Motta pauta cassação de Zambelli, Eduardo Bolsonaro, Ramagem e Glauber Braga
09/12/2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu pautar para sessão plenária desta quarta-feira (10/12) a cassação do mandato dos deputados federais de Carla Zambelli (PL-SP) e de Glauber Braga (Psol-RJ). O caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ) deverá ser analisado na semana seguinte. O plenário da Casa decidirá o futuro dos casos.
As situações são distintas. Carla Zambelli e Ramagem foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a perderem seus mandatos, mas a Câmara vai votar se acata a decisão.
Autoexilado nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro pode ser cassado por faltas. No caso dele, segundo a assessoria da Câmara, a decisão será da Mesa Diretora, e não há prazo para a assinatura do ato.
Já Glauber Braga será julgadopor seus colegas sob a acusação de quebra do decoro parlamentar em uma briga com um militante.
Motta também pauta PL da Dosimetria
O presidente da Câmara também anunciou, para esta terça-feira (9/12), a votação do PL da Dosimetria, que reduz as penas para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro de 2023.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: JÁ É NATAL EM RIO DO FOGO
09/12/2025
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Arrascaeta é escolhido como craque do Prêmio Brasileirão 2025
09/12/2025

Foto: Adriano Fontes/Flamengo
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizou na noite da última segunda-feira (8) a cerimônia do Prêmio Brasileirão 2025. E o meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, foi escolhido como o craque da competição entre os homens. Já na disputa feminina o destaque foi a meia-atacante Gabi Zanotti, do Corinthians.
Domínio do Flamengo
Arrascaeta teve um ano especial pelo Rubro-Negro da Gávea. Na campanha que garantiu ao Flamengo o eneacampeonato do Brasileiro, o uruguaio colaborou com 18 gols (garantindo a vice-artilharia, o artilheiro da competição foi Kaio Jorge, que assinalou 21 gols pelo Cruzeiro) e com 14 assistências.
Na festa promovida pela CBF também foi anunciada a seleção do Brasileiro masculino, que foi dominada por atletas do campeão Flamengo e do 3º colocado Cruzeiro: Rossi (Flamengo); Paulo Henrique (Vasco), Léo Pereira (Flamengo), Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Reinaldo (Mirassol); Jorginho (Flamengo), Lucas Romero (Cruzeiro), Arrascaeta (Flamengo) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Kaio Jorge (Cruzeiro) e Vitor Roque (Palmeiras).
Outros dois destaques da competição masculina foram Rafael Guanaes, escolhido como melhor técnico da competição após ajudar o Mirassol a alcançar um histórico quarto lugar da classificação. Já o atacante Rayan, que marcou 14 gols defendendo o Vasco, foi escolhido a revelação do Brasileirão.
Brabas do Timão brilham no feminino
Já no Brasileiro Feminino a craque foi Gabi Zanotti. A experiente meia-atacante foi peça importante numa temporada que culminou com o heptacampeonato do Corinthians na Série A1 da competição.
A seleção do Brasileiro Feminino é formada por: Nicole (Corinthians); Isabela (Cruzeiro), Isa Haas (Cruzeiro), Mariza (Corinthians) e Gisseli (Cruzeiro); Brena (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro), Gabi Zanotti (Corinthians) e Duda Sampaio (Corinthians); Amanda Gutierres (Palmeiras) e Letícia (Cruzeiro). O posto de melhor técnico da competição é de Jonas Urias, do Cruzeiro, enquanto a atacante Jhonson, do Corinthians, é a revelação.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
EUA já planejam “dia pós-Maduro” enquanto tensão militar cresce
09/12/2025

Foto: REUTERS/Brian Snyder
O governo Donald Trump analisa cenários para uma possível transição na Venezuela caso Nicolás Maduro seja derrubado, segundo documentos obtidos pelo Washington Post. As discussões envolvem desde os planos da oposição liderada por María Corina Machado até o comportamento das Forças Armadas venezuelanas, cuja fidelidade ao regime pode ter sido subestimada por Washington.
A preocupação aumenta em meio à escalada militar dos últimos meses, marcada pela presença do superporta-aviões USS Gerald R. Ford e de uma frota americana próxima ao território venezuelano. Desde setembro, os EUA ampliaram operações no Caribe e no Pacífico, destruindo embarcações suspeitas de tráfico e resultando em dezenas de mortes. Ao mesmo tempo, seguem as sanções econômicas e os alertas para que companhias aéreas evitem o espaço aéreo do país.
Trump tem feito ameaças repetidas sobre expandir ações militares em solo venezuelano, além de classificar o Cartel de los Soles como organização terrorista — medida que abre caminho para operações mais agressivas. O governo Maduro rejeita todas as acusações e afirma que os EUA buscam uma mudança de regime para explorar os recursos naturais venezuelanos, especialmente o petróleo.
No poder desde 2013, Maduro acusa os EUA de tentarem derrubá-lo e afirmou que tanto a população quanto os militares estão prontos para resistir. A crise diplomática, que já dura meses, coloca a região diante de um dos maiores riscos de conflito aberto em décadas.
Com informações da CNN
Essa publicação é um oferecimento
Bebê de 10 dias morre engasgado com leite materno em São Gonçalo do Amarante
09/12/2025

De acordo com informações registradas no boletim de ocorrência da Delegacia de Plantão da Zona Norte, o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionado após os pais perceberem que o bebê havia parado de respirar durante a amamentação.
O pai iniciou as primeiras manobras de desengasgo enquanto aguardava a chegada dos paramédicos. No entanto, ao chegarem à residência, na Rua José Inácio Fernandes, os profissionais constataram que o recém-nascido já apresentava parada cardiorrespiratória.
A equipe continuou com as tentativas de reanimação, mas o bebê não respondeu aos procedimentos e morreu ainda no local. Em seguida, os profissionais do SAMU foram até a delegacia para registrar a ocorrência e acompanharam os pais até a sede da Polícia Científica, no bairro de Felipe Camarão.
O corpo da criança passará por necropsia para confirmar oficialmente a causa da morte. Segundo o relato dos pais, o bebê teria se engasgado enquanto era amamentado.
PONTA NEGRA NEWS
Essa publicação é um oferecimento
Carnatal 2025 atraiu cerca de 140 mil foliões nos três dias de festa, diz organização
09/12/2025

reprodução
A organização do Carnatal 2025 divulgou que cerca de 140 mil foliões passaram pela festa nos três dias de evento. O encerramento histórico aconteceu no último domingo 7, reunindo todos os setores da festa no interior da Arena das Dunas.
“Mais uma edição histórica, batendo todos os recordes de público e, mais do que isso, o sentimento expressado na presença dos foliões. Não tenho dúvida de que nós vamos para cerca de 140 mil pessoas. E vamos para mais um recorde de movimentação da economia”, afirmou Felinto Filho, CEO do Carnatal, em entrevista à InterTV Cabugi nesta segunda-feira.
No encerramento da festa, foliões de blocos, Camarote Skol, Largo dos Reis e Nota Potiguar estiveram juntos para uma celebração inédita. Todos os foliões puderam acompanhar os shows que tradicionalmente são oferecidos aos clientes do Camarote Skol. A operação especial ofereceu experiências exclusivas para cada folião.
No palco, as atrações finais foram Durval, Simone Mendes e Rafa & Pipo. Nos blocos, a última noite teve Ivete Sangalo (Euforia), Banda Grafith (084) e Bell Marques (Vumbora!).
A cantora Cláudia Leitte, que comandou o bloco Largadinho no sábado, exaltou a grandiosidade da festa.
“É sempre como se a porta do verão estivesse aberta oficialmente aqui em Natal. Eu venho fazer o Carnatal e já me sinto dentro, lá em cima do Carnaval de Salvador. E tudo acontecendo aqui agora”, afirmou a cantora antes da apresentação no trio.
Vendas para 2026
Com o sucesso da edição deste ano, o Carnatal já tem data marcada para 2026: entre os dias 4 e 6 de dezembro. Além disso, a organização da festa já abriu as vendas para blocos e camarote da próxima edição.
A venda do ingresso curinga para blocos e camarote começou no domingo no site Evenyx em uma pré-venda exclusiva, limitada e em 10x sem juros para aqueles que já planejam estar ano que vem no Carnatal.
O ingresso curinga dará acesso a qualquer um dos blocos ou o camarote, assim que a programação oficial for divulgada. O folião compra agora e escolhe a atração após o lineup ser definido.
Segundo a organização, A estratégia visa atender à crescente demanda e evitar transtornos de última hora para os foliões. Em 2026, o Carnatal vai completar 35 anos. Mais informações estão no perfil @carnatal no Instagram.
Solidariedade: Evento gera 100 toneladas de alimentos
A folia também gerou solidariedade. Através do Abadá Social, a organização do Carnatal arrecadou 100 toneladas de alimentos. Os produtos foram doados por foliões como contrapartida pela compra do abadá com desconto.
Ao todo, os alimentos compuseram 10 mil cestas básicas de 10 kg cada uma. A montagem das cestas foi feita pelos voluntários do Armazém da Caridade com a contribuição de 70 alunos soldados da Polícia Militar do RN.
“Não há em outro lugar do País uma festa que faça uma mobilização de doação de alimentos como essa. Somente o Carnatal”, afirma Edgar Smith, vice-presidente do Armazém da Caridade.
A doação dos alimentos arrecadados acontece no dia 17 de dezembro, às 9h30, na sede do Armazém da Caridade, no bairro de Nazaré, na Zona Oeste de Natal.
Além disso, neste ano, no dia 24 de dezembro, das 17h às 20h, o Armazém da Caridade, a Clap Entretenimento e a Ação da Cidadania promovem o Natal com Jesus dos catadores, no antigo lixão de Cidade Nova, para 300 famílias, com um jantar, show, doação de alimentos e distribuição de presentes.
Essa publicação é um oferecimento
Alerj aprova soltura de Bacellar, preso por vazar operação da PF
09/12/2025

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) decidiu, nesta segunda-feira (8), derrubar a prisão do próprio presidente da Casa, Rodrigo Bacellar. Mesmo sob ordem do ministro Alexandre de Moraes, a maioria dos deputados votou pela revogação da detenção, em votação aberta e com quórum mínimo garantido. O placar terminou em 42 a 21, com duas abstenções. Agora, a caneta final é do Supremo Tribunal STF.
A decisão confirmou o que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já havia aprovado mais cedo, por 4 a 3, e será enviada ao Diário Oficial antes de seguir para o STF. Bacellar foi preso preventivamente pela Polícia Federal na semana passada, acusado de vazar informações sigilosas para ajudar o ex-deputado TH Joias, também preso.
A sessão foi tensa. Um bate-boca interrompeu os trabalhos por mais de 20 minutos, depois que a deputada Dani Monteiro chamou o dia de “triste para o Parlamento”, desrespeitando o acordo que limitava os discursos. Parlamentares reagiram na hora, e o PSOL acusou a “tropa do Bacellar” de tentar calar a oposição.
Bacellar é suspeito de avisar TH Joias sobre operações da Justiça. Segundo as investigações, o ex-deputado atuava em parceria com o crime organizado no Complexo do Alemão, negociando drogas, fuzis e até armas antidrones. Um dos deputados, Rafael Picciani, se absteve da votação por conflito de interesse, já que também é citado em apurações do STF.
Essa publicação é um oferecimento
FPM: União repassa R$ 6,3 bi aos municípios brasileiros, nesta quarta-feira (10)
09/12/2025

Imagem: Brasil 61
Brasil 61
Mais de R$ 6,3 bilhões serão repassados aos municípios brasileiros nesta quarta-feira (10). O valor, transferido pela União, corresponde à primeira parcela de dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O montante é cerca de 9% maior do que o transferido no mesmo período do ano passado, quando a quantia repassada foi de R$ 5,8 bilhões. Além disso, neste decêndio, as prefeituras vão contar com um repasse extra no valor de R$ 7,6 bilhões.
Na avaliação do especialista em orçamento público, Cesar Lima, o resultado mantém a tendência de alta registrada ao longo do ano, mesmo que determinadas reduções notadas em alguns decêndios.
“Consolida um ano de bons números para o FPM. É um bom resultado, apesar de algumas sazonalidades durante esse período, quase 10% a mais para o ano de 2025 em relação ao ano de 2024”, destaca.
São Paulo é o estado que recebe o maior valor a ser distribuído entre as cidades da unidade da federação, sem contar o valor extra: R$ 782 milhões. O destaque é para municípios como Taubaté, Sumaré e São Vicente. Cada um recebe cerca de R$ 3,4 milhões.
Fonte: Brasil 61
Essa publicação é um oferecimento
Presidente Lula sanciona lei que aumenta as penas para crimes sexuais contra menores
09/12/2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira (8) a lei que aumenta de forma significativa as penas para crimes sexuais cometidos contra menores e outras pessoas vulneráveis. O texto, aprovado pelo Senado em novembro, altera o Código Penal e amplia em até 30% o tempo máximo de prisão em casos como estupro de vulnerável, especialmente quando há lesão grave ou morte.
Com a nova legislação, as punições ficam mais severas: o estupro de vulnerável passa a variar de 10 a 18 anos; com lesão corporal grave, sobe para 12 a 24 anos; e quando resultar em morte, a pena será de 20 a 40 anos. Também aumentam as punições para corrupção de menores, prática sexual diante de crianças, exploração sexual e divulgação de cenas de estupro.
A norma também obriga o monitoramento eletrônico de condenados por crimes sexuais e por violência contra a mulher após deixarem o presídio. No processo penal, passa a ser obrigatória a coleta de DNA de investigados e condenados por crimes contra a dignidade sexual, reforçando mecanismos de identificação.
O texto ainda altera o ECA para garantir tratamento médico e psicológico às famílias das vítimas e determina que escolas, unidades de saúde, conselhos tutelares e organizações sociais promovam campanhas educativas contra violência, castigos físicos e práticas degradantes.
Com informações do G1
Essa publicação é um oferecimento
União Brasil expulsa ministro de Lula: Sabino cai por “infidelidade” e diz que segue de cabeça erguida
08/12/2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O União Brasil bateu o martelo nesta segunda-feira (8) e expulsou o ministro do Turismo, Celso Sabino, por infidelidade partidária. A cúpula da sigla não engoliu o fato de Sabino, deputado federal licenciado, ter ignorado a ordem do partido para deixar o governo Lula em setembro — e decidiu arrancá-lo de vez dos seus quadros.
A expulsão já tinha aval do Conselho de Ética do partido. Desde outubro, Sabino estava praticamente fora do jogo: afastado das decisões internas e destituído do comando do diretório regional do União Brasil no Pará. A sanção agora apenas oficializa o rompimento.
Sabino ainda não comentou a decisão desta segunda. Em entrevista no mês passado, porém, garantiu estar “de consciência tranquila”, dizendo que não cometeu erro algum ao contrariar a orientação para romper com o governo petista. “Não devo nada para ninguém e sigo de cabeça erguida”, afirmou à época.
A queda do ministro aprofunda o desgaste entre o União Brasil e o Palácio do Planalto, revelando mais um capítulo da instabilidade da base de apoio de Lula — que já sofre para segurar aliados e entregar votos no Congresso.
Essa publicação é um oferecimento
Neymar sempre vai ter lugar na Seleção, diz dirigente da CBF
08/12/2025

Rodrigo Caetano, coordenador das Seleções Masculinas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), reafirmou que Neymar sempre terá espaço na Seleção Brasileira quando estiver em plenas condições físicas.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o dirigente destacou que o jogador está sendo acompanhado de perto pela comissão técnica.
"O Neymar é um grande exponencial do futebol brasileiro, tem passado por esses problemas clínicos. Nem digo físicos, mas clínicos. Graças a Deus ele está conseguindo se recuperar, a gente acompanha de perto. Tem um contato direto com os profissionais do Santos", afirmou o coordenador.
"E posso afirmar que o desejo do Ancelotti é o mesmo nosso e do povo brasileiro: que ele [Neymar] esteja bem em 2026", completou.
Neymar foi titular na vitória do Santos sobre o Cruzeiro por 3 a 0, neste domingo (7), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, resultado que confirmou a permanência do clube paulista na Série A.
Essa publicação é um oferecimento
Homem morre e duas pessoas ficam feridas após disparos de arma de fogo no interior do RN
08/12/2025

Foto: Reprodução/TV Tropical
Um homem morreu e outras duas pessoas ficaram feridas após disparos de arma de fogo registrados no centro da cidade, na noite deste sábado (06). A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, após denúncias de tiros na região.
Ao chegar ao local, os policiais constataram que três pessoas haviam sido atingidas. Uma delas, identificada como Nielyson Dantas, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo permaneceu na cena do crime para a realização dos procedimentos periciais.
As outras duas vítimas, Daniel Melo e Nikole Melissa, foram socorridas pela própria equipe da Polícia Militar e encaminhadas inicialmente para a UPA do Alto São Francisco, onde receberam os primeiros atendimentos médicos.
Segundo informações atualizadas, os dois feridos precisaram ser transferidos para Mossoró. O estado de saúde de Daniel Melo não foi oficialmente confirmado até o momento. Já Nikole Melissa está internada na unidade semi-intensiva, na clínica cirúrgica, e se recupera após passar por procedimento cirúrgico.
Após o crime, equipes do Grupo Tático Operacional (GTO) realizaram diligências na tentativa de localizar os autores dos disparos. A área foi isolada e preservada pela Rádio Patrulha até a chegada da perícia criminal.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que irão apurar a autoria e a motivação do crime. Até o momento, ninguém foi preso.
Essa publicação é um oferecimento
Terremoto de magnitude 7,6 atinge Japão e provoca alertas de tsunami
08/12/2025

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa nordeste do Japão nesta segunda-feira 8. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro ocorreu no mar, às 23h15 no horário local (11h15 em Brasília), a 80 quilômetros da cidade de Misawa, na região de Aomori. A Agência Meteorológica do Japão informou que a profundidade do epicentro foi de 50 quilômetros.
O tremor foi sentido em todo o norte do país. Até a última atualização, não havia registro de danos ou feridos. O governo japonês confirmou a chegada das primeiras ondas de tsunami em pontos da costa, como Mutsu Sekinehama, Urakawa, Erimo, Hachinohe, Miyako, Kamaishi, Kuji, Tomakomai e Shiraoi.
As ondas registradas até o momento não passavam de 400 metros de altura, mas a Agência Meteorológica do Japão afirmou esperar ondas de até três metros nas próximas horas.
A agência emitiu alertas de evacuação para as regiões de Hokkaido, Aomori e Iwate. O Centro de Alertas de Tsunami no Pacífico, dos Estados Unidos, informou que há risco de ondas em um raio de 1.000 quilômetros ao redor do epicentro, incluindo parte da costa sudeste da Rússia. Segundo o centro, Filipinas e Guam também devem ser atingidos por ondas menores.
Essa publicação é um oferecimento
Projeto da anistia deve ficar para 2026, diz relator
08/12/2025

Deputado Paulinho da Força (Solidariedade) | Divulgação
O projeto da anistia voltou a dominar as conversas nos bastidores de Brasília após o relator Paulinho da Força afirmar, nesse domingo (7), que a votação deve ficar para 2026. Segundo ele, a falta de acordo com o PL impede qualquer avanço imediato no plenário. Além disso, o parlamentar reforçou que só aceita levar o texto à votação se houver consenso para aprová-lo exatamente como foi apresentado.
Pressão política e impasse sobre o texto
O clima esquentou. Assim, a pressão de políticos bolsonaristas pela votação ainda nesta semana não agradou ao relator, que reagiu de maneira direta. “Ou tem acordo para votar meu texto ou vai ficar para o próximo ano”, disse ao SBT News. Conforme Paulinho explica, partidos do centro decidiram apoiar apenas a versão que ele formulou — o chamado PL da Dosimetria.
Segundo o relator, esse texto não concede perdão, mas reduz penas aplicadas aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. No entanto, essa formulação contraria aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que insistem na anistia ampla. E ainda, a bancada do PL tenta inserir emendas, articuladas principalmente pelo senador Flávio Bolsonaro, o que trava completamente qualquer conciliação.
Por outro lado, há expectativa de novas conversas entre Flávio Bolsonaro e o presidente da Câmara, Hugo Motta, para tentar superar o impasse. Ainda assim, interlocutores afirmam que só haverá votação se não existir risco de manobra que substitua o PL da Dosimetria pelo projeto da anistia, como mencionado anteriormente.
Recesso próximo e prazo apertado
Depois de semanas de tensão, o Congresso deve priorizar o orçamento na próxima semana. Antes disso, os próximos dias se tornaram decisivos para definir o destino da proposta. Logo, o calendário curto aumenta a incerteza, e o relator já admite que a decisão final deve ficar mesmo para o próximo ano.
Essa publicação é um oferecimento
Pix registra 313,3 milhões de operações e bate maior marca desde a criação
08/12/2025

reprodução
O Pix encerrou a sexta-feira (5) com o maior número de transações já registrado em um único dia: 313,3 milhões de operações, que movimentaram R$ 179,9 bilhões, segundo dados divulgados pelo Banco Central neste sábado (6).
O recorde ultrapassa a marca alcançada em 28 de novembro, quando foram contabilizadas 297,4 milhões de transferências, totalizando R$ 166,2 bilhões, impulsionadas pela Black Friday e pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Para o Banco Central, o desempenho reforça o papel do Pix como infraestrutura pública essencial ao sistema financeiro nacional. A instituição não detalhou o que levou ao novo pico, mas a movimentação típica do fim do ano e o fluxo de salários podem ter influenciado o aumento.
Criado em 2020, o sistema completou cinco anos em novembro e se consolidou entre os brasileiros. No período entre o lançamento e setembro de 2025, o Pix movimentou R$ 85,5 trilhões, reúne cerca de 890 milhões de chaves e faz parte do dia a dia de mais de 170 milhões de usuários.
No mês passado, passaram a valer novas regras de segurança que ampliam as possibilidades de devolução de valores em casos de fraudes, golpes ou transferências feitas sob coação, aumentando a proteção de quem utiliza a ferramenta.
Essa publicação é um oferecimento
Jean Paul Prates se filia ao PDT após romper com o PT
08/12/2025

O ex-senador do Rio Grande do Norte e ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, irá se juntar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) visando as eleições de 2026. A filiação de Jean foi oficializada pelo presidente nacional do partido, o ex-deputado federal e ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante reunião do diretório nacional da sigla realizada no último sábado (6).
Jean Paul deixou o Partido dos Trabalhadores (PT) no final do mês de novembro deste, sigla à qual esteve filiado nos últimos 12 anos. Em sua carta de desfiliação, o ex-senador da República afirmou que a decisão foi consolidada após diálogo direto com a governadora Fátima Bezerra, ocasião em que reafirmou sua disposição de compor a chapa majoritária ao Senado em 2026, em posição ainda a ser definida.
O ato de filiação de Jean Paul será realizado nesta sexta-feira (12), em Natal. Além do PDT, ele também recebeu convites para se filiar ao Partido Verde (PV) e ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Jean Paul Prates iniciou sua trajetória política nas eleições de 2014, quando foi eleito primeiro suplente de Fátima Bezerra, eleita senadora na época para o período de 2015 a 2023. Em janeiro de 2019, assumiu a vaga no Senado Federal após Fátima deixar o cargo para tomar posse como governadora do Rio Grande do Norte.
Em setembro de 2020, o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou o nome de Jean à Prefeitura do Natal para as eleições municipais de 2020. Ao fim do pleito, obteve 49.494 votos – equivalente a 14,38% dos votos válidos, que asseguraram o segundo lugar, sendo derrotado para Álvaro Dias, na época prefeito da capital.
Já em 2023, Jean Paul foi o nome escolhido pelo presidente Lula (PT) para assumir o comando da Petrobras, após compor a equipe de transição na pasta de energia no ano anterior. Com a aprovação unânime do seu nome no Conselho de Administração da empresa, renunciou ao mandato de senador, sendo substituído por Theodorico Netto, segundo suplente de Fátima Bezerra.
Jean Paul deixou o comando da Petrobras em maio de 2024, sendo demitido do cargo por Lula, após meses de desgaste político. O ambiente político de Jean no PT agravou-se com sua demissão da presidência da Petrobras em 2024 que, segundo ele, foi “marcada por ruídos internos e desinformação plantada, e a forma como se desenvolveram recentemente as conversas sobre os planos políticos do PT no Rio Grande do Norte para 2026, reforçaram a percepção de que meu espaço de contribuição dentro do partido se encontrava reduzido, ainda que eu mantenha total respeito às decisões e reconheça que os diálogos políticos estão sempre em evolução”.
Ele também atuou como secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte durante o governo de Wilma de Faria, entre os anos de 2008 e 2010.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Pré-candidato, Flávio Bolsonaro se reúne com líderes em busca de apoio nesta segunda
08/12/2025

Foto: Agência Senado
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) irá se reunir nesta segunda-feira (8) com presidentes de partidos de direita e de centro em busca de apoio à sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2026.
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Flávio foi indicado pelo próprio pai como seu sucessor. Ao anunciar sua intenção de disputar a Presidência, porém, o senador não teve um apoio unificado por parte do Centrão.
O encontro desta segunda, segundo Flávio, contará com a presença dos presidentes Valdemar Costa Neto, do PL (Partido Liberal); Antonio Rueda, do União Brasil; e Ciro Nogueira, do PP (Progressistas). O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, também foi convidado.
Segundo Flávio, o atual momento político tem o objetivo de mostrar “quem é leal ao Brasil” e isso, de acordo com ele, passa por apoiar o seu nome na disputa no pleito do próximo ano.
Na reunião, que também terá a presença de Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, Flávio também deve voltar a defender o avanço do projeto de lei da anistia no Congresso Nacional.
Já como pré-candidato, o senador disse que daria início às “negociações” em torno do texto que propõe a anistia para perdoar as penas dos presos pelo 8 de Janeiro e de seu pai, Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente foi condenado a 27 anos de prisão por participar de um plano de golpe de Estado.
Depois de participar de um culto evangélico no domingo (7), Flávio afirmou que existia a possibilidade de desistir de sua candidatura, mas mencionou um “preço alto” para que isso de fato ocorra.
Quando questionado sobre qual seria o preço, o senador não respondeu, mas declarou que estava “quente” o palpite sobre uma eventual aprovação da anistia.
Flávio não era a principal alternativa entre os partidos de direita para concorrer à Presidência no lugar do pai no pleito de 2026. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vinha sendo o nome mais ventilado.
Como mostrou a CNN, a pré-candidatura de Flávio gerou reações divididas no campo bolsonarista. Como o anúncio não teve o apoio esperado por parte do Centrão, que ainda vê outros nomes como mais populares, uma das possíveis estratégias do clã Bolsonaro seria abrir mão da disputa em troca do apoio dos partidos pela anistia.
“Eu espero que a gente paute essa semana anistia. Eu espero que os presidentes da Câmara e do Senado cumpram o que prometeram para nós”, declarou o senador.
A proposta da anistia está travada na Câmara dos Deputados. O texto precisa ser pautado pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que é filiado ao partido presidido por Marcos Pereira, um dos convidados para a reunião de líderes organizada por Flávio.
Se aprovado na Câmara, o projeto também precisaria passar pelo aval do Senado. O avanço da pauta também precisaria da boa vontade do presidente da Casa Alta, Davi Alcolumbre (AP), filiado ao União, partido de Antonio Rueda, que também comparecerá ao encontro.
Fonte: CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Padre encontrado morto alertou fiéis sobre “estar pronto para partir”
08/12/2025

