Política
Rogério Marinho retorna a Santa Cruz, agradece votação e pede apoio para reeleição de Bolsonaro
13/10/2022
O senador eleito, Rogério Marinho (PL), esteve na manhã desta quinta-feira (13) em Santa Cruz, com a Caravana 22, evento em que o senador vai aos municípios agradecer os votos que o ajudaram a ser eleito na última eleição.
O evento aconteceu na Praça da Matriz de Santa Rita de Cássia e contou com a presença do deputado estadual Tomba Farias, reeleito no pleito passado, do prefeito Ivanildinho, do vice-prefeito Glauther Adriano, vereadores e lideranças municipais. O deputado federal reeleito, General Girão, também participou do ato em defesa a Bolsonaro.
Nos discursos, o grupo político destacou a importância da eleição de Rogério Marinho para o Senado Federal, ressaltando o caráter municipalista de Rogério, além de reforçar o voto no segundo turno em Jair Bolsonaro, para presidência da República.
Essa publicação é um oferecimento
Valdemar negocia filiação de mais dois senadores ao PL
13/10/2022
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, não se deu por satisfeito com o resultado das eleições deste ano, que ajudaram o partido a conquistar a maior bancada do Senado a partir de 2023, com 15 senadores.
Segundo lideranças do PL, o dirigente negocia a filiação de pelo menos mais dois senadores à legenda, o que pode fazer a bancada da sigla no Senado aumentar para 17 parlamentares.
Um dos alvos de Valdemar é a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina, eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul. Tereza avalia deixar o PP, caso seu atual partido se funda com o União Brasil.
O nome do outro senador é mantido sob sigilo por integrantes do PL, sob o argumento de que a divulgação pode atrapalhar as negociações lideradas por Valdemar.
Presidência do Senado
A articulação do presidente nacional do PL visa manter o poder do partido, para que a sigla possa reivindicar a presidência do Senado na disputa interna de fevereiro de 2023.
Após o segundo turno das eleições, o PL poderá perder um integrante no Senado. Isso acontecerá se o senador Jorginho Mello for eleito governador de Santa Cataria. A suplente dele é do MDB.
Essa publicação é um oferecimento
Lula tem 51,9% dos votos válidos contra 48,1% de Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas
13/10/2022
O Instituto Paraná Pesquisas coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 51,9% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48,1%.
Este é o primeiro levantamento do Paraná Pesquisas após o resultado do primeiro turno apurado no dia 2 de outubro, ocasião em que Lula teve 48,43% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro.
Band
Essa publicação é um oferecimento
TSE proíbe campanha de Bolsonaro de chamar Lula de ladrão
13/10/2022
O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do TSE, determinou nesta quarta-feira (12) a suspensão imediata de veiculação da propaganda eleitoral da campanha de Jair Bolsonaro que chama Lula de “corrupto” e “ladrão”. Sanseverino acolheu argumento da defesa do petista de que se trata de “propaganda irregular”.
“Verifica-se que, como alegado, a propaganda eleitoral impugnada é ilícita, pois atribui ao candidato à conduta de ‘corrupto’ e ‘ladrão’, não observando a legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade”, escreveu o ministro.
Segundo ele, “não poderia a Justiça especializada permitir que os partidos políticos, coligação e candidatos participantes do pleito deixassem de observar direitos e garantias constitucionais do cidadão durante a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito na rádio e na televisão, utilizando-se como justificativa a liberdade de expressão para realizar imputações que, em tese, podem caracterizar crime de calúnia, injúria ou difamação ou que não observem a garantia constitucional da presunção de inocência”.
O Antagonista
Essa publicação é um oferecimento
O inusitado pedido de Xuxa pela cassação do diploma de senadora eleita Damares Alves
12/10/2022
A apresentadora Xuxa Meneghel divulgou uma campanha em defesa da cassação da senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF).
O abaixo-assinado foi veiculado nas redes sociais e pede a retirada de mandato antes mesmo da posse parlamentar, marcada para 1 de janeiro. O documento já foi assinado por mais de 224 mil pessoas até o fechamento desta nota, na quarta-feira, 11.
Na petição, é dito que “ou ela prevaricou como ministra de direitos humanos ou está mentindo aos eleitores, ambos fatos gravíssimos que merecem cassação imediata”.
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa Gazeta do Povo: Lula tem 51% e Bolsonaro 49%; Candidatos estão tecnicamente empatados
12/10/2022
Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados na corrida ao segundo turno da eleição presidencial, de acordo com pesquisa do instituto Gerp divulgada nesta quarta-feira(12).
Levantamento do Instituto de Pesquisa Gerp mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, está com 46%. Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluídos os em branco, nulos e eleitores indecisos), Lula tem 51% e Bolsonaro, 49%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos.
Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos válidos)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 51%
Jair Bolsonaro (PL) – 49%
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisas PoderData e Gerp são as primeiras que mostram tendência de empate no 2º turno das eleições
12/10/2022
As pesquisas de intenção de voto dos institutos PoderData e Gerp foram as primeiras que mostraram tendência de empate na disputa presidencial no 2º turno entre Jair Bolsonaro e Lula.
O levantamento do PoderData (veja aqui) divulgado nesta quarta-feira (12) mostrou que o ex-presidente Lula tem 48% das intenções de votos contra 44% do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Considerando os votos válidos, Lula tem 52%, contra 48% de Bolsonaro.
Os dados do instituto Gerp (confira aqui) aproximam ainda mais Lula e Bolsonaro. Os números também divulgados nesta quarta-feira (12) colocam o petista com 48% contra 46% de Bolsonaro. Levando em consideração somente os votos válidos, Lula tem 51% e Bolsonaro 49%, mostrando uma tendência de empate.
Essa publicação é um oferecimento
Lula tem 52% e Bolsonaro 48% dos votos válidos, diz PoderData
12/10/2022
Pesquisa PoderData realizada de 9 a 11 de outubro de 2022 mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% das intenções de votos válidos contra 48% de Jair Bolsonaro (PL) na corrida de 2º turno pela Presidência da República. As taxas consideram os votos válidos – os dados a algum candidato, excluindo-se brancos e nulos.
É assim que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará os resultados na noite do domingo eleitoral de 2º turno, em 30 de outubro.
O PoderData entrevistou 5.000 pessoas nesta rodada. Como o número de entrevistas é maior que nas rodadas anteriores, os resultados são mais precisos. A margem de erro do levantamento é de 1,5 ponto percentual, para cima ou para baixo.
Lula e Bolsonaro mantiveram as taxas registradas na semana anterior, indicando um cenário estável.
Essa publicação é um oferecimento
Pacheco diz que vai ler requerimento para criação da CPI dos institutos de pesquisa
12/10/2022
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que vai ler em plenário o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisa eleitoral. Ele não deu prazo para quando vai fazer a leitura, mas deve acontecer depois de 30 de outubro, após o segundo turno das eleições.
Segundo Pacheco, há um acordo entre os líderes do Senado de não instalar nenhuma CPI durante o período eleitoral. Ele destacou que se algum instituto estiver manipulando os dados, a empresa deve ser reprimida, pois invade a esfera criminal.
"Havendo fato determinado, número de assinaturas, orçamento definido, é direito da minoria e deve ser repeitado pela presidência, com a leitura dos requerimentos da CPI, como foram lidos os da CPI do MEC [Ministério da Educação], o dos crimes da Amazônia e o do crime organizado. Só não instalamos. Fizemos um acordo no colégio de líderes que não deveríamos fazer CPI no processo eleitoral", afirmou.
O presidente do Senado também fez uma defesa ao resultado das pesquisas. Ele afirmou que os levantamentos "são importantes para o processo eleitoral" e mostram a "tendência do eleitorado".
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Lagartixa se envolve em discussão com uma mulher por causa de políticos
11/10/2022
O deputado eleito Wendel Lagartixa se envolveu em mais uma polêmica. Tudo começou em uma carreata e caminhada promovida por ele, enquanto ele cumprimentava algumas pessoas, duas mulheres começaram a gritar que Lula vai vencer, enquanto o deputado se dirigia para o carro iniciou-se uma discussão e ele disparou, “Lula tem que morrer”. Umas das mulheres retrucou e disse que quem tinha que morrer era o próprio Lagartixa. Lagartixa volta a chamar Lula de ladrão, puxa a camisa e repete, “Lula tem que morrer”. As informações são do Blog do BG.
O deputado eleito Wendel Lagartixa se envolveu em mais uma polêmica. Tudo começou em uma carreata e caminhada promovida por ele, enquanto ele cumprimentava algumas pessoas, duas mulheres começaram a gritar que Lula vai vencer, enquanto o deputado se dirigia para o carro iniciou-se uma discussão e ele disparou, “Lula tem que morrer”.
Umas das mulheres retrucou e disse que quem tinha que morrer era o próprio Lagartixa. Lagartixa volta a chamar Lula de ladrão, puxa a camisa e repete, “Lula tem que morrer”. As informações são do Blog do BG.
Essa publicação é um oferecimento
Datena se explica após reunião com Lula: “Não apoio ninguém na eleição”
11/10/2022
Após ter encontrado o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula, José Luiz Datena reforçou em seu programa que não apoiará nenhum candidato no segundo turno da eleição. No Brasil Urgente desta segunda-feira (10), o apresentador da Band esclareceu a reunião com o líder petista após ter visitado o candidato à reeleição na última sexta.
“Eu vou ter que repetir pela 14ª vez, mas vou falar só dessa vez, não vou falar mais. Eu já encontrei com o presidente Jair Bolsonaro e disse a ele que não poderia apoiá-lo. Ontem eu encontrei com o presidente Lula e disse a ele que não poderia apoiá-lo.
O encontro foi meramente jornalístico para saber o que os dois pensam em relação a esse segundo turno, e não significa nem apoio ao Lula nem apoio ao Bolsonaro. Simples assim. Eu não apoio ninguém para a eleição e pronto, acabou. Fim de papo”, disse Datena, em tom de desabafo.
“Agora eu espero que vocês entendam eu fui convidado pelo Bolsonaro e fui convidado pelo Lula. Não deixarei de visitá-los, e claro que a visita tinha interesse jornalístico e não para apoiar nem um nem outro. Não estou apoiando ninguém nestas eleições”, sentenciou o apresentador.
Essa publicação é um oferecimento
Ministério Público Eleitoral recorre em Brasília contra registro de candidatura de deputado estadual mais votado no RN
11/10/2022
O Ministério Público Eleitoral recorreu em Brasília contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que autorizou o registro de candidatura do ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), a deputado estadual.
Com mais de 88 mil votos, o candidato foi o mais votado para a Assembleia Legislativa no dia 2 de outubro, no estado.
O pedido feito pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, aguarda parecer do relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Ricardo Lewandowski.
Defesa
Representante da defesa do deputado eleito, o advogado Donnie Santos afirmou que apresentou manifestação e acredita na vitória do cliente no processo.
"A procuradoria aqui do estado recorreu com os mesmos fundamentos, ou seja, não trouxe nenhum fundamento novo no recurso essa ação. Já no TSE, o vice-procurador-geral eleitoral entendeu que existia uma causa de inelegibilidade nova, que não foi nem uma vez suscitada, discutida ou debatida no processo de registro de candidatura aqui no Rio Grande do Norte, onde nasceu", disse o advogado.
"Eu entendo que não deve ser acolhida essa causa nova. Mas, mesmo que o tribunal decida enfrentá-la, gente não vê motivo novo para que o registro do Wendell seja indeferido. A nosso favor hoje temos o deputado mais votado da história do Rio Grande do Norte e que seguiu com registro deferido, ou seja, autorizado pelo Tribunal Regional Eleitoral por sete a zero", defendeu.
Essa publicação é um oferecimento
PF faz operação, e STJ afasta governador de Alagoas apoiado por Lula no 2º turno
11/10/2022
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou Paulo Dantas (MDB) do cargo de governador de Alagoas. Ele é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (11). A determinação judicial atendeu a um pedido da PF.
Os fatos apurados são da época que Dantas era deputado estadual. A suspeita é da prática de uso de funcionários fantasmas em seu gabinete. O emedebista virou governador em maio, para um mandato tampão, após Renan Filho (MDB) deixar o cargo para disputar uma vaga ao Senado.
A ministra do caso é Laurita Vaz. O afastamento do político tem prazo de 180 dias. Dantas está no segundo turno da eleição para governador de Alagoas. Ele recebeu 46,64% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Rodrigo Cunha (União), teve 26,74%. O emedebista é apoiado apoiado pelo ex-presidente Lula e pela família de Renan Calheiros.
Folha
Essa publicação é um oferecimento
Vamos mudar jodo: Campanha de Bolsonaro no RN conta com 100 prefeitos
11/10/2022
Em torno de 100 Prefeitos e mais de 150 lideranças municipais atenderam a convocação para definir os próximos passos da campanha do presidente Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte, no encontro ocorrido no Hotel Holiday Inn, na tarde de ontem, com as participações de dirigente de partidos da coligação “Muda RN” e parlamentares eleitos e candidatos do primeiro turno das eleições.
Ao encerrar a série de discursos, o senador eleito Rogério Marinho (PL) informou que, a partir de amanhã, vai anunciar uma agenda para percorrer o Estado todos os dias até o dia das eleições – 30 de outubro, e dar o testemunho e falar sobre o que sabe, sempre dizendo a verdade: “Convido a dizerem o mesmo, a nos ajudarem a convencer o eleitorado do Rio Grande do Norte, que comparem o que foi feito, porque já dizia um político famoso do Estado, é que a gente faz o nosso juízo de valor e comparando não tenho dúvida, Bolsonaro ganha de goleada e foi o melhor e mais importante presidente do Brasil para o Nordeste e para o Rio Grande do Norte”.
Na ocasião, também foi exibido um vídeo do presidente Bolsonaro, agradecendo pelo reconhecimento dado a Rogério Marinho, “por ter efetivado a transposição das águas do Rio São Francisco”, além de ter tido que enviou recursos para estados os municípios, “para que pudessem melhor gerenciar o destino dos recursos”.
Bolsonaro pediu aos prefeitos que o ajudassem a continuar “com esse trabalho feito ao longo de três anos e meio, porque na época do PT de vir a Brasília de pires na mão, nós deixamos para trás, mandamos recursos diretamente para os municípios”.
TN
Essa publicação é um oferecimento
Lula se irrita com mensagens de Tebet, e campanha quer conversa entre os dois
11/10/2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou irritação depois que foram divulgadas pela imprensa nesta segunda-feira (10) mensagens enviadas pela senadora Simone Tebet (MDB) com críticas à estratégia da campanha do petista na eleição presidencial.
Segundo a reportagem do R7 apurou com interlocutores de Lula, assessores articulam uma conversa por telefone entre Tebet e o candidato do PT. A ideia é criar uma oportunidade para que a ex-candidata do MDB à presidência explique suas críticas.
O relato de pessoas próximas é que o ex-presidente teria ficado incomodado com as declarações de Tebet, que prometeu apoiar Lula no segundo turno das eleições.
Para esses interlocutores, as mensagens da senadora em nada contribuem com a campanha, mesmo que se tratem de críticas construtivas. Alguns membros da equipe consideraram a atitude de Tebet como "fogo amigo" e uma tentativa de mudar a "essência da militância petista".
Essa publicação é um oferecimento
Ciro Gomes não vê necessidade de aparecer em campanha de Lula
11/10/2022
Ciro Gomes avisou a aliados que, por enquanto, não vê necessidade de aparecer publicamente ao lado de Lula. O ex-presidenciável acredita que isso não mudará até o fim da eleição.
Ao contrário de 2018, Ciro não planeja viajar para o exterior. O pedetista está no Ceará.
O PT esperava que a ex-ministra Marina Silva entrasse em contato com Ciro para reaproximá-lo de Lula, mas ela ainda não falou com o pedetista.
Marina evitou fazer o movimento após Ciro divulgar um vídeo em que dizia seguir a decisão do PDT de aderir à candidatura de Lula. O ex-presidenciável não citou o nome do petista em sua fala.
Essa publicação é um oferecimento
Regras do debate na Band entre Lula e Bolsonaro serão definidas nesta terça (11)
11/10/2022
O primeiro debate do segundo turno entre os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) será realizado neste domingo, 16 de outubro, a partir das 20h, pelo pool de veículos Bandeirantes, jornal “Folha de S. Paulo”, portal ‘UOL” e TV Cultura.
Os dois postulantes se encontrarão duas semanas antes da realização do segundo turno, no dia 30. O petista saiu do primeiro turno na frente, com 57 milhões de votos (48,43%), contra 51 milhões (43,20%) do atual presidente.
De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, as regras para o debate do segundo turno serão definidas nesta terça-feira (11), após reunião com as campanhas dos dois candidatos.
Segundo informação publicada no site da “Band”, os dois candidatos confirmaram presença. As campanhas dos dois presidenciáveis ainda discutem a participação nos demais encontros anunciados por outros veículos.
Confira o calendário de debates previstos para o segundo turno:
17 de outubro (segunda-feira) – Rede TV
21 de outubro (sexta-feira) – SBT, Estadão, CNN e Rádio Eldorado
23 de outubro (domingo) – Record TV
28 de outubro (sexta-feira) – TV Globo
Com informações de Valor Econômico
Essa publicação é um oferecimento
Governadora tentará acomodar Vivaldo Costa na Assembleia Legislativa
10/10/2022
Já em curso um trabalho da goverandora Fátima Bezerra para tentar manter Vivaldo Costa na Assembleia Legislativa, embora ela tenha sido derrotado nas urnas.
A alternativa estudada agora pela chefe do Executivo é nomear Divaneide Basílio, deputada estadual eleita, para um cargo de primeiro escalão no Governo e, assim, Vivaldo continuaria deputado, já que é primeiro suplente.
Divaneide deverá ocupar o posto de secretária especial as Mulheres.
Essa publicação é um oferecimento
Datena se reúne com Lula dois dias depois de encontrar Bolsonaro
10/10/2022
O jornalista José Luiz Datena se reuniu com o candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo, 9, dois dias depois de ter sido recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. O encontro ocorreu na casa do ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB).
O petista publicou uma foto nas redes sociais, onde aparece de mãos dadas com o apresentador de televisão. “Jantei esta noite com José Luiz Datena e Márcio França. Boa conversa sobre São Paulo e o futuro do Brasil”, escreveu no Twitter.
O jornalista disse que a reunião foi “muito legal, muito bacana, para relembrar situações anteriores”, mas não revelou em quem vai votar no próximo dia 30.
“Infelizmente não posso declarar, como jornalista, apoio a ninguém. Senão teria ficado na política. (…) A partir do momento em que tirei a roupa de candidato, me dispus a fazer meu papel de jornalista”, afirmou ao site Metrópoles.
Embora tenha aparecido ao lado de Bolsonaro, na semana passada, durante discurso do presidente atacando o Supremo Tribunal Federal e Lula, Datena disse que respeita os dois candidatos.
“O Bolsonaro subiu o tom lá no Palácio da Alvorada. Acho que o Lula não deve responder a essa subida de tom. Os dois têm que respeitar o povo brasileiro”, destacou.
Essa publicação é um oferecimento
‘Terá remorso de não me apoiar’, diz Lula sobre Zema em tom de ameaça
10/10/2022
O candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesse domingo (9) que respeita a decisão do governador de Minas Gerais reeleito, Romeu Zema (Novo), de apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro (PL), mas que ele sentirá remorso por isso.
“O governador Zema tem a liberdade de apoiar quem ele quiser. Mas ele não pode pensar que o povo é gado, que pode ser tangido para lá e para cá”, afirmou Lula. Em campanha em Belo Horizonte, Lula recebeu apoio formal do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman ( PSD).
O petista acrescentou que, se Zema souber o que foi feito em Minas quando ele e Dilma Rousseff foram presidentes da República, “ele terá remorso de não me apoiar”.
Participam da ação de campanha os deputados federais eleitos Duda Salabert (PSD), André Janones (Avante), Reginaldo Lopes (PT), Patrus Ananias (PT), o senador Alexandre Silveira (PSD), o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) – os dois últimos, derrotados nas urnas.
Com informações de Valor Econômico
Essa publicação é um oferecimento