Vacinação contra bronquiolite tem 2 mil doses aplicadas no RN
19/12/2025

O Rio Grande do Norte recebeu 10,3 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite em recém-nascidos. Em uma semana de vacinação, cerca de 2 mil doses foram aplicadas em gestantes que passaram de 28 semanas, em todo o estado. Todas as regionais de saúde já receberam a vacina, conforme a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap).
Conforme a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela, a estratégia de imunização é fundamental para proteger as crianças contra a bronquiolite e reduzir o número de hospitalizações devido a problemas respiratórios. “A nova vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, pois os anticorpos gerados na gestante durante a gravidez são transferidos pela placenta para o bebê”, explica Graziela.
A vacinação contra a bronquiolite tem gerado grande procura nas unidades de saúde de Natal, capital do estado. Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), destacou que as doses estão sendo bem recebidas nas unidades de saúde da cidade.
“Está bem procurada, mas ainda não chegou a faltar. Natal recebeu 2.440 doses, sendo suficiente para iniciar a vacinação, já que a gestante precisa ter completado as 28 semanas de gestação para poder receber a dose”, afirmou Ramos. Até o momento, foram aplicadas 440 doses no município.
Em 2025, Natal registrou cerca de 795 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); destes, 110 foram atribuídos ao VSR. Gestantes que já cumpriram o tempo necessário para a imunização demonstram entusiasmo com a chegada da vacina ao SUS. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) São João, todos os dias chegavam mães em busca de atendimento.
Nadine Rebouças, que está grávida de 28 semanas, estava aguardando o momento em que completaria o tempo de gestação para poder se vacinar. “Espero que a procura esteja grande, porque o índice de internação, devido à bronquiolite, está muito grande, superlotam os hospitais, então é uma maravilha que essa vacina chegou ao SUS. Estou muito feliz de estar sendo contemplada, de poder estar me vacinando”, disse Nadine, com alívio.
Maria da Conceição Silva está grávida de 16 semanas e aguarda completar o tempo necessário para a vacinação. “Assim que eu completar, corro para tomar a vacina, porque eu sei que é muito importante prevenir essa doença”, afirmou Maria.
A vacina contra o VSR é aplicada em dose única em gestantes de qualquer faixa etária, devendo ser administrada em cada nova gestação.
Para receber a vacina, a gestante deve apresentar um documento de identificação, o cartão de vacinação e um comprovante da idade gestacional (como o cartão da gestante, laudo de ultrassonografia ou declaração médica) em uma das UBS. Em Natal, as UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.
30% das internações pediátricas no RN
A vacinação das gestantes tem como objetivo reduzir de forma substancial o risco de hospitalizações, que hoje representam cerca de 30% das internações pediátricas no RN. Segundo Graziela, até o início deste mês, o vírus sincicial respiratório (VSR) foi responsável por 270 casos de síndrome respiratória aguda grave entre crianças de 0 a 4 anos no estado, sendo que 243 desses casos ocorreram em menores de 2 anos, além de três óbitos.
“Essa estratégia reduz significativamente o risco de hospitalizações por problemas respiratórios”, complementa a coordenadora sobre a vacina.
A bronquiolite é uma infecção viral que provoca a inflamação nos bronquíolos que são pequenos tubos responsáveis por conduzir o ar até os pulmões. Essa inflamação faz com que eles inchem e se acumulem com muco.
Os primeiros sinais da bronquiolite em bebês geralmente se assemelham aos de um resfriado comum, com coriza, tosse leve e febre baixa.
No entanto, com o tempo, os sintomas se intensificam, levando à dificuldade para respirar, respiração rápida e com chiado no peito, além de nariz congestionado, irritabilidade, cansaço e falta de apetite, com recusa para mamar ou se alimentar.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR
19/12/2025

A Prefeitura de Rio do Fogo, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou neste domingo, 14 de dezembro, a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2025, na Arena Zumbi.
O evento movimentou o esporte local e também aqueceu a economia tendo em vista a quantidade de ambulantes que comercializavam seus produtos, teve dezenas de rodadas e uma premiação de 20 mil reais entre categorias juvenil e titular.
Na categoria titular, consagrou-se campeão Os Primos de Zumbi, em um jogo emocionante contra o Cruzeiro também de Zumbi. Já na categoria juvenil, Os Primos também levaram a melhor contra o Corinthians, sendo o grande campeão.
Participaram do evento o prefeito Márcio de Cici, vice-prefeita Shirllene, ex-prefeito Laerte , vereadores e secretários.
Márcio e a secretária de Esporte e Lazer, Cássia, ressaltaram a importância desse grande evento para o esporte municipal.
Aqui, a gestão investe no esporte!
Essa publicação é um oferecimento
Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 62 milhões
19/12/2025

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.953 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (18). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 62 milhões para o próximo sorteio.
Os números sorteados foram: 05 – 10 – 24 – 25 – 47 – 54
61 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.795,16 cada
4.925 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 689,96 cada
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (20), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. Para o bolão, o sistema fica disponível até às 20h30 no portal Loterias Caixa e no aplicativo Loterias Caix
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
PL da Dosimetria: Moraes teria sugerido mudanças em texto que pode reduzir pena de Bolsonaro, dizem senadores
19/12/2025

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
A redação final do PL da Dosimetria, que tende a reduzir o tempo de Jair Bolsonaro em regime fechado, teria contado com participação direta do ministro Alexandre de Moraes. A informação foi revelada pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) durante sessão da CCJ e confirmada por outras fontes do Senado. Moraes teria procurado senadores para sugerir ajustes ao texto aprovado pela Câmara, alegando que não correspondia ao que havia sido acordado previamente com o Supremo.
A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Entre as mudanças defendidas por Moraes, ficou definida a limitação da redução de pena apenas aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, retirando efeitos sobre outros crimes. A sugestão apresentada por Sergio Moro (União-PR), acatada pelo relator Espiridião Amin (PP-SC), foi tratada como emenda de redação, o que permitiu o avanço do projeto direto para sanção presidencial.
Durante a discussão, Alessandro Vieira criticou o que chamou de “acordo amplo” envolvendo governo, oposição e o ministro do STF. Segundo ele, Moraes atuou para influenciar parlamentares enquanto, publicamente, condenava qualquer flexibilização nas penas dos envolvidos no ataque às sedes dos três Poderes.
Nos bastidores, o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), também articulou o avanço do texto em troca de apoio da oposição a projetos econômicos considerados prioritários. Wagner ainda teria pedido “sensibilidade” de oposicionistas para a aprovação do nome de Jorge Messias ao STF.
Nesta quinta-feira (19), o presidente Lula negou ter conhecimento de qualquer acordo e afirmou que vetará o projeto quando chegar ao Planalto, reforçando que os condenados pelos atos antidemocráticos devem “pagar pelo que fizeram contra o país”.
Com informações do O Globo
Essa publicação é um oferecimento
América faz amistoso na Arena das Dunas contra o Treze/PB; Sócios terão acesso gratuito
18/12/2025

Foto: Arena das Dunas
Na próxima segunda-feira (22), às 19h, a Arena das Dunas será palco de mais um teste de pré-temporada do America SAF, que enfrenta o Treze-PB, em uma ação especial dentro da programação do Feirão Sócio Mecão.
Sócios adimplentes dos planos Orgulho do RN, Vermelho, Alvirrubra ou Branco têm entrada gratuita para acompanhar o amistoso.
Será mais uma atividade do time rubro que segue sua programação de pré-temporada visando a estreia no Campeonato Potiguar de 2026. O América faz sua estreia dentro de casa, contra o Potyguar Seridoense, partida acontece no dia 10 ou 11/01.
Essa publicação é um oferecimento
Walter Alves despista sobre futuro político: “Tem tempo ainda, eleição é só no próximo ano”
18/12/2025

