Cidadania

Publicado o resultado e classificação final preliminar do concurso do Idema/RN

08/11/2025


                                                            Foto: Reprodução

 

Foi divulgado, nesta sexta-feira (7), o resultado e a classificação final preliminar do concurso público do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN), conforme o Edital nº 04/2025.Exames direção RN

O documento está disponível na página do certame no site da banca organizadora, Instituto AOCP, no endereço www.institutoaocp.org.br/concursos/649

A publicação oficial do resultado também está prevista para este sábado (8), na edição do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOE/RN).

O concurso público é destinado ao provimento de cargos efetivos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Fiscal Ambiental, com jornada de 40 horas semanais e remuneração inicial de R$ 5.118,52.

Esta é a primeira seleção pública da história do Idema, que contou com cerca de 8 mil inscritos nas provas aplicadas em 3 de agosto de 2025. Ao todo, são 180 vagas distribuídas da seguinte forma:

 

Analista Ambiental – 113 vagas

Analista Administrativo – 27 vagas

Fiscal Ambiental – 40 vagas

O resultado final e a homologação permanecem previstos para o dia 14 de novembro de 2025, conforme o cronograma do edital.

 

Confira:

 

Resultado e Classificação Preliminar

Resultado – Ampla Concorrência

Resultado – PCDs

Resultado – Negros

Mais informações em: www.institutoaocp.org.br/concursos/649

 

Fonte: IDEMA

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

RN é o segundo estado com mais restaurantes populares do país, aponta IBGE

07/11/2025


                                                                     reproducao

 

O Rio Grande do Norte é o segundo estado do país com maior número de restaurantes populares, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento faz parte do suplemento sobre Segurança Alimentar e Nutricional da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2024, divulgado nesta sexta-feira 7.

Em 2024, o estado possuía 113 restaurantes populares administrados pelo governo estadual, ficando atrás apenas do Maranhão, que contava com 178. Apesar do número, o Rio Grande do Norte foi o único estado que informou não possuir profissional técnico responsável pelos estabelecimentos no período analisado.

No total, o Brasil contava, em 2024, com 479 restaurantes populares administrados pelos governos de 15 estados. Em seis deles, todas as unidades estavam localizadas nas capitais. No caso do Rio Grande do Norte, 22 restaurantes funcionavam em Natal e outros 91 nos municípios do interior.

Os dados mostram que todos os restaurantes potiguares funcionavam cinco dias por semana. Entre eles, 69 serviam uma refeição por dia, 13 ofereciam duas refeições e seis, três ou mais.

De acordo com informações financeiras referentes a 2023, o orçamento estadual previu R$ 55.272.107,44 para a gestão e o custeio dos restaurantes populares. O valor médio pago pelos usuários foi de R$ 1 por refeição, enquanto o subsídio estadual foi de R$ 4,83. Os números são referentes ao mês de dezembro de 2023, considerando o almoço.

O governo estadual não informou a quantidade de pessoas atendidas, mas registrou uma média mensal de 886.908 refeições servidas — a maior entre todos os estados incluídos na pesquisa.

O levantamento do IBGE também apontou que, em 2023, 126 municípios potiguares ofertaram algum Benefício Eventual da Assistência Social voltado à população em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Entre esses municípios, 44 não souberam informar o número de famílias beneficiadas. A maioria (42) relatou a distribuição de cestas básicas, seis distribuíram alimentos in natura e apenas Lagoa Nova informou oferecer benefício financeiro.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Ministros do STM avaliam que Bolsonaro não pode cumprir pena na Papuda

07/11/2025


 

A possibilidade de o STF transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro para o presídio da Papuda, em Brasília, é vista com ressalvas por ministros do Superior Tribunal Militar (STM). Alguns integrantes do STM avaliam que, por ser capitão do Exército, Bolsonaro, mesmo na reserva, teria o direito de ficar detido em um estabelecimento militar.

“Oficiais das FFAA [Forças Armadas] cumprem pena em carceragem militar”, escreveu à coluna um ministro do STM nesta sexta-feira (7/11). Segundo esse mesmo integrante do tribunal, a avaliação é compartilhada por outros magistrados da Corte.

É importante destacar, contudo, que essa não é uma posição institucional do Superior Tribunal Militar. Nesta semana, magistrados do STM chegaram a trocar farpas e a discutir publicamente ao opinar sobre o regime militar no Brasil, o que evidenciou o clima de divergência que paira na Corte. O STM é composto por 15 juízes, sendo 10 militares e 5 civis.

