Finanças Mais de 70% dos brasileiros não possuem reserva de emergência
08/08/2022

Faltam cinco meses para o fim de 2022 e muitos ainda não conseguiram manter um saldo positivo nas suas contas bancárias. Tudo piora com o cenário de inflação alta e preços elevados. Então, é importante colocar as finanças em ordem para não chegar no ano seguinte com mais dívidas e problemas financeiros.
Por isso, ter um controle nas finanças com todas as despesas que foram realizadas durante o ano ajuda as famílias a ter mais clareza de quanto precisam economizar e priorizar no que precisa ser gasto. Uma pesquisa da fintech Acordo Certo indicou, por exemplo, que mais de sete em cada dez brasileiros não guardam dinheiro. Essa dificuldade financeira atrelada a situação econômica atual do país faz com que muitas pessoas não consigam chegar ao fim do ano com todas as contas no azul.
A necessidade de se planejar financeiramente é imprescindível para quem deseja não só ter uma boa saúde financeira, mas também alcançar seus objetivos e sonhos. Bruno Lima, contador e auditor fiscal na Sefaz-BA, explica que a pessoa pode estar fazendo um mapeamento do quanto o dinheiro está ganhando para poder fazer uma reserva financeira. “É um termo na contabilidade que nós chamamos de provisão porque você faz uma estimativa do quanto você vai desembolsar no momento mais pra frente e começar a guardar uma parte desse dinheiro para obrigação futura', diz o contador.
Essa publicação é um oferecimento






