração como forma de conferência. O poder público poderá atuar como regulador, certificando os processos e promovendo soluções técnicas.
No caso das redes sociais, contas de usuários com até 16 anos deverão estar vinculadas a responsáveis legais. As plataformas poderão requerer a verificação de identidade dos responsáveis.
O texto também obriga a disponibilização de ferramentas de acompanhamento parental e de limitação de tempo de uso. Um aviso claro deverá ser exibido quando as ferramentas estiverem em vigor.
Os provedores deverão adotar políticas de prevenção à intimidação e ao assédio no ambiente virtual, além de desenvolver programas educativos para crianças, adolescentes, pais, educadores e equipes de suporte.
Plataformas com mais de 1 milhão de usuários menores deverão apresentar relatório semestral com a quantidade de denúncias recebidas, conteúdos moderados e detalhamento do gerenciamento de riscos à segurança e saúde desse público.
O tema ganhou repercussão após um vídeo do influenciador Felca, com quase 50 minutos de duração, viralizar nas redes sociais e alcançar mais de 24 milhões de visualizações. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou em suas redes que iria pautar a proposta. Felca possui mais de 5,23 milhões de inscritos no YouTube e 13,7 milhões de seguidores no Instagram.
A principal mudança feita pelo Senado trata das caixas de recompensa em jogos eletrônicos, conhecidas como “loot boxes”. Diferentemente do texto aprovado pela Câmara, que permitia o produto sob condições específicas, o relator, senador Flávio Arns (PSB-PR), restabeleceu a proibição total do acesso de crianças e adolescentes.
Essa publicação é um oferecimento
Homicídio no Amarante: mulher é morta a facadas e suspeito é detido por moradores
28/08/2025

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma mulher identificada como Maria Auxiliadora Vicente, de 55 anos, foi morta a facadas na madrugada desta quinta-feira (28) em uma vila localizada na Rua Nabucodonosor, no bairro Amarante, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Segundo a Polícia Militar, por volta de 1h30 da manhã, o suspeito foi detido por vizinhos após o crime e encontrado sentado em frente à residência. Ele tem 32 anos e afirmou ter cometido o homicídio após ouvir “ordens de uma entidade”.
De acordo com a PM, a arma usada, uma faca de caça, foi encontrada dentro de uma mochila no quarto ocupado pelo suspeito. Ele não tinha qualquer tipo de convivência com a vítima. Informações repassadas por moradores apontam que o homem apresentava problemas psiquiátricos e havia feito uso de entorpecentes.
Ainda conforme relatos, o suspeito teria chegado recentemente de Martins/RN para resolver questões bancárias e estava hospedado em um dos quartos da vila. Durante a madrugada, entrou na casa da vítima e, após uma possível luta corporal, o crime foi consumado no corredor do local.
Os vizinhos amarraram o acusado e acionaram a polícia. O homem foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, onde deverá responder pelo homicídio.
PORTAL DA TROPICAL
Essa publicação é um oferecimento
Atirador mata duas crianças em ataque a escola nos EUA; 17 pessoas ficaram feridas
28/08/2025

Um ataque a tiros deixou duas crianças mortas na Escola Católica Anunciação, em Minneapolis, no estado de Minnesota (EUA), nesta quarta-feira 27. As vítimas tinham 8 e 10 anos de idade.
De acordo com o chefe de polícia local, Brian O’Hara, outras duas crianças estão em estado crítico. No total, 17 pessoas ficaram feridas — 14 crianças e três adultos. Após o crime, o atirador tirou a própria vida.
As investigações iniciais apontam que o agressor utilizou três armas: um rifle, uma espingarda e uma pistola, realizando dezenas de disparos.
O governador de Minnesota, Tim Walz, lamentou o ataque e afirmou que o Departamento de Apreensão Criminal e a Patrulha Estadual foram mobilizados. “Estou rezando por nossos filhos e professores, cuja primeira semana de aula foi marcada por esse horrível ato de violência”, declarou.
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, também se pronunciou, dizendo que acompanha a situação e acionou a equipe de resposta a emergências.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu em sua rede Truth Social que foi informado sobre o caso. Ele pediu orações para as vítimas e familiares e disse que a Casa Branca seguirá monitorando o episódio.
Pais e familiares foram vistos em comoção na área de reunificação, onde aguardavam para reencontrar os filhos. Muitos se abraçavam, choravam e rezavam em meio à incerteza.
Essa publicação é um oferecimento
Auxílio Gás será ampliado para botijão ser acessível em todo o país
28/08/2025

O governo federal lançará, na semana que vem, um programa para reformular o Auxílio Gás. A ideia é garantir, às famílias de baixa renda, o acesso ao botijão de gás de cozinha (GLP), em vez de apenas transferir um valor baseado no preço médio nacional.
A proposta foi adiantada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (27), durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“O programa está pronto e será lançado na semana que vem. Ele vai crescer gradualmente. Em março, chegará a 15,5 milhões de famílias [mais de 46 milhões de pessoas]”, disse o ministro. A informação é da Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Assembleia aprova projetos de lei de Ubaldo que reconhecem patrimônios do RN
28/08/2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou cinco projetos de lei de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes que reconhecem oficialmente como patrimônios culturais, religiosos, gastronômicos e econômicos importantes referências do Estado.
Entre os projetos aprovados, está o PL nº 212/2025, que Reconhece como PatrimôniocCultural, Histórico, Artístico,
Econômico Material do estado do Rio Grande do Norte a Tecelagem da cidade de Jardim de Piranhas.
Também foi aprovado o PL nº 184/2025, que reconhece como Patrimônio Cultural, Religioso, Histórico e Arquitetônico a Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Com quase dois séculos de história, a paróquia é referência no turismo religioso nacional e recebe milhares de fiéis e visitantes todos os anos.
O plenário ainda aprovou dois projetos que celebram o carnaval potiguar. O PL nº 65/2025 reconhece como Patrimônio Cultural do RN o Grêmio Recreativo Escola de Samba Malandros do Samba, fundado em 1958 e com 37 títulos do carnaval de Natal. Já o PL nº 64/2025 concede o mesmo reconhecimento à Associação Recreativa Carnavalesca e Cultural Escola de Samba Balanço do Morro, fundada em 1966 e campeã 28 vezes. Ambas são importantes espaços de preservação da cultura popular.
Por fim, o PL nº 531/2024 reconhece como Patrimônio Cultural, Econômico e Gastronômico o Bar 21, na praia de Genipabu, um ponto turístico e gastronômico de destaque que une culinária típica, lazer e fortalecimento da economia local.
Para o deputado Ubaldo Fernandes, as aprovações representam um passo importante na valorização da identidade potiguar: “Cada um desses reconhecimentos preserva parte da nossa história e cultura, protege tradições e fortalece atividades que geram emprego, renda e orgulho para o nosso povo. É a Assembleia Legislativa cumprindo seu papel de guardar e promover o patrimônio do Rio Grande do Norte.”
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: Conferência Municipal de Saúde,Será dia 28 de Agosto!
26/08/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Polícia desarticula grupo especializado em estelionatos e clonagem de cartões em Natal
26/08/2025

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou a Operação Êxodo para desarticular uma associação criminosa especializada em estelionato e falsificação de documentos. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal).
As investigações começaram em junho de 2023, após a prisão em flagrante de um integrante do grupo enquanto aplicava golpe em um comércio no bairro Lagoa Nova, em Natal. Durante o inquérito, a polícia identificou que a quadrilha clonava cartões de crédito, realizava compras em diferentes estabelecimentos e, em seguida, contestava as transações junto às instituições financeiras. A prática causava prejuízos diretos a comerciantes da capital potiguar.
ANNA RUTH DANTAS
Essa publicação é um oferecimento
PREFEITURA DE PUREZA: Pureza marcou presença no Salão Nacional do Turismo, o maior evento turístico do Brasil, realizado em São Paulo!
26/08/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento















