Educação

Enem 2025: veja as regras e prazos para pedir reaplicação das provas

10/11/2025

 

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que não compareceram ao primeiro dia de provas, realizado em 9 de novembro, poderão participar da reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro. O procedimento é válido para quem teve problemas de saúde ou enfrentou dificuldades logísticas no dia da aplicação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será necessário solicitar a reaplicação na Página do Participante, entre os dias 17 e 21 de novembro, utilizando login e senha do sistema.

Entre os casos aceitos para reaplicação estão erros na aplicação, falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais. Também têm direito os participantes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose, coqueluche, difteria, meningite, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Nos casos de problemas de saúde, será obrigatório anexar documentos comprobatórios, como exames e atestados médicos. Já nas situações logísticas, o Inep fará a verificação das condições do local de prova em que o candidato estava inscrito.

O Inep orienta que os participantes que tiveram problemas logísticos compareçam normalmente ao segundo domingo de provas, no dia 17 de novembro, e façam a reaplicação apenas da primeira etapa, em dezembro. Já os candidatos com problemas de saúde devem aguardar a recuperação e, se o pedido for aceito, farão as duas etapas do Enem nos dias 16 e 17 de dezembro.

Candidatos que passaram mal durante a prova e deixaram o local antes das 15h30 não poderão solicitar a reaplicação. Nesse caso, a eliminação do exame é automática, conforme as regras do Inep.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Abertura oficial da COP30 acontece, hoje, em Belém

10/11/2025

 

 

A 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a COP30, começa, oficialmente, hoje, em Belém, reunindo representantes de vários países e organizações não governamentais (ONG) 10 anos após o Acordo de Paris, em 2015, na COP21, que tinha como objetivo limitar o aquecimento do planeta em 1,5°C.

A capital paraense, com isso, tem a responsabilidade de sediar o maior evento climático do planeta em meio às notícias de tragédias ambientais recentes, como o tornado no Paraná e as chuvas no Sul do país. E, ao mesmo tempo, o Brasil ainda terá o constrangimento de ter autorizado a exploração de petróleo na Margem Equatorial, na contramão da agenda de transição energética e do “mapa do caminho” para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, defendido pelos organizadores da Conferência. Além disso, especialistas, reconhecem que as chances de avanços concretos são restritas, porque não haverá consenso por conta da ausência de países de peso, como os Estados Unidos, que abandonou o Acordo de Paris.

Na reunião de cúpula da COP30, na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o protagonismo do Brasil na agenda climática, mas passou ao largo da polêmica em torno da Margem Equatorial. “No que depender do Brasil, Belém será o lugar onde renovaremos nosso compromisso com o Acordo de Paris. Isso significa não apenas implementar o que já foi acordado, mas também adotar medidas adicionais capazes de preencher a lacuna entre a retórica e a realidade”, disse.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

13º salário: empresas têm até 30 de novembro para pagar primeira parcela aos trabalhadores

10/11/2025

                                                  Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

Brasil 61

 

Com a chegada das festas de fim de ano de 2025, os trabalhadores brasileiros já aguardam um reforço no orçamento: o 13º salário.

As empresas têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do benefício aos empregados com carteira assinada. Instituído pela Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, o 13º garante um salário extra no encerramento do ano e se tornou um dos principais direitos trabalhistas do país.

Conforme a legislação, tem direito ao benefício o trabalhador que executou as atividades por 15 dias ou mais durante o ano – e que não foi demitido por justa causa.

O  valor da gratificação de natal é proporcional ao período trabalhado. Ou seja, se o colaborador trabalhou 12 meses, o valor do 13° deve corresponder ao total de seu salário mensal. Já no cenário em que a pessoa trabalhou apenas 6 meses no ano, o bônus natalino corresponderá a 50% da sua remuneração.

O benefício é pago em duas parcelas anualmente. A primeira deve ser paga até o dia 30 de novembro de cada ano, considerando o valor bruto da remuneração mensal. Já a segunda parcela pode ser paga até o dia 20 de dezembro. O empregador também pode realizar o pagamento integral – respeitando a primeira data.

O valor da segunda parcela é diferente da primeira, considerando que são inclusos no cálculo dela os descontos do trabalhador sob as normas da CLT.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Lula convida presidente de direita da Bolívia para estreitar relação com o Brasil

09/11/2025


 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma carta ao recém-empossado líder boliviano, Rodrigo Paz Pereira — representante da direita no país — convidando-o para uma visita oficial ao Brasil. O gesto foi confirmado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que esteve neste sábado (8) na posse do novo chefe de Estado.

A notícia é da CNN Brasil. Alckmin ressaltou a tradição de boa relação entre os dois países e afirmou que um encontro entre Lula e Paz deve priorizar a ampliação das parcerias bilaterais. Ele citou áreas como energia, gás, fertilizantes, agronegócio e infraestrutura como caminhos promissores, lembrando que Brasil e Bolívia dividem mais de 3 mil quilômetros de fronteira.

O vice-presidente também comentou sobre o combate ao crime organizado na região, defendendo uma atuação conjunta para identificar lideranças criminosas, bloquear fluxos financeiros e reforçar a segurança em ambos os lados da fronteira.

Rodrigo Paz Pereira assumiu o governo prometendo romper com quase 20 anos de gestões de esquerda e mirando um novo rumo político para o país. O Brasil acompanha a mudança e espera redefinir, junto ao novo presidente, os próximos passos da cooperação regional.

 

Veja tambe?m:

Lula deixa Belém e vai à Colômbia amanhã rumo à Celac discutir Venezuela

Plano de Sidônio para segurança pública encontra resistência dentro do governo Lula

Aliados pedem que Lula adote tom moderado em cúpula na Colômbia para evitar atritos com Trump

Governo Lula gasta R$ 263 milhões para alugar navios de luxo na COP30

 

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cidadania

RIO DO FOGO: novos equipamentos através da Secretaria Municipal de Assistência Social!

09/11/2025


 

A Prefeitura de Rio do Fogo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue investindo em melhorias para o fortalecimento da rede socioassistencial no Município.

A Secretaria realizou a aquisição de novos equipamentos de informática com recursos do PROCAD SUAS, um investimento importante que contribui para o aprimoramento dos serviços e da Gestão do Sistema Único de Assistência Social para nossos beneficiados.

Seguimos firmes no compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à população!

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Esporte

“Poder vestir essa camisa novamente é algo que mexe muito comigo”, diz Edson, na volta ao ABC

09/11/2025


 

De volta ao clube que o revelou, o volante Edson foi apresentado nesta terça-feira (4) no auditório Ernani Alves da Silveira e recebeu das mãos do presidente Eduardo Machado a camisa 5. Aos 33 anos, o jogador retorna ao ABC com o discurso firme de quem quer resgatar a identidade e o espírito de luta da equipe. Emocionado, Edson lembrou sua ligação com o Alvinegro e garantiu que o retorno é movido por sentimento e convicção: “O ABC me escolheu, e eu escolhi o ABC.”

 

O que representa para você esse retorno ao ABC?

Primeiramente, quero dizer que estou muito feliz. Extremamente feliz, porque, de todas as equipes por onde passei, nunca senti o mesmo orgulho e a mesma emoção do que agora: voltando ao ABC. É o clube que me revelou, que me deu tudo na vida, e poder vestir essa camisa novamente é algo que mexe muito comigo.

 

Como você encara a saída do Botafogo-SP e essa nova fase da carreira?

Eu esperava uma atitude diferente do clube onde estava. Fui penalizado por uma situação que não era minha responsabilidade, mas a vida segue. O Botafogo tem a história dele, eu sigo a minha. Isso já está sendo resolvido nos autos. (O jogador saiu em litígio com o clube paulista por ter dado um tapa num adversário que lhe tratou com xenofobia)

 

Esse episódio influenciou na sua decisão de voltar ao ABC?

Não. Eu já vinha conversando com o Gustavo Cartaxo, o presidente Eduardo Machado e o Barata antes mesmo desse problema. O ABC me escolheu e eu escolhi o ABC. Foi um casamento perfeito.

 

Você se emocionou ao assinar o pré-contrato. Por quê?

Cara, eu chorei. Quando o Gustavo me mandou o pré-contrato, eu chorei. Eu fui pro Fluminense e não chorei. Fui pro Bahia e também não chorei. Mas no ABC foi diferente, porque eu sou torcedor de verdade, não é da boca pra fora. Tudo o que tenho hoje eu devo ao ABC.

 

Quais são os seus objetivos ao retornar para o clube que te projetou?

Eu vim pra colocar o clube na Série B. A gente está na D, mas o objetivo é subir. E isso será possível com o grupo, com a comissão técnica e com o trabalho da diretoria. Todos juntos com a torcida seguindo num único rumo. Se voltar a apresentar esse comportamento, o ABC vai colher coisas muito boas novamente.

 

 

Você recusou propostas de Série B. Por quê?

Porque jogador feliz produz mais. E aqui eu sei que vou ser feliz. Hoje o futebol está cheio de “mimimi”. Eu sou da época em que o jogador tinha sangue no olho, que defendia o clube com garra. E é isso que quero resgatar aqui no ABC.

 

Em que posição você pretende atuar?

Onde o professor Marcelo Chamusca achar melhor. Posso jogar de volante ou zagueiro. Na lateral, só em último caso, como quebra-galho. Quando decidi voltar, foi para topar tudo. Onde puder ajudar estarei pronto para desempenhar a função da melhor maneira possível.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Policial

Homem é preso após agredir mulher grávida dentro de condomínio na Zona Norte de Natal

09/11/2025


 

Na manhã deste sábado (8), uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a Polícia Militar na Zona Norte de Natal. Um homem foi flagrado agredindo uma mulher grávida dentro de um condomínio localizado na Avenida Moema Tinoco.

Moradores que presenciaram a cena se desesperaram e tentaram intervir para proteger a vítima até a chegada dos policiais do 4º Batalhão da PM. O casal foi conduzido à delegacia, onde o agressor foi autuado com base na Lei Maria da Penha.

 

O suspeito permanece preso à disposição da Justiça.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

VÍDEO: Drone mostra destruição em cidade do Paraná após tornado com ventos de 250 km/h

09/11/2025

 

Um tornado que atingiu o Sul do país na noite de ontem deixou um rastro de destruição no Paraná. Ao menos seis pessoas morreram e 437 precisaram ser atendidas, sendo nove em estado grave, informou a Defesa Civil do estado. Milhares de pessoas estão desalojadas. Duas pessoas estão desaparecidas.

Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais impactada, com cerca de 90% das casas e comércios destruídos. Um hospital de campanha foi montado na cidade para atender as vítimas do tornado.

A Defesa Civil Estadual já enviou para a cidade 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões, 220 kits de higiene pessoal, 104 kits de limpeza e 54 bobinas de lona. Ainda segundo o órgão, o município foi atingido por uma tempestade provocada por um tornado formado dentro de uma supercélula.

 

UOL e Itatiaia

 

 

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Educação

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

09/11/2025


As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste domingo (9). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

 

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste domingo (9) em 1.804 municípios brasileiros, nas 27 unidades da federação. As três únicas exceções são Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) na região.

Neste sábado, é a hora de os candidatos se organizarem, separarem o checklist de “sobrevivência” e ajustarem os relógios. O objetivo é evitar contratempos na chegada aos locais de prova antes das 13h e, também, durante a aplicação do exame.

A Agência Brasil reuniu as principais orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, sobre documentos de identificação, itens permitidos, horários e questões que envolvem a realização das provas.

As regras estão listadas no edital completo do Enem 2025, disponível também na Página do Participante do Inep.

 

Documentação

O fiscal somente autorizará a entrada dos candidatos na sala de aplicação do Enem se estes apresentarem documentos oficiais de identificação com foto e válidos. A organização do Enem aceitará a identificação com documentos nos formatos físico ou digital, mas prints de tela do smartphone e fotos dos documentos não serão aceitos.

Desde a edição de 2024, é aceita a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, que integra os dados de identificação do cidadão e reduz a possibilidade de fraudes.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital e demais documentos, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de identidade, antigamente chamada de Registro Geral (RG), também poderão ser apresentados, por meio do aplicativo de serviços do governo federal, o Gov.br.

 

O candidato ainda pode acessar o aplicativo oficial da CNH Digital Gov.br.

 

Basta mostrar tudo nos aplicativos oficiais, previamente instalados no celular do candidato. Por isso, a dica de ouro é não deixar para o último momento a instalação dos apps.

Além dos já citados, também será aceita a documentação para estrangeiros, conforme os termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul [Mercado Comum do Sul] e Estados Associados.

 

O que levar e o que guardar

Embora não seja item obrigatório, o Inep recomenda levar impresso o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível também na Página do Participante, com login único da plataforma Gov.br.

Entre outras informações, o documento traz o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. 

A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Caneta azul não será aceita.

Os participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão utilizar caneta em material transparente com tinta colorida exclusivamente nas marcações do caderno de questões.

Contudo, o Cartão-Resposta, independentemente da situação, deve ser preenchido exclusivamente com caneta de tinta preta.

 

O que guardar no envelope

Não serão permitidos quaisquer tipos de consultas pelo candidato a livros, manuais impressos e anotações. Esses itens devem ser guardados no envelope porta-objetos, antes de o participante entrar no local de aplicação.

Antes de ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros, protetor auricular e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Igualmente, não podem ser deixados sob a carteira do candidato materiais de papelaria, como lápis, lapiseira, borrachas, réguas, nem mesmo caneta esferográfica de material não transparente.

O envelope porta-objetos deve ser mantido debaixo do assento, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

 

Lanches e medicamentos

Os candidatos podem levar lanches ou medicamentos necessários. Eles são permitidos, desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala de aplicação da prova.

 

Os candidatos portadores de artigos religiosos, como véu, quipá, burca e outros, poderão ter estes itens sujeitos à vistoria do coordenador local.

 

Proibidos

É vetado o porte de armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos em lei (Art. 6º da Lei nº 10.826/2003). Nestes casos, é obrigatória a apresentação da autorização de porte de armas, pelo participante.

Os candidatos não podem levar ou ingerir bebidas alcoólicas, ou consumir cigarro, inclusive eletrônico, bem como outros produtos derivados do tabaco, no local de provas. Evidentemente, drogas ilícitas não serão permitidas.

O uso de qualquer equipamento eletrônico é proibido. Esses itens devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos, antes de o participante entrar no local de aplicação.

O edital lista exemplos de dispositivos eletrônicos que não podem ficar à mostra: relógios, garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, chave com alarme, tablet, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar, alarme.

As restrições englobam ainda fone de ouvido ou com qualquer outro componente eletrônico, e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

 

Incomunicáveis

Será eliminado o candidato que se comunicar ou tentar se comunicar verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com qualquer pessoa que não seja da equipe de aplicação, a partir das 13 horas, até o fim da aplicação, 19 horas, no horário de Brasília.

 

Ausências

Os participantes não podem se ausentar da sala de provas, a partir das 13 horas, sem o acompanhamento de um fiscal.

Para se ausentar em definitivo da sala de provas, é preciso que se passem duas horas do início das provas.

 

Banheiros

Após o fechamento dos portões, a partir de 13 horas, se o participante precisar usar o banheiro antes do início da prova ou durante a aplicação desta, será acompanhado pelo fiscal.

Ao retornar à sala de provas, o participante deverá passar por um novo processo de identificação, mesmo tendo realizado a identificação anteriormente.

O objetivo é garantir que a pessoa que saiu da sala é a mesma que está retornando para a aplicação do exame.

Após o término do exame e a saída definitiva da sala de provas, o candidato não poderá mais usar o banheiro do local de aplicação.

 

Saída definitiva

Quando o participante decide entregar seus materiais (cartão-resposta e folha de redação) e se retira permanentemente da sala, sua participação é considerada encerrada.

A partir desse momento de saída definitiva, o participante está proibido de retornar à sala de aplicação e de usar as instalações sanitárias do local.

 

Materiais de prova

A regra do edital estabelece as condições para a retirada de materiais de prova do local de aplicação pelo participante. As medidas visam proteger a segurança e o sigilo das provas.

Por isso, a retirada do caderno de questões é autorizada apenas se o participante deixar a sala de forma definitiva dentro dos últimos 30 minutos que antecedem o horário oficial de término da prova, ou seja, 18h30.

O cartão-resposta e a folha de redação não poderão ser levados em nenhuma hipótese.

Portanto, se o participante optar por finalizar o exame e se retirar da sala antes desse intervalo de 30 minutos, o caderno de questões deverá ser obrigatoriamente devolvido ao aplicador, juntamente com os demais materiais.

 

Horários

A aplicação das provas segue o horário de Brasília. Pontualmente, os portões abrem às 12 horas e se fecham às 13h.

No primeiro dia do Enem 2025, as provas começam às 13h30 e se encerram às 19h.

Os participantes resolverão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; língua estrangeira (inglês ou espanhol); além da redação, com texto dissertativo-argumentativo.

 

Dúvidas

Para saber mais sobre o que fazer antes, durante e depois do exame, acesse o link criado pelo Inep com respostas às perguntas mais frequentes.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Policial

Corpo de policial penal é achado dentro de casa com sigla “CV”; do lado de fora, muro tem inscrição “X9”

09/11/2025

 

 

Uma policial penal foi encontrada sem vida dentro da própria residência, na manhã deste sábado (08), na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba. O caso tem causado grande comoção entre colegas de profissão e levantado suspeitas de possível ligação com o crime organizado.

Segundo as primeiras informações, o marido da vítima, que trabalha viajando, tentou contato com ela sem sucesso por mais de um dia. Preocupado, ele acionou colegas da unidade prisional feminina onde ela atuava. Ao chegarem à casa, acompanhados da diretora do presídio, os agentes encontraram a porta aberta e o corpo da policial fardado.

No local, paredes estavam pichadas com a palavra “X9” e a sigla “CV”, referência ao Comando Vermelho. Um cachorro da raça pitbull, criado pela servidora, foi encontrado solto na residência.

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Duas pessoas morrem após galpão desabar durante obra na Grande Natal

09/11/2025


 

Duas pessoas morreram após um galpão em obras desabar no fim da manhã deste sábado (8) em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.

O Corpo de Bombeiros informou que pelo menos três operários estavam no local e que um deles foi resgatado com vida e levado ao hospital. Os outros dois ficaram presos nos escombros e os corpos foram encontrados no início da tarde.

As vítimas foram identificadas como Antonio Ferreira da Silva, de 35 anos, funcionário da obra, e Rodolfo Nobre, de 37 anos, filho do proprietário do galpão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu quando um caminhão-guindaste colocava, no galpão, uma estrutura de teto pré-moldado, que teria caído.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos bombeiros foram acionadas para dar suporte no local. O estado de saúde do paciente atendido não foi divulgado.

Os bombeiros informaram ainda que acionaram um outro caminhão-guindaste para auxiliar na retirada do teto pré-moldado do local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a estrutura ficou frágil e era preciso retirar o material para dar segurança no acesso dos próprios bombeiros e das equipes de saúde no local para o resgate das vítimas.

 

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

Mega-Sena concurso 2.938: prêmio acumula e vai a R$ 67 milhões

09/11/2025


Mega-Sena 2938 resultado: as dezenas sorteadas neste sábado (8) — Foto: Reprodução

 

O sorteio do concurso 2.938 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (8), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio acumulou em R$ 67 milhões.

 

Veja as dezenas sorteadas:

 

10 – 14 – 15 – 35 – 44 – 56

 

5 acertos: 65 apostas ganhadoras, R$ 44.047,10.

4 acertos: 4.955 apostas ganhadoras, R$ 952,43.

O próximo sorteio da Mega será na terça-feira (11). Com informações do g1

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

CPMI do INSS já encaminhou 27 pedidos de prisão preventiva ao STF

09/11/2025


                                          Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

Instalada em agosto, a CPMI do INSS já aprovou e enviou ao Supremo Tribunal Federal 27 pedidos de prisão preventiva ligados ao esquema de fraudes que drenou recursos de aposentados e pensionistas. As solicitações agora aguardam análise do ministro André Mendonça, responsável pelo caso no STF.

Entre os alvos estão nomes considerados centrais no esquema, como os empresários Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, e Maurício Camisotti — presos em setembro por determinação do Supremo após pedido da Polícia Federal, que apontou risco de fuga e ocultação de patrimônio. A comissão também aprovou confisco de passaportes e prisões em flagrante de depoentes que teriam mentido durante as oitivas.

Dos 27 envolvidos, 11 já prestaram depoimento à CPMI, incluindo Rubens Oliveira Costa e Carlos Roberto Ferreira Lopes, detidos durante as sessões por contradições. Apenas um flagrante ainda não resultou em pedido de preventiva: o de Abraão Lincoln Ferreira, dirigente da CBPA, liberado após pagamento de fiança.

A lista de investigados inclui ex-dirigentes do INSS, servidores afastados, empresários e o advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues, também citado pela PF em etapas anteriores da investigação. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), tem pressionado para que STF e PGR acelerem as análises e avancem na responsabilização dos envolvidos.

 

Lista completa dos nomes com pedidos de prisão preventiva enviados ao STF:

 

Andre Paulo Felix Fidelis

 

Eric Douglas Martins Fidelis

 

Cecilia Rodrigues Mota

 

Virgilio Antonio Ribeiro de Oliveira Filho

 

Thaisa Hoffmann Jonasson

 

Maria Paula Xavier da Fonseca Oliveira

 

Alexandre Guimarães

 

Antonio Carlos Camilo Antunes (“Careca do INSS”)

 

Rubens Oliveira Costa

 

Romeu Carvalho Antunes

 

Domingos Savio de Castro

 

Milton Salvador de Almeida Junior

 

Adelinon Rodrigues Junior

 

Alessandro Antonio Stefanutto

 

Geovani Batista Spiecker

 

Reinaldo Carlos Barroso de Almeida

 

Vanderlei Barbosa dos Santos

 

Jucimar Fonseca da Silva

 

Philipe Roters Coutinho

 

Mauricio Camisotti

 

Marcio Alaor de Araújo

 

Nelson Wilians Fratoni Rodrigues

 

Silas da Costa Vaz

 

Vinícius Ramos da Cruz

 

Felipe Macedo Gomes

 

Milton Baptista de Souza Filho

 

Carlos Roberto Ferreira Lopes

 

Com informações da CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

RIO DO FOGO: ATENÇÃO PRODUTOR RURAL

08/11/2025



 

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica aos agricultores e agricultoras do Município que o prazo para a Declaração Anual de Rebanho iniciou e segue até o dia 30 de novembro para regularizar a situação.

O documento é uma atualização obrigatória que deve ser realizada por todos os produtores que tem bovinos, caprinos, equinos, muares, aves, peixes, bubalinos, suínos e ovinos.

É uma obrigação legal que garante a sanidade do rebanho que permite o controle e a vigilância de doenças. Garante também que o produtor tem acesso a Guia de Trânsito Animal, que é a GTA.

A declaração pode ser feita na Secretaria de Agricultura, na Emater Local ou em algum escritório do Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN).

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Esporte

Turquia ordena prisão de 17 árbitros por escândalo de apostas

08/11/2025


 

Procuradores da Turquia anunciaram nesta sexta-feira (7) a prisão preventiva de 21 pessoas, incluindo 17 árbitros e o presidente de um clube da Super Lig (segunda divisão turca), como parte de uma investigação sobre supostas apostas em partidas de futebol.

A informação é da CNN. Até o momento, 18 dos 21 suspeitos foram detidos, informou a agência de notícias estatal Anadolu.

A medida ocorre uma semana após a Federação Turca de Futebol (TFF) suspender 149 árbitros e assistentes, depois que uma investigação constatou que os oficiais que atuam nas ligas profissionais do país apostavam em partidas de futebol.

A Procuradoria-Geral de Istambul afirmou que a prisão preventiva dos 17 árbitros se baseia em abuso de poder e manipulação de resultados. O presidente de um clube da Super Lig, um ex-proprietário de clube e um ex-presidente de associação também tiveram suas prisões preventivas decretadas por suposta manipulação de resultados, segundo o comunicado.

Uma outra pessoa foi presa por disseminar informações enganosas nas redes sociais, em uma operação realizada em 12 cidades da Turquia.

Como parte de uma investigação separada, o conselho disciplinar da Federação Turca de Futebol (TFF) impôs suspensões que variam de oito a doze meses a 149 árbitros por envolvimento em apostas.

O presidente da TFF, Ibrahim Haciosmanoglu, descreveu a situação como uma "crise moral no futebol turco". A investigação revelou que 371 dos 571 árbitros ativos nas ligas profissionais da Turquia possuíam contas de apostas, e 152 deles apostavam ativamente.

Um árbitro apostou 18.227 vezes, e 42 árbitros apostaram em mais de mil partidas de futebol cada um. Outros apostaram apenas uma vez.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Policial

Três pessoas são presas e submetralhadora é apreendida durante operação da PM em Mãe Luiza

08/11/2025


 

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) prendeu três pessoas durante mais uma fase da Operação “Mãe Luiza Segura”, realizada na tarde desta sexta-feira 7 no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal. A ação resultou na apreensão de uma submetralhadora calibre 9mm, dois coletes balísticos, munições, drogas e celulares.

Segundo a PM, equipes da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) realizavam patrulhamento tático quando avistaram um homem em atitude suspeita. Ele tentou fugir ao perceber a presença dos policiais e entrou em uma residência. No interior do imóvel, os militares encontraram o material apreendido.

Na casa estavam duas mulheres e o homem abordado, que foram detidos e conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil junto com o material apreendido para os procedimentos cabíveis.

A operação é coordenada pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e conta com o apoio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ROCAM e 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM).

A “Mãe Luiza Segura” é parte das ações permanentes da PM voltadas à prevenção e repressão da criminalidade. O reforço policial ocorre após um confronto registrado na madrugada de quarta-feira (5), quando uma viatura da PM foi atingida por disparos durante um tiroteio na região.

De acordo com a corporação, o confronto aconteceu por volta das 3h50, após uma equipe se deparar com cerca de 15 homens armados e com roupas camufladas que saíam de uma área de mata próxima à 1ª Companhia do 1º BPM. Houve troca de tiros, mas nenhum suspeito foi preso. Foram encontradas cápsulas deflagradas e intactas de diversos calibres, encaminhadas à Central de Flagrantes.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Em dia de julgamento, Tarcísio agradece Bolsonaro: “Gratidão não prescreve”

08/11/2025


                                         Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aproveitou sua participação na posse do conselheiro Wagner de Campos Rosário como integrante do TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) para agradecer, “por tudo”, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu sou muito grato a Jair Bolsonaro por tudo“, disse ele.

A fala ocorreu nesta sexta-feira (7), mesmo dia em que a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começou a julgar, em plenário virtual, recurso de Bolsonaro e outros seis réus condenados pela trama golpista.

“[Queria] Agradecer muito pelas presenças especiais dos senadores Rogério Marinho (PL) e Flávio Bolsonaro (PL) e dizer, Flávio, que teu pai está presente aqui conosco: você representa o presidente Jair Bolsonaro, que não está aqui, mas, com certeza, está muito feliz com a posse do Wagner de Campos Rosário. [Queria] Dizer que gratidão é algo que não prescreve e não vai prescrever nunca. Então, eu sou muito grato a tudo, muito grato ao presidente Jair Bolsonaro por tudo”, disse Tarcísio.

À CNN Brasil, a assessoria de Flávio confirmou a vinda do senador a São Paulo para a posse no TCESP. A reportagem também apurou que Flávio achou importante comparecer à posse de Wagner por ele ter sido ministro da CGU (Controladoria-Geral da União) durante o governo Bolsonaro. Os dois teriam construído uma relação de amizade.

Nas redes sociais, o senador fez uma publicação homenageando Wagner e ressaltando que “Jair Bolsonaro era quem deveria estar na Mesa de Honra”. “Orgulhoso de você e comemorando com a gente sua merecida posse no TCE/SP, mas a perseguição implacável, covarde e ilegal não permitiu”, completou na legenda do Instagram.

O senador também veio para São Paulo para outra agenda: a inauguração da sede do PL (Partido Liberal) na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, nesta sexta. O evento é organizado por Frederick Wassef, advogado de Jair Bolsonaro e presidente do PL no município.

O julgamento dos recursos dos condenados do núcleo 1 começou nesta sexta em plenário virtual. Os outros ministros têm até a próxima sexta (14) para registrar os votos. Até o momento, o placar é de 2 x 0 pela rejeição dos recursos.

A defesa do ex-presidente apresentou embargos de declaração em 27 de outubro. Esse tipo de recurso é utilizado para contestar possíveis omissões ou contradições nos votos dos ministros. No documento, os advogados alegaram “injustiças”, “erros” e “equívocos” no julgamento.

A sessão especial ocorreu a partir das 10h desta sexta-feira no Auditório Nobre do TCESP. Além de Tarcísio, o evento contou com a presença de membros do colegiado do Tribunal e autoridades. Entre eles, o deputado estadual André do Prado (PL), presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que também discursou na sessão.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Economia

Midway Mall é vendido por R$ 1,6 bilhão

08/11/2025


 

O maior shopping do RN tem novo dono. A Guararapes, controladora das Lojas Riachuelo, fechou a venda do Midway Mall, em Natal, por impressionantes R$ 1,6 bilhão. O negócio atende a uma antiga cobrança dos investidores, que pediam há anos uma melhor alocação de capital do grupo potiguar, segundo informações do Metro Quadrado.

O valor é gigante: equivale a quase 30% do valor total da Guararapes na Bolsa, que encerrou a sexta-feira (7) valendo R$ 5,5 bilhões na B3. A notícia empolgou o mercado — as ações da empresa subiram quase 3% no pregão de hoje.

A companhia assinou um memorando de entendimento com um grupo de investidores liderado pela Capitânia, gestora de fundos imobiliários. O consórcio também reúne outros fundos do setor, um player que já atua na região e uma família tradicional do Nordeste.

Com o acordo, a Riachuelo reforça o caixa e dá um passo estratégico num momento de forte disputa do varejo nacional. O Midway Mall, ícone de Natal e um dos maiores shoppings do Nordeste, muda de mãos, mas continua sendo símbolo do poder econômico do RN no cenário nacional.

 

BG

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Educação

Estudante carioca nota mil dá dicas para redação do Enem

08/11/2025


 

Neste domingo (9), milhares de estudantes irão realizar a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. Nesta fase, a prova vem acompanhada da temida redação. A carioca Amanda Chagas, de 22 anos, uma das 12 estudantes que tiraram nota mil, em 2024, deu dicas para os candidatos deste ano.

Aluna do curso de medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Amanda revelou as próprias estratégias para obter a pontuação máxima na redação.

Para a universitária, o ponto-chave é saber administrar o tempo na hora da prova. A tática usada por ela foi começar pelo rascunho da redação. Depois, fez as questões objetivas. E, no final, passou o texto a limpo.

“Não adianta fazer direto, porque você pode deixar passar alguns erros”, explicou Amanda.

A estudante ainda destacou que o mais importante é manter a calma: “Você tem que confiar no seu estudo e tentar dar o seu melhor na hora da prova”, afirmou.

Antes de passar para a faculdade dos sonhos, ela estudou por três anos em um curso pré-vestibular e intensificou a prática de produção de textos.

Amanda fazia redações dos mais variados temas duas vezes por semana e sempre se atentava a identificar os erros para não repeti-los.

Além de estudar redações com notas altas, a jovem ressaltou a importância de ler muito e ter repertório para aplicar no texto.

Para Amanda, é difícil arriscar um palpite sobre qual será o tema da redação deste ano. No entanto, ela destaca que o aluno deve estar preparado para escrever sobre qualquer assunto.

 

Prova deste domingo (9)

Além da redação, o exame terá questões de ciências humanas e linguagens. A prova começa às 13h30 (horário de Brasília).

Antes de sair de casa, é importante o candidato conferir o endereço do local de prova. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

O estudante precisa levar documento oficial com foto, o cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta de tubo transparente.

 

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Primeira páginaAnterior Próxima Última página