Prazo do STF encurrala Hugo Motta e acelera decisão sobre mandato de Zambelli
13/12/2025

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), entrou sob forte pressão após ser oficialmente notificado, na sexta-feira (12), da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O despacho fixou prazo de 48 horas para a diplomação do suplente e foi confirmado por unanimidade pela Primeira Turma da Corte, ampliando o desgaste entre Judiciário e Legislativo.
A decisão ocorre menos de um dia depois de o plenário da Câmara rejeitar a cassação de Zambelli, ao não alcançar maioria absoluta. Moraes considerou o ato da Casa nulo e reafirmou a condenação da deputada a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do CNJ. O episódio acirrou a reação da oposição, que acusa o STF de invadir competências do Congresso, enquanto governistas comemoram a medida.
Zambelli está presa na Itália desde julho, para onde fugiu após a condenação, e corre risco de extradição. Apesar de ter se licenciado do mandato por meses, a deputada acumula faltas, o que abre a possibilidade de perda do cargo por via administrativa, alternativa que vinha sendo avaliada por Hugo Motta após o plenário preservar o mandato.
Com a determinação do STF, porém, o presidente da Câmara vê seu espaço de manobra reduzido. O suplente da vaga é Adilson Barroso (PL-SP), que já exerceu o mandato em outras ocasiões e pode reassumir sem necessidade de nova posse em plenário, bastando a comunicação formal da Presidência da Casa.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Prêmio de R$ 44 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
13/12/2025

As seis dezenas do concurso 2.951 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 44 milhões.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
As apostas podem ser feitas até as 20h30 (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.
Essa publicação é um oferecimento
Apex/Futura: Lula é desaprovado por 53,3%; 41,7% aprovam
13/12/2025

Ao todo, 2.001 pessoas foram ouvidas, entre os dias 3 e 9 de dezembro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 53,8% dos brasileiros, contra 40,7% de aprovação, segundo apontou pesquisa Futura/Apex divulgada nesta sexta-feira (12). Outros 4,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Ao todo, 2.001 pessoas foram ouvidas, entre os dias 3 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.
Em relação ao último mês, a desaprovação oscilou dentro da margem de erro: de 52,8% em novembro foi para 53,3% em dezembro.
A aprovação de Lula também teve uma pequena oscilação com relação ao mês passado, ainda dentro da margem de erro. Em novembro, a pesquisa apontou que 40,9% dos brasileiros aprovavam o presidente.
Fonte: CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Ubaldo Fernandes recebe Título De Parlamentar do Ano em noite prestigiada pela imprensa e autoridades
13/12/2025
.jpeg)


O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu, na noite desta quinta-feira (12), no restaurante Agaricus, o Título de Parlamentar do Ano, concedido pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A solenidade reuniu jornalistas, autoridades, parlamentares, familiares e amigos, em um clima de reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pelo deputado ao longo do ano.
Durante seu discurso, Ubaldo Fernandes agradeceu à imprensa potiguar pela escolha e destacou que o reconhecimento engrandece sua trajetória e aumenta a responsabilidade do mandato. Ele fez questão de mencionar o presidente do Comitê, Oliveira Wanderley, e dedicou palavras de afeto à esposa Ivanilda e às filhas Heloísa e Isla, que representam, segundo ele, seu maior apoio diário. Também destacou o trabalho da diretora de Comunicação, Marília Rocha, e do diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni, que fortalecem a relação entre o Poder Legislativo e a sociedade.
Em tom emocionado, afirmou que o título não é personalista, mas coletivo, pois representa todos os segmentos sociais que acompanham, apoiam e participam do seu trabalho. Segundo o deputado, o reconhecimento é fruto do diálogo, da escuta ativa e da parceria constante com a população. Ubaldo lembrou ainda que tem se orgulhado de representar o Rio Grande do Norte nos congressos da Unale. Segundo ele, parlamentares de todo o país reconhecem o RN como referência pela gestão grandiosa e pelo respeito institucional que a Assembleia Legislativa conquistou, destacando que esse prestígio motiva ainda mais seu trabalho no segundo mandato.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, também discursou e elogiou a atuação do homenageado. Ezequiel destacou a origem simples de Ubaldo e sua dedicação incansável à vida pública, afirmando que poucos têm uma rotina tão intensa quanto a dele, sempre com a casa cheia, atendendo pessoas de manhã, de tarde e de noite, providenciando transporte, apoio e acolhimento à população. Segundo o presidente, Ubaldo é um verdadeiro “estradeiro”, sempre presente nos municípios e perto das pessoas, o que justifica, de forma incontestável, o reconhecimento concedido pela imprensa.
A solenidade foi marcada por emoção, demonstrações de respeito e pela reafirmação do compromisso do deputado Ubaldo Fernandes com a coletividade potiguar e com o fortalecimento do trabalho parlamentar em defesa de quem mais precisa. Estiveram presentes o presidente do Comitê de Imprensa, Oliveira Wanderley; além da diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, Marília Rocha, e do diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni. A homenagem também foi prestigiada pelos deputados Coronel Azevedo, Eudiane Macedo, Adjuto Dias, Taveira Júnior, Isolda Dantas, Terezinha Maia e Hermano Morais, além dos vereadores Herberth Sena, Léo Souza e Tárcio de Eudiane. A solenidade contou ainda com a presença do diretor-geral da Casa, Augusto Viveiros, e da diretora-geral da Presidência, Dulcinéa Brandão.
Essa publicação é um oferecimento
Flamengo encara campeão egípcio valendo vaga em final contra o PSG
13/12/2025

