Esporte

Copa do Mundo de Clubes da Fifa: Palmeiras e Botafogo se enfrentam por vaga nas quartas de final

28/06/2025


Copa do Mundo de Clubes da Fifa: Palmeiras e Botafogo se enfrentam por vaga nas quartas de final - Foto: Reprodução

 

Palmeiras e Botafogo fazem neste sábado (28) um duelo que vai além da disputa por vaga às quartas de final do Mundial de Clubes. Quem levar a melhor mostra superioridade em uma rivalidade que se acentuou recentemente.

Desde 2023, as duas equipes vêm rivalizando dentro e fora de campo com jogos quentes, briga por títulos e declarações nos bastidores, com Leila Pereira e John Textor como protagonistas.

Palmeiras e Botafogo entram em campo às 13h (de Brasília) no Lincoln Financial Field, Filadélfia, em duelo válido pelas oitavas de final da competição.

 

Vacilo alvinegro, título alviverde

A rivalidade teve início em novembro de 2023. A vitória épica de 4 a 3 do Palmeiras sobre o Botafogo no Nilton Santos, após estar perdendo por 3 a 0, contou com pênalti defendido por Weverton, show de Endrick e declarações polêmicas.

 

Naquela altura, o Alvinegro tinha seis pontos de vantagem sobre os paulistas, além de um jogo a menos. O peso da derrota foi tão significativo que, depois desse jogo, o Alvinegro não venceu mais na competição e ainda viu o título brasileiro cair no colo do Palmeiras.

 

Farpas entre Textor e Leila

Após o jogo emblemático, o dono da SAF do Botafogo teceu críticas sobre a arbitragem, insinuando um possível favorecimento ao Palmeiras, e falou em corrupção no Campeonato Brasileiro.

Leila Pereira não deixou barato e passou a disparar contra Textor. A mandatária do time alviverde cobrou punições para o empresário após as acusações de manipulação.

“Esse senhor já está falando barbaridades desde que fomos campeões brasileiros. O Palmeiras está processando o John Textor na esfera cível e nós já pedimos instauração de inquérito policial. Ele tem que comprovar o que diz. Acho que o John Textor é a grande vergonha do futebol brasileiro”, declarou na época.

Sem apresentar provas, Textor chegou a divulgar que o Alviverde foi beneficiado nas temporadas 2022 e 2023, quando conquistou a Série A nas duas oportunidades.

Na sequência, o Palmeiras entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o mandatário alvinegro fosse impedido de fazer declarações sem provas contra o clube.

Não pode um dono de um clube do tamanho do Botafogo espalhar notícias e falácias sem provas alguma. O que ele diz? Que o Brasil não é sério? Que as autoridades não tomam atitudes? Por isso, as autoridades precisam tomar uma atitude exemplar para coibir esse tipo de conduta de dirigentes.

Leila Pereira, presidente do Palmeiras

 

Leila Pereira virou alvo da torcida alvinegra. Em julho de 2024, a presidente do Palmeiras não foi ao jogo no estádio Nilton Santos temendo um ambiente hostil.

No mesmo período, torcedores do Botafogo penduraram dois bonecos no setor visitante do estádio, um deles com o rosto de Leila Pereira, com a palavra “corrupta” no peito.

 

Botafogo se vinga do Palmeiras

O cenário mudou no segundo semestre da temporada, com o Botafogo dando o troco. As duas equipes se enfrentaram nas oitavas de final da Libertadores, e o Glorioso conquistou a classificação dentro do Allianz Parque.

Na briga pelo título do Brasileiro, deu Botafogo mais uma vez. O time carioca faz 3 a 1 na casa do Palmeiras, a duas rodadas do fim, e retomou a ponta da tabela, posição que permaneceu até sacramentar o título de 2024.

Nesta temporada, Palmeiras e Botafogo empataram sem gols na primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2025. Torcedores do time carioca chegaram a gritar “é campeão” dentro do Allianz Parque.

 

Fonte: CNN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