Governo Trump prepara sanções contra o Banco do Brasil por fornecer cartão Elo a Moraes
02/09/2025

O governo dos Estados Unidos está preparando medidas contra o Banco do Brasil por fornecer um cartão de crédito da bandeira brasileira Elo ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, após o bloqueio de um cartão Mastercard em cumprimento à sanção imposta pela Lei Magnitsky.
O Tesouro americano considera que essa ação pode ser interpretada como tentativa de contornar as restrições impostas a Moraes. Fontes indicam que o governo dos EUA estuda aplicar sanções econômicas a instituições que prestem serviços a autoridades sancionadas, como Moraes.
Essa publicação é um oferecimento
Bolsonaro deve assistir ao julgamento em casa, cercado pela família
02/09/2025

Foto: Renno Carvalho / Agência O Globo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve comparecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (2), quando começa o julgamento que pode resultar em sua condenação por suposta tentativa de golpe de Estado. A expectativa é que ele acompanhe a sessão de casa, em Brasília, cercado pela família.
Dos cinco filhos, quatro devem estar presentes. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será a única ausência: desde março, o deputado federal permanece nos Estados Unidos. Ao lado do pai estarão o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) — em Brasília desde sexta-feira —, Jair Renan, que viajou de Balneário Camboriú para se reunir com a família, e Laura, a filha caçula, que mora com os pais. Michelle Bolsonaro, que concilia a rotina da prisão domiciliar do marido com compromissos à frente do PL Mulher, também deve permanecer em casa durante todo o julgamento.
A decisão de não ir ao tribunal teve peso médico e jurídico. Desde a facada sofrida em 2018, Bolsonaro convive com complicações intestinais, que se agravaram recentemente em um quadro de soluços persistentes e vômitos. A recomendação foi de que a imagem de fragilidade física poderia ser explorada politicamente de forma negativa, esvaziando o simbolismo que ele buscava ao comparecer pessoalmente à Corte.
No lugar de um gesto público, a aposta é em uma cena doméstica e controlada. Do sofá de casa, Bolsonaro deve acompanhar os votos dos ministros ao lado da família. A expectativa é que os filhos usem as redes sociais para amplificar a narrativa de que o ex-presidente está sendo alvo de uma “perseguição política”, em sintonia com a estratégia de mobilizar sua base digital mesmo em um momento de vulnerabilidade.
A rotina da véspera misturou religiosidade e articulação política. Bolsonaro orou, viu programas esportivos e recebeu dois visitantes: a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra de seu governo, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A ida de Lira foi lida como um gesto de aproximação em torno da pauta da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, bandeira que a oposição tenta emplacar nesta semana.
Desde que foi colocado em prisão domiciliar, em agosto, Bolsonaro tem alternado momentos de reclusão com encontros discretos com políticos e aliados da linha de frente. A estratégia do entorno é mostrar unidade familiar e preservar a imagem de líder.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Maduro se diz pronto para ‘luta armada’ se Venezuela for invadida pelos EUA
01/09/2025

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assegurou, nesta segunda-feira (1º), que está preparado para passar à “luta armada” caso seu país seja invadido pelos Estados Unidos, após a mobilização militar anunciada por Washington nas águas do Caribe, que a Venezuela considera uma “ameaça”.
“Nós estamos em um período especial de preparação máxima. E em qualquer circunstância, vamos garantir o funcionamento do país”, disse Maduro a jornalistas.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assegurou, nesta segunda-feira (1º), que está preparado para passar à “luta armada” caso seu país seja invadido pelos Estados Unidos, após a mobilização militar anunciada por Washington nas águas do Caribe, que a Venezuela considera uma “ameaça”.
“Nós estamos em um período especial de preparação máxima. E em qualquer circunstância, vamos garantir o funcionamento do país”, disse Maduro a jornalistas.
Essa publicação é um oferecimento
Caminhada pela Paz com ato ecumênico abre a Semana da Pátria em Touros
01/09/2025


Na manhã desta segunda-feira, 1º de setembro, a cidade de Touros deu início às celebrações da Semana da Pátria com a tradicional Caminhada pela Paz, seguida de um ato ecumênico realizado no Largo da Matriz. O evento mobilizou diversos setores da sociedade e promoveu uma mensagem de união e esperança.
A concentração teve início em frente ao hospital local, de onde os participantes seguiram pelas principais ruas da cidade em uma caminhada simbólica, carregando cartazes com mensagens de paz, amor e respeito.
Estudantes, professores, secretários municipais, líderes religiosos de diferentes credos, autoridades locais — entre elas o prefeito Pedro Filho — e moradores da comunidade participaram ativamente da mobilização.
O prefeito destacou a importância do momento: “Um momento de união, fé e esperança, onde a comunidade se reuniu para celebrar os valores de respeito, solidariedade e amor ao próximo. Que este gesto inspire cada passo ao longo da semana e fortaleça ainda mais o nosso orgulho de ser brasileiro e de viver em uma cidade que acredita na paz”, afirmou.
A Caminhada da Paz marcou o início de uma série de atividades cívicas e culturais que acontecerão ao longo da Semana da Pátria, reafirmando o compromisso da cidade com os valores democráticos, a cidadania e a convivência harmoniosa entre todos os seus habitantes.
BOG DO ASSIS SILVA
Essa publicação é um oferecimento
Matrículas para projeto de alfabetização nas periferias do RN seguem abertas em setembro para compor turmas
01/09/2025

São 75 turmas espalhadas pelo estado; expectativa é que 1,5 mil pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa
Seguem abertas, durante todo o mês de setembro, as inscrições para compor turmas da Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias do Rio Grande do Norte. As aulas começaram em agosto com 75 turmas distribuídas pelas comunidades de Natal, Parnamirim, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.
Com o método “Sim, Eu Posso!”, já aplicado com sucesso em diversos países que superaram o analfabetismo, a previsão é de que a alfabetização aconteça em até cinco meses. A expectativa é que 1,5 mil pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa. As aulas, com duração de 2h, são realizadas em horários flexíveis, definidos junto com as comunidades, sendo pela manhã em algumas turmas, tarde ou noite em outras.
Voltado para pessoas a partir dos 15 anos que não sabem ler e escrever ou que enfrentam dificuldades na leitura e na escrita, o projeto oferece ao final do curso, um certificado de alfabetização, abrindo portas para novas oportunidades de estudo, trabalho e realização pessoal.
A ação é desenvolvida pelo Mãos Solidárias, iniciativa que já atua com apoio em alimentação e educação popular e que agora também se dedica ao combate ao analfabetismo no estado.
Vinculada ao Decreto nº 12.048 de 2024, que instituiu o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, a Jornada é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com o Ministério da Educação (MEC).
Para participar ou indicar alguém, basta entrar em contato com os coordenadores do projeto, que irão encaminhar para a turma mais próxima de sua casa.
Coordenadores de Turmas:
Zona Norte de Natal – Veridiano [84 98734-5592]
Zona Sul de Natal -Rafael [84 98826-8961]
Zona Leste de Natal – Hortencia [84 99980-8989]
Zona Oeste de Natal – Mara [84 99207-2103]
Parnamirim – Cínthia [84 99822-4373]
Mossoró – Cumpadi Caboco: (84) 98875-4874 / Luis Henrique: (84) 99917-8137
Essa publicação é um oferecimento
Menina de 6 anos morre após ser baleada em ataque que vitimou o pai em Natal
01/09/2025

Uma criança de seis anos, vítima de disparo de arma de fogo, faleceu no último sábado (30). Identificada como Anny Lavínia Salvino Alves, a menina foi atingida na última quinta-feira (28), no bairro Vale Dourado, zona Norte de Natal. O pai da criança também foi baleado e morreu no local. Identificado como Airton Silva e Alves, de 42 anos, ele, segundo a investigação, tinha dívidas com agiotas e seria o alvo dos disparos.
Após o incidente, a menina foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e levada ao Hospital Santa Catarina. Posteriormente, foi transferida ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde estava em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o seu falecimento no sábado.
A escola onde a criança estudava, Jardim Escola Universidade da Criança, emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da aluna e manifestou solidariedade aos familiares e amigos.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apura o caso.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Aneel mantém bandeira vermelha patamar 2 para o mês de setembro nas contas de luz
01/09/2025