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), evitou cravar qual será seu destino político em 2026. Em meio às especulações sobre suas pretensões eleitorais, o líder do MDB potiguar foi questionado sobre a possibilidade de assumir o Governo do Estado em abril e de ser candidato a algum cargo nas próximas eleições. Como resposta, ele afirmou que “tem tempo ainda” para a tomada de decisões, não descartando nenhuma hipótese.
“Nós estamos conversando com o nosso partido, o MDB, no Rio Grande do Norte. Nós temos mais de 40 prefeitos, mais de 30 vice-prefeitos, mais de 300 vereadores. Nós temos deputados que estão conosco nesse projeto. Nós vamos escutar todos para, no momento certo, na hora certa, tomarmos a decisão”, afirmou Walter em entrevista à jornalista Larissa Neves, correspondente da InterTV Cabugi em Brasília.
ANNA RUTH DANTAS
Essa publicação é um oferecimento
Vice-líder de Lula, senador Weverton Rocha é investigado pela PF em operação contra fraude do INSS
18/12/2025

A Polícia Federal deflagrou a quinta fase da Operação Sem Desconto nesta quinta-feira, 18, e cumpre 16 mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão. Um dos principais alvos é o senador Weverton Rocha (PDT-MA), suspeito de ter realizado negócios com alvos investigados por desvios no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A PF cumpre busca e apreensão na residência de Weverton. Não há mandados no Congresso Nacional.
A operação também cumpriu um mandado de prisão domiciliar e afastamento do atual número dois do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal. Jornalista de formação, ele já trabalhou no gabinete de Weverton Rocha e em cargos do Congresso Nacional ligados a políticos do PDT.
Outro alvo preso é Romeu Carvalho Antunes, filho mais velho e sócio do empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Além de ter relação societária, ele tinha autorização para movimentar as contas de uma das empresas do Careca do INSS suspeita de envolvimento nas fraudes em aposentadorias. O pai dele está preso desde setembro, por causa das investigações da Operação Sem Desconto.
Foi alvo de buscas e de prisão preventiva o advogado Éric Fidelis, filho do ex-diretor do INSS André Fidelis que havia sido preso na fase anterior da operação. A suspeita da PF é que o escritório de Éric Fidelis intermediou propinas pagas pelo Careca do INSS. A banca movimentou cerca de R$ 12 milhões, segundo dados obtidos pela CPI do INSS.
As defesas dos envolvidos não foram localizadas. O espaço segue aberto para posicionamentos.
Essa nova fase foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e cumpre mandados no Distrito Federal, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão. Os crimes sob investigação são inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário e dilapidação patrimonial.
A Operação Sem Desconto apura a existência de um esquema de descontos indevidos em aposentadorias do INSS, que eram realizados por associações sem o consentimento dos aposentados. Esses valores abasteceram os cofres das associações e teriam sido desviados para os líderes do esquema e outros alvos investigados.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
Copa do Brasil: Corinthians e Vasco empatam pela ida da final
18/12/2025

Jogo entre Corinthians e Vasco pela final da Copa do Brasil - Rodrigo Coca / Corinthians
Em um jogo bastante disputado no meio e de poucas chances claras de gol, Corinthians e Vasco empataram por 0 a 0, nesta quarta-feira (17), pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil.
Sem vantagem para nenhum dos lados, a definição do campeão da Copa do Brasil virá no Maracanã, domingo (21), com mando da torcida vascaína. Os ingressos já estão esgotados.
Quem vencer o segundo jogo será campeão e, de quebra, vai garantir vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América em 2026. Em caso de novo empate, a decisão será na disputa de pênaltis.
Essa publicação é um oferecimento
Vereador Eliabe Marques anuncia denúncia por quebra de decoro contra Brisa Bracchi na Câmara de Natal
18/12/2025

O vereador Subtenente Eliabe Marques (PL) anunciou, durante sessão na Câmara Municipal de Natal, que irá protocolar uma denúncia por quebra de decoro parlamentar contra a vereadora Brisa Bracchi (PT). Segundo Eliabe, o pedido será encaminhado ao Conselho de Ética para a instauração de procedimento apuratório sobre um episódio de suposta agressão física envolvendo a parlamentar petista.
De acordo com o pronunciamento de Eliabe em plenário, a denúncia tem como base o relato da cidadã Raquel de Carvalho Silva, que afirma ter sido agredida após um desentendimento ocorrido no município de Baldo Sul. O vereador afirmou que há registros formais do caso, como boletim de ocorrência, exame de corpo de delito e objetos que teriam ficado dentro do veículo da vítima. “Não sou eu que estou afirmando. É a cidadã que me procurou, com comprovações. O procedimento no Conselho de Ética é para que a vereadora explique os fatos”, declarou.
Durante o debate, Brisa Bracchi reagiu às acusações e negou qualquer irregularidade. A vereadora classificou as declarações como caluniosas e afirmou que o vereador terá de provar o que está dizendo. Em tom exaltado, ela disse que o boletim de ocorrência citado seria “criminoso” e voltou a negar as acusações, afirmando que recorrerá às medidas cabíveis.
Essa publicação é um oferecimento
Operação Verão 2026 mobilizará 2 mil agentes de segurança com reforço em diárias operacionais e novos equipamentos
18/12/2025

