Motociclista morre após acidente e espera por socorro em Natal; Sesap nega falta de macas
08/04/2026

Reprodução
Um motociclista de 27 anos morreu após um acidente de trânsito na noite desta terça-feira 7, na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Natal. A vítima chegou a receber atendimento no local, mas não resistiu após aguardar por longo tempo a chegada do resgate.
A colisão entre a moto e um carro ocorreu nas proximidades da Avenida Ayrton Senna.
Segundo informações da TV Ponta Negra, o jovem estava consciente após o acidente, conversou com pessoas presentes e pediu que familiares fossem acionados, enquanto relatava dores.
Relatos indicam que o atendimento demorou cerca de uma hora para chegar ao local.
De acordo com essas informações, a demora teria ocorrido por indisponibilidade de ambulâncias
Quando as equipes chegaram, foram iniciadas manobras de reanimação e acionada uma unidade de suporte avançado.
Nota da Sesap
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte informou que o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel contava, no momento da ocorrência, com quatro macas do Samu, sendo duas do Samu Natal e duas do Samu RN.
Segundo a secretaria, a informação foi verificada no sistema administrativo e confirmada junto à direção da unidade, “não correspondendo, portanto, à justificativa apresentada de indisponibilidade de macas por retenção no Hospital Walfredo Gurgel como motivo para o não atendimento da ocorrência por parte do Samu Natal”.
O Governo do Estado informou que lamenta a morte do motociclista e se solidariza com familiares e amigos.
A Sesap também afirmou que os profissionais da rede pública atuam diariamente na assistência à população e que permanece à disposição para esclarecimentos.
Fonte: Tv ponta Negra
Essa publicação é um oferecimento
MEC lança apps gratuitos com cursos de idiomas e biblioteca
08/04/2026

Milhões de brasileiros já podem acessar duas novas ferramentas gratuitas de estudo lançadas pelo Ministério da Educação: o MEC Idiomas e o MEC Livros. As plataformas são voltadas a toda a população, com foco em estudantes da rede pública e professores de idiomas não especializados. O aplicativo do MEC Livros já está disponível para download, enquanto o MEC Idiomas será lançado em breve.
A iniciativa busca ampliar o acesso à educação por meio da tecnologia. O MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional, com conteúdos do nível básico ao avançado. Inicialmente, serão ofertadas 800 aulas de inglês e espanhol, organizadas em seis níveis, com módulos que incluem de dez a 15 aulas cada.
A ferramenta contará com recursos como teste de proficiência, trilha de aprendizagem, exercícios práticos de fala, avaliações ao fim dos módulos e agentes de inteligência artificial para suporte e conversação. A proposta é funcionar como porta de entrada para o aprendizado de línguas, com expansão para outros idiomas nos próximos anos.
Já o MEC Livros reúne quase 8 mil obras literárias nacionais e internacionais, com o objetivo de ampliar o acesso à leitura. O acervo inclui clássicos, best-sellers e títulos premiados, além de coleções temáticas, como literatura nordestina e russa. Entre os autores disponíveis estão Clarice Lispector, Ariano Suassuna, José Saramago e Gabriel García Márquez, além de obras conhecidas como “Harry Potter”, “Jogos Vorazes”, “O Hobbit” e “Eu Sou Malala”.
O aplicativo funciona como uma biblioteca digital, com sistema de empréstimos e acesso a obras em domínio público. Parte do acervo também pode ser convertida para o formato ePub, ampliando a experiência de leitura. A plataforma oferece cerca de 1,2 mil lançamentos e best-sellers, com previsão de até 224 mil empréstimos anuais, além de 3.600 títulos com potencial de alcance de 1,4 milhão de leitores por ano e mil obras com acesso ilimitado.
Essa publicação é um oferecimento
FPM: 2° decêndio sobe 13% e municípios recebem mais de R$ 6 bi, nesta sexta-feira (10)
08/04/2026

Imagem: Brasil 61
Os municípios brasileiros receberão, nesta sexta-feira (10), a primeira parcela de abril do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total a ser distribuído é de R$ 6,4 bilhões, montante que representa um aumento de 13% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram repassados cerca de R$ 5,6 bilhões.
Entre os estados, São Paulo concentra a maior fatia dos recursos neste decêndio, com aproximadamente R$ 788 milhões destinados aos seus municípios. Cidades como Americana, Botucatu e Carapicuíba estão entre as beneficiadas.
Em contrapartida, Roraima apresenta o menor volume de repasses, somando R$ 4,7 milhões. No estado, os maiores valores são destinados a municípios como Cantá, Alto Alegre e Caracaraí, cada um com cerca de R$ 386 mil.
O crescimento observado nos repasses reflete uma recuperação em relação às quedas registradas anteriormente, o que gera expectativa positiva entre especialistas da área fiscal. No entanto, ainda há atenção quanto aos possíveis impactos de mudanças na arrecadação federal, especialmente no que diz respeito ao Imposto de Renda.
“Nós temos um resultado bom em relação ao ano passado, uma quebra daquela questão de decréscimos de valores. Vamos esperar que isso seja um bom resultado do Imposto de Renda e que o novo formato de isenção e as novas alíquotas aplicadas ao Imposto de Renda não impactem negativamente nos valores do FPM. Esperamos que esses valores continuem em uma tendência de alta”, destaca Cesar Lima, especialista em orçamento público.
Fonte: Brasil 61
Essa publicação é um oferecimento
PESQUISA MEIO/IDEIA: Flávio Bolsonaro aparece à frente de Lula em cenário de 2º turno
08/04/2026

Foto: Andressa Anhole/Agência Senado | Divulgação
Levantamento do instituto Meio/Ideia indica um cenário de empate técnico na disputa presidencial, com o senador Flávio Bolsonaro (PL) numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno.
De acordo com os dados, Flávio Bolsonaro soma 45,8% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 45,5%. A diferença entre os dois é de apenas 0,3 ponto percentual, dentro da margem de erro, o que caracteriza empate técnico.
O levantamento também mostra crescimento no percentual de eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou nulo. Esse grupo representa 8,7% dos entrevistados, indicando um cenário ainda indefinido e com espaço para mudanças ao longo da campanha.
Em relação à variação, Flávio Bolsonaro oscilou positivamente 0,5 ponto percentual, enquanto Lula apresentou queda de 1,9 ponto, o que contribuiu para a aproximação entre os dois nomes no cenário projetado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 7 de abril, com 1.500 eleitores em todo o país, e está registrada sob o número BR-00605/2026.
Essa publicação é um oferecimento
RIO DO FOGO: Vacinação contra Gripe Se Liga No Cronograma
07/04/2026

Essa publicação é um oferecimento
Anvisa amplia fiscalização sobre canetas emagrecedoras
07/04/2026

Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou um conjunto de medidas para ampliar o controle sanitário sobre medicamentos injetáveis utilizados no emagrecimento, em meio ao crescimento da demanda por substâncias como semaglutida, tirzepatida e liraglutida. A iniciativa inclui o reforço nas inspeções, revisão de normas e maior monitoramento da cadeia de produção e importação desses produtos.
Segundo a agência, a decisão ocorre após a identificação de irregularidades na produção e comercialização desses medicamentos, especialmente em farmácias de manipulação. O objetivo é conter práticas que possam comprometer a segurança dos pacientes e assegurar a qualidade dos produtos disponíveis no mercado.
Entre as ações anunciadas estão a intensificação das fiscalizações, a possibilidade de suspensão de atividades de estabelecimentos considerados irregulares e a ampliação das inspeções em empresas que importam insumos farmacêuticos. A Anvisa também informou que pretende fortalecer parcerias com órgãos reguladores internacionais para acompanhar o fluxo desses produtos.
O aumento do interesse por medicamentos voltados ao emagrecimento tem gerado pressão sobre a cadeia produtiva. Dados da própria Anvisa indicam que, no segundo semestre de 2025, foram importados para o Brasil cerca de 130 quilos de insumos dessas substâncias, quantidade considerada insuficiente para atender à demanda nacional, estimada em cerca de 25 milhões de doses.
No caso da tirzepatida, por exemplo, os pedidos de importação registrados entre novembro de 2025 e abril de 2026 ultrapassaram 100 quilos, volume equivalente a aproximadamente 20 milhões de doses. Parte dessas solicitações, no entanto, foi barrada pela agência por falhas no controle de qualidade: 14 pedidos foram negados apenas no mês de março.
As inspeções realizadas pela Anvisa também identificaram problemas relevantes na cadeia de produção. Entre as irregularidades apontadas estão falhas nos processos de esterilização, ausência de controle de qualidade adequado e uso de insumos sem comprovação de origem.
Somente em 2026, a agência realizou 11 inspeções, número superior ao registrado em todo o ano anterior. Como resultado, oito empresas foram interditadas, incluindo farmácias de manipulação e uma importadora.
Outro ponto de preocupação é o aumento de relatos de efeitos adversos associados ao uso desses medicamentos. Informações do sistema VigiMed apontam crescimento nas notificações, muitas delas sem identificação clara da origem do produto utilizado.
Além disso, estudos indicam que cerca de 26% dos casos estão relacionados ao uso fora das indicações aprovadas em bula, prática conhecida como “off-label”. O fenômeno tem se intensificado com a popularização desses medicamentos, originalmente desenvolvidos para o tratamento de diabetes, mas amplamente utilizados para perda de peso.
O interesse crescente também se reflete no número de pedidos de registro de novos medicamentos com esse princípio ativo. Após a patente da substância expirar no Brasil em março, abriu-se espaço para o desenvolvimento de novos produtos, ampliando a concorrência no setor.
Atualmente, há oito pedidos em análise na Anvisa relacionados a medicamentos com esse perfil, além de outros nove aguardando início de avaliação técnica.
Apesar do avanço no mercado, a Anvisa reforça que nenhum medicamento pode ser comercializado sem a devida comprovação de eficácia, segurança e qualidade. A agência também alerta para os riscos associados ao uso indiscriminado desses produtos, especialmente quando adquiridos fora dos canais regulados.
As medidas anunciadas buscam, segundo o órgão, equilibrar o acesso aos tratamentos com a garantia de segurança sanitária, diante de um cenário de crescente procura e expansão da oferta.
ANNA RUHT DANTAS
Essa publicação é um oferecimento
Mais de 800 casos de escorpião são registrados no RN em 2026
07/04/2026

Foto: Reprodução
O Rio Grande do Norte registrou 858 acidentes com escorpiões entre janeiro e o início de março de 2026, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ao longo de todo o ano de 2025, foram contabilizadas 5.756 ocorrências.
Diante do cenário, a Sesap, por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), divulgou orientações sobre prevenção, identificação de sintomas e busca por atendimento.
De acordo com o órgão, o atendimento inicial deve ser realizado em unidades de pronto atendimento. Nos casos em que há indicação de soro antiescorpiônico, o paciente é encaminhado a uma unidade de referência.
Os sintomas mais comuns após a picada incluem dor no local, ardência e dormência. Com a evolução do quadro, podem surgir dor abdominal, náuseas, vômitos, suor intenso e agitação. Crianças de até 10 anos e idosos estão entre os grupos mais vulneráveis.
A recomendação é procurar atendimento médico imediatamente após o acidente. A população também pode entrar em contato com o Ciatox pelos telefones (84) 98883-9155, 0800 281 7005 e 3232-4295 para orientações.
Entre as medidas indicadas após a picada estão lavar o local com água e sabão, manter a vítima calma e, se possível, registrar imagem do escorpião para auxiliar na identificação. O órgão orienta ainda que não se deve sugar o veneno, fazer torniquete, manusear o animal ou aplicar substâncias sobre a lesão.
Para prevenir acidentes, a Sesap recomenda examinar calçados e roupas antes de usá-los, vedar frestas e buracos em paredes, evitar o acúmulo de lixo e entulhos e controlar a presença de insetos como baratas e cupins. A pasta também destaca a importância de preservar predadores naturais, como corujas, sapos, lagartixas e galinhas.
Segundo a secretaria, a prevenção e o atendimento rápido são fundamentais para reduzir o risco de complicações.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil tem recorde de famílias endividadas e mais contas em atraso, revela pesquisa da CNC
07/04/2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Brasil 61
O percentual de famílias brasileiras com algum tipo de dívida — como cartão de crédito, cheque especial, carnês de loja, crédito consignado e financiamentos — chegou a 80,2% em fevereiro, o maior nível da série histórica. O resultado representa um aumento de 3,8 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na mesma direção, caiu para 19,7% o total de consumidores que afirmaram não possuir dívidas desse tipo, também o menor patamar já registrado pela pesquisa. Os dados constam em pesquisa divulgada recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
A percepção de endividamento, no entanto, é subjetiva e reflete a avaliação individual dos entrevistados sobre o peso de suas dívidas. Portanto, o indicador não caracteriza necessariamente um quadro de superendividamento, mas sim a forma como os consumidores enxergam sua situação financeira, influenciada por fatores culturais.
Outro dado que acende alerta é o avanço da inadimplência, que, após três meses consecutivos de queda, voltou a subir em fevereiro, atingindo 29,6% das famílias — o maior índice desde novembro do ano passado (30,0%). Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de quitar dívidas em atraso recuou levemente para 12,6%, embora permaneça acima do observado em 2025.
O tempo médio de atraso das dívidas também aumentou, chegando a 65,1 meses, próximo do recorde recente registrado em dezembro de 2024 (65,2 meses). Esse movimento está associado ao crescimento da parcela de inadimplentes com débitos em atraso há mais de 90 dias, que alcançou 49,5%, indicando maior persistência das dificuldades financeiras.
Comprometimento da renda
Em relação ao comprometimento da renda, 19,5% dos consumidores afirmaram destinar mais da metade dos ganhos ao pagamento de dívidas, percentual estável após dois meses de alta. A maior parte das famílias (56,1%) compromete entre 11% e 50% da renda. No total, o comprometimento médio ficou em 29,7% em fevereiro, ligeiramente abaixo do registrado no mesmo mês do ano anterior (29,9%).
Por outro lado, cresceu pelo sexto mês consecutivo o percentual de famílias com dívidas de longo prazo (superiores a um ano), atingindo 32,9%. Embora inferior ao patamar de 35,2% observado no ano passado, o resultado é o maior desde abril de 2025 e indica um alongamento dos prazos, o que pode aliviar a pressão imediata sobre o orçamento das famílias.
Fonte: Brasil 61
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito e vice de Santa Maria (RN) têm mandatos cassados pela Justiça Eleitoral
07/04/2026

Foto: reprodução
A Justiça Eleitoral cassou os diplomas do prefeito de Santa Maria (RN), Dr. Raniery (PT), e do vice-prefeito Arthur Cesar (MDB), eleitos nas eleições de 2024, após concluir que houve uso indevido da máquina pública e concessão de vantagens materiais a eleitores.
A decisão é da 8ª Zona Eleitoral e também declarou os dois investigados inelegíveis por oito anos. A informação é do Portal Fatos do RN
A sentença aponta que os investigados se valeram da estrutura administrativa do município para obter vantagem eleitoral. Conforme a decisão, ficou caracterizada a confusão entre atos institucionais e promoção pessoal, com utilização de órgãos públicos e ações governamentais para impulsionar as candidaturas.
Entre os pontos analisados, a Justiça destacou a realização de eventos com participação direta dos investigados e uso de espaços públicos, o que, segundo o entendimento judicial, comprometeu a igualdade de condições entre os candidatos.
De acordo com a sentença, houve promoção pessoal de agente público que, à época, ocupava cargo institucional e era pré-candidato. A Justiça entendeu que a iniciativa teve impacto eleitoral relevante, especialmente por atingir parcela vulnerável da população.
Dr. Raniery foi reeleito em 2024 com 2.529 votos – o equivalente a 57,19 % dos votos válidos. Ele derrotou o candidato Alex Azevedo(Podemos), que obteve 1.893 votos(42,81%). A diferença entre os dois foi de 636 votos.
Fonte: Portal Fatos do RN
Essa publicação é um oferecimento
Rogério carimba Coronel Hélio como pré-candidato do PL ao Senado, formando dupla com Styvenson na direita e “não quer rabo preso”
06/04/2026

O cenário político para o Senado Federal no Rio Grande do Norte teve como tempero neste sábado (5) a declaração do Senador Rogério Marinho (PL). Em vídeo gravado na sede do partido, o líder da oposição no Senado confirmou que o Coronel Hélio é o pré-candidato oficial do Partido Liberal, consolidando uma aliança com o atual senador Capitão Styvenson, formando a dupla da direita. Juntos, eles formam os pré-candidatos que representam os valores conservadores para as duas vagas em disputa.
“A gente não vai mudar se não tivermos um Senado que cumpra a Constituição Brasileira, que não tenha, me desculpem a expressão, rabo preso com ninguém“. A declaração do senador Rogério Marinho, presidente do PL RN, ao lado de Hélio na gravação do vídeo, deixa claro o posicionamento do perfil escolhido, por coerência, evitando pré-candidatos que tenham sido pautados e de ligações com a esquerda, com o governo estadual a e federal do PT.
Durante o anúncio, Rogério Marinho foi enfático sobre o que é necessário para ocupar uma cadeira no Congresso Nacional. Segundo ele, o Brasil precisa de um Senado "altivo e desassombrado", capaz de garantir a separação dos poderes e o cumprimento da Constituição.
O senador destacou que a escolha pelo Coronel Hélio reflete a busca por representantes que tenham a coragem necessária para realizar as mudanças profundas que o país demanda, resgatando o legado conservador e fortalecendo a bancada do PL.
Com a confirmação, a estratégia da direita potiguar se afunila em dois nomes de origem militar e postura firme: Coronel Hélio e Capitão Styvenson. A união visa atrair o eleitorado que busca segurança, integridade e oposição clara às políticas da esquerda, unindo o apoio institucional de Marinho e a base fiel de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Coronel Hélio agradeceu publicamente o apoio e a confiança depositada pelo Senador Rogério Marinho. Para o pré-candidato, a missão é clara: representar o povo potiguar com a mesma energia e dedicação que marcou sua carreira militar.
"Obrigado, Senador, pela confiança! Tenho certeza que o povo do Rio Grande do Norte está mais do que nunca antenado com as necessidades de termos uma bancada forte no Senado Federal", afirmou o Coronel.
A consolidação dessas duas candidaturas pelo grupo liderado por Marinho sinaliza uma frente de direita unificada no RN, com foco em pautas como a liberdade econômica, segurança pública e a fiscalização rigorosa dos demais poderes.
BLOG DO MONTORIL
Essa publicação é um oferecimento
Banco Central prepara novidades para o Pix em meio à polêmica entre Brasil e EUA
06/04/2026

O Banco Central prepara novidades para o Pix. O meio de pagamento, que já faz parte do dia a dia dos brasileiros, está no centro de uma polêmica internacional entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos.
O gesto já é automático: para pagar o cafezinho ou fechar um negócio, o brasileiro faz um Pix. Em cinco anos, a ferramenta revolucionou a economia e, no ano passado, atingiu a marca de R$ 35 trilhões movimentados.
O sucesso gerou críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o sistema prejudica empresas de cartões. Em resposta, o presidente Lula disse que o Brasil não vai recuar.
Novidades
Mesmo com a disputa, o Banco Central trabalha em melhorias. Ainda este ano, o “Pix cobrança”, que une QR Code ao boleto, se tornará obrigatório. Outra novidade é a “duplicata”, que permitirá a empresários antecipar recebíveis com custos menores.
Até o fim do ano, o sistema deve ganhar o “split”, que divide automaticamente impostos no momento da compra. Também estão em estudo o Pix internacional, pagamentos por aproximação, uso sem internet, Pix em garantia e o parcelamento, com expectativa de ampliar a concorrência e reduzir juros.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Declaração de Rogério Marinho trava plano de Álvaro Dias e fecha disputa ao Senado no RN
06/04/2026

Definição do Partido Liberal com Coronel Hélio e Styvson Valentim esvazia especulações envolvendo Flávio Rocha
As articulações políticas em torno das vagas ao Senado no Rio Grande do Norte ganhou novos contornos neste sábado (5), após uma declaração firme do senador Rogério Marinho, que acabou interferindo diretamente em ações de bastidores ligadas ao pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias.
Em vídeo gravado na sede do Partido Liberal, Rogério confirmou que Coronel Hélio é o nome da legenda para o Senado, formando dobradinha com o senador Styvson Valentim. Com isso, a chapa da direita para as duas vagas fica, na prática, definida.
“A gente não vai mudar se não tivermos um Senado que cumpra a Constituição Brasileira, que não tenha, me desculpem a expressão, rabo preso com ninguém”, afirmou Rogério Marinho, ao reforçar o perfil dos nomes escolhidos e o alinhamento político do grupo.
A declaração tem impacto direto sobre especulações que vinham sendo alimentadas nos bastidores envolvendo o empresário Flávio Rocha. Comentava-se que Álvaro Dias poderia tentar atrair o empresário para disputar o Senado em sua chapa, ao lado de Styvson.
Embora nunca tenha havido confirmação pública dessa articulação, nem por parte de Álvaro nem de Flávio Rocha, o assunto circulava no meio político como possibilidade. Com a fala de Rogério Marinho, no entanto, esse cenário perde completamente força.
Na prática, o senador do PL fecha a porta para qualquer rearranjo nesse sentido e acaba sepultando de vez um eventual plano de Álvaro Dias de incluir Flávio Rocha na disputa ao Senado. O recado foi claro: dentro do Partido Liberal, a composição já está definida e não há espaço para novas entradas.
BLOG DO MONTORIL
Essa publicação é um oferecimento
Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
06/04/2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Agência Brasil
O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral.
O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Primeiro título
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos.
Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Laguna estreia com empate na Série D após reação no segundo tempo
06/04/2026

Foto: Raphael Oliveira
O Laguna iniciou sua caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro com empate em 1 a 1 diante do Central Sport Club, em duelo disputado na tarde deste domingo (5), pelo Grupo 8 da competição.
A equipe pernambucana saiu na frente ainda no primeiro tempo. Aos 12 minutos, o atacante Luiz Paulo aproveitou cruzamento de Jackson, se antecipou à marcação e abriu o placar para o time de Caruaru.
Na volta do intervalo, o Laguna conseguiu reagir rapidamente. Em lance dentro da área, o goleiro Milton Raphael se chocou com o atacante Natanael, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Erivélton bateu com tranquilidade para deixar tudo igual.
Com o resultado, o time potiguar soma seu primeiro ponto na competição nacional e aparece na quarta colocação do grupo após a rodada inicial.
O próximo compromisso será no domingo (12), às 16h, contra o ABC Futebol Clube, no Estádio Frasqueirão, em Natal.
Essa publicação é um oferecimento
Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz
03/04/2026

reprodução
O número de casos de influenza A permanece em crescimento no Brasil. De acordo com a nova edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a maior parte dos estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste está em alerta por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que representa risco ou alto risco com sinal de crescimento.
O Boletim alerta que a influenza A, vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus são as causas na maioria dessas ocorrências de SRAG e podem resultar em morte nos casos mais graves.
Conforme os registros do InfoGripe, divulgados nesta quarta-feira (1º), nas quatro últimas semanas epidemiológicas, 27,4% foram casos positivos de influenza A; 1,5% de influenza B; 17,7% de vírus sincicial respiratório; 45,3% de rinovírus; e 7,3% de Sars-CoV-2 (covid-19).
Nas anotações de óbitos em igual período, entre os registros positivos houve a presença destes mesmos vírus com 36,9% de influenza A, de 2,5% influenza B, 5,9% de vírus sincicial respiratório, 30% de rinovírus e 25,6% de Sars-CoV-2 (Covid-19). “O estudo é referente à Semana Epidemiológica 12, período de 22 a 28 de março”, acrescentou a Fiocruz no texto de divulgação do Boletim.
Vacinação
Para os pesquisadores, diante desse quadro, a imunização contra a influenza se torna ainda mais necessária, o que pode ser facilitado pela Campanha Nacional de Vacinação que teve início no sábado passado (28), nessas regiões onde vem sendo registrado o avanço dos casos.
A ação, que é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, com apoio de estados e municípios, continua até 30 de maio e a população pode procurar a imunização gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“É fundamental que pessoas dos grupos prioritários como idosos, crianças, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde e da educação estejam em dia com a vacina contra a influenza”, afirmou a pesquisadora da Fiocruz Tatiana Portella.
Ela chama atenção ainda para a importância das gestantes a partir da 28ª semana se vacinarem contra o VSR, para garantir proteção aos bebês desde o nascimento.
A pesquisadora recomendou também que as pessoas dos estados onde ocorrem evolução de SRAG usem máscaras em locais fechados e com maior aglomeração, principalmente, as que integram os grupos de risco. Tatiana Portella ressaltou, ainda, a importância de manter a higiene, como lavar sempre as mãos.
“Em caso de sintomas de gripe ou resfriado, o ideal é manter o isolamento. Se isso não for possível, a orientação é sair de casa usando uma máscara de boa qualidade, como PFF2 ou N95”, sugeriu.
ANNA RUTH DANTAS
Essa publicação é um oferecimento
Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
03/04/2026

O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral.Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar - Agora RNEleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar - Agora RN
O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Primeiro título
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos.
Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.
Janela Eleitoral
Termina nesta sexta-feira (3) o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido e não serem punidos com a perda do mandato.
Desincompatibilização
Neste sábado 4, encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções.
A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais.
Essa publicação é um oferecimento
Documentos apontam voo de Moraes em avião de empresa ligada a Vorcaro
03/04/2026

O magistrado nega qualquer irregularidade e afirma que não utilizou aeronaves do banqueiro. Foto: Luiz Silveira/STF
Registros analisados por uma comissão parlamentar indicam que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve em deslocamento entre Brasília e São Paulo em agosto de 2025, em circunstâncias que envolvem empresas de táxi aéreo ligadas ao empresário Daniel Vorcaro. O magistrado nega qualquer irregularidade e afirma que não utilizou aeronaves do banqueiro.
Segundo documentos enviados à CPI, o ministro acessou o terminal de aviação executiva do aeroporto de Brasília às 19h do dia 7 de agosto de 2025, após sessão plenária no STF. Na sequência, três aeronaves privadas decolaram da capital federal com destino a Congonhas, em São Paulo.
Entre os voos registrados, um deles — da empresa Prime, que teve participação societária de Vorcaro até setembro de 2025 — decolou às 20h05 e pousou às 21h33. Já outra aeronave, da FSW PSE, partiu às 19h16, mas o piloto declarou formalmente que Moraes não estava a bordo.
Mensagens e reunião
No dia seguinte ao deslocamento, mensagens atribuídas a Vorcaro indicam um encontro com Moraes. Em conversa com a ex-mulher, Martha Graeff, o empresário escreveu: “Tô com Alexandre e tenho reunião depois com Ciro”, em referência também ao senador Ciro Nogueira.
Ainda em agosto, no dia 11, o ministro participou de evento jurídico no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Outros registros de viagens
Dados adicionais apontam situações semelhantes em outras datas. Em 16 de maio de 2025, o acesso de Moraes ao terminal executivo foi registrado às 9h30, enquanto um voo da mesma aeronave ligada à empresa de Vorcaro decolou sete minutos depois, às 9h37, rumo a Congonhas.
Já em 1º de agosto, o ministro, a advogada Viviane Barci e um policial da equipe chegaram ao terminal às 12h40. Quatro minutos depois, o mesmo avião partiu para São Paulo, sendo o único voo privado com esse destino naquele horário.
Contrato e posicionamentos
Em nota, o escritório de Viviane Barci informou que contrata serviços de táxi aéreo de diferentes empresas, incluindo a Prime Aviation, e que os pagamentos eram realizados por compensação de honorários advocatícios.
O Banco Master, ligado a Vorcaro, manteve contrato com o escritório da advogada entre fevereiro e novembro de 2024, com valor total de R$ 129 milhões ao longo de três anos. O acordo foi encerrado após a liquidação da instituição pelo Banco Central.
Procurado, o gabinete de Moraes não comentou os voos específicos. Em manifestação anterior, o ministro afirmou que “as ilações da fantasiosa matéria são absolutamente falsas”. Em nota, reforçou que “jamais viajou em avião de Daniel Vorcaro ou em sua companhia”, acrescentando que não conhece o empresário Fabiano Zettel.
A nota, contudo, não detalha eventual uso de aeronaves pertencentes a empresas que tiveram participação societária de Vorcaro.
Com informações do Estadão
Essa publicação é um oferecimento
Touros recebe Selo FNAS 2025 por excelência na gestão da assistência social
03/04/2026

A Prefeitura de Touros foi contemplada com o Selo FNAS 2025, concedido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O reconhecimento destaca a qualidade da gestão financeira dos recursos destinados à política de assistência social no município.
A certificação integra uma iniciativa nacional que valoriza estados e municípios que se destacam na administração dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco na responsabilidade, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos públicos.
De acordo com os critérios estabelecidos, foram avaliados o desempenho na gestão orçamentária e financeira, a correta aplicação dos recursos e o cumprimento das normativas do SUAS.
BLOG DO ASSIS SILVA
Essa publicação é um oferecimento
PL e PSDB lideram crescimento na Câmara dos Deputados em janela partidária; veja movimentações por partido
03/04/2026

oto: Reuters/Adriano Machado
Às vésperas do fim da janela partidária, o PL foi o partido que mais cresceu na Câmara dos Deputados. A legenda ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O PSDB aparece como o segundo partido que mais cresceu
Já o União Brasil registrou a maior perda. Para reagir, a sigla aposta em uma federação com o PP.
No total, cerca de 60 deputados federais já trocaram de partido durante o período, segundo levantamento feito pela CNN Brasil com base em dados da Câmara, anúncios públicos e comunicados partidários.
A janela partidária começou em 5 de março e termina nesta sexta-feira (3), permitindo a troca de legenda sem perda de mandato para cargos proporcionais, como deputados.
Confira abaixo as movimentações por partido na Câmara dos Deputados na janela partidária
PL: 4 saídas e 17 adesões
PSDB: 3 saídas e 9 adesões
Missão: 1 adesão
PCdoB: 1 adesão
Podemos: 2 saídas e 3 adesões
PP: 1 saída e 2 adesões
PSD: 5 saídas e 6 adesões
PSOL: 1 adesão
PV: 1 adesão
PSB: 4 saídas e 4 adesões
Rede: 1 saída e 1 adesão
Republicanos: 6 saídas e 6 adesões
Solidariedade: 1 saída e 1 adesão
MDB: 5 saídas e 4 adesões
PRD: 3 saídas e 1 adesão
Avante: 3 saídas
PDT: 4 saídas
União Brasil: 18 saídas e 2 adesões
Com informações de CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Abril terá bandeira verde com conta de luz sem cobrança extra
30/03/2026

Abril começa sem cobrança adicional na conta de energia elétrica para os consumidores brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária do mês será a verde, mesma classificação mantida desde janeiro deste ano.
Com a bandeira verde, não há acréscimo no valor da tarifa, já que as condições de geração de energia seguem favoráveis. De acordo com a Aneel, o volume de chuvas registrado em março contribuiu para manter os reservatórios das hidrelétricas em níveis satisfatórios.
Esse cenário reduz a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado e costumam pressionar a conta de luz quando entram em operação.
Apesar do quadro positivo, a orientação é que os consumidores mantenham o uso consciente de energia, já que o valor final da fatura continua diretamente ligado ao consumo de cada residência.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento