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira 29 que será mantida a Bandeira Vermelha patamar 2 neste mês de setembro. A sinalização indica que os consumidores receberão as contas de energia elétrica com adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
As atuais condições de afluência dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não são favoráveis para a geração hidrelétrica. Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias indica, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. As bandeiras mostram o custo variável da produção de energia, a partir da análise da disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.
A Aneel reitera a importância do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
Essa publicação é um oferecimento
Homem é morto com pelo menos 30 tiros durante corrida por aplicativo em Mossoró
01/09/2025

Os autores do crime fugiram logo após o homicídio. Foto: Reprodução
Um homem de 22 anos foi morto a tiros na noite de domingo (31) no bairro Sumaré, em Mossoró. O crime ocorreu na Rua Beatriz Maria da Costa, no Conjunto Cidade Alta, e chamou a atenção pela violência. A vítima foi identificada como identificado como Paulo Vitor Barbosa da Costa.
Segundo a Polícia Militar, ele estava em um carro de aplicativo, conduzido por uma motorista, quando foi surpreendido ao chegar ao destino. Os atiradores abriram fogo contra o veículo, efetuando cerca de 30 disparos.
A motorista conseguiu se abaixar e não foi atingida. Ela contou à PM que tentou se proteger dentro do carro, enquanto o passageiro, mesmo ferido, ainda tentou correr, mas acabou sendo alcançado e executado em plena via pública.
Os suspeitos fugiram logo após a ação criminosa. Até agora, não há informações sobre motivação ou identificação dos autores. O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que conduzirá as investigações.
Essa publicação é um oferecimento
“Nunca me senti melhor na vida”, diz Trump após boatos sobre morte
01/09/2025

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump falou sobre a saúde dele neste domingo (31) após boatos falsos de que teria morrido.
Em uma postagem na rede social Truth Social, o republicano disparou: “Nunca me senti melhor na minha vida”.
Trump ainda escreveu que “(Washington) DC é uma zona livre de crime”.
Fim de semana de folga jogando golfe
Trump viajou da Casa Branca neste domingo (31) para seu clube de golfe na Virgínia pelo segundo dia consecutivo.
No sábado (30), o republicano foi alvo de uma onda de boatos nas redes sociais que diziam que ele teria morrido.
De acordo com dados do Google Trends, tanto no Brasil quanto nos EUA, o termo “Trump” e buscas relacionadas como, por exemplo, “Donald Trump morreu?” registraram aumento de 1000% nas últimas 11 horas e lideram em volume de pesquisa. Os termos também apareceram entre os “Assuntos do Momento” na rede social X.
Essa publicação é um oferecimento
Ubaldo é homenageado como Parlamentar do Ano da Região do Trairí
01/09/2025

Uma noite marcada por emoção e gratidão. Assim foi a celebração dos 50 anos da tradicional “Festa das Personalidades”, em Santa Cruz, que este ano reconheceu o deputado estadual Ubaldo Fernandes como Parlamentar do Ano da Região do Trairí.
Natural de Tangará, Ubaldo é filho da região e tem direcionado grande parte de sua atuação parlamentar para atender às necessidades do Trairi. Ao longo de seu mandato, destinou diversas emendas parlamentares e articulou importantes benfeitorias junto ao Governo do Estado e às prefeituras locais, fortalecendo áreas como saúde, educação, infraestrutura e inclusão social.
Acompanhado da esposa, Ivanilda, o deputado destacou a importância do momento para sua trajetória política e para a ligação histórica que mantém com o Trairi: “Receber essa homenagem me enche de felicidade, porque mostra que nosso trabalho sério, totalmente dedicado a melhorar o Rio Grande do Norte, especialmente a minha região, está sendo reconhecido pelo povo. Esse prêmio renova ainda mais meu compromisso de continuar lutando todos os dias por um Estado mais justo, humano e cheio de oportunidades para todos”, afirmou Ubaldo.
Com forte presença em Santa Cruz e nas cidades vizinhas, o parlamentar ressaltou que a conquista não é apenas pessoal, mas coletiva: “Essa vitória é nossa! Agradeço a cada pessoa que acredita no nosso trabalho e caminha junto conosco nessa jornada.”
Essa publicação é um oferecimento
Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões
01/09/2025
.jpg)
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Cerca de dois anos e meio após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a Corte realizará um julgamento histórico, que pode levar para a prisão um ex-presidente da República e generais do Exército pela acusação de golpe de Estado, medida inédita após a redemocratização do país.
Para garantir a tranquilidade do julgamento, o Supremo preparou um esquema especial de segurança para restringir a circulação de pessoas nos edifícios da Corte, além de varredura com cães farejadores em busca de bombas e uso de drones.
O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento de profissionais da imprensa nacional e internacional interessados em noticiar o julgamento.
Essa publicação é um oferecimento
Moraes autoriza visita de Damares a Bolsonaro
01/09/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou, neste domingo (31), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A liberação vale para esta segunda (1º), entre 10h e 18h, e vai permitir um encontro entre os políticos um dia antes do início do julgamento que alcança Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no STF.
Apesar da liberação, a ida da senadora ainda precisará cumprir algumas exigências, como a revista do carro que for utilizado por ela para ir até a casa do ex-presidente.
A previsão alcança todos os que entrarem e saírem da casa de Bolsonaro, atendendo uma outra decisão de Moraes que ampliou a vigilância ligada ao político.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Feira online tem 7 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência
01/09/2025

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O mês de setembro, quando é lembrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), começa com uma feira online que vai oferecer 7 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD).
Participam do mutirão virtual empresas como Ambev, CSN, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz do Brasil, Stone, SulAmérica e Vivo.
A feira Inclui PcD, além de permitir oportunidades de emprego, disponibiliza uma série de palestras e painéis sobre diversidade e inclusão, nos dias 2 e 3 de setembro. O uso da plataforma é gratuito, bastando se inscrever no site.
A iniciativa de aproximar companhias e pessoas com deficiência interessadas em vagas de emprego é da Egalite, empresa especializada em inclusão de PCDs no mercado de trabalho.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Brasil supera Argentina na final e conquista Copa América de Basquete
01/09/2025

Foto: Luiza Gonzalez/Reuters
O Brasil venceu a Argentina por 55 a 47 na noite deste domingo (31) e conquistou a Copa América de Basquete pela quinta vez.
A vitória foi assegurada sem muitos riscos — o Brasil estabeleceu uma boa vantagem a partir do segundo quarto e se manteve na frente, sem ser ameaçado no placar, até o final. A Copa América foi disputada em Manágua, na Nicarágua.
Yago foi o cestinha da partida, com 14 pontos.
O Brasil é o segundo maior campeão do torneio, atrás apenas dos Estados Unidos –que têm sete conquistas–, mas não vencia o a competição desde 2009, quando, em Porto Rico, venceu os donos da casa na decisão.
A partida deste domingo foi uma reedição da final de 2022, quando os argentinos venceram, no Recife, um jogo muito disputado por 75 a 73 e ficaram com a taça. O país vizinho tem quatro conquistas.
Nas semifinais, no sábado, o Brasil chegou a estar perdendo a disputa para os Estados Unidos, que levam um time alternativo à Copa América, por 20 pontos de diferença, mas a equipe comandada pelo treinador croata Aleksandar Petrovic se recuperou e venceu a partida por 92 a 77.
Os americanos venceram o Canadá na disputa pelo terceiro lugar por 90 a 85.
Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Ex-deputado Rafael Motta deverá passar por nova cirurgia após acidente de kitesurfe
31/08/2025