Caberá à Primeira Turma do STF decidir o local em que Bolsonaro cumprirá a pena. Com a recente saída de Luiz Fux do colegiado, integram o grupo atualmente Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Como mostrou a coluna, o ministro Alexandre de Moraes pretende transferir Bolsonaro para uma cela especial, com televisão e ar-condicionado, no presídio da Papuda. Ele já viu imagens e aprovou a instalação.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Economia

Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR

07/11/2025


                                                                  Reprodução

 

O plenário do Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira 5, o Projeto de Lei 1.087/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR), contemplando quem ganha até R$ 5 mil. Encaminhado pelo governo federal em março ao Congresso, o texto foi aprovado em outubro pela Câmara e, após a votação pelo Senado, poderá ser sancionado. Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR - Agora RNSaiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR - Agora RN

A sanção deve ocorrer nos próximos dias para que a isenção possa valer já em 2026. A principal mudança é que o projeto isenta quem ganha até R$ 5 mil mensais e aumenta a taxação dos mais ricos.

O governo calcula que cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos impostos, enquanto outros 200 mil contribuintes terão algum aumento na tributação. 

 

Confira abaixo as principais mudanças a partir da aprovação do projeto:  

 

Quem vai deixar de pagar o Imposto de Renda? 

Atualmente, a isenção do IR alcança apenas quem ganha até R$ 3.076 (dois salários mínimos). A nova legislação isentará, a partir de janeiro do ano que vem, o imposto de renda sobre rendimentos mensais de até R$ 5 mil para pessoas físicas. 

 

Quais faixas de renda vão passar a pagar menos imposto? 

Para quem ganha entre R$ 5.000,01 e R$ 7.350, haverá uma redução parcial dos valores a serem pagos – quanto menos ganhar, maior a redução.  

 

Os contribuintes com rendimentos acima de R$ 7.350 não serão contemplados pela medida.  

 

Quem vai pagar mais imposto? 

Para compensar a perda de arrecadação com a isenção, o projeto prevê uma alíquota extra progressiva de até 10% para aqueles que recebem mais de R$ 600 mil por ano, o equivalente a R$ 50 mil por mês. O texto também estabelece a tributação para lucros e dividendos remetidos para o exterior com alíquota de 10%. 

Contribuintes pessoas físicas de alta renda recolhem hoje, em média, uma alíquota efetiva de 2,5% de IR sobre seus rendimentos totais, incluindo distribuição de lucros e dividendos. Trabalhadores em geral pagam, em média, 9% a 11% de IR sobre seus ganhos. 

 

A partir de quando vai valer a mudança? 

A nova regra vai valer a partir do ano que vem, caso seja sancionada até dia 11 de novembro. O governo já sinalizou que irá sancionar a medida até esta data.  

Dessa forma, a partir de janeiro de 2026, quem ganha até R$ 5 mil deixa de pagar ter o imposto descontado e, quem ganha até R$ 7.350, pagará menos.

Na prática, a isenção terá impacto na declaração do IRPF 2027, com o ano-base 2026.  

 

 

ANNA RUTH DANTAS

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Esporte

Brasil é o país com mais goleiros indicados à seleção do ano da Fifa

07/11/2025


 

A lista dos indicados ao Fifa The Best foi revelada nesta quinta-feira (6), e o Brasil marca presença em peso. Entre os onze brasileiros indicados à seleção do ano, quatro são goleiros. Ainda neste número, dois estão em atividade em solo nacional. O país é o com o maior número de representantes na categoria de arqueiros.

A informação é do portal Metrópoles. Alisson Becker e John são os goleiros nomeados que atuam fora do Brasil. Já os representantes do futebol brasileiro são: Fábio, do Fluminense, e Weverton, do Palmeiras.

Apesar de estar atualmente na Premier League, John é listado como representante do Botafogo. Isto porque a premiação leva em consideração o período de 11 de agosto de 2024 a 2 de agosto de 2025. O goleiro, no entanto, foi transferido para o Nottingham Forest somente em 31 de agosto deste ano, após o prazo estabelecido pelo The Best.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Economia

MARÉ MÓVEIS: ANIVERSÁRIO MARÉ FAZ PARTE DA VIDA

07/11/2025





Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Prefeita de Pau dos Ferros relata ataques machistas e homofóbicos: ‘Não é mimimi’

07/11/2025


 

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), disse ter sido alvo de ataques machistas e homofóbicos após nomear sua noiva, Lunária Cavalcante, como secretária municipal da Mulher. A gestora relatou que a criação da nova pasta — voltada à defesa e promoção das políticas públicas para as mulheres — gerou uma onda de críticas nas redes sociais e em veículos locais, motivadas, segundo ela, por preconceito.

“Ora, eu fui a primeira mulher eleita prefeita de Pau dos Ferros, fui a primeira reeleita. Então, o mínimo que eu posso fazer é ter uma secretaria que possa representar, de fato, as nossas mulheres”, declarou Marianna, em entrevista à TV Agora RN nesta quinta-feira 6. Ela lembrou que, ao contrário de outros municípios onde gestores nomeiam parentes para o secretariado, sua gestão foi alvo de ataques pessoais após a nomeação de Lunária para o cargo.

“Fui apedrejada em muitos veículos de comunicação. Só encaro isso como puro machismo. Eu fico muito tranquila nesse sentido, sei qual é a minha missão e sei também a missão da secretária da pasta, que é Lunária Cavalcante. Sei do amor que ela tem à causa, a dedicação e o empenho que ela está tendo”, acrescentou.

A prefeita reforçou que o episódio foi mais do que uma divergência política. Para ela, os ataques tiveram caráter discriminatório, tanto por ser mulher quanto por ser homossexual.

“Junta machismo com homofobia. Eu sou uma pessoa totalmente decidida das minhas coisas, do que eu quero. Então, teve esses ataques que eu também posso considerar, sem dúvidas, homofóbicos. As matérias eram destacando assim: ‘namorada da prefeita’”, disse Marianna.

Ela lamentou o tom das críticas. “A gente sente o cunho, e não é mimimi, viu? Só quem está na pele sabe do que eu estou falando, sabe o que eu sinto ao ler as matérias. Mas muita tranquilidade, porque eu sei o que é que importa — o que importa é a minha missão e o meu trabalho sério por Pau dos Ferros. Então, a minha sexualidade nisso aí não vai ser definidor de nada nesse sentido”, afirmou.

 

Eleições de 2026

A gestora também falou sobre o cenário político e as especulações em torno de seu nome para as eleições de 2026. Ela tem sido citada como possível candidata a deputada estadual, federal e até vice-governadora, em uma eventual chapa de Cadu Xavier (PT), com apoio da governadora Fátima Bezerra (PT).

“Houve algumas sondagens, né? A governadora Fátima é uma querida amiga. Tenho muito respeito por ela, muita afinidade, inclusive. Houve uma sondagem. Cadu também é um cara extremamente bacana. Tivemos alguns momentos, inclusive, no Festival Gastronômico de Martins”, relembrou.

Apesar dos convites, Mariana Almeida afirmou que ainda não tomou nenhuma decisão. “Acho que o momento certo vai chegar, de definições, de decisões. As coisas ainda estão muito incertas, muito embrionárias. Mas, se fosse hoje, não, eu fico na Prefeitura, eu continuo cuidando do nosso povo”, respondeu.

 

A prefeita também confirmou apoios definidos para o Senado nas próximas eleições: Zenaide Maia (PSD) e Fátima Bezerra.

Sobre alianças políticas em outros níveis, Mariana foi direta: “Nosso deputado estadual é o deputado Galeno Torquato e nosso deputado federal é o deputado Benes Leocádio.” Ela ressaltou que todas as decisões futuras serão tomadas em diálogo com a população. “Eu não vou tomar qualquer decisão de cabeça própria. Acho que preciso ouvir as pessoas, definir melhor com elas. Eu devo tudo àquele povo de Pau dos Ferros”, destacou.

 

Missão oficial na China

A entrevista também abordou a viagem recente de Marianna Almeida à China, onde participou de uma missão oficial da Frente Parlamentar Brasil-China, ao lado do vice-governador Walter Alves (MDB), do deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) e de outros prefeitos potiguares.

A comitiva visitou empresas e órgãos do governo chinês em cidades como Pequim e Guangzhou, além da Canton Fair, considerada a maior feira de tecnologia do mundo. A prefeita contou que a experiência foi marcante pela dimensão dos investimentos chineses em inovação e energias limpas — e também pela oportunidade de apresentar o potencial econômico de Pau dos Ferros.

“Foi uma oportunidade de vender o nosso peixe. Pau dos Ferros é cidade polo de uma região importante, com vários potenciais. Somos fronteira com o Ceará e com a Paraíba, somos polo de saúde e polo educacional”, disse.

Segundo Marianna, a viagem foi também uma chance de abrir portas para exportações de produtos locais, como o óleo do caroço do algodão, o grão de amendoim e o gergelim.

O produto, explicou ela, tem grande aceitação no mercado chinês, especialmente por seu caráter natural e saudável. “Os chineses estão brilhando os olhos para aquilo que é natural, para aquilo que é saudável. Esse óleo pode ser utilizado na culinária e também na estética”, explicou.

A prefeita informou que, após o retorno da missão, já iniciou tratativas com indústrias locais para impulsionar a produção e exportação do produto. “Quando a gente retornou da China, na segunda-feira seguinte, a gente já fez uma visita a uma empresa importante, localizada em Pau dos Ferros, que trabalha com esse produto. Hoje esse óleo já vai para a Bahia, São Paulo e Rio, sai de Pau dos Ferros e vai para grandes centros. Então, tem total possibilidade também de ir para a China”, afirmou.

 

Tecnologia e inovação

Durante a viagem, Marianna Almeida destacou o impacto do contato com tecnologias avançadas apresentadas na Canton Fair. “A gente teve oportunidade de ver várias novidades no que tange à iluminação de LED. A gente já substituiu cerca de 70% da iluminação de sódio por lâmpadas de LED”, contou.

Ela afirmou que pretende ampliar o videomonitoramento do município e investir em equipamentos modernos de segurança. “Queremos trazer câmeras com maior alcance, capazes de identificar detalhes, placas de veículos, uso de cinto de segurança e até pessoas procuradas. Estamos aguardando orçamentos nesse sentido”, explicou.

A prefeita também destacou o interesse em equipamentos industriais e agrícolas: “Tem também as possibilidades de máquinas, por exemplo, de produção do piso intertravado, que é algo muito forte e muito utilizado. Máquinas de produção agrícola também, que é algo que a gente precisa cada vez mais modernizar, e a gente sabe que esse é o futuro”, afirmou.

 

Agenda Turbo e entregas

De volta ao Brasil, Mariana retomou o ritmo acelerado de ações em Pau dos Ferros, com a chamada Agenda Turbo — uma série de inaugurações e entregas simultâneas no município. “Nós estamos vivendo a Agenda Turbo em Pau dos Ferros. Dei só uma paradinha para vir aqui na capital, buscar coisas boas para o nosso município e vamos dar continuidade. Estamos entregando pavimentações na zona rural, passagens molhadas e, na última sexta-feira, um centro de velório, algo totalmente inovador na nossa região”, relatou.

Segundo ela, o centro de velório tem um forte caráter social. “A obra não é só o cunho estruturante dela. É o que essa obra pode fazer de transformação na vida das pessoas. O centro de velório surge com essa parte humanista, para famílias que muitas vezes não têm onde velar seus entes queridos”, afirmou.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cidadania

Concurso da Caixa com salário de até R$ 14,9 mil abre inscrições nesta sexta; veja cronograma

07/11/2025


 

O concurso público da Caixa Econômica Federal tem as inscrições abertas nesta sexta-feira (7), para 184 vagas de nível superior e salário de até R$ 14.915,00. As provas serão aplicadas no dia 1º de fevereiro de 2026.

O edital do concurso também será publicado nesta sexta. As inscrições poderão ser feitas por meio do site da Fundação Cesgranrio, organizadora do certame.

 

Divisão de vagas ?

Arquiteto: 36 vagas

Engenheiro civil: 103 vagas

Engenheiro de segurança: 3 vagas

Engenheiro elétrico: 13 vagas

Engenheiro mecânico: 5 vagas

Médico do trabalho: 24 vagas

 

Jornada e salário

Para os cargos de arquiteto e engenheiro, a jornada diária é de 8 horas, totalizando 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 14.915,00.

No caso do médico do trabalho, a jornada prevista é de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais, com remuneração de R$ 11.186,00 mensais.

Além isso, os contratados terão benefícios como assistência à saúde, previdência complementar, participação nos lucros e resultados, auxílio alimentação e refeição, vale transporte e auxílio creche.

 

Cronograma

Publicação do edital: 07/11/2025

Inscrições: de 07/11 a 08/12/2025

Provas: 01/02/2026

Resultado das provas e envio de títulos: 11/03/2026

Verificação de cotas (negros, indígenas e quilombolas): 26/04/2026

Divulgação dos resultados finais: 26/05/2026

 

Provas

O certame terá questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de prova discursiva. Os candidatos também passarão por uma fase de avaliação de títulos.

Outro destaque são as vagas inclusivas. Serão 5% das vagas aos candidatos com deficiência, 25% aos negros, 3% aos indígenas e 2% aos candidatos pessoas quilombolas.

Mais informações no site da Fundação Cesgranrio e no site da Caixa

 

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Autoescolas pedem apoio de Lira contra fim das aulas obrigatórias para tirar CNH

07/11/2025


                                                   Foto: Shutterstock / Jackpress

 

Representantes de autoescolas se reuniram com o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pedir apoio contra o plano do governo Lula de acabar com a obrigatoriedade das aulas de direção na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, idealizada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deve ser lançada oficialmente após a COP30, sob o nome de “CNH do Brasil”.

Segundo Olga Catarina Zanoni, consultora jurídica da Abrauto, que reúne cerca de 5 mil autoescolas no país, o encontro com Lira durou mais de uma hora e foi “muito produtivo”. “Achamos ele muito receptivo, muito aberto, solícito conosco. Estamos confiantes”, disse. Apesar disso, aliados do deputado afirmam que ele apenas ouviu os representantes do setor e não assumiu compromissos.

Zanoni afirmou que cerca de 80% das autoescolas já registram queda na procura por alunos desde que o governo anunciou a intenção de mudar as regras. A entidade tem procurado parlamentares para alertar sobre os prejuízos e pediu que Lira pressione o Executivo a esclarecer que, por enquanto, nada muda.

A alteração nas exigências para tirar a CNH deve ser feita por meio de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sem precisar passar pelo Congresso. Oposição e setores ligados às autoescolas estudam reagir com um projeto de decreto legislativo para tentar barrar a medida.

 

Com informações da Folha de S.Paulo

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Economia

FPM: 1ª parcela de novembro, no valor de R$ 9,3 bi, será repassada aos municípios nesta segunda-feira (10)

07/11/2025


                                                          Imagem: Brasil 61

 

O repasse da primeira parcela de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) está previsto para esta segunda-feira (10). O valor destinado às prefeituras neste decêndio chega a R$ 9,3 bilhões.

Dessa vez, o montante é mais de 9% maior do que o transferido no mesmo período do ano passado, quando a quantia foi de R$ 8,5 bilhões.

Na avaliação do especialista em orçamento público, Cesar Lima, o resultado mostra uma consolidação da tendência de alta, o que, para ele, pode ser contínuo até o final deste ano. 

“É uma parcela que vem praticamente o dobro do que o terceiro decêndio de outubro e com um resultado 9% melhor do que o mesmo período no ano passado, o que vem consolidando um resultado positivo para o FPM neste ano de 2025, em relação a 2024. Teremos também uma parcela extra em dezembro e, ao que tudo indica, fecharemos o ano num resultado muito bom”, considera. 

Considerado a principal fonte de receita de cerca de 80% dos municípios brasileiros, o FPM é um repasse previsto na Constituição Federal. Os recursos do fundo são formados por 22,5% do que a União arrecada com Imposto de Renda (IR) e com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O valor recebido pelos municípios varia de acordo com o número de habitantes e, a cada ano, passa por uma atualização com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   

Normalmente, os repasses são feitos nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Caso a data caia no fim de semana ou feriado, a transferência é realizada no primeiro dia útil anterior.  

 

Fonte: Brasil 61

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Esporte

Torcedor mirim do ABC que viralizou em desfile em escola do RN é homenageado; veja festa

06/11/2025


 

Um vídeo gravado na Escola Municipal Fátima Aranha, em Montanhas, no interior do Rio Grande do Norte, viralizou nas redes sociais ao mostrar o "dia de usar a camisa do time preferido na escola". Entre os alunos de 7 a 10 anos, a maioria vestia uniformes de clubes do eixo Rio-São Paulo - a maioria do Flamengo -, mas um garoto chamou atenção por outro motivo: ele era o único com a camisa do ABC.

O nome dele é Lucas Benício, de 7 anos, e sua escolha rendeu uma onda de comentários e elogios nas redes sociais. O gesto, encarado por muitos como um "ato de resistência do futebol potiguar", acabou chegando até a diretoria do ABC, que decidiu retribuir o carinho.

"O seu orgulho em representar o maior clube do Rio Grande do Norte foi exemplo para todo Brasil", havia publicado o clube, anunciando que o presentearia com um título de sócio-torcedor.

Nesta quinta-feira, uma comitiva do ABC foi até a cidade de Montanhas para homenagear o menino. A visita teve direito à presença do jogador Lima, ao mascote Fantão, com distribuição de brindes e muita festa entre os alunos e colegas de Lucas.

A escola se vestiu de preto e branco, com balões, escudos e bandeiras, e os gritos de "ABC" tomaram conta do pátio. Lucas recebeu uma camisa oficial do ABC e também teve seu nome gritado pela criançada.

 

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Saúde

Governo do Estado convoca mais 96 aprovados em concurso público para reforçar saúde no RN

06/11/2025


                                                              Foto: Sesap RN

 

O Governo do Estado convocou nesta quinta-feira (6) mais um grupo de novos servidores efetivos para reforçar a saúde pública do Rio Grande do Norte, chegando a 232 trabalhadores chamados até o momento.

A publicação no Diário Oficial do Estado traz a lista com 96 convocados, que estão divididos entre Região Metropolitana, Oeste e Agreste, com foco na ampliação do quadro de médicos e médicas.

O grupo é composto por 66 ginecologistas e obstetras, sendo 17 para o Agreste/Hospital de São José de Mipibu, 17 para o Oeste/Hospital da Mulher e 32 para a Região Metropolitana; oito nefrologistas para a Região Metropolitana; três ultrassonografistas para o Oeste. 

Os demais 12 servidores da área administrativa, três contadores, dois administradores públicos e um administrador estão destinados à Região Metropolitana.

A medida visa reforçar a assistência em saúde, em especial na área materno-infantil, com novos servidores concursados, sendo a quarta chamada do concurso da saúde realizado pelo Governo em 2025, tendo já sido chamados 56 para o Hospital da Mulher, em Mossoró, 50 para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e outros 30 para o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu.

 

Fonte: Sesap RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Ex-deputado estadual Paulo Frateschi é morto a facadas pelo filho em São Paulo

06/11/2025


 

O ex-deputado estadual Paulo Frateschi (PT) foi morto a facadas pelo próprio filho, Francisco Frateschi, durante um desentendimento familiar ocorrido nesta quinta-feira 6 em São Paulo. O ex-parlamentar foi atingido por dois golpes, no abdômen e em um dos braços, e chegou a ser socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, onde não resistiu.

A esposa de Frateschi, Yolanda Maux Viana, também ficou ferida ao tentar intervir na briga. Ela sofreu uma fratura no braço e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lapa.

De acordo com testemunhas, o conflito aconteceu dentro da residência da família, localizada na zona oeste da capital paulista. Ainda não há informações sobre o que motivou o desentendimento. O filho foi preso após o crime.

Ex-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Frateschi já havia enfrentado duas perdas familiares. Em 2002, perdeu o filho Pedro, de 7 anos, em um acidente na rodovia Carvalho Pinto, em Guararema (SP).

No ano seguinte, em 2003, o filho Júlio, de 16 anos, também morreu em um acidente de carro na rodovia Rio-Santos, entre Paraty e Angra dos Reis. O velório do jovem contou com a presença de Lula, ministros e integrantes do PT, em solidariedade ao então dirigente petista.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Economia

Aposentados e pensionistas têm até 14 de novembro para solicitar o ressarcimento do INSS

06/11/2025

 

O prazo para o pedido de ressarcimento de aposentados e pensionistas, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que sofreram com descontos indevidos termina no dia 14 de novembro. “Então, se você é aposentado, aproveita que o prazo está acabando”, alertou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quarta-feira (5/11).

O prazo para iniciar o processo é até 14 de novembro e o presidente Lula me pediu para fazer propaganda disso. O governo quer devolver o dinheiro aos aposentados, o dinheiro está em caixa”, destacou o ministro.

Mais de 3,5 milhões de aposentados e pensionistas já receberam de volta R$ de R$ 2,44 bilhões referentes a descontos indevidos. O dinheiro para o reembolso vem de medida provisória assinada pelo presidente Lula em julho, que libera R$ 3,31 bilhões para o cumprimento dos acordos judiciais. Além dos atendimentos pelo aplicativo Meu INSS, os aposentados com mais dificuldade em lidar como os meios digitais passaram contar também com o atendimento presencial. Cerca de 34% dos atendimentos têm sido realizados por meio de parceria firmada com os Correios.

Wolney Queiroz explicou que o prazo de 14 de novembro se encerra apenas para dar entrada no processo. Após iniciado, o prazo só termina quando o reembolso é resolvido. 

O presidente Lula disse que ninguém vai ficar para trás, ninguém vai ficar no prejuízo. Então, essas pessoas não têm prazo. O prazo é para dar início, para identificar que foi descontado indevidamente e que quer começar a contar o seu prazo”, disse o ministro.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cidadania

POLO TOUROS: SENAR OFERECE 275 VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS NA ÁREA RURAL DO RN

06/11/2025


Inscrições Abertas!

 

Curso de Fruticultura no SENAR!

- Período de Inscrição: 06/10 a 24/11

- Polo em Touros

 

Não perca a chance de se capacitar! Acesse o site do SENAR para mais informações

 

Segue o link 

https://www.etec.senar.org.br

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Distribuidoras do RN recebem certificado após testes da UFRN não encontrarem metanol em bebidas

06/11/2025


                                                                  Reprodução

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou os primeiros resultados do Programa Bebida Segura, criado para detectar a presença de metanol em bebidas destiladas, como gin, uísque e vodca, e reforçar a proteção ao consumidor.

De acordo com a coordenação do programa, as primeiras empresas participantes — CDA Distribuidora e Acioly Distribuidora — tiveram suas bebidas aprovadas nos testes realizados. Juntas, as duas fornecem bebidas para cerca de 7 mil estabelecimentos em todo o estado. As análises foram feitas pelo Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da UFRN (LCL-UFRN), responsável técnico pelos exames.

As empresas receberam formalmente os resultados, acompanhados dos respectivos laudos. A Fecomércio fará a entrega de um selo de certificação, que poderá ser exibido em locais visíveis e nos canais digitais das distribuidoras, funcionando como um instrumento de reputação e de segurança para o consumidor.

“O Programa Bebida Segura é uma ação concreta que une ciência e comércio em defesa da saúde pública e da confiança no mercado potiguar. Ao disponibilizar análises independentes e laudos públicos, protegemos consumidores e valorizamos os empresários que atuam dentro da legalidade. Seguiremos ampliando a participação para que essa testagem se torne um padrão de segurança e transparência no nosso estado”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

“Ficamos muito satisfeitos com essa iniciativa da Fecomércio RN e da UFRN, que contribui para valorizar as empresas comprometidas com a qualidade e a segurança dos produtos que comercializamos. Essa ação reforça a responsabilidade da Federação, dos Sindicatos, e de nós, empresários, com os consumidores do nosso estado, e fortalece a confiança em todo o setor atacadista e supermercadista”, afirma o empresário da CDA, Elias Azevedo Cunha.

O procedimento de análise inclui a coleta de amostras lacradas e codificadas feita pela Fecomércio RN, que assume os custos de coleta, catalogação e transporte. O valor do ensaio, cobrado pela UFRN por meio da FUNPEC, é de R$ 196,20 por amostra e fica a cargo da empresa inscrita. Após a análise, os laudos são encaminhados individualmente às participantes, e as empresas aprovadas passam a integrar uma lista pública do programa.

O LCL-UFRN utiliza metodologia capaz de identificar não apenas a presença de metanol, mas também o teor encontrado, distinguindo se a ocorrência é natural do processo produtivo ou se representa risco à saúde. Em caso de concentração acima dos limites permitidos, o protocolo prevê comunicação à empresa testada e aos órgãos de vigilância sanitária.

O programa segue aberto a novas adesões de empresas filiadas ao Sindicato do Varejo de Gêneros Alimentícios (Sincovaga) e ao Sindicato de Atacado (Sincad). As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponibilizado pela Fecomércio RN.

 

 

Fonte: Agora RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Saúde

Número de casos de dengue cai 45% no RN, mas combate ainda é necessário

06/11/2025


 

Os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) indicam queda nos índices de dengue no Rio Grande do Norte em relação ao ano de 2024. Entre a primeira e a 42ª semana do ano anterior, o Estado teve 16.704 casos prováveis da arbovirose. Em 2025, no mesmo período, esse número foi de 9.173. Apesar da redução, de 45%, o sábado (8) será Dia D da Dengue no Brasil, lembrando que o combate à doença ainda é necessário.

Entre a primeira e a 49ª semana do ano anterior, o Estado teve 30.013 casos notificados e 7.004 confirmados de dengue. Em 2025, até a 42ª semana, esses números são, respectivamente, 14.767 e 3.574. O Brasil contabilizava, até a noite desta segunda-feira (3), 1.611.826 casos prováveis de dengue, uma queda de 75% em relação ao mesmo período de 2024. As 1.688 mortes, em 2025, também tiveram redução (72%) em comparação com 2024. Os dados são do Ministério da Saúde. Já no Rio Grande do Norte, o número de mortes já é maior em 2025 (5) do que foi em 2024 (3).

Segundo a médica infectologista do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN/Ebserh), Gisele Borba, a diminuição já era esperada. “A dengue alterna alguns anos de incidência alta com anos de incidência bem mais baixa. A dengue é transmitida por mosquitos, e sua sazonalidade é diretamente atrelada ao ciclo de vida do mosquito”, explica.

O infectologista Kleber Luiz frisa que os surtos de dengue sempre variam de um ano para outro. “Às vezes, têm caráter explosivo, multiplicando por 10 os números; às vezes, têm uma diminuição”, diz ele. De acordo com ele, o trabalho dos agentes de saúde e de endemias, que realizam o controle dos criadouros, contribuiu para a diminuição, que já era esperada nos padrões de variação da dengue.

Ele também explica que houve um “esgotamento de suscetíveis”. Segundo esse fenômeno, parte das pessoas ficaram imunes aos dois sorotipos mais comuns no ano anterior e não adoeceram novamente.

Gisele Borba afirma que a transmissão piora nos meses chuvosos, quando a água se acumula em depósitos onde os mosquitos se multiplicam. Em períodos secos, os casos tendem a diminuir.

No RN, de 2023 para 2024, o número total de casos confirmados aumentou 193,7%, de 2.430 (2023) para 7.137 (2024). Já o número de casos notificados aumentou 154,67% nesse intervalo – de 12.048 para 30.683. Houve três mortes em cada um dos dois anos.

 

Cuidados

 

Embora o cenário local e nacional apontem para uma melhora nos índices de dengue, o Ministério reconhece a importância de combater a arbovirose. Por isso, a pasta vai promover uma ação de mobilização nacional contra a dengue no próximo sábado (8). Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o trabalho de prevenção precisa começar agora, antes do período de maior transmissão.

De acordo com Gisele Borba, “a dengue é uma doença que precisa sempre de atenção, e pode ser prevenida, tanto por cuidados frequentes com locais de possível acúmulo de água, quanto por vacina”.

A arbovirose é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O controle do vetor segue como principal forma de prevenção e ainda há a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), disponível desde fevereiro de 2024. “Atualmente, no SUS, a vacina está disponível para crianças de 10 a 14 anos. E no privado, ela está disponível para pessoas de até 60 anos de idade”, lembra Borba.

Kleber Luiz diz que o combate à dengue inclui evitar criadouros em casa e controlar a proliferação do mosquito. Além disso, com detecção precoce e tratamento adequado, a chance de morte é reduzida.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Educação

Ansiedade antes do Enem: como o cérebro reage e o que fazer

06/11/2025


 

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todas as idades convivem com um mesmo desafio: controlar a ansiedade e manter o foco diante da pressão e do excesso de estímulos. A farmacêutica e empresária Luciana Liberato, da Formule, explicou em entrevista à rádio CBN como o estresse e a privação de sono interferem diretamente no desempenho e quais estratégias naturais podem ajudar o cérebro a reagir melhor nesse período.

Segundo ela, o volume crescente de informações, tarefas e cobranças tem provocado o que chama de “neuroinflamação”, uma inflamação nas células cerebrais que desequilibra os neurotransmissores responsáveis por regular o sono, o humor e a concentração. “O estresse crônico favorece a inflamação das células do cérebro, como os neurônios, e isso desequilibra os neurotransmissores”, explicou. O resultado, diz, é um cérebro sobrecarregado e um corpo que reage com fadiga mental, ansiedade e insônia.

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todas as idades convivem com um mesmo desafio: controlar a ansiedade e manter o foco diante da pressão e do excesso de estímulos. A farmacêutica e empresária Luciana Liberato, da Formule, explicou em entrevista à rádio CBN como o estresse e a privação de sono interferem diretamente no desempenho e quais estratégias naturais podem ajudar o cérebro a reagir melhor nesse período.

Segundo ela, o volume crescente de informações, tarefas e cobranças tem provocado o que chama de “neuroinflamação”, uma inflamação nas células cerebrais que desequilibra os neurotransmissores responsáveis por regular o sono, o humor e a concentração. “O estresse crônico favorece a inflamação das células do cérebro, como os neurônios, e isso desequilibra os neurotransmissores”, explicou. O resultado, diz, é um cérebro sobrecarregado e um corpo que reage com fadiga mental, ansiedade e insônia.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Esporte

ABC realiza ação para aluno de 6 anos que viralizou ao vestir camisa do time em desfile escolar

06/11/2025


 

O ABC Futebol Clube vai realizar, nesta quinta-feira (6), uma ação especial na Escola Municipal Fátima Aranha, localizada no município de Montanhas, após o vídeo do aluno Lucas Benício Oliveira, de 6 anos, viralizar nas redes sociais. O garoto ganhou destaque ao participar de um desfile escolar vestindo a camisa do time potiguar, em uma atividade que propunha que os alunos fossem com a camisa do clube que torcem.

Comovida com a história, a equipe de marketing do ABC entrou em contato com a escola e com a família de Lucas, que revelou ter se tornado torcedor do clube por influência do avô. A partir disso, o clube organizou uma visita à escola, que contará com a presença do mascote Fantão. Na ocasião, todos os alunos serão presenteados com lembranças do ABC, e Lucas receberá um kit completo do time, entregue pessoalmente pelos representantes do clube.

Segundo o gerente de marketing do ABC, Rodrigo Mendonça, a iniciativa não se limitará à visita. O plano é incluir o menino nas próximas campanhas do programa de sócio-torcedor, apresentá-lo aos jogadores e à estrutura do clube, além de convidá-lo para assistir a um jogo no estádio no próximo ano.

“Estamos pensando um pouco maior. Queremos conversar com a prefeitura de Montanhas para tentar trazer toda a escola ao primeiro jogo do ano, em 2026. Se conseguirmos o apoio com os ônibus, vamos receber todos os alunos no estádio e realizar outra ação muito especial”, afirmou Mendonça.

Em publicação nas redes sociais do time, o clube potiguar afirmou que Lucas é um exemplo para todo o Brasil em representar o ABC. “Fala, Lucas. O seu orgulho em representar o maior clube do Rio Grande do Norte foi exemplo para todo Brasil. Agora é nossa vez de mostrar como temos orgulho de ter você como nosso torcedor. Até amanhã“, declarou o time.

 

 

PORTAL 98 FM NATAL

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página