Geral

Geral

Pesquisadores da UFRN descobrem nova espécie de circovírus capaz de infectar humanos

23/09/2025


                                                                  Reprodução

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcançaram um marco significativo na área de virologia ao identificar potenciais regiões antigênicas e imunogênicas de um novo vírus humano. Nomeado circovírus humano tipo 1 (HCirV-1), o circovírus, pequenos vírus de DNA de fita simples, normalmente encontrado em animais, foi inicialmente detectado em uma paciente transplantada de coração e pulmão que procurou tratamento para hepatite crônica na França. A descoberta, resultado de uma colaboração com cientistas internacionais, foi publicada no International Journal of Surgery (JIF 12.5).

A descoberta amplia o entendimento sobre a diversidade dos circovírus, tradicionalmente restritos a animais, e reforça a necessidade de vigilância frente a doenças emergentes. “A descoberta do HCirV-1 não apenas alerta para os riscos de doenças emergentes, mas também abre caminhos para novos estudos sobre vírus desconhecidos”, resume o professor Jonas Ivan, do Departamento de Biofísica e Farmacologia (DBF/UFRN).

Os resultados revelaram 138 mutações no gene do capsídeo viral, estrutura fundamental para que o vírus consiga infectar células e se multiplicar. Para Jonas Ivan, essa constatação traz um alerta para a saúde pública, sobretudo em relação a pacientes imunossuprimidos ou com doenças hepáticas, que podem estar mais suscetíveis a esse tipo de infecção.

O trabalho foi conduzido pela doutoranda Maria Karolaynne da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PPGBqBM/UFRN), sob a orientação do professor Jonas Ivan. A pesquisa foi realizada em colaboração com cientistas do International Council of Molecular Modelling, rede internacional que reúne mais de 30 instituições.

A pesquisa contou com o suporte da elevada capacidade de processamento dedicada às análises de modelagem molecular, notadamente à predição, otimização e validação de conformações tridimensionais dos epítopos preditos. Nesse processo, o papel do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD/UFRN) foi essencial. O Núcleo disponibilizou a infraestrutura necessária para análises de modelagem molecular em larga escala, garantindo velocidade e eficiência em cálculos complexos. Segundo Jonas Ivan, o suporte técnico do NPAD também foi decisivo para otimizar rotinas computacionais e reduzir significativamente o tempo de processamento das simulações.

Ao revelar regiões do vírus com capacidade de estimular resposta imune, as descobertas abrem caminho para o desenvolvimento de vacinas e terapias específicas contra o HCirV-1. A equipe já planeja novos experimentos pré-clínicos, como testes em células e modelos animais, para confirmar a capacidade de infecção do vírus e validar os dados obtidos por meio de predições computacionais. Se os resultados forem confirmados, será possível avançar para a criação de plataformas de imunodiagnóstico e até mesmo protótipos de vacinas de mRNA, seguindo a tendência das tecnologias mais modernas no campo da imunologia.

 

Portal da UFRN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Moraes diz que está sendo perseguido por Trump após EUA aplicar sanções a sua esposa

22/09/2025

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nesta segunda-feira (22) uma nota oficial em reação à decisão dos Estados Unidos de ampliar a aplicação da Lei Magnitsky à sua esposa, Viviane Barci de Moraes.

Na manifestação, Moraes classificou a medida como “ilegal e lamentável”, afirmando que ela contrasta com a tradição americana de respeito à lei e aos direitos fundamentais, além de violar o direito internacional, a soberania do Brasil e a independência do Judiciário.

O ministro ressaltou que a independência judicial, a coragem institucional e a defesa da soberania nacional fazem parte do compromisso republicano dos juízes brasileiros, que — segundo ele — “não vão aceitar coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida de forma soberana pelo povo brasileiro”.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

EUA anuncia sanção pela Lei Magnitsky contra esposa de Moraes

22/09/2025


                                                      Foto: Ricardo Stuckert

 

O governo Donald Trump incluiu a mulher do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Viviane Barci, na lista de sancionados pela Lei Magnistky, junto com o marido.

A punição foi estendida a ela depois de bolsonaristas apontarem que Viviane seria importante braço financeiro da família.

A inclusão foi feita durante viagem do presidente Lula (PT) a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas), impondo um constrangimento à delegação brasileira.

A tendência é que Lula responda a Trump durante discurso no debate da assembleia, nesta terça-feira (23). O Brasil é o primeiro a falar, seguido pelos EUA.

