Álvaro Dias segue firme como pré-candidato ao Governo do RN
17/09/2025

Pesquisas recentes têm incluído o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), como possível pré-candidato ao Senado em 2026. No entanto, o próprio Álvaro tem sido categórico em entrevistas: seu projeto político é disputar o Governo do Estado.
Apesar das especulações e da movimentação de cenários, o ex-prefeito reafirma que não há mudança de rota. Álvaro Dias segue firme como pré-candidato ao Governo, consolidando sua presença no debate eleitoral e buscando ampliar apoios em todas as regiões do Rio Grande do Norte.
FONTE: BLOG RODSON PIRES
Essa publicação é um oferecimento
Criança de 11 anos some e caso termina com prisão de homem por abuso sexual no RN; policial desabafa
17/09/2025

Foto: Reprodução/TV Tropical
Um caso de desaparecimento de criança de 11 anos, na zona rural de Lagoa Salgada, no interior do Rio Grande do Norte, terminou com uma prisão nessa segunda-feira (15). De acordo com a Polícia Militar, a menina estava na casa de um homem, de 28 anos. Ele acabou preso.
O paradeiro da criança foi descoberto após a denúncia apresentada pela mãe da vítima. Ela relatou aos policiais militares que tinha ouvido de uma adolescente as informações sobre a localização dela.
"A gente recebeu a informação da mãe da vítima relatando que a criança tinha sumido desde sábado e que ela ouviu que outra adolescente que a filha estaria na casa do acusado. De imediato, eu acionei o conselho tutelar da cidade para irmos ao local. Lá, encontramos ela em cárcere privado e o elemento não se encontrava em casa. A gente falou com a mãe dele e ela informou que ela estava em uma construção trabalhando. Fomos ao local, fizemos uma campana para identificá-lo. Com a confirmação, foi dada voz de prisão", detalhou o policial militar.
Segundo a PM, o homem confessou que manteve relações sexuais com a criança. "Ele relatou que ela quis ir para lá. Ele também queria. Desde sábado ele vem mantendo relação continuada com a criança, inclusive com consumo de drogas. Foi o que a gente constatou no local", acrescentou.
Em entrevista à TV Tropical, o militar ainda desabafou sobre a ocorrência. "Ele confessa. Não tem mais o que negar. É revoltante até para nós que somos policiais. Nós temos filhas, né?", completou. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal.
Essa publicação é um oferecimento
Polícia prende terceiro suspeito de matar sargento da PM durante assalto em Macaíba
17/09/2025

As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos.. Foto: Reprodução
A Polícia Civil prendeu o terceiro suspeito investigado pelo crime de latrocínio que vitimou o sargento da Polícia Militar Paulo Roberto da Trindade, em 25 de agosto deste ano, no bairro Bela Parnamirim, em Macaíba, na Grande Natal. O mandado de prisão temporária foi cumprido nesta terça-feira (16).
Leia mais:
Policial militar é morto a tiros por criminosos em abordagem na Grande Natal
[VÍDEO] Suspeitos de matarem policial militar a tiros em Parnamirim são baleados durante perseguição
O fato, conforme informado pela Polícia Civil, ocorreu durante um arrastão em um condomínio residencial, quando o policial, acompanhado de sua filha, foi surpreendido pelos assaltantes e alvejado por disparos de arma de fogo. Dois suspeitos morreram em confronto com a Polícia Militar logo após o fato, e as investigações prosseguiram até a identificação do terceiro envolvido.
O investigado, de 19 anos, foi localizado no município de Felipe Guerra/RN e conduzido para a 57ª DP de Apodi, onde confessou participação no crime. Em seguida, foi autuado e encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.
A instituição destaca a relevância da atuação conjunta com a Polícia Militar, cujo apoio foi fundamental para o cumprimento do mandado e a captura do investigado. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos.
PORTAL 98 FM
Essa publicação é um oferecimento
Gás de cozinha (GLP) sofre reajuste a partir de hoje no RN; preço pode chegar a R$ 116
17/09/2025

Foto: rerpdoução/sindigas
O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, sofrerá reajustes em todo o Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira (17), segundo informações do Sindicato dos Revendedores Autorizados de Gás Liquefeito de Petróleo (Singás-RN).
O reajuste, que pode chegar a R$ 6 para o consumidor final, foi repassado em função do dissídio coletivo dos colaboradores das distribuidoras, que ocorre anualmente em setembro.
Algumas distribuidoras e revendedores em todo o Estado já têm repassado o reajuste desde o início do mês. A informação é da Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Câmara aprova em 1º turno blindagem inédita a Congresso em resposta a STF
17/09/2025

Foto: Bruno Spada/Divulgação Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) em primeiro turno o texto-base da chamada PEC (proposta de emenda à Constituição) da Blindagem, que amplia o foro especial e protege parlamentares não só em relação a investigações criminais, mas abre também brecha na área cível, algo inédito.
Foram 353 votos a favor e 134 contra. Ainda devem ser votados destaques que podem alterar o texto. Haverá votação em segundo turno ainda nesta terça. Depois, o texto segue para o Senado.
Patrocinado pelo centrão como reação às dezenas de investigações sobre desvio de emendas parlamentares no STF (Supremo Tribunal Federal), o texto contém uma blindagem mais ampla do que a original estabelecida na Constituição de 1988 e que havia sido derrubada em 2001 devido à pressão popular contra a impunidade.
Os alvos do centrão, grupo de direita e centro-direita que tem maioria na Câmara, são as mais de 80 investigações no STF envolvendo suspeita de corrupção em verbas das emendas parlamentares, que movimentam a cada ano cerca de R$ 50 bilhões.
Além disso, deputados argumentam que a medida busca fortalecer o Parlamento diante do Poder Judiciário, alvo de reclamações por, por exemplo, derrubar leis aprovadas.
O texto, chamado pelos deputados de PEC das prerrogativas, tem como principal ponto dar ao Congresso o poder de barrar processos criminais no STF contra parlamentares ao exigir licença prévia do Legislativo. Essa autorização terá de ser deliberada pela respectiva Casa em até 90 dias a contar do recebimento da ordem do Supremo, em votação secreta.
Hoje o foro especial de deputados e senadores diz respeito apenas a investigações e processos relativos a crimes cometidos no exercício do mandato e em função dele. Não há necessidade de autorização para o STF abrir processo e também não há foro especial na área cível.
A PEC diz que medidas cautelares contra congressistas só podem ser autorizadas pelo STF, o que abre a possibilidade de que mesmo atos tomados em ações de improbidade (cíveis) tenham que ter autorização da corte.
Presidente de partidos políticos também terão foro especial, ou seja, serão julgados pelo STF.
Em uma manobra para aprovação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegou a liberar a participação remota dos deputados, o que não é comum às terças-feiras.
Para aprovar uma PEC, é necessário o apoio de 308 dos 513 deputados federais. Se passar nas duas Casas, ela é promulgada pelo próprio Congresso e entra em vigor, não cabendo sanção ou veto presidencial.
O governo Lula (PT) liberou a bancada após acordo com o centrão para aprovar a PEC em troca de barrar a proposta de ampla anistia aos condenados pela suposta trama golpista, incluindo Jair Bolsonaro (PL).
Por esse acerto articulado por Motta, a anistia ampla seria derrotada em votação nesta quarta (17) e haveria uma saída meio-termo: a redução das penas dos condenados, incluindo a do ex-presidente e dos outros sete réus condenados pelo STF na semana passada.
O relator da PEC, Cláudio Cajado (PP-BA), defendeu as prerrogativas parlamentares afirmando que elas são garantias constitucionais para que os deputados “possam exercer sua independência sem temer perseguições políticas”.
Motta, por sua vez, também mostrou-se favorável, dizendo que trata-se de “autonomia dos mandatos” e que muitos deputados reclamam sobre desrespeito às prerrogativas. “Não é uma pauta de governo ou de oposição, do PT ou do PL, da esquerda ou da direita”, disse.
O presidente da Casa afirmou ainda que a PEC não tem “novidades ou invencionismos” em relação ao texto de 1988, apesar do ampliação do conceito de foro e a brecha para o avanço na área cível.
No plenário, o deputado bolsonarista Zé Trovão (PL-SC) admitiu a expectativa do PL de que, ao aprovar a PEC, o apoio do centrão à anistia ampla seria concretizado —contrariando o acordo contra o perdão que envolve Motta e o governo. “O que está sendo votado hoje está sendo votado para que amanhã seja votada a anistia”, disse.
O bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que não se trata de blindagem e que deputados são perseguidos por suas falas. Na mesma linha, o bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) disse que a PEC representa o fim da chantagem do STF. Já deputados da esquerda apelidaram a PEC de “bandidagem” ou “malandragem”.
“Virou PEC, sim, da blindagem, da bandidagem, da autoproteção, da couraça, do escudo, da carcaça, da casta, do corporativismo, da impunidade, da armadura e da vergonha, ou falta de vergonha. Eu tenho muitos mandatos aqui e nunca vi tamanho descaramento”, disse o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: NOSSO PASSEIO CICLÍSTICO DA EMANCIPAÇÃO FOI UM VERDADEIRO SUCESSO
16/09/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
16/09/2025

reprodução
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho ficou em 5,6%, a menor desde a série histórica, iniciada em 2012. No trimestre móvel anterior, a taxa era de 5,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE - Agora RNDesemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE - Agora RN
O país tinha no fim de julho 6,118 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente desde o último trimestre de 2013 (6,1 milhões). Já o número de ocupados atingiu o recorde de 102,4 milhões.
O trimestre foi marcado também pelo recorde no número de trabalhadores com carteira assinada, 39,1 milhões.
A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo. Só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procura uma vaga. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.
A data original de publicação da Pnad do trimestre encerrado em julho era 29 de agosto, mas o IBGE precisou atrasar a divulgação em 18 dias por problemas técnicos.
Essa publicação é um oferecimento
Hugo Motta confirma a líderes que vai pautar anistia
16/09/2025

Foto: Reprodução
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), prometeu a líderes partidários pautar a proposta de anistia para envolvidos no 8 de janeiro. Em debate, neste momento, está o modelo do texto. A ideia do Centrão é viabilizar uma versão “light”.
Em atualização
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa Agorasei: Allyson Bezerra lidera disputa pelo Governo do RN com 30,6% das intenções de voto
16/09/2025
Foto: reprodução/blog Jair Sampaio

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), aparece na liderança da corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa Agorasei divulgada nesta segunda-feira (15). No cenário estimulado, ele soma 30,6% das intenções de voto.
Em seguida, aparece o senador Styvenson Valentim (Podemos) com 12,0%, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) com 10,2%, e o senador Rogério Marinho (PL) com 8,6%. O vice-governador Walter Alves (MDB) registra 4,2%, enquanto o advogado Cadu Xavier tem 3,2%.
Entre os eleitores ouvidos, 10,6% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados ou votariam em branco/nulo, e 20,6% não souberam ou não responderam.

A pesquisa mostra Allyson em posição de destaque, com quase o triplo das intenções de voto em relação ao segundo colocado, Styvenson Valentim, mas também evidencia um elevado número de indecisos (20,6%), fator que poderá ser decisivo na disputa.
Fonte: Blog Jair Sampaio
Essa publicação é um oferecimento
CCJ da Assembleia aprova projetos de Ubaldo que reforçam valorização do patrimônio cultural
16/09/2025