O ex-deputado federal Rafael Motta deverá passar por uma nova cirurgia para correção de fraturas na face e no antebraço esquerdo. A informação foi divulgada em boletim médico no sábado 30.
Segundo o documento, Motta “está evoluindo satisfatoriamente no pós-operatório” e “encontra-se intubado e em coma induzido, em acompanhamento contínuo de equipe multiprofissional”. Ainda de acordo com o boletim, “o estado clínico é considerável estável”.
O ex-parlamentar sofreu um acidente de kitesurfe em Natal na sexta-feira 22, quando uma corrente de vento provocou a queda e o arrastou pelo equipamento, resultando em um impacto de cerca de 12 metros de altura.
Ele foi socorrido e submetido a cirurgias de urgência no Hospital Walfredo Gurgel. No domingo 24, foi transferido em UTI aérea para São Paulo, onde segue internado.
Essa publicação é um oferecimento
Com gol no fim, América é derrotado pelo Santa Cruz em jogo de ida das quartas da Série D
31/08/2025

O América perdeu para o Santa Cruz/PE pelo placar de 1 a 0, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. O gol foi marcado por Ariel. É a partida de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. O vencedor consegue o acesso para a Série C do próximo ano. O jogo da volta ocorre na Arena das Dunas, em Natal, no próximo domingo (7), às 19h.
O primeiro tempo da partida foi bastante eletrizante. As duas equipes não abriram mão do ataque. Uma hora, o Alvirrubro atacava, em outra vinha a resposta do Santa Cruz.
Em uma dessas jogadas, Hebert perdeu um gol de frente para o goleiro do Santa Cruz. Logo em seguida, Thiago Galhardo marcou para o Santa, mas estava impedido. O América também teve um gol impedido no final do primeiro tempo.
No segundo tempo, a partida caiu um pouco de ritmo. Ambas equipes começaram a errar demais. O jogo se encaminhava para um 0 a 0.
Contudo, o gol do Santa Cruz acontece, aos 41 minutos do segundo tempo, após um cruzamento na área, e Ariel se jogar na bola, de carrinho, para dar vantagem ao tricolor no jogo da volta.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Rio Grande do Norte receberá médicos do programa Agora Tem Especialistas em setembro
31/08/2025

Foto: Rafael Nascimento/MS
O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos que vão atuar em todo o país pelo programa Agora Tem Especialistas. Distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, eles serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais. Para o Nordeste, que historicamente conta com menor número de médicos especialistas, serão destinados 260 profissionais.
Todos os nove estados nordestinos serão contemplados. O Rio Grande do Norte receberá 32 médicos, para os seguintes municípios: Ceará-Mirim (oito), Mossoró (sete), São José de Mipibu (seis), Caicó (quatro), Alexandria (três), Santa Cruz (um), São Miguel (um), Açu (um) e João Câmara (um). O Ceará receberá 64 médicos, e a Bahia, 48. Já para o Maranhão serão destinados 43 profissionais; Piauí, 27; Pernambuco, 17; Paraíba, 14; Alagoas, 10; e Sergipe, 5.
Do total de médicos selecionados, 67% vão reforçar o atendimento no interior do Brasil em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Assim, ampliarão a assistência à saúde da população, reduzindo o deslocamento para os grandes centros urbanos. Considerando as regiões remotas do país, 25,7% atuarão em áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade; 20% na região da Amazônia Legal; e 9% em áreas de fronteira.
Esses profissionais integram a primeira chamada de edital inédito do Agora Tem Especialistas que, pela primeira vez, selecionou médicos que já são especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). Com 12 anos de experiência em média, eles vão reforçar o atendimento em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades da rede pública nas cinco regiões do país.
“Precisamos de iniciativas ousadas como o Mais Médicos Especialistas, que vai garantir, pela primeira vez, a atuação de profissionais especialistas no SUS e reduzir o tempo de espera da população por atendimento. Com esse reforço, estados e municípios, que já tinham um grande investimento no serviço, terão suprida a necessidade de especialistas, ampliando o acesso e fortalecendo a rede pública de saúde”, comentou o ministro Alexandre Padilha, em coletiva que anunciou o resultado da seleção.
A iniciativa atraiu o interesse de 993 médicos especialistas, que se inscreveram. Desse total, 501 já vão iniciar o atendimento a partir de setembro. Outros 400 profissionais não selecionados nesta primeira chamada ficam em lista de espera, podendo concorrer a outras oportunidades em uma segunda etapa.
SUS – Entre os 501 selecionados, 131 (26%) trabalharam anteriormente apenas em hospitais privados. Pela primeira vez, eles passarão a atender os pacientes da rede pública, o que representa um avanço do programa em vista da Demografia Médica de 2025. O estudo aponta que, atualmente, a maior concentração de médicos especialistas está na rede privada de saúde. Apenas 10% atendem o SUS exclusivamente.
Do total de selecionados, 75% serão destinados a hospitais públicos para a realização de cirurgias, internações e tratamentos, como radioterapia e quimioterapia. Outros 18% serão alocados em ambulatórios, onde farão consultas e exames, como endoscopia, ecocardiograma, colonoscopia, colposcopia e ultrassonografia. Os demais profissionais atuarão em unidades de apoio diagnóstico e terapêutico.
DISTÂNCIAS – Com o reforço desses profissionais, pacientes do SUS que moram no sertão da Paraíba, por exemplo, não precisarão mais percorrer até 500 km para receberem tratamento em João Pessoa, capital. Assim que os oito médicos de várias especialidades iniciarem as atividades em Patos (PB), que fica no sertão, essa distância será reduzida em até 400 km. A expectativa é que o município aumente em 30% a capacidade de atendimento no hospital regional, que receberá os novos profissionais.
Para a distribuição das vagas, o Ministério da Saúde observou as demandas do SUS nos estados e municípios. Assim, priorizou regiões com número de especialistas abaixo da média nacional, de 184 especialistas por 100 mil habitantes. Considerou, também, a capacidade instalada da rede pública para a oferta da assistência especializada, além do perímetro de deslocamento da população até o local onde o atendimento é realizado.
CURSOS – Para atuarem no SUS, os médicos selecionados contam com 16 cursos de aprimoramento em áreas como cirurgia, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. O diferencial da capacitação é que eles vão atuar na rede pública, na prática, com a mentoria de profissionais de excelência da Rede Ebserh e de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Os selecionados contarão com uma bolsa-formação de até R$ 20 mil, valor definido conforme a vulnerabilidade social e sanitária dos locais onde vão atuar. Os cursos terão duração de 12 meses.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Essa publicação é um oferecimento
Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para 7 de setembro
31/08/2025

Praça dos Três Poderes. Foto: Valter Campanato /Agência Brasil
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que um esquema especial de segurança está sendo montado para garantir a realização do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dos réus do núcleo 1 da trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, e do desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro.
Na Praça dos Três Poderes (foto), a operação será integrada entre a Polícia Judicial do STF e a secretaria do Distrito Federal.
Serão utilizados equipamentos de última geração, como drones com capacidade de imagem térmica, que permitem varreduras diurnas e noturnas e vigilância contínua do perímetro.
O local também terá o policiamento ostensivo ampliado, podendo haver abordagens e revista de mochilas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área.
Até o momento, segundo o Governo do Distrito Federal, não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento de Bolsonaro e aliados.
Também será instalada, a partir da segunda-feira (1º), a Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da SSP-DF. O julgamento no STF começará no dia seguinte.
“A estrutura reunirá órgãos de segurança locais e nacionais para ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas”, informou a SSP-DF.
Para o desfile de 7 de Setembro, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 17h do dia 6, na altura da Catedral e às 23h, a partir da alça leste, logo após a Rodoviária do Plano Piloto.
O acesso ao público no dia do desfile será aberto às 6h, com pontos de revista instalados.
Estão proibidos itens como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização.
O Comando Móvel da Polícia Militar estará presente no local.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento














