Mundo
Cantor haitiano morre em palco durante show em Paris
16/10/2022
O cantor haitiano Michael Benjamin, conhecido como Mikaben, de 41 anos, morreu durante um show em Paris na noite do último sábado, 15. Ao passar mal, o artista desmaiou em frente aos fãs enquanto saía do palco.
Por enquanto, as suspeitas são de que ele foi vítima de um ataque cardíaco.
Mikaben estava na apresentação como convidado do grupo haitiano Carimi. O espetáculo aconteceu na Accor Arena, com capacidade para 20 mil pessoas.
Nas redes sociais, o local anunciou que, apesar das intervenções médicas de emergência, o cantor “morreu na sequência de um mal-estar no palco”. Além disso, prestou apoio à família e aos entes queridos do artista.
Essa publicação é um oferecimento
Jornalistas venezuelanos denunciam fechamento de 46 estações de rádio
16/10/2022
O CNP (Colégio Nacional de Jornalistas da Venezuela) denunciou ontem, sábado (15), o fechamento de 46 estações de rádio em sete estados do país, que foram retiradas do ar pelo regulador de telecomunicações nos últimos quatro meses.
A secretária-geral do CNP, Delvalle Canelón, explicou à Agência EFE que esses fechamentos estão ocorrendo desde julho pela Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações), que não apenas ordena que as emissoras saiam do ar, assegurou, mas também "apreende os equipamentos de transmissão" dessas plataformas, ação que qualificou de "roubo".
Ela explicou que os fechamentos registrados até agora ocorreram nos estados de Zulia (19), Cojedes (14), Sucre (4), Yaracuy (3), Portuguesa (2), Carabobo (2) e Barinas (2).
"Estamos preocupados porque isso representa um novo ataque do governo à sua chamada hegemonia da comunicação, que está cada vez mais se aproximando dos poucos meios de comunicação restantes", disse.
Canelón destacou que a entidade reguladora negou a essas estações a licença para operar regularmente, apesar de terem apresentado a documentação necessária para esse fim em várias ocasiões. Acrescentou que nos últimos meses ordenou também a retirada do ar de programas de informação radiofônica que transmitem comentários ou fazem queixas da comunidade "que vão além daquilo que eles [o Estado] consideram ser liberdade de expressão".
Essa publicação é um oferecimento
Britânica espanca aposentada até a morte, corta a cabeça dela e transporta corpo dentro de mala
16/10/2022
A promotora imobiliária Jemma Mitchell, de 38 anos, treinada em dissecação de corpos, supostamente arrastou uma mala volumosa que continha o corpo da aposentada Mee Kuen Chong, de 67 anos, que ela espancou até a morte antes de decapitá-la em uma briga por dinheiro.
Jemma é acusada de ter matado a vítima em sua casa em Wembley, no Reino Unido, em 11 de junho do ano passado, antes de dirigir mais de 320 quilômetros para despejar seu cadáver sem cabeça em Salcombe, Devon.
A aposentada foi vista pela última vez em 9 de junho de 2021. O corpo da vítima foi encontrado em uma floresta por uma família em férias com a cabeça "cortada" do resto do corpo a dez metros de distância.
Essa publicação é um oferecimento
Atores morrem afogados em gravação de filme no México
15/10/2022
Um incidente trágico interrompeu as gravações do filme Noches de Boda. Dois atores do longa-metragem morreram afogados durante as filmagens, que aconteciam na praia de San Miguel del Puerto, no sudoeste do México.
Segundo o jornal Mexico Daily Post, um grupo de dez figurantes foi à praia depois das gravações, e três entraram no mar sem considerar a força da água e a maré alta.
Ainda de acordo com a publicação, um dos homens foi encontrado com vida, mas os outros dois, não. As vítimas foram identificadas como Marco António N, de 46 anos, e Luís Manuel N, de 47. O corpo de Luís ainda não foi localizado pelas autoridades locais, mas as buscas continuam.
O filme Noches de Boda é dirigido por Osvaldo Benavides, que interpreta o personagem Dr. Mateo na série The Good Doctor. O longa também tem no elenco a atriz Ludwika Paleta, a Maria Joaquina da versão original de Carrossel.
Essa publicação é um oferecimento
Sobe para 50 o número de mortos em deslizamento na Venezuela
14/10/2022
Cinquenta corpos foram resgatados após o deslizamento que atingiu a pequena cidade de Las Tejerías, na Venezuela, segundo um balanço divulgado na noite desta quinta-feira, 13.
"Até o momento, temos oficialmente 50 pessoas que infelizmente perderam a vida e seus corpos foram entregues a familiares", informou o ministro do Interior, Remigio Ceballos, ao canal Telesur.
Nos últimos dois dias, o número de mortos havia ficado em 43. Além disso, há 56 desaparecidos, um número que Ceballos não atualizou. O presidente Nicolás Maduro chegou a falar em quase "uma centena de mortos".
Segundo o ministro, o trabalho não para nem à noite. "Estamos aqui sem descanso, é a ordem permanente", declarou.
Essa publicação é um oferecimento
Emoção, desespero e raiva marcam enterro depois de massacre com 37 mortos em berçário da Tailândia
11/10/2022
A Tailândia começou a enterrar, nesta terça-feira (11), as 37 vítimas de um policial que invadiu uma creche e realizou um massacre na última quinta-feira. Sentimentos como emoção, comoção, raiva e desespero se misturaram entre os parentes dos adultos e das crianças assassinados em Nong Bua Lam Phu, na região norte do país.
Na foto acima, familiares enlutados prestam homenagens aos mortos na tragédia. Grande parte das vítimas será cremada conforme as tradições do país.
Os caixões das crianças foram carregados por uma multidão que estava no local para se despedir das vítimas. Das 37 pessoas assassinadas, 23 eram crianças com idade entre 2 e 3 anos.
Essa publicação é um oferecimento
Rússia lança maior ataque aéreo desde o início da guerra na Ucrânia
11/10/2022
A Rússia lançou mísseis de cruzeiro em cidades ucranianas movimentadas nesta segunda-feira, 10, no que os Estados Unidos chamaram de "ataques horríveis", matando civis e cortando energia e aquecimento da população com os ataques aéreos mais generalizados desde o início da guerra.
Os mísseis atingiram cruzamentos movimentados, parques e locais turísticos na capital Kiev e explosões foram relatadas em Lviv, Ternopil e Zhytomyr, no oeste da Ucrânia, Dnipro e Kremenchuk na região central, Zaporizhzhia no sul, e Kharkiv no leste.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que pelo menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, e suspenderam as exportações de eletricidade para a Europa enquanto tentam acabar com os apagões em todo o país.
Zelenskiy conversou com o presidente dos EUA, Joe Biden, e escreveu no Telegram depois que a defesa aérea é "a prioridade de número um na nossa cooperação".
"Faremos de tudo para fortalecer nossas Forças Armadas", disse ele em um pronunciamento durante a noite. "Tornaremos o campo de batalha mais doloroso para o inimigo".
Biden disse a Zelenskiy que os EUA irão providenciar sistemas avançados de defesa aérea. O Pentágono anunciou no dia 27 de setembro que irá começar a oferecer o Sistema Avançado Nacional de Mísseis de Superfície ao Ar ao longo dos próximos dois meses.
Milhares de moradores correram para abrigos antiaéreos enquanto as sirenes de ataque soavam ao longo do dia. A enxurrada de dezenas de mísseis de cruzeiro disparados do ar, terra e mar foi a maior onda de ataques aéreos a atingir alvos distantes da linha de frente, pelo menos desde as rajadas iniciais no primeiro dia da guerra, em 24 de fevereiro.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que ordenou ataques de longo alcance após um ataque à ponte que liga a Rússia à península anexada da Crimeia no fim de semana, e ameaçou mais ataques no futuro se a Ucrânia atingir o território russo.
Essa publicação é um oferecimento
undo Cúpula do G7 convoca reunião de emergência após bombardeios à Ucrânia
10/10/2022
Líderes mundiais do G7, grupo que inclui as sete maiores economias do mundo, convocaram reunião de emergência após novos ataques da Rússia a várias cidades ucranianas nesta segunda-feira (10/10). No encontro, marcado para terça (11/10), chefes de Estado pretendem discutir — com a presença do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky — a escalada do conflito no Leste Europeu.
A convocação ocorre em meio à preocupação global com a extensa ofensiva russa nesta manhã, um dos maiores ataques desde o início da guerra, que mirou pelo menos 10 cidades em território ucraniano. Os bombardeios ocorreram em retaliação à explosão que derrubou um trecho da ponte que liga a Península da Crimeia ao território continental russo, no último sábado (8/10).
Nas redes sociais, Zelensky afirmou ter conversado por telefone com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o chanceler alemão e atual presidente do G7, Olaf Scholz. Os líderes mundiais prometeram intensificar a cooperação com a Ucrânia após os ataques.
“Firmei acordo com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, que ocupa a presidência do G7, para uma reunião urgente do grupo”, disse Zelensky. “Também discutimos a questão do aumento da pressão sobre a [Rússia] e ajuda na restauração da infraestrutura danificada”.
Scholz confirmou que os países da Europa estão firmemente ao lado da Ucrânia. “Nenhum de nós aceita as frágeis tentativas da Rússia de tomar partes da Ucrânia em violação do direito internacional”.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Criança sobrevive a massacre em creche na Tailândia dormindo debaixo de cobertor
09/10/2022
Uma criança de três anos que conseguiu sobreviver ao massacre da semana passada em uma creche no nordeste da Tailândia estava dormindo debaixo de um cobertor no canto de uma sala de aula, enquanto as cenas de horror aconteciam.
Paveenut Supolwong, apelidada de "Ammy", normalmente tem sono leve, mas na hora da soneca na quinta-feira, quando um assassino invadiu o berçário e começou a matar 22 crianças, Ammy dormia profundamente com o cobertor cobrindo o rosto, disseram seus pais. Provavelmente isso salvou a vida dela.
Ela foi a única criança a escapar ilesa depois que o ex-policial Panya Khamrap matou mais de 30 pessoas, a maioria crianças no berçário, no massacre ocorrido na cidade de Uthai Sawan.
"Estou em choque", disse a mãe de Ammy, Panompai Sithong. "Sinto por outras famílias... Estou feliz que minha filha tenha sobrevivido. É um sentimento misto de tristeza e gratidão."
Essa publicação é um oferecimento
Ataque russo mata 17 pessoas em Zaporizhzhia, diz Ucrânia
09/10/2022
Um ataque com mísseis atingiu neste domingo (9) a cidade ucraniana de Zaporizhzhia, danificando apartamentos e deixando ao menos 17 pessoas mortas e dezenas de feridos.
Segundo as autoridades ucranianas, a ofensiva teria partido da Rússia.
O ataque acontece um dia após a única ponte que liga a Rússia à península ucraniana da Crimeia ter sido atingida por explosões. Até o momento, ninguém reivindicou a responsabilidade pelos danos à via estratégica para os russos.
Segundo a agência de notícias Associated Press, os mísseis que atingiram Zaporizhzhia durante esta noite danificaram pelo menos 20 casas e 50 prédios de apartamentos. Pelo menos 40 pessoas também foram hospitalizadas.
As explosões também chegaram a desmoronar parcialmente um edifício. Os militares ucranianos confirmaram o ataque, citando dezenas de baixas.
Essa publicação é um oferecimento
Nobel da Paz vai para ativista de Belarus e organizações de direitos humanos da Rússia e Ucrânia
07/10/2022
O ativista Ales Bialiatski, de Belarus, a organização internacional russa pelos Direitos Humanos Memorial e a organização ucraniana Centro para as Liberdades Civis ganharam o Nobel da Paz de 2022 nesta sexta-feira (7).
"Eles fizeram um esforço impressionante para documentar crimes de guerra, violações de direitos humanos e abusos de poder. Juntos, demonstram a importância da sociedade civil para a paz e a democracia", disse à imprensa Berit Reiss, presidente do comitê norueguês do Nobel.
Bialiatski atualmente está preso em Belarus por sua atuação e oposição ao presidente Aleksandr Lukashenko, um dos principais aliados de Vladimir Putin na guerra contra a Ucrânia.
Após fazer o anúncio, os organizadores do Nobel pediram às autoridades de Belarus para que libertem Biliatski.
Essa publicação é um oferecimento
Ex-policial abre fogo e mata 22 crianças e 12 adultos na Tailândia
06/10/2022
Autoridades tailandesas confirmaram ao menos 34 mortes após o ataque a uma creche em uma província a nordeste do país. Segundo um porta-voz da polícia local, 22 crianças e 12 adultos morreram depois que um ex-policial abrir fogo contra as pessoas, nesta quinta-feira (6/10).
O tiroteio começou por volta das 12h30 (horário local), horário da soneca das crianças, que tem média de idade de 2 anos, em uma creche no centro da cidade de Nong Bua Lamphu.
De acordo com testemunhas, o homem chegou em uma caminhonete branca armado com uma espingarda, uma pistola e uma faca.
Essa publicação é um oferecimento
Biden fala em criar lei nacional para assegurar acesso ao aborto
05/10/2022
O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou na terça-feira (4.out.2022) novas normas e diretrizes para proteger os direitos reprodutivos nos Estados Unidos. O pronunciamento foi feito 100 dias depois de a Suprema Corte norte-americana derrubar, em 24 de junho, a jurisprudência “Roe vs Wade”, que assegurava, na esfera federal, o acesso ao aborto.
Biden e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, se reuniram com a força-tarefa de direitos reprodutivos. Esse foi o 2º encontro do grupo criado pelo governo norte-americano para tratar do tema.
Em entrevista a jornalistas ao fim da reunião, Biden disse que para reverter “ataques às mulheres, é preciso aprovar uma lei nacional”. Segundo o presidente, o povo norte-americano “deve se posicionar sobre o direito de todas as mulheres de exercer sua escolha, de ter acesso à saúde reprodutiva”.
Poder360
Essa publicação é um oferecimento
Itália pede extradição de Robinho, condenado em última instância por estupro
04/10/2022
O governo italiano pediu a extradição do atacante Robinho e de seu amigo Ricardo Falco, condenados em última instância a nove anos de prisão pelo crime de estupro contra uma jovem de 22 anos, ocorrido em 2013, em uma boate de Milão. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela agência de notícias Ansa.
O Ministério Público de Milão, responsável por acionar o Ministério da Justiça da Itália, já teria sido informado sobre o envio da solicitação da extradição de Robinho às autoridades brasileiras. Em janeiro deste ano, o atacante teve seu recurso rejeitado pela Corte de Cassação de Roma, deixando tanto ele quanto Falco sem a possibilidade de recursos.
A Constituição do Brasil proíbe a extradição de brasileiros, mas a Justiça italiana pode pedir o cumprimento da pena em uma prisão brasileira. Porém, esta possibilidade é dificultada pelo Código Penal do País, uma vez que a sentença estrangeira só é aplicada no Brasil em duas situações: a primeira é pela reparação de danos e a segunda, pela homologação para efeitos de tratados.
Essa publicação é um oferecimento