.jpeg)
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte apreciou, nesta terça-feira (16), matéria de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSB) que reforça a valorização do patrimônio cultural.
O Projeto de Lei nº 355/2025, que reconhece como Patrimônio Cultural, Material, Artístico, Turístico, Histórico e Arquitetônico o Farol de Mãe Luíza, em Natal, recebeu parecer favorável da relatora deputada Isolda Dantas e seguirá tramitando pelas comissões permanentes da Casa antes de ser votado em plenário.
Com 37 metros de altura e erguido em 1951, o Farol de Mãe Luíza é um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital potiguar. Localizado no alto da duna da Praia de Areia Preta, o monumento combina importância histórica, cultural e turística, atraindo visitantes que buscam a vista panorâmica de Natal e preservando a memória da parteira que deu nome ao bairro.
“Esse reconhecimento é um passo importante para reforçar a preservação de um patrimônio que simboliza não apenas a história do bairro de Mãe Luíza, mas também a identidade e a memória de Natal e do nosso Estado”, destacou Ubaldo Fernandes.
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: FESTIVIDADES DE EMANCIPAÇÃO POLÍTCA REGATA MUNICIPAL 2025
16/09/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Regra de celular esbarra em resistência de pais e alunos e falta de estrutura escolar
16/09/2025

A lei que proíbe o uso de celulares em escolas brasileiras, sancionada no início deste ano, enfrenta resistência de pais e alunos, além de revelar a fragilidade da infraestrutura escolar para sua implementação. A medida, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes em sala de aula, recreio e intervalos, visa combater a distração, mas esbarra em realidades complexas do cotidiano escolar e social.
Válida para todas as etapas da educação básica, a decisão tem exceções como o uso para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, seguindo orientação dos profissionais de educação. Para o gestor escolar Fernando Francelino, contudo, ainda falta infraestrutura adequada para a implementação da lei.
Diretor da Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, em Natal, ele observa que a norma para não usar celular em sala já existia, mas agora a restrição é ainda maior. Ele opina que a restrição é “inconcebível”, porque os estudantes têm os equipamentos eletrônicos como parte de seu ciclo social.
Ao comentar a lei, o presidente Lula (PT) defendeu a proposta e exemplificou: “Imagina uma professora dando aula e, quando ela olha para os alunos, está cada um olhando para o celular, um tá na China, outro tá na Suécia, outro tá no Japão, outro está em outro estado conversando com gente que não tem nada a ver com a aula que ela está recebendo”, disse.
Resistência e dificuldade de adaptação
A medida enfrenta resistência até dos pais de alunos, diz Francelino, pois “[o celular] é uma forma de eles manterem contato com os filhos”. A norma amplia a restrição ao uso dos equipamentos em contexto escolar e traz à tona uma série de questões práticas.
“É infrutífero imaginar discutir qualquer atividade pedagógica, qualquer desenvolvimento cognitivo e educacional dos meninos sem contar com a ferramenta que faz parte do dia a dia deles de uma forma muito mais intensa e atrelada do que o que a gente pode trabalhar dentro da sala de aula com os recursos que nós temos”, afirma Francelino.
A falta de infraestrutura adequada é o ponto mais crítico para a aplicação da lei, segundo Francelino. Ele aponta a ausência de dispositivos de apoio estatal para as escolas, como locais seguros para o armazenamento dos celulares recolhidos. Essa situação sobrecarrega os professores, que acabam sendo designados como “garantidores” de uma regra de difícil cumprimento, sem os recursos necessários.
Telefone é “dispersivo”
Por outro lado, o uso inadequado do telefone em sala de aula é reconhecido como prejudicial. “O telefone é um dispersivo sensacional. Neste quesito, o ponto negativo até justifica a necessidade de controle. Mas como controla? Quem controla? Por quais meios? Quais as garantias?”, Francelino questiona.
A questão ganha contornos específicos nas escolas de tempo integral, que atendem adolescentes em jornada estendida e com atividades para além das disciplinas tradicionais. “A educação em tempo integral preenche o dia dos jovens, mas ela se dispõe a ser uma educação que abranja um pouco mais do que somente o científico.”
Nesse contexto, o celular é apontado como um recurso importante também nos momentos de intervalo, como no horário de almoço. “O horário do almoço é um intervalo que tem uma hora e vinte de duração, que é para dar tempo de os estudantes almoçarem e descansarem. Neste período, eles devem ficar dentro da escola”.
Limitações de infraestrutura
As limitações de infraestrutura das escolas também são citadas como um obstáculo para oferecer alternativas ao celular nesses períodos. “Não conseguimos garantir todos os recursos que acreditamos que devessem existir nas escolas, como espaços mais amplos ou melhor equipados de tecnologia e de jogos de um modo geral. Não são todas as escolas que conseguem dispor de alguma coisa [que sirva como alternativa ao celular]”.
A visão sobre o papel do celular na aprendizagem também está presente no debate. “É necessário o controle para que eles não se percam da aula ao mexer no telefone, mas ao mesmo tempo não se pode desmerecer que o telefone é uma ferramenta que faz parte do dia a dia deles”, conclui o educador.
A reportagem perguntou ao gestor escolar se é possível analisar o impacto da medida no desempenho escolar dos alunos, por exemplo, alguma melhoria nas notas. Ele informou que essa avaliação ainda não é possível, uma vez que a medida ainda está em vias de implementação, “sem uma orientação clara”.
Enquanto a implementação da lei no contexto geral ainda carece de dados claros sobre impacto no desempenho escolar, o exemplo do Rio de Janeiro (RJ), onde a medida foi aplicada um ano antes de virar lei federal, oferece uma perspectiva promissora.
Após um ano da aplicação da medida, o município registrou avanços mensuráveis no desempenho de alunos do ensino fundamental em matemática (25,7%) e português (13,5%), de acordo com a Agência Brasil. Esses resultados, validados por métodos estatísticos que isolaram outros fatores, sugerem que a proibição, quando apoiada por uma estrutura adequada, pode gerar benefícios educacionais significativos.
Essa publicação é um oferecimento
Comissão da Câmara aprova título de Cidadão Natalense para Raí Saia Rodada
16/09/2025

Uma comissão da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta segunda-feira 15, por unanimidade, um projeto que concede o título de Cidadão Natalense ao cantor Raimundo Deosdete Soares de Lima, conhecido como Raí Saia Rodada, de 44 anos.
A aprovação ocorreu na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. O projeto agora terá de passar por outras comissões e pelo plenário antes de a homenagem ser concedida.
A proposta, apresentada pelo vereador Eribaldo Medeiros (Rede), tem como objetivo reconhecer a contribuição de Raí para a cultura musical potiguar e nacional. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que o artista, natural de Umarizal, se tornou um dos principais símbolos do forró eletrônico brasileiro.
Raí iniciou a carreira como locutor de rádio, mas ganhou projeção a partir de 2001, quando se tornou vocalista da banda Saia Rodada, criada em Caraúbas. Ao longo de mais de duas décadas, o grupo lançou 10 CDs e 7 DVDs, de acordo com contagem de Eribaldo Medeiros.
“Com carisma, talento e dedicação, liderou o grupo rumo ao sucesso nacional, sendo responsável por emplacar inúmeros sucessos que marcaram o gênero do forró eletrônico”, escreveu o vereador na proposta.
Na justificativa, Eribaldo também ressaltou a ligação do cantor com a capital potiguar. “Residente em Natal, tornou-se uma figura querida pelo povo natalense, contribuindo não apenas com sua arte, mas também com seu exemplo de vida e dedicação”.
Segundo o vereador, a honraria é “justa e meritória” pelo papel do artista na valorização da música nordestina e pela sua representatividade cultural.
Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura de Rio do Fogo deu início a programação alusiva aos 30 anos de Emancipação Política do Município, recebendo a Caravana pelo RN do Deputado Estadual Kleber Rodrigues.
16/09/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Mais de 113 mil famílias do RN tiveram conta de energia zerada com nova regra da Tarifa Social
16/09/2025

Foto: José Aldenir/Agora RN
Em pouco mais de dois meses, a nova regra de concessão de descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) zerou a conta de energia de 113.665 famílias no Rio Grande do Norte. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 15 pela Neoenergia Cosern.
A medida, prevista na Medida Provisória Nº 1.300/2025, entrou em vigor em 5 de julho e isenta clientes classificados como baixa renda do pagamento de até 80 kWh consumidos por mês.
Caso o consumo ultrapasse esse limite, a tarifa integral é aplicada sobre o excedente. Antes da norma, os descontos eram escalonados, chegando a 65% para consumos de até 220 kWh.
A lista dos municípios com maior número de famílias com contas zeradas é liderada por Natal (13.744), seguida por Mossoró (6.479), Parnamirim (4.816), São Gonçalo do Amarante (3.494) e Macaíba (3.328).
A Neoenergia Cosern orienta que os beneficiários mantenham o cadastro no CadÚnico atualizado para que a inscrição no programa seja automática. Quem mudou de cidade deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), enquanto beneficiários do BPC precisam atualizar o cadastro junto à Previdência Social.
Cada família tem direito ao benefício em apenas uma unidade consumidora, e quando a titularidade da conta está em nome de outra pessoa, é necessário contato com a distribuidora.
Não há limite de prazo para solicitar o benefício. Podem se inscrever famílias de baixa renda com renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo, famílias com membros que dependam de aparelhos elétricos vitais, e idosos ou pessoas com deficiência que recebam o BPC/LOAS.
Canais de atendimento para cadastro incluem: WhatsApp Neoenergia Cosern (84) 3215-6001, Carretas do Programa de Eficiência Energética em Montanhas (15 a 20/09) e Angicos (22 a 27/09), lojas de atendimento presenciais e a Agência Virtual da Neoenergia.
Essa publicação é um oferecimento
Ex-delegado-geral de SP demonstrou preocupação antes de ser assassinado: ‘Bandidos sabem onde moro’
16/09/2025

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
A emboscada seguida da morte do ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, não foi o primeiro crime do qual ele foi vítima. Em dezembro de 2023, Fontes sofreu um assalto, na Praia Grande, litoral paulista. Na época, ele já demonstrava preocupação com sua segurança e de familiares, após anos de atuação contra o Primeiro Comando da Capital (PCC).
“Eu combati esses caras durante tantos anos e agora os bandidos sabem onde moro. Minha família, agora, quer que eu deixe o emprego em Praia Grande e saia de São Paulo”, disse ao Estadão após o episódio. Ele ainda apontava estar preocupado com a exposição do assalto nas mídias e que sua família se sentia ameaçada.
Ele e a mulher saíam de um restaurante e iam para casa quando foram abordados. Um dos criminosos apontou a arma para a cabeça do ex-policial. Foram roubados celulares, joias, cartões e a moto do casal. Os suspeitos foram presos em flagrante, e os bens, recuperados. Na época, Fontes atuava como secretário da Administração na prefeitura de Praia Grande.
Em maio de 2022, o ex-delegado-geral foi vítima de um assalto, mas na Avenida do Estado, zona sul da capital. Uma dupla em uma motocicleta o abordou, mas desistiu ao perceber que o veículo que Fontes dirigia era blindado.
Dois anos antes, em 2020, Fontes sofreu uma emboscada de assaltantes no Ipiranga. Ele reagiu e chegou a balear um dos criminosos, que conseguiu fugir. Já em 2012, o ex-chefe da Polícia Civil foi abordado por dois homens na Via Anchieta, no ABC.
Houve troca de tiros e um dos suspeitos morreu. Fontes estava junto de uma investigadora da Polícia Civil. Ela foi atingida no pescoço e ficou internada por 45 dias após passar por cirurgia.
Quando atuava à frente do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Fontes comandou parte das investigações sobre os atentados praticados pelo PCC no Estado.
Foi ele que indiciou alguns dos principais líderes da facção, como Marcos Willians Herbas Camacho, o “Marcola”. Também foi responsável pelo indiciamento da mulher de “Marcola” por lavagem de dinheiro da organização criminosa.
Estadão
Essa publicação é um oferecimento
Centrão quer decisão rápida de Bolsonaro sobre 2026
15/09/2025

No entanto, há divisões significativas no entorno do governador paulista quanto à viabilidade desta candidatura. Foto: Alesp
O centrão vem intensificando a pressão pela definição rápida sobre quem será o representante da direita e sucessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026. O grupo político demonstra preferência por Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, como nome para herdar o legado político de Bolsonaro.
A analista de política Clarissa Oliveira explicou, durante o Live CNN, que a urgência na definição é justificada pelo receio de que uma demora excessiva possa beneficiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em termos de popularidade. No entanto, há divisões significativas no entorno do governador paulista quanto à viabilidade desta candidatura.
Dilema da candidatura
A situação apresenta um cenário complexo para Tarcísio de Freitas. De um lado, ele demonstra gestos de aproximação com o campo político de Bolsonaro, como a nacionalização do discurso e participação em debates sobre anistia em Brasília. De outro, enfrenta a perspectiva de abrir mão de uma reeleição praticamente garantida ao governo de São Paulo, onde mantém índices positivos de popularidade.
Fontes próximas ao governador paulista defendem que ele aguarde até o início de 2026, mais próximo ao prazo estabelecido pela legislação eleitoral, para tomar uma decisão definitiva.
O argumento baseia-se na necessidade de avaliar melhor o cenário político e as reais chances de vitória em uma disputa presidencial.
Capital político em jogo
O timing da decisão também é crucial para Bolsonaro, que precisa preservar seu capital eleitoral. O desafio está em encontrar o momento adequado e escolher o nome certo para endossar, evitando assim a dispersão de seu poder político entre diferentes candidatos.
Fonte: CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura de Rio do Fogo e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou o Passeio Ciclístico alusivo aos 30 anos de Emancipação Política
15/09/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Marco Rubio confirma que “haverá resposta” do governo Trump à condenação de Bolsonaro
15/09/2025

Foto: Chip Somodevilla/Getty Images
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse que o país irá responder “na próxima semana ou algo assim” à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra a democracia. Em entrevista ao canal norte-americano Fox News, Rubio afirmou, ainda, que “o Estado de Direito está se desintegrando” após a decisão do STF.
“Temos esses juízes ativistas – um em particular – que não só perseguiu Bolsonaro, aliás, ele tentou – ele tentou realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido. Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso”, declarou o secretário.
Rubio, entretanto, voltou atrás de uma declaração dada pelo próprio governo Trump anteriormente, e acrescentou que o grande X da questão “não é apenas o julgamento”, mas sim, “mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tem tentado atingir empresas americanas e até mesmo pessoas que operam fora dos Estados Unidos.”A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito ampliou a tensão diplomática, política e econômica entre Estados Unidos e Brasil.
O secretário se manifestou sobre a condenação de Bolsonaro ainda na quinta (11/9), dia do veredito. Rubio, que foi o responsável pela suspenção do visto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e de outras autoridades, afirmou que o magistrado é “violador de direitos humanos” e segue realizando “perseguições políticas”. “Os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas”, ameaçou o auxiliar de Trump.
Na ocasião, o Itamaraty reagiu e rebateu a ameaça. “Continuaremos a defender a soberania do país de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem. Ameaças como a feita hoje pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia”, respondeu o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em nota postada nas redes sociais também na quinta.
O vice-secretário do Departamento de Estado norte-americano, Christopher Landau, número dois de Rubio, escreveu na mesma rede social, em citação à publicação do chefe, que a decisão de Moraes conduz as relações entre Brasil e Estados Unidos “ao seu ponto mais sombrio em dois séculos”.
Já o subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, afirmou que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) trata-se de “censura e perseguição de Moraes” e que o país leva “esse acontecimento sombrio com a maior seriedade.”
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Rio do Fogo: Cantora Alice Maciel estará terça-feira, 16 de setembro, celebrando dentro das festividades da Emancipação, o Dia Municipal do Evangélico, momento de fé.
15/09/2025
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento











