Política

PARANÁ PESQUISAS: Flávio Bolsonaro sobe e chega a 44,4%; Lula cai a 43,8% no 2° turno

27/02/2026


                                                         Foto: Reprodução

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) empatariam tecnicamente no primeiro e no segundo turnos se as eleições fossem hoje, diz pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisa nesta sexta-feira (27/2).

O levantamento também mostra Flávio numericamente à frente de Lula no 2º turno. De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno entre o atual presidente e o senador, Flávio leva vantagem numérica com 44,4% e Lula teria 43,8%.

No comparativo entre os dois pré-candidatos, Lula apresentou queda de um ponto percentual nas intenções de voto no comparativo com levantamento divulgado pelo mesmo instituto em janeiro de 2026. O petista caiu de 44,8% para 43,8%.

 

Já o senador Flávio Bolsonaro cresceu e passou de 42,2% para 44,4% na mesma comparação.

Para o levantamento, foram entrevistados 2.080 eleitores entre os dias 22 e 25 de fevereiro, por meio de entrevistas pessoais e domiciliares. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Nos dois cenários de primeiro turno avaliados pelo Instituto Paraná Pesquisa, o presidente Lula aparece empatado tecnicamente com o senador Flávio Bolsonaro. Nos recorte, feito através de pesquisa estimulada, quando o eleitor escolhe seu candidato entre outros apresentados, o petista tem 39,6% das intenções de voto enquanto Flávio aparece com 35,3%.

 

O resultado, devido à margem de erro de 2,2%, demonstra empate técnico entre os dois pré-candidatos.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Só falta oficializar! Coronel Hélio será pré-candidato ao Senado pelo PL no Rio Grande do Norte

26/02/2026



Pré-candidato ao Senado Federal pelo Partido Liberal (PL) no RN, Coronel Hélio (Foto: reprodução)

 

 A pré-candidatura do Coronel Hélio ao Senado Federal pelo Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte está praticamente definida e depende apenas de confirmação oficial. As articulações nacionais da legenda vieram à tona após reportagem publicada pelo Portal Metrópoles, que revelou anotações do senador Flávio Bolsonaro com o mapeamento estratégico do partido em todo o país.

De acordo com a reportagem, no Rio Grande do Norte o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, deverá migrar para o PL para disputar o Governo do Estado. Para o Senado, os nomes cotados para compor a chapa majoritária são os do senador Styvenson Valentim, que tentará a reeleição, e do Coronel Hélio.

Nas últimas semanas, o nome de Coronel Hélio ganhou força no cenário político estadual, impulsionado por manifestações de apoio popular e pela adesão de diversas lideranças políticas em várias regiões do estado. O crescimento tornou sua pré-candidatura ao Senado praticamente inevitável dentro do projeto eleitoral do PL.

Mesmo sem o anúncio oficial, Coronel Hélio já colocou seu grupo político em campo, intensificando articulações e diálogos. A expectativa é que sua confirmação como pré-candidato ao Senado na chapa majoritária do PL no Rio Grande do Norte ocorra em breve, consolidando o desenho eleitoral da legenda para as eleições de 2026.

 

 

 

Fonte: Blog de Edipo Natan

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Economia

MARÉ MÓVEIS: O Fecha Mês Maré Móveis ainda continua… e vai só até este sábado!

26/02/2026




 

Mas corre porque já tem muito produto acabando!

As melhores ofertas estão voando e quem deixar pra depois pode perder aquela oportunidade que estava esperando.

É hora de aproveitar preço baixo, condições especiais e sair com a casa renovada! 

Não perde tempo… vem garantir o seu antes que acabe!

#maremóveis #Incomparável #Promoção #AGiganteDoVarejo #temnamare

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Oposição protocola “impeachmaço” contra 16 ministros de Lula

25/02/2026


 

A deputada Carol De Toni (PL-SC) e membros da oposição protocolaram nesta quarta-feira (25), no STF (Supremo Tribunal Federal), pedidos de impeachment contra 16 ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A iniciativa, apelidada de “impeachmaço”, inclui nomes como Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde) e José Múcio (Defesa). A informação é do Poder 360.

De acordo com De Toni, os pedidos foram baseados em 54 requerimentos de informação protocolados de 2024 a 2025 por mais de 20 deputados, que solicitaram informações sobre o uso de dinheiro público aos ministérios, mas não tiveram respostas.

“Está escrito no artigo 50 da Constituição que, se um ministro de Estado não responder requerimentos de informação em 30 dias, responder de modo insuficiente ou prestar informações falsas, incorre em crime de responsabilidade”, afirmou De Toni aos jornalistas, no Salão Verde da Câmara dos Deputados, antes de ir ao STF. “É da nossa função, como poder Legislativo, fiscalizar”.

Após conversar com a imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados, Carol De Toni e membros da oposição se dirigiram à pé para o STF (Supremo Tribunal Federal), onde os pedidos de impeachment foram protocolados.

 

Leia a lista completa dos pedidos de impeachment:

 

Fernando Haddad, ministro da Fazenda;

Alexandre Padilha, ministro da Saúde;

Camilo Santana, ministro da Educação;

Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social;

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;

Waldez Góes, ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional;

Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas;

José Múcio Monteiro Filho, ministro da Defesa;

Vinícius Marquês de Carvalho, ministro da CGU (Controladoria Geral da União);

Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações;

Luiz Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;

André Fufuca, ministro dos Esportes;

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária;

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;

Jader Barbalho, ministro das Cidades;

Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

 

96 FM NATAL

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Irmãos Brazão são condenados a 76 anos e 3 meses por morte de Marielle

25/02/2026


                                                                   Reprodução

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quarta-feira 25 os irmãos Domingos Brazão e Francisco Brazão, conhecido como Chiquinho, pela morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 2018. As penas foram fixadas em 76 anos e 3 meses de prisão.

Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), foi apontado como um dos mandantes do assassinato. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele teria ordenado o crime por interesses econômicos relacionados à regularização fundiária em áreas do Rio de Janeiro dominadas por milícias.

Chiquinho Brazão era vereador da capital fluminense à época do crime. A PGR afirmou que ele e Domingos agiram em conjunto na decisão de eliminar Marielle Franco.

A vereadora, então colega de Chiquinho na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), teria tido embates políticos sobre projetos de regularização urbana e uso do solo com os irmãos.

A acusação da PGR argumentou que ambos integravam uma organização criminosa com atuação na Zona Oeste do Rio, ligada a milícias, grilagem de terras e formação de currais eleitorais.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Mundo

Trump faz discurso histórico de 1h48, ataca Suprema Corte, endurece fronteiras e mira Irã

25/02/2026


                                           Foto: Kenny Holston-Pool/Getty Images

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proferiu, nessa terça-feira (24), o mais longo discurso da história do Estado da União ao Congresso, com 1 hora e 48 minutos de duração — superando todos os registros anteriores no Capitólio, em Washington, D.C.

No balanço de seu primeiro ano de governo, Trump criticou duramente a Suprema Corte dos Estados Unidos após a corte derrubar suas tarifas comerciais, descrevendo a decisão como “lamentável” e reafirmando que seguirá defendendo suas medidas econômicas apesar das limitações legais.

Uma parte significativa de sua fala foi dedicada à política de imigração, que o presidente defendeu com veemência, exaltando medidas de repressão a imigrantes ilegais enquanto propõe restrições mais rígidas, como o fim de cidades-santuário e limitações ao acesso a carteiras de motorista para estrangeiros sem documentação.

No campo internacional, Trump lançou um alerta ao Irã, acusando o país de perseguir ambições nucleares e reiterando que jamais permitirá que a nação do Oriente Médio desenvolva uma arma nuclear — ainda que enfatize preferência por soluções diplomáticas.

Além de sua defesa de políticas duras, o presidente tentou traçar um quadro otimista da economia americana, falando em uma suposta “era de ouro” de crescimento e fortalecimento, enquanto enfrenta opiniões públicas e reações divergentes no Congresso.

O discurso ocorre em um momento crítico nos EUA, com as eleições de meio de mandato se aproximando, e tem servido tanto como plataforma para as posições de Trump quanto como munição para opositores que criticam seu tom e prioridades.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Política

Em cenário de 2º turno, Flávio tem 46,3%, e Lula, 46,2%, aponta Atlas/Bloomberg

25/02/2026


 

A pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira, 25, indica cenário de forte polarização em simulações de segundo turno para a eleição presidencial de 2026, com empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ambos aparecem empatados pela primeira vez nas simulações do instituto.

No principal confronto testado, Flávio aparece com 46,3% das intenções de voto, enquanto Lula registra 46,2%, configurando empate dentro da margem de erro. Em relação ao levantamento anterior, o petista recuou três pontos porcentuais, enquanto o senador subiu 1,4 ponto.

Em eventual repetição do segundo turno de 2022, Lula marca 44,9% e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43,4%. No mesmo cenário estimulado, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) aparece com 3,8% e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 2%.

A pesquisa ouviu 4.986 brasileiros adultos por meio de recrutamento digital aleatório entre os dias 19 e 24 de fevereiro. A margem de erro é de um ponto porcentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07600/2026.

A pesquisa também testou Lula contra outros nomes da direita e do centro-direita. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso após condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, o petista registra 47,3%, ante 45,4% do adversário. Em disputa com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula tem 47,5%, enquanto ela soma 44,7%.

Em cenário contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 46%, frente a 41,7% do mineiro. Já contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), o presidente marca 45,7%, ante 37,6% do goiano.

Contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Lula tem 45,5%, enquanto o paranaense registra 39%. Em disputa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), o petista soma 45,2%, ante 24,5% do tucano.

Lula aparece numericamente atrás contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse confronto, Tarcísio registra 47,1%, enquanto o presidente tem 45,9%.

 

Rejeição e percepção de risco

 

O levantamento mostra ainda que Lula é rejeitado por 48,2% dos eleitores. Flávio Bolsonaro tem rejeição de 46,4%, e Jair Bolsonaro, de 44,2%.

Questionados sobre qual resultado eleitoral geraria mais temor, 47,5% dos entrevistados afirmaram que a reeleição de Lula causaria mais medo do que a vitória de Flávio Bolsonaro. Outros 44,9% disseram que a vitória do senador seria mais preocupante do que a permanência do petista no Palácio do Planalto. Para 7,1%, ambos os desfechos geram preocupação equivalente.

O cenário reforça a manutenção da polarização entre lulismo e bolsonarismo ampliado, com disputas apertadas e altos índices de rejeição de ambos os polos.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Senado aprova regras mais duras para condenados por morte de policiais

25/02/2026


                                              Foto: Carlos Moura/Agência Senado

 

O Senado aprovou nesta terça-feira (24) o Projeto de Lei (PL) 5391/20 que estabelece regras mais rígidas para condenados por homicídios de policiais e outros agentes de segurança. O projeto altera a Lei nº 11.671, de 8 de maio de 2008, que trata da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos penais federais de segurança máxima e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Pela proposta, serão enviados para estabelecimentos penais federais de segurança máxima o preso – provisório ou condenado – pela prática do crime de homicídio qualificado quando praticado contra autoridade ou agente integrante do sistema prisional, da Força Nacional de Segurança, das polícias, das Forças Armadas, ou seus parentes, no exercício da função ou em decorrência dela ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição.

O projeto propõe, ainda, alterações na Lei de Execução Penal no que diz respeito ao instituto do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), para que sejam incluídos neste regime os presos que praticarem homicídio contra militares e agentes da segurança pública.

A proposta inclui ainda no RDD os presos que tenham reiterado na prática de crimes cometidos com violência à pessoa ou grave ameaça, hediondos ou equiparados. A reiteração será reconhecida a partir da segunda condenação, não se exigindo o trânsito em julgado.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Policial

Justiça mantém preso suspeito de matar ex-companheira a tiros em Afonso Bezerra

25/02/2026


 

A Justiça do Rio Grande do Norte converteu em prisão preventiva a detenção em flagrante de Glauco Jayran Cabral Ferreira, de 19 anos, principal suspeito de matar a tiros a ex-companheira, Herika Jordana Bezerra de Freitas, de 23 anos, no município de Afonso Bezerra, na região Central do estado. O crime é investigado como feminicídio.

A decisão foi tomada pela juíza de plantão durante audiência de custódia. Com a medida, o investigado permanecerá preso enquanto o caso segue sob investigação e tramitação no Judiciário.

Durante a audiência, o suspeito confessou o crime. Ele afirmou que faz uso de medicamentos controlados, prescritos por médico psiquiatra, e declarou ainda que utiliza maconha, embora, segundo ele, não de forma frequente.

A defesa informou que deverá solicitar o relaxamento da prisão, alegando que o jovem faz uso contínuo de medicação psiquiátrica sob prescrição médica e que possui boa conduta.

 

Memória do caso

O crime ocorreu na tarde da sexta-feira (20), no conjunto Projetada 2, em Afonso Bezerra. De acordo com as investigações, o suspeito teria utilizado o celular da própria mãe para se passar por ela em mensagens enviadas à vítima por meio do WhatsApp, convidando-a para ir até a residência onde ele morava.

Mesmo desconfiada, Herika teria confirmado por mensagem se realmente falava com a mãe do ex-companheiro. Após a confirmação, decidiu ir ao endereço. Ao chegar ao local, por volta das 12h, foi surpreendida pelo investigado, que já a aguardava armado com um revólver calibre .38.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Ubaldo Fernandes anuncia nova emenda para Canguaretama

25/02/2026


 

A atuação do deputado estadual Ubaldo Fernandes em Canguaretama já alcança a marca de R$ 350 mil em recursos destinados ao município, reafirmando a presença efetiva do mandato na região. Nesta terça-feira, 24, em reunião no gabinete parlamentar, ele anunciou mais uma emenda, agora do exercício 2026, no valor de R$ 200 mil, para a aquisição de uma ambulância que atenderá o Distrito de Piquiri.

O novo recurso se soma aos R$ 150 mil já destinados em 2025 para pavimentações no Distrito de Piquiri, investimento que foi executado e inaugurado com a participação do deputado, garantindo mais infraestrutura e qualidade de vida para a comunidade.

A emenda agora para uma ambulância atende novamente à solicitação da vereadora Isabel de Joel, moradora de Piquiri, que traz a necessidade de reforçar o atendimento na área da saúde. 

Durante o anúncio, o deputado destacou: “Essa demanda apresentada pela vereadora Isabel, que conhece de perto a realidade de Piquiri e do município. Tenho certeza de que o prefeito em breve fará a aquisição desse equipamento tão importante para atender a população.”

A vereadora agradeceu a parceria e ressaltou a importância do investimento:

“A necessidade é grande. A saúde do nosso município precisa desse reforço. Quero agradecer ao deputado Ubaldo por essa emenda tão importante, que será destinada para a ambulância que atenderá especialmente a nossa comunidade de Piquiri.”

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Esporte

FNF divulga datas do mata-mata do Campeonato Potiguar

24/02/2026


 

O Campeonato Potiguar 2026 voltará a ser disputado após um período de paralisação. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) publicou, na tarde desta terça-feira (24), uma resolução com a definição das datas dos jogos do mata-mata classificatório da competição, que irão ocorrer nos dias 28 de fevereiro (ida) e 4 de março (volta).

Além de definir as datas da 2ª fase do Potiguar, a FNF alterou o prazo de inscrição de atletas para a disputa da 1ª Divisão do Potiguar, prorrogando a data limite para o último dia útil antes do início da semifinal.

A publicação ocorre após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aprazar, para o dia 26 de fevereiro (quinta-feira) o julgamento do Recurso Voluntário impetrado por ABC, Laguna, Globo, QFC, Potiguar e Santa Cruz contra a Decisão do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN) que reverteu a perda de pontos aplicada a América e Potyguar Seridoense em julgamento na 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal.

Com a definição, a FNF irá aguardar agora o julgamento no STJD para definir os confrontos do mata-mata classificatório, uma vez que o resultado poderá alterar a ordem de classificação da competição. Mesmo com a paralisação ocorrida no campeonato, a expectativa da FNF é concluir o certame antes do início da Série D do Campeonato Brasileiro.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Ubaldo assume a vice-presidência da CCJR da Assembleia Legislativa do RN

24/02/2026



 

O deputado estadual Ubaldo Fernandes assumiu, nesta terça-feira (24), a vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, colegiado que será presidido pelo deputado Francisco do PT. Considerada a principal comissão temática da Casa, a CCJR é responsável por analisar a constitucionalidade, legalidade e juridicidade das matérias que tramitam no Parlamento.

Instalada para o novo período legislativo, a comissão exerce papel estratégico no funcionamento do Poder Legislativo. É na CCJR que passam todos os projetos antes de seguirem para as demais comissões e para votação em plenário. O colegiado analisa não apenas proposições de autoria dos deputados, mas também matérias encaminhadas pelo Poder Executivo, pelo Poder Judiciário e sociedade civil, garantindo que todas estejam em conformidade com a Constituição Estadual, a Constituição Federal e o ordenamento jurídico vigente.

Ubaldo destacou a relevância institucional da função e reafirmou seu compromisso com a segurança jurídica e a qualidade técnica das proposições apreciadas pela Assembleia. “A CCJR é a base jurídica da Casa. É onde garantimos que cada projeto esteja adequado à Constituição e às normas legais, assegurando que as matérias aprovadas tragam segurança e resultados efetivos para a população do Rio Grande do Norte”, afirmou.

A comissão também é responsável pela análise de emendas, pela técnica legislativa e pela redação final das proposições, exercendo influência decisiva na consolidação das leis estaduais e na construção das políticas públicas. Para Ubaldo, integrar a Mesa da principal comissão temática da Assembleia representa reconhecimento à sua atuação firme e responsável no Parlamento potiguar. “Assumo essa missão com diálogo, equilíbrio e responsabilidade, contribuindo para o fortalecimento institucional da Assembleia e para a produção de leis cada vez mais consistentes e eficazes”.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Coronel Hélio recebe apoio de lideranças do MMA em Natal

24/02/2026


 

O pré-candidato ao Senado Coronel Hélio participou no último domingo (22) deum encontro com lideranças das artes marciais em Natal. O evento teve ainda a presença do pré-candidato à Câmara Federal, Coronel Brilhante, sob a coordenação do campeão mundial de jiu-jitsu e mestre em MMA, Marcelo Tigre. O evento, que foi realizado na Academia Pitbull Brothers, na Zona Oeste de Natal, marcou a formalização de uma aliança entre os militares e representantes dos esportes de contato no Rio Grande do Norte.

Conectados pelo papel social do esporte em áreas periféricas, a proposta do encontro foi para levar as demandas dos atletas potiguares ao cenário nacional. De acordo com o Coronel Hélio, a necessidade de uma agenda esportiva reforça o olhar por esse tema em seu plano de trabalho. "Precisamos transformar o apoio ao esporte em uma política de estado perene, e não apenas em ações isoladas. O esporte no Rio Grande do Norte não pode mais viver de favores ou de apoios esporádicos. Nossa missão no Senado será transformar o incentivo ao atleta em uma política de Estado real. Queremos que o DNA de campeão do nosso povo, visto aqui na Pitbull Brothers, tenha suporte técnico e financeiro para levar o nome do nosso estado ao topo do mundo, integrando esporte, cidadania e segurança", afirmou o pré-candidato.

Para Marcelo Tigre, o apoio aos militares baseia-se na convergência de valores. "O esporte de alto rendimento exige disciplina e ordem, pilares que os eles defendem. Queremos pontes diretas com Brasília para para buscar estrutura para o esporte, que é capaz de mudar realidades", afirma Marcelo Tigre.

 

Foto: Divulgação

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Litoral do RN tem aumento da sensação de calor

24/02/2026


 

Nos últimos dias, tem sido comum a impressão de que o calor parece grudar na pele, como se o suor não evaporasse e a respiração estivesse mais pesada. Dentro de casa, sem ar-condicionado, o ambiente permanece abafado mesmo à noite. Na rua, o sol castiga e o vento quase não ajuda. Essa é a sensação predominante no litoral do Rio Grande do Norte, marcada por uma nova onda de calor que tem elevado não só as temperaturas, mas também o desconforto térmico da população.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o fenômeno é resultado de uma combinação de fatores atmosféricos e oceânicos que atuam de forma simultânea sobre a região. “Essa onda de calor que está acontecendo nesses últimos dias ocorre exatamente porque a gente está com um bloqueio na atmosfera, principalmente em altos níveis. Uma alta pressão está bloqueando o crescimento das nuvens e a possibilidade de formação de chuvas aqui no litoral”, explicou.

Os efeitos práticos desse cenário já são percebidos nos termômetros e, principalmente, na sensação térmica. Conforme a Emparn, as temperaturas no litoral estão cerca de meio a um grau acima da média. “Então, se a temperatura do ar estiver em torno de 31,5 °C, a sensação térmica pode chegar a 33 a 34 °C”, ressaltou o meteorologista, observando que essa percepção varia de acordo com o biotipo de cada pessoa. Diferentemente do interior do Estado, onde o calor é comum, a atual onda tem impacto mais intenso na faixa litorânea.

A expectativa, segundo Bistrot, é de mudança gradual no padrão atmosférico nos próximos dias. “Esse bloqueio está diminuindo e a tendência é a zona de convergência começar a trazer as chuvas e nós termos essa diminuição da temperatura que temos observado nos últimos dias”, disse.

Pancadas isoladas já foram registradas em algumas regiões do interior, enquanto o litoral deve sentir os efeitos da instabilidade de forma mais consistente à medida que o bloqueio atmosférico perde força. A tendência é que com isso a sensação de calor diminua.

 

Saúde

 

 

Do ponto de vista da saúde pública, o calor persistente acende um alerta. O Ministério da Saúde define ondas de calor como eventos caracterizados por temperaturas anormalmente elevadas por vários dias consecutivos, acima do esperado para uma determinada região e época do ano. A pasta destaca que esse tipo de fenômeno pode provocar desidratação, agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias, além de exaustão térmica e insolação.

Entre as principais orientações à população estão o aumento da ingestão de água, mesmo sem sentir sede; a preferência por ambientes ventilados e sombreados; o uso de roupas leves; e a redução de atividades físicas nos horários mais quentes do dia. Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas exigem atenção redobrada durante períodos prolongados de calor intenso.

Enquanto o alívio térmico não chega, a recomendação das autoridades de saúde é adaptar a rotina, observar os sinais do corpo e acompanhar os boletins meteorológicos. Até que as chuvas se tornem mais frequentes e as temperaturas recuem, a sensação de calor, que em alguns momentos beira o insuportável, deve continuar no litoral.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

RN ainda tem 134 orelhões ativos; maioria deve ser retirada até 2028

24/02/2026



 

O Rio Grande do Norte tem hoje apenas 134 orelhões, oficialmente chamados de Telefones de Uso Público (TUPs), segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Do total existente no Estado, 72% estão ativos e 28% passam por manutenção — números que refletem uma realidade cada vez mais rara nas cidades: encontrar um telefone público funcionando.

Em alguns municípios, eles já desapareceram completamente — resultado de um processo gradual de retirada e de redução da demanda ao longo dos últimos anos.

A maior parte dos orelhões que ainda restam no RN pertence à operadora Oi, herança de um modelo de telefonia fixa que foi perdendo espaço com a popularização dos celulares e da internet móvel. Dados históricos mostram que a quantidade desses aparelhos vem diminuindo continuamente, acompanhando a expansão das redes digitais.

O movimento ganhou novo impulso após uma mudança regulatória: em dezembro do ano passado, foram encerradas as concessões do serviço de telefonia fixa no País. Com a adaptação dos contratos para o regime de autorização previsto na legislação de telecomunicações, as empresas deixaram de ser obrigadas a manter orelhões nas ruas, o que abre caminho para a retirada gradual dos equipamentos.

De acordo com a Anatel, não existe uma norma específica que determine a remoção imediata dos aparelhos considerados não obrigatórios. Ainda assim, a agência avalia pedir às operadoras um plano de retirada desses terminais. O objetivo é organizar a transição em meio à expansão de infraestrutura, como redes de fibra óptica e novas antenas de telefonia móvel.

Mesmo com o avanço da tecnologia, alguns orelhões ainda devem permanecer por mais alguns anos. As prestadoras precisam manter cerca de 9 mil aparelhos em todo o Brasil até 31 de dezembro de 2028, principalmente em áreas onde a cobertura de telefonia celular ainda é considerada insuficiente. Atualmente, há 38 mil orelhões espalhados pelo País.

 

Como surgiu o orelhão?

Para quem cresceu antes da era dos smartphones, o desaparecimento desses telefones marca o fim de um símbolo urbano. O primeiro orelhão foi inaugurado em 20 de janeiro de 1972, no Rio de Janeiro, e rapidamente se tornou cenário de encontros, despedidas e notícias urgentes.

Tentativas anteriores de construir telefones públicos causaram problemas. Cabines grandes foram vandalizadas, eram caras de se fazer e tomavam muito espaço nas ruas. O modelo em formato de concha — ou “ovo” — foi criado pela arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira e chegou a ultrapassar 50 mil unidades espalhadas pelo Brasil.

O trabalho de Chu foi encontrar uma solução barata, resistente a danos e visualmente agradável. Quando foi lançado, a cabine tinha outros nomes como Chu I e Tulipa. Mas foi por orelhão que o telefone ficou conhecido pelos brasileiros.

O sucesso foi tanto que adaptações do projeto foram instaladas em países ao redor do mundo, incluindo Peru, Colômbia, Paraguai, Angola, Moçambique e até mesmo na China. O formato do orelhão foi escolhido por causa da qualidade acústica. A ideia do design era que o ruído que entrasse na cabine fosse refletido para um ponto fora dela.

Curiosamente, enquanto desaparece das ruas, o orelhão voltou ao imaginário recente com o filme brasileiro O Agente Secreto. A imagem do personagem interpretado por Wagner Moura usando um orelhão amarelo se tornou um dos símbolos da produção, que concorre ao Oscar de 2026.

 

Orelhões no Rio Grande do Norte

134 orelhões existem atualmente no estado

72% ativos e 28% em manutenção

A quantidade vem caindo ano a ano, acompanhando a expansão da telefonia móvel e da internet

No Brasil, ainda restam cerca de 38 mil orelhões

Cerca de 9 mil aparelhos deverão ser mantidos no país até 2028, em áreas com cobertura celular limitada

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Economia

Mercado reduz previsão da inflação para 3,91% este ano

24/02/2026


Para 2027, a projeção da inflação se manteve em 3,8%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,5% para os dois anos. Foto: Eryka Silva / 98 FM

 

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – referência oficial da inflação no país – passou de 3,95% para 3,91% em 2026. A estimativa está no boletim Focus desta segunda-feira (23), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2027, a projeção da inflação se manteve em 3,8%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,5% para os dois anos.

Pela sétima semana seguida, a previsão para a inflação de 2026 foi reduzida e se mantém dentro do intervalo da meta para a variação de preços que deve ser perseguida pelo BC.

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

 

Luz e gasolina

Em janeiro, a alta dos preços da conta de luz e da gasolina fez a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado levou o IPCA a acumular alta de 4,44% em 2025.

 

Taxa Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros (Taxa Selic), definida atualmente em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

 

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o colegiado não mexeu nos juros pela quinta vez seguida na última reunião, no fim de janeiro.

 

A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando se situou em 15,25% ao ano. Em ata, o Copom confirmou que começará a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico. Ainda assim, os juros serão mantidos em níveis restritivos.

A estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica foi reduzida nesta edição do Boletim Focus – de 12,25% ao ano para 12,13% ao ano até o final de 2026. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,5% ao ano.

 

Juros

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando a Taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

 

PIB e câmbio

Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano passou de 1,8% para 1,82%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.

Puxada pelas expansões da indústria e da agropecuária, no terceiro trimestre de 2025 a economia brasileira cresceu 0,1%, o que é considerado pelo IBGE como estabilidade. A divulgação do PIB consolidado de 2025 está agendada para 3 de março.

Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando alcançou 4,8%.

A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,45 para o fim deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Fátima Bezerra confirma pré-candidatura ao Senado e sua renúncia em abril

24/02/2026


 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), reuniu-se, no fim da tarde da segunda-feira (23), com representantes de sete partidos políticos de esquerdas, que estão alinhados para a disputa eleitoral em 2026, ocasião em que reafirmou sua pré-candidatura ao Senado da República.

O presidente estadual do PC do B, José Divanilton Pereira, disse à TRIBUNA DO NORTE, que a governadora Fátima Bezerra confirmou aos partidos que renunciará ao mandato em 4 de abril, seguindo a estratégia nacional do PT e do presidente Lula de eleger o maior número possível de candidatos a senador no primeiro turno das eleições, que ocorre em 4 de outubro.

Divanilton Pereira afirmou que além dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) e e integra a base de apoio ao governo do Estado na Assembleia Legislativa, participaram do encontro, na sede do PT em Potilândia, dirigentes do PSB, PDT, REDE e Cidadania.

O PSOL não mandou representantes à reunião, vez que o seu presidente, ex-deputado estadual Sandro Pimentel, estava participando de movimentações em apoio à greve dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Já o presidente do PDT e pré-candidato a senador Jean Paul Prates, não esteve na reunião porque viajou a São Paulo.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

RN tem o 2º maior gasto com sistema de Justiça no Nordeste, aponta estudo

24/02/2026


                                                              Reprodução

 

O Rio Grande do Norte destinou R$ 1,7 bilhão para o sistema de Justiça em 2024. O valor representa 9% de todo o orçamento estadual daquele ano, o que coloca o RN com o 2º maior percentual do Nordeste, atrás apenas da Paraíba, que reservou R$ 2,1 bilhões para o sistema de Justiça, o equivalente a 10,5%.

Os dados fazem parte do relatório Justiça e Orçamento nos Estados – 2026, elaborado pela Plataforma Justa e divulgado nesta segunda-feira 23. Os dados de 2024 são os últimos disponíveis.

No conjunto dos estados analisados, o total com o sistema de Justiça em 2024 chegou a R$ 93,2 bilhões. Do gasto do Rio Grande do Norte (R$ 1,7 bilhão), R$ 1,2 bilhão foi destinado ao Tribunal de Justiça, enquanto R$ 400 milhões foram para o Ministério Público e R$ 100 milhões cobriram as despesas da Defensoria Pública

 

 

Fonte: Agora Rn 

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

México vive onda de violência após morte de chefe de cartel

23/02/2026



 

O México viveu um fim de semana de tensão após o Exército confirmar a morte de Nemesio Oseguera Cervantes, o “El Mencho”, apontado como líder do Cartel Jalisco Nueva Generación. Segundo as autoridades, ele foi ferido durante uma operação em Tapalpa, no estado de Jalisco, e morreu enquanto era transferido de helicóptero para a Cidade do México.

Considerado um dos narcotraficantes mais procurados pelos Estados Unidos, “El Mencho” tinha recompensa de 15 milhões de dólares oferecida por Washington. Sob seu comando, o CJNG se consolidou como uma das organizações criminosas mais poderosas e violentas do país.

Após a ação das forças federais, criminosos reagiram com bloqueios de rodovias e incêndios de veículos em Jalisco, Michoacán e Tamaulipas. Também houve registros de ataques e queima de estabelecimentos comerciais em Guanajuato. Governadores locais confirmaram confrontos e ativaram protocolos de segurança, incluindo o chamado “código vermelho”.

No Aeroporto Internacional de Guadalajara, relatos de disparos e presença de homens armados causaram pânico entre passageiros. Terminais rodoviários suspenderam atividades em algumas regiões, e autoridades pediram que a população permanecesse em casa diante do risco de novos confrontos.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Primeira páginaAnterior Próxima Última página