Política

Álvaro Dias cumpre agenda em Taipu ao lado do deputado Adjuto Dias

30/09/2025

 

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, segue com sua maratona de visitas pelo Estado. Neste fim de semana, ele esteve em Taipu em uma agenda marcada por encontros políticos, religiosos e culturais.

 

 

O almoço foi na residência do vice-prefeito Marcelo Filho (Marcelinho), onde Álvaro foi recebido pelo irmão do anfitrião, o vereador Bruno, pelo pai, o médico doutor Marcelo, e pela mãe, dona Leônia.

 

Na sequência, visitou a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento. O padre Lucas relatou um pouco da história da igreja católica no município, destacando o papel das missionárias gaúchas que, ao longo de anos, contribuíram com a evangelização na cidade.

 

 

Álvaro também fez questão de conhecer a barbearia de José Viana, considerada a mais antiga de Taipu e carregada de tradição local.

 

A agenda foi encerrada com uma visita à casa do prefeito Louvado, em um momento de diálogo e troca de ideias sobre os desafios do município.

 

“A cada cidade, renovamos nossa disposição de ouvir as pessoas e compreender de perto as diferentes realidades do nosso Estado”, declarou Álvaro em suas redes sociais.

 

O deputado estadual Adjuto Dias acompanhou toda a programação.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Sem apoio do presidente do Senado, PL da Anistia entra em impasse no Congresso

30/09/2025


                                                 Foto: Câmara dos Deputados

 

Sem o apoio do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), o projeto de lei da anistia entrou em impasse e não tem previsão de apresentação do texto final.

A pressão dos partidos de oposição era para que a proposta fosse apresentada nesta semana, mas o relator negou à CNN a perspectiva.

Nem mesmo uma reunião do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do texto, com o presidente do Senado aconteceu. Alcolumbre resiste ao encontro.

Na Casa Legislativa, a defesa de senadores tanto de esquerda como de centro é de que a tramitação do texto tenha início no Senado.

Assim, a perspectiva é de que a proposta só beneficie com a mudança de dosimetria os envolvidos diretamente nos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023, e não os mentores intelectuais.

Paulinho já reconheceu que o texto da Câmara deve beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um ponto que encontra resistência no Senado.

A ideia é de que o texto só volte a ser discutido após a tramitação da proposta que eleva para R$ 5 mil a taxa de isenção da tabela do Imposto de Renda.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que a proposta tenha celeridade.

A expectativa é de que ela seja votada nesta quarta-feira (1º). O PL (Partido Liberal) ainda não decidiu se irá obstruir a votação para pressionar pelo projeto de lei da anistia.

 

Fonte: CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

Lei prorroga licença-maternidade em até 120 dias

30/09/2025


                                                             Foto: Reprodução

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o texto que altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e prorroga a licença-maternidade em até 120 dias depois da alta hospitalar do recém-nascido e da mãe em caso de complicações no parto e amplia o prazo de recebimento do salário-maternidade.

A Lei nº 15.222 foi publicada na edição desta 3ª feira (30.set.2025) do DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra (PDF – 263 kB).

Segundo o documento, a ampliação do tempo da licença-maternidade aplica-se nos casos em que a mãe ou o bebê fiquem internados por mais de duas semanas por complicações depois do parto.

O tempo de afastamento pode ser prorrogado, “descontado o tempo de repouso anterior ao parto”. Nesses casos, “o salário-maternidade será devido durante o período de internação” e por mais 120 dias depois da alta, “descontado o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto”.

Lula assinou a sanção do texto na 2ª feira (29.set) ao participar da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres), em Brasília (DF).

O presidente citou iniciativas de sua gestão, como a criação do Ministério das Mulheres, o Programa de Dignidade Menstrual e a aprovação da Lei de Igualdade Salarial.

Segundo ele, tais avanços foram resultado direto da mobilização social: “Nada disso nasce de geração espontânea. Vocês nunca receberam nada de mão beijada. Toda conquista é fruto de muita luta”.