Foto: Sesed
Com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) apresentou na manhã desta quarta-feira (17), em coletiva de imprensa, o planejamento para a OPERAÇÃO VERÃO 2026, que se inicia logo nos primeiros dias de janeiro e vai até o final do carnaval.
Com o maior valor investido em diárias operacionais, maior número de efetivo empregado e maior quantidade de equipamentos e viaturas de prevenção, salvamento e resgate e de patrulhamento, a expectativa é de que esta seja a maior Operação Verão já realizada no estado.
As atividades a serem desenvolvidas em todo o litoral potiguar devem envolver, diariamente, aproximadamente 2.000 agentes de segurança pública da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e do Detran-RN, além do apoio de equipes da Polícia Rodoviária Federal e das guardas municipais.
Como diferencial para este ano, estão a utilização dos dois helicópteros da SESED (Potiguar 01 e Potiguar 02) e de duas lanchas cabinadas: a Potiguara, recentemente adquirida para atuar no Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), e a lancha Fênix, do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA) do Corpo de Bombeiros Militar.
“Nesta Operação Verão, o principal destaque é o reforço na infraestrutura e no efetivo. Com planejamento integrado entre os órgãos de segurança pública estaduais, federais e municipais, o apoio das secretarias e prefeituras, além do investimento em diárias operacionais, o Governo do Rio Grande do Norte trabalha para garantir um verão mais seguro para a população e os turistas”, afirmou o coronel Francisco Araújo, secretário da SESED.
As atividades de patrulhamento têm a missão de combater o porte ilegal de armas de fogo, furtos e roubos a turistas, veranistas, moradores e comerciantes, além de crimes de furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas, embriaguez ao volante, exploração sexual infanto-juvenil, e de crimes ambientais como poluição sonora e perturbação do sossego e outras modalidades de delitos, no período de 09 de janeiro a 17 de fevereiro.
A entrevista coletiva, realizada nesta quarta-feira (17), além da participação de gestores das instituições de segurança pública, contou também com a presença de representantes das secretarias de Administração Penitenciária (Seap), de Turismo (Setur) e das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), do Detran, do DER e de prefeituras municipais localizadas em áreas litorâneas.
Fonte: Sesed
Essa publicação é um oferecimento
PL da Dosimetria: veja como foi a votação da bancada do RN no Senado
18/12/2025

Foto: Reprodução
Por 48 votos a favor e 25 contra, o Senado Federal aprovou o projeto de Lei (PL) 2162/2023, o chamado PL da Dosimetria, que prevê a redução de penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado.
Da bancada do Rio Grande do Norte no Congresso, somente a senadora Zenaide Maia (PSD) votou contrária ao PL da Dosimetria. Os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) foram favoráveis à aprovação da matéria.
Com a aprovação em plenário, o texto segue agora para sanção presidencial. A expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete o projeto, conforme já sinalizado pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em publicação nas redes sociais.
Essa publicação é um oferecimento
América confirma amistoso contra o Treze na Arena das Dunas
17/12/2025