Foto: Jan Kruger – FIFA/FIFA via Getty Images
O Flamengo entra em campo neste sábado (14), às 14h (de Brasília), para enfrentar o Pyramids, do Egito, pela semifinal da Copa Intercontinental. A partida acontece no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, e vale vaga na final contra o PSG. Globo, sportv e ge transmitem o confronto.
O Rubro-Negro chega pressionado pelo desgaste físico. A equipe venceu o Cruz Azul na última quarta-feira e teve apenas dois dias de preparação, o que deve levar Filipe Luís a poupar atletas. A principal expectativa é o possível retorno de Pedro, que treinou com o grupo em Doha e pode ganhar minutos após se recuperar de lesão na coxa esquerda.
Do outro lado, o Pyramids chega mais descansado e aposta na vantagem física. O time egípcio venceu o Al-Ahli nas quartas de final ainda em setembro e não atua desde o último fim de semana. O técnico Krunoslav Jurcic terá força máxima e vê no cansaço do Flamengo uma brecha para surpreender.
Mesmo sendo semifinal, a Fifa determinou a entrega de troféu ao vencedor, como estratégia para valorizar o torneio. O Flamengo já conquistou o “Derby das Américas” na estreia e agora disputa o título da “Copa Challenger”, que garante vaga na decisão contra o campeão europeu.
Com informações do Globo Esporte
Essa publicação é um oferecimento
Presidente do PDT confirma candidatura de Jean Paul ao Senado e defende chapa com Fátima
12/12/2025

O presidente nacional do PDT e ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, confirmou, nesta sexta-feira (12), a candidatura do ex-senador Jean Paul Prates ao Senado Federal nas eleições de 2026. Ele também defendeu uma chapa formada pela governadora Fátima Bezerra (PT) e Prates para o pleito. A fala ocorreu em coletiva que marca a filiação de Prates ao partido.
Segundo Lupi, a relação entre a legenda e o PT a nível nacional ajudará nas articulações das legendas progressistas no território potiguar. Ele reforçou que uma chapa formada por Fátima e o ex-petista seria forte para angariar votos para a base governista nas eleições.
“Nossa dobradinha do Senado já está pronta, não depende da vontade deles. É Fátima com Jean Paul, esses dois são os nossos candidatos ao Senado. Eu falo isso por minha conta e risco, porque o meu desejo é o que eu vou trabalhar a partir de agora”, disse.
O Ato-Solene de Filiação de Prates está marcado para ocorrer às 17h12, e reunirá figuras políticas nacionais e regionais que estarão em Natal para acompanhar a solenidade do partido. O ex-senador deixou o PT após mais de uma década como membro.
98 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
EUA cancelam sanções contra Moraes e esposa pela Lei Magnitsky após pedido de Lula
12/12/2025
Depois de quase cinco meses designado como alvo de sanções da Lei Global Magnitsky, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes deixou a lista do Ofac (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, na sigla em inglês), do Tesouro dos Estados Unidos, no início da tarde de hoje.
Com a decisão, caem todas as restrições financeiras e territoriais ao ministro ligadas à Magnitsky, que o impediam de transitar ou possuir propriedades em território norte-americano ou fazer negócios em dólar ou com entidades dos Estados Unidos.
Acabam também as punições semelhantes aplicadas contra a mulher de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes, e ao Lex Instituto de Estudos Jurídicos Ltda., ligado à família do ministro.
UOL
Essa publicação é um oferecimento
Sala do Empreendedor de Touros conquista Selo Ouro do Referência em Atendimento do Sebrae
12/12/2025

A Sala do Empreendedor de Touros alcançou um marco importante para o desenvolvimento econômico do município: a conquista do Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae.
O reconhecimento é concedido às unidades que se destacam pela qualidade dos serviços oferecidos aos empreendedores, pela eficiência no atendimento e pelo impacto positivo na promoção do empreendedorismo local.
O Selo Ouro representa mais do que um certificado — ele simboliza o empenho diário da equipe da Sala do Empreendedor em orientar, apoiar e facilitar a vida de quem decide empreender em Touros.
Desde a abertura de empresas até a capacitação, regularização e acesso a créditos, o trabalho realizado tem contribuído diretamente para o fortalecimento dos pequenos negócios e para a geração de renda na cidade.
De acordo com a equipe responsável, o reconhecimento reforça a importância de investir em um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. “Estamos comprometidos em oferecer um atendimento humanizado, eficiente e que realmente ajude o empreendedor a crescer”, destaca a coordenação da Sala.
A conquista também demonstra o avanço de Touros nas políticas públicas de desenvolvimento econômico, já que a premiação avalia indicadores como qualidade do atendimento, capacitação contínua, gestão eficiente e resultados entregues à população.
Com o Selo Ouro, Touros se posiciona como referência no apoio ao empreendedor local e segue determinada a ampliar oportunidades, incentivar a inovação e fortalecer ainda mais sua economia.
Essa publicação é um oferecimento
STF forma maioria para confirmar perda de mandato de Zambelli
12/12/2025

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (12) para confirmar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que decretou a perda automática do mandato da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP).
O julgamento ocorre em plenário virtual, onde os ministros registram os votos no site do STF. Apesar de já estar formada a maioria, a votação permanece aberta das 11h às 18h.
Se manifestaram a favor de referendar a decisão o próprio Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Ainda falta o voto da ministra Cármen Lúcia.
Na decisão individual, agora referendada pela Turma, Moraes afirmou que a Câmara violou a Constituição Federal ao tratar como matéria política um efeito que, segundo o entendimento do Supremo, é automático.
Para o ministro, em casos de condenação criminal com trânsito em julgado, cabe ao Judiciário decretar a perda do mandato, sendo atribuição da Mesa da Câmara apenas declarar a vacância do cargo.
Com informações de g1 e InfoMoney
Essa publicação é um oferecimento
Copa do Brasil classificará dois clubes para a Libertadores a partir de 2026
12/12/2025

Reprodução
A partir da próxima edição, a Copa do Brasil dará duas vagas para a Conmebol Libertadores do ano seguinte. Além do campeão, o vice também terá um lugar na principal competição de clubes do continente.
A mudança foi debatida nesta quinta-feira 11, durante o Conselho Técnico da Série A, na CBF, no Rio.
Para isso, o Brasileirão, que hoje classifica seis equipes para a Libertadores, passará a ter cinco vagas – atualmente, os quatro primeiros conquistam lugar direto na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto colocados vão para as primeiras fases da competição.
Ainda não está decidido se o vice da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores ou nos mata-mata anteriores. A previsão é de que isso seja resolvido até a semana que vem, com a publicação dos regulamentos das competições.
Nada muda, porém, no torneio que está em sua reta final na temporada. Apenas o campeão de 2025 terá lugar na Libertadores do ano que vem.
Por enquanto o Brasil tem sete clubes garantidos no torneio de 2026: Flamengo (atual campeão), Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense (com vagas na fase de grupos), Botafogo e Bahia (fases iniciais).
O campeão da Copa do Brasil será o oitavo classificado. Caso Cruzeiro ou Fluminense, que já têm vaga pelo Brasileiro, vençam a competição, o Botafogo herda um lugar na fase de grupos da Libertadores, e o São Paulo, oitavo no Brasileiro, nas fases preliminares.
No ano que vem, a Copa do Brasil começará na semana do dia 18 de fevereiro. Os 20 clubes da Série A entram na competição a partir da quinta fase, em abril. A final, em partida única, será em 6 de dezembro e irá encerrar a temporada brasileira.
Essa publicação é um oferecimento
“Ditador Psicopata”, diz Deputado Sóstenes em reação à decisão de Moraes de invalidar votação que livraria mandato de Zambelli
12/12/2025

O deputado federal Sóstenes Cavalcante divulgou um vídeo criticando a decisão do ministro Alexandre de Moraes que cassou o mandato de Carla Zambelli e anulou a votação da Câmara.
Em tom contundente, o parlamentar afirmou que o ministro “não respeita a Constituição” e que estaria impondo “uma ditadura dia a dia”, responsabilizando-o por interferir no resultado do plenário que havia rejeitado a cassação da deputada.
No pronunciamento, Sóstenes classificou a situação como “triste para o Brasil e para a democracia”, alegando que a decisão representa, na visão dele, um ataque ao Poder Legislativo.
Essa publicação é um oferecimento
VENEZUELA: Guarda Nacional de Maduro cometeu crimes contra humanidade, aponta investigação da ONU
12/12/2025

Foto: REUTERS/Isaac Urrutia
A Guarda Nacional Bolivariana (GNB) da Venezuela cometeu graves violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade ao longo de mais de uma década, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (11) por uma Missão de Apuração de Fatos da ONU.
O documento aponta que a GNB esteve envolvida em detenções arbitrárias, violência sexual, tortura, repressão de protestos e perseguição política sistemática desde 2014, sob o regime de Nicolás Maduro. As vítimas, segundo a ONU, eram escolhidas por serem opositoras — ou percebidas como opositoras — ao governo.
“A repressão coordenada contra críticos do regime persiste há mais de dez anos”, afirmou Marta Valinas, chefe da missão.
O relatório também destaca o papel da GNB na operação “toc-toc”, realizada após as eleições de 2024, quando agentes realizaram batidas repentinas em casas de críticos, atingindo inclusive moradores de áreas pobres.
A publicação ocorre em meio ao aumento da tensão entre Estados Unidos e Venezuela, após o presidente americano, Donald Trump, voltar a mencionar a possibilidade de intervenção militar, sob o argumento de combater o tráfico de drogas. Maduro acusa Washington de tentar derrubá-lo para controlar as reservas de petróleo do país.
Integrantes do regime venezuelano rejeitaram as conclusões, classificando relatórios anteriores da ONU como “repletos de falsidades”.
Com informações de CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
RN registra queda nos furtos e roubos de celulares, aponta Sesed
12/12/2025

O Rio Grande do Norte voltou a registrar redução nos crimes envolvendo telefones celulares. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) mostram que, em novembro deste ano, houve queda tanto nos furtos quanto nos roubos desse tipo de aparelho em comparação ao mesmo período de 2024.
Segundo o levantamento, os furtos de celulares caíram 28,2%. Em novembro do ano passado, foram contabilizados 575 casos, enquanto em 2025 o número baixou para 413, uma redução de 162 ocorrências.
Já os roubos apresentaram queda ainda mais expressiva, de 41,3%, passando de 586 registros em 2023 para 344 neste ano — 242 casos a menos.
De acordo com a Sesed, as informações foram compiladas pela Coordenadoria de Informações e Análises Criminais, responsável por aferir e consolidar mensalmente os dados oficiais de segurança pública.
Os números também são compartilhados com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), dentro das ações de transparência e monitoramento da criminalidade no estado.
A pasta afirma que o resultado reflete o esforço integrado das forças de segurança e o reforço nas estratégias de prevenção e combate aos crimes patrimoniais.
Essa publicação é um oferecimento
Vítima de 60 socos, Juliana Soares grava com Sandra Annenberg para retrospectiva do Globo Repórter
10/12/2025