A morte repentina do padre Júlio César Agripino, de 38 anos, abalou Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. Conhecido pelo jeito acolhedor e por homilias marcantes, ele havia dito recentemente, durante uma missa, que “todo cristão deve manter a mala pronta para a partida definitiva”.
O sacerdote foi encontrado desacordado na Casa Paroquial na noite dessa sexta-feira (5/12). Ele celebraria a missa das 19h, mas o atraso, considerado incomum pelos fiéis, gerou preocupação. Funcionários foram até o local e encontraram o padre caído no quarto. Ele foi socorrido e levado ao Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu. A causa da morte foi confirmada como infarto.
Missas de corpo presente foram celebradas na manhã de sábado (6/12). O corpo foi levado para Guaxupé, sua cidade natal. Segundo a paróquia, Júlio César era reconhecido pela simplicidade, pela proximidade com as famílias e pelo cuidado com os mais vulneráveis. Em comunicado, a igreja afirmou que sua vida foi “um testemunho de fé e amor” e destacou que ele “pastoreou com carinho” os fiéis. A prefeitura também lamentou a perda, afirmando que o padre “deixa um vazio na comunidade”.
Nas redes sociais, onde reunia mais de nove mil seguidores, o sacerdote publicava reflexões, vídeos, transmissões de missa e mensagens de esperança. Há poucas semanas, fez uma peregrinação a Roma e compartilhou registros. Ele também se dedicava a projetos comunitários, campanhas solidárias e ações sociais.
Essa publicação é um oferecimento
MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026
08/12/2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu como meta alcançar todos os territórios do país com matrículas em ensino integral na educação básica em 2026.
Atualmente, a cobertura está próxima dos 90%, e o objetivo é determinar, ainda em dezembro deste ano, a estratégia para consolidar a ampliação do modelo, informou a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, em entrevista à Agência Brasil.
A pasta espera, ainda, os resultados dos exames nacionais de alfabetização. A expectativa é atingir 64% das crianças alfabetizadas na idade correta.
Em relação ao acesso das escolas brasileiras à internet, a perspectiva é chegar a 80% das unidades com conexão para fins pedagógicos até o final de 2026. Atualmente, o percentual é de 64%.
Também é prioridade da pasta consolidar o Programa Pé-de-Meia como política educacional, desvinculando a estratégia de uma perspectiva de política de incentivo financeiro ao estudante do ensino médio. Segundo a secretária, isso implica “garantir que ele esteja lá, que ele esteja aprendendo, que ele passe de ano, que ele queira ir adiante”.
Outra política recente, o Compromisso Nacional Toda Matemática, lançado em outubro deste ano, também será uma das prioridades do governo na área de educação no próximo ano, de modo a integrar as redes de maneira semelhante ao pacto pela alfabetização na idade certa.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
CNH muda já nesta semana: fim da obrigatoriedade de autoescola e renovação automática para “bom condutor”
08/12/2025

Foto: Divulgação
As novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação começam a valer ainda nesta semana, com a publicação das normas revisadas pelo Contran. O governo lançará na terça-feira (9) o aplicativo “CNH do Brasil”, que reunirá todo o conteúdo teórico gratuito e passará a ser a base para o processo de habilitação. Entre as mudanças mais impactantes está o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas — agora, o candidato decide se estuda sozinho, pelo app, ou se contrata instrutor autônomo credenciado.
Com as alterações, o percurso para tirar a carteira fica mais curto e, segundo o governo, muito mais barato. As aulas práticas mínimas caem de 20 para apenas 2 horas, sem carga horária obrigatória no curso teórico. O aluno também poderá usar carro próprio no treinamento, não haverá mais prazo máximo para concluir o processo e quem reprovar na primeira prova terá direito à segunda tentativa de graça. A expectativa é reduzir em até 80% o custo total, hoje estimado em até R$ 5 mil.
O governo também vai implementar a renovação automática e gratuita para motoristas classificados como “bons condutores”. Quem não registrar nenhuma infração no ano anterior ao vencimento da CNH receberá um selo especial e não precisará mais comparecer ao Detran para renovar o documento. Segundo o ministro Renan Filho, a medida elimina burocracia para quem já demonstra responsabilidade no trânsito.
Outra novidade é a padronização nacional das provas teóricas e práticas. Todos os candidatos farão avaliações iguais em qualquer estado, com simulados no aplicativo usando as mesmas questões que aparecerão no exame oficial. O governo afirma que o novo modelo moderniza o sistema, elimina “reserva de mercado” das autoescolas e facilita o acesso de milhões de brasileiros que hoje não conseguem pagar pela habilitação.
Com informações do G1
Essa publicação é um oferecimento











