Inmet alerta para perigo de chuvas intensas em todo o RN; confira
02/03/2026

Foto: Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja (que indica perigo) de chuvas intensas para todo o RIo Grande do Norte. O informe entrou em vigência nesta segunda-feira (2) e é válido até às 23h59 desta terça-feira (3).
Segundo o instituto, o volume de chuvas deverá ser registrado nas cidades potiguares entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O informe é válido para todo o RN. Foto: Reprodução/Inmet
Essa publicação é um oferecimento
Alívio no bolso: março tem bandeira verde de energia
02/03/2026

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern
O mês de março inicia com um alívio no bolso do consumidor. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que não haverá cobrança adicional na conta de energia ao longo deste mês, pois a bandeira tarifária em vigor é a verde.
Mesmo com essa boa notícia, a Neoenergia Cosern reforça as orientações para que o cliente consuma energia de maneira consciente.
Com a separação dos resíduos recicláveis dos orgânicos, por exemplo, é possível obter descontos na fatura através do Projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Aneel.
O conta com pontos fixos e itinerantes em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. O Vale Luz se divide em duas linhas: os pontos fixos e itinerantes das tendas em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante; e com a Máquina Inteligente, em cinco pontos de Natal.
Todos os meses, o cronograma do projeto é publicado no seguinte endereço: https://www.neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz . Nele, você pode acessar os endereços das tendas fixas e itinerantes, além de outras informações do Projeto Vale Luz, como o cadastro para catadores, condomínios e empresas.
Essa publicação é um oferecimento
Movimentos populares de direita realizam “Acorda Brasil” em Natal
02/03/2026


Na tarde deste sábado (01/03), às 14h, foi realizado em Natal o movimento nacional Acorda Brasil, mobilização que ocorreu simultaneamente em diversas cidades do país.
Na capital potiguar, o ato reuniu lideranças e parlamentares ligados à direita e ao campo conservador. Entre os presentes estavam o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio Oliveira, os deputados federais General Girão, Sargento Gonçalves e Carla Dickson, além de deputados estaduais, vereadores, prefeitos e pré-candidatos que reforçaram presença no evento.
O movimento teve como principais pautas críticas ao atual cenário político nacional, incluindo pedidos de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Durante o ato, lideranças discursaram defendendo valores como liberdade de expressão, segurança jurídica, combate à corrupção e respeito às instituições dentro dos limites constitucionais. Faixas e cartazes exibidos pelos participantes expressavam insatisfação com decisões judiciais recentes e com a condução política e econômica do país.
O movimento “Acorda Brasil”, segundo os organizadores, representa a mobilização de setores da sociedade que defendem mudanças estruturais e maior alinhamento do poder público com pautas conservadoras e de responsabilização política.
A manifestação transcorreu de forma pacífica, reunindo apoiadores que demonstraram apoio às lideranças presentes e às pautas defendidas no evento.
Essa publicação é um oferecimento
Financiamentos a desabrigados em Minas seguirão modelo do RS, diz Lula
01/03/2026

Os financiamentos de moradias a famílias que perderam a casa nas fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata de Minas Gerais seguirão modelo adotado nas enchentes do Rio Grande do Sul há dois anos, disse neste sábado 28 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em declaração conjunta à imprensa após a reunião com os prefeitos de Juiz de Fora, Ubá e Matias Pereira, Lula afirmou que a União dará apoio integral às cidades atingidas.Financiamentos a desabrigados em Minas seguirão modelo do RS, diz Lula - Agora RNFinanciamentos a desabrigados em Minas seguirão modelo do RS, diz Lula - Agora RN
As medidas incluem assistência às prefeituras e linhas de crédito para pequenos empresários prejudicados pelos temporais.
“Aprendemos com a tragédia no Rio Grande do Sul. Vamos ajudar os prefeitos a recuperar suas cidades, vamos ajudar os pequenos empresários a ter crédito para recuperar suas empresas e vamos dar casa para as pessoas que perderam suas casas”, declarou Lula.
Assim como nas enchentes do Rio Grande do Sul, as novas residências, explicou o presidente, não serão reconstruídas em locais considerados de risco. Caso o município não disponha de terrenos adequados, o governo poderá adotar o modelo de “compra assistida”, já utilizado em outras tragédias climáticas no país.
Nesse formato, a família que perdeu o imóvel recebe um valor do governo federal e pode adquirir uma casa nova ou usada em qualquer cidade do estado. Todo o custo é arcado pela União. “Se a cidade não tiver terreno, vamos arrumar. Se não tiver, vamos adotar o sistema de compra assistida”, afirmou Lula.
O presidente ressaltou que a prioridade é garantir moradia digna e segura às famílias atingidas, evitando a reconstrução em encostas ou áreas sujeitas a alagamentos.
Sobrevoo e visita a desabrigados
O presidente desembarcou pela manhã na região e sobrevoou cidades atingidas. Em Juiz de Fora, município mais afetado, visitou áreas devastadas e conversou com moradores que estão em abrigos improvisados. A cidade concentra o maior número de vítimas e registra milhares de desalojados.
Além de Juiz de Fora, municípios como Ubá, Matias Barbosa, Divinésia e Senador Firmino também sofreram impactos severos, com deslizamentos de terra, alagamentos e danos a prédios públicos.
Em encontros com prefeitos da região, Lula pediu que as administrações municipais façam um levantamento detalhado dos prejuízos para viabilizar a liberação de recursos federais. “O que for material, seja na saúde, na educação ou na infraestrutura, nós vamos garantir que seja recuperado”, disse.
Recursos e medidas emergenciais
O governo federal já anunciou a liberação de recursos para ações emergenciais e assistência humanitária nas cidades em situação de calamidade pública. Os valores serão destinados ao restabelecimento de serviços essenciais, apoio a abrigos e reconstrução de estruturas públicas.
Também foi confirmada a antecipação do pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para famílias atingidas. Moradores dos municípios afetados poderão solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme as regras para desastres naturais.
Além disso, pequenos empresários terão acesso facilitado a crédito para retomar atividades e recompor estoques e equipamentos perdidos.
Compromisso com reconstrução
Ao final da agenda, Lula reforçou que o apoio federal não dependerá de alinhamento político com prefeitos ou lideranças locais. “Não importa o partido do prefeito. Teve problema na cidade, tem projeto bem-feito e demanda verdadeira, nós vamos ajudar”, afirmou.
O presidente reconheceu que vidas perdidas não podem ser recuperadas, mas garantiu que o governo atuará para restabelecer as condições de moradia e infraestrutura.
“A vida a gente não consegue trazer de volta. Mas podemos garantir que as pessoas tenham perspectiva e dignidade para recomeçar”, concluiu.
Lula visitou as cidades afetadas pelas enchentes acompanhado dos ministros Jader Filho (Cidades); Alexandre Padilha (Saúde); Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional); Wellington Dias (Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome); do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira; e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também participaram do pronunciamento a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e o prefeito de Ubá, José Damato.
“Me atrevo a falar em nome de todos os prefeitos da região. Nós vamos fazer o dever de casa, levantar detalhadamente as necessidades e vamos colocá-las para o governo federal. E tenho absoluta certeza de que ninguém vai ficar para trás. Ninguém vai ficar sem casa, ninguém vai ficar desassistido. A vida não conseguimos recuperar, mas a perspectiva de vida a todos podemos garantir”, declarou Margarida Salomão.
A pedido de Lula, o evento encerrou-se com um minuto de silêncio em memória dos mortos no desastre climático.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
Ensino médio impulsiona avanço da educação integral no RN
01/03/2026

O ensino em tempo integral avançou de forma expressiva no Rio Grande do Norte nos últimos cinco anos, com destaque para o ensino médio na rede estadual e para a educação infantil e o ensino fundamental em Natal. Dados do Censo Escolar 2025, divulgados na quinta-feira (26) mostram que a política de ampliação da jornada escolar ganhou escala no estado, acompanhando uma tendência nacional de fortalecimento dessa modalidade como estratégia para melhoria da aprendizagem e redução das desigualdades educacionais.
Com exceção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 2025 o estado contabilizou 488.351 matrículas em todas as modalidades, séries e redes (municipais e estadual), das quais 82.705 eram em tempo integral, o equivalente a 16,9% do total. Em 2021, esse percentual era significativamente menor: das 544.460 matrículas registradas naquele ano, apenas 30.197 estavam no modelo integral, o que correspondia a 5,5%, indicando um crescimento de 11,4 pontos percentuais no período.
O avanço é ainda mais evidente no ensino médio da rede estadual. Há cinco anos, o estado tinha 102.599 estudantes matriculados nessa etapa, sendo 13.497 em tempo integral, o equivalente a 13%. Em 2025, apesar da redução no total de matrículas do ensino médio para 87.435, o número de alunos em tempo integral subiu para 20.548, elevando a participação do modelo para 23,5%, um aumento de 10,5 pontos percentuais em cinco anos, refletindo o foco das políticas públicas recentes voltadas à permanência e ao desempenho dos jovens na etapa final da educação básica.
O avanço também aparece de forma significativa no ensino fundamental. Somadas as redes estadual e municipal, as matrículas em tempo integral saltaram de 14.308 em 2021 para 52.780 em 2025, mais que triplicando em cinco anos. Somente nas escolas estaduais, o crescimento foi de mais de 233% (de 3.283 para 10.954), enquanto as redes municipais aumentaram 279% as vagas nessa etapa de ensino, saindo de 11.025 para 41.826 matrículas. O crescimento indica a ampliação da oferta sobretudo nos anos finais, etapa historicamente marcada por evasão e dificuldades de aprendizagem.
Na educação infantil, os números também apontam expansão. Em 2025, o Rio Grande do Norte registrou 5.428 matrículas em tempo integral em creches e 3.949 na pré-escola das redes municipais. Embora os volumes sejam menores em comparação ao ensino fundamental e médio, os dados revelam uma tendência de consolidação gradual da jornada ampliada desde os primeiros anos da vida escolar.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) afirma que os resultados do Censo confirmam o impacto de uma política contínua de expansão da educação integral. Segundo a pasta, a rede estadual passou de 10.589 matrículas em tempo integral, em 2019, para 34.682 em 2025, um crescimento de 227,5%. Atualmente, 248 escolas estaduais ofertam a modalidade.
A secretaria também destaca que a expansão está associada a investimentos na ordem de R$ 208,1 milhões em 2025, além da convocação de 1.609 professores e especialistas para dar suporte à ampliação do modelo. “O crescimento das matrículas evidencia a confiança das famílias na educação pública e a consolidação do ensino integral como estratégia para fortalecer a aprendizagem, reduzir desigualdades e ampliar oportunidades acadêmicas e profissionais para os estudantes potiguares”, enfatizou a pasta.
Na capital Natal, o avanço do ensino em tempo integral se concentra principalmente na educação infantil e no ensino fundamental. De acordo com o Censo Escolar, as matrículas em tempo integral em creches da rede municipal passaram de 186, em 2021, para 459 em 2025, alta de 146,7%. Na pré-escola, etapa que não registrava matrículas nessa modalidade no levantamento anterior, o município contabilizou 45 estudantes em 2025.
Já o ensino fundamental da rede municipal da capital teve, segundo o censo escolar, um crescimento ainda mais expressivo: o total de matrículas em tempo integral somente na rede municipal que era de 277 cinco anos atrás, subiu 414%, passando para 1.424. Somando as redes municipal e estadual na capital, as matrículas saltaram de 860 para 4.321. O avanço reflete a ampliação da oferta e a reestruturação gradual da rede para atender à jornada ampliada.
O secretário Municipal de Educação de Natal, Aldo Fernandes de Sousa Neto, afirmou que há um aumento em 2026 na oferta do ensino fundamental em tempo integral na capital. “Das nossas 73 unidades, estamos passando aí para 10 escolas no formato de tempo integral. Então nós superamos os 10%”, disse. Na educação infantil, o secretário acrescentou: “Para os CMEIs, temos 74 e vamos ter 16 em tempo integral. Então poderemos dizer que nós já estamos passando de 20% só nos CMEIs”.
Crescimento no RN segue tendência nacional e meta do PNE
A expansão do ensino em tempo integral registrada no Rio Grande do Norte e em Natal está inserida em um movimento nacional de ampliação da jornada escolar. Dados do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep, indicam que o Brasil alcançou, em 2025, o maior percentual de estudantes em tempo integral da série histórica recente.
Entre 2021 e 2025, a proporção de matrículas presenciais em tempo integral na rede pública passou de 15,1% para 25,8%, crescimento de 10,7 pontos percentuais. Com esse resultado, o país atingiu a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024, que previa atender ao menos 25% dos alunos da educação básica pública em jornada ampliada, definida como igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais.
Em números absolutos, o avanço ocorreu em todas as etapas da educação básica. As matrículas em tempo integral em creches cresceram de 1,32 milhão, em 2021, para 1,67 milhão em 2025. Na pré-escola, o total passou de 396,5 mil para 590 mil estudantes. No ensino fundamental, o número de matrículas praticamente dobrou, saindo de 2,12 milhões para 4,09 milhões no período.
O maior crescimento proporcional ocorreu no ensino médio, etapa considerada estratégica para a permanência dos jovens na escola. As matrículas em tempo integral passaram de 996,4 mil, em 2021, para 1,46 milhão em 2025. Em termos percentuais, a cobertura do tempo integral no ensino médio saltou de 16,7%, em 2022, para 26,8% em 2025.
Durante a divulgação dos dados, o ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu o resultado aos investimentos federais e à priorização da política. “Pela primeira vez na história, chegamos a esse número tão expressivo e importante para a nossa educação”, afirmou. “Essa gestão adotou como estratégia promover e estimular a educação em tempo integral. Neste período, foram investidos R$ 4 bilhões para essa modalidade de ensino, com o objetivo de ampliar a oferta, melhorar as infraestruturas e atender ao maior número de alunos possível com qualidade e equidade. Nós ultrapassamos a meta estabelecida e vamos continuar fortalecendo esta política.”
O Censo Escolar 2025 contabiliza cerca de 46 milhões de matrículas em 178,8 mil escolas de educação básica no país. Embora o número total de matrículas tenha apresentado redução em relação a anos anteriores, técnicos do Inep explicam que o movimento está associado à queda da população em idade escolar e à redução da distorção idade-série. Em 2025, a taxa de frequência de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos chegou a 97,2%.
Para o MEC, os resultados indicam que a educação em tempo integral vem se consolidando como política estruturante no país. No Rio Grande do Norte e em Natal, apesar das diferenças entre os dados do Censo e os números administrativos locais, a convergência está no diagnóstico: a ampliação da jornada escolar ganhou ritmo e passou a ocupar lugar central nas estratégias de fortalecimento da educação pública.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Senado da Argentina aprova redução da maioridade penal para 14 anos
01/03/2026

