Política
Tráfico já tem seus candidatos escolhidos, e não são da direita, diz Coronel Hélio
23/06/2026

Coronel Hélio (Foto: reprodução)
O pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Coronel Hélio (PL), defendeu nesta segunda-feira (22), durante entrevista à 96 FM, uma maior integração entre as forças de segurança pública e criticou o avanço das facções criminosas no país. Segundo ele, o enfrentamento ao crime organizado exige uma atuação conjunta entre polícias e forças militares.
Ao falar sobre a influência do crime organizado na política, o pré-candidato afirmou que "o tráfico quer poder e já tem seus candidatos escolhidos". Para Hélio, "está faltando a direita conservadora escolher seus candidatos para poder ser representada no Congresso”, afirmou.
“Estamos em guerra contra o tráfico. Nós temos que convocar, nesse momento crítico que o país passa, a integração das forças policiais e militares para poder dar sufocamento ao tráfico”, disse.
Durante a entrevista, Coronel Hélio questionou a atual estratégia de combate às organizações criminosas e defendeu uma atuação mais ampla nos estados onde há presença de facções.
“Como combater as facções se não tiver integração das forças de segurança? Por que não patrulhar os estados que estão dominados por facções?”, declarou.
Na avaliação do pré-candidato, a segurança pública deve ser uma das principais pautas do debate eleitoral de 2026. Ele afirmou que o crescimento das facções representa uma ameaça que precisa ser enfrentada com planejamento, integração e fortalecimento das instituições.
Essa publicação é um oferecimento
Coronel Hélio participa de atos culturais, religiosos e políticos em Parnamirim, Natal e São José de Mipibu
22/06/2026


O pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL), cumpriu neste sábado (20) uma extensa agenda com participação em eventos culturais, religiosos e políticos em municípios da Grande Natal e do Agreste potiguar.
A programação começou em Parnamirim para acompanhar o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do vereador Michael Diniz. Ato que também contou com a presença do pré-candidato a governador Álvaro Dias.
Em seguida, em Natal, o pré-candidato participou da Festa da Colheita, realizada pela Igreja Sara Nossa Terra, momento de celebração religiosa que reuniu fiéis e lideranças da comunidade.
O sábado foi encerrado em São José de Mipibu, onde Coronel Hélio participou das festividades do São João do município, em uma agenda que reuniu manifestações culturais, tradição popular e a presença de lideranças políticas da região.
Durante a passagem por São José de Mipibu, Coronel Hélio esteve acompanhado do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, da vereadora Nina Souza e do vice-prefeito de São José de Mipibu, Bruno Dantas.
“É importante participar das celebrações culturais e religiosas e também acompanhar os movimentos políticos que fazem parte da construção do futuro do nosso estado. O diálogo permanente com as pessoas é o caminho para construir um projeto conectado com a realidade do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Essa publicação é um oferecimento
Juventude do PDT/RN declara apoio ao deputado Ubaldo Fernandes
22/06/2026


O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu, neste domingo (21), uma importante manifestação de apoio da Juventude do PDT do Rio Grande do Norte durante o Encontro Estadual da Juventude PDTista, realizado no município de Afonso Bezerra.
O evento reuniu representantes e militantes de diversas regiões do estado e contou com a participação do presidente estadual da Juventude do PDT, Lucas Fellipe, além dos dirigentes Leandro Cavalcante, Reobé Costa, Brenno Nelson e Dr. Samir Aquino. Na ocasião, eles afirmaram apoio ao projeto político do parlamentar, destacando sua atuação em defesa das causas sociais, da participação popular e do desenvolvimento dos municípios potiguares.
Para Ubaldo Fernandes, o reconhecimento da juventude partidária fortalece ainda mais o compromisso do seu mandato com a construção de políticas públicas voltadas para as novas gerações. "Receber o apoio da Juventude do PDT do Rio Grande do Norte é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade. Os jovens têm papel fundamental na construção do presente e do futuro do nosso estado. Nosso mandato continuará aberto ao diálogo, à escuta e à construção coletiva de soluções que contribuam para melhorar a vida da população potiguar", afirmou.
O Encontro Estadual da Juventude PDTista reuniu jovens de várias regiões do Rio Grande do Norte para debater propostas, fortalecer a organização partidária e ampliar a participação da juventude nos espaços de decisão política. A manifestação de apoio reforça a sintonia entre o mandato de Ubaldo Fernandes e a juventude potiguar, consolidando uma parceria voltada para a construção de um Rio Grande do Norte mais inclusivo, participativo e com mais oportunidades para as novas gerações.
Essa publicação é um oferecimento
Coronel Hélio e Styvenson cumprem agenda juntos e anunciam revitalização de Hangar construído na 2ª Guerra
20/06/2026


Pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL) visitou nesta sexta-feira (19) a Base Aérea de Natal ao lado do senador Styvenson Valentim (Podemos). A agenda marcou o retorno de Coronel Hélio a um local que faz parte de sua trajetória profissional e pessoal, onde construiu uma história de dedicação e serviço ao longo dos anos.
Durante a visita, Coronel Hélio acompanhou o início da obra de recuperação total do Hangar Tenente França, uma estrutura histórica da Base Aérea de Natal. O projeto foi viabilizado por emenda apresentada por Styvenson. O espaço será revitalizado para garantir melhores condições de funcionamento, especialmente no apoio à manutenção dos helicópteros e na segurança das operações realizadas pelos policiais.
Ex-comandante do Grupo de Serviço de Base (GSB), Coronel Hélio destacou a emoção de retornar ao local onde atuou durante sua carreira e ressaltou a importância da preservação da estrutura.
“Tenho uma história muito bonita construída aqui na Base Aérea de Natal. Foi um lugar onde trabalhei, servi e cuidei de cada espaço com muito orgulho. Voltar hoje e acompanhar uma obra tão importante é motivo de muita satisfação”, afirmou.
Ao lado de Styvenson Valentim, Coronel Hélio conversou com os comandantes da unidade sobre a importância da revitalização do hangar e dos impactos positivos da obra para as atividades operacionais.
A recuperação do Hangar Tenente França tem previsão de conclusão para março do próximo ano. A estrutura possui valor histórico para o Rio Grande do Norte e para o Brasil, tendo sido construída durante a Segunda Guerra Mundial. O local também carrega relevância para a aviação nacional, por ter abrigado o primeiro aeroclube do país, em 1928, onde eram formados pilotos civis.
Essa publicação é um oferecimento
Pedro Filho amplia base no Agreste e recebe apoio de prefeitável em Goianinha
19/06/2026

Foto: Divulgação
A pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal segue ganhando força em diferentes regiões do Rio Grande do Norte. Desta vez, o reforço vem de Goianinha, no Agreste potiguar, com o anúncio do apoio do empresário Renato Galvão, uma das principais lideranças políticas do município.
Renato Galvão foi candidato a vice-prefeito nas últimas eleições municipais e integra um grupo político que obteve expressiva votação na cidade. Com forte atuação junto à população e presença constante nos debates sobre o futuro de Goianinha, ele é apontado nos bastidores como um dos nomes mais lembrados para a disputa da Prefeitura nas próximas eleições municipais.
A adesão de Renato Galvão fortalece ainda mais a presença de Pedro Filho no Agreste potiguar e amplia a articulação da pré-candidatura em uma região estratégica para o cenário eleitoral do estado.
Nos últimos meses, Pedro Filho tem consolidado apoios em diversas cidades do Rio Grande do Norte, reunindo lideranças políticas, comunitárias e religiosas em torno de um projeto voltado ao fortalecimento dos municípios e da representação potiguar na Câmara dos Deputados.
Vereador em Assú, líder evangélico e defensor de pautas ligadas à família, à liberdade e ao desenvolvimento regional, Pedro Filho vem ampliando sua presença em todas as regiões do estado e consolidando sua pré-candidatura entre as mais competitivas da nova geração política potiguar.
Essa publicação é um oferecimento
ALERTA NO PT: Operação da PF contra Jaques Wagner ameaça estratégia de Lula para 2026
19/06/2026

Foto: Reprodução
A operação da Polícia Federal contra o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ligou o sinal de alerta na campanha de reeleição do presidente Lula (PT). Nos bastidores, aliados temem que a investigação provoque desgaste político e atrapalhe a estratégia eleitoral do PT para 2026.
Segundo informações publicadas pelo Metrópoles, integrantes da campanha avaliam que o caso pode enfraquecer uma das principais linhas de ataque ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como possível adversário na disputa presidencial.
A preocupação aumentou devido à proximidade entre Lula e Jaques Wagner. Fundador do PT e um dos principais aliados do presidente, o senador baiano é considerado uma das figuras mais influentes do partido e já ocupou cargos estratégicos nos governos petistas.
A investigação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF. De acordo com a decisão, a Polícia Federal apura suspeitas de que Jaques Wagner tenha recebido vantagens econômicas para defender interesses ligados ao Banco Master no Congresso Nacional.
Entre os benefícios apontados pelos investigadores estão um apartamento avaliado em R$ 2,45 milhões, em Salvador, e repasses que somariam R$ 3,5 milhões para pessoas ligadas ao senador. A PF aponta o empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, como elo entre Wagner e o banco.
Jaques Wagner nega qualquer irregularidade. Em entrevista à BandNews TV, o senador afirmou que nunca recebeu dinheiro do Banco Master nem de Augusto Lima. Em nota, sua defesa declarou que acompanha as investigações com tranquilidade e mantém confiança no esclarecimento dos fatos.
Apesar das manifestações públicas de apoio do PT, integrantes do governo defendem reservadamente uma postura de cautela para evitar que a crise aumente. Há também preocupação de que o avanço das investigações possa atingir outras lideranças petistas ligadas ao caso.
Essa publicação é um oferecimento
Ubaldo tem três projetos aprovados em defesa da inclusão, da cultura e do patrimônio potiguar
17/06/2026

A sessão plenária desta terça-feira (16) foi marcada por importantes conquistas para o mandato do deputado estadual Ubaldo Fernandes. Três projetos de sua autoria foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, contemplando áreas estratégicas como inclusão social, valorização cultural e preservação do patrimônio histórico e religioso do estado.
Entre as matérias aprovadas está o Projeto de Lei nº 52/2026, que institui a Política Estadual de Incentivo à Formação de Cães-Guia para Pessoas com Deficiência Visual. A iniciativa tem como objetivo ampliar a autonomia, a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, além de incentivar a criação de centros de formação, parcerias institucionais e campanhas de conscientização sobre os direitos desse público. “Estamos fortalecendo uma política pública que promove inclusão, independência e dignidade. Garantir mais acessibilidade é uma das bandeiras permanentes do nosso mandato”, destacou.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 637/2025, que reconhece a Banda Detroit como Patrimônio Cultural, Artístico e Musical Imaterial do Rio Grande do Norte. Com mais de quatro décadas de trajetória, a banda é considerada uma das maiores referências da música e do carnaval potiguar, tendo contribuído significativamente para a construção da identidade cultural do estado. “Reconhecer a Banda Detroit é fazer justiça à sua contribuição para a cultura do Rio Grande do Norte. Trata-se de um patrimônio vivo da nossa música e da memória afetiva do povo potiguar”, afirmou o parlamentar.
A terceira matéria aprovada foi o Projeto de Lei nº 159/2026, que reconhece a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de Macau, como Patrimônio Cultural, Religioso e Turístico do Estado. Com mais de dois séculos de história, o templo representa um dos principais símbolos da fé, da tradição e da formação histórica da região salineira. “Preservar nossa história e valorizar os espaços que guardam a identidade do nosso povo é uma responsabilidade de todos nós. Esse reconhecimento fortalece a memória, a cultura e o potencial turístico de Macau”, ressaltou.
Essa publicação é um oferecimento
"Em quase 20 anos de PT, facções criminosas só cresceram", diz Coronel Hélio
17/06/2026

O pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Coronel Hélio (PL), manifestou profunda preocupação com o atentado ocorrido em Mossoró que teve como alvo o vereador Cabo Deyvison. Durante a ação criminosa, atribuída a integrantes de facção criminosa, o parlamentar foi baleado e seu assessor, Alyson Diego, morreu no local.
Ao comentar o caso, Coronel Hélio lamentou a morte do assessor e prestou solidariedade aos familiares, amigos e ao vereador, que segue em recuperação. Segundo Coronel Hélio, em "quase 20 anos de PT no poder, as facções criminosas só cresceram no país".
Com trajetória ligada à segurança pública, Coronel Hélio classificou o episódio como mais um reflexo do avanço da criminalidade organizada e cobrou uma resposta firme das autoridades para identificar e punir responsáveis.
“Não podemos permitir que facções criminosas imponham o medo à população e atentem contra a vida de representantes eleitos democraticamente. O Estado precisa agir com rigor, investigando os fatos e garantindo que os responsáveis sejam levados à Justiça”, declarou.
O pré-candidato ao Senado também defendeu o fortalecimento das forças de segurança, investimentos em inteligência policial e a integração entre os órgãos de combate ao crime organizado.
“É preciso enfrentar a criminalidade com planejamento, estrutura e decisão política. A população do Rio Grande do Norte não pode continuar convivendo com episódios de violência que colocam em risco a vida de cidadãos, agentes públicos e trabalhadores”, acrescentou.
Coronel Hélio ressaltou ainda que o atentado em Mossoró reforça a necessidade de ampliar o debate sobre segurança pública no estado e no país, defendendo medidas que garantam mais proteção à população e maior capacidade de resposta das instituições responsáveis pelo combate ao crime.
Essa publicação é um oferecimento
Governadora e pré-candidatos ao Governo se manifestam após atentado contra Cabo Deyvison e morte de assessor
16/06/2026

O atentado contra o vereador de Mossoró, Cabo Deyvison (PL), que levou a morte do assessor Allison Diego, causou repudio, revolta e indignação dos principais nomes da política potiguar. A governadora Fátima Bezerra (PT) e os pré-candidatos ao Governo, Allyson Bezerra, Alvaro Dias e Cadu Xavier se manifestaram.
Seguem os textos:
FÁTIMA BEZERRA
"Determinei empenho total das forças de segurança para investigar o atentado em Mossoró. Deixo aqui minha solidariedade ao vereador Cabo Deyvisson e aos familiares e amigos de Alyson Dyego."
ALVARO DIAS
"Não poderia deixar de vir a Mossoró visitar nosso companheiro do PL, Cabo Deyvisson, após o atentado do qual ele e seu assessor foram vítimas. Essa tentativa de execução ocorrida em Mossoró exige uma resposta firme e imediata das autoridades.
A violência que vitimou o trabalhador de imprensa Alyson Diego e atingiu o vereador Cabo Deyvisson representa um ataque à segurança, à liberdade e à própria democracia.
Vou solicitar ao PL apoio da Polícia Federal para que seja conduzida uma investigação rigorosa, célere e transparente, a fim de que os responsáveis sejam identificados, presos e punidos com o máximo rigor da lei.
Nossa solidariedade e nossos sentimentos às vítimas, familiares e amigos. O Rio Grande do Norte não pode se render à violência nem à ação das facções criminosas."
ALLYSON BEZERRA
"Minha solidariedade ao vereador Cabo Deyvison, ferido a tiros nesta segunda-feira, em Mossoró. Também me solidarizo com os familiares e amigos de Alyson Dyego, que infelizmente veio a óbito no mesmo episódio.
Repudio esse ato de violência e espero que as autoridades competentes conduzam uma investigação rigorosa para esclarecer os fatos, identificar os responsáveis e garantir que sejam punidos com o rigor da lei."
CADU XAVIER
"Repudio com veemência esse ato criminoso e covarde, que não atinge apenas uma liderança política, mas agride a democracia e o direito à vida.
Espero uma investigação rápida, rigorosa e exemplar, para que tdos os responsáveis sejam identificados, presos e punidos na forma da lei".
96 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
FUTURA/APEX: 43,8% rejeitam votar em Flávio; 43,3% em Lula
16/06/2026

Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparecem tecnicamente empatados em rejeição entre os eleitores brasileiros, de acordo com a pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (16).
Segundo a pesquisa, 43,8% dos eleitores rejeitam votar em Flávio, enquanto 43,3% rejeitam votar em Lula. Michelle Bolsonaro (PL) aparece em terceiro lugar no índice de rejeição, com 30,1%, seguida por Fernando Haddad (PT), com 25,6%.
O ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aparece na sequência com 14,8% de rejeição, seguido por Cabo Daciolo (Mobiliza), com 14%, e Renan Santos (Missão), com 12,8%
A senadora Tereza Cristina (PP), tem 12,7% de rejeição, seguida por Ronaldo Caiado (PSD), com 11,9%. O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa (DC), aparece com 10,7% de rejeição, seguido por Augusto Cury (Avante), com 9,5%.
Dentre os entrevistados, 3,6% não sabem ou não responderam a pesquisa, 2,6% rejeitam todos os eleitores e 0,9% não rejeita nenhum dos candidatos.
Metodologia
A pesquisa Futura/Apex entrevistou 2.000 eleitores, entre os dias 8 e 12 de junho, por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O levantamento foi realizado com recursos do próprio instituto e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-01461/2026.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa Nexus: Lula tem 49% e Flávio Bolsonaro 43% das intenções de voto no segundo turno
15/06/2026

Pesquisa Nexus divulgada nesta segunda-feira (15) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto contra 43% do pré-candidato à presidência e senador Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro turno, o petista aparece com 42% das intenções, enquanto Flávio tem 33%.
A pesquisa foi encomendada pelo BTG Pactual e ouviu 2.017 entrevistados, por telefone, nas 27 unidades da Federação, de 12 a 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06645/2026.
Primeiro turno
Lula (PT): 42% (eram 41% em maio)
Flávio Bolsonaro (PL): 33% (eram 35% em maio)
Renan Santos (Missão): 4% (eram 4% em maio)
Ronaldo Caiado (PSD): 4% (eram 5% em maio)
Augusto Cury (Avante): 2% (era 1% em maio)
Romeu Zema (Novo): 2% (eram 4% em maio)
Joaquim Barbosa (DC): 2% (em 3% em maio)
Aécio Neves (PSDB): 1% (não estava na pesquisa de maio)
Cabo Daciolo (Mobiliza): 1% (era 1% em maio)
Indecisos: 3% (eram 2% em maio)
Branco/nulo/não vai votar: 5% (eram 6% em maio)
Segundo turno
Lula e Flávio Bolsonaro
Lula (PT): 49%
Flávio Bolsonaro (PL): 43%
Lula e Romeu Zema
Lula (PT): 49%
Romeu Zema (Novo): 39%
Lula e Ronaldo Caiado
Lula (PT): 48%
Ronaldo Caiado (PSD): 39%
Lula e Renan Santos
Lula: 49%
Renan Santos: 36%
Essa publicação é um oferecimento
Coronel Hélio vai à Caprifeira e recebe apoio do prefeito e vice de Coronel Ezequiel ao Senado
14/06/2026

O pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL), recebeu nesta sexta-feira (12) mais um importante apoio político em sua caminhada rumo às eleições de 2026. Durante visita à Caprifeira de Coronel Ezequiel, um dos principais eventos agropecuários da região Trairi, o prefeito Thales Farias e o vice-prefeito Adailson Oliveira, o Rolinha, anunciaram oficialmente apoio à pré-candidatura de Coronel Hélio ao Senado Federal.
O anúncio ocorreu durante a programação do evento, que reúne produtores rurais, criadores, empreendedores e lideranças políticas de diversas cidades do estado. A agenda também contou com a presença do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, do deputado estadual Gustavo Carvalho e do pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante, que acompanharam as atividades ao lado de Coronel Hélio.
O prefeito Thales Farias destacou a importância de fortalecer um projeto político comprometido com o desenvolvimento dos municípios e com as demandas do interior potiguar. Coronel Hélio agradeceu a confiança do gestor municipal e ressaltou a relevância da parceria para a construção de uma representação forte do Rio Grande do Norte no Senado Federal.
"O prefeito Thales Farias tem realizado um importante trabalho em Coronel Ezequiel e conhece de perto os desafios enfrentados pelos municípios. Essa parceria fortalece nosso compromisso de defender os interesses das cidades potiguares e buscar mais investimentos para o desenvolvimento do nosso estado. Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade", disse Hélio.
Durante a visita à Caprifeira, Coronel Hélio também destacou a importância da caprinocultura e da agricultura familiar para a economia do Rio Grande do Norte, defendendo políticas públicas que incentivem o setor produtivo e ampliem as oportunidades para os trabalhadores do campo.
A adesão do prefeito Thales Farias amplia a rede de apoios conquistada por Coronel Hélio nos últimos meses e reforça o crescimento de sua pré-candidatura em diferentes regiões do estado. O apoio também fortalece a articulação política do grupo liderado por Álvaro Dias, que vem percorrendo os municípios potiguares apresentando propostas e consolidando alianças para as eleições de 2026.
Essa publicação é um oferecimento
PESQUISA ALFA INTELIGÊNCIA: Reprovação do governo Lula sobe para 56%; aprovação cai para 42%
12/06/2026

A pesquisa Alfa Inteligência divulgada nesta sexta-feira (12) aponta que 56% dos brasileiros desaprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 42% afirmaram aprovar a atuação do chefe do Executivo federal, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder.
Em comparação com o levantamento realizado em março deste ano, a desaprovação ao governo avançou três pontos percentuais. Na ocasião, 53% dos entrevistados desaprovavam a gestão petista, enquanto 46% manifestavam aprovação. Outros 1% não responderam.
A pesquisa ouviu 1.400 eleitores entre os dias 5 e 10 de junho. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo BR-03496/2026.
Essa publicação é um oferecimento
Senado aprova piso salarial de R$ 13,6 mil a médicos e dentistas
11/06/2026

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou em caráter terminativo o projeto de lei 1.365/2022, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) e relatoria de Fernando Dueire (PSD-PE), que prevê a elevação do piso salarial nacional de médicos e cirurgiões dentistas de R$ 3.636 para R$ 13.662 em jornadas de 20 horas semanais.
A proposta, informou o Congresso em Foco, também aumenta de 20% para 50% os adicionais de trabalho noturno e de horas extras, assegura intervalo de descanso de dez minutos a cada 90 minutos trabalhados, determina que a chefia de serviços médicos e odontológicos seja exercida exclusivamente por profissionais das respectivas áreas e estabelece correção anual do piso conforme a inflação.
Se transformada em lei, a nova remuneração mínima valerá para profissionais dos setores público e privado. Para servidores estaduais, distritais e municipais, o reajuste poderá seguir índice definido em legislação local. O projeto também prevê que o aumento das despesas de estados e municípios seja financiado por transferências do Fundo Nacional de Saúde.
Parecer do relator
Ao defender a aprovação da proposta, Fernando Dueire argumentou que o novo piso é necessário não apenas por falta de reajuste nacional dos valores, mas na falta de efetividade da legislação atualmente em vigor. Segundo o relator, “Uma lei que é descumprida em escala nacional, de forma sistemática e impune, deixa de ser direito e torna-se promessa vazia”.
Essa publicação é um oferecimento
Pedro Filho destaca chance histórica do Vale do Açu eleger um “filho da terra” para deputado federal
10/06/2026


O pré-candidato a deputado federal Pedro Filho afirmou que o Vale do Açu vive um momento histórico e pode, pela primeira vez, conquistar uma representação própria na Câmara dos Deputados. A declaração foi feita no último final de semana, durante agenda na região, onde o vereador assuense tem intensificado o diálogo com lideranças políticas, comunitárias e religiosas.
Segundo Pedro Filho, o crescimento de sua pré-candidatura reflete o desejo da população de fortalecer a presença do Vale do Açu nos espaços de decisão nacional. Para ele, a região reúne população, força econômica e relevância política suficientes para eleger um representante comprometido com suas demandas.
“O Vale do Açu tem uma oportunidade histórica. Somos uma região importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e chegou o momento de termos uma voz legítima em Brasília, defendendo nossos municípios, nossos produtores, nossos trabalhadores e nossas famílias”, declarou.
Líder evangélico e atualmente vereador em Assú, Pedro Filho vem ampliando sua base política em todo o estado, mas mantém no Vale do Açu o principal núcleo de sua pré-candidatura. Nos últimos meses, o pré-candidato consolidou apoios de lideranças em diversos municípios da região e intensificou agendas voltadas à construção de um projeto político com identidade regional.
A pré-candidatura de Pedro Filho representa a única chance de fortalecer a representação do Vale do Açu no Congresso Nacional. Ele é o unico “filho da terra” na disputa. A região concentra importantes atividades econômicas, além de desempenhar papel estratégico no desenvolvimento do interior potiguar.
Essa publicação é um oferecimento
Luiz Eduardo atrai multidão, lança pré-candidatura à reeleição e anuncia apoio a Coronel Hélio
10/06/2026


O pré-candidato ao Senado Coronel Hélio (PL), participou neste domingo (7) do evento de lançamento da pré-candidatura à reeleição do deputado estadual Luiz Eduardo (PL), realizado no Hotel Praiamar Arena, em Natal. A solenidade foi marcada por uma grande mobilização popular e reuniu lideranças políticas de mais de 80 municípios potiguares.
Durante o encontro, Luiz Eduardo confirmou oficialmente apoio à pré-candidatura de Coronel Hélio ao Senado, reforçando a aliança política construída em torno de um projeto voltado para o fortalecimento dos municípios e para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
O evento contou ainda com a presença do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e diversas lideranças políticas que prestigiaram o ato.
Ao agradecer a manifestação de apoio, Coronel Hélio destacou a importância da parceria com Luiz Eduardo e do diálogo permanente com as lideranças do interior.
"Luiz Eduardo tem uma atuação municipalista e conhece de perto os desafios enfrentados pelas cidades potiguares. Essa união fortalece nosso compromisso de lutar por mais investimentos, desenvolvimento e oportunidades para o nosso estado", afirmou.
Coronel Hélio ressaltou ainda que a expressiva participação de representantes de mais de 80 municípios demonstra a força da articulação política e o reconhecimento ao trabalho do parlamentar.
Essa publicação é um oferecimento
Afonso Bezerra: mais um prefeito anuncia apoio a Coronel Hélio para o Senado
08/06/2026

O pré-candidato ao Senado Coronel Hélio (PL) recebeu mais um importante apoio político. Neste sábado (06), foi a vez do prefeito de Afonso Bezerra, Haroldo de Jango, anunciar oficialmente apoio à sua pré-candidatura para senador.
A declaração reforça o crescimento da pré-candidatura de Coronel Hélio e amplia sua base de sustentação política no interior do Estado. O anúncio ocorreu durante encontro com lideranças locais, vereadores, apoiadores e representantes da população do município. O prefeito também apoia Álvaro Dias para o Governo do Estado.
Ao oficializar o apoio, Haroldo de Jango destacou a importância de eleger representantes comprometidos com os interesses dos municípios. Coronel Hélio agradeceu a confiança do prefeito e ressaltou que a parceria fortalece o projeto de construção de uma representação municipalista no Congresso Nacional.
"Recebo com muita gratidão o apoio do prefeito Haroldo de Jango, uma liderança que conhece os desafios enfrentados pelos municípios e trabalha diariamente para melhorar a vida da população de Afonso Bezerra. Esse apoio fortalece nossa caminhada e aumenta ainda mais nossa responsabilidade de lutar por mais qualidad de vida para os potiguares", afirmou.
Nas últimas semanas, Coronel Hélio vem intensificando as visitas aos municípios potiguares, consolidando apoios e fortalecendo sua pré-candidatura ao Senado. A adesão do prefeito Haroldo de Jango representa mais um passo na ampliação desse projeto político, que tem como foco a defesa dos municípios, o fortalecimento do setor produtivo e a busca por mais investimentos para o RN.
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito Pedro Filho recebe deputado federal Robinson Faria em encontro marcado por diálogo e parceria
08/06/2026

O prefeito de Touros, Pedro Filho, recebeu no último fim de semana o deputado federal Robinson Faria para uma visita descontraída, mas repleta de discussões produtivas em prol do município.
Na ocasião, o gestor municipal reuniu vereadores, correligionários e amigos para um almoço de recepção ao parlamentar, parceiro da administração municipal. O encontro proporcionou um ambiente de diálogo sobre demandas, projetos e perspectivas para o desenvolvimento da cidade.
“Tivemos a oportunidade de almoçar ao lado de vereadores e amigos, colocando a conversa em dia e debatendo ideias importantes para o presente e o futuro da nossa gente”, destacou o prefeito Pedro Filho.
O momento reforçou a importância da união entre lideranças políticas, fortalecendo laços de parceria, amizade e compromisso com o progresso de Touros. Afinal, a política também se constrói por meio do diálogo, da cooperação e da busca conjunta por soluções que beneficiem a população.
BLOG DO ASSIS SILVA
Essa publicação é um oferecimento
SINAL VERMELHO: Quase metade dos brasileiros diz que corrupção piorou sob governo Lula, aponta PoderData
08/06/2026

Foto: Reprodução
Passados cerca de três anos e meio do terceiro mandato do presidente Lula (PT), uma nova pesquisa indica que 47% dos brasileiros acreditam que a corrupção aumentou no país desde sua posse. O levantamento é do PoderData, empresa ligada ao grupo Poder360, e foi realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2026.
Segundo os dados, 28% dos entrevistados afirmam que o nível de corrupção permaneceu igual, enquanto 21% dizem que houve redução. Outros 5% não souberam responder.
Em relação à rodada anterior, feita em janeiro de 2026, a percepção de aumento da corrupção caiu 2 pontos percentuais. Já o grupo que vê diminuição avançou 3 pontos, saindo de 18% para 21%.
Naquele período, o cenário era influenciado por repercussões de investigações envolvendo descontos indevidos no INSS e menções a casos que ganharam repercussão política, incluindo citações ao entorno familiar de Lula e ao episódio envolvendo o chamado “Careca do INSS”, além de reportagens sobre o tema.
A nova rodada da pesquisa também ocorre em meio à repercussão do caso do Banco Master. Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da instituição, após identificar crise de liquidez e problemas de gestão.
O fundador do banco, Daniel Vorcaro, chegou a ser preso. Ele também teria se reunido com o presidente Lula e visitado o Palácio do Planalto em diferentes ocasiões em 2023 e 2024.
O levantamento do PoderData ouviu 2.500 pessoas em 166 municípios de todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Não foi divulgado o número do registro no TSE.
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito, vice e sete vereadores de Riacho da Cruz fecham com Coronel Hélio para o Senado
07/06/2026


O prefeito de Riacho da Cruz, Marco Aurélio, o vice-prefeito, Borracheiro, e sete vereadores da cidade anunciaram apoio em conjunto à pré-candidatura de Coronel Hélio ao Senado. O apoio do grupo político fortalece a base que vem sendo construída pelo pré-candidato na região Oeste do RN.
Estão com Coronel Hélio o presidente da Câmara Municipal, Júnior de Gilson, e os vereadores Giordano Freitas, João de Osvaldo, Toinha Soares, Ana Lucena, Cleomilson Paulo e Paulo César. O grupo também fechou apoio a pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Estado.
A manifestação de apoio reforça o crescimento da pré-candidatura de Coronel Hélio no interior do estado e fortalece o projeto político voltado para a defesa dos municípios e do desenvolvimento regional. Ao agradecer a confiança do grupo político de Riacho da Cruz, Coronel Hélio destacou a importância da união de lideranças comprometidas com o futuro do Rio Grande do Norte.
"Recebo esse apoio com muita alegria e responsabilidade. O prefeito Marco Aurélio e sua equipe conhecem a realidade do município e sabem da importância de termos uma representação forte no Senado para lutar por mais investimentos e melhores condições para as cidades do nosso estado. Essa união fortalece nosso compromisso com a população potiguar", afirmou.
Coronel Hélio vem percorrendo diversas regiões do Rio Grande do Norte em uma intensa agenda de encontros com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias, consolidando uma ampla rede de apoios e fortalecendo sua pré-candidatura ao Senado Federal.
Essa publicação é um oferecimento










