Esporte

América anuncia vendas presenciais e ajuste em taxa de ingressos para o Clássico-Rei

22/01/2026


 

Após o início da comercialização dos ingressos, o América Futebol Clube SAF divulgou uma nota oficial nesta quinta-feira (22) informando a adequação da taxa de conveniência cobrada nas compras online. Segundo o clube, a taxa anterior de 18% foi aplicada devido a um erro operacional da plataforma de vendas e já foi corrigida para 10%.

Além disso, o clube anunciou a abertura de pontos de apoio presenciais, sem cobrança de taxa de conveniência, destinados a auxiliar os torcedores no cadastramento da biometria facial e na compra dos ingressos. Os atendimentos acontecerão nesta quinta-feira (22), das 17h às 21h; na sexta-feira (23), das 9h às 21h; e no sábado (24), das 10h às 16h45.

Com a atualização, a taxa de conveniência passou a ser de 10% para as compras realizadas de forma virtual. O América informou ainda que os torcedores que já efetuaram a compra com a taxa de 18% terão a diferença entre o valor cobrado e o valor correto ressarcida nos próximos dias. O reembolso será feito diretamente pela plataforma de vendas, de acordo com o meio de pagamento utilizado.

 

Para a torcida do América, o atendimento será realizado na Bilheteria 2, no Portão L. Já os torcedores do ABC deverão se dirigir à Bilheteria 1, no Portão T, na Arena das Dunas.

 

Confira a nota na íntegra:

 

“?????????? ???????

 

O América Futebol Clube SAF informa que, em comum acordo com a Casa de Apostas Arena das Dunas e com a plataforma responsável pela venda de ingressos da partida América x ABC, a ser realizada no próximo sábado, foi realizada a adequação da taxa de conveniência aplicada às compras online.

A cobrança anterior, no percentual de 18%, ocorreu em razão de um erro operacional da plataforma de ingressos, o qual foi prontamente identificado e corrigido.

A partir deste momento, a taxa de conveniência aplicada às compras online passa a ser de 10%, e os torcedores que já efetuaram a compra com a taxa de 18% terão a diferença entre o valor cobrado e o valor correto devidamente ressarcida. O reembolso será efetuado nos próximos dias, diretamente pela plataforma de vendas, conforme o meio de pagamento utilizado na compra.

Além disso, o clube informa a abertura de novos pontos de apoio presenciais, sem cobrança de taxa de conveniência, destinados ao auxílio no cadastramento da biometria facial e na aquisição de ingressos, com funcionamento nos seguintes horários:

 

? Quinta-feira (22/01)

? 17h às 21h

 

? Sexta-feira (23/01)

? 9h às 21h

 

? Sábado (24/01)

? 10h às 16h45

 

? LOCAIS

 

Torcida do América

Bilheteria 2 – Portão L

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

PESQUISA APEX/FUTURA: Flávio Bolsonaro vence Lula no 1º e 2º turno

22/01/2026




 

Foto: reprodução

 

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo instituto Futura, com apoio da Apex, mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tanto em cenários de primeiro turno quanto em simulação de segundo turno para a Presidência da República.

Dos seis cenários testados no primeiro turno, Flávio lidera numericamente em três e Lula aparece à frente nos outros três, mas em nenhum dele com vantagem além da margem de erro.

A maior vantagem doocorre no cenário 6: Flávio tem 43,8% das intenções de voto, contra 38,7% de Lula. Nesse cenário, Eduardo Leite soma 4,2% e Renan Santos, 2,8%. Brancos, nulos e ninguém representam 7,5%, e 2,9% estão indecisos.

Com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, a diferença nesse cenário fica fora do empate técnico, garantindo liderança isolada de Flávio. Em nenhuma das seis simulações Lula aparece à frente do senador fora da margem de erro.

No cenário 1, Lula lidera com 37%, seguido por Flávio, com 33,3%. Também aparecem Tarcísio de Freitas (10,5%), Ronaldo Caiado (3%), Romeu Zema (2,6%), Renan Santos (1,2%) e Aldo Rebelo (0,5%). Brancos e nulos somam 6,6%, e 5,3% estão indecisos.

No segundo turno, Flávio também vence Lula. O senador aparece com 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% do presidente. Brancos e nulos somam 8,9%, e 1,1% não soube ou não respondeu.

O resultado indica crescimento de Flávio no confronto direto. Em dezembro, pesquisa do mesmo instituto apontava empate entre os dois. Ao todo, foram testados 11 cenários de segundo turno, e Flávio lidera em todos os seis em que aparece. Lula também fica atrás de Tarcísio, Ratinho Junior e Caiado, mas vence Zema e Eduardo Leite.

Com registro BR-08233/2026 no Tribunal Superior Eleitoral, o levantamento realizou 2 mil entrevistas, de 15 a 19 de janeiro. Além da já mencionada margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, a margem de confiança do material é de 95%.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Lula pode perder 20 ministros até a campanha, e Esplanada tem incerteza

22/01/2026


Redação

 

Cerca de 20 ministros do governo Lula (PT) devem deixar suas pastas para concorrer a cargos públicos pelo País, como forma de reforçar a base do petista nos estados. O número leva em consideração ministros que já manifestaram a intenção de se afastar dos cargos e os que já detêm cargos públicos e podem buscar reeleição. A apuração é do jornal Folha de S. Paulo.

Seguindo a orientação do presidente, ministros que são deputados ou senadores licenciados devem se afastar dos ministérios para garantir candidaturas e apoio eleitoral a Lula nos estados. Caso confirmadas todas as saídas, o presidente deve ficar sem seu núcleo duro no governo durante a campanha.

 

Redação22/01/2026 | 07:05

Cerca de 20 ministros do governo Lula (PT) devem deixar suas pastas para concorrer a cargos públicos pelo País, como forma de reforçar a base do petista nos estados. O número leva em consideração ministros que já manifestaram a intenção de se afastar dos cargos e os que já detêm cargos públicos e podem buscar reeleição. A apuração é do jornal Folha de S. Paulo.

Seguindo a orientação do presidente, ministros que são deputados ou senadores licenciados devem se afastar dos ministérios para garantir candidaturas e apoio eleitoral a Lula nos estados. Caso confirmadas todas as saídas, o presidente deve ficar sem seu núcleo duro no governo durante a campanha.

Um dos pedidos diretos feitos por Lula foi para que a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) deixe o posto para concorrer ao Senado pelo Paraná. Responsável pela articulação política do governo, Gleisi é deputada federal licenciada pelo PT-PR, e havia a expectativa de que tentasse a reeleição no cargo. No entanto, o pedido do petista foi um pleito ao Senado.

 

Os ministros devem se descompatibilizar de suas pastas até abril, às vésperas da campanha eleitoral.

Entre os ministros palacianos, o petista Rui Costa (Casa Civil) também deve deixar o cargo para se candidatar ao Senado. Também há uma possibilidade, segundo interlocutores, de que Rui concorra novamente ao Governo da Bahia.

Junto a eles, Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação) também deve se afastar, mas para comandar a campanha de Lula à reeleição. O marqueteiro foi chefe de campanha na última disputa, em 2022. Diferentemente dos demais, ele deve sair somente em junho.

Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) deve ser um dos únicos dos ministros do Palácio do Planalto a se manter na posição, embora pudesse se candidatar à reeleição como deputado federal pelo Psol-SP.

 

Fora do Palácio, 12 ministros também devem se afastar.

Entre os que já confirmaram publicamente que sairão está Anielle Franco (PT), da Igualdade Racial, que tentará se eleger pela primeira vez deputada federal pelo Rio de Janeiro. Buscando a reeleição, há Sonia Guajajara (Psol), dos Povos Indígenas, como deputada por São Paulo, e Carlos Fávaro (PSD), da Agricultura, como senador por Mato Grosso.

Além deles, Jader Filho (MDB), das Cidades, também já declarou que deverá disputar a Câmara pelo Pará. Também já anunciaram que sairão: André de Paula (PSD), da Pesca, Silvio Costa Filho (Republicanos), dos Portos e Aeroportos, e Waldez Góes (PDT), do Desenvolvimento Regional.

Um possível candidato à reeleição como deputado, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), desistiu de disputar em dezembro passado.

Uma das principais movimentações recentes em torno da campanha é a de Simone Tebet (Planejamento), que deve se filiar ao PSB para disputar o Senado por São Paulo. Junto a ela, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), também pode se lançar como senadora por São Paulo.

Ainda no estado, havia sido cogitado o nome de Geraldo Alckmin (PSB) para disputar o governo estadual, mas até o momento a intenção de Lula é mantê-lo como vice em 2026, segundo interlocutores.

Ministros como Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esportes), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Alexandre Silveira (Minas e Energia) são nomes que também podem disputar cargos no Congresso ou em governos estaduais.

Também há casos de ministros dispostos a se candidatar mas que aguardam deliberação com o presidente, como o pedetista Wolney Queiroz (Previdência) e Márcio França (Empreendedorismo), que tem intenção de disputar o Governo de São Paulo pelo PSB.

 

Renan Filho (Transportes), por sua vez, já confirmou saída para disputar o Governo de Alagoas.

Outros que ainda podem sair para a corrida são o petista Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), do PCdoB.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Economia

Piso do magistério é reajustado para R$ 5.130,63 com aumento de 5,4%

22/01/2026


                                                                  reprodução

 

O piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica foi reajustado para R$ 5.130,63, conforme Medida Provisória assinada nesta quarta-feira (21). O novo valor representa um aumento de 5,4% em relação ao piso anterior, que era de R$ 4.867,77, e vale para a rede pública em todo o país, considerando jornada de 40 horas semanais.

O percentual garante ganho real de 1,5% acima da inflação, uma vez que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025 foi de 3,9%. O piso salarial corresponde ao valor mínimo que deve ser pago aos professores no Brasil, com atualização anual prevista em legislação federal.

A lei define que o reajuste resulta da soma do INPC do ano anterior com 50% da média da variação percentual da receita real, também corrigida pelo INPC, referente às contribuições de estados, do Distrito Federal e dos municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), apuradas nos cinco anos anteriores ao ano de referência.

O texto legal também estabelece que o percentual aplicado nunca seja inferior à inflação do ano anterior. Em 2024, seguindo o mesmo critério, o reajuste do piso foi de 6,27%.

As remunerações dos profissionais da educação básica são custeadas por estados e municípios com recursos do Fundeb, além das complementações financeiras da União. Por se tratar de Medida Provisória, o reajuste passa a valer imediatamente, mas ainda depende de aprovação do Congresso Nacional para conversão definitiva em lei.

A publicação da Medida Provisória está prevista para a edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22).

 

 

ANNA RUTH DANTAS

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Policial

Polícia confirma morte de irmãs desaparecidas no interior do RN

22/01/2026

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou, nesta quarta-feira (21), a morte de duas irmãs que estavam desaparecidas desde o dia 30 de dezembro de 2025. As vítimas são Lidemila Alinny Fernandes de Souza e Ana Beatriz Fernandes de Freitas. Segundo a polícia, um adolescente assumiu a autoria do crime durante depoimento prestado à equipe de investigação. O caso é tratado como homicídio e segue em investigação.

De acordo com familiares, as irmãs saíram da residência onde moravam, no município de Bom Jesus, a cerca de 60 quilômetros de Natal, por volta das 18h do dia 30 de dezembro.

As jovens deixaram o local sem informar o destino e, desde então, não fizeram mais contato com familiares ou amigos. O desaparecimento mobilizou parentes e as forças de segurança.

Durante as investigações, o adolescente informou à polícia que os corpos teriam sido deixados em uma área da zona rural de Macaíba.

Equipes da Polícia Civil realizaram diligências na região indicada, porém, até o momento, os corpos não foram localizados.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Educação

Internet chega a mais de 2 mil escolas públicas do Rio Grande do Norte

22/01/2026


Foto: Freepik

Brasil 61

 

No Rio Grande do Norte, 2.184 escolas públicas de educação básica já têm conectividade disponível para professores, alunos e corpo administrativo.

A ação integra o programa Escolas Conectadas, desenvolvido pelos ministérios das Comunicações (MCom) e da Educação (MEC), e chegou a 68% das escolas brasileiras em 2025.

Para 2026, a previsão é universalizar o acesso tanto no Rio Grande do Norte, chegando a todas as 2.733 escolas; quanto no país, com internet em todas as 138 mil unidades de educação básica.

A iniciativa visa garantir infraestrutura de conectividade nas unidades de ensino, criando condições para o uso pedagógico das tecnologias digitais, a formação de professores e o acesso dos estudantes a conteúdos educacionais e plataformas de aprendizagem.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, diz que levar internet para dentro das escolas é um projeto prioritário para o Governo do Brasil.

“Entendemos que a inclusão digital é essencial. A meta é concluir a conexão de todas essas escolas em 2026. Vamos atender escolas urbanas e rurais. Onde houver fibra, a prioridade será a fibra óptica. Onde não houver, teremos soluções via satélite”, afirmou.

Para além de resultados operacionais, de acordo com Siqueira Filho, a base do programa está no desenvolvimento humano. “Essa é uma agenda que não é só tecnológica, mas que é fundamentalmente social, porque tem impacto direto na vida de cada pessoa. Internet é hoje uma condição de infraestrutura básica de desenvolvimento do país, para acesso à educação, à saúde, ao trabalho e para o pleno exercício da cidadania”, disse o ministro.

 

Escolas Conectadas

 

Somente em 2025, 22,8 mil escolas passaram a ter acesso à internet via políticas públicas coordenadas pelo MCom, como o Fust e o Eace, consolidando o avanço da inclusão digital na educação básica. 

O investimento total previsto para o programa é de cerca de R$9 bilhões, sendo R$6,5 bilhões provenientes do Novo PAC. Desde o lançamento, em setembro de 2023, mais de R$3 bilhões já foram aplicados em escolas estaduais e municipais de todas as regiões do país.

 

Fonte: Brasil 61

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Saúde

Anvisa veta canetas emagrecedoras irregulares e alerta para risco grave à saúde

22/01/2026


                                             Foto: Stefamerpik/Freepik

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de canetas emagrecedoras à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, além da retatrutida, de todos os fabricantes e lotes. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União e atinge produtos vendidos ilegalmente no país, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras do Paraguai”.

Segundo a Anvisa, os medicamentos são fabricados por empresas sem identificação conhecida e comercializados principalmente por meio das redes sociais, sem qualquer tipo de registro, notificação ou autorização do órgão regulador. Por terem origem desconhecida, a agência afirma que não há garantia de qualidade, segurança ou eficácia, o que inviabiliza o uso dos produtos em qualquer circunstância.

A medida ganhou força após o caso da mineira Kellen Oliveira Bretas Antunes, de 42 anos, que ficou em estado grave após utilizar uma dessas canetas sem prescrição médica. Internada desde dezembro em Belo Horizonte, ela foi diagnosticada com síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica rara em que o sistema imunológico ataca os nervos periféricos, causando perda severa de movimentos.

A Anvisa reforçou que a venda e o uso de medicamentos falsificados ou irregulares representam risco elevado à saúde e configuram crime no Brasil. Desde junho do ano passado, a compra de substâncias emagrecedoras como semaglutida, liraglutida e tirzepatida exige receita médica em duas vias, com retenção obrigatória na farmácia, numa tentativa de coibir o uso indiscriminado e o mercado ilegal desses produtos.

 

Com informações do Poder360

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

TSE prevê gasto milionário com caixas de papelão para transporte de urnas

21/01/2026


                                                   Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu uma licitação para a compra de caixas de papelão destinadas ao transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições nacionais deste ano. O valor estimado do contrato é de R$ 2,193 milhões, conforme documentos do próprio tribunal.

A informação é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. Ao todo, a Corte pretende adquirir 12.850 caixas, ao custo unitário de R$ 170,73. Segundo o TSE, a reposição é necessária porque muitas embalagens de modelos antigos estão danificadas e não oferecem mais segurança no manuseio e armazenamento dos equipamentos.

O tribunal argumenta que, apesar de serem feitas de papelão, as caixas são consideradas itens duráveis, mas sofrem desgaste com o uso contínuo, podendo rasgar ou deformar. Além disso, sustenta que a fabricação não é simples, já que exige testes específicos de resistência, durabilidade e proteção das urnas.

De acordo com o TSE, o Rio de Janeiro será o estado que mais receberá as novas embalagens, com cerca de 3,2 mil unidades. Em seguida aparece o Paraná, cujo Tribunal Regional Eleitoral deverá receber aproximadamente 1,1 mil caixas.

 

Com informações do Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Allyson Bezerra, Carlos Eduardo Xavier e Álvaro Dias são os nomes que disputarão o Governo do RN

21/01/2026


                                                             Foto: Reprodução

 

Os três nomes confirmados para a disputa no Governo do RN para o pleito de 2026 são:

 

Allyson Bezerra (União Brasil), atual prefeito de Mossoró, aparece como um dos principais nomes na disputa pelo governo potiguar. Bezerra tem consolidado apoio e visibilidade, impulsionado pelo forte desempenho eleitoral na segunda maior cidade do estado e presença consistente em levantamentos eleitorais.

Do campo governista, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (conhecido como Cadu Xavier, PT), surge como a alternativa apoiada pela base da atual gestão da governadora Fátima Bezerra. Cadu tem defendido propostas para enfrentar desafios como a situação fiscal do estado e tem buscado ampliar sua presença política no interior e entre setores do eleitorado que apoiam continuidade administrativa.

No campo da oposição e de centro-direita, Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, tem se posicionado como opção competitiva entre os eleitores, aproveitando sua experiência administrativa na capital potiguar e articulando apoios em diferentes regiões do estado.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Styvenson ou Álvaro redefinem chapa de oposição ao Governo

21/01/2026


 

Depois de se reunir nesta terça-feira (20), em Natal, com o senador Styvenson Valentim (PSDB) e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), o senador Rogério Marinho (PL) deverá anunciar, em coletiva de imprensa marcada para a manhã desta quarta-feira (21), quais serão os próximos passos do grupo para as eleições, com a possível revelação do nome que será indicado para concorrer ao Governo do Rio Grande do Norte. Caso o nome de Marinho seja retirado da disputa para assumir a coordenação da campanha presidencial em nível nacional, as apostas se voltam para Styvenson ou Álvaro.

A coletiva ocorrerá na sede do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte, a partir das 10h, e foi comunicada à imprensa na tarde de ontem pelo próprio Rogério Marinho. O encontro também deverá confirmar a desistência de sua candidatura ao governo estadual. Após a publicação de um vídeo em suas redes sociais, no qual destaca que “lealdade não prescreve”, em referência à aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Marinho alimentou especulações de que não disputará as eleições, como vinha sendo ventilado. “Gratidão e lealdade não prescrevem. Precisamos colocar o Brasil acima de projetos pessoais, como nos mostrou Bolsonaro. Agora, é hora de unir esforços para derrotar o projeto de poder de Lula e PT, seguindo a decisão do PR Jair Bolsonaro e elegendo Flávio Bolsonaro Presidente da República!”, escreveu.

A mensagem teria sido confirmada por ele aos aliados potiguares devido a um apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro para assumir a coordenação da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL), papel que o colocaria no centro das articulações nacionais da direita. No mesmo vídeo, Rogério Marinho afirmou: “A forma excepcional que o presidente se encontra, que é o nosso maior líder, Bolsonaro, leva a atitude que ele tomou e que, na nossa opinião, unifica o campo da direita e agora nós vamos buscar atrair o centro e o centro-direita. Mas a direita, representada pelo Partido Liberal, está unificada em torno do nome do senador Flávio Bolsonaro. Na hora em que o principal representante do nosso partido tomou essa decisão, todos nós estaremos juntos”.

 

Sonho

 

Já o senador Styvenson Valentim confirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que participaria de reunião com Rogério Marinho e Álvaro Dias e admitiu, de forma indireta, que pode voltar a disputar o Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026, caso haja convergência dentro do grupo político que o acompanha. Em discurso marcado por tom de autocrítica e apelo direto à população, o parlamentar relembrou a candidatura isolada em 2022 e afirmou que reconheceu erros, dizendo ter aprendido com o resultado do pleito. “E eu sei que hoje não é fácil as conversas que eu preciso ter, que eu preciso ouvir. O sonho de ter um estado melhor, todo político tem, mas aí meu filho, ainda faltam alguns requisitos pra que a gente possa executar e chegar aonde a gente quer. Sozinho a gente não vai chegar a lugar nenhum”, afirmou.

Segundo Styvenson, a experiência serviu de aprendizado político e pessoal. Ele destacou que, apesar de manter suas convicções e o discurso de independência, compreendeu que projetos majoritários exigem diálogo, alianças e construção coletiva. “Eu entendi o recado, assumi meus erros e aprendi com tudo isso”, disse.

O senador também ressaltou que, embora esteja disposto a conversar com lideranças políticas e ampliar articulações, sua principal base continua sendo a população. “Meu bloco, meu grupo, sempre foi você, sempre foi a população. Por mais que eu converse com A ou B, é você que realmente me interessa”, afirmou.

Sem confirmar oficialmente uma pré-candidatura, Styvenson deixou claro que qualquer decisão passará pelo reconhecimento de sua trajetória política e pelo apoio popular que construiu ao longo dos anos. “Não vou entregar isso de mão beijada a ninguém que não fez o que eu fiz para ter o apoio que tenho hoje”, completou.

 

Mudança

 

O movimento ocorre em meio à reconfiguração do cenário político estadual após o vice-governador Walter Alves (MDB) anunciar que não irá assumir o Executivo estadual em caso de uma eventual renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata ao Senado.

Walter confirmou que será candidato a deputado estadual em 2026 e reafirmou apoio à reeleição do presidente Lula (PT), alinhado ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e ao presidente nacional do PT, Edinho Silva. No entanto, deixou claro que, no plano estadual, o MDB deverá caminhar ao lado dos partidos da Federação União Progressista (União Brasil e PP) e do PSD, que defendem a pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), ao Governo do Rio Grande do Norte.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Mundo

Estátua de Cristiano Ronaldo é incendiada em Portugal

21/01/2026


 

Um ato de vandalismo atingiu um dos principais pontos turísticos da Ilha da Madeira, em Portugal. A estátua de Cristiano Ronaldo instalada na área externa do Museu CR7 foi incendiada por um homem que filmou toda a ação e divulgou as imagens nas redes sociais.

Nas gravações, o autor despeja um líquido inflamável sobre a escultura em tamanho real e, em seguida, ateia fogo.

O caso é tratado como crime pelas autoridades portuguesas.

Em nota oficial, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que abriu investigação para apurar o ocorrido. Segundo a imprensa local, o suspeito já teria sido identificado e seria conhecido por outros episódios semelhantes registrados anteriormente na região.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Brasil registra quatro feminicídios por dia em 2025 e atinge maiores números da história

21/01/2026

 

Em 2025, o Brasil registrou quatro feminicídios por dia e dez tentativas de assassinatos contra mulheres.

São os maiores números da série histórica.

Ana Carolina Pereira Santana foi morta a facadas, pelo namorado, Lucas Alves Pereira, em fevereiro de 2025. Até hoje, Natalie, mãe de Ana Carolina, não consegue entender porque a filha foi vítima de uma violência tão brutal.

Só em 2025, o Brasil registrou 1.470 feminicídios.

Em média, quatro por dia. Foi o maior número da série histórica, que cresceu ano após ano. Também em 2025 foram 3.702 tentativas de feminicídios.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Segurança na cozinha: Inmetro orienta como usar corretamente a panela de pressão

21/01/2026


Foto: Divulgação

Presente na rotina de milhares de lares brasileiros, a panela de pressão é um produto regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ocupa papel central na preparação de alimentos, ao reduzir o tempo de cozimento e o consumo de energia.

A certificação concedida pela autarquia assegura que os modelos comercializados no país foram testados e aprovados de acordo com os requisitos técnicos.

Para que esses benefícios não se transformem em risco, é fundamental que o consumidor adote cuidados simples e opte sempre por produtos que atendam às normas vigentes.

Por essa razão, o Inmetro reforça a importância da atenção no momento da compra e da utilização da panela de pressão, reunindo dicas práticas para auxiliar a população a utilizar o produto de forma segura.

 

Selo de conformidade

 

Além de verificar a presença do selo de conformidade do Inmetro no momento da compra, o consumidor deve se atentar às orientações do fabricante, descritas no manual que acompanha o produto, onde constam informações específicas sobre utilização e conservação.

 documento reúne recomendações importantes para prolongar a vida útil da panela e reduzir a possibilidade de falhas durante o funcionamento.

 

De olho na capacidade

 

Um dos principais cuidados começa antes mesmo de levar o utensílio ao fogo. O usuário deve respeitar sempre o limite máximo de enchimento indicado no corpo da panela, que, em geral, corresponde a dois terços (2/3) da capacidade total.

 

Ultrapassar essa marca pode comprometer a formação adequada do vapor e provocar o entupimento das válvulas, elevando o risco de falhas durante o uso.

 

Manutenção periódica

 

Entre os cuidados básicos está a manutenção periódica dos componentes de segurança. O anel de vedação, responsável por impedir a saída indevida de vapor, deve ser substituído conforme o prazo indicado pelo fabricante ou sempre que apresentar sinais de desgaste.

 

O mesmo vale para a válvula controladora de pressão, que precisa estar limpa e em perfeitas condições.

O estado de conservação do utensílio também merece atenção. Panelas com amassados, trincas ou danos no corpo ou na tampa não devem ser utilizadas, pois essas deformações podem interferir na vedação e na resistência à pressão interna.

 

Procure peças originais

 

O Inmetro orienta ainda que sejam utilizados apenas componentes de reposição originais, evitando adaptações ou peças sem procedência conhecida, que podem comprometer o desempenho e a segurança do produto.

 

Dicas de uso

 

Durante o preparo dos alimentos, evite forçar a liberação do vapor ou tentar acelerar o processo de resfriamento. Práticas como colocar a panela sob água corrente ou levantar a válvula com a mão aumentam significativamente o risco de queimaduras.

 

A abertura da tampa só deve ocorrer quando toda a pressão interna tiver sido completamente dissipada.

Outro sinal de alerta ocorre quando a panela deixa de liberar vapor pelo sistema de segurança. Nesses casos, o correto é desligar imediatamente o fogo e aguardar o resfriamento total antes de qualquer manuseio.

 

Relate acidentes ao Inmetro

 

O Inmetro monitora acidentes de consumo por meio do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Os relatos enviados pelos consumidores ajudam a aperfeiçoar regulamentos e direcionar ações de fiscalização.

 

Para registrar um acidente de consumo, acesse o site.

 

Ouvidoria

 

Caso o produto não apresente o selo de identificação da conformidade, entre em contato com a Ouvidoria do Inmetro pelo site ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818 (apenas para chamadas de telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.No Rio Grande do Norte, entre em contato com a Ouvidoria do órgão pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou via WhatsApp (84) 98802-0364.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

PT admite negociação avançada e abre caminho para Larissa Rosado ser vice de Cadu Xavier

21/01/2026


                                                             Foto: Reprodução

 

A presidente estadual do PT no Rio Grande do Norte, Samanda Alves, confirmou que estão em curso negociações para que a ex-deputada Larissa Rosado (PSB) componha a chapa como vice de Cadu Xavier. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Tamo Junto, da 88FM.

Em conversa exclusiva com a FM Universitária, nesta segunda-feira (19), Samanda afirmou que o diálogo entre os partidos evoluiu e que o nome de Larissa está no centro das articulações políticas para a formação da chapa majoritária.

Apesar do avanço, a dirigente petista ponderou que ainda não há definição oficial. “Não existe definição ainda, mas a ex-deputada Larissa Rosado está em pleno diálogo conosco”, disse a parlamentar.

Larissa Rosado, que atualmente preside o PSB no estado, é vista como um nome estratégico para ampliar alianças e fortalecer o projeto político encabeçado por Cadu Xavier, sobretudo na construção de uma frente mais ampla para a disputa eleitoral.

 

Com informações do Novo Notícias

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Saúde

Anvisa aprova primeiro genérico para tratamento do refluxo e esofagite

20/01/2026


 

O genérico de deslansoprazol recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do primeiro medicamento genérico contendo a substância, equivalente ao produto de referência Dexilant. O medicamento está indicado para adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos.

O medicamento é indicado, principalmente, para pacientes que necessitam de uso contínuo.

 

manutenção da cicatrização da esofagite;

 

alívio da azia associada à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE);

 

redução da acidez estomacal.

 

O medicamento é indicado, principalmente, para pacientes que necessitam de uso contínuo.

 

Genérico amplia acesso ao tratamento

A chegada do genérico ao mercado é considerada um avanço importante para os pacientes. Isso porque os medicamentos genéricos possuem preços mais acessíveis, mantendo os mesmos padrões de:

 

qualidade;

 

segurança;

 

eficácia

 

exigidos para os medicamentos de referência.

 

A expectativa é de que o novo produto amplie o acesso ao tratamento, especialmente para pessoas com doenças crônicas.

 

Avaliação rigorosa garantiu equivalência terapêutica

Segundo a Anvisa, o genérico de deslansoprazol passou por avaliação técnica rigorosa antes de receber o registro. O processo comprovou a equivalência terapêutica em relação ao medicamento de referência. Com isso, o produto poderá ser comercializado no país com a garantia de mesmo efeito clínico.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cidadania

Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana

20/01/2026


 

Programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regulamentado pela Medida Provisória 1327/2025 beneficiou 323.459 condutores na primeira semana de validade, informa o Ministério dos Transportes. A medida inclui aqueles que estão no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e economizou R$ 226 milhões, que seriam pagos em taxas, exames e custos administrativos.

A maior parte dos beneficiados são motoristas com a CNH de categoria B, exclusiva para carros, com 52% de renovações automáticas. Condutores com a licença AB, que permite dirigir carros e motocicletas, foram 45% dos beneficiados e aqueles que dirigem somente motocicletas (categoria A) somaram 3% das renovações automáticas. Os demais são condutores profissionais (categorias C e D).

Para fazer parte do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) o condutor não pode ter tido registro de infrações de trânsito nos últimos 12 meses e deve realizar o cadastro no aplicativo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Lembrando que a CNH de quem tem menos de 50 anos precisa ser renovada a cada dez anos, atualmente.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Número de moradores de rua cresce 109% em 5 anos no RN

20/01/2026


 

O número de pessoas em situação de rua no Rio Grande do Norte mais que dobrou entre 2020 e 2025, com um crescimento de 109,4% em cinco anos. Os dados são do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/UFMG), com base em dados do Cadastro Único. Segundo o levantamento, em 2020 o RN tinha 1.597 pessoas vivendo nas ruas. No ano passado, esse número foi de 3.345. Em Natal, a alta foi ainda mais expressiva — de 134,1% no mesmo período. Os dados apontam que a capital e o estado seguem tendência observada em todo o país.

De acordo com o OBPopRua/UFMG, considerando todo o RN, a quantidade de pessoas em situação de rua apresentou oscilação entre 2020 e 2022, com redução dos números em 2021 (1.268 pessoas, ante 1.597 de 2020 e 1.550 em 2022), mas registrou crescimento constante a partir de 2023, com 2.117 pessoas vivendo em condições de rua; em 2024 eram 2.599, enquanto no ano passado eram 3.345. Ainda segundo o levantamento, em 2025 o RN é o quinto estado do Nordeste com maior número de pessoas vivendo nas ruas, atrás da Bahia (16.624), Ceará (14.171), Pernambuco (8.540) e Maranhão (3.700).

Em nota, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do RN (Semjidh), pasta que acompanha a população de rua do estado, afirmou avaliar que o aumento registrado “está relacionado a fatores estruturais, como a falta de moradia digna, dificuldades de acesso ao trabalho, à renda e aos benefícios sociais, além da necessidade de fortalecimento de políticas públicas integradas e contínuas voltadas a esse público”.

Também segundo a Semjidh, “as políticas existentes ainda apresentam limitações de alcance e integração, especialmente no que se refere à ampliação e qualificação dos serviços e equipamentos destinados diretamente à população em situação de rua, como banheiros públicos e sociais, pontos de acesso à água potável, serviços de higiene, atendimento clínico e psicossocial, equipes de consultório na rua, serviços de abordagem social e unidades de acolhimento”.

Por fim, a pasta informou que “em articulação com outras secretarias, discute a ampliação e o aprimoramento das ações, com foco em uma abordagem integral e humanizada, que inclua moradia digna, capacitação profissional, geração de emprego e renda, ampliação do acesso a benefícios sociais, fortalecimento dos serviços de atendimento nas ruas, como banheiros sociais, bebedouros, consultórios na rua, atendimento em saúde e assistência social, além do reforço da atuação intersetorial do Estado”.

 

Natal tem maioria

 

Em Natal, segundo o levantamento do OBPopRua/UFMG, 2.103 pessoas viviam em situação de rua em 2025, o que representa 62,8% do total registrado em todo o RN. A capital apresentou crescimento quase constante nos números em cinco anos, com exceção de 2021. Eram 898 pessoas nessa condição em 2020; 736 em 2021; 943 em 2022; 1.274 em 2023; 1.557 em 2024; e 2.103 no ano passado. Em cinco anos, a alta é de 134,1%.

No comparativo com outras capitais nordestinas, Natal ocupa a quinta posição entre as cidades com maior população de rua. Em primeiro lugar está Fortaleza (11.349 pessoas), seguida de Salvador (10.296), Recife (4.784) e Maceió (2.357). A TRIBUNA DO NORTE procurou a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Natal para comentar os números e saber quais políticas têm sido adotadas para essa população, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

No Brasil, o aumento na quantidade de pessoas que vivem nas ruas em cinco anos foi de 87,7% entre 2020 e 2025. O OBPopRua/UFMG aponta que o número referente a essa população saiu de 194.824 em 2020 para 365.822 no ano passado. De acordo com o levantamento, o crescimento pode ser atribuído, entre outros fatores, à ausência e/ou à insuficiência histórica de políticas públicas estruturantes de moradia, trabalho e educação envolvendo essa população, majoritariamente negra (a cada 10 pessoas em situação de rua, 7 são negras, na média nacional).

De 2020 a 2021, quando teve início a pandemia da covid-19, o número de pessoas em situação de rua havia caído, passando de 194.824 para 158.191 pessoas. Mas em 2022, voltou a subir e vem crescendo de forma contínua em todo o país.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Inmet emite alerta de chuvas para 28 municípios do RN

20/01/2026


 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas para 28 municípios das regiões Oeste e Central do Rio Grande do Norte. O alerta é válido desde a manhã desta terça-feira 20 até as 23h59 da quarta-feira 21.

De acordo com o Inmet, o aviso é classificado como perigo potencial, identificado pela cor amarela, o nível mais baixo na escala do órgão, que também inclui os alertas laranja, de perigo, e vermelho, de grande perigo. A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Apesar do risco ser considerado baixo, o Inmet informa que podem ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nas áreas atingidas.

 

Municípios sob aviso

Assu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Augusto Severo, Baraúna, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Macau, Mossoró, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

 

Recomendações

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O órgão também recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.

Para mais informações ou em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Locutor é condenado a indenizar delegado após ofensas ao vivo em programa de rádio no RN

20/01/2026


                                                Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que um locutor de rádio terá que indenizar um delegado por ofensas realizadas em um programa de rádio na cidade de Mossoró, na região Oeste Potiguar. As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça do RN nesta terça-feira (20).

De acordo com os autos do processo, no dia 27 de março de 2025, o delegado foi ofendido de maneira injusta pelo locutor da rádio durante a apresentação de um programa que estava sendo transmitido ao vivo.

Durante a sua fala, o locutor afirmou que o delegado, “devidamente fardado e portando arma”, teria ido “emparedar” um comerciante, alegando que o autor teria adotado uma conduta abusiva e intimidadora.

Além disso, o locutor, de maneira exaltada, também proferiu xingamentos direcionados à mãe do delegado, o que, segundo os autos, foi um flagrante desrespeito à sua honra.

Ainda de acordo com informações presentes nos autos, o locutor teria desafiado o delegado. “Não satisfeito, o requerido lançou, ainda, ofensas diretas à honra do promovente, chamando-o de ‘safado’, ‘caba de peia’ e desafiando-o a ‘emparedar’ a sua própria pessoa, insinuando que, se isso ocorresse, ele ‘tomaria a farda do autor ainda hoje’”, consta no documento.

Segundo a defesa do autor da ação, o locutor teria se beneficiado da ampla audiência da rádio que atua para proferir ofensas graves, na tentativa de atingir diretamente a reputação do delegado.

 

Análise

O magistrado responsável destacou que, mesmo com o réu alegando que os comentários feitos aconteceram em livre manifestação e em observância ao direito de liberdade de expressão, ficou comprovado que as falas extrapolaram tal esfera, em cunho desonroso e desrespeitoso, levando em consideração que houve uma desproporcionalidade muito grande nos comentários direcionados ao delegado.

“De fato, as falas atingiram a honra do autor a qual foi publicamente atacado, haja vista ter sido divulgado em programa de rádio com grande alcance de ouvintes. Assim, entendo que a ofensa à honra e imagem do autor ocorreu publicamente, com grande alcance.

O dano moral é o prejuízo decorrente da dor imputada a uma pessoa, em razão de atos que, indevidamente, ofendem seus sentimentos de honra e dignidade”, escreveu o juiz na sentença.

Com isso, ficou decidido que o locutor irá pagar ao delegado indenização por danos morais, no valor de R$ 3 mil, com correção da taxa Selic e juros de mora desde o evento danoso.

 

 

98 FM NATAL

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Primeira páginaAnterior Próxima Última página