proposta recebeu 44 votos favoráveis, 27 contrários e uma abstenção no Senado. Foto: Reprodução/Instagram @senadoargentina
O Congresso argentino concluiu nesta sexta-feira (27) a tramitação do projeto que reduz de 16 para 14 anos a idade mínima para responsabilização criminal no país. A proposta recebeu 44 votos favoráveis, 27 contrários e uma abstenção no Senado, após já ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 12.
A iniciativa, impulsionada pela gestão do presidente Javier Milei, altera o regime de punição para adolescentes e permite que jovens a partir de 14 anos possam ser julgados e submetidos a medidas que incluem privação de liberdade em domicílio, em instituições abertas ou especializadas, ou em alas separadas de penitenciárias.
O texto também estabelece que, nos casos em que a pena não ultrapasse três anos, a prisão poderá ser substituída por medidas alternativas, como proibição de contato com a vítima e seus familiares, restrição de frequentar determinados locais, impedimento de sair do país, prestação de serviços comunitários, monitoramento eletrônico e reparação integral dos danos causados.
Além das sanções, a proposta prevê ações voltadas à reinserção social dos adolescentes, incluindo acompanhamento por equipe multidisciplinar, participação obrigatória em programas educacionais para conclusão dos estudos, capacitação profissional e formação cidadã.
Governo comemora aprovação
Pouco depois da votação no Senado, o governo federal divulgou nota destacando que a nova legislação “encerra quatro décadas de inação legislativa” e moderniza um marco jurídico considerado ultrapassado diante da criminalidade atual.
Segundo a administração de Milei, a mudança representa um ato de “justiça para a sociedade” e corrige o que classificou como uma dívida histórica. O comunicado afirma ainda que a reforma devolve ao Judiciário instrumentos para enfrentar a impunidade.
Em suas redes sociais, o presidente argentino resumiu a posição do governo com a frase: “Quem faz, paga.”
Com informações da CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Número de mortes sobe para 66 em Minas Gerais
01/03/2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O número de mortes nas enchentes em Minas Gerais subiu para 66, das quais 60 em Juiz de Fora e seis em Ubá, informou neste sábado (28) o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Três pessoas ainda seguem desaparecidas, sendo duas em Ubá e uma em Juiz de Fora, o menino Pietro, de 9 anos de idade.
Até a manhã deste sábado, havia 65 pessoas mortas, mas os Bombeiros encontraram o corpo de um homem não identificado em Juiz de Fora, no Bairro Linhares.
As chuvas causaram alagamentos e deslizamentos de terras e os bombeiros trabalham para buscar sobreviventes e para retirar os corpos em meio aos escombros.
Em Juiz de Fora, segundo a prefeitura, mais de 4,2 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas e foram registradas 2.149 ocorrências pela Defesa Civil desde segunda-feira (24). Em Ubá, são pelo menos 421 desabrigados e desalojados.
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, disse, na sexta-feira (27), que uma em cada quatro pessoas da cidade mora em área de risco e que é preciso fazer intervenções por todo o município para evitar novas tragédias.
Também na sexta-feira, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou o repasse de R$ 6,196 milhões para ações de resposta em sete municípios atingidos por desastres naturais em Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Sul.
Em Minas Gerais, os municípios de Ubá e Matias Barbosa, afetados pelas fortes chuvas desta semana, estão entre os contemplados.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Em apenas dois meses de 2026, Trump prendeu Maduro, eliminou líder de cartel no México e ditador iraniano
01/03/2026

Foto: Reprodução
O início de 2026 tem sido marcado por uma série de operações ousadas e de grande repercussão internacional atribuídas ao governo dos Estados Unidos sob o comando do presidente Donald Trump. Em um período de cerca de dois meses, autoridades americanas participaram diretamente de três eventos que mexeram com a geopolítica global.
No começo de janeiro, forças americanas executaram uma operação militar na Venezuela que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa. A ação, batizada de “Absolute Resolve” e apoiada por meses de planejamento, foi descrita pelas autoridades como uma operação conjunta entre unidades de elite dos EUA para deter o líder venezuelano e retirá-lo do país.
Em fevereiro, uma operação militar no México — conduzida pelas forças do país com apoio de inteligência americana — terminou com a morte de Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como “El Mencho”, chefe do poderoso Cartel Jalisco Nueva Generación. Considerado um dos narcotraficantes mais influentes do México, sua eliminação marcou um golpe significativo nos grupos de crime organizado, mas também desencadeou episódios de violência e retaliações em solo mexicano.
No fim de fevereiro, Trump anunciou que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi morto durante uma ofensiva militar conjunta com Israel contra alvos estratégicos no Irã. A ação envolveu ataques coordenados que, segundo autoridades americanas, miravam reduzir as capacidades do regime iraniano e pressionar por mudanças, incluindo o debate sobre o programa nuclear. A confirmação da morte do líder foi feita pelo próprio Trump em redes sociais e por governos aliados, e posteriormente divulgada por veículos internacionais após a confirmação de fontes estatais iranianas.
Esses eventos, em rápida sequência, ilustram uma postura altamente assertiva da administração americana em relação a líderes e grupos que Washington classifica como ameaças diretas à segurança internacional ou à estabilidade regional. Especialistas ouvidos por agências de notícias destacam que os desdobramentos podem gerar impactos duradouros, tanto em termos de relações diplomáticas quanto de equilíbrio geopolítico global.
Embora cada operação tenha gerado reações variadas no cenário internacional — com aliados celebrando ou criticando as ações e regimes atingidos denunciando intervenções unilateralistas — a série de eventos coloca os Estados Unidos no centro de um novo capítulo de tensões e redefinições estratégicas no início de 2026.
Essa publicação é um oferecimento
Governo recua e derruba aumento de imposto sobre eletrônicos
28/02/2026

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) derrubou nesta sexta-feira, 27, o aumento do imposto de importação de 15 categorias de produtos de informática e telecomunicações. Smartphones, notebooks, placas-mãe, roteadores, mouses, memórias e CPUs voltarão a ser tributados pelas alíquotas vigentes até 5 de fevereiro. A informação é do O Antagonista.
Além disso, segundo nota, “reduziu a zero a tarifa de importação de 105 produtos classificados como bens de capital e de informática e telecomunicações, por meio de ex-tarifários, acolhendo os pedidos protocolados até o dia 25 de fevereiro”.
A decisão foi tomada após dias de pressão de associações representativas dos setores de máquinas e de eletroeletrônicos, além de desgaste político dentro do próprio governo.
A origem do impasse
A resolução aprovada no fim de janeiro ampliou o imposto de importação de uma lista extensa de mercadorias, que ia de guindastes e robôs industriais a reatores nucleares e silos metálicos. A inclusão de itens de uso cotidiano, como celulares e computadores, gerou reação imediata do setor privado.
Integrantes do governo já admitiam que a medida havia criado um problema de imagem. Nos bastidores, a avaliação era a de que aumentar o imposto sobre celulares em ano eleitoral representava um erro de avaliação política.
“Não tem impacto em preço”, defendeu Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a defender a medida publicamente. Argumentou que mais de 90% dos celulares consumidos no país são fabricados em território brasileiro, o que tornaria marginal qualquer efeito do aumento sobre os preços ao consumidor.
“Não tem impacto em preço, é uma mentira o que estão falando, que isso vai encarecer, porque os produtos são feitos aqui, mas impede que uma empresa estrangeira, utilizando um subterfúgio, consiga concorrer com a empresa que está instalada no Brasil com um produto similar”, afirmou na quarta-feira, 25.
O recuo e seus limites
O recuo é parcial. A lista original aprovada em janeiro somava mais de mil produtos, e apenas uma fração deles foi contemplada pela reversão. A maior parte das novas tarifas permanece em vigor.
Essa publicação é um oferecimento
Álvaro Dias vai para o PL e consolida palanque bolsonarista no RN
28/02/2026

Filiação marcada para 21 de março deve contar com Flávio Bolsonaro e lançamento de chapa majoritária
É certo: Álvaro Dias deixará o Republicanos e se filiará ao Partido Liberal no próximo dia 21 de março, em ato político que deve marcar a consolidação do bloco bolsonarista no Rio Grande do Norte.
A movimentação é tratada como estratégica e representa o alinhamento definitivo de Álvaro ao campo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro no estado. A expectativa é de que o senador Flávio Bolsonaro esteja presente na solenidade, reforçando o peso nacional do evento.
Na ocasião, deverá ser lançada oficialmente a chapa majoritária com Álvaro candidato ao Governo e Babá Pereira como vice. Para o Senado, o desenho apresentado inclui Styvenson Valentim, atualmente no PSDB, e Coronel Hélio, pelo PL.
Com a ida para o PL, Álvaro passa a integrar formalmente o principal partido da direita bolsonarista no país, dando identidade ideológica clara ao seu projeto estadual.
A filiação deve reunir lideranças políticas e fortalecer o palanque oposicionista no estado, marcando o início de uma nova fase na pré-campanha ao Governo do Rio Grande do Norte.
Essa publicação é um oferecimento
Partida do mata-mata do Campeonato Potiguar tem alteração; confira
28/02/2026

O departamento técnico da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) comunicou a modificação para o jogo entre Potiguar de Mossoró e Laguna, na partida de volta do ata-mata do Campeonato Potiguar 2026. A solicitação da troca foi feita pelo clube mandante em razão da melhor logística da partida.
Anteriormente marcada para 19h, a partida será realizada às 20h da próxima quarta-feira (4). O local permanece o Estádio O Fião, em Serra do Mel.
O campeonato inicia a fase eliminatória a partir deste sábado (28). Os clubes classificados do 3º ao 6º lugar na fase de grupo se enfrentarão no mata-mata classificatório, que será disputada em jogos de ida e volta, com mando de campo na partida decisiva para os times que tiveram melhor aproveitamento técnico na primeira fase.
O 3° colocado, QFC, enfrentará o 6° colocado, Santa Cruz de Natal. O jogo de ida será às 15h30 no Estádio Domição, em Elói de Souza. A partida terá transmissão da TV FNF no YouTube.
Já o 4° colocado, Potiguar de Mossoró, enfrentará o 5° colocado, Laguna. O primeiro jogo será no Estádio Frasqueirão, em Natal, às 16h.
Não haverá vantagem para qualquer uma das equipes no mata-mata. Em caso de empate nos pontos alcançados e no saldo de gols ao final dos dois jogos, a decisão será nos pênaltis.
De acordo com o Regulamento Específico da Competição, os pontos conquistados pelas equipes na fase do Mata-Mata não serão computados para a classificação geral do Campeonato.
O primeiro colocado na fase de grupo, o América, enfrentará na semifinal, o vencedor do mata-mata com menor aproveitamento técnico na fase de grupo. O segundo colocado geral, ABC, enfrentará o outro classificado.
TN | Foto: Raphael Oliveira/Laguna
Essa publicação é um oferecimento
Freira de 82 anos morta em convento no Paraná também foi vítima de estupro, aponta investigação
28/02/2026

Foto: Reprodução | Instagram
A freira Nadia Gavanski, de 82 anos, encontrada morta no pátio do convento Irmãs Servas de Maria Imaculada, em Ivaí, também foi vítima de violência sexual, segundo a Polícia Civil do Paraná. O inquérito foi concluído nesta sexta-feira (27) e encaminhado ao Ministério Público do Paraná. O nome do investigado não foi divulgado.
De acordo com a polícia, a perícia apontou que a religiosa morreu por asfixia e sofreu violência sexual, evidenciada pelas lesões constatadas.
O suspeito foi indiciado por homicídio qualificado, estupro qualificado, resistência e violação de domicílio qualificada. Segundo o delegado Hugo Santos Fonseca, provas como imagens de câmeras de segurança e vestígios de sangue nas roupas do investigado confirmaram a autoria.
Suspeito foi preso após tentativa de fuga
O crime ocorreu no sábado (21), após o homem invadir o convento. Ele foi localizado em casa e tentou fugir ao perceber a chegada da polícia, mas foi contido.
Em depoimento, o investigado afirmou ter consumido álcool e drogas antes do crime e alegou ter ouvido “vozes”. A versão foi confrontada com os resultados periciais.
A investigação também apontou que ele havia sido preso por furto qualificado em dezembro de 2025 e colocado em liberdade provisória dois dias depois.
Quem era a vítima
Nadia Gavanski ingressou na congregação religiosa em 1971 e dedicou mais de cinco décadas à vida religiosa. Ela residia no convento em Ivaí e, segundo integrantes da comunidade, mantinha participação ativa na rotina local.
Essa publicação é um oferecimento
Prévia da inflação de fevereiro atinge 0,84%, diz IBGE
28/02/2026

foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Agência Brasil
A prévia da inflação oficial de fevereiro ficou em 0,84%, o que representa avanço em relação ao mês anterior, quando ficou em 0,20%. O maior impacto (0,32 p.p.) no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) partiu do grupo educação, que teve alta de 5,20%. A explicação está nos reajustes no início do ano letivo que ocorreram nas mensalidades de escolas e cursos.
Outro grupo que influenciou o indicador foi o de transportes, com elevação de 1,72%. Neste caso, o peso no índice ficou em 0,35 p.p. (ponto percentual). Os demais grupos oscilaram entre -0,42% de vestuário e 0,67% de saúde e cuidados pessoais.
A alta acumulada do IPCA-15 no ano é de 1,04%, enquanto nos últimos 12 meses foi de 4,10%. O resultado é menor do que os 4,50% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Os dados do IPCA-15 de fevereiro, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam ainda que no grupo saúde e cuidados pessoais a alta ficou em 0,67% e impacto de 0,09 p.p, com destaques para os avanços em artigos de higiene pessoal (0,91%) e do plano de saúde (0,49%).
No grupo alimentação e bebidas, que subiu 0,20% com impacto de 0,04 p.p., a alimentação no domicílio avançou 0,09% em fevereiro, que representa recuo em relação a janeiro, quando marcou 0,21%. Conforme o indicador, as principais variações positivas ficaram com o tomate (10,09%) e as carnes (0,76%).
Nas queda de percentual, os destaques foram o arroz (-2,47%), o frango em pedaços (-1,55%) e as frutas (-1,33%).
“A alimentação fora do domicílio registrou maior variação que no domicílio: 0,46%, com as altas da refeição (0,62%) e do lanche (0,28%)”, informou o IBGE.
Após cair 0,26% em janeiro, o grupo habitação teve alta de 0,06% em fevereiro. Os resultados da taxa de água e esgoto (1,97%) e do aluguel residencial (0,32%) foram destaques.
Em sentido contrário, a energia elétrica residencial caiu 1,37% e foi o subitem com o maior impacto negativo no indicador (0,06 p.p.). O motivo foi a ocorrência no período de bandeira tarifária verde, que é sem custo adicional para os consumidores. “A taxa de água e esgoto teve alta de 1,97%, enquanto o subitem gás encanado registrou queda de 0,71% nas tarifas”, informou o IBGE.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Exército indica 1ª mulher como general no Brasil
27/02/2026

O Exército Brasileiro indicou, pela primeira vez, uma mulher para o posto de general. A coronel médica Cláudia Lima Gusmão Cacho foi escolhida pelo Alto Comando da Força, em votação secreta realizada nesta quarta-feira 24, para ascender ao generalato.
A promoção, no entanto, ainda precisa ser oficializada por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tradicionalmente, o chefe do Executivo acata as indicações feitas pelo Alto Comando.
Se confirmada, Cláudia Gusmão se tornará a primeira mulher a alcançar o posto de oficial-general na história do Exército Brasileiro, marco inédito na instituição.
Natural de Recife (PE), a oficial tem 57 anos, é médica pediatra e ingressou na Força em 30 de janeiro de 1996. Ao longo da carreira, atuou na área de saúde militar e ocupou cargos de comando, como a direção do Hospital de Guarnição de Natal e do Hospital Militar de Área de Campo Grande.
A indicação representa um avanço simbólico na ampliação da presença feminina nas Forças Armadas, que, nas últimas décadas, vêm expandindo a participação de mulheres em funções técnicas e de liderança.
Essa publicação é um oferecimento
Operação que terminou com policial ferido, cumpriu 9 mandados de prisão em São João do Sabugi
27/02/2026

