Esporte

ABC anuncia retorno do volante Edson após 12 anos: “Uma nova história”

14/10/2025


 

De volta para casa. O ABC anunciou nesta segunda-feira (13), que o volante Edson, de 34 anos, está de volta ao clube. Revelado pelo alvinegro e campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 2010, ele retorna 12 anos depois da primeira passagem. O jogador estava sem clube desde que deixou o Botafogo-SP na última quinta-feira (9).

“Vivemos um novo começo. E quando o desafio é grande, é preciso gente de casa para reerguer o que é nosso. Bem-vindo de volta a sua casa, Edson! É hora de construir uma nova história”, disse o clube no anúncio. Edson assinou contrato com o ABC até o final da temporada de 2027.

Natural de Touros, o volante surgiu nas categorias de base do ABC e após se destacar, foi promovido à equipe principal em 2009. Na temporada seguinte, além do título da Série C, ele também esteve presente na conquista do Campeonato Potiguar e do vice-campeonato da Copa do Nordeste.

Edson foi destaque no alvinegro durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2013, na campanha histórica de recuperação que livrou a equipe do rebaixamento. Ao todo, o volante disputou 56 jogos e marcou nove gols pelo clube.

Após deixar o ABC, o volante potiguar teve uma breve passagem pelo São Bernardo antes de acertar com o Fluminense, clube que defendeu durante seis temporadas. Durante o período que defendeu o time tricolor, ele disputou 95 partidas e balançou as redes em dez oportunidades.

Na carreira, ele acumula passagens por São Bernardo, Bahia, Ponte Preta, Atlético Goianiense, Goiás e recentemente o Botafogo-SP, seu último clube antes de retornar ao ABC. O volante também atuou no futebol da Arábia Saudita, onde atuou por Al-Qadsiah e Al-Adalah. 

 

Saída do Botafogo-SP

 

Edson estava sem clube desde que foi desligado do Botafogo-SP após ser expulso na partida contra o Coritiba, no último dia 3 de outubro, em jogo válido pela Série B. Na ocasião, o volante recebeu o cartão vermelho por uma cotovelada em Gustavo Coutinho, e na sequência, deu um tapa na cara do lateral-esquerdo Zeca.

Em publicação nas redes sociais após o episódio, Edson relatou ter sofrido ofensas xenofóbicas por parte do jogador do Coritiba, como “nordestino de merd*” e “passa fome”. O volante afirmou que foi aberto um boletim de ocorrência, enquanto Zeca, por sua vez, negou a versão dele.

Na última quinta-feira (9), Edson foi surpreendido com a decisão do Botafogo-SP rescindir o seu contrato por justa causa. “Além de me tratar com desprezo num momento tão delicado, o clube ainda ‘viu uma brecha’ para se beneficiar dessa injustiça e se esquivar de suas responsabilidades”, disse.

“Fui ofendido, humilhado e desrespeitado por ser nordestino e, no fim, quem está sendo punido sou eu. Saí da minha casa pra trabalhar, entrei em campo, me doei por uma vitória e saí dele ofendido e demitido. O Botafogo-SP perdeu a chance de mostrar grandeza e respeito à região mais discriminada do país. Perdeu a chance de se posicionar pelo certo”, finalizou o volante.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web