Economia

Crianças que aprendem cedo sobre dinheiro lidam melhor na fase adulta

25/07/2022


A escola e a família são instituições primordiais para o aprendizado das crianças sobre educação financeira. Quanto mais cedo elas entenderem como se administrar o dinheiro, mais hábeis se tornarão na fase adulta.

A pesquisa “Finanças Infantis”, realizada pela Serasa em parceria com a empresa de pesquisa de mercado online Opinion Box, com 1,2 mil pais e mães de todo o Brasil, mostrou que 85% deles ensinam aos filhos a importância em se ter uma vida financeira saudável. 

Por outro lado, 67% desses mesmos pais e mães em algum momento tiveram o nome negativado, e 66% atrasaram o pagamento de contas de consumo.

A amostra evidencia uma situação em que muitas famílias enfrentam dificuldades com as finanças pessoais. Coordenador da Serasa, Thiago Ramos destaca que o contexto  de inflação e juros  altos, acentuada pela guerra na Ucrânia, levou ao crescimento no número de trabalhadores informais, afetando sobremaneira a renda média do brasileiro.

“Essa junção de fatores certamente dificulta as pessoas a manter todas as contas em dia”, frisa Ramos.

Ele afirma, contudo, que os pais não devem ficar com receio de ensinar sobre finanças aos filhos, mesmo que estejam atravessando problemas financeiros. 

“Isso não deve impedir uma conversa sobre dinheiro, porque você está trabalhando, na verdade, para a geração futura ser melhor do que a sua, e isso é o mais importante”, afirma.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA BOM PREÇO