Política

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

05/10/2025


Isso ocorreu após o rápido encontro do presidente Lula e Trump na ONU. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou neste sábado (4), em Brasília, que houve novos avanços na redução de tarifas do governo dos Estados Unidos (EUA) sobre produtos brasileiros. Isso ocorreu, observou, após o rápido encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente norte-americano, Donald Trump, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, no fim de setembro.

“Depois da conversa do presidente Lula com o presidente Trump, esta semana, segunda-feira (29), alguns produtos, como madeira macia e serrada, [que] estavam em 50%, passaram para 10%. Armário, móveis, sofá, tem ali o detalhamento dos produtos, estava em 50%, passaram para 25%. E o que é a Seção 232 [da Lei de Comércio dos EUA]? Nós e o mundo estamos iguais. Então, quando você fala armário, móvel, é 25% para o Brasil e para o mundo todo, você não perde competitividade”, afirmou Alckmin durante visita a uma concessionária de automóveis na capital federal. Segundo ele, a retirada desses produtos do tarifaço de 50% significa exclusão de US$ 370 milhões em produtos brasileiros exportados.

A Seção 232 da Lei de Expansão Comercial norte-americana, mencionada por Alckmin, é usada pelo país para taxar todos os países de forma simultânea.

“Eu acho que o encontro do presidente Lula com o presidente Trump em Nova York foi importante, foi um primeiro passo e temos muita convicção de que teremos próximos passos aí. Não há razão para manter essa tarifa, já que os Estados Unidos são superavitários na relação comercial conosco. Eles vendem mais pra gente do que nós para eles”, acrescentou Alckmin.

O vice-presidente tem sido o principal interlocutor brasileiro junto ao governo dos EUA e vem mantendo diálogo direto com o secretário de Comércio do país norte-americano, Howard Lutcnick, com quem conversou esta semana.

 

Carro sustentável

Ao visitar uma loja de automóveis em Brasília, Alckmin citou números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) para comemorar o aumento expressivo na venda de carros novos desde o lançamento do programa Carro Sustentável, que zera impostos e concede estímulos para a comercialização de veículos de entrada fabricados no Brasil e que obedecem a critérios de sustentabilidade.

“Do dia 11 de julho, quando foi lançado o Carro Sustentável, até 30 de setembro, as vendas aumentaram 28,2%. O carro sustentável tem importância ambiental, ele polui menos, não pode passar de 83 gramas de CO2 por quilômetro rodado, é flex, fabricado no Brasil e com 80% de reciclabilidade. Tem importância social porque é o carro de entrada, o carro mais barato, reduzindo ainda mais o preço”, destacou Alckmin.

Lula e Trump ainda devem ter um encontro virtual ou presencial, em data a ser anunciada. Foi o que ambos combinaram após o encontro em Nova York, há duas semanas. 

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Brasil tem 14 casos confirmados de ingestão de metanol

05/10/2025


                                                      Foto: Sandro Araújo

 

O Ministério da Saúde informou, neste sábado (4), que o Brasil tem 195 notificações de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica, sendo 14 casos confirmados e 181 em investigação. As notificações foram enviadas pelos estados até as 16h para o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).

 

São Paulo lidera com 162 registros – 14 confirmados e 148 em investigação.

 

Também há casos suspeitos nos seguintes estados: 11 em Pernambuco; 5 em Mato Grosso do Sul; 3 no Paraná; 2 na Bahia; 2 em Goiás; 2 no Rio Grande do Sul; 1 no Distrito Federal; 1 no Espírito Santo; 1 em Minas Gerais; 1 em Mato Grosso; 1 em Rondônia; 1 no Piauí; 1 no Rio de Janeiro; e 1 na Paraíba.

Do total de casos notificados, 13 resultaram em morte, das quais uma está confirmada no estado de São Paulo, segundo o boletim do Ministério da Saúde. Na tarde de hoje, o governo de São Paulo confirmou uma segunda morte decorrente de intoxicação por metanol

Os óbitos investigados estão divididos pelos seguintes estados: 7 em São Paulo; 3 em Pernambuco; 1 na Bahia; 1 no Mato Grosso do Sul.

Diante do aumento e da gravidade dos casos, na quarta-feira (1º) o Ministério da Saúde determinou que os estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol. A medida pretende fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta rápida e eficaz aos casos suspeitos.

No mesmo dia, foi instalada uma sala de situação para monitorar os casos. De caráter extraordinário, essa estrutura permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário e necessidade de monitoramento e resposta nacional.

 

Emergência médica

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:

 

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;

 

CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);

 

Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Mundo

Tragédia na Rússia: Mais de 40 pessoas morrem por intoxicação de metanol em bebidas

05/10/2025

 

Pelo menos 40 pessoas foram intoxicadas na Rússia após consumirem bebida adulterada com metanol na região de Leningrado, em um episódio que mobiliza autoridades locais e acende alerta para o comércio ilegal de álcool.

 

Investigação e prisões

O caso foi registrado no oblast de Leningrado, no noroeste russo, onde moradores consumiram bebida adulterada com metanol, uma substância tóxica que substituiu parte do álcool etílico ou foi adicionada intencionalmente. Autoridades afirmam que três processos criminais foram abertos e, até agora, cerca de 14 pessoas foram presas, incluindo intermediários e revendedores que atuaram no esquema.

Um dos pontos de distribuição foi localizado no distrito de Tosno, de onde saíram lotes clandestinos que abasteceram mercados locais sem licença. Mais de 5 mil litros da bebida suspeita já foram apreendidos durante as buscas.

 

Números e perfil das vítimas

Embora haja divergências nas estimativas, fontes locais apontam para pelo menos 41 mortes decorrentes da intoxicação com metanol. Em reportagens mais recentes, menciona-se que 25 óbitos foram confirmados em comunidades próximas aos distritos de Slantsy, Kingisepp e Volosovsky.

Governo e imprensa lembram que surtos por metanol adulterado não são raros na Rússia. Em 2016, na cidade de Irkutsk, dezenas de pessoas perderam a vida após consumir loções ou perfumes vendidos como substitutos alcoólicos contendo níveis letais de metanol.

 

Contexto do fenômeno

O uso de “álcool substituto” ou bebidas de procedência duvidosa cresce em ambientes onde os destilados regulares se tornam inacessíveis para parte da população. A crise econômica, sanções internacionais e inflação contribuem para que lotes clandestinos encontrem mercado onde há demanda por versões mais baratas.

Em muitos casos, o metanol é adquirido como subproduto industrial ou químico e incorporado às bebidas para aumentar o teor alcoólico com custo reduzido. Essa adulteração é especialmente perigosa porque o metanol, ao ser metabolizado no corpo, pode causar danos graves ao sistema nervoso, cegueira e morte.

 

Desdobramentos legais e resposta estatal

O Comitê Investigativo da Rússia já atua no caso. Os detidos incluem tanto vendedores locais quanto operadores das rotas de distribuição. Investigações preliminares apontam que o crime envolvia esquemas de armazenamento clandestino e revenda em mercados informais.

Apesar das prisões, ainda é incerto se serão responsabilizados os autores intelectuais do esquema ou se haverá punições robustas. A apreensão dos lotes e a identificação dos pontos de venda são fundamentais para impedir a recorrência.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Esporte

Brasil perde da Espanha e cai na fase de grupos do Mundial sub-20 pela 1ª vez em sua história

05/10/2025


 

A seleção brasileira foi eliminada do Mundial Sub-20 depois de perder para a Espanha por 1 a 0 neste sábado, no estádio Nacional de Santiago, no Chile. O Brasil nunca havia sido desclassificado na fase de grupos da competição.

A pior campanha brasileira da história teve um empate e duas derrotas no Grupo C. A Espanha ainda aguarda a definição dos outros grupos para tentar uma vaga entre os melhores terceiros colocados. Os classificados diretos na chave são Marrocos e México - neste sábado, os mexicanos fizeram 1 a 0 no confronto direto.

O resultado se soma a outras decepções da seleção nas categorias de base. Em janeiro deste ano, o time sofreu uma goleada de 6 a 0 contra a Argentina no Sul-Americano. A equipe não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

No Chile, o Brasil cometeu os mesmos erros de finalização em todas as partidas - neste sábado, foram duas bolas na trave - e continuou com marcação frouxa na defesa, além de apresentar vários buracos entre os setores do time. Essa combinação foi fatal numa partida em que precisava vencer o campeão europeu para avançar.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não tinha conseguido liberação dos clubes para convocar nomes de maior expressão, como os atacantes Estêvão (Chelsea) e Vitor Roque (Palmeiras). Os espanhóis não tinham Lamine Yamal e Cubarsi.

O começo do jogo foi promissor. Mudança tática proposta pelo técnico Ramon Menezes em relação à derrota para Marrocos deu certo. A escalação de três zagueiros permitiu os avanços dos laterais e aproximação dos meias, principalmente pela esquerda. Por ali, o time encontrava espaços e confundia a marcação rival.

Foi nesse setor que o time acertou uma bola no travessão aos sete minutos após finalização de João Cruz - uma das três finalizações perigosas que a equipe conseguiu nos primeiros 15 minutos.

A postura de marcar a saída de bola espanhola, no entanto, se mostrou um “cobertor curto” ao longo do primeiro tempo. Quando saía do sufoco, a atual campeã europeia da categoria encontrava espaços no meio e criava boas chances para marcar com Pablo García e Bravo, grande destaque espanhol.

No primeiro minuto da segunda etapa, a Espanha colocou o Brasil na roda, com uma bonita troca de passes, e abriu o marcador com Bravo.

Desesperado, o Brasil trocou zagueiros por meias para tentar a virada. Mas os erros de finalização se repetiram. Aos 10 minutos, Rhuan Gabriel, que tinha acabado de entrar, perdeu chance incrível ao cabecear em cima do goleiro na pequena área.

Outras chances perdidas, como uma cavadinha frustrada de Luighi, na reta final exemplificaram a falta de pontaria de uma seleção pouco criativa e que dependia de lances individuais.

 

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Cidadania

CNU 2025, maior concurso público do país, acontece neste domingo

05/10/2025

 

As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas neste domingo (5). Mais de 760 mil candidatos estão inscritos para participar da primeira fase.

O g1 terá cobertura ao vivo durante a realização do processo seletivo. À noite, professores especializados corrigem as provas e montam os gabaritos extraoficiais.

Os gabaritos oficiais serão divulgados nesta segunda-feira (6).

Diferentemente da edição anterior, que contou com oito editais, um para cada bloco temático, o processo seletivo será regido por um único edital. O documento traz informações detalhadas sobre as vagas, salários, conteúdo programático das provas, critérios de classificação e composição das notas finais.

 

Nesta edição, os cargos estão distribuídos em nove blocos temáticos, que agrupam as vagas por áreas de atuação semelhantes. São eles:

 

Bloco 1: Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social)

Bloco 2: Cultura e Educação

Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia

Bloco 4: Engenharias e Arquitetura

Bloco 5: Administração

Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico

Bloco 7: Justiça e Defesa

Bloco 8: Intermediário – Saúde

Bloco 9: Intermediário – Regulação

Esse formato permite que o candidato concorra a várias vagas dentro de um mesmo bloco, com apenas uma inscrição.

 

Embora a maior parte das vagas esteja concentrada em órgãos com sede em Brasília (DF), também há postos disponíveis em diversos estados do país.

 

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Quatro municípios realizam eleições suplementares neste domingo (5)

05/10/2025


                                                                 Foto: TSE

 

Eleitores dos municípios de Cruzeiro do Iguaçu, São João, São Tomé, os três do Paraná, e de Três Rios (RJ) retornam às urnas, neste domingo (5), para eleger os ocupantes dos cargos de prefeito e vice-prefeito até 2028. 

Em Muaná (PA), a eleição suplementar, prevista para ocorrer na mesma data, foi suspensa por determinação da ministra Isabel Gallotti. 

No caso dos municípios de Cruzeiro do Iguaçu e São João, as eleições ocorrem após a cassação dos diplomas dos prefeitos eleitos em 2024. Em São Tomé e Três Rios, a Justiça Eleitoral determinou a realização de novo pleito após o indeferimento do registro de candidatura das chapas vencedoras.

 

Fonte: TSE

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Luto

Prefeito de Jaçanã, Uady Farias, morre após sofrer mal súbito durante evento na cidade

05/10/2025


                                                          Foto: reprodução

 

Morreu na noite deste sábado (4) o prefeito de Jaçanã, Uagy Farias, aos 65 anos, após sofrer um mal súbito enquanto participava de um evento em um campo de futebol na cidade.

Após passar mal, o prefeito foi socorrido para a unidade de saúde do município, mas não resistiu.

O velório acontece no Ginásio Batistão, em Jaçanã, e o sepultamento está marcado para as 16h, deste domingo (5), no Cemitério Municipal de Jaçanã.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Economia

SABADOU DO ESTOURO É na MARÉ!

04/10/2025


Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Saúde

Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol

04/10/2025


                                          Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

 

No último balanço divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (3), 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica haviam sido registrados em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta começou a divulgar um boletim diário dos casos, com base nos dados enviados pelos estados.

Ao todo, são 11 casos confirmados e 102 em investigação. Na divisão por estados, São Paulo lidera com 101 registros (11 confirmados e 90 em investigação).

 

Também há casos suspeitos nos seguintes estados:

 

6 em Pernambuco;

2 na Bahia;

2 no Distrito Federal;

1 no Paraná;

1 no Mato Grosso do Sul.

Do total de casos notificados, 12 resultaram em morte, das quais uma está confirmada no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigadas.

 

Os óbitos investigados estão divididos pelos seguintes estados:

 

8 em São Paulo;

1 em Pernambuco;

1 na Bahia;

1 no Mato Grosso do Sul.

Informadas pelos Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs) estaduais, as notificações de intoxicação por metanol foram repassadas ao Cievs nacional, que consolida os dados.

 

Antídoto

Para reduzir o impacto das intoxicações provocadas pelo metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, o Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) comprou 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antidoto para esse tipo de intoxicação. A pasta está comprando mais 150 mil ampolas (5 mil tratamentos), para garantir o estoque do Sistema Único de Saúde.

O Ministério da Saúde também pediu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faça um chamamento internacional das 10 maiores agências reguladoras nos seguintes países: Argentina, México, Comunidade Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, China, Suíça e Austrália.

A pasta também enviou ofício para empresas e instituições da Índia, Estados Unidos e Portugal em que pede doação e cotação de compra para outro antídoto, o fomepizol. Atualmente, poucos países têm o produto em estoque.

O ministério também oficializou pedido a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a doação imediata de 100 tratamentos de fomepizol e manifestou intenção de adquirir outras 1 mil do medicamento por meio da linha de crédito do Fundo Estratégico da Opas, ampliando o estoque nacional.

 

Orientações

Na quarta (1º), o Ministério da Saúde orientou que os estados e os municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol. A medida pretende fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta rápida e eficaz aos casos suspeitos.

No mesmo dia, foi instalada uma sala de situação para monitorar os casos. De caráter extraordinário, essa estrutura permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário e necessidade de monitoramento e resposta nacional.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

Bolsonaro quer Michelle como vice de Tarcísio em 2026, afirmam aliados

04/10/2025


 

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) dizem que o ex-presidente afirmou que aceita apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos) como seu candidato à Presidência da República em 2026, mas com duas condicionantes: a de que Michelle Bolsonaro (PL) esteja na vice e a de que o governador de São Paulo se mostre capaz de unir os partidos de centro e de direita.

Ainda há vários obstáculos nessa direção, entretanto, incluindo a resistência de siglas ao nome da ex-primeira-dama e incertezas sobre a disposição de Tarcísio.

Na segunda-feira 29, o governador paulista visitou Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília e está inelegível. Na saída, disse à imprensa que é candidato à reeleição em São Paulo em 2026. O ex-presidente também tem recebido visitas de outros políticos aliados desde agosto.

Até pouco tempo atrás, Bolsonaro resistia à ideia de revelar apoio a Tarcísio, sob o argumento de que ele próprio poderia ser deslocado para um segundo plano em meio ao julgamento da trama golpista. Também demonstrava contrariedade com a ideia de colocar a esposa na chapa presidencial.

De acordo com relatos, porém, o ex-presidente quer ver o seu sobrenome na chapa e diz acreditar que Michelle representaria bem o papel ao percorrer o País e manter viva a militância em torno dele.

 

Caso se dê essa configuração, o compromisso é que Tarcísio troque o Republicanos pelo PL até dezembro.

 

Um dos obstáculos na articulação de uma chapa ao Planalto é que Michelle tem sido cotada para uma candidatura ao Senado no Distrito Federal. Nem ela nem outro familiar de Bolsonaro agradam, no papel de vice, à maioria dos partidos de centro e de direita que o ex-presidente manifestou querer ver ao redor de Tarcísio.

Políticos desse grupo sempre torceram por uma candidatura de Tarcísio com o apoio de Bolsonaro, como forma de angariar seu capital eleitoral — mas sem alguém da família na chapa para tentar amenizar a também alta rejeição associada ao sobrenome.

O presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), é um dos que trabalham para ser vice em eventual candidatura de Tarcísio. Políticos do centrão dizem, entretanto, que cresce na bolsa de apostas o nome da ex-ministra e senadora Tereza Cristina (PP-MS).

 

Ex-presidente não dará entrevistas

O senador Flávio Bolsonaro (PL- -SP), filho do ex-presidente, afirmou nesta sexta-feira 3 que seu pai não dará entrevistas neste momento, por orientação de seus advogados.

“Para que isso aconteça, entendo que seriam necessárias algumas condições. Por exemplo, que seja ao vivo e com a garantia de que suas cautelares não serão agravadas conforme o que ele responder. Do jeito que está hoje, me parece uma pegadinha”, escreveu Flávio nas redes sociais.

A crítica foi direcionada ao influenciador Rafael Ferri, apresentador do podcast Café com Ferri, que solicitou diretamente ao ministro Alexandre de Moraes a liberação para entrevistar Bolsonaro. Segundo Ferri, a autorização foi concebida.

Diante da situação, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu com dureza: “Não conhecia esse seu lado tão vil. Parece já saber as respostas e deleita-se por ser agraciado pelo regime com a permissão para fazer o podcast”.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

Álvaro Dias pode trocar o Republicanos pelo PL, mas decisão depende de garantias sobre candidatura ao governo do RN

04/10/2025


 

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, atualmente filiado ao Republicanos, avalia a possibilidade de se filiar ao Partido Liberal (PL) com vistas às eleições de 2026. A mudança, no entanto, depende de um fator decisivo: a garantia de que seu nome será o escolhido pela sigla para disputar o Governo do Estado.

Nos bastidores, interlocutores políticos apontam que Álvaro não pretende trocar de legenda sem a certeza de que terá o apoio integral do PL à sua candidatura. Caso a filiação se concretize, ele passará a integrar o grupo liderado pelo senador Rogério Marinho, que é quem comanda a estrutura partidária no Rio Grande do Norte.

Atualmente, no Republicanos, Álvaro tem controle direto sobre a legenda e autonomia para articular alianças regionais. Indo para o PL, essa realidade muda completamente — o comando e as decisões estratégicas do partido continuariam nas mãos de Rogério Marinho, e Álvaro ficaria vinculado às diretrizes da executiva estadual.

Fontes próximas ao ex-prefeito afirmam que, se houver um compromisso formal e político de Rogério Marinho garantindo que o PL o apoiará como candidato ao governo, a filiação poderá se concretizar. Até lá, o cenário segue em aberto, e a definição sobre o destino partidário de Álvaro Dias ainda é uma incógnita.

 

BLOG DO ROBSON PIRES

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Saúde

SUS fará cirurgia de câncer de próstata por robô

04/10/2025

 

O Ministério da Saúde, por meio de portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Sectics), incorporou no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a prostatectomia radical assistida por robô para o tratamento de pacientes com câncer de próstata clinicamente avançado.A prostatectomia radical é uma cirurgia para remover a próstata e as vesículas seminais, sendo um tratamento curativo para o câncer de próstata, principalmente em estágios iniciais. Nesse procedimento, a próstata é removida completamente, juntamente com os tecidos ao seu redor, como as vesículas seminais e, em alguns casos, os linfonodos pélvicos, para eliminar o tumor e reduzir o risco de recorrência.

De acordo com a portaria, as áreas técnicas terão o prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS. Deverá constar também o relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre essa tecnologia.

A Conitec aprovou, em parecer final, a incorporação da prostatectomia radical robótica para pacientes com câncer de próstata clinicamente localizado ou localmente avançado.

“Reconhecemos que há um esforço por parte da equipe técnica em promover equidade no tratamento e assegurar que mais pacientes possam se beneficiar dos melhores cuidados disponíveis”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Rodrigo Nascimento Pinheiro.

Pinheiro explicou que “os próximos passos para que a cirurgia robótica esteja amplamente disponível nos hospitais conveniados ao SUS incluem a definição de protocolos, de centros de referência e treinamento das equipes com foco na garantia de segurança e qualidade dos procedimentos. Segundo ele, a técnica robótica tem mostrado sua eficácia na formação de novos profissionais, reduzindo a curva de aprendizado ao permitir treinamentos em ambientes controlados e supervisionados.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Policial

Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do RN nega agressão a Igor Cabral

04/10/2025


 

O ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, preso preventivamente após espancar a companheira com 61 socos dentro de um elevador em Natal, foi agredido e estuprado por outros detentos dentro da unidade prisional onde cumpre pena no Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada pelo blog A Fonte.

Segundo relatos, os presos não aceitaram a violência praticada por Igor contra a namorada, Juliana Garcia, de 35 anos, que foi brutalmente agredida em julho deste ano. Após o episódio, o ex-atleta precisou de atendimento médico, mas segue custodiado.

O caso ganhou repercussão nacional quando as imagens do circuito interno de um condomínio em Ponta Negra, zona Sul de Natal, mostraram a sequência das agressões. Na ocasião, Juliana ficou inconsciente, sofreu múltiplas fraturas no rosto e precisou passar por cirurgias de reconstrução facial.

Diante da gravidade das agressões, o Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou Igor por tentativa de feminicídio. A denúncia já foi aceita pela Justiça, e ele permanece preso aguardando julgamento.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Política

União Brasil instaura processo que pode resultar na expulsão de Celso Sabino

04/10/2025


 

O União Brasil instaurou um procedimento disciplinar contra o ministro do Turismo, Celso Sabino, filiado à legenda. A ação ocorreu após um membro do partido pedir abertura do processo, pois o ministro permanece no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mesmo após a legenda determinar a saída da Esplanada de todos os filiados.

O pedido do integrante do União Brasil ocorreu em 29 de setembro e, um dia depois, o deputado federal Fabio Schiochet (União-PR) foi designado relator do caso. Ao R7, Schiochet contou que se encontrará com Sabino na segunda-feira (6) para falar sobre o assunto.

Na próxima semana, ele já deve divulgar o parecer sobre o processo que pode resultar na expulsão do ministro do partido. Se Sabino deixar o posto, o relator votará pelo arquivamento do procedimento.

Se insistir em permanecer, no entanto, Schiochet vai votar pela continuidade do processo. Nesse caso, Sabino terá direito a ampla defesa.

Na semana passada, o ministro entregou uma carta anunciando a saída da Esplanada dos Ministérios. Até o momento, contudo, não deixou o posto.

Em evento na quinta-feira (2), Sabino afirmou que Lula pode contar com ele “onde quer que esteja”. A declaração foi feita durante evento no Pará, estado do ministro, em meio às agendas de Lula para acompanhar obras da COP30, marcada para novembro, em Belém. O ministro é deputado federal eleito pelo Pará.

 

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Lei no RN cria punições para casos de violência física ou psicológica no adestramento de animais

04/10/2025


 

Uma lei sancionada pelo governo do Rio Grande do Norte estabeleceu sanções administrativas para casos de violência física ou psicológica no adestramento de animais domésticos no estado.

A lei foi publicada na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado (DOE) e entra em vigor após 60 dias.

 

São consideradas, segundo a lei:

 

violência física - toda ação ou omissão que comprometa a integridade corporal do animal, ocasio-nando dor, desconforto, lesões ou ferimentos;

violência psicológica - toda ação ou omissão que afete a integridade emocional do animal, cau-sando medo, estresse, sofrimento ou ansiedade, inclusive a que impeça o exercício de comportamentos naturais da espécie.

 

 

 

Punições

O descumprimento da lei prevê a aplicação de sanções de forma cumulativa, ou seja, sem anular outras penalidades de natureza civil, penal ou administrativa previstas em outras legislações.

 

As punições previstas são:

 

Multa entre 200 e 500 vezes o valor da UFIRN (Unidade Fiscal de Referência do Estado do Rio Grande do Norte), a ser graduada "de acordo com a gravidade da infração, o porte econômico do infrator, a conduta e o resultado produzido".

Cassação da Inscrição Estadual (para pessoa jurídica) mediante a um processo administrativo, com direito a ampla defesa da empresa. A sanção vale caso seja comprovado "que seu preposto tinha ciência, ou razoavelmente deveria suspeitar, da prática de maus-tratos por parte do adestrador, e, ainda assim, deixou de adotar as medidas cabíveis para prevenir, impedir ou comunicar a conduta ilícita às autoridades competentes".

 

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Milton Nascimento é diagnosticado com demência, revela filho do cantor

04/10/2025


                                          Foto: augustoknascimento/Instagram

 

O cantor Milton Nascimento, 82 anos, foi diagnosticado com demência, revelou seu filho, o empresário Augusto Nascimento, em perfil no Instagram.

Ele afirmou que Milton começou a apresentar comportamentos diferentes no final do ano passado, mas nada que fosse alarmante. Com o tempo, entretanto, as alterações foram se acentuando.

“O Parkinson, diagnosticado em 2022, avançando, e as pequenas atividades do dia a dia sofrendo impacto.”

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Encontro entre Lula e Trump pode ocorrer neste mês de outubro na Itália

04/10/2025


                              Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Emily J. Higgins/Casa Branca

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Roma entre 13 e 18 de outubro para participar do Fórum Mundial da Alimentação, que celebra os 80 anos da FAO.

Durante o evento, pode ocorrer uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.

Os dois já tiveram um breve contato na Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Trump falou em “química excelente” com Lula e demonstrou interesse em avançar no diálogo.

Além de Roma, a Malásia — onde Lula participará da 47ª Cúpula da Asean no fim do mês — também é cogitada como palco para o encontro.

O Itamaraty avalia ainda a possibilidade de uma conversa prévia por telefone ou videoconferência.

 

Com informações de Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Religião

EVANGELIZANDO RN EM ASSÚ: Marcha para Jesus neste Sábado dia 04

03/10/2025


 

Assú será palco de um grande momento de fé e unidade.

 

No dia 04 de outubro (sábado), acontece a Marcha para Jesus, reunindo famílias, igrejas e amigos em um só propósito: exaltar o nome de Cristo.

 

Concentração: em frente ao INSS - 16h30

Chegada: Praça Jota Keully - 18h30

Com a participação de:

* Cantor Marcos Antônio

Cantor Cícero Oliveira

Banda Chamas Pentecostais

Venha declarar que Assú pertence a Jesus.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Política

O que se sabe sobre o caso da deputada do PT detida em Israel

03/10/2025


                                   Foto: Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados

 

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) está entre os 15 brasileiros detidos após a interceptação de uma flotilha humanitária rumo à Faixa de Gaza por forças israelenses, na quarta-feira (1º). O grupo participava da Flotilha Global Sumud (GSF), composta por cerca de 40 barcos que levavam ajuda humanitária à região.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou que as embarcações foram “paradas com segurança” e que os passageiros foram levados a um porto israelense. Em uma postagem na rede X, a pasta disse que “Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis”, em referência à ativista sueca Greta Thunberg, que também estava no comboio.

O governo brasileiro condenou a ação, classificando-a como “interceptação ilegal” e “detenção arbitrária”. Segundo o Itamaraty, a operação viola normas internacionais, incluindo a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, que garante liberdade de navegação.

 

Interceptação em alto-mar

De acordo com a organização da flotilha, os navios foram interceptados a cerca de 130 km da costa de Gaza, ainda em águas internacionais. A GSF relatou que uma embarcação foi abalroada de forma deliberada e outras duas foram atingidas por canhões de água, mas ninguém ficou ferido.

 

Participação de Luizianne

Luizianne havia pedido licença do mandato no fim de agosto para integrar a missão, que também contou com parlamentares italianos e espanhóis. O grupo partiu de Barcelona (Espanha) no dia 31 de agosto e foi ganhando adesões ao longo do percurso.

Na noite de terça-feira (30), a deputada publicou nos stories do Instagram que os barcos haviam entrado em “zona de alto risco” e que os tripulantes estavam vestindo coletes salva-vidas diante da aproximação de embarcações não identificadas.

 

Ações do Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que acionou o Itamaraty assim que soube da detenção. Ele pediu que as prerrogativas parlamentares de Luizianne sejam respeitadas e que os direitos dos demais brasileiros sejam garantidos.

Nesta sexta-feira (3), uma delegação do Ministério das Relações Exteriores deve visitar os detidos em Israel. O anúncio foi feito após reunião entre o chanceler Mauro Vieira e deputados federais. Blog do BG.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página