 

Lula também sancionou outras leis voltadas a políticas sociais e à proteção das mulheres:

 

PL nº 1086 de 2023 – Cria a Semana Nacional de Conscientização sobre o Cuidado com Gestantes e Mães. Dá ênfase aos primeiros 1.000 dias (gestação até os 2 anos de idade) para estimular o desenvolvimento integral da primeira infância;

PL nº 15.220 de 2025 – Institui o Sistema Nacional de Informação sobre o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. Altera o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257 de 2016) para integrar saúde, educação, assistência social e proteção, permitindo diagnósticos mais precisos sobre serviços como creches e unidades de saúde.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Carlos Eduardo mira 2026 e volta ao tabuleiro político

30/09/2025


 

Presidente do PSD em Natal, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Carlos Eduardo Alves confirmou à TRIBUNA DO NORTE que “ninguém decide nada no ano anterior” com relação as definições de chapas majoritárias às eleições de 2026. “Agora, acho que quando entrar janeiro e fevereiro, as conversas vão ganhar uma celeridade”, disse.

Para Carlos Eduardo, a composição de chapas e alianças políticas estão condicionadas as decisões que os partidos vão tomar em nível nacional. “Essa definição em Brasília tem reflexo nos estados, o que está havendo são conversas preliminares, as pessoas estão cogitando, especulando, conjecturando, mas decisão não existe”.

Carlos Eduardo exemplificou o próprio caso do seu partido, que tem como pré-candidatos a presidente os governadores do Rio Grande do Sul e Paraná, Eduardo Leite e Ratinho Júnior, “ou o PSD vai apoiar Tarcisio de Freias (governador de São Paulo, do Republicanos), ninguém sabe, essa é que é a história, que ninguém vai saber esse ano, tudo está no campo da especulação”.

Depois de passar seis meses residindo em São Paulo e no período de um ano tratar de um ‘check-up” da saúde e de assuntos particulares no decorrer de um ano, praticamente, Carlos Eduardo volta a abordar questões políticas, como o pedido que fez a diversos institutos de pesquisas sobre a inclusão de seu nome em sondagens eleitorais para a disputa ao governo ou uma cadeira de senador, porque numa discussão política ano que vem “pesa numa negociação dentro de uma coligação”.

Carlos Eduardo também não cogita de mudar de partido, vez que está “afinado” politicamente com a presidente da Executiva Estadial, senadora Zenaidee Maia e com o seu marido, o prefeito Jaime Calado, de São Gonçalod o Amarante, a quarta maior cidade do Rio Grande do Norte. “É um partido que tem musculatura política e eleitoral pra sentar na mesa e ver a sua participação nas eleições”.

Nas redes sociais, o ex-prefeito Carlos Eduardo comentou sobre derrotas eleitorais, depois de ter disputado duas eleições para governador do Estado, o mandato de senador e de sua tentativa de voltar à prefeitura de Natal em 2024: “A derrota só é fatal se você desistir!”

Carlos Eduardo escreveu em sua página no Instagram sobre “a importância de enfrentar as adversidades e seguir acreditando na política como instrumento de transformação”.

“Foram muitas vitórias na minha trajetória, mas também aprendizados com as dificuldades. E é isso que me motiva a estar aqui, começando novamente a caminhada política com coragem e esperança”, declarou Carlos Eduardo.

Mais cedo, numa rádio em Natal, o ex-prefeito também informou que as primeiras pessoas fora do PSD com quem conversou, esporadicamente, foram o presidente da Confederação Brasileira dos Pescadores (CBPA), Abraão Lincoln e o secretário de Planejamento em Parnamirim, Kelps Lima, a respeito da possibilidade de formarem uma nominata para deputado federal no próximo ano.

Quanto a conversas entre a senadora Zenaide Maia e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), ele disse que ”essa é uma parceria administrativa antiga”, mas “não tem informação se isso transformou-se numa aliança”, até porque a própria senadora teria lhe tido que essas decisões sobre coligações ficariam para 2026.

Segundo Alves, é preciso saber também “se vão ter federações e vão liberar os diretórios estaduais, rendo em vista a realidade política de cada estado”.

Ele também diz que não tratou de candidatura majoritária com o PT, mas pode dialogar com todos os partidos, “faz parte da arte da política”, tanto que deve voltar a dialogar com o presidente do União Brasil, ex-senador José Agripino, como tem conversado com os presidentes estaduais do MDB e PV, vice-governador Walter Alves e Rivaldo Fernandes, aliados políticos da governadora Fátima Bezerra (PT), assim como o ex-governador Garibaldi Filho, que o teria convidado a voltar para o MDB, de onde saiu em 2000 para se eleger vice-prefeito numa chapa liderada pela falecida Wilma de Faria.

Mas tem restrições ao ex-prefeito de Natal e presidente estadual do partido Republicanos, Álvaro Dias, que o havia sucedido no Executivo Municipal, mas não teve a mesma reciprocidade política nas eleições do ano passado.

“Você acha que conhece alguém, mas realmente só conhece quando entrega o poder a ela”, disse ele, a respeito do que considera “ingratidão e deslealdade” da parte do ex-aliado político.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

SP confirma terceira morte suspeita por ingestão de bebida com metanol

30/09/2025


 

A Prefeitura de São Bernardo do Campo confirmou nesta segunda-feira 29 a terceira morte suspeita por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol na Grande São Paulo. O município do ABC Paulista registrou duas mortes, enquanto a capital paulista confirmou uma.

Segundo a Secretaria da Saúde de São Bernardo, a primeira vítima foi um homem de 38 anos que faleceu em 24 de setembro após atendimento no Hospital de Urgência. O segundo caso é de um homem de 45 anos que morreu em 28 de setembro após ser atendido na rede particular. Os exames do Instituto Médico Legal (IML) devem confirmar ou descartar a contaminação.

Em nota, a prefeitura informou: “Ainda são aguardados exames para confirmar a contaminação. Mais informações não serão repassadas em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.

 

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou que a vítima na capital é um homem de 54 anos, morador da Zona Leste. Ele apresentou sintomas em 9 de setembro e morreu em 15 de setembro.

 

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado informou:

 

“Desde junho deste ano, foram confirmados seis casos de intoxicação por metanol, dos quais dois resultaram em óbito – um em São Bernardo do Campo e outro na capital. Atualmente, há dez casos sob investigação com suspeita de intoxicação por consumo de bebida contaminada, na capital. O CVS está apoiando e monitorando o trabalho dos Municípios na fiscalização dos estabelecimentos de comércio de bebidas (distribuidoras, bares etc.) envolvidos na comercialização e distribuição dos produtos contaminados. O CVS reforça que o consumo de bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável representa risco à saúde, já que podem conter substâncias tóxicas. A recomendação é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco”.

 

Na sexta-feira 26, o Ministério da Justiça e de Segurança Pública (MJSP) informou que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos recebeu, por meio do Sistema de Alerta Rápido (SAR), “notificação que reporta nove casos de intoxicação por metanol, no estado de São Paulo, num período de 25 dias, todos a partir da ingestão de bebida alcóolica adulterada”.

 

Em nota, o órgão apontou:

 

“O número de casos registrado, inicialmente, pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), de Campinas (SP), e encaminhado ao Comitê Técnico do SAR é considerado fora do padrão para o curto período de tempo e também por desviar dos casos até hoje notificados de intoxicação por metanol. O Ciatox recebeu, nos últimos dois anos, casos de intoxicação por metanol a partir de consumo de combustíveis por ingestão deliberada em contextos de abuso de substâncias, frequentemente associada à população de rua. Contudo, de acordo com a notificação de hoje, a ingestão se deu em cenas sociais de consumo alcóolico, incluindo bares, e com diferentes tipos de bebida, como gin, whisky, vodka, entre outros. São registros inéditos no referido centro toxicológico. É possível haver outros casos não notificados, uma vez que nem todos os casos de intoxicação chegam aos órgãos de vigilância e controle. A ingestão acidental ou intencional de metanol leva a intoxicações graves e potencialmente fatais. O cenário de adulteração é particularmente relevante do ponto de vista de saúde pública, pois episódios dessa natureza frequentemente resultam em surtos epidêmicos com múltiplos casos graves e elevada taxa de letalidade, afetando grupos populacionais vulneráveis e exigindo resposta rápida das autoridades sanitárias. Nesse sentido, requer alerta à população, considerando, inclusive, o início do fim de semana, quando há maior frequência a bares e consumo de bebidas alcóolicas”.

 

O que é metanol

O metanol (CH?OH) é uma substância tóxica, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum. Já foi chamado de “álcool da madeira” por ser obtido pela destilação de toras. Hoje, é produzido principalmente a partir do gás natural. Apesar de poder ser encontrado em pequenas quantidades em frutas, vegetais e até produzido pelo corpo humano, em altas concentrações pode causar intoxicações graves.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Mundo

Maduro prepara decreto de exceção caso EUA ataquem, diz vice-presidente

30/09/2025


 

A Venezuela tem um decreto de exceção pronto para ser acionado caso ocorra um ataque dos Estados Unidos, anunciou a vice-presidente, Delcy Rodríguez, nesta segunda-feira 29. Segundo ela, o presidente Nicolás Maduro já assinou a medida, que concede poderes especiais e será submetida à aprovação do Parlamento e da Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça caso haja “agressão” por parte dos EUA.

“O que o governo dos Estados Unidos e o senhor da guerra Marco Rubio [secretário de Estado americano] estão fazendo contra a Venezuela hoje é uma ameaça proibida pela Carta das Nações Unidas”, disse Rodríguez em evento em Caracas com o corpo diplomático. “E se eles ousarem atacar nossa pátria, será emitido o decreto de comoção externa (equivalente ao estado de exceção”, completou.

A vice-presidente afirmou que o decreto permitirá que Maduro “atue em questões de defesa e segurança e defenda a Venezuela” caso os Estados Unidos ataquem. Uma fonte do governo, no entanto, disse à AFP que o presidente ainda não assinou oficialmente o documento:

A vice-presidente apresentou o documento para mostrar que tudo está pronto e que o presidente pode decretar isso a qualquer momento, afirmou a fonte, sob condição de anonimato.

O decreto emergencial, previsto na lei de estado de emergência da Venezuela, pode restringir temporariamente direitos constitucionais, autorizar mobilizações militares, estabelecer despesas fora da lei orçamentária e determinar toque de recolher. Indivíduos também podem ser solicitados a fornecer bens para uso de emergência.

“Existe uma Venezuela unida na defesa do nosso país, preparada para a defesa da Venezuela. Jamais entregaremos nossa pátria”, disse Rodríguez.

Segundo Alí Daniels, advogado e codiretor da ONG Acesso à Justiça, a medida seria “inédita” na história da Venezuela e poderia suspender ou restringir direitos humanos, com exceção dos garantidos pela Constituição, como devido processo legal, direito à informação e liberdade de pensamento.

Uma vez assinado, o decreto entra em vigor imediatamente, tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado por mais 90. Recentemente, a Assembleia Nacional aprovou, por unanimidade e em primeira discussão, a Lei de Aprovação do Tratado de Associação Estratégica e Cooperação com a Rússia, ampliando a cooperação política e econômica com o governo de Vladimir Putin.

A tensão militar entre EUA e Venezuela aumentou após Donald Trump enviar navios de guerra e tropas para o Caribe. Nas últimas semanas, os Estados Unidos destruíram ao menos três barcos venezuelanos e provocaram a morte de pelo menos 14 pessoas, alegando combate a narcotraficantes. A Casa Branca nega planos para derrubar Maduro.

Em resposta, o governo venezuelano colocou as Forças Armadas em estado de alerta, convocou cidadãos para milícias voluntárias e realizou exercícios de treinamento militar e simulações de combate.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Presidente da Conafer é solto após prestar depoimento e pagar fiança

30/09/2025


                                         Foto: Carlos Moura / Agência Senado

 

O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi solto por volta de 4 horas desta terça-feira (30/9) após prestar depoimento ao delegado plantonista da Polícia Legislativa do Senado e pagar fiança. O valor não foi divulgado.

Essa é a segunda detenção solicitada pelo presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), o senador Carlos Viana (Podemos-MG). Na semana passada, o ex-diretor financeiro de empresas do Careca do INSS, Rubens Oliveira, também foi encarcerado.

O dirigente da Conafer foi preso em flagrante por falso testemunho após cinco pedidos de parlamentares.

“Afirmo diante do Brasil, o senhor está preso em nome dos aposentados, das viúvas e dos órfãos do nosso Brasil. Quem rouba aposentado rouba do nosso país, dos brasileiros. E aqui quem mente paga o preço”, declarou o senador.

Ferreira Lopes vai responder por falso testemunho na Justiça Federal. Convocado como testemunha na CPMI, que durou nove horas, ele não pediu habeas corpus preventivo, de acordo com a Globo.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Policial

Idoso condenado no RN por homicídio há 32 anos é preso na Bahia

29/09/2025

 

Um idoso condenado por homicídio cometido há 32 anos no Rio Grande do Norte foi preso nesta segunda-feira 29 em Juazeiro, no norte da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, o homem de 69 anos estava foragido desde 2022, quando foi sentenciado a 14 anos de reclusão por homicídio qualificado.

O crime ocorreu em 23 de outubro de 1991, quando José Raimundo Barbosa de Souza foi assassinado em uma estrada de Parnamirim (RN). A motivação e as circunstâncias do homicídio não foram detalhadas.

O condenado foi localizado em uma oficina mecânica na zona rural de Juazeiro, após investigação conjunta das polícias dos dois estados.

Após a prisão, ele foi levado para a delegacia local, onde foram adotadas as medidas legais. O idoso permanecerá à disposição da Justiça e pode ser recambiado para o sistema prisional do Rio Grande do Norte.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Lula abre conferência e sanciona ampliação da licença-maternidade

29/09/2025

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (29), a lei que amplia a licença-maternidade e o salário-maternidade quando mãe ou bebê ficarem internados por mais de duas semanas por complicações após o parto. Assim, o afastamento se estenderá por 120 dias após a alta, descontando-se o tempo de repouso anterior ao parto, caso haja.

O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também a Lei de Benefícios da Previdência Social para que o salário-maternidade seja pago durante o período de internação e por mais 120 dias após a alta, também descontando-se o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto, se for o caso.

Hoje, a prorrogação de ambos os benefícios já é amparada por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula participou da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada até quarta-feira (1º/10), em Brasília, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

De acordo com o governo, a conferência marca a retomada da “principal instância de participação social voltada à promoção da igualdade de gênero no Brasil”. A última edição do evento ocorreu em 2016, no governo da presidenta Dilma Rousseff.

Para Lula, não existe democracia sem ouvir as mulheres, e ações contínuas são necessárias para que seus direitos não retrocedam.

“Essa conferência é também um grito contra o silêncio. Um grito pela liberdade das mulheres falarem o que quiserem, quando quiserem e onde quiserem. Não há democracia plena sem a voz das mulheres. De todas as mulheres, pretas, brancas, indígenas, do campo e da cidade, trabalhadoras, domésticas, empresárias, profissionais liberais, que trabalham fora ou se dedicam a cuidar da família”, afirmou.

“O golpe contra a presidenta Dilma Rousseff serviu não apenas para derrubar a primeira mulher a governar esse país, foi também a tentativa de calar milhões de vozes femininas, porque o autoritarismo não apenas odeia, ele também teme as mulheres. Estruturas de proteção foram desmontadas, discurso preconceituosos e violentos e carregado de ódio ecoaram do mais alto escalão da República e fizeram das mulheres um dos seus alvos preferidos”, acrescentou Lula.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Edson Fachin assina termo de posse e é oficialmente presidente do STF

29/09/2025


Brasília - Ministro do STF, Edson Fachin, é empossado como novo presidente do STF. Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

O ministro Edson Fachin assumiu nesta segunda-feira (29) a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), em cerimônia que marca o início do biênio 2025–2027. Alexandre de Moraes toma posse como vice-presidente da Corte.

A solenidade ocorre em Brasília e reúne autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB). O rito inclui execução do hino nacional, leitura dos termos de compromisso e posse, assinaturas e troca de cadeiras no plenário.

Fachin é conhecido pelo perfil técnico e discreto, e deve adotar uma gestão marcada pela institucionalidade e pelo espírito colegiado. A expectativa é de que evite os holofotes e siga uma linha semelhante à da ex-presidente Rosa Weber.

Ainda nesta semana, o novo presidente pauta temas de grande repercussão, como o julgamento sobre vínculo trabalhista entre motoristas e plataformas digitais, envolvendo a Uber.

Fachin também marcou o caso do processo envolvendo o projeto da Ferrogrão, ferrovia que ligará o Pará ao Mato Grosso. Na ação, o PSOL questiona a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA), com a destinação da área suprimida pelo projeto ferroviário para escoar produtos agrícolas.

A cerimônia marca a posse de Alexandre de Moraes como vice-presidente. Nos discursos finais, são esperadas falas de Luís Roberto Barroso, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, de representantes da OAB e do próprio Fachin, que encerra a sessão solene.

 

Fonte: CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Policial

Policiais são ameaçados com facão e pedaço de madeira em ocorrência no interior do RN

29/09/2025


                                         Imagens: reprodução/Sem Mordaça RN

 

O Comando de Policiamento Regional III da Polícia Militar, sediado em Nova Cruz, emitiu uma nota esclarecendo os fatos relacionados a uma ocorrência registrada na última sexta-feira (26), na zona rural do município de Campo Redondo, no interior do Rio Grande do Norte.

De acordo com a corporação, a ação começou durante um patrulhamento de rotina, quando policiais abordaram um adolescente em um ponto conhecido pela prática de tráfico e uso de drogas. O jovem confirmou ser menor de idade e ter feito uso de entorpecentes. A guarnição, então, acionou a responsável legal do adolescente para garantir os cuidados necessários.

Enquanto os policiais prestavam orientação à responsável, um homem que estava no local começou a proferir ofensas contra a equipe. Mesmo após advertências, ele continuou com as agressões verbais e recebeu voz de prisão. Nesse momento, segundo a PM, o homem e um familiar passaram a investir contra os policiais, portando um facão e um pedaço de madeira.

Diante da ameaça, os militares usaram força progressiva e proporcional, incluindo um disparo de advertência para o alto, medida que, segundo a corporação, foi realizada exclusivamente para conter a situação. Não houve feridos.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil da região, que irá adotar as medidas cabíveis em relação aos crimes de desacato, ameaça e tentativa de agressão contra agentes públicos.

Em nota, a Polícia Militar reforçou o compromisso com a legalidade, a preservação da ordem pública e a defesa da sociedade, destacando o respeito aos direitos fundamentais e ao princípio da preservação da vida.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Economia

MARÉ MÓVEIS: OPERAÇÃO FECHA MÊS

29/09/2025





Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Fachin toma posse na presidência do STF nesta segunda-feira

29/09/2025


 

O ministro Edson Fachin toma posse nesta segunda-feira 26, às 16h, no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. O vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes. Fachin toma posse na presidência do STF nesta segunda-feira - Agora RNFachin toma posse na presidência do STF nesta segunda-feira - Agora RN

O novo presidente vai suceder Luís Roberto Barroso, que completará o mandato de dois anos à frente da Corte. 

A eleição de Fachin para o cargo ocorreu no mês passado e foi feita de maneira simbólica. 

Atualmente, o ministro é o vice-presidente, e, pelo critério de antiguidade, deve assumir o cargo. Conforme o regimento interno, o tribunal deve ser comandado pelo ministro mais antigo que ainda não presidiu a Corte.  

 

Posse

Foram convidados para a posse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de outras autoridades. 

Fachin dispensou a tradicional festa de posse, que é bancada por associações de magistrados e oferecida a todos os ministros que chegam ao STF ou assumem a presidência. 

 

Pautas

Por ter perfil pessoal mais contido, Fachin deve evitar declarações polêmicas na imprensa e embates com políticos. De acordo com pessoas próximas ao ministro, o novo presidente deve se destacar pela condução de julgamentos com grande impacto social. 

Na próxima quarta-feira 1º, quando será realizada a primeira sessão sob o comando de Fachin, a Corte vai iniciar o julgamento sobre o vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos, a chamada “uberização”. 

 

Perfil

Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Edson Fachin tomou posse no Supremo em junho de 2015. O ministro nasceu em Rondinha (RS), mas fez carreira jurídica no Paraná, onde se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No STF, foi relator das investigações da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal para demarcações de terras indígenas e do caso que ficou conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual foram adotadas diversas medidas para diminuir a letalidade policial durante operações contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 

Relator das ações penais da trama golpista, Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O ministro foi empossado no cargo em março de 2017.Ele foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para suceder o ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião naquele ano.

Antes de chegar ao STF, Moraes também ocupou diversos cargos no governo de São Paulo, onde foi secretário de Segurança Pública e de Transportes. Também foi ministro da Justiça no governo Temer.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Política

Tarcísio visita Bolsonaro pela 1ª vez após condenação

29/09/2025

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visita nesta segunda-feira (29/9) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na prisão domiciliar em Brasília. Será o primeiro encontro entre os dois desde a condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão por uma suposta tentativa de golpe de Estado, Supremo Tribunal Federal (STF).

A ida de Tarcísio até seu padrinho político na capital federal ocorre em meio a um recolhimento do governador nas últimas duas semanas, em que passou a focar agendas e discursos em questões locais de São Paulo, recuando do perfil presidenciável que vinha apresentando desde junho deste ano.

Após fazer diversos acenos ao bolsonarismo ao assumir o protagonismo das articulações pelo projeto de anistia que poderia beneficiar o ex-presidente e subir o tom nas críticas ao STF, acusando o ministro Alexandre de Moraes de “tirania”, Tarcísio optou por submergir e esfriar as especulações de que será candidato à Presidência da República em 2026.

Os movimentos do governador fizeram com que ele passasse a ser alvo de opositores e até mesmo da opinião pública, que enxergaram nas articulações um descolamento de Tarcísio da imagem de moderado. Ministros do STF também ficaram incomodados com a guinada radical do chefe do Palácio dos Bandeirantes.

Questionado sobre o encontro com Bolsonaro na última quinta-feira (25/9), Tarcísio negou que a reunião será para tratar sobre candidatura à Presidência da República ou anistia aos envolvidos em supostos atos golpistas.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Política

Jean Paul Prates confirma saída do PT e admite conversas com MDB e PDT para 2026

29/09/2025


 

Jean Paul Prates confirma saída do PT e admite conversas com MDB e PDT para 2026 - Foto: Agência Brasil/Lula Marques

O ex-senador e ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, confirmou neste domingo (28) que está de saída do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda na qual militou por mais de dez anos. Em entrevista à CartaCapital, ele afirmou que mantém conversas avançadas com MDB e PDT sobre uma possível candidatura ao Senado em 2026.

Prates explicou que sua decisão não está relacionada à demissão da Petrobras, em maio de 2024, mas à falta de espaço interno no PT potiguar. Segundo ele, candidaturas foram impostas sem debate partidário. “Fui senador, presidi a Petrobras, e ainda assim não houve consulta. Meu ponto não é buscar espaço para mim, mas defender que o processo de escolha de candidatos seja participativo, inclusive com as bases. Pensei que no PT esta seria a regra. Como não foi, vou-me embora para outro lugar que seja assim”, declarou.

Apesar das articulações, o ex-senador ressaltou que não está entrando em outra sigla apenas para disputar cargos. “Tenho minha vida profissional definida, não preciso do mandato. Então, posso perfeitamente viver sem a política. Não sou profissional da política. Vou para a política porque gosto dela”, disse.

Prates comandou a Petrobras em um período de turbulência, marcado por embates com ministros do governo Lula, como Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil). Ele acusou os dois de atuarem para encarecer contas de energia por meio de alterações em seu projeto sobre usinas eólicas offshore. A crise política culminou em sua saída da estatal em abril de 2024, quando foi substituído por Magda Chambriard.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

2ª Turma do STF tem maioria para manter ‘Careca do INSS’ preso

29/09/2025

 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos neste domingo (28) para manter as prisões preventivas de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, e do empresário Maurício Camisotti.

Votaram pela manutenção os ministros Nunes Marques, Edson Fachin e André Mendonça.

Já o ministro Gilmar Mendes se declarou impedido para julgar o caso. O julgamento começou na sexta-feira (26) no plenário virtual da Segunda Turma da Corte. Os ministros do colegiado podem inserir votos no sistema até o dia 3 de outubro.

O “Careca do INSS” é apontado pelas investigações como facilitador do esquema que desviou recursos de aposentados e pensionistas. Segundo a Polícia Federal, empresas ligadas a ele teriam operado como intermediárias financeiras das associações investigadas na fraude.

 

Com informações de g1

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

CAIXA inicia pagamento de nova parcela do programa Pé-de-Meia nesta segunda-feira (29)

29/09/2025


                                                    Foto: Divulgação/MEC

 

A CAIXA inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento de nova parcela do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal. Neste calendário de pagamento, cerca de 3,5 milhões de estudantes receberão o incentivo.

As parcelas serão creditadas em conta Poupança CAIXA Tem, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos estudantes, e os valores poderão ser movimentados preferencialmente pelo app CAIXA Tem.

Os pagamentos serão realizados de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante, conforme calendário divulgado.

 

Fonte: caixanotícias

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Esporte

Paulo Soares, icônico narrador e apresentador da ESPN, morre aos 63 anos

29/09/2025


                                                   Foto: Reprodução/ESPN

 

Icônico narrador e apresentado da ESPN, Paulo Soares, mais conhecido como Amigão, morreu nesta segunda-feira, 29, aos 63 anos. A causa da morte não foi divulgada. O corpo do jornalista será velado em uma cerimônia reservada, às 13h, no bairro Bela Vista, na capital paulista.

Paulo Soares dedicou mais de 30 anos de carreira à ESPN e se destacou apresentando o programa SportsCenter ao lado de Antero Greco, morto em 2024 vítima de câncer.

Paulo Soares era conhecido pelo carisma, bom humor e pela forma leve com que conduzia as notícias esportivas. Ao lado de Antero Greco, formou uma das duplas mais queridas da televisão esportiva brasileira, criando bordões e momentos que marcaram gerações de fãs do esporte.

Natural de Goiânia, Amigão começou sua carreira no rádio antes de migrar para a televisão. Chegou à ESPN em 1994, pouco depois da criação do canal no Brasil, e se tornou uma das principais referências da emissora.

 

Estadão

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página