Ela é sócia num escritório de advocacia e uma das donas, junto com os filhos, do Lex Instituto de Estudos Jurídicos, uma entidade da família fundada por Moraes no ano 2000, mas depois repassada ao controle da família.

 

O instituto é proprietário de 11 imóveis, sendo um deles a residência de Moraes em São Paulo.

 

Em setembro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse à Folha que havia passado a percepção ao governo Donald Trump de que sancionar Moraes sem incluir Viviane seria contraproducente. Ele a descreveu na época como o “braço financeiro” do magistrado do STF. A motivação seria que parte do rendimento do casal é fruto da atuação dela como advogada.

“Isso pode ocorrer [a sanção a Viviane]. Como é sabido, os escritórios de advocacia de parentes estão mapeados e podem sim serem sancionados a depender de como as autoridades reajam”, afirmou Eduardo na ocasião.

Moraes foi sancionado em agosto com a Lei Magnistky, norma é usada para punir quem comete graves violações de direitos humanos e já foi usada contra ditadores no passado.

 

Folha de S. Paulo

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Banco do Brasil anuncia novo concurso para nível médio e salário de R$ 7 mil

22/09/2025


 

O mercado bancário brasileiro segue em transformação, impulsionado pelo crescimento dos serviços digitais e pela necessidade de recomposição de equipes. Nesse contexto, o Banco do Brasil prepara um novo concurso público em 2025, voltado para candidatos com ensino médio completo, com oportunidades para o cargo de Escriturário nas funções de Agente Comercial e Agente de Tecnologia.

A remuneração inicial é de R$ 3,9 mil, mas, incluindo benefícios, os ganhos podem chegar a R$ 6.948,80 por mês. Entre os principais adicionais estão auxílio-refeição, auxílio-alimentação, vale-cultura, plano de saúde, previdência complementar e participação nos lucros. A jornada diária é de seis horas.

Atualmente, cerca de 7,8 mil cargos estão vagos, e o banco enfrenta a pressão de recompor seu quadro de funcionários, reforçada pelo avanço de aposentadorias nos próximos meses. A instituição ainda não divulgou a data oficial do concurso, mas já mantém contrato vigente com a Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame anterior, permitindo que a banca conduza novamente a seleção.

O concurso de 2023 disponibilizou mais de 6 mil vagas para Escriturário, com provas objetivas de 70 questões e redação dissertativa-argumentativa. As disciplinas cobradas incluíram conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro.

Para Agente Comercial, foram exigidos Matemática Financeira, Conhecimentos Bancários, Informática e Técnicas de Vendas e Negociação; já para Agente de Tecnologia, os candidatos estudaram Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários e Tecnologia da Informação.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Rafael Motta retorna para Natal após sofrer acidente de kitesurfe

22/09/2025


                                                            Foto: Reprodução

 

O ex-deputado federal Rafael Motta retornou para Natal após quase um mês internado em decorrência de um acidente de kitesurfe. O episódio aconteceu em 22 de agosto, na Praia do Forte, e deixou o político em estado grave. Ele chegou a despencar duas vezes na ocasião.

Neste sábado (20), Motta publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece cantando, tocando ukulele e agradecendo as manifestações de apoio recebidas durante a recuperação. “Como é bom chegar em casa, chegar em Natal. Obrigado a todos pelo carinho, pelo cuidado e pelas orações. Aos poucos vou retomando a rotina e, em breve, com recuperação plena”, escreveu na legenda.

No dia do acidente, o ex-parlamentar sofreu uma queda brusca enquanto praticava o esporte. Ele foi socorrido ainda na praia e levado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde passou por uma cirurgia torácica de emergência. Intubado e em coma induzido, permaneceu no hospital até 25 de agosto, quando foi transferido para São Paulo em uma UTI aérea.

O diagnóstico apontou lesão brônquica e múltiplas fraturas — na coluna, esterno, antebraço esquerdo e face. Após quase três semanas de tratamento intensivo em São Paulo, Motta recebeu alta médica em 12 de setembro.

Agora em Natal, o ex-deputado seguirá em processo de reabilitação, com acompanhamento ambulatorial.

 

 

PORTAL 98 FM NATAL

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Homem em surto ateia fogo em comunidade na Cidade da Esperança, em Natal

21/09/2025


 

Na tarde deste sábado 20, um incêndio atingiu uma comunidade carente localizada em frente ao Detran, no bairro Cidade da Esperança, em Natal. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas.

De acordo com informações do Via Certa, testemunhas relataram que o fogo foi provocado por um homem em surto. Em vídeo gravado no local, a mãe do suspeito afirmou que a Justiça não manteve ele internado e que o homem seria esquizofrênico e estava em surto no momento em que ateou fogo.

Moradores entraram em desespero e tentaram retirar o que podiam antes que as chamas consumissem os imóveis. Outra mulher relatou que uma criança de 4 meses quase morreu durante o incêndio.

O tenente do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência disse: “Fomos acionados e a população já estava tentando controlar, minimizar os danos. Chegamos, mas o fogo já tava tomado, ninguém ficou ferido. Agora é a população conseguir se acalmar e manter a ordem”.

Segundo o tenente cerca de 6 casas foram destruídas e não houve feridos.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Funeral de Charlie Kirk acontece neste domingo; cerimônia terá discurso de Trump

21/09/2025


                                           Foto: REUTERS/Bernadett Szabo

 

O funeral do influenciador conservador Charlie Kirk, assassinado há quase duas semanas em Utah (EUA), acontece neste domingo (21/9) no estádio State Farm, em Glendale, na região metropolitana de Phoenix, Arizona. A cerimônia, que contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de outros republicanos de destaque, será um teste para o serviço secreto americano.

O estádio deve ficar lotado, e os EUA prepararam um grande esquema de segurança para o funeral. O ativista conservador pró-Trump Charlie Kirk, de 31 anos, foi morto enquanto discursava em um debate na Universidade de Utah Valley, no dia 10 de setembro. Ele foi baleado no pescoço.

O suposto atirador, Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso no dia seguinte e indiciado por homicídio qualificado. Ele pode ser condenado à pena de morte. O assassinato levanta preocupações sobre o aumento dos níveis de violência política nos Estados Unidos.Também desencadeou uma onda de censura contra pessoas que criticavam as falas de Kirk e a ultradireita.

Após sua morte, o corpo de Kirk foi transportado de Utah para o Arizona, onde morava, a bordo do Air Force 2. O traslado foi acompanhado pelo vice-presidente americano, JD Vance. O influenciador era um defensor e aliado do governo Trump.

 

Celebrar o “legado duradouro”

O Turning Point USA, movimento político fundado por Kirk para mobilizar jovens eleitores conservadores, confirmou que o funeral será público para celebrar a “vida notável e o legado duradouro” do influenciador.

A cerimônia começa na manhã de domingo. O estádio State Farm tem capacidade para 63 mil pessoas e é a arena do Arizona Cardinals, time de futebol americano (NFL). O público precisou se inscrever para assistir ao evento, e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

O Arizona era o estado onde Kirk vivia com a esposa e os dois filhos. É também a sede do movimento político que ele fundou.

 

Personalidades presentes

O funeral contará com a presença de várias das personalidades conservadoras mais proeminentes do país. O presidente Trump, que culpou a esquerda radical pelo crime, confirmou sua participação no dia seguinte ao assassinato. “Quando for, eu vou”, disse. “Me pediram para ir e acho que tenho a obrigação de fazer isso”, declarou.

Trump fará um discurso durante a cerimônia, de acordo com o programa divulgado pelo Turning Point. O vice-presidente Vance e a viúva de Kirk, Erika, também discursarão. Em sua primeira declaração pública após o assassinato, Erika prometeu que a “missão poderosa” do marido “vai continuar” e que “os malfeitores não fazem ideia do que desencadearam em todo o país e no mundo”.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, são outros convidados de alto nível que irão ao Arizona para homenagear Kirk.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Prefeitura de Touros inaugura moderna Unidade de Saúde na comunidade de Zabelê

20/09/2025



 

A população da comunidade do Zabelê, em Touros, recebeu nesta sexta-feira (19) um importante reforço na área da saúde com a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedrozina Pereira de Oliveira. O equipamento foi entregue em solenidade realizada durante a manhã, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.

O novo espaço, construído com recursos provenientes de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), oferece estrutura moderna e mais adequada para atender às demandas da população local. A unidade visa garantir um atendimento mais digno, acessível e humanizado, promovendo mais qualidade de vida aos moradores.

Estiveram presentes no evento o prefeito Pedro Filho, a vice-prefeita Fernanda, a senadora Zenaide Maia, o deputado estadual Nelter Queiroz, além de vereadores e populares. Durante a cerimônia, as autoridades destacaram a importância da nova UBS para o fortalecimento da atenção básica no município.

“A saúde precisa estar perto das pessoas, e essa unidade representa justamente isso: mais acesso, mais dignidade e um atendimento com mais qualidade para todos”, afirmou a senadora Zenaide Maia.

O prefeito Pedro Filho também ressaltou os avanços conquistados: “Estamos entregando uma estrutura completa e acolhedora, pensada para cuidar da nossa população. É mais um passo importante para o desenvolvimento da saúde em Touros.”

 

BLOG DO ASSIS SILVA

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Homem que decapitou o pai em praça pública de Natal é condenado a 20 anos de prisão

19/09/2025


                                                    Foto: Sérgio Henrique

 

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou a 20 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado Victor Wander Ribeiro de Souza Silva, de 31 anos, que matou e decapitou o próprio pai em uma praça pública de Natal.

O julgamento foi realizado nesta quinta-feira (18), em júri popular no Fórum Miguel Seabra Fagundes, na capital potiguar.

 

O crime

O crime aconteceu em 19 de novembro de 2024, por volta das 11h, no conjunto Potilândia, Zona Sul de Natal. O homem esfaqueou e arrancou a cabeça do pai em uma praça do bairro.

Em seguida, tentou fugir carregando a cabeça em uma mochila. Segundo a Polícia Militar, ele também portava um galão de gasolina e a faca usada no assassinato.

Moradores acionaram a PM, que encontrou o suspeito nas proximidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante a abordagem, ele resistiu e atirou rojões contra os policiais, que revidaram e o balearam na perna.

Ele foi preso em flagrante e levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade da Esperança, na Zona Oeste.

Após a prisão, a bolsa com a cabeça foi levada para junto do corpo da vítima, encontrado na praça Bauxita, próxima à marginal da BR-101. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil realizaram a perícia e iniciaram a investigação no local.

Na audiência de custódia realizada no dia seguinte ao crime, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. Na época, a Polícia Militar informou que vizinhos relataram desentendimentos frequentes entre pai e filho e que o homem já teria tentado matar o pai em outras ocasiões.

 

G1RN

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Servidores da Fundase iniciam greve por tempo indeterminado no RN

18/09/2025


 

O primeiro dia de greve dos servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase), iniciado nesta quarta-feira 17, foi marcado por atos públicos em Natal e no interior do Estado, organizados pelo Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai-RN). A paralisação, por tempo indeterminado, busca chamar a atenção do governo estadual para as condições de trabalho da categoria.

Na capital, trabalhadores se concentraram em frente à sede da Fundase, no Centro Administrativo. Durante o ato, eles relataram acúmulo de funções, já que também precisam realizar a limpeza dos espaços após a dispensa dos profissionais terceirizados, cuja contratação não foi concluída via licitação, conforme informou o sindicado. Também reclamaram da qualidade da alimentação fornecida e da falta de estrutura em alojamentos, o que obriga parte dos servidores a dormir no chão.

Além das queixas sobre o cotidiano, o movimento também discutiu os impactos da Reforma Administrativa, em tramitação no Congresso Nacional, que, segundo os grevistas, trará prejuízos aos servidores e usuários dos serviços públicos.

Apesar da greve, o sindicato afirma que 30% do efetivo segue em atividade, como determina a legislação. Novas ações estão programadas para esta quinta-feira 18, em Natal e no interior, a partir das 8h.

 

Principais reivindicações

 

Entre os pontos levantados pela categoria estão: a falta de resposta do governo às demandas apresentadas; a não implementação do auxílio-fardamento previsto para 2025; a ausência de discussão sobre o auxílio-alimentação; as condições precárias de trabalho em prédios da Fundase; a qualidade da alimentação servida; e a falta de diálogo em torno de alterações nas Portarias nº 157/2025 e nº 158/2025.

Segundo o Sinai-RN, a greve é resultado de uma série de problemas acumulados ao longo dos anos e permanecerá até que haja uma negociação efetiva com o governo.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Geral

Ubaldo sobre aprovação do PCCR da Educação:

18/09/2025



 

O deputado Ubaldo Fernandes destacou, nesta quinta-feira (18), seu voto favorável ao Projeto de Lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da educação, contemplando servidores como técnicos administrativos, merendeiras, vigias e demais profissionais que há mais de 15 anos aguardavam por esse reconhecimento.

Para o parlamentar, a aprovação representa uma conquista justa e necessária: “Estamos garantindo valorização e segurança para aposentadorias, melhores condições de vida e fortalecendo a educação pública. O governo enviou a matéria no momento certo e a Assembleia Legislativa deu sua contribuição ao aprová-la em consonância com o projeto original”, ressaltou.

Ubaldo também parabenizou o SINTE-RN, que conduziu o processo de negociação e articulação, bem como os colegas deputados, que compreenderam a importância de manter o texto sem alterações que pudessem prejudicar a categoria.

Com a aprovação, o parlamentar frisou que o governo poderá incluir a previsão no orçamento, assegurando a implementação do reajuste já na folha de pagamento a partir de janeiro do próximo ano. "Essa vitória é fruto do diálogo e do consenso, que se transformam em avanços concretos para aqueles que mais precisam: os trabalhadores da educação”, concluiu Ubaldo Fernandes.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Reservatórios do RN atingem 44% da capacidade total, aponta Igarn

18/09/2025


                                         Açude Gargalheiras - Foto: Caern / Reprodução

 

Os reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte estão com 44% da capacidade total de armazenamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), que monitora os principais mananciais. Juntos, eles acumulam 2,37 bilhões de metros cúbicos de água, frente a uma capacidade máxima de 5,29 bilhões de m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, acumula atualmente 1,27 bilhão de m³, o equivalente a 53,63% do seu volume total. O açude de Oiticica, em fase de enchimento com as águas da transposição do Rio São Francisco, foi o único a registrar aumento em relação ao último levantamento, realizado em 29 de agosto, e hoje soma 107,4 milhões de m³ (14,46% da capacidade).

No Seridó, a barragem Santa Cruz do Apodi, terceira maior do estado, armazena 370,3 milhões de m³, o que representa 61,76% do volume total. Já a barragem Umari, em Upanema, está com 188 milhões de m³, ou 64,22% da capacidade.

Entre as lagoas, Pium (Nísia Floresta) e Jiqui (Parnamirim) permanecem cheias. A Lagoa do Bonfim, também em Nísia Floresta, acumula 53,3 milhões de m³ (63,32% da capacidade).

Apesar dos números, doze mananciais seguem com menos de 10% da capacidade: Itans, Sabugi, Passagem das Traíras, Esguicho, Carnaúba, Japi II, Gangorra, Jesus Maria José, Tourão, Brejo, Mundo Novo e Lulu Pinto.

 

98 FM NATAL

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Geral

Câmara aprova urgência do PL da Anistia

18/09/2025


                                Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a urgência do Projeto de Lei (PL) da Anistia. A proposta perdoa participantes de manifestações desde 30 de outubro de 2022, data do segundo turno das eleições, mas exclui, até o momento, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete condenados pela suposta tentativa de golpe.

O placar foi de 311 a favor, 163 contra e 7 abstenções.

Com a aprovação da urgência, o projeto pode ser votado diretamente no plenário, sem passar por comissões temáticas, e ser totalmente alterado. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não definiu a data da votação.

Segundo apurou o Metrópoles, o relator da proposta deve ser escolhido na próxima semana. A expectativa é que seja um deputado do Centrão.

 

Como votou cada deputado do RN:

 

Benes Leocádio (União) – Sim

Carla Dickson (União) – Sim

Fernando Mineiro (PT) – Não

General Girão (PL) – Sim

João Mais (PP) – Sim

Natália Bonavides (PT) – Não

Robinson Faria (PP) – Sim

Sargento Gonçalves (PL) – Sim

Entenda o texto

 

O projeto foi apresentado em 2023 pelo deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e possui uma redação ambígua e vaga.

“Ficam anistiados todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico, prestação de serviços ou publicações em mídias sociais e plataformas, entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor desta lei”, diz o texto.

 

Na prática, o perdão pode alcançar todos os envolvidos nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, além dos caminhoneiros que bloquearam rodovias pelo país após a derrota de Bolsonaro para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O projeto perdoa “quaisquer medidas de restrições de direitos, inclusive impostas por liminares, medidas cautelares, sentenças transitadas ou não em julgado que limitem a liberdade de expressão e manifestação de caráter político e/ou eleitoral, nos meios de comunicação social, plataformas e mídias sociais”.

Ou seja, ela anistia todas as punições que tenham sido aplicadas a pessoas por se manifestarem politicamente, seja em redes sociais, jornais, TV ou outros meios de comunicação, mesmo que essas decisões ainda não tenham sido definitivamente julgadas.

 

Lula diz que vetará texto

 

Lula afirmou, nesta quarta-feira (17/9), que vetará o texto caso seja aprovado pelo Congresso. Deputados governistas classificam a ação de Motta como uma traição ao Planalto.

Após a votação na Câmara, o projeto seguirá para o Senado, dependendo do aval do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O senador já adiantou que apresentará um texto alternativo para a Anistia, mas descartou incluir perdão a Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 11 de setembro.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

Laudo de Bolsonaro indica câncer de pele, diz médico

17/09/2025


                             Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

O médico Claudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica que acompanha Jair Bolsonaro (PL), confirmou na tarde desta quarta-feira (17) que exames identificaram duas lesões compatíveis com câncer de pele no ex-presidente, que teve alta hospitalar há pouco.

No último domingo (14), Bolsonaro passou por um procedimento médico para remover oito lesões de pele. Por sua vez, um laudo feito com o material biológico indicou a “presença de carcinoma de células escamosas ‘in situ’, em duas das oito lesões removidas”, diz boletim médico divulgado nesta tarde (leia a íntegra abaixo).

“Duas das lesões vieram positivas para o carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo, mas, ainda assim, é um câncer de pele”, disse Claudio Biroloni. Segundo o médico, as lesões – localizadas no tórax e em um dos braços do ex-presidente – são “precoces” e “demanda apenas de avaliação periódica”.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Deputado Ubaldo comemora sanção de lei que reconhece Paróquia de Santa Rita de Cássia como Patrimônio do RN

17/09/2025



 

Foi sancionada nesta quarta-feira (17), a Lei nº 12.424/2025, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que reconhece a Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, como Patrimônio Cultural, Religioso, Histórico e Arquitetônico do Estado do Rio Grande do Norte.

A medida valoriza um dos maiores símbolos de fé e tradição do povo potiguar. Todos os anos, em maio, a Festa de Santa Rita de Cássia reúne milhares de devotos e turistas em Santa Cruz, transformando a cidade em um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil.

Além das celebrações litúrgicas, como novenas, missas e procissões, a festa também é marcada por manifestações culturais e sociais, movimentando a economia local com feiras, barracas de comidas típicas, artesanato e apresentações culturais.

Para o deputado Ubaldo Fernandes, o reconhecimento representa “uma justa homenagem à fé e à tradição de um povo que mantém viva, há gerações, a devoção à Santa das Causas Impossíveis, fortalecendo a identidade religiosa, cultural e histórica do nosso estado”.

Com a sanção da lei, a Paróquia e o Santuário de Santa Rita de Cássia passam a ter ainda mais visibilidade, reforçando a importância do município de Santa Cruz como referência nacional de fé, turismo e devoção.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Geral

Câmara aprova em 1º turno blindagem inédita a Congresso em resposta a STF

17/09/2025


                                   Foto: Bruno Spada/Divulgação Câmara dos Deputados

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) em primeiro turno o texto-base da chamada PEC (proposta de emenda à Constituição) da Blindagem, que amplia o foro especial e protege parlamentares não só em relação a investigações criminais, mas abre também brecha na área cível, algo inédito.

Foram 353 votos a favor e 134 contra. Ainda devem ser votados destaques que podem alterar o texto. Haverá votação em segundo turno ainda nesta terça. Depois, o texto segue para o Senado.

Patrocinado pelo centrão como reação às dezenas de investigações sobre desvio de emendas parlamentares no STF (Supremo Tribunal Federal), o texto contém uma blindagem mais ampla do que a original estabelecida na Constituição de 1988 e que havia sido derrubada em 2001 devido à pressão popular contra a impunidade.

Os alvos do centrão, grupo de direita e centro-direita que tem maioria na Câmara, são as mais de 80 investigações no STF envolvendo suspeita de corrupção em verbas das emendas parlamentares, que movimentam a cada ano cerca de R$ 50 bilhões.

Além disso, deputados argumentam que a medida busca fortalecer o Parlamento diante do Poder Judiciário, alvo de reclamações por, por exemplo, derrubar leis aprovadas.

O texto, chamado pelos deputados de PEC das prerrogativas, tem como principal ponto dar ao Congresso o poder de barrar processos criminais no STF contra parlamentares ao exigir licença prévia do Legislativo. Essa autorização terá de ser deliberada pela respectiva Casa em até 90 dias a contar do recebimento da ordem do Supremo, em votação secreta.

Hoje o foro especial de deputados e senadores diz respeito apenas a investigações e processos relativos a crimes cometidos no exercício do mandato e em função dele. Não há necessidade de autorização para o STF abrir processo e também não há foro especial na área cível.

A PEC diz que medidas cautelares contra congressistas só podem ser autorizadas pelo STF, o que abre a possibilidade de que mesmo atos tomados em ações de improbidade (cíveis) tenham que ter autorização da corte.

Presidente de partidos políticos também terão foro especial, ou seja, serão julgados pelo STF.

Em uma manobra para aprovação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegou a liberar a participação remota dos deputados, o que não é comum às terças-feiras.

Para aprovar uma PEC, é necessário o apoio de 308 dos 513 deputados federais. Se passar nas duas Casas, ela é promulgada pelo próprio Congresso e entra em vigor, não cabendo sanção ou veto presidencial.

O governo Lula (PT) liberou a bancada após acordo com o centrão para aprovar a PEC em troca de barrar a proposta de ampla anistia aos condenados pela suposta trama golpista, incluindo Jair Bolsonaro (PL).

Por esse acerto articulado por Motta, a anistia ampla seria derrotada em votação nesta quarta (17) e haveria uma saída meio-termo: a redução das penas dos condenados, incluindo a do ex-presidente e dos outros sete réus condenados pelo STF na semana passada.

O relator da PEC, Cláudio Cajado (PP-BA), defendeu as prerrogativas parlamentares afirmando que elas são garantias constitucionais para que os deputados “possam exercer sua independência sem temer perseguições políticas”.

Motta, por sua vez, também mostrou-se favorável, dizendo que trata-se de “autonomia dos mandatos” e que muitos deputados reclamam sobre desrespeito às prerrogativas. “Não é uma pauta de governo ou de oposição, do PT ou do PL, da esquerda ou da direita”, disse.

O presidente da Casa afirmou ainda que a PEC não tem “novidades ou invencionismos” em relação ao texto de 1988, apesar do ampliação do conceito de foro e a brecha para o avanço na área cível.

No plenário, o deputado bolsonarista Zé Trovão (PL-SC) admitiu a expectativa do PL de que, ao aprovar a PEC, o apoio do centrão à anistia ampla seria concretizado —contrariando o acordo contra o perdão que envolve Motta e o governo. “O que está sendo votado hoje está sendo votado para que amanhã seja votada a anistia”, disse.

O bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que não se trata de blindagem e que deputados são perseguidos por suas falas. Na mesma linha, o bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) disse que a PEC representa o fim da chantagem do STF. Já deputados da esquerda apelidaram a PEC de “bandidagem” ou “malandragem”.

“Virou PEC, sim, da blindagem, da bandidagem, da autoproteção, da couraça, do escudo, da carcaça, da casta, do corporativismo, da impunidade, da armadura e da vergonha, ou falta de vergonha. Eu tenho muitos mandatos aqui e nunca vi tamanho descaramento”, disse o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

 

Folha de S.Paulo

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

CCJ da Assembleia aprova projetos de Ubaldo que reforçam valorização do patrimônio cultural

16/09/2025



 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte apreciou, nesta terça-feira (16), matéria de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSB) que reforça a valorização do patrimônio cultural.

O Projeto de Lei nº 355/2025, que reconhece como Patrimônio Cultural, Material, Artístico, Turístico, Histórico e Arquitetônico o Farol de Mãe Luíza, em Natal, recebeu parecer favorável da relatora deputada Isolda Dantas e seguirá tramitando pelas comissões permanentes da Casa antes de ser votado em plenário.

Com 37 metros de altura e erguido em 1951, o Farol de Mãe Luíza é um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital potiguar. Localizado no alto da duna da Praia de Areia Preta, o monumento combina importância histórica, cultural e turística, atraindo visitantes que buscam a vista panorâmica de Natal e preservando a memória da parteira que deu nome ao bairro. 

“Esse reconhecimento é um passo importante para reforçar a preservação de um patrimônio que simboliza não apenas a história do bairro de Mãe Luíza, mas também a identidade e a memória de Natal e do nosso Estado”, destacou Ubaldo Fernandes.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página