Política

Flávio Bolsonaro inicia negociações e cobra aprovação da anistia ainda este ano

06/12/2025


 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que iniciará neste sábado 6 as negociações do projeto político da direita e que pedirá a mobilização das lideranças que “se dizem anti-Lula” para aprovar a anistia ainda neste ano. A declaração ocorreu um dia após o parlamentar anunciar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Flávio, o objetivo imediato é unificar as lideranças em torno da votação da proposta. “Espero não estar sendo radical por querer anistia para inocentes. Temos só duas semanas, vamos unir a direita”, publicou.

A pauta da anistia é discutida pelo PL desde o ano passado. Em setembro, a Câmara aprovou a urgência do texto, mas a proposta permanece parada na Casa Legislativa. Integrantes do partido aguardavam que o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), colocasse o tema em votação.

Parlamentares também esperavam que, após a prisão do ex-presidente, o mérito fosse levado ao plenário de forma imediata, o que não ocorreu. Em reunião realizada após a detenção, deputados da bancada do PL discutiram ações diante da prisão de Bolsonaro.

O plano definido foi intensificar a pressão para que o projeto seja votado ainda este ano. A articulação inclui mobilização interna e cobrança para que a matéria avance na Câmara.

Flávio informou que dará início à negociação política com diferentes lideranças durante o fim de semana, com prioridade para destravar a votação da anistia. As ações fazem parte da reorganização do grupo após o anúncio de que o senador assume a posição de sucessor político do ex-presidente.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Policial

Polícia Civil recaptura foragido condenado a 37 anos que fugiu do presídio de Mossoró

06/12/2025


le havia fugido da unidade no dia 6 de setembro, acompanhado de outro apenado. Foto: Reprodução/PCRN

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou nesta sexta-feira (5) que conseguiu localizar e prender novamente um dos detentos que haviam escapado do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, no Oeste potiguar, durante uma fuga registrada em setembro. O nome do recapturado ainda não havia sido confirmado até a última atualização.

De acordo com a corporação, o homem possui uma longa ficha criminal e cumpria pena de 37 anos pelos crimes de homicídio qualificado e participação em organização criminosa. Ele havia fugido da unidade no dia 6 de setembro, acompanhado de outro apenado. À época, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afirmou que ambos eram considerados presos de bom comportamento e frequentavam atividades educacionais dentro do presídio.

A captura ocorreu em Mossoró e foi resultado de ações de inteligência e diligências investigativas conduzidas pelo 2º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ). A operação contou ainda com reforço da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur/Mossoró) e da Delegacia de Narcóticos (Denarc/Mossoró).

Durante a abordagem, os policiais encontraram o foragido portando uma arma de fogo, o que motivou nova prisão em flagrante por esse crime.

 

A fuga do dia 6 de setembro envolveu dois detentos:

 

Jonathan Maxwell de Sousa Nunes, 32 anos;

Ítalo George da Silva, 26 anos.

A Seap não detalhou como ocorreu a evasão.

 

O caso não foi isolado em Mossoró neste ano. Em junho, outros dois presos escaparam da Cadeia Pública da cidade. A suspeita, na ocasião, é que eles tenham escalado a muralha após o horário de visitas. Um dos fugitivos morreu em confronto com a polícia; o outro foi localizado e preso.

 

Com informações do G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Esporte

Saiba como pode ser o caminho do Brasil na Copa do Mundo de 2026 até o sonhado hexacampeonato

06/12/2025


 

Além de descobrir quais serão os três adversários na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, a seleção brasileira também tomou conhecimento, nesta sexta-feira, do possível caminho até o tão sonhado hexacampeonato mundial.

É claro que, num torneio de tiro curto, tudo pode acontecer. Serão 48 seleções em campo dentro de suas imprevisibilidades. Mas é fato que há alguns times com notável favoritismo dentro do torneio.

É esperado, por exemplo, que o Brasil avance na primeira colocação do grupo C. Se isso acontecer, enfrentará, na segunda fase, o segundo do grupo F. O adversário sairá, então, de Holanda, Japão, Tunísia e o classificado da repescagem europeia B (Polônia, Ucrânia, Albânia e Suécia).

Em caso de uma vitória na segunda fase, que é o esperado pela expectativa criada em cima do time canarinho sob o comando de Carlo Ancelotti, o Brasil terá o segundo colocado do grupo E ou I nas oitavas de final. Os adversários mais prováveis são Equador, Noruega e Senegal. Em caso de zebra, Alemanha e França poderiam pintar caso não liderassem seus grupos.

Já nas quartas de final, fase em que as previsões passam a ficar mais difíceis, os favoritos a enfrentarem o Brasil são México e Inglaterra, prováveis primeiros colocados dos grupos A e L.

Numa hipotética semifinal, viria, então, o confronto com a Argentina, do grupo J. Portugal, no grupo K, e Canadá, do grupo B, são outros possíveis adversários.

Assim, a final reservaria para o Brasil os gigantes que ficaram do outro lado da chave. Alemanha, e principalmente Espanha e França, são os principais concorrentes.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Três municípios realizam as últimas eleições suplementares do ano no domingo (7)

06/12/2025


                     Três municípios realizam eleições suplementares neste domingo (7)

 

Eleitoras e eleitores dos municípios de Guará (SP), Martins Soares (MG) e Braga (RS) voltam às urnas neste domingo (7) para participar das últimas eleições suplementares do ano.

Os novos pleitos ocorrem em razão das perdas dos mandatos dos candidatos eleitos prefeitos anteriormente e de vacância de um cargo de vereador por falecimento.

Os eleitos exercerão os cargos até o final de 2028. As votações nas localidades ocorrem das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

Nos municípios de Guará (SP) e Martins Soares (MG), o eleitorado escolherá os novos prefeitos ou prefeitas, além dos vices integrantes das chapas. Já no município de Braga (RS), eleitoras e eleitores irão às urnas para escolher uma nova vereadora ou um novo vereador.

 

Fonte: TSE

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

PESQUISA DATAFOLHA: Governo Lula é ruim ou péssimo para 37%; e 32% acham bom ou ótimo

06/12/2025


                                    Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

 

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto mais como ruim do que bom para os brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5).

Para 37% a administração é ruim ou péssima. Outros 32% consideram ótima ou boa. Já 30% dizem ser regular.

Se comparado ao último levantamento, ouve uma baixa oscilação. Em setembro, 38% consideram ruim/péssima; 33% ótima/boa; e 28% regular.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 113 municípios do Brasil, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

TSE nega liminar para retorno do primeiro prefeito cassado no RN

05/12/2025


                                                          Foto: Reprodução

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou virtualmente nesta quinta-feira (4), uma liminar do prefeito cassado Samuel Souto (PL) com pedido de extensão dos efeitos para em prática voltar ao cargo de prefeito e permanecer até a Corte Superior julgar o mérito do processo, onde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) cassou e afastou Samuel Souto do mandato de prefeito de Ouro Branco.

Samuel Souto foi o primeiro prefeito cassado em 2025 no Rio Grande do Norte, e até agora, o único afastado do cargo. Também no Brasil é o único com duas cassações em segunda instância, já que o TRE-RN cassou seu mandato em dois processos. A informação é da Tribuna do Norte

A medida liminar foi rejeitada por 7×0, inclusive o próprio relator Ministro Floriano de Azevedo Marques, que tinha concedido o retorno em setembro de Samuel, foi contrário.

Com isso, permanece os efeitos do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte nos autos da AIJE 0600340-19.2024.6.20.0023. “Ante o exposto, nos termos do art. 36, § 6º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, NEGO SEGUIMENTO à tutela cautelar antecedente ajuizada por Samuel Oliveira de Souto e Francisco Lucena de Araújo Filho”, frisou o relator Ministro Floriano de Azevedo Marques.

 

Fonte: Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Senado corre para aprovar nova lei do impeachment antes do fim do ano

05/12/2025


                                                       Foto: Agência Senado

 

O Senado quer acelerar a votação de um projeto que muda a regra do impeachment antes do recesso. A pressa vem depois que Gilmar Mendes limitou à PGR o direito de pedir o impedimento de ministros do STF, travando a fiscalização da Corte.

A proposta é do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentada em 2023, mas que até agora não avançou por falta de consenso. O texto está na CCJ, com relatoria do senador Weverton Rocha (PDT-MA), e prevê que o presidente da Câmara tenha até 30 dias para decidir sobre denúncias contra o presidente da República. Hoje, esses pedidos ficam engavetados indefinidamente.

O projeto amplia ainda a lista de autoridades que podem ser denunciadas por crimes de responsabilidade e nasceu de debates de uma Comissão de Juristas que contou com o atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A intenção é atualizar a Lei nº 1.079, de 1950, que regula esses processos.

Enquanto isso, a liminar de Gilmar Mendes ainda será analisada pelo plenário virtual do STF entre 12 e 19 de dezembro, mantendo a tensão entre Senado e Supremo. A pressa do Senado mostra que a Casa não está disposta a ficar refém do STF.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

BORA DECOLAR com Coronel Hélio CONFIRMADO para mais sete cidades

04/12/2025


Programa de ideias do pré-candidato ao Senado Coronel Hélio inicia turnê pelo interior do estado após evento em Natal reunir 500 pessoas

 

Após o sucesso da edição do Bora Decolar em Natal, que reuniu cerca de 500 pessoas e fortes lideranças políticas de todo o estado, entre prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais, o público pediu edições que circulem por todo o Rio Grande do Norte. O pré-candidato ao Senado pelo RN, Coronel Hélio, atendeu ao chamado e anuncia uma série de encontros em diversas cidades potiguares.

Parnamirim e Macaíba terão edições ainda no mês de dezembro e a agenda segue em 2026. "Estamos muito felizes com a receptividade do Bora Decolar em Natal. Ver aquele salão lotado, com pessoas comprometidas com o futuro do nosso estado, nos motiva a levar esse diálogo para todas as regiões do RN. Queremos ouvir o povo, entender as necessidades de cada município e construir, juntos, um programa de ideias que realmente transforme a vida dos potiguares. Parnamirim e  Mossoró são apenas o começo dessa jornada pelo interior", destaca Coronel Hélio.

 

 

Próximas edições confirmadas:

Datas a definir

 

Parnamirim 

Mossoró

Macaíba

São Gonçalo do Amarante

Extremoz

São Paulo do Potengi

João Câmara

 

O QUE É O BORA DECOLAR

 

O Bora Decolar é uma plataforma colaborativa onde as pessoas podem deixar suas sugestões para o Rio Grande do Norte mais próspero no Senado Federal em vários setores, como segurança, saúde, desenvolvimento econômico e muito mais. A iniciativa busca ouvir diretamente da população as demandas e propostas para o estado.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Saúde

Nova vacina contra bronquiolite será distribuída no RN

04/12/2025


 

O Rio Grande do Norte recebeu, nessa quarta-feira (3), o primeiro lote de vacinas contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que é direcionada a gestantes a partir da 28ª semana e tem como objetivo proteger recém-nascidos dos casos de bronquiolite.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu do Ministério da Saúde um lote com pouco mais de 10 mil vacinas, e fará a distribuição aos municípios potiguares a partir da próxima semana. Não há limite de idade para a gestante que será vacinada e a proteção é feita em dose única.

“É com muita alegria que recebemos essa nova vacina para incorporar ao Programa de Imunização. Nos próximos dias, os municípios já estarão aptos a iniciar a vacinação das gestantes”, afirmou a responsável técnica do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

A nova vacina disponível no SUS oferece proteção imediata aos recém-nascidos, pois os anticorpos gerados na gestante durante a gravidez são transferidos pela placenta para o bebê. Essa estratégia reduz significativamente o risco de hospitalizações por problemas respiratórios, que hoje representam cerca de 30% das internações pediátricas no RN.

Até o início deste mês, o vírus sincicial respiratório foi responsável por 270 casos de síndrome respiratória aguda grave entre crianças de 0 a 4 anos, dos quais 243 foram abaixo dos 2 anos, tendo causado ainda três óbitos.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Economia

Cadu nega “bomba fiscal” para Walter e descarta explosão da folha em 2026

04/12/2025


                                                     José Aldenir/Agora RN

 

O secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, negou que a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) vá deixar uma “bomba fiscal” para o vice-governador Walter Alves (MDB) assumir a partir de abril. Entre outros pontos, Cadu afastou, em entrevista à rádio 98 FM, a possibilidade de uma explosão nos gastos com pessoal no próximo ano.

Fátima Bezerra já anunciou que vai renunciar ao governo no início de abril para ficar apta a disputar o Senado. Nos últimos dias, porém, surgiu a especulação de que o vice, Walter Alves, não assumirá a gestão em função da crise fiscal. Neste cenário, a gestão ficaria para o presidente da Assembleia Legislativa ou para o presidente do Tribunal de Justiça – que teria de convocar eleição indireta.

“Um possível colapso do Governo Walter desmorona tanto a minha candidatura quanto a candidatura da governadora Fátima. Ele não nos interessa”, argumentou Cadu, que é pré-candidato do PT ao Governo do Estado. Em seguida, reforçou que não faz sentido armar um cenário de caos para quem assumiria o governo por poucos meses: “Se a gente armar uma bomba no colo dele, ela volta para o meu colo, para o colo da governadora instantaneamente. É o nosso governo. Só muda o técnico”.

A analogia esportiva foi repetida durante a entrevista para ilustrar o processo de troca no comando do Executivo. “A governadora vai passar o bastão para Walter, mas a corrida é até o final. Ele vai correr pela gente”, disse o secretário, ao insistir que o interesse do grupo é preservar o funcionamento do Estado e não criar dificuldades artificiais para a próxima gestão.

Cadu também refutou a informação de que os gastos com pessoal vão saltar de patamar já no primeiro quadrimestre de 2026. “Seria uma irresponsabilidade sem tamanho aumentar a folha de R$ 1 bilhão para R$ 1,3 bilhão”, reagiu, ao comentar estimativas que circularam em redes e em parte da imprensa.

Na sequência, o secretário explicou os números que constam na proposta orçamentária e detalhou a projeção oficial: “O crescimento da folha no ano que vem deve ficar entre 7% a 8%”. Segundo ele, a impressão de aumento abrupto nasce de uma leitura apressada dos dados da proposta de Lei Orçamentária enviada pelo governo, sobretudo quando se soma ao bolo a dimensão previdenciária.

Cadu reconheceu que há parcelas de reajustes pactuadas para 2026, resultantes de negociações fechadas em 2024, mas disse que o desenho é conhecido e programado. “Naquela negociação que a gente fez em 2024, ficou uma parte do aumento para o ano que vem. Uma em janeiro e outra em abril. Então, a soma das duas é o IPCA. Deve ser o IPCA dobrado”, explicou, observando que, nos anos seguintes, a tendência é a reposição apenas pela inflação.

Além disso, sustentou que o Estado adotou uma política formal para conter o crescimento da despesa de pessoal, limitando a evolução da folha a 80% da variação da receita corrente líquida. A regra, disse ele, cria “folga” anual automática entre arrecadação e salários, o que contribui para manter as contas dentro dos limites de responsabilidade.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Balanço legislativo: Ubaldo encerra 2025 celebrando alta produtividade

04/12/2025


O deputado estadual Ubaldo Fernandes fecha 2025 com um balanço numérico que traduz a intensidade, a presença e a eficácia de seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

 

Membro titular das Comissões de Constituição, Justiça e Redação ede Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Cidadania, integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e presidente das Frentes Parlamentares em Defesa do Setor Pesqueiro e da Pessoa Idosa, Ubaldo também ampliou sua atuação temática e institucional ao longo do ano.

Até o início de dezembro, foram 64 projetos de lei protocolados — entre novas proposições e projetos em tramitação — e 44 leis sancionadas até 02/12/2025, resultado de uma atuação legislativa focada em proteger consumidores, ampliar direitos, modernizar serviços e promover inclusão social. 

Em 2025, Ubaldo também esteve à frente da campanha educativa do Legislativo em parceria com o Procon RN, “Consumo Responsável: Bom pra você, bom pro comércio”, reforçando sua agenda permanente de defesa do consumidor.

No âmbito das proposições de fiscalização e demandas locais, o mandato apresentou 143 requerimentos, direcionados a obras, abastecimento de água, saúde, infraestrutura viária, educação e segurança, entre outros serviços essenciais para municípios de todas as regiões do estado.

 

Entre as leis sancionadas, destacam-se medidas de grande impacto social e de proteção ao cidadão: Lei nº 12.030/2025 (Campanha “Fiel Companhia” contra o abandono de animais); Lei nº 12.062/2025 (cartazes contra cyberbullying em espaços de uso de computadores); Lei nº 12.063/2025 (selo “Empresa Amiga das Pessoas Idosas”); Lei nº 12.074/2025 (informações obrigatórias sobre direitos dos passageiros em aeroportos); Lei nº 12.076/2025 (sanções contra combustível adulterado); Lei nº 12.080/2025 (promoções estendidas a clientes pré-existentes); Lei nº 11.130/2025 (cartão digital de vacinação); Lei nº 12.139/2025 (selo AmigoPet); Lei nº 12.333/2025 (Programa “Amor com Patas” para adoção responsável); e Lei nº 12.519/2025 (RG em Braille) — medidas que refletem compromisso com proteção animal, inclusão, defesa do consumidor, saúde e acessibilidade.

A atuação parlamentar também se traduz em presença e diálogo: foram realizadas 3 audiências públicas prioritárias em 2025 — sobre Cidadania Digital nas Escolas; Voos para maior conectividade do RN; e Energias Renováveis com Justiça e Sustentabilidade — e promovidas 10 sessões solenes dedicadas à valorização de personalidades e temas de relevância cultural, esportiva e social do estado.

Nas bases, o mandato percorreu dezenas de municípios para colher demandas e articular recursos. No período de 2025, as emendas parlamentares somam R$ 4.416.000,00, beneficiando 34 municípios, com investimentos em saúde, infraestrutura, cultura, esporte e agricultura familiar.

Os 143 requerimentos apresentados em 2025 incluem pedidos prioritários como o alargamento do trecho da RN-307 (Extremoz–Estivas), reabertura de poços artesianos, ampliação de rede de água em comunidades rurais, destinação de ambulâncias e equipamentos de saúde, recapeamento e operações tapa-buraco em rodovias estaduais, implantação de unidades móveis do Detran, climatização de escolas, construção e requalificação de quadras e reforma de equipamentos públicos — ações concretas que reafirmam a vocação municipalista do mandato.

Em números e em ações, Ubaldo Fernandes conclui 2025 com resultados que se traduzem em serviços entregues, direitos ampliados e comunidades atendidas. O balanço confirma um mandato ativo, mobilizado e próximo da população — e aponta para a continuidade do trabalho em 2026, com metas claras de expansão de serviços, fortalecimento das políticas públicas e defesa permanente das prioridades do povo potiguar.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Moraes nega pedido de Carlos Bolsonaro para visitar o pai no dia do aniversário

04/12/2025


 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido do vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) para visitar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, no próximo domingo 7, data em que o parlamentar completa aniversário. A decisão foi proferida com base nas regras atuais de visitação, que não permitem acesso aos domingos.

Segundo Moraes, a portaria em vigor estabelece que as visitas de familiares ocorram apenas às terças-feiras e quintas-feiras, das 9h às 11h, com duração de 30 minutos e limitação de dois familiares por dia, de forma individual. Com isso, o ministro indeferiu o pedido de alteração da visita anteriormente agendada para o dia 4 de dezembro para o dia 7, “uma vez que a portaria não prevê visita aos domingos”.

Após a decisão, Carlos Bolsonaro se manifestou nas redes sociais e lamentou o indeferimento. “Pedi para visitar meu pai, mesmo que fosse pelos 30 minutos estabelecidos, no dia do meu aniversário, agora, dia 7 de dezembro, e o pedido foi indeferido por Alexandre de Moraes”, escreveu.

A decisão mantém o calendário de visitas sem alterações e reforça o cumprimento das normas já estabelecidas para o acesso familiar ao ex-presidente.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Saúde

Infectologista reforça a importância do diagnóstico precoce do HIV

04/12/2025


Profissional alerta para avanços, desafios e mitos que ainda dificultam a testagem e a prevenção no Brasil - Foto: Reprodução

 

No mês dedicado à conscientização sobre o HIV e a AIDS, o “Dezembro Vermelho” chama atenção para a importância da prevenção, do combate ao estigma e do diagnóstico precoce. Para a infectologista do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), da Rede Ebserh, Gisele Borba, apesar dos avanços expressivos no tratamento e no acesso aos testes, ainda há desafios importantes a serem enfrentados.

Segundo a médica, a campanha busca lembrar que o HIV pode permanecer assintomático por muitos anos, o que favorece o desconhecimento do diagnóstico e pode levar à transmissão involuntária. “A pessoa pode passar anos com o vírus sem saber. Sem o diagnóstico precoce, a infecção avança, danificando o sistema imunológico e facilitando o surgimento de doenças oportunistas, que podem ser gravíssimas. Infelizmente ainda observamos casos de pacientes que só descobrem a infecção pelo HIV depois de afetados por uma doença oportunista grave, com risco de vida”, explica Gisele Borba.

 

Testes rápidos mudaram o cenário

 

A infectologista destaca que o acesso aos testes é amplo e facilitado, disponível em unidades básicas de saúde, testes rápidos e sigilosos, e opção de testes de saliva em farmácias privadas. Ainda assim, Gisele ressalta um obstáculo que permanece: “Grande parte da população não se reconhece como potencialmente exposta à infecção. Muitas pessoas têm medo de fazer o exame ou acreditam que só determinados ‘grupos de risco’ precisam ser testados, uma ideia ultrapassada da década de 90. Qualquer relação sexual sem preservativo é um risco”, frisa a profissional.

 

Os avanços da terapia antirretroviral mudaram radicalmente o cenário da infecção no mundo. “Na década de 80, o diagnóstico era uma sentença de morte. Hoje, é uma infecção manejável, tratada com um ou dois comprimidos por dia, com poucos efeitos colaterais. A expectativa de vida de uma pessoa vivendo com HIV hoje é igual à da população geral não infectada”, pontua Gisele.

Um dos maiores entraves, na visão da infectologista, é o estigma. “O preconceito faz com que a pessoa não se reconheça como exposta ao vírus ou evite saber do diagnóstico. Há quem ainda associe o HIV às imagens do início da epidemia, quando não havia tratamento. E, por outro lado, alguns jovens minimizam a infecção e deixam de se proteger”, alerta.

 

PrEP, PEP e preservativos

 

Para Gisele Borba, todos os métodos preventivos continuam subutilizados:

 

Preservativo é a principal proteção contra HIV e outras ISTs;

PrEP (profilaxia pré-exposição) pode ser usada diariamente ou sob demanda;

PEP (profilaxia pós-exposição) deve ser usada após qualquer exposição de risco, não apenas violência sexual ou acidentes ocupacionais.

“O mais importante é que exista uma conversa franca entre paciente e profissional de saúde, sem medos ou preconceitos, para escolher a melhor estratégia preventiva para cada estilo de vida”, ressalta a infectologista. Gisele defende que o diagnóstico precoce depende também de ações fora do ambiente tradicional de saúde. “Campanhas que derrubem mitos e estigmas, testagem rápida em locais de trabalho e de lazer, sigilo garantido e aconselhamento humanizado aumentam muito a chance de prevenção e de diagnóstico precoce”, acrescenta.

Mesmo com todos os avanços, a infectologista lembra que a prevenção começa com uma reflexão pessoal. “Temos uma tendência a pensar no HIV como doença do outro. Quem tem vida sexual ativa precisa trazer para si a responsabilidade da prevenção e da testagem. Reflita: você tem se prevenido? Quando foi seu último teste de HIV?”, puxa para reflexão.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Esporte

Flamengo derrota Ceará e conquista o nono título do Campeonato Brasileiro

04/12/2025


                                                       foto: Reuters/Ricardo Moraes

 

Com um gol do atacante Samuel Lino, o Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (3), e garantiu o nono título do Campeonato Brasileiro. A partida, disputada no Maracanã lotado, coroou uma temporada histórica para o Rubro-Negro.

Além do Brasileirão, o Flamengo conquistou em 2025 a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Copa Libertadores da América, encerrando o ano como o clube mais vitorioso do país.

O gol da vitória saiu ainda no segundo tempo, quando Samuel Lino aproveitou uma jogada rápida pela direita e completou para as redes, levantando a torcida que lotou o estádio.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 78 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Palmeiras, que venceu o Atlético-MG por 3 a 0 em Belo Horizonte e chegou aos 73 pontos. Assim, o time carioca celebra mais uma taça nacional.

Este é o nono título brasileiro do Rubro-Negro, que já havia levantado a taça em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025.

O Flamengo volta a campo no fim de semana para cumprir tabela na última rodada, já com a festa garantida para sua torcida.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Policial

Policial militar é morta ao trocar tiros com o marido, também PM, e deixa três filhos

04/12/2025

 

Uma policial militar morreu após trocar tiros com o marido, também policial, em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A soldado foi identificada como Larissa Gomes da Silva.

Segundo fontes ouvidas pela TV Verdes Mares, o homem, que trabalha no município de Caucaia, foi buscar a mulher em Eusébio, onde ela atuava.

Os dois tiveram uma briga dentro do carro particular e dispararam com suas armas. A agente foi atingida no abdômen e no tórax. O policial foi baleado na região da artéria femoral. O estado de saúde dele é estável e ele está internado sob escolta policial, conforme a Polícia Militar do Ceará.

 

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Filho de Lula recebeu mesada do Careca do INSS, diz testemunha

04/12/2025


                                             Foto: Reprodução e Agência Senado

 

A CPMI do INSS recebeu depoimentos que apontam para uma suposta relação financeira entre Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, preso desde setembro por fraudes bilionárias na Previdência. Segundo relato de Edson Claro, ex-funcionário do operador, Lulinha teria recebido cerca de R$ 25 milhões — em moeda não especificada — além de pagamentos mensais aproximados de R$ 300 mil, caracterizados como “mesada”. O mesmo depoente afirmou que os dois viajaram juntos para Portugal. As informações foram reveladas pelo Poder360.

Os indícios incluem menções a Lulinha em conversas de WhatsApp apreendidas pela Polícia Federal, além de registros de viagens em conjunto entre o filho do presidente e Roberta Luchsinger, figura central nas negociações com o Careca do INSS. A PF também apura eventual ligação de ambos com a empresa World Cannabis, suspeita de ter sido usada para lavagem de dinheiro oriundo das fraudes contra aposentados.

Apesar dos relatos, setores da Polícia Federal avaliam que ainda não há provas suficientes para incriminar diretamente o filho do presidente. Parte da corporação defende aprofundar a investigação, enquanto outra ala considera precipitado adotar medidas mais duras. Relatórios do Coaf, porém, já identificaram movimentações financeiras ligando nomes próximos ao PT a empresas envolvidas no esquema.

A defesa de Lulinha classificou as acusações como “pirotécnicas e improváveis”. Roberta Luchsinger negou qualquer relação com os descontos fraudulentos do INSS e afirmou que sua relação com Fábio Luís é de amizade pessoal. O advogado do Careca do INSS disse desconhecer o conteúdo das denúncias.

 

Com informações do Poder360

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Cidadania

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

03/12/2025


                                                                    reprodução

 

A Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que isenta do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. O texto, do Senado, foi aprovado em dois turnos nessa terça-feira 2 e segue para promulgação.Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos - Agora RNCâmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos - Agora RN

 

No primeiro turno, foram 412 votos a favor e 4 contrários. No segundo, 397 votos a favor e 3 contra.

 

A PEC 72/23 prevê a isenção para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos. Na prática, a mudança proíbe a cobrança do imposto nesses casos, concedendo a chamada imunidade tributária. A medida não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Segundo o relator na comissão especial que analisou a proposta, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a PEC harmoniza a legislação nacional com a prática de estados que já não cobram IPVA de veículos antigos.

“A proposta uniformiza a isenção do IPVA para carros antigos, que já é adotada por vários estados, evitando diferenças na cobrança do imposto”, disse Pettersen.

A medida deve impactar principalmente estados que ainda não oferecem o benefício, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

 

Reforma tributária

As imunidades tributárias do IPVA não existiam na Constituição Federal antes da aprovação da última reforma tributária (Emenda Constitucional 132, de 2023).

 

Com a reforma, a cobrança do IPVA foi ampliada para alcançar veículos aéreos e aquáticos, mas alguns deles ganharam imunidade tributária.

 

Atualmente, a Constituição Federal isenta de IPVA:

 

aeronaves agrícolas e de operadores certificados para serviços aéreos a terceiros;

 

embarcações de empresas autorizadas para transporte aquaviário;

 

pessoas ou empresas que praticam pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência;

 

plataformas móveis em águas territoriais e zonas econômicas exclusivas com fins econômicos (petróleo e gás); e

 

tratores e máquinas agrícolas.

 

Debate em plenário

Durante o debate em plenário, o relator da proposta, deputado Euclydes Pettersen, defendeu federalizar a isenção do IPVA.

“Estamos retirando esse tributo para as pessoas que já pagaram outro carro por meio do imposto”, disse ele, ao citar o cálculo do pagamento do IPVA ao longo de duas décadas.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) lembrou que muitos estados já garantem a isenção. “O Maranhão mesmo beneficia vários automóveis utilizados por pequenos produtores rurais, como as caminhonetes D20 e C10”, afirmou.

Para o deputado Domingos Sávio (PL-MG), o projeto beneficia cidadãos mais humildes e sem condições de comprar carros novos. “Se não pagar o IPVA, sobra dinheiro para manter o carro em todas as condições de funcionar bem”, disse.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Policial

Mulher confessa ter matado o próprio pai após flagrar abuso dele contra a neta, filha dela no interior do RN

03/12/2025


                                                  Foto: Letícia Oliveira/TV Tropical

 

Uma mulher de 33 anos confessou à Polícia Militar ter matado o próprio pai, de 58 anos, em Carnaúba dos Dantas (RN), nesta quarta-feira (3), após flagrá-lo abusando da filha dela, de 6 anos. A informação foi divulgada pela TV Tropical.

