Educação

Educação

Alunos de Escola de Tempo Integral de Touros conquistam medalha de Ouro na etapa estadual e broze na nacional na 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia

01/12/2024



                                           Foto: reprodução/Instagram/OBG

 

A equipe Titãs Geográficos, da E.E. de Tempo Integral Isabel Barbosa Vieira, conquistou a medalha de ouro na etapa estadual da 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia e representou o Rio Grande do Norte na etapa nacional, alcançando a incrível terceira colocação. 

Um orgulho para o município e uma demonstração de dedicação e talento dos nossos jovens. Parabéns, Francker Castro, Luiz Miguel, Pedro Lucas e Ester Santiago, por esse grande feito! 

A final teve início na última terça-feira, 26, tendo o encerramento na sexta-feira (29). A competição reuniu finalistas de todas as regiões do Brasil em Campinas, São Paulo. 

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola, a qual promove conhecimento, novas experiências e estimula o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos.  

 

BLOG DO ASSIS SILVA

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Educação

Estudo mostra que o RN tem 113 mil crianças de 0 a 3 anos fora da escola

24/11/2024


 

Mesmo com decisão judicial e entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a oferta de vagas na educação básica para a primeira infância ainda é uma realidade distante no Rio Grande do Norte. Números do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 mostram que 113.818 crianças de 0 a 3 anos no Estado não frequentam a educação infantil, o que corresponde a 57,3% das crianças nessa faixa etária no Estado. Segundo o Anuário, o acesso às creches é realidade para 84.976 crianças.

A publicação do Anuário Brasileiro da Educação Básica reúne dados públicos sobre educação brasileira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Educação, além de análises das informações.

Na avaliação de gestores públicos e especialistas em educação, a explicação para mais da metade das crianças nessa faixa de idade fora da sala de aula tem a ver com uma série de fatores, entre eles o não interesse de parte dos pais em matricular crianças nessa faixa etária, que pode estar associada a uma questão cultural. No entanto, o principal fator elencado é a falta de vagas, em especial no setor público.

“Tem a questão de falta de vagas em algumas cidades para acolher essas crianças, assim como existe a creche na cidade, mas a zona rural não tem e esse acesso do transporte escolar para levar uma criança de 0 a 3 anos se torna um desafio ainda maior. Outro fator relevante é que algumas famílias, por questões culturais, não têm essa dimensão dessa idade de 0-3 anos. Eles optam por essas crianças nessa primeira idade por ter os cuidados familiares ao invés de levarem para uma escola. No caso de crianças de 6 meses, nem todos os municípios ofertam e aqueles que ofertam há uma resistência dos pais de matriculá-los”, explica Joária de Araújo Vieira, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN).

Ainda segundo Joária, as discussões acerca do tema tem sido intensificadas nos últimos anos, mas a realidade de falta de recursos é uma situação que dificulta a vida dos gestores públicos.

“O investimento é um dos pontos cruciais para que essas escolas sejam abertas. Nessa idade esse investimento é maior do que os alunos. Por exemplo: a quantidade de pessoas necessárias para ficar com determinado número de alunos. A cada dez alunos precisamos ter o professor e dependendo da idade, um cuidador. A infraestrutura, no caso do berçário, tem que ter o horário do sono, do descanso. É uma logística completamente diferente das crianças maiores”, cita.

A coordenadora de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Daniela Mendes, explica que a educação infantil é dividida em duas etapas diferentes: a creche, que atende crianças de 0 a 3 anos e não é obrigatória e a pré-escola, que atende de 4 a 5 anos, etapa que compreende educação básica e obrigatória.

“Nacionalmente, o problema de acesso à pré-escola já está bastante avançado no sentido de resolução. Estamos próximos de atingir uma universalização dessa etapa. Nosso grande desafio se concentra realmente nas creches. Por não ser uma etapa obrigatória, isso faz com que a prioridade política seja menor por parte dos governantes. Os municípios tendem a priorizar as ações da pré-escola e as ações das creches acabam sendo despriorizadas, mesmo com a decisão do STF. É importante considerar que os municípios, principais responsáveis, muitas vezes são o elo mais frágil na cadeia dos entes federados, tanto tecnicamente e financeiramente”, cita.

“Os impactos dessa falta de capacidade dos municípios de atender essa demanda são justamente reflexos que aumentam a situação de pobreza e vulnerabilidade das crianças, porque o problema da falta de creche afeta principalmente as crianças que mais precisam, em famílias vulneráveis, e que seriam as mais beneficiadas”, acrescenta.

 

Recursos

 

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, comenta que a decisão do STF ainda não é cumprida em sua totalidade pelos municípios por falta de recursos. O gestor cita, por exemplo, que viabilizar uma creche com todas as suas particularidades, com insumos e recursos humanos, têm altos custos.

“Observamos esse número como algo preocupante, mas ao mesmo tempo, os municípios ofertam, sim, dentro dos seus limites de capacidade da estrutura que possuem. O STF e Governo Federal impuseram aos municípios essa incumbência de assumir as creches, mas o problema é que as transferências de recursos para a educação não cobrem essas atividades de creche”, analisa, explicando ainda que o tema já é objeto de discussão na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em busca de um PL para ampliar o Fundeb para as creches e pré-escolas.

O tema não é novo. Neste ano, uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) apontou que pelo menos 28 municípios do Rio Grande do Norte não garantiam vagas suficientes em creches para crianças de até 03 anos. Em Natal, a questão de falta de vagas em creches e pré-escolas tem sido tema de debates intensos nos últimos anos, tendo sido um dos assuntos mais debatidos na campanha eleitoral deste ano.

 

Decisão

 

Em setembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é dever do Estado garantir vagas em creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos de idade. O STF julgava um caso impetrado pelo município de Criciúma-SC, que defendia que o poder público deveria cumprir esse papel na medida de suas possibilidades, uma vez que nem sempre há recursos suficientes. Além disso, dizia que o Poder Judiciário não poderia interferir nos planos e metas municipais.

Na época da votação, dos 11 ministros, dez votaram no sentido de negar o recurso. A decisão do STF na época passou a ter repercussão geral, o que significa que o entendimento adotado neste caso será aplicado em outros casos semelhantes.

“O Poder Público tem o dever jurídico de dar efetividade integral às normas constitucionais sobre acesso à educação básica”, entendeu o plenário à época.

 

Femurn: universalização custaria R$ 840 milhões

A universalização de vagas em creches no Rio Grande do Norte custaria pelo menos R$ 840 milhões aos cofres públicos, segundo estatísticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte repassadas à TRIBUNA DO NORTE.

Segundo os dados da Femurn, a projeção do IBGE para a população de 0 a 3 anos no RN em 2024 é de 162.047, tendo 46.818 alunos matriculados. Para chegar ao cálculo, a Femurn pegou a diferença de 115.229 e se os municípios fossem absorver todos os alunos de creche tempo integral multiplicando pelo valor de R$ 7.293,11 (valor aluno ano da creche tempo integral), resultando em R$ 840.377.772,19.

Nesse sentido, Luciano Santos aponta que é necessária uma política de cofinanciamento por parte do Ministério da Educação (MEC) para a pauta. Segundo ele, municípios não conseguem custear a política pública sozinhos.

“Os municípios ofertam, mas dentro de suas limitações. Existe uma necessidade gritante de prefeitos e prefeitas para suprir em sua totalidade de capacidade essa necessidade. Agora, a infraestrutura de educação de creches e pré-escola ainda é inadequada em todo nosso território brasileiro e no RN. O que queremos é um cofinanciamento para termos essa estrutura adequada e para custearmos a mão de obra necessária. O professor de creche é diferenciado do professor da educação básica da criança já na sua fase de pré-escola”, acrescenta.

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Educação

Rio Grande do Norte lidera o Brasil em índice de abandono escolar no Ensino Médio

19/11/2024

 

O Rio Grande do Norte apresenta o maior índice de abandono escolar no Ensino Médio do Brasil, com uma taxa de 9,1% em 2023, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024. Esse número é mais do que o dobro da média nacional, que é de 3,8%. Embora tenha havido uma redução em relação a 2013, quando o índice estava em 16,6%, o atual cenário ainda evidencia desafios significativos para a educação no estado.

O abandono escolar refere-se ao afastamento temporário do aluno da escola, com a possibilidade de retorno no ano seguinte, enquanto a evasão é a desistência definitiva. Além do alto índice de abandono, a taxa de reprovação no Ensino Médio também tem sido um problema crescente no estado. Entre 2013 e 2023, a reprovação aumentou de 11,9% para 13,5%, um crescimento que, junto ao abandono, chama a atenção para a qualidade do ensino no RN.

O Anuário Brasileiro da Educação Básica compila dados públicos para monitorar e qualificar o debate educacional, permitindo uma análise detalhada dos desafios enfrentados por diferentes regiões do Brasil. O cenário no Rio Grande do Norte exige políticas públicas mais eficazes para combater o abandono e a reprovação escolar, garantindo o acesso e a permanência dos jovens na escola.

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Educação

IFRN corta verba de professores que fizeram greve, diz sindicato

19/11/2024


 

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Natal (Sinasefe) afirmou, por meio de nota, que a Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) cortou verbas indenizatórias para os servidores que aderiram à greve de 2024. Ainda de acordo com o Sinasefe, a medida aconteceu apesar de o acordo nacional de greve não prever nenhum tipo de desconto.

Ainda segundo o sindicato, a gestão do IFRN afirmou que “o desconto é ônus inerente à greve” e reafirmou que irá dar prosseguimento aos descontos de auxílio transporte, pois no período de greve não houve deslocamento casa-trabalho-casa por parte do servidor, e que irá manter os descontos dos adicionais laborais, porque o servidor se manteve afastado da exposição ao risco nos dias de greve.

Para o assessor jurídico do Sinasefe Natal, Carlos Alberto Marques, “mais uma vez a Reitoria do IFRN se arvora de interpretar o que não cabe a ela e decide cobrar as verbas indenizatórias”.

“A Diretoria do Sinasefe Natal reafirma seu compromisso na luta pelo não desconto das verbas verbas indenizatórias e informa que solicitará uma audiência pública com o reitor, José Arnóbio de Araújo Filho, para que ele possa dar uma explicação a respeito dessas deduções para a comunidade escolar do IFRN”, diz nota do Sinasefe.

 

A reportagem não conseguiu contato com o IFRN até o fechamento da edição.

 

Servidores técnicos-administrativos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) encerraram a greve da categoria em 20 de junho, após mais de dois meses de paralisação.

O principal impasse para o fim da greve até então era a recusa do governo em conceder reajuste salarial ainda em 2024. A categoria concordou em não ter o aumento, mas conseguiu avanços na reestruturação das carreiras.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Educação

Combate ao analfabetismo ainda é um desafio no Rio Grande do Norte

15/11/2024


 

Em um intervalo de 30 anos, o RN reduziu em 21% o número de analfabetos, ou seja, aquelas pessoas que ainda não sabem ler e nem escrever. Segundo o Censo Demográfico , divulgado pelo IBGE, o estado apresentou uma taxa de alfabetização de 86,14% entre a população de 15 anos ou mais em 2022 e uma taxa de analfabetismo de 13,86%, o que ainda se apresenta como desafio para a educação estadual.

O assunto ganha destaque uma vez que o Dia Nacional da Alfabetização foi comemorado nesta quinta-feira (14). A doutora em educação e professora da UFRN, Letícia Carvalho, explica que quando se fala em alfabetização, é preciso pensar em 2 grupos distintos: as crianças que estão no 2º ano do Ensino Fundamental e os Jovens e Adultos que não foram alfabetizados na idade certa. Para ela, ainda há reflexos da pandemia da covid-19, que interferiu diretamente nas atividades educacionais, prejudicando o aprendizado dos alunos.

“Há indicadores nacionais, como o Criança Alfabetizada, que apontam, por exemplo, que em 2023, 56% das crianças do 2º ano podiam ser consideradas alfabetizadas, segundo os parâmetros estabelecidos. Para esse ano de 2024 a meta é de 60%, o que demonstra que temos um grande desafio educacional pela frente”, avalia a professora.

Os dados do RN indicam que esse número é de 37% das crianças alfabetizadas, definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. Apesar dos avanços, letícia Carvalho ressalta que os dados das avaliações em larga escala sinalizam que há outros aspectos a serem pensados, como a segurança alimentar.

“Como aprender sem realizar refeições adequadas? Vimos inclusive situações de crianças que desmaiaram na escola por falta de comida. Posso afirmar: enquanto não pesarmos a educação de forma orgânica, alinhada aos outros direitos sociais, o analfabetismo sempre será uma realidade”, pontua.

Ela destaca que, no dia da Alfabetização, a discussão poderia girar em torno da alfabetização tecnológica, por exemplo, mas o país ainda tenta alfabetizar jovens e adultos desconsiderando a cultura social de referência desses sujeitos. O RN tem uma taxa de alfabetização superior aos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Alagoas. Esse índice vem aumentando ao longo dos anos. No Censo de 1991, o RN alcançou a taxa de 65,1% da população alfabetizada. Na medição do ano 2000 a taxa era de 76,2% e em 2010, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), 82,2%. Em um intervalo de 30 anos, o RN reduziu 21% no número de analfabetos.

Para Letícia, ações como a Política Territorial de Alfabetização de Crianças revelam a preocupação, ao passo que a Educação de Jovens e Adultos foi negligenciada no que se refere à Base Nacional Comum. “A favor de quem e a favor de quê ainda existem pessoas não alfabetizadas no Brasil? Quem ganha com a ignorância do povo? Que acesso as crianças brasileiras têm a livros literários em suas casas? Fica a reflexão, nesse dia tão importante”, sugere.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Educação

Ministro quer usar Enem como certificação de conclusão do Ensino Médio

11/11/2024


                                                   Vinícius Schmidt/Metrópoles

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10/11), durante divulgação do balanço preliminar do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as metas e projetos para o Enem em 2025.

A primeira delas é transformar o exame em certificação de conclusão do Ensino Médio para pessoas acima de 18 anos, assim como já funciona hoje o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Santana repassou a demanda ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que fará toda a avaliação para tornar a medida possível. Segundo o ministro, a ideia é concluir essa fase de estudos de implementação até o início das inscrições do Enem do próximo ano, ou seja, até maio de 2025.

 

Segunda medida: convergir Saeb e Enem

 

Outra proposta anunciada por Camilo Santana para o Enem 2025 é convergir a prova do exame com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa medida também será avaliada e estudada pelo Inep nos próximos meses, até a abertura das inscrições no próximo ano.

“Isso tem sido uma discussão que a gente tem tido com as redes estaduais. Muitas vezes os alunos do terceiro ano do ensino médio priorizam o Enem em relação ao Saeb, e a gente está estudando a possibilidade para que a prova do Enem já sirva como uma prova do Saeb para esses alunos”, diz Santana.

O ministro deseja que os candidatos que se inscreverem no Enem, em maio de 2025, já recebam o edital atualizado com as novas regras e implementações.

 

 

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Educação

ENEM no RN: esquema de segurança para o segundo domingo de provas contará com mil PMs

08/11/2024


                                                       Foto: Divulgação/Sesed

 

 O esquema de segurança pública montado para este segundo e último domingo da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2024) no Rio Grande do Norte será o mesmo do último domingo (3), com pelo menos 1.000 policiais militares participando da operação. No RN, são 307 locais de prova distribuídos em 40 cidades.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), os policiais estarão presentes durante as escoltas das provas, nos locais de aplicação do exame e fiscalização do certame.

No primeiro dia de aplicação das provas no estado, no domingo passado (3), a PM não registrou nenhuma ocorrência relevante.

Assim como aconteceu na semana passada, todas as atividades desenvolvidas pela segurança pública durante as provas serão acompanhadas em tempo real. Para isso, a SESED ativará novamente o Gabinete de Gestão Integrado (GGI), que funcionará ao longo de praticamente todo o domingo (10).

O GGI funciona na sede da própria Secretaria, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado. Estarão presentes gestores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, INEP, CEBRASPE e Cosern Neoenergia.

De acordo com o planejamento operacional, os policiais envolvidos nas atividades estão preparados para agir em qualquer situação contrária à paz pública. São elas:

 

Criminosos comuns que possam vir a praticar crimes durante o ENEM 2024;

 

Pessoas que, diante das circunstâncias que envolvem a realização do evento, tentem perturbar a ordem pública;

 

Cidadãos ligados a grupos que possam incorrer em prováveis prejuízos à realização das provas;

 

Pessoas que venham a tentar fraudar ou sabotar os malotes de provas, bem como comprometer sua aplicação.

 

Cidades onde ocorrerão provas do ENEM 2024 no RN

 

* Acari

 

* Alexandria

 

* Alto do Rodrigues

 

* Angicos

 

* Apodi

 

* Areia Branca

 

* Assú

 

* Baraúna

 

* Caicó

 

* Canguaretama

 

* Caraúbas

 

* Ceará-Mirim

 

* Currais Novos

 

* Extremoz

 

* Goianinha

 

* Ipanguaçu

 

* Jardim de Piranhas

 

* João Câmara

 

* Jucurutu

 

* Luís Gomes

 

* Macaíba

 

* Macau

 

* Mossoró

 

* Natal

 

* Nísia Floresta

 

* Nova Cruz

 

* Patu

 

* Pau dos Ferros

 

* Parelhas

 

* Parnamirim

 

* Portalegre

 

* São Gonçalo do Amarante

 

* São José de Mipibu

 

* São Miguel

 

* Santa Cruz

 

* Santo Antônio

 

* Tibau

 

* Touros

 

* Umarizal

 

* Vera Cruz

 

 

 

Fonte: Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Educação

RN anuncia matrículas antecipadas para estudantes com deficiência no ano letivo de 2025

08/11/2024


 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte anunciou que vai abrir as matriculas antecipadas do ano letivo de 2025 para estudantes com deficiencia no dia 19 de novembro.

Durante a quarta-feira (6) e quinta-feira (7), a SEEC realizou o Seminário de Lançamento da Matrícula Antecipada para Estudantes com Deficiência das redes estadual e municipais de ensino, com objetivo de fortalecer a atuação articulada dos setores públicos na construção de uma escola inclusiva.

De acordo com a secretaria, o objetivo é consolidar a organização das redes de ensino para atender estudantes com deficiência, conforme suas necessidades específicas.

O período de matrícula antecipada para estudantes com deficiência, para o ano letivo de 2025 ocorrerá de 19 de novembro a 06 de dezembro de 2024.

O seminário de lançamento é direcionado para secretários municipais e estaduais de educação, gestores regionais, coordenadores pedagógicos, supervisores de educação especial, técnicos do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), e a representantes de entidades civis e órgãos promotores da educação inclusiva.

O seminário também discutiu as diretrizes e orientações para a efetivação da Matrícula Antecipada de 2025, apresentadas por representantes da SUESP, SOINSPE, SIGEduc e UNDIME-RN.

“A ação da matrícula antecipada para estudantes com deficiência, vem para possibilitar às unidades educacionais a organização adequada para atender as necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência”, frisa Maria do Carmo de Sousa, Subcoordenadora da Educação Especial da SEEC.

 

Como se matricular?

1. Período de Matrícula

 

O período de matrícula será de 19 de novembro a 06 de dezembro de 2024.

 

2. Identificar a rede de ensino

 

Verifique se o estudante pertence à rede municipal ou rede estadual

 

Se for da rede municipal, a matrícula pode ser realizada diretamente na escola ou através do sistema online adotado pelo município.

Se for da rede estadual, a matrícula será realizada pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc).

 

3. Prioridade no atendimento

 

Durante esse período, os profissionais das secretarias escolares devem priorizar o atendimento aos estudantes com:

 

Deficiência

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

4. Documentos necessários para matrícula

 

Para a efetivação da matrícula, a escola deverá considerar os seguintes documentos:

 

Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE)

Plano Educacional Individualizado (PEI)

Avaliações biopsicossociais

Relatórios pedagógicos

Documentação Adicional

Embora não seja obrigatório, o laudo médico pode ser apresentado como um comprovante adicional.

 

5. Finalização do processo

 

Após a entrega de toda a documentação necessária, aguarde a confirmação da matrícula pela escola ou sistema estadual.

 

 

G1 RN

 

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Educação

Sinte/RN: Parada da Rede Estadual e das Redes Municipais de Educação ocorrerá dia 11 deste mês

07/11/2024

                                                      Imagem: reprodução

 

A Parada da Rede Estadual e das Redes Municipais de Educação será realizada no dia 11 de novembro corrente, próxima segunda-feira, mobilização que é convocada pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do RN (Sinte/RN).

Conforme texto divulgado pelo site do sindicato, a manifestação trará à tona questões fundamentais para a categoria, como o Piso Salarial na carreira, os ataques do Ministério Público do RN (MPRN) aos professores da rede estadual e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos funcionários da educação.

A programação do ato será a seguinte: 10h, Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), com lançamento da revista Retratos da Escola, editada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); e, 15h, Ato Público na calçada do shopping Midway Mall, na capital potiguar.

 

Fonte: Pauta Aberta

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Educação

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira (4)

04/11/2024


                                                Foto: MEC/reprodução

 

 

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 4 de novembro, nova parcela do Programa Pé-de-Meia para os estudantes do Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, nascidos nos meses de novembro e dezembro.

O incentivo será creditado em conta Poupança CAIXA Tem e os valores podem ser movimentados pelo App CAIXA Tem.  

O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo do celular.

Além disso, o aluno pode movimentar os valores com o cartão do programa, fazendo compras e pagamentos. 

O Programa Pé-de-Meia apoia a permanência e a conclusão escolar dos estudantes matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos da rede pública. 

Para mais informações sobre os pagamentos do Pé-de-Meia, acesse: www.caixa.gov.br. 

 

 

Fonte: Brasil 61

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Educação

ENEM: quase 5 mil candidatos foram eliminados no 1º dia

04/11/2024


                                                                 BRENO ESAKI

 

Quase cinco mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram eliminados no primeiro dia de provas, neste domingo (3/11). A informação foi repassada pelo Ministério da Educação (MEC) em coletiva de balanço após o fim da aplicação do exame.

 

Os motivos que levaram à eliminação de inscritos envolvem:

 

– tentar deixar o local de prova com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais;

-portar equipamento eletrônico;

-ausentar-se antes do horário mínimo permitido;

-utilizar materiais impressos de apoio/consulta; ou

não atender orientação dos fiscais.

 

A abstenção no primeiro dia foi de 26,6%. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram.

 

De acordo com o MEC, o número representa queda na abstenção do primeiro dia de provas em relação aos anos anteriores. Em 2023, 28,1% dos participantes não compareceram. Em 2022, o número foi de 28,3% dos inscritos.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Educação

Transporte público terá reforço e será gratuito para estudantes nos dias do ENEM 2024

29/10/2024


 

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), informa que o transporte público coletivo será reforçado nos dias 03 e 10 de novembro para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Segundo o órgão, serão 608,5 viagens realizadas no dia, com os horários que podem ser consultados nesse link: https://abrir.link/PtaDJ. A STTU orienta ainda que os estudantes visitem os locais de prova com antecedência, de forma a conhecerem os caminhos e as possibilidades de deslocamento.

Além disso, no dia de realização do exame, é recomendado que os estudantes saiam com antecedência, para evitar que problemas que ocorram no percurso impeçam a chegada aos locais de prova.

 

GRATUIDADE

 

Os estudantes e inscritos no ENEM terão gratuidade no transporte público nos dias das provas. O benefício foi instituído por meio do Decreto nº 13.222/2024 e vale apenas para o sistema de ônibus.

Para utilizar o benefício, os estudantes e inscritos no ENEM devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou o cartão de inscrição emitido pelo INEP, conforme for o caso, ao motorista, que liberará a passagem pela catraca.

Em caso de dúvidas, os inscritos podem ligar para o Alô STTU, nos telefones 3232 9107, 3232 9105, 98870 3862 e 3232 9102.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Educação

Rio Grande do Norte tem 102 mil inscritos para o Enem 2024

25/10/2024


 

O Rio Grande do Norte tem 102.090 estudantes inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (23).

O cartão de confirmação com local de prova foi divulgado na terça-feira passada (22). Alguns estudantes reclamaram, no entanto, de problemas para acessar os documentos.

 

Segundo o Inep, são:

 

56.076 estudantes que já terminaram o ensino médio;

17.662 estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio;

432 "treineiros", pesoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar os conhecimentos;

28.448 estudantes, do total, são concluintes do ensino médio na rede pública.

O Inep informou ainda que dos participantes do RN, 66,8% (68.256) foram isentos da taxa de inscrição e 33,14% (33.834) a pagaram.

As mulheres são maioria entre os candidatos – equivalem a 58,77% (59.996) das inscrições, enquanto os homens representam 41,23% (42.094).

 

e-Título,

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e

RG Digital.

O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

 

Horários de aplicação (no fuso de Brasília)

 

Portões abrem às: 12h

Portões fecham às: 13h

Prova começa às: 13h30

Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 19h

Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30

O candidato só deixa o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Educação

Governo do Estado divulga Resultado Preliminar – Edital nº 002/2024 – Professores Temporários

20/10/2024


 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) divulgou o Resultado Preliminar do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital nº 002/2024. O processo é voltado para a contratação temporária de professores da educação profissional e formação de cadastro de reserva para atuação nos Institutos Estaduais de Educação Profissional (IERNs) e nas demais unidades da rede estadual.

O concurso atual complementa o Edital nº 001/2023, que já estabelecia a necessidade de preenchimento de vagas temporárias e formação de cadastro de reserva. O resultado preliminar, agora publicado, contempla as primeiras classificações dos candidatos que se inscreveram e participaram das etapas de avaliação previstas.

Os candidatos têm um prazo específico para interposição de recursos, que começa hoje (18) e vai até o dia 21 de outubro, conforme descrito no edital. Após essa etapa, o resultado final será divulgado, com a convocação dos aprovados para as vagas disponíveis.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Educação

Sindicato critica novo concurso para professores no RN e vai pedir anulação

18/10/2024


 

O Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Governo do Estado (Sinsp) anunciou que vai pedir ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) a anulação do concurso público que prevê a abertura de 598 vagas para a Educação. O anúncio do edital foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) na última terça-feira 15. De acordo com Janeayre Souto, presidente do Sinsp, dos cerca de 19 mil professores da rede estadual de educação, somente 11 mil estão em sala de aula.

“Esses dados expostos acima, que são do próprio Estado, mostram que a rede de ensino não necessita de mais professores, e sim de trazer de volta para as salas de aula os professores que estão em desvio ilegal de função. Falta gestão na Secretaria de Educação e nas escolas, que estão completamente tomadas por professores que são retirados da sala de aula e colocados em funções administrativas”, diz o sindicato em nota.

De acordo com a presidente do Sinsp, também serão acionados o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e o Tribunal de Contas da União (TCU), uma vez que a realização do certame envolve recursos federais, de complementação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

“O objetivo é que o Governo realize imediatamente concursos para preenchimento de vagas administrativas – o Estado necessita dessa ação com urgência – e que os professores que estão longe das salas de aula retornem para as suas funções”, afirmou Janeayre Souto.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Educação

Oito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas

15/10/2024


 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela QuestionPro mostra que oito em cada 10 adultos (80%) acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido. Entre os pais, 82% concordam com essa proibição, também apoiada pela maioria dos entrevistados sem filhos (72%).

A percepção sobre a necessidade da proibição aparece em todas as faixas etárias de adultos, mas no caso de pessoas com 61 anos ou mais o índice é ainda maior: 87% apoiam a restrição. “Essa é uma concordância transversal na sociedade, não existe divergência. E essa concordância atravessa gênero, idade, todos os perfis”, explica a gerente de pesquisa quantitativa do Instituto Locomotiva, Gabrielle Selani.

Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que está elaborando um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas salas de aula. O tema também é debatido na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O levantamento identificou que 90% dos entrevistados concordam que as crianças de hoje em dia não querem mais brincar na rua por causa do uso do celular ou para assistir TV. Segundo a pesquisa, 69% acreditam que a idade ideal para ter o primeiro celular é a partir dos 13 anos, mas 86% acreditam que os jovens desejam ter um celular antes dessa idade.

“Está clara a concordância sobre a proibição do uso de celulares nas escolas, mas, além disso, é preciso monitorar o tempo e o conteúdo em si. É preciso estar atento também sobre o que acontece fora do muro das escolas”, diz Gabrielle.

Entre os efeitos negativos do uso de celular na infância, segundo os entrevistados, estão vício em tecnologia, aumento da ansiedade e depressão, problemas de sono, desempenho escolar prejudicado, dificuldades nas relações sociais e exposição ao cyberbullying.

A pesquisa realizou 1.491 entrevistas em todo o país, no período de 24 de junho a 8 de julho, abrangendo diversas regiões e perfis socioeconômicos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Para a gerente de pesquisa do Instituto Locomotiva, a pesquisa pode contribuir para a elaboração de legislações inclusivas sobre o tema. “A pesquisa ouviu a sociedade como um todo, pois é preciso universalizar o assunto. Essa é uma questão que vai afetar toda a sociedade, todos vamos sentir os impactos do uso sem controle das telas”.

 

Agência Brasil.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Educação

Brasil tem mais de 632 mil crianças em fila de espera por creche

29/08/2024


Em todo o Brasil, 632.763 crianças aguardam por uma vaga em creches públicas. Em quase metade dos municípios brasileiros (44%), há crianças em fila de espera para fazer a matrícula na educação infantil. Os dados são do levantamento nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil – Acesso e Disponibilidade de Vagas, feito pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), composto pela sociedade civil e entidades do poder público, entre elas o Ministério da Educação (MEC).

O estudo reúne informações sobre o acesso da população à educação infantil, que vão auxiliar na criação de um plano de ação voltado à expansão da oferta de vagas nessa etapa de ensino no país.

As conclusões do estudo, realizado entre 18 de junho e 5 de agosto, foram divulgadas na terça-feira (27).

 

Educação infantil

A educação infantil, com o devido acesso a creches e pré-escolas de qualidade, é um direito de todas as crianças, e a oferta de vagas é obrigação do poder público, ambos previstos na Constituição Federal de 1988 e ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2022.

As creches são destinadas às crianças até os 3 anos de idade, ou que tenham 4 anos, se completados após 31 de março de cada ano, data que estabelece o corte etário para ingresso na pré-escola.

Na pré-escola, a frequência é obrigatória para crianças de 4 e 5 anos de idade ou que tenham 6 anos, completados após 31 de março, quando a criança deve ingressar no ensino fundamental.

 

Creche

Todos os 5.569 municípios e o Distrito Federal responderam ao levantamento nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil – Acesso e Disponibilidade de Vagas, feito em 48 dias.

Dos municípios, 2.445 (44%) têm fila de espera nessa etapa; 7% não fizeram essa identificação de falta de vagas; e 184 (3%) não têm creche, segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2023.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Educação

Ideb: RN tem o pior ensino médio público do Brasil pela 2ª vez consecutiva

15/08/2024


 

Pelo 2º ano consecutivo o Rio Grande do Norte aparece com a pior rede estadual de ensino de todo o país para o ensino médio.

Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano passado, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação, conforme reportagem do jornal Tribuna do Norte.

O RN teve aumento de quatro décimos no índice, em comparação com o ano de 2021 e voltou ao mesmo patamar de 2019, com 3,2. A média do Brasil ficou com índece de 4.1.

O melhor desempenho para o ensino médio da rede estadual no País ficou com Goiás, com índice de 4,8. Na região Nordeste, Pernambuco e Ceará lideram o índice, com 4,5 e 4,4, respectivamente.

Fonte: Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Educação

‘Dicas Enem 2024’: saiba os assuntos de física que mais caem na prova

14/08/2024


Os candidatos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, já podem conferir as novas recomendações do quadro ‘Dicas do Enem’. A inciativa destaca profissionais de diversas áreas curriculares, que apresentam dicas essenciais para o exame.

 

No material disponível no Instagram do @atardeeducação, do Grupo A TARDE, o professor de Física Marcelo Fininho aborda os temas mais recorrentes que costumam aparecer na prova. Vamos conferir?

 

Mecânica

 

Segundo o professor Marcelo Fininho, dos cinco tópicos abordados no Enem – mecânica, tecnologia, óptica, ondas e eletricidade – a mecânica é a área que mais aparece na prova. Por isso, é fundamental que os candidatos concentrem seus estudos nas leis de Newton e nos conceitos de movimentos retilíneos, incluindo movimento uniforme e movimento uniformemente variado.

 

Fenômenos ondulatórios

 

Outro tópico importante é o estudo dos fenômenos ondulatórios. De acordo com o especialista, “é importante que você reconheça os fenômenos ondulatórios, e saiba identificar. É muito comum a gente encontrar questões teóricas a respeito dos fenômenos ondulatórios. Geralmente essas questões são básicas. E para uma prova do Enem tem um peso muito grande”.

 

Método de correção da prova

 

Marcelo Fininho também alerta sobre a importância de compreender o método de correção da prova. Ele destaca que “os estudantes devem ter cuidado com as estatísticas, porque para a prova do Enem não vale apenas a quantidade de acertos, é importante que você garanta as questões básicas. A qualidade das questões que você acerta, com certeza, vai fazer sua nota subir em relação a teoria de resposta ao item, que é o método de correção da prova do Enem”.

 

PORTAL A TARDE

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Educação

Prouni: pré-selecionados devem apresentar documentação até quarta

13/08/2024


 

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024 devem apresentar sua documentação às instituições de educação superior até quarta-feira (14).

O programa federal oferece bolsas de estudo?integrais e parciais?em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. A iniciativa tem duas?edições por?ano.

Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada em 31 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Essa publicação é um oferecimento

LOJAS MG

Primeira páginaAnterior Próxima Última página