Touros e São Miguel do Gostoso são premiados na 10ª FEMPTUR, categoria intertividade
30/04/2024
A Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN – FEMPTUR comemorou em grande estilo sua 10ª edição que aconteceu nessa sexta (26) e sábado (27), no Centro de Convenções de Natal, recebendo cerca de 12 mil visitantes nesses dois dias de evento. A Feira, organizada pela Argus Eventos, ofereceu uma programação diversa para famílias, amigos, turistas, empresários, agentes de turismo, estudantes e o público em geral.
Na programação, muita música, dança e interação no palco principal, com grupos de vários locais do Estado apresentando sua versatilidade, riqueza cultural e gastronomia. Foram 50 municípios levando o que há de melhor de sua região, desde o turismo ecológico, de aventura, religioso, histórico-cultural, gastronômico ao litorâneo, além de muito artesanato, espaço dedicado à agricultura familiar, praça de alimentação e espaço kids “raiz”.
A 10ª edição premiou os Municípios participantes com o “Troféu Femptur de Melhor Estande”, dividido em três modalidades: Ambientação, Originalidade e Interatividade. Os municípios expositores vencedores de 2024 foram:
– Categoria Interatividade: 1º lugar – Natal; 2º lugar – Touros e 3º lugar – São Miguel do Gostoso.
– Categoria Originalidade: 1º lugar – Timbaúba dos Batistas; 2º lugar – Macaíba e 3º lugar – Angicos.
– Categoria Ambientação: 1º lugar -Lagoa Nova; 2º lugar – Senador Georgino Avelino e 3º lugar – Lagoa Nova.
Para Gustavo Porpino, um dos diretores da Argus Eventos, a edição foi um sucesso e mostrou o potencial turístico que o Estado tem, com sua pluralidade, além de um público envolvido e interessado nas riquezas culturais do Rio Grande do Norte. “Muitas pessoas que se identificam com a cultura popular, com o artesanato, com os produtos da agricultura familiar e valorizam a riqueza do nosso estado, tem comparecido e se comprometido cada vez mais, além de se interessarem em conhecer o RN, descobrindo e redescobrindo cidades, desde as regiões serranas às regiões dos litorais”.
E acrescenta “muitos dos expositores trouxeram a gastronomia potiguar de forma genuína e tiveram retornos positivos do público; assim como os que trouxeram o artesanato ou a história do lugar, despertando interesse e elevando a autoestima do norte-riograndense com suas belezas e riquezas, atraindo, assim, a curiosidade de conhecer cada vez mais o próprio estado”, enfatiza Gustavo Porpino.
Para a visitante, Maria Regina Piva, o evento valoriza a riqueza cultural do RN “A Femptur dá oportunidade, também, para nós, potiguares, conhecermos o potencial das nossas regiões. Muitas cidades que são mais distantes da capital e que não sabíamos de suas riquezas, acabam despertando a vontade e a curiosidade de conhecer”, comenta satisfeita.
“Os 10 anos da Femptur correspondeu nossas expectativas e pensamos em novidades para a próxima edição. Estamos tendo muitos retornos positivos, tanto dos expositores, da iniciativa pública quanta privada, quanto dos visitantes do segmento de turismo, agentes de viagens e pessoas interessadas em conhecer novos destinos. Foi uma edição exitosa”, conclui Antônio Roberto, também diretor da Argus.
Essa publicação é um oferecimento