O América confirmou que o amistoso contra o Treze, marcado para a próxima segunda-feira (22), será realizado na Arena das Dunas, em Natal, às 19h. A mudança do local da partida, inicialmente marcada para o Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha, a Arena América, em Parnamirim, faz parte de mais uma ação de marketing do clube dentro do Feirão Sócio Mecão.
A partida faz parte do período de preparação do América para o ano de 2026. O jogo contra os paraibanos será o terceiro teste do elenco comandado pelo técnico Ranielle Ribeiro dentro da pré-temporada. Até o momento, foram realizados amistosos contra Riachuelo e Serra Branca, vencidos por 9 a 0 e 2 a 1, respectivamente.
América e Treze se enfrentaram duas vezes em 2025, ambas pela fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro, com duas vitórias para o lado alvirrubro – por 4 a 0, na Arena das Dunas, e 2 a 1, no Estádio Amigão, em Campina Grande.
De acordo com o clube, em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (17), os sócios adimplentes dos planos Orgulho do RN, Vermelho, Alvirrubra ou Branco têm entrada gratuita. Informações sobre o acesso e a entrada para o público geral serão divulgadas em breve.
Será o reencontro do América com a torcida na Arena das Dunas. O último jogo diante dos alvirrubros aconteceu no dia 7 de setembro contra o Santa Cruz, em jogo válido pelas quartas de final da Série D – o jogo do acesso. O jogo terminou empatado em 1 a 1, resultado que eliminou o time da competição.
Antes, o alvirrubro realiza mais um teste contra o Serra Branca nesta quinta-feira (18). O jogo acontecerá no Centro de Treinamento Erasmo Alves Ribeiro, em Campina Grande. O clube também tem amistosos marcados contra Botafogo-PB (30 de dezembro) e Campinense (4 de janeiro).
Em 2026, o América terá no calendário em disputa o Campeonato Potiguar, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D. A estreia do alvirrubro na próxima temporada está prevista para o dia 10 ou 11 de janeiro, diante do Potyguar Seridoense na Arena América, em Parnamirim.
Essa publicação é um oferecimento
PL da Dosimetria será aplicado apenas aos atos de 8 de janeiro, diz parecer do relator
17/12/2025

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Esperidião Amin (PP-SC) apresentou nesta quarta-feira (17) à CCJ do Senado o parecer sobre o PL 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria, confirmando que o texto se aplica exclusivamente aos atos de 8 de janeiro de 2023.
O relatório é favorável à versão aprovada pela Câmara e incorpora emenda do senador Sérgio Moro (União-PR) que restringe expressamente o alcance da proposta, impedindo sua aplicação a outros crimes, como corrupção, crimes ambientais, violência grave ou exploração sexual. Segundo Amin, a alteração apenas esclarece o escopo do projeto e não exige retorno à Câmara, permitindo o envio direto para sanção presidencial.
O projeto altera regras do Código Penal e da Lei de Execução Penal, especialmente no cálculo de penas e na progressão de regime. A proposta enfrentava resistência no Senado justamente pelo risco de beneficiar condenados por crimes além dos atos golpistas.
A leitura e votação do parecer estão previstas para esta quarta-feira (17), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já pautou o projeto para votação em plenário ainda hoje. Senadores da oposição apresentaram voto em separado pela rejeição do relatório.
BLOG DO BG
Essa publicação é um oferecimento
SBT troca especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de Chaves nesta quarta-feira (17)
17/12/2025

O SBT decidiu substituir o especial de fim de ano de Zezé Di Camargo por um episódio inédito de Chaves na TV aberta. A atração vai ao ar na quarta-feira (17/12), logo após o Programa do Ratinho.
Segundo a emissora, o capítulo escolhido nunca foi exibido na TV aberta brasileira e mostra uma festa organizada na vila, com a participação dos moradores em uma comemoração que acaba, como de costume, em confusão.
A mudança ocorre após a decisão do SBT de cancelar a exibição do especial de Natal de Zezé Di Camargo, gravado anteriormente para a grade da emissora. A retirada do programa aconteceu depois da repercussão negativa de declarações do cantor, que criticou decisões internas do canal e a atual condução da emissora pela família de Silvio Santos. Ele afirmou que as filhas do comunicador estariam “prostituindo” o SBT.
Na web, a troca foi elogiada por internautas. “Obrigada, Zezé!! Foi um grande favor que nos fez”, comentou uma usuária do Instagram. “A melhor resposta! E a audiência vai bombar. Ele mexeu com as mulheres erradas”, escreveu uma segunda pessoa.
Essa publicação é um oferecimento
Brisa Bracchi é denunciada na Câmara por agredir mulher em Tibau do Sul
17/12/2025

