Economia

Valor do salário mínimo 2026 cai para R$ 1.627 após revisão

01/12/2025


                                                                 Assessoria

 

O salário mínimo 2026 deve ficar em R$ 1.627, segundo a nova estimativa enviada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) ao Congresso. Anteriormente, a previsão indicava um valor de R$ 1.631. Desde já, a mudança reflete a atualização das expectativas de inflação, que compõem a fórmula de reajuste anual. Além disso, o governo afirma que o valor final só será confirmado no início do próximo ano.

 

Revisão do salário mínimo 2026

 

Conforme o MPO, a revisão ocorre porque a projeção do INPC, índice que baseia o cálculo do piso, deve encerrar o ano abaixo do previsto. Dessa forma, a queda reduz a estimativa do salário mínimo 2026. Segundo economistas, essa alteração acontece de maneira recorrente sempre que há desaceleração nos preços. Embora o impacto seja pequeno no valor nominal, ele afeta diretamente o planejamento das despesas federais.

O salário mínimo é referência para aposentadorias, pensões, seguro-desemprego e benefícios sociais. Por isso, uma projeção menor tende a diminuir gastos públicos, embora, por outro lado, o efeito final dependa do número de beneficiários. Além disso, o Congresso poderá revisar essas estimativas durante a tramitação do Orçamento. Eventualmente, as projeções também podem ser atualizadas nas avaliações bimestrais previstas em lei.

O MPO reforçou, em nota, que a definição final depende do resultado do INPC, previsto para 10 de dezembro. Segundo o comunicado, a projeção menor reduz gastos, mas outras variáveis também influenciam o cálculo. Ainda conforme o órgão, caberá ao Congresso analisar a conveniência de mudanças no PLOA durante o debate orçamentário. Assim, o valor definitivo só será conhecido em janeiro.

 

Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Jovem morto por leoa em zoológico já foi preso 10 vezes e solto há 2 dias

01/12/2025


 

O jovem que morreu após invadir a jaula de uma leoa neste domingo (30) foi identificado como “Vaqueirinho”, de Mangabeira.

Conhecido pela longa ficha de contravenções desde a adolescência, ele havia sido preso mais de dez vezes e deixado a unidade policial na última sexta-feira (28).

Na semana passada, a Polícia Militar foi acionada depois que ele tentou danificar caixas eletrônicos em uma agência bancária e acabou liberado após assinar um TCO.

Após o ataque, a prefeitura informou que o parque foi fechado temporariamente e divulgou nota lamentando o ocorrido e prestando solidariedade à família. O caso foi registrado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa.

 

 

Portal da 96 FM

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Economia

Com bandeira amarela, conta de luz fica mais barata em dezembro

01/12/2025


         O valor é 237% menor do que o da bandeira vermelha. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A conta de luz vai cair em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, decidiu mudar a bandeira vermelha patamar 1 para a amarela no próximo mês. 

Assim, os consumidores vão passar a pagar R$ 1,88 para cada 100 KWh (quilowatts-hora). O valor é 237% menor do que o da bandeira vermelha. 

Segundo a Aneel, a previsão de chuva para dezembro é maior que a ocorrida em novembro na maior parte do país. Mas o valor ainda é abaixo da média histórica para o período, sendo ainda preciso acionar as usinas termoelétricas para atender à demanda da população.

A Agência ainda informa que a geração de energia solar não fornece energia de forma contínua, especialmente no período noturno e nos horários de maior consumo.

A Aneel reforça a importância do uso responsável da energia para evitar desperdícios e contribuir com a sustentabilidade do sistema elétrico.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Pedro Filho lança Projeto Vale + Vivo em Assu com presença do senador Rogério Marinho

01/12/2025



 

O vereador Pedro Filho (PL) lançou, na manhã deste sábado (29), o Projeto Vale + Vivo, durante evento na Câmara Municipal de Assu. A iniciativa, voltada ao fortalecimento comunitário e à ampliação de ações sociais no Vale do Açu, reuniu lideranças políticas, representantes de entidades locais e moradores da região. O senador Rogério Marinho (PL-RN) marcou presença na solenidade e destacou a importância do projeto.

Em sua apresentação, Pedro Filho detalhou as diretrizes do Vale + Vivo, que prevê ações voltadas ao desenvolvimento social, incentivo ao turismo e apoio à agricultura. Segundo o vereador, o programa nasce com a missão de “cuidar das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Açu”.

O senador Rogério Marinho ressaltou a relevância de iniciativas que aproximam o poder público das demandas das comunidades. “Projetos como o Vale + Vivo fortalecem o tecido social e ampliam oportunidades. É fundamental valorizar ações que nascem do território, com diálogo e compromisso. Fico feliz em acompanhar esse lançamento e reafirmar nosso apoio ao desenvolvimento do Vale do Açu e de todo o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

Pé-de-Meia:?nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela

01/12/2025


                                                           Foto: MEC/Divulgação

 

Agência Brasil

 

O Ministério da Educação (MEC) paga, nesta segunda-feira (1º), a?nona parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 aos beneficiários nascidos nos meses de novembro e dezembro.

O programa federal é voltado aos estudantes do ensino médio inscritos até 7 de fevereiro de 2025, no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Eles devem estar matriculados na rede pública regular e ter entre 14 e 24 anos de idade, ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idade de 19 a 24 anos. Todos precisam ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular.

Para ter direito ao benefício do incentivo frequência, os alunos devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Nesta nova etapa, a Caixa Econômica Federal – responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – aponta que, ao todo, cerca de 3,2 milhões de estudantes de escolas públicas receberam o benefício no valor de R$ 200.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Após prisão de Bolsonaro, Michelle indica topar ser vice de Tarcísio

01/12/2025


                                                           Foto: Luís Nova

 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou a indicar a aliados que topa ser candidata a vice-presidente da República em 2026, em uma chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A sinalização, segundo relatos feitos à coluna por pessoas próximas ao clã Bolsonaro, foi dada por Michelle em conversas nos últimos dias, após o marido começar a cumprir, em regime fechado, a pena à qual foi condenado no inquérito do golpe.

A avaliação no clã Bolsonaro é de que é preciso ter alguém da família na chapa presidencial para manter a influência da família. O temor é de que, se eleito, Tarcísio cresça politicamente e deixe o legado de Jair Bolsonaro em segundo plano.

Em conversas reservadas, Michelle tem dito respeitar e confiar em Tarcísio. A ex-primeira-dama, de acordo com pessoas próximas à família, avalia que o atual governador de São Paulo não trairia o ex-presidente da República.

O plano original de Michelle seria disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal (DF) em 2026. A esposa de Jair Bolsonaro, como noticiou a coluna, cogitava, inclusive, colocar um de seus irmãos como suplente na chapa.

A ex-primeira-dama, entretanto, afirmou a aliados que, se necessário, topa abrir mão da candidatura a senadora no DF — onde tem grandes chances de ser eleita — para compor chapa com Tarcísio ao Palácio do Planalto.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Policial

Cinco PMs são presos por crimes em megaoperação no Rio de Janeiro

29/11/2025

 

Cinco policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque foram presos nesta sexta-feira (28) por crimes cometidos durante a Operação Contenção, realizada no último dia 28 de outubro, no Rio de Janeiro, nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 122 pessoas mortas.

Além dos cinco policiais presos, outros cinco são alvo de mandados de busca e apreensão. A ação é realizada pela Corregedoria-Geral da PM que iniciou, nesta sexta-feira, uma ação decorrente de investigações realizadas a partir da análise das imagens das Câmeras Operacionais Portáteis utilizadas por PMs.

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, as investigações estão sob responsabilidade da 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), que identificou indícios de cometimento de crimes militares no decorrer do serviço.

Em nota, o comando da corporação diz que não compactua “com possíveis desvios de conduta ou cometimento de crimes praticados por seus entes, punindo com rigor os envolvidos quando constatados os fatos”.

 

Roubo de fuzis

De acordo com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (CDDHC), que acompanha a operação deflagrada pela Corregedoria da Polícia Militar, os indícios revelados pelas câmeras corporais incluem “o furto de um fuzil possivelmente destinado à revenda para criminosos”, conforme divulgou a presidente da comissão, deputada Dani Monteiro (PSOL).

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

É HOJE: Pré-candidato a deputado federal, Pedro Filho lançará o projeto Vale+Vivo com presença de Rogério Marinho em Assu

29/11/2025


 

O Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, pode se transformar em um modelo de desenvolvimento sustentável com a implementação do projeto Vale+Vivo. Iniciativa do mandato do vereador de Assu, Pedro Filho (PL), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Habitacional Canaã (IDEHAC), o projeto busca integrar agricultura sustentável, turismo e desenvolvimento social, formando uma base sólida para o crescimento regional equilibrado. A proposta será apresentada no próximo sábado (28), em evento que contará com a presença do senador e presidente estadual do PL, Rogério Marinho.

Pré-candidato a deputado federal, Pedro Filho acredita que o Vale+Vivo tem potencial para unir comunidades, instituições e recursos na busca por soluções para desafios como o êxodo rural, a baixa diversificação econômica e a desigualdade social, potencializando as riquezas naturais e produtivas da região – marcada pela forte produção de frutas, pelos grandes reservatórios de água e por sua diversidade cultural.

"Plantar o futuro é cultivar gente, cuidar da terra e valorizar o que é nosso. O Vale do Açu, com seu sol, água e história, floresce como território de prosperidade digna e respeito à natureza. Nosso projeto colocará a região de novo em local de destaque econômico e social", disse o vereador Pedro Filho. A estimativa é de que o projeto beneficie cerca de 500 famílias, capacite 800 jovens e mulheres, aumente a renda familiar em até 30% e implante cinco rotas turísticas, gerando empregos e fortalecendo a economia local.

Estruturado em três eixos principais, o projeto promove a sustentação do homem no campo por meio de tecnologias sustentáveis, como hortas comunitárias agroecológicas, irrigação inteligente com energia solar e reúso de água, além do apoio a cooperativas e agroindústrias familiares para o beneficiamento de frutas, mel e queijos. Um selo regional de sustentabilidade — o “Vale+Vivo” — agregará valor aos produtos locais, incentivando a agricultura regenerativa e orgânica.

No eixo de turismo sustentável e cultural, serão criadas rotas integradas, como a Rota das Águas, Rota do Melão e Rota das Artes do Sertão, com estruturação de pousadas rurais, fazendas pedagógicas, trilhas ecológicas na caatinga e festivais gastronômicos que destacam a identidade local, em parceria com guias comunitários e instituições de ensino superior.

O terceiro eixo volta-se ao desenvolvimento social e à educação, com a criação de centros comunitários multipropósito voltados à educação ambiental, ao artesanato e à cultura; programas de capacitação técnica em agroecologia, empreendedorismo e energias renováveis, em parceria com o IFRN, o Sebrae e o Senar; além de iniciativas para o empoderamento de jovens e mulheres rurais, incluindo startups e ações de saúde preventiva.

O orçamento estimado para viabilizar a iniciativa é de R$ 5,2 milhões, abrangendo ações de capacitação, infraestrutura sustentável e gestão. Os recursos poderão vir de fontes como o governo federal (MAPA e MDA), além do BNDES, Banco do Nordeste, fundos internacionais (BID e PNUD), e parcerias com universidades (UERN, IFRN, UFERSA) e empresas do setor produtivo e do agronegócio sustentável.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Cidadania

Cartão de crédito é uma nova opção de pagamento do DAS para o MEI

29/11/2025


                                                      Foto: Divulgação/RF

 

Receita Federal informa que os Microempreendedores Individuais (MEI) já podem efetuar, via cartão de crédito, o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensal, do DAS Cobrança e do DAS de Excesso de Receita.

A novidade traz mais praticidade e flexibilidade para o contribuinte que busca manter suas obrigações em dia.

Com essa funcionalidade, o MEI passa a contar com mais alternativas para quitar seus tributos e garantir os benefícios previdenciários e a regularidade do seu negócio.

 

A nova modalidade de pagamento está disponível na opção “Pagar Online”.

 

Fonte: Receita Federal

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

CONTA DE LUZ: Aneel rebaixa bandeira tarifária para amarela em dezembro

29/11/2025


                                          Foto: rawpixel.com/Freepik

 

A Aneel anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária de dezembro será amarela, o que representa custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. O valor é menor que o de novembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 1, que adicionava R$ 4,46 por 100 kWh.

Segundo a agência, a mudança ocorre porque, com a chegada do período chuvoso, a previsão de chuvas para dezembro é melhor que a de novembro, embora ainda abaixo da média histórica. Isso permite redução da cobrança, mas não elimina a necessidade de uso de termelétricas.

É a primeira vez desde 2019 que a bandeira amarela é aplicada em dezembro. Entre setembro de 2021 e abril de 2022, vigorou a bandeira de escassez hídrica.

 

Como funciona o sistema de bandeiras

 

O sistema de bandeiras tarifárias mostra ao consumidor o custo real da geração de energia no país:

Quando há boas condições de geração, principalmente nas hidrelétricas, vale a bandeira verde, sem cobrança extra.

Se chove pouco e o nível dos reservatórios cai, é preciso usar termelétricas, que são mais caras. Nesses casos entram as bandeiras com cobrança adicional:

 

Bandeira verde – sem custo extra

Bandeira amarela – R$ 18,85 por MWh (R$ 1,88 por 100 kWh)

Vermelha patamar 1 – R$ 44,63 por MWh (R$ 4,46 por 100 kWh)

Vermelha patamar 2 – R$ 78,77 por MWh (R$ 7,87 por 100 kWh)

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Coronel Hélio lança plataforma Bora Decolar neste domingo (30)

28/11/2025


 

Neste domingo (30 de novembro), às 9h, Coronel Hélio apresenta a todo Rio Grande do Norte a plataforma Bora Decolar no Holiday Inn Natal. O projeto é uma plataforma colaborativa onde as pessoas poderão deixar suas propostas, pensamentos e ideias para um RN e Brasil melhores. O lançamento terá entrada gratuita e conta com a participação do povo e de lideranças políticas do estado.

Coronel Hélio é presidente do diretório do PL em Natal e coordenou as campanhas presidenciais de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Coronel Hélio já percorreu mais de 100 municípios potiguares e tem conhecido de perto as problemáticas mais relatadas pelo povo do RN. A ideia da plataforma é exatamente escutar diretamente do povo o que eles desejam de um mandato de um Senador pelo Rio Grande do Norte.

 

Informações:

* Data: 30 de novembro (domingo)

* Horário: 9h

* Local: Holiday Inn Natal

* Entrada gratuita

 

Blog do Rudimar Ramon

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

13º salário: primeira parcela deve ser paga até esta sexta-feira

28/11/2025


 

Os empregadores têm até esta sexta-feira, 28, para fazer o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores com carteira assinada. O valor é calculado pela soma de metade do salário bruto com a média dos adicionais, sem descontos de contribuições devidas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Imposto de Renda (IR).

 

Benefício foi instituído em 1962

 

Chamado oficialmente de “Gratificação de Natal para os Trabalhadores”, o benefício foi instituído pela Lei Nº 4.090 de 1962 e garante que todos os trabalhadores com carteira assinada tenham direito a um salário extra no final do ano. Por lei, a primeira parcela do 13º deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro e o dia 30 de novembro. No entanto, neste ano, a data limite cai em um domingo, dia da semana em que não há compensação bancária, o que faz com que os empregadores tenham que antecipar os depósitos para o dia útil anterior – no caso, esta sexta-feira.

Para quem trabalhou menos de 12 meses, o valor pago é proporcional ao tempo de serviço – mas é preciso estar atento porque, para que o mês seja contabilizado, é necessário que o funcionário tenha ao menos 15 dias trabalhados no período.

 

Pagamento da segunda parcela

 

Enquanto a primeira parcela corresponde a 50% do valor bruto ao qual o trabalhador tem direito, a segunda parcela sofre os descontos do INSS e do IR. Ela pode ser depositada até 20 de dezembro – que, neste ano, cai em um sábado, o que fará com que a data limite do pagamento seja antecipada para a sexta-feira, 19 de dezembro.

A lei prevê que o empregador não precisa pagar o benefício para todos os funcionários no mesmo mês, desde que respeite as datas limites. Caso seja demitido sem justa causa, o trabalhador também tem direito a receber o valor proporcional aos meses trabalhados.

 

Como calcular o valor do 13º salário?

 

Para calcular quanto vai receber na primeira parcela, o trabalhador precisa verificar seu salário bruto mensal. Essa informação está disponível na Carteira de Trabalho Digital. Depois, basta dividir esse valor por 12 e, então, multiplicá-lo pela quantidade de meses trabalhados.

Por último, é preciso dividir esse número por dois para chegar ao valor da primeira parcela do 13º salário. O valor do benefício pode ser maior se houve pagamento de adicionais, como hora extra e adicional noturno, ao longo do ano. O cálculo da segunda parcela é mais complexo, porque envolve os descontos citados acima.

 

E se a empresa não pagar o 13º salário?

 

As empresas podem ser penalizadas por não pagarem o 13º salário nas datas corretas. O Ministério Público do Trabalho (MPT) prevê, inclusive, que o cidadão pode entrar na Justiça para receber o valor caso o empregador não faça o pagamento.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

CPMI do INSS aprova dois pedidos de prisão preventiva

28/11/2025


                                                                  Reprodução

 

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira 27, 393 requerimentos feitos pelos parlamentares que compõem o colegiado. Entre eles, dois pedidos de prisão preventiva: CPMI do INSS aprova dois pedidos de prisão preventiva - Agora RNCPMI do INSS aprova dois pedidos de prisão preventiva - 

Da presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB), Cecília Rodrigues Mota, que prestou depoimento à CPMI;

Do empresário João Carlos Camargo Júnior, o “alfaiate dos famosos.”, que teria feito movimentações financeiras com vários dos investigados pela CPMI e pela Polícia Federal (PF).

Os demais requerimentos aprovados foram de pedidos de informação, acareações e solicitação de bloqueio de bens de investigados.

Parlamentares da base governista e da oposição concordaram em retirar da pauta da comissão 86 requerimentos que não tinham consenso. Estes serão apreciados na próxima semana, em votação nominal.

Entre os adiamentos, está a análise da convocação coercitiva do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para prestar esclarecimentos gerou polêmica entre os parlamentares. Messias já foi convidado a comparecer na CPMI e não compareceu.

Desde a manhã desta quinta-feira, a CPMI do INSS também ouve o depoimento de Mauro Palombo Concílio, contador de empresas suspeitas de terem recebido recursos milionários vindos de descontos indevidos de benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Black Friday com Consciência: Comissão da ALRN leva orientação direta a consumidores e lojistas

28/11/2025





 

Em meio ao movimento intenso da Black Friday, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte iniciou, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), mais uma edição da ação educativa “Consumo Responsável: Bom para você, bom para o comércio”. A iniciativa, conduzida pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes, reúne o Procon Legislativo, Procon RN e a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RN, e tem como foco algo simples, mas essencial: levar informação onde as pessoas realmente estão.

Nessa quinta-feira, no Natal Shopping, a equipe distribuiu material informativo e conversou com consumidores e lojistas sobre práticas de compra e venda, preços, garantias, ofertas e cuidados importantes em períodos de grande circulação e promoções tentadoras. A proposta é acolher dúvidas, orientar e garantir que todos tenham acesso a informações que fazem diferença no dia a dia.

Já nesta sexta (28), a mobilização segue para o tradicional comércio do Alecrim, com concentração às 8h na Praça Gentil Ferreira. Lá, o contato é ainda mais direto: vendedores atendendo clientes, vitrines movimentadas e uma verdadeira aula prática sobre relações de consumo. A equipe dialoga com quem está no centro da economia popular, reforçando direitos, deveres e boas práticas — de forma clara, acessível e com escuta ativa.

Ao longo dos anos, essa campanha já se tornou referência no RN. Em edições anteriores, a ação passou pelos principais shoppings da capital e pelo comércio de rua, registrando atendimentos, esclarecimentos e até ações específicas, como a prevenção da “Pink Tax”, que chamou atenção para desigualdades de preços entre produtos destinados a homens e mulheres.

Para o deputado Ubaldo Fernandes, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, a importância desta ação vai além das compras da Black Friday. Ele destaca que educar é o primeiro passo para prevenir abusos, fortalecer o comércio e criar uma relação mais justa entre quem compra e quem vende.

“Nosso objetivo é aproximar a Comissão da população, estar onde o povo está. Queremos que consumidores e lojistas se sintam acolhidos, informados e seguros. Relações de consumo saudáveis fortalecem a economia e garantem um ambiente mais justo para todos”, afirma Ubaldo.

Mais do que uma campanha, o trabalho representa um compromisso com a cidadania. Uma forma simples e efetiva de mostrar que o direito do consumidor começa na informação — e que quando ela chega, o consumo se torna mais responsável, consciente e equilibrado.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Saúde

Médicos da Coopmed encerram paralisação em hospitais do RN após acordo com a Sesap

28/11/2025


                                                               Foto: Reprodução

 

A Coopmed-RN anunciou, na noite desta quinta-feira (27), a suspensão da paralisação dos serviços médicos nas unidades do Estado, após reunião que resultou em acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). Com o entendimento, os médicos cooperados devem retomar imediatamente às atividades.

Segundo a cooperativa, o repasse financeiro previsto para esta semana será realizado no dia 5 de dezembro, enquanto o repasse referente ao mês de dezembro de 2025 está programado para o dia 22 de dezembro.

A Coopmed-RN ressaltou o compromisso e agilidade da Sesap em atender os médicos, mas informou que, caso a Ordem Bancária não seja emitida nas datas acordadas, haverá paralisação parcial dos serviços a partir das 7h do dia 6 de dezembro.

Além desta, a cooperativa também prevê outra posteriormente, a partir das 7h do dia 23 de dezembro, caso se repita o atraso do segundo repasse.

 

98 FM NATAL

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Política

Allyson Bezerra mantém liderança e chegaa 44% para o Governo do RN, aponta Exatus

28/11/2025



 

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), segue liderando a corrida para o Governo do Estado nas eleições de 2026. Nova pesquisa do Instituto Exatus, do Grupo Agora RN, mostra que Allyson tem vantagem significativa nos três cenários testados. Os números se referem à pesquisa estimulada – quando o eleitor recebe uma lista de nomes e precisa escolher uma opção.

O levantamento da Exatus entrevistou 2.029 eleitores em todo o Rio Grande do Norte entre os dias 12 e 15 de novembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Em um primeiro cenário, Allyson Bezerra aparece com 38,44%. Em segundo lugar, está o senador Rogério Marinho (PL), com 25,63%. O terceiro colocado é o secretário de Fazenda do RN, Cadu Xavier (PT), que tem 6,95%. Um total de 8,58% dos eleitores disseram não saber em quem votar. Já 20,4% responderam que não pretendem votar em ninguém.

Trocando Rogério pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), a vantagem de Allyson Bezerra aumenta. Neste cenário, ele tem 44,01% das intenções de voto, enquanto Álvaro tem 11,43% e Cadu Xavier soma 7,44%. Não souberam dizer 9,86% dos entrevistados, enquanto 27,25% disseram que não pretendem votar em ninguém.

 

Em relação à pesquisa anterior, de setembro, todas as oscilações nesses dois cenários se deram dentro da margem de erro.

 

Por fim, a pesquisa testou um cenário inédito mais amplo, com mais de um candidato de direita. Nele, Allyson Bezerra tem 37,01%, Rogério Marinho aparece com 21,98%, Cadu Xavier registra 6,16% e Álvaro Dias tem 2,37%. Empatado com Álvaro, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) tem os mesmos 2,37%. Neste cenário, 8,28% não souberam responder, enquanto 21,83% responderam que não pretendem votar em nenhum dos nomes.

Na pesquisa anterior, Walter Alves (MDB) havia sido incluído em dois cenários, mas nesse novo levantamento o nome foi retirado a pedido do próprio vice-governador.

O levantamento ainda questionou os eleitores a respeito do que eles consideram ser os maiores problemas do Rio Grande do Norte. Cada eleitor podia citar até três opções.

De acordo com a pesquisa, 48,25% responderam que “saúde” é o principal problema. Logo atrás, com índice praticamente igual, está “segurança/violência”, com 48,05% das citações. Ainda se destacam entre as respostas: “corrupção”, com 36,42%, “desemprego”, com 27,9%, e “educação”, com 27,21%. Na sequência, foram listados: “estradas” (14,34%), “oportunidade para jovens” (10,69%), “turismo e lazer” (8,67%), “má gestão pública” (8,48%) e “água” (8,33%). Falta de obras, habitação e pobreza fecham a lista das citações.

 

Confira intenções de voto para o Senado

O Instituto Exatus também mediu as intenções de voto para o Senado. Foram consideradas as preferências do eleitorado para as duas vagas que estarão em disputa em 2026.

Na primeira opção de voto, quem lidera é o senador Styvenson Valentim (PSDB), com 39,72%. A governadora Fátima Bezerra (PT) está em segundo, com 12,12%. A senadora Zenaide Maia (PSD) vem logo atrás, com 11,19%. O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) tem 7,69%.

Fecham a lista: o ativista da direita Coronel Hélio (PL), com 1,53%; o presidente da Femurn, Babá Pereira (PL), com 1,13%; a vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão (PSDB), com 0,74%; e o ex-senador e ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates (sem partido), com 0,3%.

De acordo com a pesquisa, 19,62% responderam que não pretendem votar em nenhum dos candidatos. Já 5,96% não sabem ou não quiseram responder.

Para a segunda opção de voto, a liderança é de Zenaide Maia (14,34%). Em segundo lugar, aparece Styvenson Valentim (10,84%), seguido de Álvaro Dias (8,03%). Coronel Hélio (4,83%) e Fátima Bezerra (4,24%) complementam o primeiro pelotão de pré-candidatos.

Depois deles, ainda somaram intenções de voto: Babá Pereira (0,89%), Milena Galvão (0,79%) e Jean Paul Prates (0,49%).

Segundo o levantamento da Exatus, 41,5% dos eleitores não sabem em quem votar na segunda opção. Já 14,05% não sabem ou não quiseram responder.

Em 2026, o eleitor dará dois votos para o Senado. A eleição não é separada – serão eleitos os dois candidatos que obtiveram maior votação na soma das duas opções.

 

Avaliações e Presidência

O Instituto Exatus também mediu a avaliação do eleitorado sobre as gestões estadual e federal.

 

Sobre a gestão estadual, 68,75% disseram desaprovar a administração da governadora Fátima Bezerra (PT). Outros 23,46% aprovam a gestão e 7,79% não sabem ou não quiseram responder.

Já em relação ao Governo Lula, o cenário é mais equilibrado. Segundo a pesquisa, 48,3% desaprovam a gestão federal, enquanto 43,12% aprovam. Outros 8,58% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa trouxe também um retrato da disputa presidencial. Segundo o levantamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida no Rio Grande do Norte com 42,14% das intenções de voto.

Bem atrás aparece o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 23,31%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem 4,78%. Depois deles, aparecem os governadores Ronaldo Caiado (União-GO), com 2,02%, e Romeu Zema (Novo-MG), com 1,53%

Segundo o Instituto Exatus, 19,22% responderam que não pretendem votar em nenhum candidato para presidente e 7% ainda não sabem.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Esporte

Fluminense faz 6 no São Paulo e confirma presença na Libertadores

28/11/2025


 

O reencontro com o técnico Luis Zubeldía, demitido para a contratação de Hernán Crespo e agora técnico do Fluminense, foi traumático para o São Paulo. A equipe de Laranjeiras goleou os são-paulinos por 6 a 0 no Maracanã, nesta quinta-feira, em partida da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado deixa o Fluminense em quinto lugar, com 58 pontos, e garantido ao menos na pré-Libertadores do ano que vem. O São Paulo, em oitavo, fica em oitavo, com 48, e caso termine nesta posição, precisa torcer para que o algoz desta quinta ou o Cruzeiro sejam campeões da Copa do Brasil.

Como de costume nessa reta final de campeonato, o São Paulo foi a campo desmantelado por desfalques. O número de atletas entregues ao departamento médico chegou a 14, após as novas lesões sofridas por Luciano e Ferreirinha, ambos titulares. Além disso, Crespo não contou com o goleiro Rafael e o zagueiro Sabino, suspensos.

Frente ao que restou do elenco são-paulino, o Fluminense fez a festa, especialmente pelo lado direito do ataque, por onde trocava passes com facilidade para invadir a área. Foi um cruzamento do lateral-direito Samuel Xavier que originou pênalti por toque de mão de Alan Franco. Cannobio converteu e abriu o placar.

Antes dos 25 minutos, o time de Zubeldía já vencia por 3 a 0. Erros individuais do São Paulo também contribuíram consideravelmente para o placar, como foi o passe errado de Pablo Maia que acabou em contra-ataque e gol de Martinelli. Depois, foi a vez de Ferraresi errar passe no lance que culminou no terceiro gol carioca, marcado por Nonato.

O São Paulo não conseguiu recuperar a confiança na volta para o segundo tempo e continuou completamente submisso aos donos da casa, que apenas controlavam o jogo. A partir da segunda metade da etapa final, os tricolores cariocas passaram a acelerar o ritmo, até porque Zubeldía fez substituições e jogadores como John Kennedy, autor do quarto gol em chute cruzado, entraram com mais intensidade.

O quinto saiu dos pés de Cannobio, que recebeu às costas da destroçada defesa são-paulina e bateu cruzado para fazer o quinto. Serna fechou o placar.

 

FICHA TÉCNICA

 

FLUMINENSE 6 X 0 SÃO PAULO

 

FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (Ignacio), Freytes e Renê; Martinelli, Hércules (Nonato) e Lucho Acosta (Ganso); Serna, Everaldo (John Kennedy) e Cannobio (Soteldo). Técnico: Luis Zubeldía.

 

SÃO PAULO – Young; Ferraresi, Alan Franco e Luiz Gustavo; Maik (Nicolas), Pablo Maia (Alisson), Bobadilla (Negrucci), Marcos Antônia e Lucca (Paulinho); Rigoni e Tapia (Rafael Tolói). Técnico: Hernán Crespo.

 

GOLS – Cannobio, aos sete, Martinelli, aos 15, e Nonato, aos 23 minutos do primeiro tempo. John Kennedy, aos 24, Cannobio, aos 31, e Serna, aos 41 minutos do segundo tempo.

 

ÁRBITRO – Lucas Paulo Torezin (PR).

 

CARTÕES AMARELOS – Cannobio.

 

RENDA – R$ 1.216.940,00.

 

PÚBLICO – 30.427 torcedores.

 

LOCAL – Maracanã, no Rio (RJ).

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro

28/11/2025


                                    Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

Agência Brasil

 

O Partido Liberal divulgou, nesta quinta-feira (27), que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve suas funções partidárias suspensas e também deixou de receber a remuneração da legenda.

Em nota, o PL argumentou que a medida ocorreu “infelizmente” em decorrência de lei (9096/95) e também em razão da suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro, que é presidente de honra do partido. 

A suspensão das atividades partidárias e da remuneração irá perdurar, segundo a nota, enquanto houver os efeitos da condenação pela Ação Penal 2668.

Bolsonaro iniciou o cumprimento de prisão nesta semana e está encarcerado na sede da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado por tentativa de golpe de Estado. 

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para Augusto Heleno

28/11/2025


                                                         Foto: Reprodução 

 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor da concessão de prisão domiciliar do general Augusto Heleno, condenado a 21 anos de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por plano de golpe de Estado.

O ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) cumpre pena no Comando Militar do Planalto, em Brasília.

De acordo com Paulo Gonet, a concessão ocorre em caráter humanitário. Na decisão, ele ainda explica que a jurisdição da Suprema Corte admite a anuência da prisão domiciliar “ao condenado acometido de doença grave que necessite de tratamento médico que não possa ser oferecido no estabelecimento prisional ou em unidade hospitalar adequada”.

Ao passar por audiência de custódia, Heleno disse que sofre de doença de Alzheimer desde 2018. Segundo relatório médico, o general tem um quadro progressivo de demência do tipo Alzheimer, acompanhado de prisão de ventre e hipertensão, que está sob tratamento medicamentoso.

“A manutenção do custodiado em prisão domiciliar é medida excepcional e proporcional à sua faixa etária e ao seu quadro de saúde, cuja gravidade foi devidamente comprovada, que poderá ser vulnerado caso mantido afastado de seu lar e do alcance das medidas obrigacionais e protecionistas que deverão ser efetivadas pelo Estado”, justificou Gonet.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Relator afirma que novo processo de cassação contra Brisa pode ser concluído em até 60 dias

27/11/2025


 

O relator do novo processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT) afirmou que a Comissão Especial Processante trabalha com a possibilidade de concluir a análise da denúncia antes do prazo legal máximo de 90 dias. Segundo Daniell Rendall (Republicanos), o relatório final poderá estar pronto em um intervalo de 45 a 60 dias.

O vereador explicou ainda que o prazo será contado de forma contínua, independentemente do recesso parlamentar de fim de ano. “São dias corridos, não contará o recesso parlamentar”, afirmou Rendall, em entrevista à rádio 98 FM na noite desta quarta-feira 26.

Daniell reforçou que há consenso entre os membros da comissão para dar celeridade à tramitação. “Eu já conversei com a vereadora Samanda Alves, já dialoguei com Tárcio de Eudiane e estamos alinhados no mesmo propósito de que nós vamos tentar concluir esse processo muito antes dos 90 dias”, afirmou.

O relator explicou que, apesar de haver um processo anterior arquivado por falhas formais, a nova apuração começa integralmente do zero. “É necessário dar novamente voz à vereadora para ampla defesa, direito ao contraditório”, enfatizou. Segundo ele, até mesmo as testemunhas serão reavaliadas conforme decisão da defesa. “Nós não sabemos ainda se ela vai querer ouvir essas testemunhas antigas, se ela vai arrolar novas testemunhas”, disse.

Daniell destacou ainda que o novo processo inclui fatos que não constavam na denúncia anterior. A nova representação apresentada pelo vereador Matheus Faustino (União) ampliou o objeto da investigação.

 

Empréstimo de provas

O relator afirmou que a comissão avalia a possibilidade de reaproveitar elementos do processo anterior, caso haja respaldo jurídico para isso. Questionado sobre a utilização das chamadas provas emprestadas, Daniell Rendall declarou que considera a medida válida, desde que seja autorizada formalmente. Ele afirmou que o assunto será tratado com a Procuradoria.

Segundo ele, a reutilização de provas pode contribuir diretamente para encurtar o cronograma da comissão. “Isso encurta muito o processo”, enfatizou.

Daniell reconheceu que o caso ganhou enorme repercussão na cidade e passou a dominar o debate público. Ele relatou que o tema o acompanha até em momentos pessoais. “Eu fui para o enterro de uma eleitora e, antes de chegar para abraçar o viúvo, vieram três pessoas perguntar: ‘E o processo? Quantos votos tem?’”, contou.

Apesar da pressão externa, o relator garante que sua condução será técnica e neutra. “A minha isenção vai ser 100%. Vocês vão ver minha condução do processo”, assegurou.

 

Caso Brisa

O novo processo de cassação contra Brisa foi aberto pela Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira 26. A decisão se deu por 19 votos a favor e 6 votos contra. Outros 3 vereadores estavam ausentes da sessão no momento da votação. A partir da notificação da denunciada, o processo todo deverá durar no máximo 90 dias, de acordo com o que prevê o Decreto-Lei Federal nº 201/1967.

O novo processo foi aberto um dia depois de a Câmara Municipal arquivar uma investigação anterior contra Brisa sobre os mesmos fatos. O encerramento do caso se deu por esgotamento do prazo legal (90 dias) sem que o mérito fosse analisado.

Logo após a abertura do processo, foi criada a Comissão Especial Processante. Foram sorteados como membros os vereadores Samanda Alves (PT), Daniell Rendall (Republicanos) e Tárcio de Eudiane (União). Em comum acordo, os três definiram que Samanda será a presidente e Daniell, o relator.

O pedido de cassação foi protocolado pelo vereador Matheus Faustino (União). Ele acusa a petista de ter transformado um evento cultural bancado com emenda parlamentar em ato político-partidário. Brisa destinou R$ 18 mil para o Rolé Vermelho, realizado em 9 de agosto, e na véspera publicou vídeo nas redes sociais afirmando que o evento serviria para celebrar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, Faustino afirma que a vereadora destinou emendas parlamentares para eventos que cobraram ingresso, o que, segundo ele, caracteriza “enriquecimento privado às custas do erário, afronta ao interesse público, violação do princípio da impessoalidade, desvio de finalidade, direcionamento político do uso da verba e captura ideológica da política de fomento cultural”.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página