Mundo
Maconha legalizada avança nos Estados Unidos, mas a ilegal segue mais lucrativa
15/05/2023

Dez anos após a legalização do comércio recreativo de maconha por dois estados americanos, a indústria da droga cresceu exponencialmente. Hoje são mais 20 estados com a droga legalizada e 18 que liberaram seu uso medicinal. Em 2022, esses estados venderam US$ 30 bilhões (R$ 150 bilhões) em cânabis, mais que o mercado exportador de carne brasileira.
Mas os números estratosféricos minguam quando comparados às vendas ilegais que ainda florescem nos mesmos estados: US$ 77 bilhões, ou 72%, de acordo com dados de uma empresa de análise do setor.
A diferença abre a cortina de fumaça das complexidades do negócio da maconha. Para especialistas, o fato de a droga continuar ilegal no âmbito federal empurra os desafios para estados e municipalidades, que se contorcem para regular um mercado que, por décadas, viveu sem regulamentação nenhuma.
Essa publicação é um oferecimento
Mulher compra casa própria e descobre mais de vinte cobras escondidas nas paredes: “Pesadelo”
13/05/2023

Uma mulher realizou o sonho de comprar a primeira casa própria, mas isso logo se tornou um pesadelo. A americana Amber Hall adquiriu o imóvel de quatro quartos no Colorado, Estados Unidos, que estava infestado de #cobras.
De acordo com informações do site Washington Post, ela percebeu que um dos cachorros da #família começou a agir estranho e a caminhar lentamente até o canto da garagem. Quando a tutora foi verificar o que era, viu cobras deslizando atrás de um buraco na parede.
Desde a descoberta, o serviço de zoonose e criadores de cobras já retirou mais de 20 animais da garagem da casa. Apesar do susto, a espécie encontrada não é venenosa. Para resolver o problema, ela precisa demolir o deque e o concreto ao redor da casa.Tanto o agente imobiliário quanto o proprietário anterior disseram que não sabiam que havia cobras na casa. Em entrevista ao site americano, ela contou que, após usar todas as economias para comprar a casa, não poderá se mudar novamente, e terá que lidar com o problema.
Essa publicação é um oferecimento
Trump é condenado por abuso sexual e difamação; ex-presidente dos EUA deverá pagar indenização de mais de US$ 5 milhões
09/05/2023

Um júri federal em Manhattan chegou a um veredicto no julgamento de agressão civil e difamação contra Donald Trump apresentado pela escritora e jornalista E. Jean Carroll. Trump foi condenado por abuso sexual e difamação e deverá pagar cerca de US$ 5 milhões em danos compensatórios e punitivos.
O júri de seis homens e três mulheres deliberou por pouco mais de duas horas e meia.
Carroll alega que Trump a estuprou em meados da década de 1990, e depois a difamou anos depois, quando ela tornou as acusações públicas.
Trump, que nega as acusações, não se defendeu e acabou optando por não testemunhar. O ex-presidente disse que Carroll “não fazia seu tipo” e sugeriu que ela estava inventando a história para aumentar as vendas de seu livro.
Os jurados deliberaram para decidir se as ações de Trump configuravam estupro, abuso sexual ou toque forçado, qualquer um dos três se enquadraria na alegação de agressão de Carroll. Eles não consideraram que as provas configuravam estupro, e decidiram condená-lo por abuso sexual.
Eles foram questionados separadamente sobre o processo de difamação.
Por se tratar de um caso civil, Trump não enfrenta consequências criminais. Carroll buscava compensação monetária não especificada.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Partido de extrema-direita vence eleição para Constituinte no Chile
08/05/2023

Os partidos de direita venceram a eleição para o Conselho Constituinte do Chile, com mais de 95% dos votos apurados. O país foi às urnas neste domingo (7). O novo conselho contará com 50 pessoas e será responsável por redigir a nova Constituição chilena.
Os dados são do órgão de eleições do país. Com mais de 95% dos votos contados, o Partido Republicano, considerado de extrema-direita e liderado pelo ex-candidato presidencial conservador José Antonio Kast, ficou na liderança, com 35,5% dos votos.
Com isso, o partido de Kast conseguiu mais de dois quintos das cadeiras disponíveis no Conselho. Somados aos votos conquistados pelo Chile Seguro – coalização da direita tradicional, que conseguiu 21,1% dos votos – os partidos de direita conseguiram o controle sobre a discussão do novo regimento.
“Hoje é o primeiro dia de um futuro melhor, um novo começo para o Chile”, disse Kast.
Em segundo lugar, veio o Unidad para Chile, coalizão de esquerda do presidente chileno, Gabriel Boric, com pouco mais de 28%. Os demais votos foram para partidos centristas.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Ladrões roubam mais de R$ 60 mil em tênis, mas levam só os do pé direito
06/05/2023

Três criminosos invadiram uma loja de sapatos na cidade de Huancayo, no Peru, e fugiram com mais de 200 tênis. O prejuízo estimado pelo dono do empreendimento chega a R$ 62 mil, mas o que mais chamou a atenção dele é que os ladrões levaram apenas o pé direito dos calçados.
O crime foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram os criminosos arrombando o cadeado da loja no meio da noite e usando um triciclo para levar caixas de tênis de diversas marcas.
Ladrões roubam mais de R$ 60 mil em tênis, mas levam só os do pé direito
Terra Brasil Notícias maio 6, 2023
Ladrões roubam mais de R$ 60 mil em tênis, mas levam só os do pé direito
Foto: Imagem Ilustrativa – Jeffrey Greenberg/Universal Images Group via Getty Images.
Três criminosos invadiram uma loja de sapatos na cidade de Huancayo, no Peru, e fugiram com mais de 200 tênis. O prejuízo estimado pelo dono do empreendimento chega a R$ 62 mil, mas o que mais chamou a atenção dele é que os ladrões levaram apenas o pé direito dos calçados.
O crime foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram os criminosos arrombando o cadeado da loja no meio da noite e usando um triciclo para levar caixas de tênis de diversas marcas.
Em entrevista à BBC News, o chefe da polícia local, Eduan Díaz, disse que os criminosos estão perto de ser localizados. “Recolhemos evidências no local. O incomum sobre esse roubo é que apenas os calçados do pé direito foram roubados. Com as imagens e as impressões digitais, poderemos localizar esses indivíduos”, declarou.
Essa publicação é um oferecimento
Lula viaja a Londres para coroação de Charles III
04/05/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega na próxima sexta-feira (5) a Londres para a coroação do rei Charles III, que ocorrerá no dia seguinte (6).
Ainda na sexta, Lula irá participar de uma recepção real no Palácio de Buckingham, evento que reunirá dezenas de chefes de Estado convidados para coroação e que serão recebidos pelo rei. No sábado, a cerimônia que marca a coroação de Charles III será realizada na Abadia de Westminster.
Encontro bilateral
Antes da recepção, Lula terá um encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que é o chefe de governo do Reino Unido. Será o primeiro encontro presencial entre Lula e Sunak. Os dois conversaram por telefone em dezembro de 2022, antes da posse presidencial.
Essa publicação é um oferecimento
Homem é preso ao dirigir embriagado com ‘identidade’ de Boris Johnson
03/05/2023

A polícia da cidade de Groningen, da Holanda, prendeu um homem que dirigia embriagado e apresentou uma carteira de motorista com a identidade de Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido.
A carteira de habilitação falsa foi encontrada em uma busca a um veículo autuado. Ao ser parado para uma verificação regular de trânsito, o agente de polícia percebeu que o motorista estava alcoolizado.
A carteira tem a data de nascimento de Boris Johnson, mas validade em dezembro de 3000. A emissão do “documento” coincide com o dia em que Boris Johnson assumiu oficialmente o posto de primeiro-ministro, em 24 de julho de 2019.
O documento falso tinha origem ucraniana. Nas redes, usuários relataram que é comum encontrar documentos do gênero nas ruas de Kiev, capital da Ucrânia.
“Infelizmente para essa pessoa, nós não caímos nessa farsa”, escreveu a polícia de Groningen em uma publicação nas redes sociais, onde a imagem da carteira de motorista foi compartilhada no último domingo 30.
Essa publicação é um oferecimento
Austrália proíbe cigarros eletrônicos e vapers de uso único
02/05/2023

A Austrália anunciou uma ampla repressão aos vaporizadores, vapers ou cigarros eletrônicos nesta terça-feira (2), acusando as empresas de tabaco de fisgar a próxima “geração de viciados em nicotina” ao visar deliberadamente os adolescentes.
Anunciado como a maior reforma antifumo do país em uma década, a Austrália proibirá vapers descartáveis de uso único, interromperá as importações de versões sem receita e restringirá a quantidade de nicotina que os cigarros eletrônicos podem conter.
A Austrália está há muito tempo na vanguarda das tentativas de erradicar o fumo e, em 2012, tornou-se o primeiro país a introduzir leis de “embalagem simples” para cigarros — uma política copiada pela França, Grã-Bretanha e outros países.
Essa publicação é um oferecimento
Lula se reúne com o presidente da Argentina hoje para tratar de ‘pacote de socorro ao país’
02/05/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (2) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Os dois jantarão juntos em Brasília para tratar de um possível pacote de medidas de socorro ao país vizinho.
O jantar foi marcado durante uma chamada de vídeo de 45 minutos entre os dois chefes de Estado na última quinta-feira (27), ocasião em que ambos “ressaltaram a importância de aprofundar os laços de fraternidade e o comércio bilateral”, entre outros temas, segundo o governo argentino.
O presidente Lula quer que o Brasil promova um gesto de solidariedade internacional. Ele é amigo pessoal de Alberto Fernández, que enfrenta uma grave crise fiscal e monetária, com inflação anual superior a 100%.
Entre as medidas estudadas pelo governo brasileiro, está a liberação de uma linha especial de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para facilitar exportações brasileiras para a Argentina. Outro tema sobre a mesa é a vinculação do gasoduto Vaca Muerta com a rede que abastece o Sul do Brasil. Para concluir a obra antes do fim do mandato dele, neste ano, Fernández precisa de financiamento na casa dos US$ 700 milhões.
Até mesmo um cargo para o futuro ex-presidente é cogitado por Lula. Fernández não disputará um novo mandato para governar a Argentina e pode vir a presidir a nova União de Nações Sul-Americanas (Unasul) — organismo que Lula pretende reativar. O país vizinho terá eleições presidenciais em 22 de outubro.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Cuba cancela tradicional marcha de 1º de Maio por falta de gasolina
01/05/2023

Neste ano, os cubanos não celebrarão o Dia do Trabalhador como de costume. Não haverá marchas, bandas e nem bandeiras do país espalhadas pela Praça da Revolução, em Havana. O regime do país cancelou o desfile devido à falta de combustível na ilha.
Há semanas, motoristas fazem filas durante toda a noite em frente aos postos de gasolina. Segundo o líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel, a ilha está recebendo apenas dois terços da gasolina que o país precisa para abastecer seus automóveis e caminhões. O regime alega que a escassez tem origem no descumprimento de acordos comerciais por parte de outros países.
Lê-se Venezuela. O país sul-americano diminuiu drasticamente a exportação de petróleo para a ilha ?um acordo do início dos anos 2000 garante a entrega em troca de médicos e professores cubanos. De acordo com o jornal inglês The Guardian, as exportações da Venezuela para Cuba caíram cerca de 50% na última década. Neste ano, por exemplo, as exportações passaram para 55 mil barris por dia; em 2020, eram quase 80 mil.
Essa publicação é um oferecimento
Mulher embriagada mata papagaio de estimação a tiros durante discussão com o marido
30/04/2023

Uma briga entre um casal embriagado acabou mal para o papagaio de estimação dos dois. Suzanne Mulalley, 61 anos, discutia com o marido, Steven, na casa dos dois, na Flórida, quando o assassinato ocorreu.
Segundo o relatório policial do caso, Suzanne “atirou e matou [seu] papagaio-cinzento usando uma Glock .380 dentro de [sua] casa". Os dois ainda trocaram empurrões, segundo as autoridades. O caso foi registrado em fevereiro, e Suzanne deve ser julgada nas próximas semanas.
Suzanne é agora processada por agressão doméstica, e segundo o tabloide New York Post não enfrenta, até o momento, acusações relacionadas à morte do papagaio — mas, durante a futura liberdade provisória, ela não poderá "manter contato com animais ou armas de fogo".
Da mesma forma, o marido também foi acusado de agressão doméstica por ter sido visto empurrando Suzanne durante a briga, mas responderá em liberdade.
Essa publicação é um oferecimento
Índia ultrapassa a China e se torna oficialmente o país mais populoso do mundo
29/04/2023

Neste final de semana, a Índia ultrapassa a China e se torna oficialmente o país mais populoso do mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) já havia confirmado a tendência em sua última projeção atualizada sobre a evolução da população mundial, quando previu que o número de indianos iria superar o de chineses no fim de abril.
Os números, que foram sendo refinados ao longo das últimas semanas – embora já se soubesse que abril seria o mês do “sorpasso” – mostram que a população indiana terá atingido um total de 1,428 bilhão de pessoas, cifra que certifica seu lugar como o país mais populoso e que deverá continuar aumentando durante várias décadas.
Embora a China tivesse uma população de 1,426 bilhão em 2022, esse número só diminuiu desde então, iniciando uma tendência que verá cair para menos de 1 bilhão até o final deste século, diz a ONU em um relatório divulgado no mês de abril. Desde 1950, quando a ONU começou a fazer o levantamento oficial dos tamanhos das populações, a China sempre esteve no topo do ranking.
As mudanças na fecundidade em ambos os países explicam esse novo posicionamento: em 1971 ambos os países apresentavam uma taxa similar de fecundidade, entre 5 e 6 filhos por mulher. Em apenas sete anos, a China baixou essa taxa para três filhos por mulher, uma redução que a Índia levou três décadas e meia.
Em 2022, a tendência era muito mais semelhante: a China tem uma das taxas de fertilidade mais baixas do mundo (1,2 filhos por mulher), mas também a Índia (2 filhos por mulher) desceu abaixo da chamada “taxa de substituição demográfica”, que os cientistas colocam em 2,1.
Um fenômeno que ambos os países já vivenciam é o rápido envelhecimento da população. De acordo com o último boletim do Departamento de Assuntos Sociais da ONU, entre este ano e 2050 o número de pessoas com mais de 65 anos terá quase dobrado na China e mais do que dobrado na Índia.
Mas as percentagens de idosos sobre toda a população mostram realidades muito diferentes pois o número de adultos em idade laboral vai aumentar de forma constante na Índia ao longo deste meio século, o que pode se traduzir em maiores oportunidades de emprego e maior crescimento econômico. Por outro lado, a faixa etária de 25 a 64 anos logo atingirá o pico na China e começará a declinar, o que significa uma janela mais estreita de oportunidades econômicas.
Jovem Pan
Essa publicação é um oferecimento
Após rumores de separação, mulher de CR7 faz postagem sobre crise no relacionamento
27/04/2023

Diante de tantas especulações sobre o próprio casamento, Georgina Rodríguez se viu na obrigação de "alfinetar" os rumores que circulam na internet.
De acordo com o jornal Mundo Deportivo, os dois passam por uma grande crise no relacionamento, e o problema teria começado por causa do comportamento da modelo após ganhar mais atenção nos holofotes.
Georgina achou necessário endereçar as alegações de que Cristiano Ronaldo está "farto" dela depois que o casal foi visto em uma discussão acalorada em público.
Pelas redes sociais, a influenciadora, de 29 anos, reagiu aos rumores com uma postagem em seus Stories no Instagram. Ela compartilhou uma foto do céu noturno, com letra da música If I Die (se eu morrer, em tradução literal), de Romeo Santos. "O invejoso inventa o boato, a fofoca se espalha e o idiota acredita", dizia a publicação.
Os boatos sobre o relacionamento do casal foram alimentados ainda mais por comentários feitos por um amigo da mãe do jogador, Leo Caeiro.
Em entrevista ao programa português Noite das Estrelas, Caeiro disse: "Falo há meses; eles não estão bem, e é provável que se separem. A realidade é que Ronaldo está farto dela. Essa é a realidade. Continuo dizendo que não haverá casamento, eles estão juntos para alimentar o produto", comentou o amigo pessoal da família de Ronaldo.
A suposta "grande crise" no relacionamento ganhou mais destaque na mídia portuguesa depois que os dois foram flagrados em uma "sessão de gritos monumental" enquanto embarcavam em um avião.
As informações são do jornalista espanhol Abel Planelles, que conversou com uma testemunha da suposta discussão entre o jogador e Georgina.
Essa publicação é um oferecimento
Possível separação de Cristiano Ronaldo e Georgina deixaria modelo com casa de R$ 45 milhões
26/04/2023

Será o fim da família perfeita? De acordo com a imprensa internacional, o noivado entre Cristiano Ronaldo e a modelo espanhola Georgina Rodríguez está em crise e com os dias contados.
Segundo o programa Noite das Estrelas, do canal português CMTV, o craque não está feliz com o jeito da noiva. Segundo os jornalistas, o atacante vê Georgina com atitudes classificadas como longe da realidade, forçadas e frívolas.
Outro motivo dado pela imprensa portuguesa é que Georgina e Maria Dolores Aveiros, mãe de Cristiano Ronaldo, não estariam se entendendo muito bem. Vale lembrar que o atacante do Al-Nassr é muito ligado à mãe.
Cristiano Ronaldo e Georgina estão juntos desde 2016 e têm duas filhas, Alana Martina e Bella Esmeralda. O atacante tem mais três filhos: Cristiano Jr. (a mãe é uma mulher que aceitou não aparecer e deixar o menino com o pai) e os gêmeos Mateo Ronaldo e Eva Maria (de uma barriga de aluguel).
Essa publicação é um oferecimento
MP pede à Justiça que Daniel Alves siga em prisão preventiva
25/04/2023

O Ministério Público de Barcelona se opôs a deixar em liberdade provisória o lateral-direito brasileiro Daniel Alves, conforme solicitado por sua defesa na semana passada, por considerar que persiste o risco de o jogador tentar fugir da Justiça.
Segundo fontes do Ministério Público, a procuradora do caso apresentou um relatório ao Tribunal de Instruções de Barcelona número 15, no qual afirma que as circunstâncias não mudaram em relação a 20 de janeiro — quando Daniel Alves foi preso sob acusação de estuprar uma jovem na boate Sutton, em Barcelona — e que o risco de fuga permanece.
Depois de conhecer a posição das partes, a juíza de instrução deve agora decidir se acata o pedido da defesa do ex-jogador do Barcelona e o deixa em liberdade provisória, com as medidas cautelares que entender oportunas, resolução contra a qual cabe recurso ao Tribunal de Barcelona.
Na semana passada, a defesa de Daniel pediu à magistrada que o investiga pelo suposto estupro que o deixe em liberdade provisória, se necessário mediante fiança, com base em laudo pericial sobre as imagens das câmeras de segurança da boate que a defesa garante que o inocentam.
Na petição, a defesa de Alves, liderada pelos advogados Cristóbal Martell e Arnau Xumetra, argumenta que essas imagens mostrariam que o jogador e a vítima estavam flertando antes dos fatos, dançando e bebendo juntos, e que ela entrou voluntariamente no banheiro, e o brasileiro foi logo depois.
Especificamente, os advogados afirmam que o laudo pericial de 200 páginas, que analisa as imagens quadro a quadro, desmente o "microcosmo de pânico e terror" relatado pela vítima e mostra que os 20 minutos que passaram juntos antes de entrar no banheiro "eram característicos de um flerte sexual".
Eles também argumentam que as imagens registradas pelas câmeras de segurança privada contradizem o depoimento de duas amigas que acompanhavam a jovem, que explicaram à juíza que o jogador as abordou com evidente intenção sexual, a ponto de deixá-las incomodadas.
Daniel Alves apresentou seu pedido de liberdade após ter prestado depoimento pela segunda vez perante a juíza de instrução, a pedido do próprio, em audiência no último dia 17.
O lateral argumentou com a magistrada que o sexo com a jovem foi consensual e que ele mentiu em sua primeira declaração para esconder sua infidelidade de sua esposa na época.
Em 21 de fevereiro, o Tribunal de Barcelona já havia rejeitado os mesmos argumentos apresentados pela defesa em seu recurso — baseado nas raízes e nas imagens das câmeras de segurança —, quando decidiu manter o jogador em prisão preventiva, por considerar que havia "alto" risco de fuga e que as provas que o acusam são "graves" e "diversas".
Essa publicação é um oferecimento
Ex-presidente do Peru é preso em Lima por corrupção. Ele teria recebido propina milionária da empreiteira Odebrecht
24/04/2023

O ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, foi preso e encaminhado ao presídio de Barbadillo, na capital peruana Lima, no domingo (23.abr.2023). A detenção se deu depois que os Estados Unidos autorizaram a extradição de Toledo ao país sul-americano.
O peruano é acusado de corrupção, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Ele teria recebido propina milionária da empreiteira Odebrecht para favorecer os negócios da construtora no Peru quando era chefe do Executivo.
Segundo o Ministério Público do Peru, Toledo ficará em prisão preventiva por 18 meses enquanto aguarda o julgamento.
As investigações indicam que Toledo teria solicitado a representantes da Odebrecht no Peru propina de US$ 20 milhões para conceder à empreiteira a construção da rodovia Interoceânica Sul, que percorre 2.600 km e liga o noroeste do Brasil ao litoral sul do Peru. O ex-diretor da Odebrecht, Jorge Barata, confirmou para a Justiça brasileira o pagamento.
O dinheiro teria sido enviado para a conta de Josef Maiman, amigo do ex-presidente. Maiman, por sua vez, fundou uma empresa na Costa Rica que tinha o objetivo de reencaminhar ao Peru quantias do dinheiro destinadas à compra de imóveis.
Toledo foi presidente de 2001 a 2006. Depois de seu mandato, o peruano passou a morar no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Em julho de 2019, foi preso no país norte-americano a pedido das autoridades peruana. A ordem de prisão foi cumprida pelo Departamento de Justiça dos EUA.
Em fevereiro deste ano, os Estados Unidos autorizaram a extradição do ex-presidente peruano. O pedido remonta a maio de 2018.
Essa publicação é um oferecimento
Mundo tem mais ditaduras do que países com democracia plena pela 1ª vez desde 1995, aponta relatório
23/04/2023

Os níveis globais de democracia caíram em 2022 para patamares mais baixos do que em 1986 e o número de Estados comandados por ditaduras se tornou maior do que o de democracias plenas pela primeira vez desde 1995, segundo o relatório anual sobre democracia feito pelo instituto sueco V-Dem, ligado à Universidade de Gotemburgo.
A pesquisa é considerada uma referencia na medição dos níveis de regimes políticos no mundo e os divide em quatro vertentes: democracias plenas, democracias falhas, autocracias eleitorais e ditaduras.
Para classificar mais de 180 países nesses critérios, o instituto avalia itens como liberdade de imprensa, independência entre os poderes, repressão policial e integridade do sistema eleitoral, entre outros.
De acordo com o relatório, divulgado no mês passado, o número de democracias plenas no mundo caiu de um ápice de 44 em 2009 para 32 no ano passado. Já o número de ditaduras, que em 2012 estava em seu número mais baixo – 22 – em 2012, subiu para 33. Exemplos de democracias plenas citados pelo estudo são a França a Alemanha e os países nórdicos. As ditaduras incluem países como Nicarágua, China e Coreia do Norte.
O estudo ainda descreve um crescimento preocupantes de outros tipos de regime, as chamadas democracias falhas e autocracias eleitorais. Esses governos são uma espécie de modelo híbrido, nos quais existem ao mesmo tempo – em maior ou menor grau –características de regimes autocráticos e democráticos.
Enquanto as democracias falhas eram apenas 16 nos anos 70 e hoje são 58, as autocracias eleitorais eram 35 naquela década e hoje são 56. Exemplos de autocracias eleitorais são a Hungria e a Polônia, e de democracias falhas, o Brasil e a África do Sul.
Em termos populacionais, o levantamento mostra que 72% do planeta vive hoje em países não democráticos, sejam eles autocracias eleitorais ou ditaduras. Esse número é puxado pela China, uma ditadura comunista de 1,3 bilhão de pessoas, e sobretudo pela Índia, que se tornou recentemente o país mais populoso do mundo e tem vivido um declínio democrático sob o comando do primeiro-ministro Narendra Modi.
De acordo com o estudo, nove países se tornaram ditaduras nos últimos dois anos, com destaque para o Afeganistão, que conta com o grupo Taleban no poder desde 2021 e o Irã, que é governado por um regime teocrático que aumentou a onda de repressão à população por conta de diversos protestos relacionados à morte de Mahsa Amini, iraniana de 22 anos que havia sido deita pela polícia por supostamente não estar usando o hijab, o véu islâmico.
O relatório também alerta para a ocorrência de processos de autocratização, mesmo em democracias. Isso acontece quando os pilares democráticos de um país, como separação entre os poderes, liberdade de imprensa e alternância de poder, estão sendo corrompidos. Hoje 42 países que estão em declínio democrático, entre eles o Brasil. No ano passado, o número de países passando por este processo era de 33.
Foi o quarto ano seguido em que o relatório alertou para a queda de qualidade da democracia no Brasil, apesar de o País ainda ser listado como ‘democracia falha’ no estudo.
O estudo também mostra que o equilíbrio global do poder econômico entre autocracias e democracias está mudando, com os regimes autocráticos representando 46% do PIB global.
Em relação ao comércio, as exportações e importações de países autocráticos estão se tornando menos dependentes das democracias, enquanto a dependência das democracias em relação as autocracias dobrou nos últimos 30 anos.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
Bebê ‘invade’ Casa Branca e é contido por serviço secreto
19/04/2023

Um bebê ganhou na terça-feira (18) o título de um dos menores intrusos da Casa Branca após conseguir se espremer pela cerca de metal e invadir o lado norte da residência oficial do presidente dos Estados Unidos.
O menino teve de ser “resgatado” por homens do serviço secreto norte-americano. Durante a “operação”, o acesso ao complexo da Casa Branca chegou a ser brevemente restrito.
O porta-voz do Serviço Secreto, Anthony Guglielmi, disse que os policiais “encontraram um jovem visitante curioso ao longo da cerca norte da Casa Branca, que entrou brevemente nos terrenos da Casa Branca”.
Oficiais da Divisão Uniformizada do Serviço Secreto dos EUA, responsáveis ??pela segurança na Casa Branca, correram para recuperar o menino e devolvê-lo a seus pais, que estavam do lado de fora. Eles foram brevemente interrogados por policiais no próprio local e liberados em seguida.
Segundo Guglielmi, alarmes foram ativados quando o menino entrou no terreno presidencial.
“Os sistemas de segurança da Casa Branca acionaram instantaneamente os agentes do Serviço Secreto, e a criança e os pais se reuniram rapidamente”, disse ele em um comunicado.
Esta pode ser a primeira intrusão bem-sucedida no complexo desde que a cerca da Casa Branca dobrou de altura, para cerca de 3,96 metros, após uma série de violações de segurança nos últimos anos.
Embora mais alta, a nova cerca tem uma polegada adicional de espaço entre as estacas, de cerca de 12,7 centímetros) entre os postes – o menino entrou por esse vão.
As crianças mais velhas às vezes ficam presas na barreira, que também já serviu para que manifestantes se acorrentassem a ela.
Por Associated Press.
Essa publicação é um oferecimento
Daniel Alves quer ex-mulher e filhos em Barcelona como estratégia para tentar deixar prisão
18/04/2023

Preso desde o dia 20 de janeiro por suposta agressão sexual contra uma jovem de 23 anos, Daniel Alves pretende levar os filhos e a ex-mulher Dinorah Santana para morar em Barcelona. A mudança faz parte de uma nova estratégia do jogador para responder às acusações em liberdade. A informação é do diário espanhol As.
A defesa, encabeçada por Cristóbal Martell, quer apresentar garantias à Justiça de que o jogador brasileiro possui laços familiares na Espanha e que uma fuga está descartada. Tanto Dinorah quanto as crianças já estão a caminho do país europeu. A expectativa é de que um novo pedido de liberdade seja pleiteado no Tribunal de Instrução nº 15 de Barcelona ainda nesta semana.
O fim do casamento com Joana Sanz, comunicado pela modelo e empresária por meio das redes sociais cerca de dois meses após a prisão do atleta, complicou a elaboração de um novo pedido de liberdade provisória por parte da defesa. Anteriormente, os advogados citaram a relação de nove anos do ex-lateral da seleção brasileira com a espanhola como garantia de que o jogador não tinha a intenção de deixar o país.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir. E a pior cidade do Brasil, sabem qual é?
18/04/2023

Um estudo feito pelo site inglês Compare The Market com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirma que o Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir. Assim, fica atrás apenas da Rússia, último da lista dos piores trânsitos. Mas o ranking aponta outros países difíceis de se trafegar de carro.
O estudo utilizou quatro fatores para determinar quais locais são os piores: o custo de manutenção do carro em relação à renda, o nível de congestionamento das cidades, o índice de qualidade das estradas e o índice de mortalidade no trânsito, por exemplo.
Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir. E a pior cidade brasileira para se dirigir, alguém arrisca?
Essa publicação é um oferecimento