Segundo a apuração da emissora, após testemunhar o suposto abuso, a mulher levou o pai para um terreno próximo à casa da família, onde o golpeou com pedaço de pau e pedras. Depois, teria enterrado o corpo. O crime teria ocorrido durante a madrugada, e pela manhã ela se apresentou à polícia. Até agora, o corpo não foi localizado, e equipes da Polícia Científica do RN fazem buscas na área.

No depoimento, porém, a suspeita apresentou várias contradições. O caso pode ter uma reviravolta após a circulação de imagens que mostram um homem correndo na rua, supostamente o avô da criança, seguido por uma moto — que depois retorna sozinha. O advogado da suspeita disse que sua cliente está em estado de choque e não conseguiu,até esta tarde, prestar informações claras sobre o ocorrido.

A PM informou à TV Tropical que o homem apontado como autor do abuso usava tornozeleira eletrônica. A Polícia Civil conduz a investigação para esclarecer o que realmente aconteceu.

 

 

BLOG DO BG

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Presidente da Assembleia Legislativa é preso pela Polícia Federal por suspeita de vazar operação no RJ

03/12/2025

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso nesta quarta-feira (3) pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Unha e Carne.

De acordo com a PF, Bacellar é suspeito de ter vazado informações sigilosas da Operação Zargun, em que o então deputado estadual TH Joias foi preso.

“A atuação de agentes públicos envolvidos no vazamento de informações sigilosas culminou com a obstrução da investigação realizada no âmbito da Operação Zargun, disse a corporação em nota.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

RN tem alta em feminicídios e chega a 21 casos neste ano

03/12/2025


 

O Rio Grande do Norte teve 21 vítimas de feminicídio até novembro de 2025, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesed). O número supera o total de 19 casos contabilizados em todo o ano de 2024. O dado é registrado em um cenário nacional de alerta diante dos episódios brutais registrados nos últimos meses, incluindo crimes que chocaram o Estado e o País.

No RN, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra uma redução dos feminicídios de 24 para 19 entre 2023 e 2024, queda de 21,1%. Mas as tentativas de feminicídio saltaram 71,8%, passando de 39 para 67. O dado, somado ao balanço parcial de 2025 da Sesed, indica que a violência tende a se agravar.

 No Brasil, o relatório aponta que 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2024, o maior índice desde a criação da tipificação em 2015. São quatro mulheres mortas por dia pelo simples fato de serem mulheres. As tentativas também explodiram: 3.870 casos – alta de 19%. O perfil permanece o mesmo: 63,6% das vítimas eram negras e 70,5% tinham entre 18 e 44 anos. Em 80% dos casos, o autor era companheiro ou ex-companheiro.

A escalada da violência tem rosto. O da administradora Juliana Soares, 35 anos, tornou-se símbolo nacional após ela sobreviver a 61 socos desferidos pelo então namorado, Igor Cabral, dentro de um elevador, no dia 26 de julho, na capital potiguar. A cena, captada pelas câmeras do prédio, viralizou nas redes sociais e expôs a violência diária que milhões de brasileiras enfrentam.

Outros casos recentes reforçam o quadro de terror. Douglas Alves da Silva atropelou e arrastou por quase um quilômetro a jovem Tainara Souza Santos, 31 anos, na Zona Norte de São Paulo. Mãe de dois filhos, ela teve as duas pernas amputadas e está internada em estado grave. Douglas nega conhecê-la, mas testemunhas confirmam que havia um relacionamento.

 

80% dos feminicídios são cometidos por parceiros íntimos, alerta promotora

A promotora de Justiça Érica Canuto afirmou que 80% dos feminicídios no Brasil são cometidos por parceiros íntimos. Ela destacou, em entrevista à TV Tropical no mês de julho, que os agressores costumam ser homens próximos da vítima: “pais, filhos, padrastos, irmãos, companheiros, namorados, ex-namorados”.

Érica Canuto atribuiu essa queda ao aumento das medidas protetivas e ressaltou que “a medida protetiva é o coração da Lei Maria da Penha”. Ela enfatizou que, em 95% dos feminicídios, a vítima não tinha medida protetiva ou registro de ocorrência. A promotora também alertou para os impactos diretos da violência doméstica em crianças e lembrou que o RN dispõe de serviços como a Patrulha Maria da Penha, casas-abrigo e rede integrada de apoio.

Defendendo ações voltadas à autonomia financeira das vítimas, a promotora reforçou a importância de cursos profissionalizantes e assistência contínua. Ela pediu à população para que não permaneça omissa diante de sinais de violência: é possível pedir ajuda pelos números 190 ou 180 e “salvar uma vida”.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página