Enem 2025: veja as regras e prazos para pedir reaplicação das provas
10/11/2025
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que não compareceram ao primeiro dia de provas, realizado em 9 de novembro, poderão participar da reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro. O procedimento é válido para quem teve problemas de saúde ou enfrentou dificuldades logísticas no dia da aplicação.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será necessário solicitar a reaplicação na Página do Participante, entre os dias 17 e 21 de novembro, utilizando login e senha do sistema.
Entre os casos aceitos para reaplicação estão erros na aplicação, falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais. Também têm direito os participantes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose, coqueluche, difteria, meningite, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Nos casos de problemas de saúde, será obrigatório anexar documentos comprobatórios, como exames e atestados médicos. Já nas situações logísticas, o Inep fará a verificação das condições do local de prova em que o candidato estava inscrito.
O Inep orienta que os participantes que tiveram problemas logísticos compareçam normalmente ao segundo domingo de provas, no dia 17 de novembro, e façam a reaplicação apenas da primeira etapa, em dezembro. Já os candidatos com problemas de saúde devem aguardar a recuperação e, se o pedido for aceito, farão as duas etapas do Enem nos dias 16 e 17 de dezembro.
Candidatos que passaram mal durante a prova e deixaram o local antes das 15h30 não poderão solicitar a reaplicação. Nesse caso, a eliminação do exame é automática, conforme as regras do Inep.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento






