Mundo

Grupo com 35 países pede banimento da Rússia dos Jogos Olímpicos

16/02/2023


 

Um grupo composto por 35 países busca evitar a presença de atletas da Rússia e da Bielorrússia nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A mobilização é uma resposta contrária à invasão russa na Ucrânia, que vai completar um ano na próxima semana. O Comitê Olímpico Internacional (COI) terá o desafio de tomar uma decisão sobre a questão levantada por vários países.

O grupo de países inclui Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Reino Unido,  República Tcheca, Polônia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Existe a possibilidade de atletas da Rússia e da Bielorrússia competirem com bandeira neutra, como já aconteceu em outras oportunidades, no entanto, a ideia é pouco aceita entre o grupo de retaliação. 

Vítima da invasão russa, a Ucrânia sugeriu um boicote aos Jogos Olímpicos de 2024, mas este seria um último recurso. 

O longo conflito entre Rússia e Ucrânia teve início no dia 24 de fevereiro de 2022. Em decorrência da guerra, atletas da Rússia e da Bielorússia foram banidos de eventos esportivos importantes. Agora, podem deixar de disputar o principal, que está marcado para acontecer em Paris, em 2024. 

De acordo com o ministro do  esporte da Polônia, Kamil Bortniczuk,  Grécia, Japão e França ainda estão neutros no debate, mas não existe um consenso entre os anfitriões. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, acredita que atletas da Rússia e da Bielorrúsia não devem disputar os Jogos.

"Não é possível desfilar como se nada estivesse acontecendo enquanto as bombas continuam a cair na Ucrânia", disse. 

Para a ministra da cultura da Noruega, Anette Trettebergstuen, trata-se de um problema sem solução. Ela acredita que a neutralidade dos atletas não resolveria o problema. 

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK