Vereador PEDRO FILHO Convida para o lançamento do projeto VALE+VIVO
17/11/2025

Essa publicação é um oferecimento
Advogado morre esfaqueado por cliente em escritório
16/11/2025

Um advogado de 43 anos morreu após ser esfaqueado dentro do próprio escritório, na sexta-feira (14), em Viçosa, na Zona da Mata mineira. Segundo a Polícia Militar, o cliente da vítima, de 53 anos, foi preso em flagrante suspeito de cometer o crime. A informação é do g1 RN.
Os militares foram acionados após receberem a informação de que um homem havia atacado um advogado. Ao chegarem ao local, encontraram a porta do escritório quebrada e o suspeito contido por testemunhas. O nome dele não foi informado.
Marcelo Andrade Mendonça foi socorrido e levado ao Hospital São Sebastião, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
Discussão durante reunião
Ainda conforme a ocorrência registrada pela PM, testemunhas relataram que o advogado havia marcado uma reunião com o cliente para a entrega de um documento. O homem chegou acompanhado da esposa e, durante a conversa, ele teria se exaltado e iniciado uma discussão com a vítima.
Em dado momento, todos foram até a recepção, onde o advogado mostraria um documento no computador de uma funcionária. Após ver o arquivo, o cliente começou a acusar o advogado de “jogar para os dois lados”, conforme relato da testemunha.
Em seguida, a funcionária se afastou e, ao retornar, viu o advogado sangrando. Um estagiário que estava em outra sala ouviu pedidos de ajuda e correu até a recepção.
Ele conseguiu segurar o suspeito, que ainda estava com a faca na mão. A perícia foi acionada e a Polícia Civil vai investigar o caso.
Quem é o advogado assassinado
Marcelo Andrade Mendonça, de 43 anos, era advogado e sócio de um escritório em Viçosa. Formado em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcelo era pós-graduado em Direito Público pela Universidade Gama Filho e mestrado em Administração Pública pela UFV.
Desde 2018, exercia a função de procurador municipal especializado em Direito Urbanístico, Obras e Meio Ambiente no município de Viçosa.
96 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
Rio Grande do Norte registra 825 crianças em “casamentos” ilegais
16/11/2025

O Rio Grande do Norte registra 825 crianças e adolescentes entre 12 e 14 anos vivendo em uniões conjugais, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número coloca o estado na 17ª posição entre as unidades da federação e representa 2,4% dos mais de 34 mil registros de brasileiros nessa faixa etária que declararam viver algum tipo de união (civil, religiosa ou consensual). Especialistas alertam, no entanto, que, por se tratar de menores de até 14 anos, nenhum consentimento é válido legalmente, nem mesmo da família. Logo, é considerado estupro de vulnerável, passível de prisão que varia de 8 a 15 anos.
O IBGE alertou que os números se baseiam nas informações fornecidas pelos próprios moradores e não representam uma comprovação legal das uniões. Segundo o instituto, as respostas podem refletir percepções pessoais e incluir interpretações equivocadas ou erros de preenchimento. Ainda assim, o levantamento reforça o que organismos internacionais apontam há anos: o casamento precoce interrompe processos essenciais do desenvolvimento infantil e afeta sobretudo meninas — elas representam 77% dos casos no país.
Quando considerado o tamanho da população, o cenário potiguar ganha outra dimensão. Com 3,3 milhões de habitantes, o estado apresenta, proporcionalmente, 1 caso para cada 4 mil pessoas. Estados nordestinos mais populosos têm maior volume absoluto, mas, proporcionalmente, Pernambuco (1 caso para cada 4,6 mil habitantes), Ceará (1 para 4,3 mil) e Paraíba (1 para 3,7 mil) também figuram entre os que mais registram uniões precoces. O Rio Grande do Norte mantém proporção semelhante à de Alagoas (1 para 2,5 mil) e Bahia (1 para 5,2 mil).
Para a advogada Geyse Raulino, presidente da Comissão da Mulher da OAB/RN e que atua na área da família, os dados evidenciam um fenômeno social persistente, frequentemente associado à pobreza e à informalidade das relações. “É uma realidade ver adolescentes assumindo responsabilidades adultas muito cedo”, destaca. Contudo, a regra é clara: desde 2019, nenhum casamento com menores de 16 anos é permitido, sob qualquer justificativa. “Casamento antes dos 16 anos é nulo, como se sequer existisse”, afirma Raulino.
Ela reforça que relações envolvendo menores de 14 anos configuram, automaticamente, estupro de vulnerável, independentemente de consentimento ou suposta relação afetiva. “É irrelevante o consentimento da vítima menor de 14 anos”, cita, referindo-se ao entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal.
Além disso, os efeitos da união precoce têm consequências profundas, especialmente para meninas, vítimas em maior quantidade. A advogada lembra que 80% das adolescentes que casam até os 18 anos deixam a escola. A evasão, somada à maternidade precoce, limita o ingresso no mercado de trabalho e aumenta a dependência financeira. “Elas ficam mais suscetíveis à violência e à dependência econômica”, afirma.
As implicações legais atingem também responsáveis e adultos envolvidos, que podem responder civil e criminalmente, além de serem alvo de medidas aplicadas pelo Conselho Tutelar.
“Grave violação de direitos”, avalia presidente
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Natal, Ana Paula Mafra, considera o cenário de menores envolvidos em uniões conjugais preocupante, sobretudo após a promulgação da Lei nº 13.811/2019. “O casamento infantil está proibido em qualquer circunstância. Antes dessa alteração, o ordenamento jurídico previa exceções, como nos casos de gravidez ou para evitar a imposição de pena criminal”, ressalta. Ela explica que, embora o Comdica não tenha recebido denúncias diretamente nesse sentido, toda comunicação do tipo é encaminhada aos órgãos competentes.
Para Mafra, a persistência das uniões precoces revela fatores históricos, sociais e econômicos ainda muito presentes. “A pobreza e a desigualdade social são fatores determinantes”, afirma. Em alguns contextos, famílias enxergam a união precoce como forma de reduzir gastos ou garantir sustento mínimo à adolescente, uma dinâmica que, segundo ela, aprofunda desigualdades e interrompe direitos fundamentais. “O casamento precoce interrompe a infância e impõe responsabilidades e papéis sociais de adultos, viola o princípio da proteção integral e o direito à infância e ao desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, seja do sexo feminino, seja do masculino”, pontua.
A presidente do Comdica destaca que as violações são graves e frequentemente associadas ao crime de estupro de vulnerável. Contudo, a ausência de dados qualificados e de políticas públicas estruturadas também dificulta a prevenção. Mafra avalia que o enfrentamento exige articulação entre educação, saúde, assistência social e sistema de garantias de direitos. “Devemos ter em mente que a articulação intersetorial com as demais políticas públicas (educação, saúde, assistência social, dentre outras) se faz fundamental para o enfrentamento e a prevenção a esta violação de direitos”, frisa a presidente do Comdica.
Casos não chegam ao conhecimento da Justiça
Os dados do Censo do IBGE — que identificou 825 crianças e adolescentes de até 14 anos vivendo em uniões conjugais no Rio Grande do Norte — não chegam à Justiça, que raramente toma conhecimento dessas situações. A constatação é do juiz José Dantas de Paiva, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Natal. Para ele, a combinação entre fragilidade social, normalização cultural e consentimento familiar faz com que esses casos se consolidem antes de qualquer intervenção do poder público.
O magistrado reforça que, para a lei, não existe consentimento válido antes dos 14 anos. O consentimento dos pais só é permitido pela lei para casamentos de menores a partir de 16 anos. “É considerada vulnerável e não tem vontade própria no sentido de consentir relacionamento sexual ou qualquer relacionamento nessa idade. Para o agressor, o adulto, é considerado um estupro de vulnerável”, afirma.
Neste caso, o adulto deve responder criminalmente e a responsabilização pode atingir também pais e responsáveis caso tenham permitido a convivência. “Não tem um argumento de defesa que diga que houve consentimento. Se esses pais consentiram, eles responderão também como negligentes do exercício do poder familiar e poderão perder a guarda dessa pessoa”, explica o juiz.
Segundo José Dantas, é raro que uma união envolvendo menores chegue à Vara da Infância enquanto ainda está em curso ou recém-iniciada. A maioria das ocorrências registradas, no entanto, é diferente: casos de violência sexual, estupro ou abuso, situações em que a vítima se opõe claramente à relação. Nessas situações, o magistrado explica que a Vara da Infância utiliza o chamado depoimento especial, garantindo ambiente seguro para crianças e adolescentes relatarem a violência. A partir daí, o caso é encaminhado à rede municipal de proteção, como os CREAS, e o processo criminal segue contra o agressor.
Quando aparecem casos de menores de 14 anos em união conjugal, já envolvem famílias formadas, com filhos e relações estabelecidas. São adolescentes que começaram a conviver em idade ilegal (12, 13 ou 14 anos), mas só chegam ao sistema de Justiça anos depois, já com 17, 18 ou 19 anos. “A relação já está consolidada, muitas vezes com filhos. E agora vai punir um adolescente desse por essa razão, ou você vai dar assistência?”, explica. Nessas situações, o foco passa a ser a proteção da jovem e da criança envolvida, e não a punição retroativa de um adolescente que também participou da relação enquanto menor.
Dantas aponta que o principal obstáculo para enfrentar o problema não é a legislação, considerada por ele adequada, mas a cultura que naturaliza relações precoces. “As pessoas veem casais convivendo e acham normal. Então essa questão cultural eu acredito que é um dos fatores que ainda fazem com que esses crimes não sejam punidos”, afirma. Ele reforça que fatores como pobreza, falta de acesso à escola, dependência econômica e desconhecimento sobre direitos contribuem para que a prática se mantenha invisível aos órgãos públicos.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Brasil faz 2 a 0 e vence Senegal pela primeira vez na história
16/11/2025

A Seleção Brasileira venceu Senegal por 2 a 0 neste sábado 15, no Emirates Stadium, em Londres, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da primeira vitória do Brasil sobre os senegaleses, que estavam invictos havia 26 partidas. O último revés de Senegal tinha sido em setembro de 2023.
Carlo Ancelotti escalou o que considera força máxima, com exceção do goleiro Alisson, que está lesionado. Ederson foi o titular. A formação inicial teve Éder Militão como lateral-direito, ao lado de Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro. Militão voltou à zaga após Gabriel sentir lesão no segundo tempo. Casemiro e Bruno Guimarães formaram a dupla de volantes, enquanto Rodrygo, Vini Jr. e Matheus Cunha se movimentaram no ataque. Estêvão atuou mais aberto pela direita.
O primeiro gol saiu aos 27 minutos. Estêvão aproveitou sobra após passe de Casemiro e finalizou com o pé esquerdo. Aos 35, Casemiro marcou o segundo em jogada ensaiada de bola parada. Rodrygo cobrou a falta, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Militão bloquearam a marcação, e o camisa 5 dominou antes de bater colocado.
A Seleção segue treinando em Londres e embarca na segunda-feira 17 para Lille, na França. O próximo amistoso será contra a Tunísia, na terça-feira 18, às 16h30 (horário de Brasília), na Decathlon Arena. Depois da Data Fifa, o grupo volta a se reunir apenas em março, com previsão de amistosos contra França e Croácia nos Estados Unidos.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Banda Feras é reconhecida como patrimônio do RN
16/11/2025

Há 46 anos na estrada, grupo musical de Parelha que conquistou uma legião de fãs, tem trabalho reconhecido
Consagrada no Rio Grande do Norte e em atividade há 46 anos, a Banda Feras, de Parelhas, entra para a história ao ser reconhecida como Patrimônio Cultural, Artístico e Musical Imaterial do Rio Grande do Norte. O reconhecimento oficial foi formalizado na noite desta sexta-feira (14), quando a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº 12.520/2025, publicada na edição deste sábado (15) do Diário Oficial do Estado.
O ato ocorreu durante o 1º Festival Gastronômico do Pastel de Tangará, evento que celebra a tradição culinária do município e movimenta a economia local com apresentações culturais e ações de valorização da gastronomia regional.
A iniciativa, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, aprovada pela Assembleia Legislativa, destaca a relevância histórica e cultural do grupo, que há quase meio século participa de eventos festivos e contribui para a identidade musical do Estado.
Ao sancionar a lei, a governadora Fátima Bezerra lembrou que conheceu o grupo musical, ainda jovem, quando morava em Nova Palmeira/PB. “Mais do que alegria, é uma emoção para mim, como governadora, sancionar essa lei. A banda cativou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória. Guardo comigo uma memória afetiva muito especial. Ela embalou meus sonhos e os sonhos de muitas gerações, momentos inesquecíveis que vivemos. Tenho por ela um carinho imenso. Em nome do povo do Rio Grande do Norte, fica aqui essa homenagem justa e merecida”, disse a governadora, lembrando que em também sancionou uma outra lei (em 2020), com base em iniciativa de Ubaldo, reconhecendo Pastel de Tangará como patrimônio cultural imaterial.
O autor da proposta parabenizou os Feras e sugeriu a realização de uma grande festa, em Parelhas, para celebrar a homenagem. “Eu curto a Banda Feras, gosto do repertório dela. Tive a oportunidade de participar de grandes eventos em que ela estava presente. A banda tem qualidade”, ressaltou Ubaldo, ao apresentar a proposição na Assembleia Legislativa.
“Neste momento, vejo um filme passando em minha mente. A ajuda da família, o crescimento da banda, que chegou a ter 129 pessoas cuidando dela. Hoje me sinto em casa, ao lado da governadora, uma sertaneja, raiz como eu. Esse reconhecimento é importante, nos dá uma nova energia, é um presente que estamos recebendo”, agradeceu Adonis Antônio, fundador da banda.
Essa publicação é um oferecimento
Violência: mulher é agredida por segurança em frente a casa de shows na cidade de Lajes
16/11/2025

Foto: reprodução/redes sociais
Uma mulher foi agredida por um segurança particular na noite desta sexta-feira (14) em uma casa de shows no município de Lajes, região Central do Rio Grande do Norte.
A situação ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, que registra o momento em que o funcionário expulsa a cliente de forma violenta.
Nas imagens, o segurança aparece retirando a mulher do ambiente e, em seguida, empurrando-a com força. A agressão só cessa quando a vítima cai no chão. O conteúdo rapidamente circulou entre moradores da cidade e internautas, gerando indignação e inúmeros comentários de repúdio.
Diante da repercussão, uma representante do estabelecimento se pronunciou nas redes sociais. Ela afirmou que o segurança envolvido já foi afastado das atividades e destacou que os proprietários “não compactuam com nenhum tipo de violência ou conduta semelhante”.
Fonte: Portal da Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Em 5 anos, Pix movimentou R$ 85 trilhões, ou 7 vezes o PIB do Brasil, mostra estudo
14/11/2025

Foto: Eduardo Valente / Agência O Globo
O Pix completa cinco anos no dia 16 com números que confirmam sua consolidação como o maior fenômeno de pagamentos do país. Desde o lançamento, no fim de 2020, até setembro de 2025, o sistema registrou 196,2 bilhões de operações, que movimentaram R$ 84,9 trilhões — valor equivalente a sete vezes o PIB do Brasil em 2024 (R$ 11,7 trilhões).
Segundo estudo do Ebanx, baseado em dados do Banco Central, IBGE e NPCI (Índia), o Pix deve fechar dezembro de 2025 com 7,9 bilhões de transações no mês, impulsionadas pelas compras de fim de ano. Se a projeção se confirmar, o volume movimentado em 2025 chegará a R$ 35,3 trilhões, um salto de 34% em relação a 2024.
Com isso, o Pix se tornará o sistema de pagamentos instantâneos de adoção mais rápida do mundo, superando o UPI indiano, que levou seis anos e oito meses para atingir nível semelhante de uso.
O levantamento também mostra que 93% da população adulta brasileira usa o Pix — mais de 170 milhões de pessoas, número que já supera o total de usuários de cartão de crédito (153,4 milhões).
Empresas globais que adotaram o Pix como opção de pagamento registraram, em média, 16% de aumento na receita e 25% de crescimento na base de clientes em seis meses.
Com a chegada do Pix Automático, lançado em junho, o sistema ampliou ainda mais o alcance. Entre empresas parceiras do Ebanx, 74% dos novos clientes de e-commerce usaram a função para a primeira compra, mostrando que o recurso está incluindo consumidores que não têm cartão de crédito.
A pesquisa revela ainda uma mudança no perfil das operações. Em 2021, 73% das transações eram entre pessoas físicas. Agora, operações P2M (pessoa para empresa) já são maioria, com 44%, enquanto as transferências entre pessoas somam 43%.
Com informações de O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Diabetes provoca mais de 2,5 mil amputações no RN e acende alerta para diagnóstico precoce
14/11/2025

Foto: Reprodução
Mais de 2,5 mil potiguares perderam membros nos últimos três anos devido a complicações do diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do RN (SBEM-RN). O dado reforça a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce — tema do Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14).
A doença, classificada como “silenciosa”, afeta mais de 16 milhões de brasileiros, cerca de 7% da população, conforme o Atlas Global do Diabetes. Em Natal, 11,8% dos adultos têm diagnóstico, índice mais alto do Nordeste e o quarto maior do país, atrás apenas do Distrito Federal (12,1%), São Paulo (12,1%) e Porto Alegre (12%), segundo o Vigitel 2023.
A endocrinologista Anna Karina Medeiros, presidente da SBEM-RN, destaca que identificar a doença cedo é essencial para evitar danos a órgãos e tecidos. “A glicose alta é como um veneno no organismo. Ela danifica os rins, os olhos, os nervos e os vasos sanguíneos. Quem se cuida vive bem; quem não se cuida, sofre as consequências”, afirma.
Entre novembro de 2022 e outubro de 2025, o RN registrou 2.509 amputações por complicações do diabetes: 1.168 de dedo, 928 de membros inferiores, 408 de pé e tarso, e 5 de mão e punho, conforme a Sesap. Segundo a médica, esse cenário resulta de longa falta de acompanhamento. “Para acontecer uma amputação, o paciente já tem de 10 a 20 anos de descontrole glicêmico. Hoje, existem procedimentos que poderiam evitar amputações, mas a fila no sistema público chega a dez anos”, informa.
Ela ressalta ainda os riscos da demora no atendimento. “Em situações graves, quando há necrose avançada do membro inferior, a amputação é a única solução para evitar a morte do paciente com diabetes. E até para realizar amputações, existe fila no nosso estado”, alerta.
A Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que, em 2024, a doença causou 3,4 milhões de mortes no mundo — uma a cada seis segundos. No Brasil, foram 111 mil óbitos, e o país é o terceiro que mais gasta com o tratamento: mais de 45 bilhões de dólares (R$ 239 bilhões).
O diabetes tipo 2, responsável por 90% dos casos, está associado ao sedentarismo e ao excesso de peso. Em 2024, 74,2% dos adultos do RN estavam acima do peso, segundo o Sisvan.
O diagnóstico é simples e pode ser feito pelo exame de glicose em jejum na rede pública. “A glicose de jejum é suficiente para detectar o problema. É um exame barato e acessível”, explica a endocrinologista.
O tratamento pelo SUS inclui metformina, glibenclamida e insulina, mas nem todos os medicamentos são adequados. “A glibenclamida é uma medicação ruim, que pode causar hipoglicemia, principalmente em idosos. Há anos pedimos sua retirada da Farmácia Popular”, critica.
A porta de entrada para o cuidado é a Unidade Básica de Saúde, onde o clínico-geral solicita exames e inicia o tratamento. Para a especialista, o acompanhamento deve ser abrangente. “O diabetes é uma doença sistêmica. O tratamento precisa ser global: controlar glicose, pressão e colesterol, e avaliar o coração. O que mais mata o paciente diabético não é a glicose alta, mas as doenças cardiovasculares, como infarto e AVC”, reforça.
Ela também alerta sobre falsas “curas”. “Não existe chá ou receita da internet que cure o diabetes. O tratamento requer cuidados diários e medicamento de acordo com as orientações de cada médico e nutricionista”, conclui.
Zona Norte recebe ação gratuita de prevenção
No dia 15 de novembro, das 14h30 às 17h30, o Partage Norte Shopping, em Natal, receberá uma ação gratuita de conscientização e prevenção ao diabetes promovida pela SBEM-RN.
A equipe multiprofissional — formada por endocrinologistas, nutricionistas, educadores físicos e oftalmologistas — oferecerá aferição de glicemia, orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce, dicas de alimentação, prática de exercícios e avaliação de fundo de olho para detecção de retinopatia diabética.
Com informações da Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Moraes vota para tornar Eduardo Bolsonaro réu por suposta interferência em processo do pai
14/11/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), registrou nesta sexta-feira 14, voto favorável ao recebimento da denúncia apresentada contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Caso a posição prevaleça, o parlamentar passa à condição de réu na Corte.
A acusação contra Eduardo decorre de uma suposta tentativa de interferência, realizada fora do Brasil, no julgamento de um processo envolvendo seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para a Procuradoria-Geral da República, a conduta se enquadra no crime de coação no curso do processo.
O processo em questão é o que levou Jair Bolsonaro à condenação de 27 anos e três meses de prisão por liderar uma organização criminosa com o objetivo de se manter no poder após a derrota eleitoral de 2022. De acordo com a PGR, Eduardo teria atuado para impedir o avanço da ação penal pressionando de fora do país.
Como está o julgamento
A análise ocorre no plenário virtual do STF, no qual os ministros inserem os votos em sistema eletrônico. O julgamento está previsto para seguir até o dia 25 de novembro, a menos que haja pedido de vista — que prorroga o prazo — ou destaque, que levaria o caso para deliberação presencial.
Nesta fase, o Supremo vai decidir se aceita ou rejeita a denúncia. Caso seja acolhida, é instaurada ação penal contra Eduardo Bolsonaro. Se for rejeitada, o caso é arquivado. A acusação central é de coação no curso do processo.
Linha do tempo da investigação
As apurações começaram em maio.
Em julho, o inquérito passou a incluir Jair Bolsonaro e Paulo Figueiredo.
No mês de agosto, o pastor Silas Malafaia também foi inserido na investigação, após ser alvo de buscas.
Ainda em agosto, um relatório da Polícia Federal indicou a existência de elementos que apontam para a prática de crimes.
Em setembro, a PGR apresentou denúncia contra Eduardo Bolsonaro e contra o blogueiro Paulo Figueiredo.
*Com informações do G1
Essa publicação é um oferecimento
Álvaro Dias alerta: “O que aconteceu em Natal em 2024 pode se repetir no RN em 2026”
14/11/2025

Álvaro Dias – Foto: Moisés Araújo
Álvaro Dias fala com experiência de quem já viveu o que prevê. O ex-prefeito de Natal conhece bem o peso de uma eleição marcada pela polarização e, por isso, suas declarações sobre o cenário de 2026 no Rio Grande do Norte ganharam repercussão. Álvaro lembrou que, em 2024, o então favorito Carlos Eduardo Alves (PSD) despencou na disputa pela Prefeitura de Natal, sendo engolido pela disputa entre os polos de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
Agora, o ex-prefeito acredita que a história poderá se repetir no próximo pleito estadual, com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), vivendo o mesmo desgaste diante de uma eventual reedição do embate entre bolsonarismo e petismo. Experiente, Álvaro fala com propriedade — afinal, viu de perto como a força das bolhas ideológicas pode atropelar favoritismos nas urnas.
Do Xerife
Essa publicação é um oferecimento
José Agripino praticamente conclui venda de rádios do Sistema Tropical
14/11/2025

O ex-senador José Agripino praticamente concluiu a negociação para vender quatro emissoras do Sistema Tropical de Comunicação, incluindo os sinais que transmitem a CBN e a Mix FM.
Segundo a sempre bem informada coluna do jornalista Alex Medeiros, na Tribuna do Norte, o comprador é um empresário do Paraná, que está expandindo atuação no setor de mídia.
A negociação, se concluída, encerra um ciclo de Agripino no comando das rádios e deve redesenhar parte do mercado de comunicação no Rio Grande do Norte.
BLOG ROBSON PIRES
Essa publicação é um oferecimento
Desesperado, morador de Mãe Luiza pede socorro e relata rotina de guerra no bairro
14/11/2025

A matéria é do Blog do BG:
O clima de tensão que se instalou em Mãe Luiza nas últimas semanas tem deixado moradores em situação de pânico. Confrontos armados, rajadas de tiros e a disputa entre facções rivais transformaram a comunidade em um território marcado pelo medo diário. Quem vive no bairro relata que a violência atingiu um nível jamais visto, com cenas que lembram zonas de conflito.
Segundo relatos enviados ao Blog do BG, moradores têm passado noites em claro, acuados dentro de casa. A presença policial é considerada insuficiente e vista como apenas pontual, já que, após operações realizadas pela manhã, o bairro volta a ficar vulnerável ao domínio de criminosos. A sensação entre os moradores é de abandono e de completa falta de garantia de segurança — inclusive sobre a própria delegacia e o posto policial da região, que já foram alvos de tiros e precisaram reforçar suas estruturas.
A situação levou um morador, pai de família, a enviar um apelo desesperado ao Blog, pedindo que a realidade vivida pela comunidade siga sendo mostrada para que as autoridades não ignorem o cenário de medo extremo. O bairro, afirma ele, está “sangrando” e precisa de atenção urgente, com policiamento efetivo e permanente.
A seguir, o relato na íntegra enviado ao Blog do BG:
“BG, venho pedir, de coração aberto e em nome de muitas famílias que hoje estão desesperadas em Mãe Luiza, que o seu blog continue mostrando o que estamos vivendo. Sou pai de família, nascido e criado aqui, e nunca senti tanto medo dentro da minha própria casa como estou sentindo agora.
Nos últimos dias, nossa comunidade virou um campo de guerra. São tiros a qualquer hora, casas perfuradas, crianças se escondendo debaixo da cama, mães chorando em silêncio para não desesperar ainda mais os filhos. Temos idosos que não conseguem mais dormir, famílias inteiras passando a madrugada acordadas com medo de que uma bala perdida atravesse a porta ou acerte alguém dentro de casa.
BG, vc sabe da força que o seu blog tem. Quando vocês mostram, o Estado escuta. Quando vocês falam, a população presta atenção. Estamos implorando: não deixem esse assunto esfriar. Não deixem que amanhã vire só mais um dia de medo e abandono para nós. Precisamos que a situação continue sendo mostrada, que o problema ganhe voz, que as autoridades sejam pressionadas, que a população veja o que está acontecendo aqui. Nossa comunidade está clamando por socorro. Nosso bairro tem 1 delegacia e um posto policial, onde o mesmo já foi alvejado diversas vezes e recentemente suas paredes foram reforçadas por medo de novos ataques. Precisamos de policia presente não de visita, onde faz operação de manhã e deixa o resto do dia para os bandidos fazerem o que estão fazendo.
Mãe Luiza está sangrando, está implorando por paz, e a única forma de sermos ouvidos é mantendo essa situação viva nos noticiários. A comunidade precisa que alguém dê voz à nossa dor, ao nosso desespero e à nossa sensação de abandono.
Eu escrevo como pai, como trabalhador, como alguém que ama seu bairro, mas que hoje olha para os próprios filhos e sente medo do que pode acontecer se nada for feito. Por favor, continuem mostrando. Continuem denunciando. Não deixem Mãe Luiza ser esquecida.
Agradeço por tudo o que o Blog do BG já fez e ainda faz pelo povo potiguar. Neste momento, vocês são a última esperança de muitas famílias.
Com respeito e esperança,
Um PAI de família de MÃE LUIZA!”
Essa publicação é um oferecimento
Marinha abre 14 vagas para oficiais temporários em Natal com salários acima de R$ 9 mil
14/11/2025

Marinha abre 14 vagas para oficiais temporários em Natal com salários acima de R$ 9 mil - Foto: Sargento Levi/Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil abriu um processo seletivo para preencher 14 vagas de oficiais temporários em Natal, com remuneração inicial bruta superior a R$ 9 mil. As oportunidades fazem parte do edital do 3º Distrito Naval, que oferece 40 vagas distribuídas entre Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Alagoas.
As inscrições seguem abertas até 8 de janeiro de 2026 e devem ser feitas no site da Marinha do Brasil, mediante pagamento de uma taxa de R$ 140. Podem participar candidatos de ambos os sexos com ensino superior completo na área desejada. Entre os critérios exigidos estão: ser brasileiro nato, ter entre 18 e 41 anos na data de incorporação e possuir registro profissional quando aplicável.
Os militares temporários ingressam no posto de Guarda-Marinha, com possibilidade de ascensão até Capitão-Tenente, conforme renovações anuais do vínculo — que pode ser estendido por até oito anos, sem estabilidade. Desde o curso de formação, os aprovados têm acesso a assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
O processo seletivo contará com sete etapas, começando por uma prova objetiva com 40 questões de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação está prevista para ocorrer em 22 de fevereiro de 2026, com duração de três horas.
Vagas destinadas a Natal
Cirurgião-dentista (Dentística): 2 vagas
Enfermagem: 2 vagas
Fisioterapia: 1 vaga
Administração: 1 vaga
Comunicação Social: 1 vaga
Direito: 2 vagas
Vistoriador Naval nível 1: 1 vaga
Engenharia Ambiental: 1 vaga
Engenharia Civil: 1 vaga
Engenharia Metalúrgica: 1 vaga
Engenharia Naval: 1 vaga
98 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
Trump lança operação militar dos EUA na América Latina contra “narcoterroristas”
14/11/2025

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images
O governo dos Estados Unidos iniciou uma nova ofensiva militar na América Latina, determinada pelo presidente Donald Trump, com o objetivo de combater grupos classificados como “narcoterroristas”. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) pelo chefe do Pentágono, Pete Hegseth, que revelou que a ação recebeu o nome de Operação Lança do Sul e será conduzida pelo Comando Sul (SOUTHCOM), responsável pelas missões norte-americanas no continente.
Segundo Hegseth, a operação tem caráter estratégico e busca “proteger o hemisfério ocidental” e impedir que organizações criminosas avancem sobre áreas de interesse dos EUA. A escalada ocorre após meses de movimentações militares na região, incluindo o envio de navios de guerra, caças F-35 e do porta-aviões USS Gerald R. Ford ao Caribe. Nesse período, os EUA afirmam ter realizado 19 ataques contra embarcações supostamente ligadas ao tráfico, que resultaram em pelo menos 80 mortos — sem divulgação de provas que confirmem a relação dos alvos com o crime.
A retórica mais agressiva do governo Trump coincide com acusações recentes contra líderes latino-americanos. A Venezuela é o principal foco da Casa Branca, após Washington apontar o presidente Nicolás Maduro como chefe do cartel Los Soles, classificado pelo governo americano como organização terrorista. A medida abre espaço para operações militares além das fronteiras dos EUA e amplia a tensão diplomática entre os dois países.
A Colômbia também entrou no radar norte-americano. Trump declarou que Gustavo Petro seria “líder do tráfico”, afirmação que o governo colombiano interpretou como uma tentativa de interferência política. Com a Lança do Sul oficialmente em andamento, cresce a expectativa sobre possíveis operações terrestres e o impacto da ofensiva na já delicada relação dos EUA com países da América Latina.
Com informações do Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
SEM ACORDO: Greve dos servidores administrativos da saúde do RN chega ao 24º dia
13/11/2025

Foto: Divulgação/Sindsaúde-RN
Servidores do setor administrativo da saúde estadual decidiram manter a greve, que já dura 24 dias, após nova assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (13) no auditório do Sindicato dos Bancários, em Natal.
A categoria avaliou o resultado da reunião do dia anterior (12) com o Comitê de Eficiência e Gestão do Governo do Estado, conduzido pela governadora Fátima Bezerra (PT), mas considerou que não houve avanços significativos nas negociações.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), o governo não apresentou propostas concretas para pontos centrais da pauta, como reajuste salarial, ampliação da carga horária, pagamento de horas extras e garantia de alimentação nos hospitais públicos. Diante disso, os servidores decidiram continuar mobilizados até que o Executivo apresente respostas efetivas às demandas históricas da categoria.
A paralisação, iniciada em 20 de outubro, busca ainda a criação de um vale-alimentação, atualização das gratificações — congeladas há mais de 20 anos, segundo o sindicato — e uma jornada de trabalho mais equilibrada. O movimento, de acordo com o Sindsaúde, segue firme, com unidade e resistência, em defesa da valorização profissional, de melhores condições de trabalho e do respeito aos direitos dos servidores.
Essa publicação é um oferecimento
Contratações de fim de ano podem passar de 31,2 mil no RN em 2025, aponta pesquisa
13/11/2025

O Rio Grande do Norte deve registrar mais de 31,2 mil contratações temporárias nos meses de novembro e dezembro de 2025, impulsionadas pelo aumento do consumo nas datas comemorativas — como Black Friday, Natal e Ano-Novo — e pela circulação do 13º salário e bônus anuais. Segundo estimativa do Instituto Fecomércio RN (IFC), o movimento deve concentrar vagas no comércio varejista, supermercados, empresas de logística e no setor de serviços para dar conta do pico sazonal da demanda.
A previsão acompanha um cenário de crescimento econômico mais moderado em 2025: o Banco do Brasil projeta expansão de 1,4% para a economia potiguar neste ano. Já os dados do IBGE até agosto mostram avanço nas receitas setoriais que sustentam a expectativa de contratações — comércio (+2,3%), serviços (+4,3%) e turismo (+5,5%) —, fatores que tornam viável a abertura de vagas temporárias no período festivo.
Apesar da perspectiva positiva para a geração de ocupação sazonal, o volume estimado de contratações é 6,9% menor que o observado em 2024, reflexo do ritmo de crescimento mais tímido no corrente ano. Em 2024, o Rio Grande do Norte figurou entre os Estados com maior expansão (crescimento de 6,0%), desempenho que não deverá ser repetido em 2025.
Além de atender às necessidades imediatas das empresas, as vagas temporárias representam oportunidade para inserção ou reinserção no mercado de trabalho: muitos trabalhadores aproveitam o período para obter experiência, complementar renda e, em alguns casos, obter efetivação por parte das empresas que decidem manter profissionais que se destacaram.
“As contratações de fim de ano são um termômetro importante da dinâmica de consumo e da capacidade de adaptação do mercado de trabalho. Para trabalhadores, são ocasiões valiosas de renda e experiência; para empresas, uma resposta ágil ao aumento sazonal da demanda”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Essa publicação é um oferecimento
Ex-presidente do INSS no governo Lula é preso em operação da PF
13/11/2025

O ex-presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Alessandro Stefanutto foi preso nesta quinta-feira (13) durante operação da PF (Polícia Federal) que investiga o esquema bilionário de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.
Além disso, o ex-ministro José Carlos Oliveira, que ocupou o Ministério da Previdência durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), também foi um dos alvos da ação da PF. Segundo apurou a CNN, ele terá de usar tornozeleira eletrônica.
O cumprimento das medidas foi determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e realizado pela PF, em mais uma fase da Operação Sem Desconto, sobre fraudes no INSS.
Policiais federais e auditores da CGU cumprem 63 mandados de busca e apreensão, dez mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares diversas da prisão nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
Estão sendo investigados os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial.
O que diz Stefanutto
Em nota, a defesa de Alessandro Stefanutto disse que não teve acesso ao teor da decisão que decretou a prisão do ex-presidente do INSS.
“Trata-se de uma prisão completamente ilegal, uma vez que Stefanutto não tem causado nenhum tipo de embaraço à apuração, colaborando desde o início com o trabalho de investigacao”, diz a defesa.
Segundo a nota, Stefanutto “segue confiante, diante dos fatos, de que comprovará a inocência dele ao final dos procedimentos relacionados ao caso”.
O que diz José Carlos Oliveira
A CNN tenta contato com o ex-ministro. Não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
Essa publicação é um oferecimento
Sancionadas cinco leis de autoria do deputado Ubaldo que valorizam cultura, patrimônio e inclusão social no RN
13/11/2025

Foram sancionadas e publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (12) cinco leis de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) que reforçam o compromisso do mandato com a preservação da cultura potiguar, o fortalecimento das tradições religiosas e artísticas e o incentivo ao desenvolvimento social e esportivo em diferentes regiões do Rio Grande do Norte.
Entre os reconhecimentos estão manifestações culturais e patrimônios simbólicos do Estado, além de entidades que se destacam por sua atuação comunitária. A Lei nº 12.509/2025 reconhece como Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico Imaterial do RN o “Auto de Santo Antônio”, tradicional espetáculo religioso encenado no município de Severiano Melo. Realizado há décadas, o evento mistura teatro, música e religiosidade, representando a fé e a identidade do povo severianense.
A Lei nº 12.510/2025 declara como Patrimônio
Essa publicação é um oferecimento