A administradora Juliana Soares, 35 anos, vítima da sequência de 60 socos desferidos pelo ex-namorado dentro de um elevador em Natal, gravou participação para a retrospectiva do Globo Repórter. Em publicação nas redes sociais, ela aparece ao lado da jornalista Sandra Annenberg e anuncia: “Dia 26/12/25 tem retrospectiva Globo Repórter”.
O caso ganhou repercussão nacional após as câmeras de segurança de um condomínio em Ponta Negra registrarem, no dia 26 de julho, a agressão brutal. As imagens, que viralizaram em poucas horas, escancararam a violência cotidiana sofrida por milhões de brasileiras e transformaram Juliana em símbolo involuntário da luta contra o feminicídio e a violência doméstica.
Desde então, a potiguar tem se tornado voz ativa na pauta, participando de debates públicos e recebendo homenagens. A gravação para a retrospectiva da Globo reforça a projeção nacional do caso, que reabriu discussões sobre o ciclo da violência — da agressão psicológica ao ataque físico — e a fragilidade das políticas públicas para proteção das mulheres. Especialistas lembram que o Brasil registrou 1.492 feminicídios em 2024, o maior número desde que o crime foi tipificado.
Essa publicação é um oferecimento
“Ao lado do próximo presidente do Brasil”, afirma Coronel Hélio ao lado de Flávio Bolsonaro em Brasília
10/12/2025


Brasília — 09 de dezembro: O pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Coronel Hélio, cumpriu agenda nesta terça-feira (9) na capital federal e participou de reunião do PL Nacional, que reuniu parlamentares e lideranças da direita em apoio à pré-candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro.
O encontro serviu para consolidar a unidade das principais referências conservadoras do país em torno do nome de Flávio, reforçando uma movimentação nacional que já começa a ganhar corpo para 2026. Ao final da reunião, Coronel Hélio esteve ao lado do presidenciável, quando gravou um vídeo direcionado ao povo potiguar.
Durante a gravação, Hélio declarou de forma enfática: “Ao lado do próximo presidente do Brasil.”
No vídeo, o pré-candidato relembrou a força e a fidelidade do eleitor potiguar ao conservadorismo. “Do mesmo jeito que o RN abraçou seu pai, abraçará você. O Brasil merece mais.”, afirmou Coronel Hélio, destacando o legado de Jair Bolsonaro e a importância da continuidade de um projeto de país alinhado com valores de liberdade, segurança, prosperidade e respeito à família.
A presença de Hélio afirma sua força política, de estratégia e alinhamento com as principais lideranças nacionais da direita e o posicionamento firme que vem adotando no cenário político estadual, construindo pontes e consolidando seu nome como uma das vozes mais alinhadas ao conservadorismo no Rio Grande do Norte.
Com forte apoio popular e crescente presença em agendas nacionais, sua participação neste encontro sinaliza que o RN está integrado às grandes articulações que moldarão as eleições de 2026 — tanto para o Senado quanto para a Presidência da República.
Essa publicação é um oferecimento
Loteria Estadual do RN deve operar no 1º semestre de 2026
10/12/2025

Sancionado em junho deste ano, o Serviço Público de Loteria do Rio Grande do Norte deve começar a operar no primeiro semestre de 2026, de acordo a Secretaria da Fazenda do RN (Sefaz). Segundo a pasta, o edital para credenciamento das empresas que irão explorar o serviço será lançado até o final deste mês, com base na Portaria nº 1.306.
A referida portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado no início de dezembro, com disposições sobre as condições, procedimentos e políticas para explorações da modalidade Apostas de Quota Fixa (AQF), que são as bets. A AQF será a primeira modalidade a ser operacionalizada pela Loteria Estadual.
A Sefaz não especificou uma data para o lançamento do edital de credenciamento, alegando que há “prazos do processo em em andamento que não dependem da pasta”. No entanto, a Secretaria manteve a projeção anterior, de que o certame será lançado até o final de 2025. A estimativa é de arrecadar R$ 25 milhões no próximo ano, com o serviço em operação. O investimento inicial será de R$ 3 milhões. “Por ora, estamos investindo em consultorias jurídicas para auxiliar na modelagem da loteria”, informou a Sefaz.
Conforme a Portaria 1.306, a exploração comercial de loterias na modalidade em questão será delegada pela Sefaz à iniciativa privada por meio de contrato de permissão e de credenciamento. Poderão participar do processo de credenciamento, de forma individual ou em consórcio, as pessoas jurídicas que tenham ramo de atividade compatível com o objeto da permissão (exploração das Apostas de Quota Fixa) e que atendam às exigências dispostas em edital a ser lançado.
Também é permitida a participação de pessoa jurídica nacional, subsidiária de sociedade estrangeira, com sede e administração no Brasil, desde que observada a obrigatoriedade de participação de brasileiro como sócio detentor de ao menos 20% do capital social da pessoa jurídica. A portaria determina também que a principal fonte do operador lotérico será o pagamento de apostas, sendo “facultada a exploração de outras fontes”, desde que sob aprovação prévia da Sefaz, a quem cabe as atividades de controle e fiscalização do serviço.
A Loteria do Estado do Rio Grande do Norte (Lei 12.217/2025) foi sancionada em junho deste ano e regulamentada em setembro, por meio do Decreto nº 34.840/2025. A regulamentação estabeleceu regras para credenciamento, funcionamento e fiscalização do serviço, bem como as normas para aplicação das contrapartidas financeiras das empresas credenciadas, as quais serão feitas por meio de outorga fixa e variável.
O modelo de loteria segue parâmetros da legislação federal, com apostas em modalidades tradicionais e digitais, incluindo concursos numéricos, prognósticos esportivos e apostas de cota fixa. O decreto prevê que os produtos lotéricos sejam oferecidos tanto em canais físicos quanto digitais, permitindo ao apostador adquirir bilhetes impressos ou apostar via plataformas on-line.
O texto também determina a obrigatoriedade de práticas de “jogo responsável”, como ferramentas de autoexclusão, campanhas educativas e proibição da participação de menores de 18 anos. Empresas interessadas deverão comprovar idoneidade, capacidade técnica e financeira, além de adotar sistemas de controle antifraude e mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro.
Fundo estadual e destinação dos recursos
O dispositivo institui ainda a criação de um Fundo Estadual da Loteria, para onde serão revertidos os valores de prêmios não reclamados no prazo de 90 dias. As apostas físicas ou virtuais deverão ser registradas apenas em canais autorizados, e os operadores ficam proibidos de conceder créditos ou bonificações antecipadas aos apostadores. Também há restrições específicas para participação de atletas, dirigentes esportivos e servidores públicos ligados à fiscalização.
Além de criar uma nova fonte de receita não tributária, o Governo do Estado pretende direcionar parte dos recursos obtidos com a loteria para áreas sociais, como saúde, educação e segurança. A exploração ocorrerá em regime de livre concorrência, com o objetivo de promover a satisfação dos jogadores e garantir a qualidade dos serviços oferecidos, conforme o texto do decreto.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Jornalistas elegem Ubaldo Fernandes como Parlamentar do Ano na ALRN
10/12/2025





Os jornalistas que integram o Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elegeram, nesta terça-feira (9), o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) como Parlamentar do Ano, em votação realizada no Auditório Cortez Pereira. A escolha é promovida anualmente pelo Comitê, presidido pelo jornalista Oliveira Wanderley, e reconhece o trabalho desenvolvido pelos parlamentares ao longo do ano legislativo.
Dos 47 profissionais de imprensa aptos a votar, 42 compareceram. O resultado confirmou a ampla preferência pelo deputado Ubaldo Fernandes, que recebeu 32 votos. Em seguida, apareceram os deputados Tomba Farias (PL), com 4 votos; Divaneide Basílio (PT), com 3; Cristiane Dantas (SDD), com 2; e Galeno Torquato (PSDB), com um voto.
Ao anunciar o resultado, o presidente do Comitê de Imprensa destacou a importância da escolha para o fortalecimento da atividade parlamentar e para a relação entre a Casa Legislativa e os profissionais de comunicação. “Os jornalistas votaram e elegeram o deputado Ubaldo Fernandes como Parlamentar do Ano. Uma honraria que representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante o ano”, afirmou Oliveira Wanderley.
Emocionado, Ubaldo Fernandes agradeceu a confiança e ressaltou o compromisso de seguir atuando em defesa da população potiguar. “A caminhada agora é muito maior, porque esse título é muito honroso para o parlamentar. Agradeço ao povo do Rio Grande do Norte, à imprensa, aos jornalistas credenciados e ao comitê por terem me escolhido Parlamentar do Ano. Continuarei trabalhando com dedicação e responsabilidade”, declarou.
Tradição e reconhecimento
Criado na legislatura de 1981–1983, durante a gestão do então presidente da Casa, ex-deputado Carlos Augusto Rosado, o Comitê de Imprensa recebeu o nome do jornalista Alexis Gurgel, um dos grandes nomes do jornalismo potiguar. O primeiro parlamentar homenageado foi o ex-deputado Roberto Furtado, em 1982, marcando o início de uma tradição que valoriza a atuação política e fortalece a relação entre o Legislativo e a imprensa.
A escolha do Parlamentar do Ano reafirma a importância do diálogo transparente, do trabalho legislativo comprometido e da imprensa como ponte entre o Parlamento e a sociedade.
Essa publicação é um oferecimento
PL da Dosimetria: saiba como votou cada deputado do RN
10/12/2025

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o PL (Projeto de Lei) da Dosimetria, que reduz as penas dos envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro. A medida beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foram 291 votos sim e 148 não. Com a aprovação na Câmara, o texto segue para a análise do Senado Federal.
O foco da proposta é a redução do cálculo das penas e, para isso, o texto lista condições e fixa porcentagens mínimas para o cumprimento da pena e progressão de regime. Para evitar “insegurança jurídica”, o relator também deixou expresso na proposta que a remição da pena pode ser compatível com a prisão domiciliar.
Veja como votou cada deputado do RN:
Benes Leocádio (União) – Sim
Carla Dickson (União) – Sim
Fernando Mineiro (PT) – Não
Natália Bonavides (PT) – Não
General Girão (PL) – Sim
Sargento Gonçalves (PL) – Sim
João Maia (PP) – Sim
Robinson Faria (PP) – Sim
Com informações da CNN
Essa publicação é um oferecimento
Campanha reforça cuidados e orienta população sobre sinais do câncer de pele
10/12/2025

Foto: Divulgação
O Dezembro Laranja, mobilização promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), chama a atenção da sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele.
No Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o tema faz parte de uma rotina assistencial que envolve educação em saúde, acompanhamento especializado e atualização constante das práticas diagnósticas.
Para reforçar essa orientação, a dermatologista Vivianne Lira destaca os principais sinais de alerta e as formas de proteção que reduzem o risco da doença.
O câncer de pele ocorre quando há crescimento anormal e descontrolado das células da pele, geralmente associado à exposição excessiva e prolongada aos raios ultravioleta. A doença reúne diferentes tipos, com comportamentos e níveis de gravidade distintos.
O carcinoma basocelular é o mais comum e costuma se manifestar em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas e ombros. Já o carcinoma espinocelular pode surgir em cicatrizes antigas, feridas crônicas e regiões afetadas por exposição solar intensa. O melanoma, menos frequente, porém potencialmente letal, exige atenção especial devido à velocidade com que pode evoluir.
A campanha, segundo a médica, é estratégica para aumentar a percepção de risco e estimular a procura precoce por atendimento. “O Dezembro Laranja é uma iniciativa que tem como objetivo a conscientização das pessoas sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença. A importância de se dar atenção a este tema é que o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo”, afirma.
Sinais que exigem atenção
Reconhecer alterações na pele é fundamental para que o diagnóstico seja realizado a tempo. A especialista orienta que qualquer mudança persistente deve ser investigada. “O câncer de pele pode se manifestar como uma ferida que não cicatriza, uma lesão que sangra aos mínimos traumas, uma lesão de rápido crescimento, uma pinta com cor ou bordas irregulares”, ressalta. A avaliação médica continua sendo indispensável, já que lesões iniciais podem se assemelhar a pintas comuns ou eczemas (condições crônicas inflamatórias da pele que causam ressecamento, coceira, vermelhidão e irritação).
Quem tem maior chance de desenvolver a doença deve intensificar os cuidados e observar a pele com frequência. “Os grupos de risco são pessoas de pele, olhos e/ou cabelos claros; indivíduos com exposição solar intensa, como agricultores ou esportistas; e transplantados de órgãos sólidos”, enfatiza Lira. Para esses segmentos, a rotina de proteção e o acompanhamento médico regular são fundamentais.
Prevenção e avanços no diagnóstico
Medidas simples ajudam a evitar danos provocados pela radiação ultravioleta. “Além do filtro solar, outros hábitos contribuem para a proteção. Escolha horários mais seguros para se expor ao sol, como antes das 10h e depois das 16h. Use óculos escuros, chapéus de aba larga e roupas que cubram a superfície corporal, especialmente peças com fator de proteção. Sempre que possível, procure áreas de sombra em vez de permanecer sob sol direto”, recomenda a dermatologista.
A incorporação de tecnologias diagnósticas tem ampliado as chances de detecção precoce no Huol-UFRN/Ebserh. A abordagem atual inclui avaliação clínica detalhada e métodos complementares que contribuem para identificar lesões suspeitas antes que avancem. “Exame como a dermatoscopia permite o diagnóstico precoce do câncer de pele. O mapeamento de nevos [sinais] também tem o objetivo de diagnosticar precocemente um tipo de câncer de pele chamado melanoma”, pontua a médica.
Em algumas situações após o diagnóstico da doença, terapias medicamentosas entram em cena. “Há casos em que a intervenção cirúrgica não é viável ou é de difícil execução. Nesses contextos, podem ser indicados medicamentos orais para tratar o câncer de pele”, acrescenta a especialista.
Mitos que precisam ser derrubados
O conhecimento correto sobre proteção solar é essencial para evitar comportamentos de risco, mas muitos equívocos ainda dificultam a prevenção. “É comum ouvirmos que qualquer protetor funciona da mesma forma, que basta aplicar uma vez ao dia ou que maquiagem com FPS já oferece proteção suficiente”, conta Lira. Segundo ela, essas ideias criam uma falsa sensação de segurança. A dermatologista garante que o ideal é usar produtos com fator de proteção solar (FPS) 50 ou mais e com ampla proteção, especialmente para quem passa longos períodos ao ar livre.
Outros enganos também persistem, como acreditar que peles mais escuras não precisam de protetor ou que só é necessário se proteger em dias muito ensolarados. “Na prática, todos os tipos de pele podem sofrer danos, a reaplicação é indispensável e a radiação chega mesmo em dias nublados”, explica. Ela frisa ainda que suor e água reduzem a eficácia do produto, o que reforça a importância de reaplicar e manter os hábitos de proteção ao longo do dia.
Lira salienta que a prevenção é um compromisso contínuo. Identificar precocemente qualquer alteração, procurar atendimento especializado e adotar rotinas de proteção são medidas que, combinadas, reduzem os impactos da doença e aumentam significativamente as chances de cura. “O Dezembro Laranja funciona como um lembrete anual para manter esses cuidados durante todo o ano”, finaliza a especialista.
Fonte: UFRN
Essa publicação é um oferecimento
Comerciante é assassinado a tiros enquanto conversava na calçada de casa no RN
09/12/2025
O comerciante Francisco Nunes morreu na noite desta segunda-feira (8) após ser baleado enquanto estava sentado em frente à própria residência, na Rua Expedicionário José Rocha, no município de Grossos, Litoral Oeste potiguar.
De acordo com informações, suspeitos passaram pelo local e efetuaram diversos disparos em direção à vítima. Baleado, Francisco foi socorrido rapidamente por uma ambulância para o Hospital Municipal Flaviana Jacinta, chegando consciente e orientado. No entanto, seu estado de saúde se agravou poucos minutos após dar entrada na unidade, e ele não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Militar realizou buscas na região na tentativa de localizar os autores do ataque, mas nenhum suspeito foi encontrado até o momento.
A investigação ficará a cargo da 44ª Delegacia de Polícia Civil de Tibau, responsável por apurar a motivação e identificar os responsáveis pelo crime que chocou a comunidade de Grossos.
Portal BO
Essa publicação é um oferecimento