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (27), a Operação Vértice, no município de São João do Sabugi, na região Seridó do RN, com foco no enfrentamento qualificado ao tráfico de drogas e à atuação de lideranças criminosas na região.
Durante diligências na zona rural entre São João do Sabugi e Caicó, houve confronto armado. Na ação, um agente da Polícia Civil, integrante da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCRN), foi alvejado por um dos alvos da operação. O policial foi socorrido e transferido para Natal por transporte aeromédico, onde seguirá sob cuidados médicos.
O criminoso que atingiu o policial foi neutralizado durante o confronto. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão. A operação é resultado de investigação estratégica conduzida ao longo dos últimos meses, que identificou a estrutura de comando de uma associação criminosa envolvida com o comércio ilícito de entorpecentes na região.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte segue acompanhando o estado de saúde do agente ferido, adotando todas as medidas necessárias para seu pleno restabelecimento e se solidariza com os seus familiares, amigos e colegas.
Essa publicação é um oferecimento
Mais uma emenda para São Paulo do Potengi: mandato de Ubaldo já soma R$ 500 mil destinados ao município
27/02/2026

Reafirmando o compromisso permanente com São Paulo do Potengi, o deputado estadual Ubaldo Fernandes anunciou, na manhã desta sexta-feira, 27, a destinação de mais uma emenda parlamentar para o município. Com o novo investimento de R$ 200 mil para o exercício de 2026, o mandato já soma R$ 500 mil em recursos destinados à cidade ao longo dos últimos anos, priorizando áreas essenciais como saúde, educação, abastecimento e apoio a eventos tradicionais.
O anúncio foi feito ao vereador Kekéu de Titico, parceiro do mandato no município. O novo recurso será aplicado no custeio da saúde,, especialmente na compra de medicamentos para abastecer unidades de saúde, ambulatórios e serviços odontológicos.
Durante o diálogo, o deputado destacou que a saúde segue como prioridade. “Estamos destinando R$ 200 mil para fortalecer o custeio, principalmente na compra de medicamentos. Sabemos que a gestão aplica bem os recursos, mas a demanda é grande e precisamos ampliar esse suporte para garantir atendimento digno à população”, afirmou.
O vereador Kekéu agradeceu a parceria e ressaltou a presença constante do mandato na cidade. “É mais uma emenda importante para São Paulo do Potengi. O deputado tem sido um parceiro atuante, sempre contribuindo com o desenvolvimento do nosso município”, declarou. Com a emenda anunciada para 2026, Ubaldo Fernandes reforça sua atuação municipalista e o compromisso contínuo com São Paulo do Potengi, garantindo investimentos que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Histórico de investimentos do mandato em São Paulo do Potengi
* *2020* – R$ 50 mil para insumos de saúde;
* *2021* – R$ 70 mil para extensão da tubulação da comunidade Manjericão;
* *2023* – R$ 70 mil para aquisição de veículo para a Educação;
* *2024* – R$ 100 mil para instalação e perfuração de poços na comunidade do Manjericão;
* *2025* – R$ 10 mil para a tradicional festa Luzes do Potengi;
* *2025* – Recursos destinados ao custeio da saúde municipal.
Essa publicação é um oferecimento
Bebê é encontrada morta dentro de bueiro em Mossoró
27/02/2026

Uma bebê foi encontrada sem vida dentro de um saco plástico em um bueiro no bairro Santo Antônio, em Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Civil corpo foi localizado nesta quinta-feira (26) e aguardam resposta da perícia para definir se foi um aborto ou se foi um infanticídio ou homícidio.
De acordo com o delegado Caio Fábio, a polícia investiga para saber quem deixou o corpo no bueiro. A PCRN analisa imagens de câmeras de segurança para identificar o responsável, mas ainda dependem da finalização da perícia para definir os próximos passos. “A gente está coletando câmeras nas redondezas, saber quem foi que deixou isso lá. Estamos também aguardando a resposta da perícia para saber se foi um aborto ou se foi algo mais já infanticídio ou homicídio”, afirmou Fábio.
Ainda conforme o delegado informou a TRIBUNA DO NORTE, o corpo foi encontrado com sinais de necrose, mas que ainda não se sabe se era um feto em estado avançado ou um recém-nascido. “[O corpo] Foi encontrado um bem formadinho. Ou era um recém-nascido, ou era um feto já em estado avançado. E sem vida há cerca de 24 horas e estava com sinais de necrose”, afirmou Caio Fábio.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Anotações de Flávio mostram oposição no RN com Álvaro Dias no PL e Styvenson e Hélio para o Senado
27/02/2026


Anotações do presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) indicam que o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias vai deixar o Republicanos e disputar o Governo do Rio Grande do Norte pelo PL. Os rascunhos mostram ainda que o ativista Coronel Hélio (PL) deverá ser o 2º nome da chapa da oposição potiguar para o Senado, fazendo dobradinha com o senador Styvenson Valentim (PSDB).
Ainda segundo os registros, Flávio Bolsonaro vai visitar o RN em 21 de março para participar de um evento que marcará o lançamento da chapa Álvaro/Styvenson/Hélio. Os detalhes do encontro ainda estão sendo fechados. No documento, o presidenciável trata o grupo como “palanque nosso”.
O documento que trata do plano eleitoral foi deixado em uma sala após reunião do PL para tratar de palanques, na última terça-feira 24. Depois da conversa, profissionais de imprensa que estavam no local encontraram as anotações e fotografaram o conteúdo deixado por Flávio. As páginas apresentam um panorama das articulações em todos os estados do Brasil. O documento é chamado de “Situação nos Estados”.
Ao jornal Folha de S. Paulo, Flávio afirmou que os registros não expressam necessariamente sua posição pessoal e refletem “sugestões” recebidas ao longo das conversas.
Em 21 de janeiro, quando recebeu o apoio do PL à sua pré-candidatura, Álvaro Dias não descartou a possibilidade de migrar para o PL para disputar a eleição. Ele afirmou, contudo, que isso ainda seria objeto de negociação entre os partidos aliados.
“Nós vamos discutir essas questões. Não está tudo definido ainda. Falta a indicação do vice-governador, do outro senador, faltam outras questões que vão ser discutidas, abordadas pelo nosso grupo político. Mas todas vão ser encaminhadas, resolvidas de acordo com o momento oportuno”, afirmou Álvaro, questionado pelo AGORA RN.
À reportagem, a assessoria do ex-prefeito disse nesta quinta-feira que a ida para o PL é provável, mas ainda não definida.
Sobre a disputa para o Senado do RN, Flávio Bolsonaro escreveu que Styvenson estaria “eleito”. Já o nome de Coronel Hélio é acompanhado da expressão “com chance”.
Questionado em entrevista à rádio Difusora de Mossoró nesta quinta-feira 26, Coronel Hélio disse ter ficado “muito feliz” com o vazamento. Segundo ele, a anotação de Flávio é “um coroamento da primeira etapa, que foi a disputa dentro da legenda”. Hélio vinha disputando a indicação para o Senado com o presidente da Federação dos Municípios (Femurn), Babá Pereira, que será candidato a vice-governador.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
Flamengo sofre virada na prorrogação e Lanús conquista a Recopa no Maracanã
27/02/2026

Foto: Club Lanús/Reprodução X
O Flamengo voltou a decepcionar o torcedor em 2026. Na noite chuvosa desta quinta-feira (26), no Maracanã, o Rubro-Negro foi derrotado por 3 a 2 pelo Lanús, na prorrogação, e viu o adversário argentino levantar o troféu da Recopa Sul-Americana dentro do principal palco do futebol brasileiro.
Após perder o jogo de ida por 1 a 0, na Argentina, o time comandado por Filipe Luís conseguiu devolver o placar no tempo regulamentar ao vencer por 2 a 1. O resultado levou a decisão para o tempo extra, mas a equipe carioca não sustentou a vantagem e acabou sofrendo a virada que selou o título do Lanús.
Colapso defensivo decide o confronto
O momento determinante da partida ocorreu ainda no primeiro tempo. Um erro de passe de Ayrton Lucas e um escorregão do goleiro Rossi culminaram no gol de Rodrigo Castillo. Mesmo assim, o Rubro-Negro reagiu. Arrascaeta e Jorginho marcaram em cobranças de pênalti, garantindo a vitória parcial no tempo normal e reacendendo a esperança da torcida nas arquibancadas.
Na prorrogação, o roteiro mudou. O Lanús mostrou eficiência nas bolas aéreas e nas transições rápidas. Canale empatou em cabeçada após escanteio, e, já nos minutos finais do tempo extra, Bou aproveitou o descontrole defensivo para marcar o terceiro e sacramentar a conquista argentina.
Pressão aumenta sobre Filipe Luís
A derrota representa o segundo título perdido pelo Flamengo na temporada. Antes, a equipe já havia sido superada pelo Corinthians na Supercopa do Brasil.
As vaias ao apito final refletiram o clima de insatisfação. Atual campeão brasileiro e da Libertadores, o time ainda não conseguiu repetir o desempenho que o consagrou na temporada passada. A principal crítica recai sobre a falta de soluções ofensivas e a instabilidade defensiva, problemas que têm sido recorrentes neste início de ano.
Próximo compromisso
O Flamengo tenta virar a chave já na próxima segunda-feira, quando volta a campo pelo Campeonato Carioca. Com vantagem de 3 a 0 construída no jogo de ida contra o Madureira, a equipe tem a semifinal encaminhada e vê no estadual a chance de evitar um início de temporada marcado apenas por frustrações.
Essa publicação é um oferecimento
Com emendas de Zenaide, MAPA entrega tratores para Touros e São Gonçalo do Amarante
27/02/2026

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da sua Superintendência no Rio Grande do Norte, realizou na última quarta-feira a entrega técnica de dois tratores novos e cabinados para os municípios de Touros e São Gonçalo do Amarante.
Os equipamentos irão fortalecer o trabalho dos agricultores e agricultoras das duas cidades, garantindo mais eficiência, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades no campo.
Participaram da cerimônia de entrega o superintendente Neto da Emater, além dos representantes das secretarias municipais de Agricultura dos municípios contemplados: Álvaro França, de Touros, e José Marconi, de São Gonçalo do Amarante.
Os tratores são oriundos de emendas parlamentares destinadas pela senadora Zenaide Maia (PSD) junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A iniciativa reforça o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio ao homem e à mulher do campo, promovendo desenvolvimento e geração de renda nos municípios beneficiados.
Fonte: Portal Mato Grande Notícias
Essa publicação é um oferecimento