A vereadora Brisa Bracchi (PT) foi denunciada na Câmara Municipal de Natal (CMN), na sessão ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (17), por agressão contra uma mulher em Tibau do Sul.
A denúncia foi levada à Câmara através do vereador Subtenente Eliabe. Conforme o parlamentar, há um Boletim de Ocorrência, registrado no dia 5 deste mês. A vítima seria Raquel de Carvalho Silva e foi à delegacia para denunciar o ato.
Eliabe aproveitou para pedir o recebimento da denúncia ao presidente da Casa, Ériko Jácome, a notificação da denúncia à Brisa e aplicação de sanções cabíveis no caso. Conforme o vereador, é uma ação que fere o decoro parlamentar.
BRISA RESPONDE
A vereadora Brisa Bracchi (PT) respondeu a denúncia feita pelo colega da Câmara Municipal de Natal (CMN), Subtenente Eliabe (PL), na manhã desta quarta-feira (17), durante sessão ordinária.
Brisa rebateu a acusação e revelou que não estava em Tibau do Sul na época em que a suposta agressão teria acontecido.
“Essa acusação é criminosa. Eu estava em Natal. O senhor e essa mulher vão se resolver comigo na Justiça. É uma acusação caluniosa e o senhor é fascista”, respondeu.
Brisa ainda reforçou que vai à Comissão de Ética contra Eliabe e acusou o parlamentar de orientar a mulher a fazer um “Boletim de Ocorrência falso” contra ela.
Essa publicação é um oferecimento
Pendurado: Prefeito de Lagoa Nova pode ter mandato cassado; processo eleitoral segue em andamento
17/12/2025

O prefeito de Lagoa Nova, Iranildo Aciole da Silva, é investigado pela Justiça Eleitoral em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura possível abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024. O processo tramita na 20ª Zona Eleitoral de Currais Novos, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
A ação foi proposta pela coligação “Com a Esperança e a Força do Povo”. Além do prefeito, também figura como investigado Daniel Saldanha de Medeiros. Caso as irregularidades sejam comprovadas, a legislação eleitoral prevê sanções que podem incluir a cassação do mandato e a inelegibilidade dos envolvidos.
A audiência de instrução do processo foi realizada no dia 2 de dezembro de 2025, ocasião em que foram colhidos os depoimentos das testemunhas arroladas pelas partes. A oitiva havia sido remarcada a pedido do Ministério Público Eleitoral, em razão de incompatibilidade de agenda na data anteriormente designada.
Essa publicação é um oferecimento
FPM: quase 94% dos municípios consideram o adicional de 1% decisivo para o pagamento do 13º salário dos servidores
17/12/2025

Para 94,7% das prefeituras brasileiras, o adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi decisivo para o pagamento do 13º salário. A informação consta em levantamento divulgado nesta segunda-feira (15) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Apenas 3,8% dos gestores indicaram que o repasse não contribuiu para essa finalidade. Ainda segundo o estudo, 98% dos entes locais estão com o pagamento da folha salarial em dia, incluindo a de dezembro.
A CNM lembra que o ano de 2025 foi marcado por desafios fiscais e de governança. Para 80,2% dos gestores, o principal entrave foi a crise financeira e a escassez de recursos.
Além disso, 67,5% dos municípios apontaram a instabilidade política e econômica como um dos principais problemas do período. Em seguida, aparecem os desafios na gestão da saúde, mencionados por 63,4% dos gestores, e os reajustes salariais concedidos ao longo de 2025, citados por 62,2%.
Para 2026, o estudo indica que as expectativas em relação ao desempenho da economia estão divididas. 44,6% dos gestores municipais acreditam que o cenário econômico será bom ou muito bom, enquanto 35,8% demonstram pessimismo. Outros 16% avaliam que a situação deverá permanecer estável, sem projeção positiva ou negativa.
O levantamento da CNM também apresentou dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023, que apontam que os municípios brasileiros empregaram mais de 8,3 milhões de servidores públicos ao longo do ano. O pagamento do 13º salário a esse contingente representa um impacto financeiro estimado em R$ 33,59 bilhões para as contas municipais.
Fonte: Brasil 61
Essa publicação é um oferecimento
Arcebispo anuncia novas funções para 35 padres e diáconos; Padre João Eudes deixa paróquia de João Câmara e Padre ivanilson Alexandrino assume paróquia de Touros
16/12/2025

Foto: Arquidiocese de Natal
O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, anunciou a transferência e nomeações para 35 padres e diáconos, que ocuparão novas funções.
O anúncio foi feito por ocasião da reunião mensal do clero e agentes pastorais, nesta terça-feira, 16 de dezembro, no auditório do Hotel D’Beach Resort, em Ponta Negra.
De acordo com o decreto das transferências e nomeações, assinado pelo arcebispo e pelo chanceler da Cúria Metropolitana, Padre Francisco de Assis de Melo Barbosa, “as posses dos novos párocos e administradores paroquiais ocorrerão a partir do dia 09 de fevereiro de 2026, estendendo-se pelos meses de fevereiro e março, conforme calendário oportunamente divulgado, a fim de que a transição pastoral e administrativa seja preparada com a devida calma, digilência e responsabilidade”.
A relação das transferências e nomeações é a seguinte:
Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior – pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, Natal;
Pe. Inácio Henrique de Araújo Teixeira – pároco da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, Natal;
Pe. Francisco de Assis Fernandes Gomes – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, Natal;
Pe. Hugo Marcel Marcelino Galvão – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, Natal;
Pe. Marcelo Bezerra Coutinho – pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Conjunto Parque das Dunas, Natal, e assistente eclesiástico arquidiocesano do EJAC;
Pe. Antônio Marinho da Silva Neto – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Conjunto Parque das Dunas, Natal;
Pe. João Maria do Nascimento – pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, Natal;
Mons. Aerton Sales da Cunha – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim;
Pe. Antônio Almeida de Oliveira – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim;
Pe. Ivanilson Alexandrino – pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros;
Pe. Willian Lamarck N. Brito – pároco da Paróquia de São José, em São José de Campestre;
Pe. Artur Diego Lopes da Silva – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macau, e estatuariamente presidente da Associação Pio XI;
Diác. Antônio Januário Pereira Júnior – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macau, e diretor executivo do Centro Educacional Mons. Honório;
Pe. Shirleno Shárlisson de Oliveira – pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Rio do Fogo;
Pe. José Moreira de Lima – pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas Quintas, Natal;
Pe. José Daniel Nunes de Paulo – pároco da Paróquia de São Lucas, no Conjunto Amarante, São Gonçalo do Amarante;
Pe. Josenildo Bezerra dos Santos – pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Vera Cruz;
Pe. Robson Paulo de Oliveira Silva – pároco da Paróquia de Santa Teresinha, em Tangará;
Diác. Francisco de Assis Nunes Maximiano – administrador com supervisão da Cúria da Paróquia de Santo Antônio, em Serrinha;
Pe. Yago Carvalho de Souza – administrador da Paróquia da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha;
Pe. Gilmar Pereira Victor – pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz;
Diác. Alex Bruno Oliveira Câmara – Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz;
Pe. João Pedro Acúrcio da Silva – pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Passa e Fica;
Pe. Idelbrando Medeiros Basílio – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, na Cidade da Esperança, em Natal;
Pe. Jonerikson Gomes da Silva – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio;
Pe. Francisco Franklin de Araújo – pároco da nova Paróquia de Santos Reis, em Parnamirim;
Pe. José Pereira da Silva Neto – pároco da nova Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Parnamirim;
Pe. João Eudes de Souza Lopes – pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Afonso Bezerra;
Pe. Ajosenildo Nunes – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara;
Pe. Janailson Campêlo da Silva – nomeado pároco da Paróquia da Virgem e Mártir Santa Luzia, em Touros;
Pe. Gentil Pereira do Nascimento Neto – aditamento de mais dois anos como pároco da Paróquia de São José, em Cidade Nova, Natal;
Diác. Matheus da Silva Barbosa – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Lajes;
Diác. Pedro Henrique Rodrigues de Souza – Segundo assistente eclesiástico da Comissão arquidiocesana para a liturgia;
Diác. Alex Bruno Oliveira Câmara – Segundo assistente eclesiástico da Comissão arquidiocesana de iniciação à vida cristã;
Pe. Carlos Antônio Ferreira Pereira – capelão militar, em Maceió (AL);
Pe. Helenildo Marques de Morais – Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
Fonte: Arquidiocese de Natal
Essa publicação é um oferecimento
Polícia Civil prende PM investigado por matar pai e filha a tiros na Zona Norte de Natal
16/12/2025

Foto: Divulgação/PCRN
A Polícia Civil cumpriu, durante operação deflagrada nesta terça-feira (16), um mandado de prisão temporária expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Natal em desfavor de um policial militar, apontado como principal suspeito de matar a tiros Airton Silva e Alves e de sua filha, Anny Lavínia Salvino Alves, de 6 anos. O crime ocorreu no dia 28 de agosto de 2025, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal.
A prisão foi realizada no bairro Potengi, que também é localizado na zona Norte. de De acordo com as investigações da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), um homem chegou ao local em uma motocicleta e efetuou disparos de arma de fogo contra Airton Silva e Alves, que foi atingido por dois tiros e morreu ainda no local. Sua filha, Anny Lavínia, foi baleada na cabeça, chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no dia 31 de agosto de 2025.
Além da prisão, também foram executados mandados de busca e apreensão em endereços vinculados ao investigado.
No decorrer das diligências, os policiais civis apreenderam diversas armas de fogo. Entre o material localizado, foi encontrado um revólver calibre .38 sem registro, cujo calibre é compatível com o projétil que vitimou as vítimas. O armamento será submetido à perícia para análise técnica e verificação de eventual vínculo com o crime investigado.
Diante da situação, o investigado também foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, além da prisão temporária já decretada no âmbito da investigação do duplo homicídio.
Continuação
As investigações da Polícia Civileguem em andamento para o completo esclarecimento das circunstâncias e da motivação do crime. Inicialmente, a principal linha investigativa apontava para motivação de cunho passional; entretanto, a Polícia Civil não descarta a hipótese de que o crime tenha relação com cobrança de dívidas, sendo todas as possibilidades devidamente apuradas.
Denominada como “Operação Anny”, o nome é uma homenagem à criança Anny Lavínia Salvino Alves, vítima do crime, e simboliza o compromisso da Polícia Civil com a elucidação do caso, a responsabilização dos envolvidos e a defesa da vida, especialmente de crianças e adolescentes.
A Polícia Civil continuará com as diligências investigativas, incluindo a realização de perícias complementares e a análise do material apreendido, para a conclusão do inquérito policial e posterior remessa ao Ministério Público.
Essa publicação é um oferecimento
“Só abro mão se for pra Jair Bolsonaro”, diz Flávio sobre pré-candidatura à Presidência em 2026
16/12/2025

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reafirmou nesta terça-feira (16) viabilidade de sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026, dizendo que apenas desistirá caso o pai, Jair Bolsonaro (PL), esteja “livre e nas urnas”.
“E, pra isso, ele tem que estar livre e nas urnas, que não é o cenário que a gente tá vendo, infelizmente”, ponderou. Questionado por uma repórter sobre suposta resistência do centrão ao nome dele, o filho mais velho de Bolsonaro explicou que vai “mostrar que eles estão errados”.
“Pesquisas até ligadas ao PT mostrarão grande crescimento do nome Flávio Bolsonaro e qual é candidatura mais viável para derrotar este partido das trevas. Melhor nome é o de Flávio Bolsonaro”, completou, ponderando que “estamos longe da eleição”.
Flávio admitiu que “é óbvio” que gostaria de ter apoio de partidos “já num primeiro momento”, mas afirmou esperar que isso pode ocorrer “certamente num segundo momento”. “O Brasil não vai escolher entre Lula e Bolsonaro, vai escolher entre caminho da prosperidade, que é o que nós vamos propor, ou caminho das trevas com o PT”, acrescentou.
Essa publicação é um oferecimento











